abra-te sésamo! o livro do despertar

22
Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA E ASCENSÃO TATI SURYA

Upload: others

Post on 03-Jul-2022

5 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

Abra-te Sésamo!

O LIVRO DO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA E ASCENSÃO

TATI SURYA

Page 2: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

Surya, Tati Mahatma Abra-te Sésamo! : o livro do despertar da consciência

e ascensão / Tati Mahatma Surya. -- 1. ed. -- Sumaré, SP : Ed. da Autora, 2021.

134 p. ISBN 978-65-00-22718-5

1. Autoajuda 2. Autoconhecimento 3. Consciência 4. Esoterismo 5. Evolução 6. Gnose 7. Meditação 8. Ocultismo I. Título.

21-65413 CD - 133

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Copyright Tati Mahatma SuryaTodos os Diretos reservados

DiagramaçãoFênix Projeto Editorial

Capa Tati Surya

Page 3: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

Introdução

Capítulo 1 Quem sou eu?

Capítulo 2 Prática do autoconhecimento - Chave SOL

Capítulo 3As Bases do Processo de Despertar da Consciência e Ascensão

Capítulo 4Transcendendo a ilusão da separatividade e expressando a energia Crística aqui e agora!

Capítulo 5O Consciente e o Inconsciente

Capítulo 6Viver no momento Presente de forma Consciente

Capítulo 7O Quaternário inferior e a Consciência Fractal da Fonte Criadora

Capítulo 8A Meditação: Quem realmente nós somos

Capítulo 9Tríade Superior:Parte1: A Tríade Superior - Corpo Causal ou Alma HumanaParte 2: A Tríade Superior - Buddhi – Atman – Chama Trina

09

11

16

19

24

26

31

33

35

41

Page 4: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

Capítulo 10Síntese do Autoconhecimento

Capítulo 11Os ChaKras e as Dimensões: Os Sete Cosmocratores

Capítulo 12 Equilíbrio dos ChaKras e os 4 Elementos

Capítulo 13 ChaKras e Introdução à Energia Kundalini

Capítulo 14 Energia Kundalini - Uma breve introdução

Capítulo 15 A Evolução da Mediunidade

Capítulo 16 Linhagem Cósmica - Resumão do processo do despertar da Consciência e Ascensão

Capítulo 17 O Número 12 e o 13° Aeon

Capítulo 18 Você está vivendo a Religião ou a Religiosidade?

Capítulo 19 O Útero - O Jardim / O Falo - As sementes

Capítulo 20 A Colheita do Sol

48

52

62

65

69

79

82

94

97

100

103

Page 5: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

CAPÍTULOS ESPECIAIS E PRÁTICAS

CE - 1Passo a passo do Start da 5d - Quinta Dimensão

CE - 2VoCUNa

CE - 3As Nove Noites Sagradas

CE - 4Aprenda a Meditar

CE - 5Prática do Viparita Karani Mudra

CE - 6Ancoramento e Ativação da Rede Platina e Grade Cristalina - limpeza, proteção e harmonização pessoal e do ambiente

CE - 7Cura emocional com Elemental da Roseira

PRÁTICA COM O ELEMENTAL DA ROSEIRAMétodo simplificadoChá de pétalas de rosas

CE - 8Pranayama Egípcio

Contatos do Autor

105

110

112

115

122

123

124

125126127

128

131

Page 6: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR
Page 7: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

"Todos nós somos produtos dos processos que experimentamos...

E, por isso, limitados na maneira de compreender o Caminho, a Verdade e a Vida…"

"E de repente você descobre que aquilo que você buscava, sempre esteve aí, bem dentro de ti…"

Eu Sou!

Tati Surya

Page 8: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR
Page 9: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

9

INTRODUÇÃO

Por muito tempo ficamos inseridos no sistema, fazendo exatamente tudo o que eles queriam.

Nós vivíamos para manter o engenho do "encarnar -ser programado no medo, submissão, culpa, vergonha, pecado, etc. - ir à escola e ter uma profissão - trabalhar 7 dias por semana, 1 ou 2 de folga - consumir - trabalhar mais - uma vez por ano tirar férias - formar família - programar seus descendentes - envelhecer-aposentar e desencarnar (os dois últimos meio que simultaneamente para alguns)".

Mas chegou o momento do Despertar!Precisamos ser Revolucionários de nós mesmos!Sair das amarras mentais e emocionais que antes

nos aprisionaram: sendo mais cooperativos, compassivos, tolerantes, e principalmente Conscientes!

Sim!Podemos escolher diferente do que a sociedade cita,

do que a moda dita, do que a Religiosidade impõe como verdade absoluta inquestionável...

Liberte-se!Desprograme-se!

Pense Livre!

Tati Surya

Agradeço às hierarquias espirituais, aos Mestres encarnados ou não, e à todos os amigos que, das mais diversas formas, contribuíram para que a realização deste livro fosse possível!

Page 10: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

10

Page 11: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

11

CAPÍTULO 1

QUEM SOU EU?

Diante da questão "Quem é você?", as pessoas imediatamente começam a descrever seu nome, sua idade, sua profissão, seu temperamento, seus ideais, suas preferências, suas enfermidades, seus problemas, sua personalidade, seu comportamento e mais uma infinidade de características.

Essa noção de identidade foi construída pela própria pessoa, pela sua família e pela sociedade, durante a trajetória de sua vida e não diz absolutamente nada que responda a pergunta: "Quem é você?"...

Na verdade, a noção de identidade da pessoa é um tipo de personagem criado por ela mesma, e esse Avatar ela chama de "Eu''. Mas esse personagem que nós relatamos e achamos que somos nós, que acreditamos nisso, nada mais é do que ilusão; porque tudo é passageiro, tudo é perecível.

Me descrevo Tatiana, que nasceu dia 08 de novem-bro, que tenho tantos filhos, que trabalho com isso, que faço aquilo, tudo isso é minha atual personalidade, é uma personalidade que eu assumi composta de muitas crenças que foram colocadas em mim pelos meus familiares.

Eu aprendi a ser assim, que tenho que agir de tal forma, que eu não posso falar isso, não posso fazer aquilo… também a mídia nos impõe muito do nosso modo de ser, a escola, as religiões, e vamos construindo o alicerce na infância, e em especial a família, que é a base de tudo e de quem somos hoje.

Temos as virtudes e também os defeitos. Isso tudo é

Page 12: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

12

perecível, tudo isso nasce, cresce, envelhece e morre um dia.

Essa roupagem que usamos aqui, essa carcaça com suas determinadas características, é totalmente perecível, e nós nos apegamos demais nesse personagem que nós vivemos, e nós nunca conhecemos realmente quem somos.

PERSONAGEM ILUSÓRIO

O personagem é algo necessário durante o seu tempo encarnado na forma humana, mas sua real utilidade precisa ser percebida pela pessoa, para que o personagem não seja confundido com quem você realmente é.

Normalmente é exatamente isso que fazemos com nossos personagens: cometemos um grave erro, caindo na ilusão que nossos personagens são aquilo que somos em verdade. E não é só isso, também cometemos um erro muito maior confundindo as outras pessoas com os personagens delas. Então criamos atritos entre um e outro porque não concordamos com o ideal do outro, porque julgamos o outro, porque colocamos características que diferem um do outro, porque um é negro, índio, japonês, pobre, rico, gordo, magro... nós vamos taxando esses personagens, formando esses personagens cheios de julgamentos e pré-conceitos e não é isso que nós realmente somos!

Então não importa se você é do tipo que se enfurece e magoa as pessoas com facilidade, ou se você é do tipo que deixa a timidez e o medo obstruírem seu aproveitamento das oportunidades que aparecem. Ou se você é do tipo que recorre à mentira com frequência exagerada para não terminar por baixo em várias ocasiões. Ou se você é

Page 13: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

13

do tipo que deixa a ansiedade te impedir de te manter no momento presente ou tirando seu sono todas as noites. Ou se você tem alguma outra característica que percebe que precisa mudar, mas por muito, muito tempo você acreditou que essa mudança não seria possível. Você passou todo esse tempo crendo que seu personagem sempre foi você e que isso não poderia mudar.

LIDERANDO A TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

Você não precisa ver seu eu ilusório, o seu personagem, como um inimigo, como algumas pessoas ou crenças sugerem, formados por vários egos, como muito orgulho, outros com vaidade, ira, ganância, timidez, medos, traumas, complexos…

Você não precisa levar isso como um inimigo, levar a ferro e fogo. É comum ouvir expressões como: você tem que acabar com seu ego, destruir o seu ego, eliminar o seu ego.

No contexto, o ego se refere ao seu eu ilusório, mas você não tem que ser violento com o ego de forma alguma. Você pode e deve lhe dar instruções.

Agir com violência, encarar frente a frente, não aceitar, resistir, é colocar o foco e atenção naquilo, e assim você está reforçando, alimentando, aquilo que você não quer.

Se você não quer que aquela coisa ruim permaneça, você não deve colocar o foco naquilo e brigar com aquilo! Muito pelo contrário: você tem que emanar luz, amor, carinho... é que é muito difícil de haver compreensão, pois nós nos julgamos, nos culpamos, nos condenamos pelos defeitos que muitas vezes estão no inconsciente. Agimos assim por imitação da família, da sociedade,

Page 14: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

14

acreditando que deveria ser assim, formando uma couraça para nos defender de algumas coisas. Por isto temos que compreender e trabalhar com amor e carinho e não com violência ou punição contra nós mesmos.

Você só precisa aprender a ter o controle da sua mente, das suas emoções, e não mais agir como esse seu personagem que acreditava ser a única forma de se viver. Você começa a se auto-observar, autoconhecer, para descobrir porque você está agindo assim, reagindo de determinada forma, que você mesmo não gosta de ser, e mesmo assim continua sendo.

Acolha e compreenda o seu eu ilusório, o seu personagem como quem acolhe a uma criança, e perceba que essa criança ainda precisa aprender muita coisa, precisa de cuidados e amor incondicional para passar a compreender o que é a verdade e o que é a realidade criada por ela de forma inconsciente. Então tudo isso que somos, vemos e muitas vezes não gostamos, e que até temos orgulho desse jeito que somos, é uma realidade que criamos devido às condições familiares, sociais... como já falamos, isso realmente não é a nossa verdade, não é isso que somos: nós fomos pré moldados.

Esse aprendizado é uma responsabilidade sua e para cada um de nós.

Seu eu ilusório, que é o personagem, passa por mudanças o tempo inteiro durante sua vida sem que você consiga notar. Ele muda e se reconstrói sempre que você vive uma experiência extremamente agradável ou desagradável. Às vezes até experiências que você não se lembra mais tarde ficam lá no seu inconsciente. Você muda de personagem por várias e várias vezes na vida devido a esses traumas, complexos, bloqueios, sentimento de culpa, que nos são colocados e ficam ali guardadinhos... e

Page 15: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

15

nós não nos lembramos disto. Inclusive não sabemos por que reagimos ou agimos de determinada forma.

E tem sido assim desde que você nasceu e encarnou aqui. Mas você pode e deve liderar e protagonizar essas mudanças do seu Eu, elas não precisam ser mais inconscientes! Quando você se conscientiza de que faz escolhas a todo o momento, ao escolher com consciência, os resultados de tudo em sua vida estarão em perfeita harmonia e equilíbrio. O combustível que você vai precisar nessa direção é a vontade, a força de vontade para se reconhecer, se autoconhecer e poder mudar para melhor, ter uma vida próspera, feliz, saudável e saber realmente quem você é.

Você é o único responsável pela realidade que cria constantemente em sua vida, porque sempre estamos fazendo escolhas em nossas vidas.

Page 16: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

16

CAPÍTULO 2

PRÁTICA DO AUTOCONHECIMENTO

"CHAVE SOL"

Para nos descobrirmos, nos aprofundarmos no autoconhecimento, encontramos nossas origens multi-dimensionais, e pouco a pouco acessamos nossos regis-tros akáshicos; isso vem de um grande trabalho interior. Se você almeja despertar a Consciência, você precisa fazer um profundo e minucioso mergulho dentro de si mesmo.

Tem gente de todas as religiões, seitas, crenças, egrégoras de forma geral, mas nós somos imparciais a todas elas, respeitamos todas e vamos falar didaticamente do Despertar da Consciência e Ascensão. Fora de reli-giões, fora de misticismos ou crenças; pode ser que haja pessoas que coloquem seu ponto de vista religioso e dogmático ou doutrinário, mas nós somos imparciais, respeitamos e até admiramos porque são caminhos para esse Re-ligare: religar o humano ao Divino que há em nós; que é o que busca o humano que está neste caminho. A prática proposta é a de auto-observação íntima: A Chave Sol.

A chave SOL está contida no: S de sujeito, O de objeto/objetivo e L de lugar.

S de sujeito: Quem sou eu? Se auto-observe.Auto-observe seu corpo físico, "Quem eu sou?", sua

vida, como você faz para andar, se comunicar. Observe seus pensamentos, suas emoções, tudo isso que forma

Page 17: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

17

esse eu. É o recordar de si mesmo.O de Objeto/Objetivo: O que estou fazendo? O que

estou pensando? Porque estou fazendo isto ou aquilo ou falando isso ou aquilo? Qual o objetivo disso? Porque estou agindo desta forma?

Então você começa a se conhecer internamente. Onde você está agora? Estou acordado ou estou dormindo? Estou em um sonho ou estou consciente?

L, o Lugar físico e o lugar interno: Eu estou no aqui agora? Vivendo o que eu estou fazendo? Estou fazendo o almoço, estou com foco no almoço? Estou estudando, estou com foco nos estudos? Ou estou vivendo no passado, remoendo lembranças. Estou vivendo no futuro? Preocupado, planejando fora do aqui agora?

Esta chave SOL é importantíssima para nosso autoconhecimento, é imprescindível para o Despertar da Consciência; saber quem você é e onde está: estar no aqui e agora, sempre com foco em se manter no momento presente.

É muito importante fazer esta prática, anotar, per-ceber: "Eu não gosto de ser assim, mas eu não consigo mudar!"

De você para você mesmo, fazer estas anotações, no final do dia reler, meditar, estudar suas atitudes, ver o que você pode melhorar. No dia seguinte você faz novamente: é uma prática constante onde você vai perceber o que é mais recorrente na sua vida, perceber porque age assim de novo e de novo... "Eu critiquei de novo fulano, porque agi assim? Que chato, vou mudar isto". Então você se observa e aí mais para frente pode escolher um defeito muito forte para trabalhar sobre ele. Mas agora, de primeiro momento, nós vamos fazer esta observação e manter a prática da Chave SOL.

Page 18: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

18

Você é o seu observador e você é o seu próprio observado.

Sua Consciência é a observadora e o personagem ilusório é o observado.

Page 19: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

19

CAPÍTULO 3

AS BASES DO PROCESSO DE DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA E ASCENSÃO

Muitos de nós achamos que o filho precisa mudar, que o chefe precisa mudar, que precisa trocar de parceiro para a vida melhorar, ou mudar de cidade ou de profissão. Realmente talvez tudo isso também precise acontecer, mas e você? O que tem feito para se tornar uma pessoa melhor? Você trata seu filho, seu parceiro de que forma?

Você é apegado demais? Exigente? Possessivo? Rude? Dramático? Manipulador? Vítima das circunstâncias ou cria as circunstâncias? Você contribui para que o mundo seja um lugar melhor para se viver? Como desejar que o mundo seja maravilhoso, se nós mesmos não fazemos nada de bom para nós e nem para o coletivo ser melhor, sempre agindo de forma egoísta?

Você já parou para refletir sobre você mesmo? Quais são as bases em que você realmente se apoia? O que realmente é importante para você? Quais são seus sonhos e aspirações? O que tem feito para colocá-los realmente em prática?

O despertar da consciência é um processo, são degraus de ascensão, e a partir do momento que a pessoa começa a observar e a investigar a si mesma, se inicia o processo de despertar: você começa a subir os degraus de ascensão!

Os meros conhecimentos e estudos intelectuais nos levam a um conhecimento externo, e isso não é o despertar da consciência! Ouvir uma canalização, o que uma pessoa falou, a conclusão que alguém chegou, um livro que outro escreveu… isso são conhecimentos externos e não é o

Page 20: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

20

despertar.O autoconhecimento sim, leva ao despertar da

consciência: Conhecer a si mesmo, colocar em prática. Aí você tem o seu próprio conhecimento, então você vai se tornando uma pessoa desperta e consciente.

Policie seus pensamentos, sensações, sentimentos; suas ações, reações, seus costumes e manias instintivos; suas superstições, representações mentais, seus apegos e paixões; dependências físicas e emocionais, dependências químicas, todo tipo de vício e apego. Tudo isso você deve começar a policiar, a pensar antes de fazer: Por que estou fazendo isso? Quem sou eu? O que está me levando a tal reação, a tal pensamento, ou a fazer isso? Policiar a si mesmo, cortar esse vínculo com o Ego, e não deixar que ele domine a sua máquina, a psique.

Todos esses tipos de identificações e fascinações nos mantêm presos e escravos na terceira dimensão e inferiores, numa densidade muito pesada que chamamos vulgarmente de infernos. E então podemos concluir que nós mesmos criamos nossos próprios infernos! Isso porque nos identificamos demasiadamente com os eventos externos, com o desejar, com o precisar, o competir, o ter, o fazer, etc.

Nós fazemos escolhas totalmente involuntárias, mecânicas, instintivas, e criamos esses infernos; enfer-midades psicológicas, emocionais e físicas, inclusive.

Revelar a nós mesmos quais as algemas que nos mantêm presos a esses infernos, para assim podermos nos libertar de cada uma delas é a base do trabalho do despertar da consciência.

Vivemos em busca de saciar os cinco sentidos apenas com aquilo que nos propicia prazer e bem estar. Temos necessidade das sensações que acariciam e

Page 21: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

21

robustecem os nossos egos. Esse falso sentimento de satisfação, é o que nos mantém aqui presos nesse cárcere por livre e espontânea vontade.

Tendo em vista que somos manipulados por tal ou qual defeito ou por um desejo, sempre acabamos indo atrás das nossas satisfações e isso nunca tem fim. Você faz uma coisa e logo aquilo não te preenche mais, aí você vai atrás de outra, quer ter isso, aquilo, sempre buscando externamente e nunca se sentindo completo, pleno. Porque o ego é ilusório, essa falsa personalidade, essa personagem que vivemos aqui é uma ilusão. Precisamos nos libertar desta ilusão despertando a consciência.

De acordo com a personalidade característica de cada pessoa, ela buscará satisfação naquilo com que se identifica. Aceita e julga como sendo bom tudo aquilo que a satisfaz: uns buscam refúgio no prazer, no álcool, nos entorpecentes; outros nas disputas, outros na beleza física, nas compras, nos pratos e bebidas refinadas, no prazer em satisfazer as vontades do parceiro, do filho. Sempre em busca de serem reconhecidos como bons funcionários, fiéis torcedores, beatos e outros por sua inteligência. Ainda outros buscam satisfação em serem galanteadores, em sua nobreza, em ajudar os outros. Alguns têm prazer em viajar, outros se satisfazem com brigas e fofocas, difamações, em prejudicar os outros. Outros se satisfazem em serem legais, amigos de todos, por status social, e assim por diante.

Podemos ter e experimentar o que quisermos, mas não devemos nos identificar e fixar num ponto alimentado pelo ego, caindo assim no sono da Consciência.

Não é errado ou ruim ter uma busca, satisfação, uma alegria, sempre positiva, óbvio, mas é importante não se identificar, não fazer disso sua base, seu apoio de vida,

Page 22: Abra-te Sésamo! O LIVRO DO DESPERTAR

22

porque essa não é a verdade. Isso tudo não é aquilo que nós realmente somos

e nunca vai nos satisfazer. Por isso a necessidade de despertar a consciência.

O despertar da consciência e ascensão se dão através do autoconhecimento profundo, da auto cura, da ressignificação do ego e do enaltecimento do nosso Real Ser. A Auto-realização Íntima do Ser é alcançar sua própria mestria.

Existem aquelas pessoas com problemas - muitos sabem que fizeram escolhas erradas ou aconteceram fatos que não foram legais na sua vida - mas elas querem mudar para melhor.

Então elas têm força de vontade, fazem as prá-ticas, os exercícios propostos de auto-observação e transcendência do ego e vão cada vez mais despertando a consciência, entrando em um nível de consciência melhor e sua vida fica mais próspera, mas plena.

Porém tem também aquelas que estão com pro-blemas, mas só querem reclamar; querem ser apoiadas, se fazem sempre de vítimas, procuram um ombro para chorar e não mudam nada; não percebem que sempre são escolhas, que elas sempre podem mudar, mas não fazem as práticas, os exercícios e sua intenção é que seu ego seja sempre massageado. Essa não é a nossa intenção, de ficar ouvindo-as reclamar e quando você dá uma dica, uma sugestão, a pessoa cai fora.

A pessoa precisa se auto-observar, fazer as práticas, querer mudar. Não adianta ela ler mil teorias se ela não colocar em prática, esse é o ponto principal do processo de despertar da consciência para acessar as dimensões superiores, a Ascensão.

Podemos dizer que temos 4 etapas principais no