abc n 211 - pack

24
PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER Segunda-feira, 30 de Junho2014 Ano V N.º211 www.pcnewsnetwork.com DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PORTUGAL MAIS PERTO Começou a época dos piqueniques. E a nossa gente começa, de facto, a entrar para esse hábito. E vamos para toda a parte, para gozar o Verão e, naturalmente, esquecer os tempos menos bons... JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ONTÁRIO 12/13 BENFICA DE CÁ - 45 ANOS HOJE TEMOS ELEIÇÕES PARCELARES Na Escola de Santo António Projecta-se o Futuro! AO AR LIVRE... ...É MELHOR! INTERIORES 21 10 6 NO MUNDIAL FICÁMOS PELO CAMINHO! JOSÉ MÁRIO COELHO - AMIGOS PARA SEMPRE

Upload: sergio-a-b-maria

Post on 21-Jul-2016

427 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Ficha técnicaPropriedade: ABC Portuguese Canadian Newspaper LtdDirector:Fernando Cruz GomesConselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretária.Redacção e Cronistas:António Pedro Costa (Ponta Delgada), António dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceição Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custódio António Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgáio, Luky Pedro ,Maria João Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Sérgio Alexandre, Sónia Catarina Micael.Secretária de Redacção:Lara IngridChefe Gráfico:Sérgio Alexandre

TRANSCRIPT

Page 1: ABC N 211 - PACK

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPERSegunda-feira, 30 de Junho2014 Ano V N.º211 www.pcnewsnetwork.com DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PORTUGALMAIS PERTO

Começou a época dos piqueniques. E a nossa gente começa, de facto, a entrar para esse hábito. E vamos para toda a parte, para gozar o Verão e, naturalmente, esquecer os tempos menos bons...

JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ONTÁRIO12/13

BENFICA DE CÁ- 45 ANOS

HOJE TEMOS ELEIÇÕESPARCELARES

Na Escola de Santo AntónioProjecta-se o Futuro!

AO AR LIVRE...

...É MELHOR!

INTERIORES21

10

6

NO MUNDIAL FICÁMOS PELO CAMINHO!

JOSÉ MÁRIO COELHO - AMIGOS PARA SEMPRE

Page 2: ABC N 211 - PACK

Ficha técnicaPropriedade: ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd

Director:Fernando Cruz Gomes

Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro;

e Lara Ingrid, Secretária.Redacção e Cronistas:

António Pedro Costa (Ponta Delgada), António dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceição Baptista, Cristina Alves

(Lisboa), Custódio António Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge,

Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgáio,

Luky Pedro ,Maria João Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Sérgio Alexandre, Sónia Catarina Micael.

Secretária de Redacção:Lara Ingrid

Chefe Gráfico:Sérgio Alexandre

Telefones:416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568.

E-mail: [email protected] [email protected] [email protected] College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

Os políticos falamPedro Jorge Costa B. de Barros

[email protected] semana que passou foi interessante. Em Portugal, o PSD Madeira propôs algo que se não fosse tão ridículo até era cômico. Foi proposto, entre várias coisas, extinguir o tribunal constitucional. Há muito que o tribunal constitucional é um espinho para os partidos que formam governo.Bem, eu acho que propor isso é uma estupidez. O facto desta proposta avançar agora que o governo está a ter problemas para ver uma lei aprovada aponta para conveniência. Não lembra a ninguém sugerir isto. O que temos aqui leva a sugerir que o que os partidos que governam querem é governar sem que seja questionado ou condicionado. Como já disse antes, hoje parece que a democracia só existe no período de eleições, mas depois já ninguém quer ouvir as pessoas.Há muito que se fala em revisão constitucional, tanto em Portugal como também nos EUA, e até no Canadá. É sempre bom revermos a constituição, mas contudo temos de estar atentos e não fazê-lo só porque é conveniente e porque de outra forma é mais chato fazer o que se quer.As pessoas têm de ser mais atentas e não deixar que os políticos tenham a última palavra e promovam o que lhes convêm.A tirania está sempre à espreita, e o nosso dever é estar alerta e vigilantes. Para bom entendedor, meia palavra basta. A paz econômica está a ter preço muito elevado.ATÉ PARA A SEMANA!

O PSD tem pressa, mas o CDS não...Marcelo Rebelo de Sousa considerou ontem que os dois partidos da maioria governamental estão, neste momento, a duas velocidades no entendimento que têm para uma coligação eleitoral nas legislativas de 2015. “O PSD tem pressa, o CDS não tem pressa”, sintetizou o professor universitário no seu espaço habitual de comentário na TVI. Para Marcelo, a pressa do PSD é “antes do mais” do primeiro-ministro e líder social-democrata, que “quer saber com que linhas se cose” para o futuro, se pode contar com o CDS e com Paulo Portas para uma coligação pré-eleitoral. “O PSD, ou seja Passos quer saber se Portas fica e se o CDS alinha numa coligação para o futuro. E o CDS quer ganhar tempo”, apontou.Os dois líderes da maioria já remeteram para um “momento adequado” qualquer decisão sobre a ida a votos coligados ou não. Mas Passos Coelho também introduziu um pauzinho na engrenagem da coligação, ao admitir há semanas que “estava disponível para falar com o PS depois das legislativas”, como recordou Marcelo. E isto veio criar um novo “problema”, reconheceu o comentador.

“O CDS não quer ser utilizado antes para ser deitado fora a seguir”, apontou. “Isto está escrito nos livros: o partido mais forte quer entalar o mais fraco, o mais rápido possível. E o mais fraco quer ser entalado, o mais tarde possível”, disse.Sobre a convocação do Conselho de Estado, o também conselheiro notou que “não parece fácil haver consenso entre PS, PSD e CDS”, mais ainda quando António José Seguro “defendeu uma posição que é exatamente oposta aquilo que defendem PSD e CDS”, disse, referindo-se à declaração do líder socialista ao DN em que desafiou este órgão a discutir a renegociação da dívida.

Sobre o PS, o social-democrata criticou salomonicamente os dois candidatos: Seguro por atirar o registo de simpatizantes nas eleições primárias até muito tarde; e Costa pela “alegria com que encarou” o apoio de 25 fundadores socialistas à sua candidatura. Afinal, lembrou Marcelo, um deles veio colocar condições a Costa (“tens de dizer qual é o teu programa”) e por parecer que há “militantes de primeira” e outros que não o são.

30 Junho 20142 . Nossa gente

Judite Sousa de luto

André Sousa Bessa morreu, ontem à noite. Estava internado desde sábado na unidade de cuidados intensivos do Hospital Garcia de Orta, em Almada. O analista não resistiu às consequências de queda numa piscina.

O único filho da jornalista e diretora adjunta de Informação da TVI estava internado, em coma profundo e ligado a máquina de suporte de vida, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, para onde foi transferido depois de ter sido transportado, após o acidente, para o Hospital de Setúbal.

André Sousa Bessa terá sofrido uma queda numa moradia particular, em Picheleiros, perto de Azeitão (Margem Sul do Tejo) e caído à piscina, onde terá estado cerca de 15 minutos submerso, de acordo com o jornal Sol.

André Bessa Sousa é filho do primeiro casamento de Judite Sousa com Pedro Bessa, que faz parte da administração do Centro de Produção do Norte da RTP.

André é formado em Direito e trabalha como analista de capitais de risco na Menlo Capital.

Olha quem fez anos...

Ontem, Domingo, dia 29 de Junho, fez anos entre nós Elsa Romão, que é candidata a Vereadora do Bairro 18 em Toronto nas próximas eleições municipais. Embora gostaríamos de lá ter estado durante toda a festa, que foi organizada em surpresa por sua amiga Sónia Guimaro, não podemos fazer. (Também por ser Domingo, e fecho desta mesma edição do Seu Jornal ABC) Também gostaríamos de saber quantos anos são, mas como já é de conhecimento geral, a uma senhora, nunca se pergunta a idade. Parabéns Elsa, tudo do melhor!-CM

Para mais informaçõesligue: Casa do Benfica

telf: 416 651 1548ou para : 416 990 0537

(Tryouts) no Benfica

para girls - 14/15 anos para boys -14/15 anos

Benfica @ Toronto

Ás segundas e quintas-feiras

Page 3: ABC N 211 - PACK

EDITORIAL

*Dia do CanadáO Canadá celebra, amanhã, o seu Dia Nacional. 1 de Julho. Dia do Canadá. Da Confederação, com a data de 1 de Julho de 1867, para além da evolução histórica das províncias e dos territórios. Um País novo... que já cresceu muito. Dia do Canadá, em que, na Colina do Parlamento, em Otava, o Primei-ro-Ministro, à frente de milhares de canadianos se vão juntar para vitoriar o País e as suas Gentes.

De facto, temos um País grande. Rico. Poderoso. Cheio de força.

Cheio de Vontade de crescer ainda mais. Mesmo para avançar no emaranhado das situações de guerra, nas quais vai estender a sua pomba da paz. Para inventar remédios para os males de muitos. Para crescer sem ar-rogância e testar pontes para aqueles que detêm o man-do e os outros que são mais do que mandados.E nós, de facto, também fazemos parte deste grande País.

O Canadá – que somos todos nós, afinal - tem de facto razões para celebrar.

Quando o mês de Julho começa, vale a pena dizer o nosso “Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite”. Bem à Portuguesa. Vamos saudar o País que também é nosso e vitoriar a lembrança e ideia de quantos por cá se entreteram a fa-zer uma Pátria grandiosa. Teremos de falar, igualmente, nos que já cá estavam quando os Vikings vieram e nos que saudaram os Cortes Reais e os Cartiers. Acabaremos por irmanar tudo e todos no mesmo abraço.

As declarações infelizes do MinistroAs declarações do Ministro da Defesa acerca das evacuações médicas nos Açores constituem uma verdadeira declaração separatista, ao afirmar que estas são da competência directa do governo regional. Foi mais longe o Ministro sublinhando que a Força Aérea Portuguesa tem uma responsabilidade directa nas missões de busca e salvamento a nível nacional, mas não tem a mesma competência no transporte aéreo de doentes nas ilhas, como se estas ilhas não fizessem parte do país.Este imbróglio resultou na sequência da morte de um homem na ilha de S. Jorge, colhido por um touro, enquanto aguardava transporte aéreo para a ilha do Pico, em que o Ministro estava a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Defesa da Assembleia da República. A desculpa do Ministro é de que uma coisa é a evacuação de busca e salvamento e outra coisa são evacuações médicas dos Açores. Será que as evacuações médicas não são salvamento de pessoas?Com estas declarações do Ministro, passa a ficar em causa segurança dos açorianos que vivem numa ilha sem hospital e demonstram uma enorme falta de sensibilidade humana. Fui dos poucos militantes do PSD que votou nele, aquando das eleições directas para líder do PSD, e agora constato a indiferença com que ele reage perante o salvamento de uma vida humana, o que é completamente contrário àquilo que é a matriz ideológica da social democracia, que é centrada no humanismo.Nos Açores, apenas três ilhas do arquipélago têm hospital, ou seja S. Miguel, Terceira e Faial, o que significa que, em caso de urgência, é a Força Aérea com a sua base nas Lajes, quem garante a transferência dos doentes das restantes ilhas do arquipélago.De salientar que em 2013 foram realizadas nos Açores, pela Força Aérea, 156 missões de evacuação inter-ilhas e transportados 176 doentes. Houve ainda um nascimento

a bordo, três evacuações para o continente, 13 resgates de doentes que estavam em navios e 10 missões de busca e salvamento, tendo sido recuperados 31 náufragos, num total de 472 horas de voos.Trata-se de um serviço prestimoso, essencial para o salvamento de vidas humanas e o Ministro da Defesa, ao sacudir a água do capote, manifestou uma enorme falta de responsabilidade na assunção das funções primárias do Estado, seja no Continente, sejam nas nossas ilhas, deixando os açorianos apreensivos quanto à sua segurança.Há um inquérito em curso para se apurarem as razões que resultou na morte de um cidadão de S. Jorge que ocorreu, exactamente enquanto aguardava transporte aéreo para o Hospital Divino Espírito Santo, em S. Miguel, pois a falta de meios não são compagináveis com a política de poupança que o Governo pretende, quando está em causa vidas humanas.O Governo Regional já afirmou não ter a mínima dúvida quanto ao empenho, ao profissionalismo e à dedicação que os militares tanto do Exército, da Marinha e da Força Aérea empregam nas suas missões nos Açores, mas alertou para a escassez de recursos humanos e de meios que se verifica nas Forças Armadas.

O caricato da situação é que na Defesa Nacional encontra-se um alto dirigente dos Açores, com responsabilidades directas naquele Ministério que fica numa situação embaraçosa. Aguardemos o próximo episódio.

Entre nós, na comunidade portuguesa do Canadá, como naturalmente há quem chame a Toronto, tem-se estado a viver as notas mais em foco do “Mês de Junho”. E ainda ontem eram as Festas dos Santos Populares, frente ao chamado Museu Português, ali ao lado da empresa Ferma.Tudo... em prol de Portugal e dos Portugueses (que nós somos).

Cada vez entendemos mais que é por cá, na diáspora que formamos, que mais se canta Portugal e a sua História. No rectângulo do País, lá longe, o “10 de Junho” é quase somente uma data nacional a servir de Feriado e pouco mais. E isto a despeito de, a 10 de Junho, as mais altas entidades celebrarem a data (este ano foi na Guarda). É, apenas, uma data.No Mundo Português do estrangeiro – outro termo que podemos usar já que, como dizia Pessoa, “a minha Pátria é a Língua Portuguesa” – as celebrações ganham outra expressão. Saudamos o Passado, lembrando Camões. Saudamos o Presente, através das

António Pedro CostaPonta Delgada

Aprendeu mesmo a lição...?Portugal aprendeu bem a lição dos últimos anos. Quem o diz é o Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, abordando a situação da crise económica que o País está a viver. E como falava frente ao Presidente alemão, Joachim Gauck, quis também “testemunhar” que “nunca faltou a solidariedade da Alemanha” para com Portugal no “período difícil” que Portugal atravessou.

Assim mesmo. Olhando a trajectória e a sucessão das manifestações de toda a ordem que se têm vindo a suceder em Portugal... chega a parecer que alguém está ou a mentir... ou a navegar por águas diferentes entre si. Ou o Presidente que diz que Portugal aprendeu a lição... ou os mentores das greves e das manifestações que, bem ao contrário, exigem a demissão do Governo, a quem assacam todas as responsabilidades da crise. Responsabilidades que também escorrem para a Alemanha...

Para além do mais, o Presidente da República, ao afiirmar que Portugal aprendeu “a lição dos últimos anos”, manifestou-se convicto na “consolidação das suas contas públicas” e numa “trajetória de crescimento económico” e “criação de emprego”.

Até porque – é Cavaco Silva quem o lembra – “o povo português teve um comportamento extremamente responsável e queremos entrar numa trajetória de crescimento económico e de criação de emprego, em particular pensando nos nossos jovens que têm tido dificuldades no acesso ao mercado de trabalho”.Assim sendo – citamos de Cavaco Silva - “queremos que a Alemanha continui a ser um motor do aprofundamento da União Europeia”. Por tudo isto, o Presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, apontou desde logo Portugal como “um bom exemplo de reformas bem-sucedidas”, num quadro de “solidariedade europeia”. Em Portugal temos um bom exemplo de reformas bem-sucedidas e da solidariedade europeia prestada. Aquilo que foi conseguido na Europa, não impediu Portugal de enveredar pelo rumo das reformas, não... ajudou Portugal. Isso de facto é impressionante”, afirmou Joachim Gauck. E é por todo este conjunto de palavras de um lado e do outro... que dizemos que alguém está a faltar à verdade. Ou o arco governamental e presidencial... ao dizerem que tudo está bem... ou os que fazem as greves e dizem defender o Povo. O Povo, que está bem (na leitura do Presidente). O Povo, que está mal, na leitura dos sindicatos e dos partidos da oposição.

“Ontem”dissemos...

Comunidades Portuguesas espalhadas por toda a parte. E enaltecemos o caminho do Futuro, que estamos a preparar com os nossos mais jovens. Filhos e netos que, decerto, mais tarde, quando estes anos se forem e derem lugar a outros, hão-de continuar o nosso esforço e transmiti-lo aos seus.

Entre nós, a festa de Portugal. As datas alinhadas para a vivência de todos nós. Datas que estão agora, talvez, a terminar. Com a alegria de ser Português. Mesmo com algumas crises e não menos dificuldades, sabemos, todos, participar nos festejos deste tempo novo que, no estrangeiro, as comunidades vão construindo.

Somos assim. Assim continuaremos a ser. Mesmo que da Mãe Pátria nem sempre nos venha o natural acompanhamento à nossa saudade e à nossa maneira de ser. Sim, porque em festa desta dimensão não houve ministro de Governo. Nem grandes manifestações do entendimento da nossa vivência. E isso vale a pena lembrar.

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Material Editorial . 3

Page 4: ABC N 211 - PACK

30 Junho 20144 . Canadá em foco

Mais queixas contra Rob Ford e seu irmão

por parte de lobbies burocratas da cidade em nome de duas empresas com laços com o seu negócio de família.

Um relatório do Globe and Mail, no início deste mês, alega que os irmãos Ford ajudaram Donnelley & Sons a organizar reuniões com os burocratas da cidade com a empresa baseada em Chicago. Tratar-se-ia de um contrato de impressão para a cidade de Toronto, em 2011. O relatório afirmou que os esforços foram feitos enquanto Donnelley & Sons estava a organizar contactos com clientes das etiquetas do negócio Deco, da família Ford, um conflito que não foi declarado por Doug ou Rob Ford.

Num relatório separado, publicado há dois anos, o Globe and Mail também alega que os irmãos Ford fizeram lobby, em nome de Apolo Saúde e Cuidados de Beleza - Apollo Health and Beauty Care - quando a empresa estava sob investigação por um vazamento de esgoto em 2012, deixando de revelar que a empresa foi um cliente de rótulos e etiquetas Deco.

Nem Doug nem Rob Ford têm comentado sobre suas ações em nome de Donnelley & Sons, embora Doug Ford já disse ao Globe and Mail que era “transparente” na defesa da Apollo Health and Beauty Care e teria feito o mesmo por qualquer empresa em sua posição.

Como Rob Ford entra hoje, segunda-feira, de novo, nas suas funções na City Hall... aí começam, também de novo, as habituais coisas... Pelos vistos, a organização de vigilância do governo - government watchdog organization - entrou com uma queixa junto do comissário de integridade da cidade, alegando que o Mayor Ford e o seu irmão, vereador Doug, teriam violado o código do conselho de conduta

Ambos os relatórios são mencionados na denúncia.

Se a Comissária de Integridade Janet Leiper considerar que os irmãos violaram o código de conduta, uma reprimenda formal do conselho ou uma suspensão de até 90 dias poderia ser proferida.

ERVANÁRIA BEYOND EDEN CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS

Por V e n e s s a B a r r o s Ervas / Produtos NaturaisVelas / IncensosAjuda EspiritualLeitura de CartasConsultas por telefone

Abertos de Segunda - Sábado9 am - 6pm

642 Rogers Road em Toronto(416) 901-4114(647) 720-6667

Page 5: ABC N 211 - PACK

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Canadá em foco . 5

Um Governo que pretende ser eficiente e poupado. Em poucas palavras, assim parece ser a nota dominante do Gabinete Provincial, dirigido por Kathleen Wynne, empossado na terça-feira. Um Gabinete que tem, desde já, pela frente “escolhas difíceis”, como fez questão de lembrar, desde logo, a Premier, em advertência que não deverá cair em saco roto, face aos nomes que foram empossados.

Wynne, ao advertir das “escolhas difíceis” que tem pela frente, lembrou que no topo está a manutenção da promessa de anular um défice de 12,5 biliões. Há, de facto, mais músculo (no melhor sentido do termo) no que toca ao sector das Finanças. No gabinete de 27 membros, agora empossado, tudo o que se relaciona com o financiamento tradicional tem três partes distintas, ainda que em cooperação estreita. Charles

Sousa continua como ministro das Finanças, enquanto Deb Matthews subiu para a poderosa posição de presidente do Conselho do Tesouro, com a tarefa bem explícita e difícil de apertar o cinto da província para equilibrar as contas em três anos.Charles Sousa, que vai reintroduzir o orçamento a 14 de Julho, recebe, também, a cooperação da ministra adjunta Mitzie Hunter, que será responsável pela criação do Plano de Pensão de Reformas do Ontário.

Desafios reais a enfrentarKathleen deixa, desde logo, uma e muita vez, a indicação de que “temos alguns desafios reais que temos de enfrentar para eliminar o défice em 2017-18”. Wynne insiste em que é por isso muito importante a capacidade de trabalhar com os pelouros que têm a ver com as Finanças. Será um Governo “sábio e prudente”, como disse, mas um Governo que vai continuar a investir para ajudar na recuperação económica da província.Matthews, que continuará a servir como vice-primeiro-ministro, vai supervisionar agências provinciais e assumir duras negociações com os trabalhadores do sector público eventualmente para congelar os salários. A verdade é que ela ganhou uma reputação de jogar duro durante os seus cinco anos no Ministério da saúde.Curiosamente, dois veteranos conservadores - Jim Wilson e John Yakabuski – estiveram a observar a cerimónia de posse, mas os bancos do NDP ficaram vazios.

Como reagem os Sindicatos?Tenha-se em linha de conta que alguns sindicatos do setor público tomaram a seu peito ajudar os liberais a derrotar a orientação do Partido Conservador na eleição de junho de 12, mas Matthews disse, desde já, que o seu partido deixou claro, durante a campanha, que não havia dinheiro para

aumentos salariais. ““Não vai ser fácil”, disse ela. “Nós temos um trabalho árduo pela frente, mas acho que estamos a tempo de fazer isso”.No entanto, a ministra da Educação Liz Sandals tem sugerido haver possibilidades de aumentos salariais para os professores, se a poupança puder ser encontrada noutro lugar.Wynne também colocou uma cara nova na pasta da saúde (algo conturbada). A nomeação de Eric Hoskins - um médico e humanitário que já ocupou vários postos ministeriais – vai assim gerir as naturais dificuldades de um sector difícil.Dipika Damerla, que estará lidando com cuidados de longa duração, vai ajudar Hoskins a gerir um ministério que chegou a estar sobre brasas, face a alguns escândalos de gastos na província, designadamente nos serviços de ambulância aérea e registos de saúde electrónicos.

Wynne está a tentar iniciar um novo capítulo, disse Myer Siemiatycki, um professor de política da Universidade Ryerson de Toronto. Ao selecionar, por exemplo, um médico para executar as questões do sistema de saúde do Ontário - que consome quase a metade de cada dólar que o governo gasta - Wynne está a dar a entender que valoriza alguém com experiência no comando.“Acho que ela está percebendo que houve críticas de algumas das actividades que passaram naquele ministério e ela está tentando começar com um forte ministro com tanta credibilidade quanto possível”, disse Siemiatycki.Transportes e estradas e outras prioridadesO Ministro dos Transportes, Steven Del Duca, está a aparecer nos chamados bancos da frente para assumir outra das prioridades da administração Wynne: administração de um fundo de 29 bilhões em 10 anos para melhorar o trânsito e as infra-estruturas de transporte em toda a província. O seu antecessor, Glen Murray, é ministro do ambiente e alterações climáticas, liberando Jim Bradley - um dos MPPs com mais antiguidade - que ainda vai sentar-se no gabinete como responsável.“Uma grande parte de ter certeza de que a nossa província é um ótimo lugar para se viver está investindo na próxima geração de infra-estrutura”, disse Wynne.“É um componente chave do nosso plano”, disse. “Precisamos de melhores estradas, melhores estradas e pontes melhores e melhores hospitais e escolas.”

A primeira-ministra provincial advertiu que o Ontário perderia a sua vantagem competitiva globalmente, se a sua “força de trabalho talentosa estiver presa no trânsito por horas e horas todos os dias.”Brad Duguid também assumiu um papel maior como ministro do desenvolvimento econômico, emprego e infra-estrutura, Michael Coteau foi encarregado dos Jogos Pan-Americanos de 2015, bem como do turismo, cultura e desporto, enquanto Michael Chan foi transferido para a cidadania, imigração e comércio internacional .Ted McMeekin serve como ministro de assuntos municipais e habitação, enquanto Helena Jaczek assume seu antigo emprego na comunidade e os serviços sociais.David Orazietti move-se para o ministério renovado de governo e serviços ao consumidor.Vários ministros irão manter seus antigos empregos, incluindo Bob Chiarelli em energia, Madeleine Meilleur como procurador-geral, Michael Gravelle o desenvolvimento do Norte e minas, Kevin Flynn em trabalho e David Zimmer em assuntos indígenas.Wynne vai entregar o seu papel como ministro da agricultura e da alimentação ao ministro dos Assuntos Rurais, Jeff Leal, mas vai manter sob a sua directa orientação a pasta dos assuntos intergovernamentais.Como a primeira mulher eleita chefe do Governo do Ontário, Wynne disse que estava orgulhosa de ter oito mulheres no seu gabinete, acima dos seis antes da eleição.

O próximo passo é levar a legislatura de volta em 2 de julho para eleger um presidente (speaker) e, em seguida, levar a cabo o discurso do trono no dia 3 de julho.

Um Governo que pretende ser “eficiente” e “poupado”

*Apertar o cinto da província para equilibrar as contas em três anos.

Durante a campanha eleitoral, Kathleen Wynne esteve algumas vezes na comunidade. Aqui, era na Oakwood, na Jacks 24th Eatery.

Page 6: ABC N 211 - PACK

30 Junho 2014 6 . Comunidade

A Premier do Ontario, Kathleen Wynne esteve a fazer campanha em prol do candidato do aseu Partido na Trinity-Spadina. A líder Liberal juntou-se a Adam Vaughan com os seus apoiantes no círculo eleitoral de Trinity-Spadina no sábado, divulgando o que chamou de histórico do ex-vereador de Toronto como um “construtor de cidade.” Há pouco mais de duas semanas atrás, Wynne obteve uma vitória convincente na eleição de Ontário dando aos liberais um governo de maioria. O NDP trouxe também algumas “novidades”, com o líder Thomas Mulcair a fazer outra deslocação ao movimentado centro de Toronto, apoiando Joe Cressy. O NDP está a tentar ficar com aquele assento, que ficou desocupado quando Olivia Chow deixou o cargo para entrar na corrida para

Mayor de Toronto. Esta é uma das quatro eleições parcelares que vão decorrer, hoje, segunda-feira.

Campanha de “última hora” para as eleições parciais

Acidente fatal com um operário de construção

Um trabalhador da construção civil, de 46 anos, morreu, na sexta-feira, após uma colisão grave em Milton.A polícia de Halton disse que o homem foi atingido por um camião de lixo, cerca das 7h30 enuma estrada particular que estava em construção na Derry Road e Bronte Street.

“Nós tínhamos um camião a retirar entulho de um grande poço escavado que está a ser usado para fazer algum trabalho por baixo dos trilhos CN Rail”, disse à CP 24 o sargento. Paul Davies. “Como o camião estava a chegar talvez menos cuidadosamente, atingiu um homem bandeira que estava a apoiar o veículo. Infelizmente, esse homem foi declarado morto. “

Uma unidade de reconstrução de tráfego está a averiguar o incidente e o Ministério do Trabalho foi chamado ao local.

Disse ainda que possíveis testemunhas estão a ser entrevistados para tentar determinar exatamente o que aconteceu.

Derry Road esteve fechada entre Scott e Bronte por várias horas enquanto a polícia investiga o incidente fatal.

Acidente com um polícia da OPP

Um oficial da Polícia Provincial de Ontário, ferido num acidente de moto perto de Barrie, na quinta-feira, sofreu a amputação parcial da perna e vai ter de fazer a reconstrução facial, de acordo com uma fonte OPP.

O Const. Pete Tucker estava a participar de um exercício de treino ao longo da estrada 11, na quinta-feira de manhã, quando foi atingido por um ganso, o que fez colidir a sua motocicleta, perto da auto-estrada 400. Falando com a CP24, na sexta-feira à tarde, uma fonte policial confirmou que Tucker passou por uma cirurgia no Sunnybrook Health Sciences Centre, tendo-lhe sido amputada, parcialmente, uma das suas pernas. Tucker era um membro da Golden Helmets Motorcycle Precision Team, que realiza eventos em toda a província, promovendo a OPP e segurança de motocicletas.

Trafalgar Square, em Londres, e Central Park, em Nova York, não vão mostrar qualquer sentimento canadiano no dia de Canadá.

A falta de patrocínios levou os organizadores a cancelar as celebrações anuais apenas

cinco anos depois do Dia Internacional do Canadá - anteriormente administrado pelo governo – ter sido transferido para Rainmaker GBD, uma empresa de consultadoria de negócios sediada em Calgary.

“É decepcionante não podermos continuar”, disse Chad Molleken, de Regina, que foi o primeiro a organizar o Canada Day em Londres, em 2009. Molleken, que não está mais com a empresa, disse que os

eventos gratuitos atraíram mais de 600.000 pessoas até o momento. Eles eram tão populares, disse ele, que se expandiram para incluir Nova York no ano passado e foram planejados para atingir Hong Kong este ano.

Mas esses planos foram colocados em espera quando dois patrocinadores principais - gigante de telecomunicações BlackBerry (TSX: BB) e Nexen, uma empresa de petróleo e gás, de Alberta - disseram que não iriam contribuir para o programa este ano. Os esforços da Molleken para encontrar novos patrocinadores para preencher o vazio foram infrutíferas.

Londres e Nova Iorque sem “Dia do Canadá”?

Amigos das CapelasTanto quanto sabemos, desloca-se ao Canadá o Pároco das Capelas, padre Hélio Soares. No dia 4 de Outubro, às 5 horas da tarde, aquele sacerdote celebrará uma Missa em memória dos Capelenses falecidos no Canadá.

Tanto quanto nos informam, após a Missa, a partir das 7 horas da noite, haverá um jantar de angariação de fundos a favor da Igreja Matriz da Vila das Capelas.

Todas estas reuniões de convívio e celebração ocorrem ma Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brampron, no 101 Malta Ave.

Naturalmente que haverá, em breve, mais informações. Mesmo assim, os interessados podem falar com Tony, em Toronto, pelo 647 949 8052, ou Virgílio, em Brampton, pelo 905 453 9822.

Page 7: ABC N 211 - PACK

Torneio de Golfe vira... solidariedade

Mais de 350 mil dólares para obras de caridade

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Comunidade . 7

*O Torneio de Golfe... maior do Canadá

Foi no salão da Local 183. Era o jantar de encerramento e entrega de prémios de mais um Torneio de Golfe. Um torneio que, todos os anos, a Local 183 leva a efeito. E que, este ano, até atingiu números “record”. Como foi o caso de juntar 900 golfistas num só dia... e angariar mais de 350 mil dólares. Simplesmente… um Torneio de Golfe. Por norma... jogado por individualidades que têm condições para o fazer. Que podem dispôr de tempo e dinheiro… para ajudar outros. Era o LIUNA Local 183 Charity Golf Classic.

Joseph Mancinelli, interessado em tudo o que se relaciona com as Locais da LIUNA, de que é Vice-Presidente, disse, desde logo, que tudo aquilo era uma maravilha. Uma maravilha que tinha por objectivo apoiar os que mais necessitam. E elogiou io trabalho e a dedicação do Business Manager da Local 183, Jack Oliveira. E fez quest\ao de sublinhar que a nossa classe trabalhadora sabe o que faz

e entende ajudar os que mais precisam.Cosmo Manela disse-nos que nunca duvidou dos resultados que estavam agora a ser anunciados. E não duvidou porque conhece, bem, o espírito solidário dos trabalhadores. Jack Oliveira eufóricoO Business Manager, Jack Oliveira, que por norma nem se mostra muito eufórico... estava, de facto, eufórico. É que conseguiu levar a cabo um Torneio de Golfe que já é o maior, num só dia, em todo o

Canadá. E em termos de fundos... conseguiu-se o que talvez muita gente nem esperasse: mais de 350.000 dólares.Era um Torneio na sua décima quinta edição. Um Torneio que tinha como largos horizontes angariar fundos opara os mais necessitados. Jack Prazeres, da Luso-Canadian Charitable Society, estava lá. E enalteceu o esforço e a iniciativa. Que já conhece. Que já aprecia de há muito. Novecentos jogadores de golfe num só dia. Distribuidos por seis recintos do género. Mas com um único objectivo: angariar fundos para obras de caridade.Bernardino Ferreira, vice-presidente, estava ele mesmo satisfeito, lembrando que os membros do sindicato, quando nas reuniões mensais, tomam conta deste género de trabalho social... e entendem que se deve continuar.Sabe-se, assim, que 800 jogadores participaram nesta 15.ª edição do Torneio LIUNA Local 183, a maior competição de golfe do Canadá e que os organizadores esperavam resultasse na angariação de mais de 350.000 dólares para obras de caridade.

Integrados no torneio estiveram vários portugueses e luso-canadianos tendo o elevado número total de inscritos obrigado à reserva de seis campos, por forma a poderem acomodar todos quantos quiseram participar. O serão final teve como apresentador o secretário do Executivo da Local 183, Marcello Di Giovanni, que foi chamando os oradores

para dizerem o muito que, de facto, haveria a dizer. De resto, em termos de dirigentes sindicais, era, afinal, o agradecimento a todos quantos ajudaram a levar por diante este evento, que vai ser importante apoio aos que mais necessitam.Sabia-se que, este ano, tinham sido ultrapassados os 275.000 dólares que, no ano passado, foram reunidos.

Candidatas às câmaras de Brampton e MississaugaVários elementos do Executivo dirigido por Jack Oliveira estavam também presentes, como Luis Câmara, Nelson Melo e Bernardino Ferreira, entre os luso-canadianos. Entre as entidades presentes, Linda Jeffrey, candidata a presidente da Câmara de Brampton, e Bonnie Crombie, que concorre à Câmara de Mississauga.Uma das organizações que já beneficiou indirectamente da generosidade dos participantes e patrocinadores é a fundação William Osler Peel Memorial, que tem recebido donativos do

grupo Amigos Portugueses do Peel Memorial, também presente, designadamente com Manuel Alexandre. No decorrer do serão estiveram no palco os chamados vencedores do torneio, nas diversas modalidades. Houve ainda soreios de diferentes prémios entre os participantes.Uma festa em grande... como grande foi o objectivo atingido.

Page 8: ABC N 211 - PACK

Casa das Beiras fez do Madeira Park a sua casa ao ar livre...

A tarde de ontem virou num autentico festival de folclore e contou com a presença do R.F. Associação Cultural do Minho de Toronto, R.F. Províncias e Ilhas de Portugal (Hamilton), R.F. Associação Migrante de Barcelos e o Rancho da casa R.F. Académico de Viseu of Toronto.

Se tudo isto ainda não chegasse para satisfazer todos os gostos ainda houve as actuações de Stephanie Tavares e Inês Henriques que foram como uma cereja no bolo. Há quem espere algum tempo que estas duas jovens (e referimos a uma em particular) lance um álbum novo no mercado pois estão, cada uma no seu estilo e qualidade, verdadeiramente

melhores do que nunca. O som esteve a cargo de 5 Star productions e a tarde como já dissemos... correu da melhor forma.

Uma nota à margem Uma nota a parte. Cada vez que chegamos ao Madeira Park ficamos tristes. Tristes por saber que, durante o verão, a tendência da maioria de clubes e associações entre nos realizarem os seus piqueniques anuais em outros parques não pertencentes a qualquer clube ou associação Luso Canadiana. Recordamos que em tempos atrás esta mesma comunidade andou atrás do sonho que era de comprar um parque próprio

Ontem, Domingo, a Casa das Beiras fez de Madeira Park a sua casa ao ar livre. Para quem nunca foi ao Madeira Park esta era uma ocasião perfeita para poder lá estar e ver a maravilha que é, de facto, o Madeira Park. Localizado na estrada 48, na povoação de Georgina, mais ou menos a uma hora de viagem para norte de Toronto, Madeira Park foi o local escolhido mais uma vez por esta “nobre” Casa das Beiras que proporcionou um Domingo fantástico.As portas abriram às 7 da manhã, e era difícil durante o dia ter uma ideia exata de quantas pessoas por lá andavam porque, além do parque já ser enorme, algumas pessoas ficavam debaixo de árvores, a ler ou até a dormir uma sesta após a ingestão de qualquer um dos saborosos grelhados que este ano contaram com um saboroso porco assado no espeto que, além de todos parecerem gostar, temos que dar um destaque para as Farturas - que estavam muito boas.

O Piquenique deste ano, além de contar com vários jogos tradicionais e diversões para adultos e crianças, contou também com um sorteio bem bom com vários prémios à mistura... que incluía uma viagem a Portugal. Houve tempo e espaço para um Torneio de futebol entre as equipas Sampedrense, Casa das Beiras (Claro), 19 Hole e Sporting.

30 Junho 2014 8. Comunidades

CHIN International Picnic Vá até lá abaixo… vale a pena!Alem das muitas diversões e eventos que se realizaram este fim de semana, a cidade de Toronto também foi palco – está a ser palco, melhor dizendo - à já anual edição numero 48 da CHIN Internacional Picnic que este ano teve como grande patrocinador o Scotiabank.

O piquenique que é todos anos realizados no Exhibition Place entre 29 Junho e de 1 de Julho, amanha dia do Canada. O festival multicultural com entrada livre, e diga-se mesmo é o ainda maior do Canadá.

Entre outras atrações, o evento deste ano contará com comida internacional, espetáculos ao vivo de cães, animais exóticos, embate de boxe e lutas livre, a Miss (que o nosso

fotografe Alberto Nogueira não perdeu...) e Mr. CHIN varias competições, e um pavilhão de compras.

O piquenique deste ano celebra 25 culturas diferentes e conta com a presença de vários artistas musicais de Itália, Portugal, China, Índia, Paquistão, Filipinas e América Latina.

Amanha alem de ser o Dia do Canada, é o dia Português no piquenique. Há também a Rising Star concurso de canto, onde os concorrentes podem carregar uma canção original para do piquenique site e as pessoas podem votar para os finalistas que aparecerão no palco a 1 de julho.

Tudo interessante... e a exigir participação.

T.L.DUTRA Professional Legal Services

Immigration - Small Claims Court- Criminal SummaryLandlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra533 College Street , Suite 306, Toronto ON,

Canada M6G 1A8Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906

E-Mail: [email protected] L.S.U.C - P00405

Estamos a MEXERevitando que insectos

e bactériasMEXAM com a sua saúde

e a saúde dos seus!

Já tratamos por tuo nosso trabalho porque o fazemos

há muito

Page 9: ABC N 211 - PACK

Casa das Beiras fez do Madeira Park a sua casa ao ar livre...e até hoje... não existe. Madeira Park é por isso o único e cada vez que chegamos lá e deparamos logo a entrada com um campo bonito de tourada, amplo estacionamento para carros em todo lado como também espaço verde para poder acampar durante a noite; uma capela, mesas de piquenique prontos para qualquer familiar ocupar, uma enorme pista de dança coberta com palco; uma cozinha também enorme e diga-se de qualidade com espaço coberto para poderem comer mais de 200 pessoas sentadas de cada vez; casas de banho em melhores condições do que em outros parques iguais, isto sem falar dos dois campos de futebol por trás da área ocupada por norma para festividades... Ficamos tristes. Talvez o Parque seja longe?

Talvez outros façam preços melhores de aluguer? Talvez aqui possamos escrever muitos mais “tal vezes” mas a verdade é

que ficamos efetivamente tristes em lembrar que ao fim dos mais de 60 anos oficiais da nossa emigração comunitária para o Canada temos um só parque para piqueniques, e mesmo

assim não usamos todos mais vezes. Parabéns a Casa das Beiras que para alem de realizar um grande piquenique, fez de Madeira Park seu.

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Comunidades . 9

Page 10: ABC N 211 - PACK

O Benfica. A Casa do Benfica entre nós. Altos e baixos, ao longo dos tempos... mas atingiu já os 45 anos. Uma idade bonita para uma colectividade que começa a pensar o futuro. E que entende que é possível andar em frente, sem olhar muito para trás, bem ao contrário, antes centrando atenções no que pode ser feito nos

tempos que vão correndo. Sábado, no salão da Local 183, era a festa dos 45 anos. Uma festa que foi mais de convívio, de troca de impressões entre muitos benfiquistas e outros que, mesmo não o sendo, estão interessados em que a Casa do Benfica singre e ande em frente.Algumas centenas de pessoas assistiram ao corte do bolo do 45.º

aniversário. Entenderam, talvez, a mística do Benfica e entendem que há caminho a percorrer, sobretudo por haver jovens, cada vez mais jovens, a interessarem-se pelo andamento geral da colectividade.

Uma nova casa... para a Casa do BenficaMário Mirassol diz-nos, desde logo, que os 45 anos significam muito para a Casa do Benfica. “Não direi que estamos numa boa ocasião... mas estamos bem. Agora, felizmente, posso dizer que... recomenda-se”. A Casa do Benfica “já não é uma casa falida. Posso garantir que não é. É uma casa sustentável, com muito trabalho... mas estamos aqui para que a Casa do Benfica volte a ser aquilo que os benfiquistas querem”. E vai abrindo o livro dos objectivos. “Tenho de o dizer. A minha anmbição era tanta que eu e a minha direcção estávamos a fazer votos por que hoje fosse o dia de apresentar uma nova

casa. Já tivemos negócios quase concluídos... mas há alturas que não se pode... e vamos esperar”. Acredita Mário Mirassol que não faltará muito...Ali ao lado, José Carlos Silva, o director para a área desportiva. Para ele, “os atrasados trabalharam, os que estão aqui estão a trabalhar no sentido de o Benfica vir outra vez à mó de cima”. Vai-nos dizendo muito do que pode ser feito.

11 jovens vão para o Benfica de láE para já uma novidade: 11 jovens do Benfica de cá vão integrar-se num estádio no Benfica de lá. “É verdade. Pela primeira vez, o Benfica de Toronto – comigo, imcluído – vai mandar onze jogadores para a Academia do Benfica. Será um estágio com princípio, meio e fim. Bem organizado, sei que vamos ser bem recebidos e eu penso que há alguém, actualmente na minha equipa, que vai dar cartas...”

Uma promessa. Uma certeza. Para José Carlos Silva, parece chegada a altura de, em Portugal, deixarem de pensar no Canadá só com prática de hóquei no gelo, basquetebol e basebol. “O Benfica de cá vai ficar bem visto lá. Meninos de 17 a 18 anos... vão dar a ver que cá também há futebol”. E fala no Stven Vitória e no Fernando Aguiar, que foram dando cartas por lá... Conta que, no espaço de dois anos, a Casa do Benfica tem uma equipa de meninas (13-14), uma equipa de rapazes de 14, uma equipa de sobre 17 e uma equipa de sobre 19, como nos diz. “Vamos devagar, mas com os pés bem assentes no chão. E eu aqui deixo um apelo a todos os benfiquistas, para que estejam connosco, apoiem o Benfica”.Deixou uma palavra de apreço a Mário Mirassol, pelo que está a fazer. Mas não esquece, também, Mário Narciso “que está a fazer falta”. Teve um acidente, “mas ele está connosco e nós estamos com ele...”

Ali mesmo, enquanto trocávamos impressões com José Carlos Silva, alguém se aproximou. Era Walter Soares: “A minha filha tem 6 anos... que gostaria de jogar futebol. E o pai, como é benfiquista... quer que a menina aprenda a jogar futebol à Benfica...” Enfim! Coisas interessantes em dia do 45º aniversário da Casa do Benfica de Toronto. Que está a andar. Que vai andar ainda mais.

No aniversário dos sonhos... fala-se na realidade

30 Junho 2014 10. ComunidadeCasa do Benfica – 45 anos

Há muitos anos atrás, era ainda jovem, tive o privilégio de tomar conta de algumas crianças numa igreja. Notei que uma menina estava com uma cara muito triste. Perguntei então à menina qual era a razão porque é que estava assim tão triste. Muito séria e com uma cara muito longa, respondeu: “Não tenho nenhum amigo.” Eu aproveitei a ocasião para lhe falar de Jesus e disse: “Tu estás errada, tu tens um grande amigo. Jesus é o teu melhor amigo.” A menina baixou os olhos e desapontada respondeu: “Eu sei que Jesus é meu amigo. Mas, eu queria um amigo visível para brincar comigo.” O desapontamento desta menina é a história de muitos adultos, especialmente da terceira idade. Ninguém gosta de estar sózinho. O inimigo das nossas almas, o diabo, aproveita-se da solidão das pessoas para pôr pensamentos negativos. Um dos pensamentos negativos é a ideia de que estar sózinho significa que ninguém se interessa de nós. Tais pensamentos podem causar depressão e tristeza. Muitas vezes os cristãos, especialmente os mais idosos, que vivem sózinhos, são tentados a pensarem como aquela menina: “Eu sei que Jesus é o meu amigo, mas eu queria ter um amigo visível para falar comigo.” É nesses momentos difícieis e de tentação que devemos olhar para Cristo e para as suas promessas e compreender que só Jesus é que pode preencher os nossos vazios, incluíndo o vazio da solidão. Em Provérbios 18:24 lê-se: O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que um irmão.” Reparem que o texto bíblico faz uma grande distinção entre ter muitos amigos e de ter um amigo que é “mais chegado do que um irmão.” Quem é este amigo mais chegado do que um irmão? Mil anos depois do rei Salomão ter escrito Provérbios 18:24 Jesus disse o seguinte: “Ninguém tem maior amor do que

este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13). Noutra ocasião Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:14). Portanto, o amigo que é mais chegado do que um irmão é o Senhor Jesus Cristo. Ao meditar no texto de Provérbios 18:24 podemos chegar à conclusão que o homem que tem muitos amigos ao seu redor não se deve gabar ou ficar muito contente, porque tem mais amigos do que os outros, porque nenhum desses amigos se pode comparar com aquele que tem um só “amigo mais chegado do que um irmão.” O filho pródigo enquanto teve dinheiro tinha muitos amigos. Todavia, quando o dinheiro faltou, ninguém apareceu para o ajudar (Lucas 15:13-16,30). No entanto, o filho pródigo lembrou-se que ele abandonou o seu melhor amigo, o seu pai. Ele arrependeu-se e foi pedir misericórdia ao seu pai, para que o aceitasse na sua casa, embora não fosse digno do seu perdão. O resultado é que, quando o pai viu o seu filho pródigo ao longe, correu para ele. Abraçou-o, beijou-o e ficou contente porque o seu filho que andava perdido na vida do pecado, com os amigos mundanos, voltou para o seu grande amigo. A parábola do filho pródigo nos ensina três coisas. Primeira coisa, todos nós somos filhos pródigos, ovelhas perdidas, longe de Deus, ocupados com os prazeres e amigos deste mundo, que nos deixam a qualquer momento. Segunda coisa, o pai que mostrou misericórdia e ajudou o filho pródigo na hora da sua grande necessidade, representa o Senhor Jesus Cristo, o nosso melhor amigo. Jesus, o Bom Pastor, morreu na cruz para nos salvar dos nossos pecados e nos dar o presente da vida eterna. E, a terceira coisa, é que nunca é tarde demais para voltarmos para o nosso verdadeiro amigo. O convite de Cristo ainda é válido para os nossos dias: “Vinde a mim” (Mateus 11:28). Só Jesus é que pode preencher os nossos vazios e nos dar a vida eterna (João 14:6; 15:5).

O melhor amigoRev. João DuarteReligião e Fé

*11 jovens de cá... vão para estágio no Benfica de lá

Page 11: ABC N 211 - PACK

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Mensagem . 11

Jaime CortezE-Board Member

Nelson MeloPresident

Luis CamaraSecretary Treasurer

Jack OliveiraBusiness Manager

Bernardino FerreiraVice-President

Marcello Di GiovanniRecording Secretary

Patrick SheridanE-Board Member

Head Office1263 Wilson Avenue, Toronto ON M3M 3G3

416 241 1183 ph • 416 241 9845 fx1 877 834 1183 toll free

Simcoe County Office62 Commerce Park Drive Units D&E, Barrie ON L4N 8W8

705 735 9890 ph • 705 735 3479 fx1 888 378 1183 toll free

Eastern Office560 Dodge Street, Cobourg ON K9A 4K5

905 372 1183 ph • 905 372 7488 fx1 866 261 1183 toll free

MensageM da LIUna LocaL 183O Executivo da Local 183 e todos os seus Representantes e Funcionάrios saúdam todos os membros, suas famίlias e a

comunidade em geral em mais uma celebraςão do Dia do Canadά

FeLIZ dIa do canadÁ

Page 12: ABC N 211 - PACK

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, reconhece o fracasso no Mundial-2014, mas manifestou «confiança plena» no trabalho de Paulo Bento, garantindo a permanência do treinador à frente da Seleção até ao Euro-2016.

«Só temos um registo e cumprimos os nossos compromissos. Quando assinámos contrato com Paulo Bento até 2016 foi com confiança plena no seu trabalho para nos levar até ao Euro-2016», vincou Fernando Gomes, em declarações aos jornalistas após o jogo com o Gana.

«Obviamente que só temos de estar insatisfeitos, tínhamos outras expectativas e temos de assumir que não conseguimos os nossos objetivos. Por outras palavras podemos dizer que falhámos», referiu o líder federativo, colocando-se, contudo, ao lado de todo o grupo de trabalho:

«Sei que toda a equipa tudo fez para que atingíssemos outros resultados. Infelizmente não conseguimos e vamos para casa.»

Ainda assim, Fernando Gomes não deixou de referir que tudo aquilo que não correu bem será analisado em conjunto com a equipa técnica, médica e restante estrutura, até de forma a evitar problemas na qualificação para o Campeonato da Europa de 2016.

Palavras ainda de agradecimento pelo apoio de todos os portugueses. «Obviamente que queríamos dar-lhes uma alegria diferente do que estamos a fazer», vincou.

Acabou o Mundial para Portugal

30 Junho 201412 . DesportoPortugal a três golos dos Oitavos de final

Fernando Gomes reafirma:

«Confiança plena em Paulo Bento»

Não restam dúvidas. Acabou o Mundial para Portugal. A bem da verdade, à partida para este encontro com o Gana, era muito difícil seguir em frente. Aliás, como muitas vezes se disse e escreveu, era preciso um milagre. Milagre, esse, que, contudo, até podia ter aparecido. Sim, é verdade; apesar do resultado, a passagem milagrosa para os oitavos de final esteve perto.

Manuel José a ser apresentado, pelo jornal “A Bola” sem papas na língua. Para já, e a exemplo do que acontece em todo o Portugal, o treinador não poupa nas críticas a Cristiano Ronaldo, depois da eliminação portuguesa no Mundial.

«É um jogador fantástico mas cada vez que fala ou entra mosca ou sai asneira. Veio dizer que nunca acreditou na equipa. Se não acredita na equipa, não acredita nos companheiros. Andamos a ostentar o “Melhor do Mundo” como se fosse um anel de brilhantes que nunca tínhamos tido. Os outros jogadores foram completamente subalternizados. Completamente», afirmou o técnico em declarações à TSF.

Manuel José fala de Ronaldo:

“Ou entra mosca ou sai asneira...”

A Seleção das Quintas, sem deslumbrar, conseguiu por várias vezes estar próxima do golo, mas falhou. Falhou muito. Principalmente... Cristiano Ronaldo.

Logo, aos 6 minutos de jogo, o capitão de Portugal disparou, com um remate cruzado, de fora da área, um tiro com toda a força que só parou na barra da baliza ganesa. Ficou o primeiro aviso.

Pouco depois (19), na sequência de um cabeceamento de João Pereira, cabeceou para defesa apertada de Dauda. Aos 32 minutos, mais um remate para boa defesa do guardião do Gana. Pausa para intervalo. O segundo tempo chegou e, nos últimos dez minutos, mais três oportunidades em que o melhor jogador do Mundo podia ter feito a diferença. Primeiro num remate dentro da área (83) para defesa de Dauda; depois com um remate subtil, colocando a bola a passar pouco por cima da baliza (90) e para finalizar, novamente para as mãos do guardião ganês (90+2). Não era o dia de Ronaldo. Aquele que colocou o País em delírio, ao garantir, com três golos, o apuramento luso, falhou. A seleção falhou. E voltou já para Portugal.

CR7 não sai, no entanto, do Brasil de ‘mãos a abanar’. Marcou o segundo golo luso, após um mau alívio de Dauda,

Manuel José diz que a participação portuguesa no Mundial foi um fracasso, considerando que a Seleção Nacional foi a que se apresentou «em piores condições físicas».

e sofreu, dentro da área, uma falta para grande penalidade (74). Foi inclusive, o único golo luso do encontro. O primeiro foi marcado por Boye.

Conclusão: Portugal até ganhou, mas por um resultado curto. Do outro lado, a Alemanha deu uma ‘ajudinha’ ao vencer os EUA. Portugal tinha de marcar mais. Mais três golos. Que estiveram à vista, mas fugiram. Por pouco. Daqui a quatro anos há mais.

“Bonecada” que inserimos com dificuldades: é que não conhecemos o autor. Foi-nos enviado pela Internet. E achámos piada... E você?!

Page 13: ABC N 211 - PACK

Postiga entende não ser “tempo para arranjar picardias”

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Desporto . 13

final frente à República Federal da Alemanha.

O detentor da Bola de Ouro nunca conseguiu vencer o Mundial. O que esteve mais perto foi o italiano Roberto Baggio, em 1994, mas a Itália perdeu a final para o Brasil, nos penalties (Baggio falhou e os brasileiros conquistaram o Mundial).

“A Bola” lembra que com a eliminação de Portugal na fase de grupos, Cristiano Ronaldo tornou-se no primeiro detentor da Bola de Ouro a cair na primeira fase de um Mundial.

O que até aqui tinha sido eliminado mais cedo havia sido o holandês Marco Van Basten, quando, em 1990, a Holanda caiu nos oitavos de

e isso mexeu um bocado com a equipa. Paulo Bento? Se disse que não vai sair é porque não vai sair. Tem feito um bom trabalho na seleção. Agora é continuar a trabalhar e preparar as próximas competições», afirmou o extremo em declarações à RTP.

Nani garante que a seleção nacional entrou motivada para o jogo frente ao Gana e abordou também a continuidade de Paulo Bento.

«Sabíamos que ia ser difícil mas entrámos com muita motivação para ganhar o jogo. Sabíamos que tínhamos de marcar muitos golos

Nani insiste em tema “conhecido”

Federação do Gana acusada de manipular resultados Na investigação, que durou seis meses, repórteres do Telegraph e um ex-investigador da Fifa se apresentaram como uma sociedade de investidores que estava interessada em “patrocinar” jogos. Uma investigação feita pelo The Telegraph e Channel 4 denunciou que o Kwesi Nyantakyi, presidente da entidade que rege o futebol no país, realizou um acordo para que o time jogasse em partidas com resultados negociados. A situação coloca o Gana em descrédito dia após o empate, por 2 a 2, contra a Alemanha na Copa do Brasil. Na investigação, que durou seis meses, repórteres do Telegraph e um ex-investigador da Fifa se apresentaram como uma sociedade de investidores que estava interessada em “patrocinar” jogos. O agente Fifa, Christopher Forsythe, e Obede Nketiah, figura forte na federação ganesa, deixaram claro que poderiam colocar funcionários corruptos em partidas da selecção. Pouco tempo depois, o presidente da federação concordou em conhecer o repórter disfarçado e o investigador, junto com Forsythe e Nketiah.

Após uma reunião, o presidente da entidade assinou um contrato, acertando a participação de Gana em jogos manipulados. Tudo em troca de pagamento.

A negociação custaria 170 mil dólares por jogo organizado pelos manipuladores e permitiria que uma empresa de investidores falsos escolhesse os árbitros.

“Vocês (investidores) sempre vão vir até nós e dizer como vão querer o resultado”, disse Forsythe.

“Você tem que lhes dar (os árbitros) alguma coisa ... eles vão fazer um monte de trabalho para você, então você tem que dar-lhes algo”, disse Nketiah, que também é o presidente-executivo do clube de futebol de Gana Berekum.

A intenção da organização era manipular resultados depois da Copa do Mundo e deveria até ser disputado uma partida para “testar” o esquema.

A Federação Ganesa de Futebol ainda não reagiu à notícia.

agora olha há que tirar ilações e descansar. Declarações de Ronaldo?

Não é tempo para arranjar picardias. Temos todos uma boa relação, há um bom ambiente, apenas dentro de campo não conseguimos o nosso objetivo. Paulo Bento? Tem feito um bom trabalho mas não é a minha opinião que vai contar», afirmou o avançado na zona mista do estádio de Brasília.

Hélder Postiga considera que a seleção tudo fez para seguir em frente no Mundial e que agora é tempo de descanso. Sobre as declarações de Cristiano Ronaldo após o jogo contra os Estados Unidos, o avançado não quis fazer grandes comentários, lembrando apenas o bom ambiente que existe no seio da equipa das quinas.

«Tudo fizemos para seguir em frente, não conseguimos,

Ronaldo é o primeiro «Bola de Ouro» a cair na fase de grupos

Page 14: ABC N 211 - PACK

30 Junho 201414 . Desporto «Pedro Proença afastou-nos do Mundial» – Herrera

O selecionador do México, Miguel Herrera, teceu duras críticas à arbitragem do português Pedro Proença na derrota sofrida frente à Holanda (2-1), em jogo dos oitavos de final do Mundial. «Hoje o árbitro Pedro Proença afastou-nos do Mundial. Espero que a comissão de árbitros tenha visto e que ele também vá para casa como nós», afirmou Herrera. O selecionador do México não percebe a razão da FIFA ter escolhido o árbitro português para este jogo. «É um árbitro da mesma confederação de uma das duas equipas. Quando existiam dúvidas as decisões eram sempre contra o México. O penalty foi inventado.»

Estados Unidos perdem 1-0 com Alemanha, mas também se apuramUm golo do inevitável Thomas Muller valeu à Alemanha o “esperado” triunfo 1-0 sobre os Estados Unidos e o primeiro lugar no Grupo G do Mundial de futebol, enquanto os americanos também seguem para os oitavos de final.Com Portugal e Gana à espreita (2-1 para os lusos, que, face ao resultado de Recife, precisavam de ter marcado mais três golos), os norte-americanos não conseguiram evitar a derrota, selada com o quarto golo de Muller na prova, depois do “hat-trick” na goleada 4-0 a Portugal.Com o empate a servir os amigos Joachim Löw e Jürgen Klinsmann (o primeiro foi adjunto do segundo na seleção germânica entre 2004 e 2006), o desafio foi morno, mas sempre com sinal mais e controlo dos alemães. A Alemanha dominava em ritmo pausado, esperando que a sua superioridade natural se fizesse sentir no marcador: no primeiro tempo esteve várias vezes apenas perto do perigo.

A exceção foi um lance na direita concluído com finta de Ozil (35) e remate por entre as pernas de Besler, mas Howard, seguro, defendeu. Antes disso, os Estados Unidos, sempre mais fechados, construíram a melhor jogada, com Jones a iniciar um ataque rápido concluído com remate de Zusi (22) em arco, rente à trave.

Sporting vence Torneio de Luanda A equipa de sub-10 do Sporting, orientada por Pedro Pontes, conquistou o 1.º Torneio Geração de Futuro — Luanda 2014, disputado nas instalações da Academia de Futebol de Angola (AFA). Na final, disputada em Luanda, os leões venceram a Escola Norberto de Castro, por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no tempo regulamentar (2-1 ao intervalo). Um único falhanço nos penalties, de Judó Aníbal foi suficiente para os leões vencerem a prova realizada em Luanda. Ito (Esc. Norberto de Castro) foi o melhor marcador, com 11 golos, em igualdade com o sportinguista Salvador. Samuel Justo (Sporting) foi o melhor jogador, Osvaldo (Esc. Norberto de Castro) o melhor jogador angolano, enquanto Jonsson (Petro) foi eleito o melhor guarda-redes. Bolas autografadas por Cristiano Ronaldo e William Carvalho foram os prémios mais cobiçados, numa cerimónia onde esteve o ministro da tutela. «Os clubes devem encorajar projetos deste género.

Foi fantástico para os miúdos», disse o ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, na ocasião, depois de entregar os prémios aos 300 participantes.

RESULTADOS1.ª jornada: AFA-Real Sambila 6-1; 1.º de Agosto-Progresso 5-2; Sporting (Portugal)-Kilamba Kiaxi 8-5; e Petro-Esc. Norberto de Castro 1-9.2.ª jornada: Progresso-Kilamba Kiaxi 2-5; AFA-Esc. Norberto de Castro 0-6; 1.º de Agosto-Sporting (Portugal) 0-14; e Real Sambila-Petro 6-1.3.ª jornada: Kilamba Kiaxi-1.º de Agosto 3-5; Esc. Norberto de Castro-Real Sambila 5-2; Progresso-Sporting (Portugal) 0-13; e AFA-Petro 4-0.Meias-finais: Sporting-AFA 4-1; e Esc. Norberto de Castro-1.º de Agosto 8-1; 3.º e 4.º lugares: AFA-1.º de Agosto 10-1.Final: Sporting-Esc.Norberto de Castro 2-2 (5-4, g. p.)

Ronaldo eleito melhor em campoAutor do golo que valeu a vitória (insuficiente) diante do Gana, Cristiano Ronaldo foi eleito pela FIFA o melhor em campo na partida realizada no Estádio Nacional, em Brasília.

O capitão da Seleção Nacional acaba assim por dar um ar da sua graça no jogo de despedida do Mundial, sendo também o único português a merecer tal distinção por parte da FIFA, uma vez que o alemão Thomas Muller e norte-americano Tim Howard tinham recebido o prémio nos jogos anteriores de Portugal.

Tem algumproblemae precisa de ajuda?

Eu posso ajudar!AURELIO E. ACQUAVIVA

120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1Por favor telefonar para uma consulta GRÁTIS

( 9 0 5 ) 8 5 6 - 7 9 3 7

Para todas as suas viagens ligue:

MARINA TRAVEL com 5 escritórios no GTA (905) 850-1600

Fundado em 1955

www.studioconsulenzalegale.caEMAIL; [email protected]

Pão quente de hora a horaBroa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina Salão de chá

Ambiente acolhedor

Uma casa com a tradição de bem servirporque sabe

produzir melhor

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666

2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

Ago

ra ta

mbe

m e

m B

radf

ord!

DOCE MINHO

Page 15: ABC N 211 - PACK

Bruno de Carvalho suspenso por 45 dias

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Comunidades . 15

concordância do presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, ao admitir publicamente que os desempenhos dos árbitros ficaram aquém das expectativas.

Em relação à acusação ao jornal Sporting, na sequência do texto intitulado “Quem é Quem no Conselho de Arbitragem”, convém referir que este meio não pertence à SAD mas sim ao Sporting Clube de Portugal, que está registado como órgão de imprensa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que os autores do referido texto são jornalistas profissionais, e que nenhum dirigente desportivo da SAD prestou declarações ou escreveu qualquer linha desse texto, o que esvazia por completo a possibilidade de ser o Conselho de Disciplina a julgar e punir o que quer que seja.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social e a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista são as entidades legalmente competentes para ajuizar a relevância jurídica de trabalhos jornalísticos, e estas não instauraram qualquer processo, não criticaram, não procuraram saber nada sobre este texto.

O Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, considera que a existência deste processo é um enorme retrocesso para a justiça desportiva e para a liberdade de expressão em geral. É por este tipo de situações que o Sporting continuará a lutar pelo fim deste futebol antiquado e injusto, através das propostas que vem defendendo, e que começam agora a ter aceitação por parte das entidades competentes. Em nome da Justiça e da Verdade Desportiva.

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 45 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, devido a declarações prestadas a 19 de março.

Bruno de Carvalho, que também terá de pagar 1.148 euros de multa, afirmou na altura que tinha dito ao presidente do Benfica que o seu reforço de peso tinha sido um jogador «chamado nomeações».

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol sancionou ainda a SAD do Sporting com multa de 2.773 euros, devido a uma reportagem divulgada pelo jornal do clube, a 26 de fevereiro de 2O13, sob o título «Quem é quem no Conselho de Arbitragem».Leões manifestam «enorme estranheza» Em comunicado, a SAD do Sporting manifesta «enorme estranheza» com a suspensão de 45 dias imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a Bruno de Carvalho.

Entendem os responsáveis leoninos que tanto o castigo aplicado ao presidente por críticas à arbitragem, como o processo movido ao jornal oficial do clube representam «um enorme retrocesso para a justiça desportiva e para a liberdade de expressão em geral»

«É por este tipo de situações que o Sporting continuará a lutar pelo fim deste futebol antiquado e injusto, através das propostas que vem defendendo, e que começam agora a ter aceitação por parte das entidades competentes. Em nome da Justiça e da Verdade Desportiva», pode ler-se.

Comunicado na íntegra:O Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, na sequência da decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de

Futebol, de punir o Presidente Bruno de Carvalho e o jornal Sporting, vem demonstrar a sua enorme estranheza pelo facto de não ser possível compreender e aceitar qualquer sanção.

Ao analisar, de forma correcta e coerente, as duas acusações ao Presidente Bruno de Carvalho, com base num comentário na sua página de Facebook – “Impera no futebol uma falta de bom senso que chega mesmo a roçar o desprezo por quem trabalha de forma séria (…)” –, e nas declarações à Rádio Renascença – “(…) teve um reforço de peso, que foi um jogador chamado nomeações com falta de bom senso” – facilmente se percebe quão infundada foi esta decisão.

Ambas as expressões são, em primeiro lugar, pertencentes ao domínio da opinião e da liberdade de expressão, algo que pertence à esfera Constitucional e não aos regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Falar em falta de bom senso não é um adjectivo injurioso ou difamatório, mas apenas uma perspectiva pessoal, que é reforçada por existirem argumentos concretos para falar nessa falta de bom senso, sendo assim, apenas uma opinião sincera, verdadeira, e sustentada em factos.

A análise das palavras escritas e ditas pelo Presidente Bruno de Carvalho, permite ainda perceber que refletem a preocupação do Sporting face ao futebol como um todo, e à arbitragem em particular, algo que mereceu, na altura, a

Benfica no quinto lugar do ranking europeu de clubes

A UEFA confirmou, na terça-feira, a subida do Benfica ao quinto lugar do ranking de clubes, ultrapassando o Manchester United no somatório das cinco últimas épocas.

À frente do Benfica estão agora apenas Chelsea (4.º), Bayern Munique (3.º), Barcelona (2.º) e Real Madrid (novo líder, após a conquista da Liga dos Campeões).

O FC Porto encontra-se no 10.º lugar, enquanto o Sporting é o 33.º classificado. SC Braga (40.º), Marítimo (99.º), V. Guimarães (105.º), Nacional (106.º), Paços de Ferreira (116.º), Académica (117.º) e Estoril (123.º) são os restantes clubes portugueses presentes no ranking.

Dier na porta de saída

O defesa-central inglês Eric Dier informou o Sporting que não renovará o vínculo laboral até 2018, segundo noticiou, há dias, o jornal “A Bola”.

Abrem-se assim as portas de saída ao jovem de 20 anos, que tem vários pretendentes em Inglaterra – tem sido apontado como alvo de Liverpool, Arsenal e Tottenham – mas também na Rússia, estando referenciado pelo Zenit de André Villas Boas.

Montero “entusiasmado” por poder jogar na Liga dos Campeões

Fredy Montero fez o balanço da primeira época na Europa, mostrando-se satisfeito com o que conseguiu ao serviço do Sporting. O avançado colombiano assumiu ainda que mal pode esperar pela nova temporada, visando a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões.

«Foi uma boa época. Jogámos 30 jogos ao longo da época e tive oportunidade de começar 24 ou 25 deles. Marquei 13 golos e fui o melhor marcador da minha equipa. Passei três ou quatro anos para marcar um hat trick pelo Seattle Sounders e isso aconteceu no primeiro jogo que fiz no Sporting, por isso também fiquei muito satisfeito», referiu o jogador, de visita ao centro de treinos do seu antigo clube, nos Estados Unidos.

Na próxima época, o Sporting tem entrada direta na Liga dos Campeões e o jogador não escondeu a sua satisfação por poder disputar a mais importante competição na Europa a nível de clubes: «Estou muito, muito entusiasmado por jogar a Champions. Lembro-me de ver alguns jogos e dizer ´um dia vou jogar numa das melhores equipas da Europa´, por isso chegou essa oportunidade. Estou muito feliz por isso.»

Montero falou ainda sobre o Mundial («tenho sempre a tentar enviar energia positiva para Colômbia, Estados Unidos e Portugal, tem sido difícil», afirmou entre sorrisos) e expressou o desejo de poder voltar ao clube norte-americano: «Espero que sim. Tornou-se num dos meus sonhos: voltar a jogar pelo Sounders.»

Page 16: ABC N 211 - PACK

Arsenal do Minho e Casa dos Poveiros de mãos dadas

30 Junho 201416 . Comunidade

Casa dos Poveiros que receberam os seus convidados, R.F. de Nazaré, os sempre fantásticos “Malandros da Gaita” e o Grupo de Concertinas do Arsenal do Minho que agradaram a quem por lá andou.

Ontem, Domingo, no Croatian Cultural Centre (Parque), situado no 9118 Winston Churchill Blvd, realizou-se pelo segundo ano consecutivo o piquenique (já) anual do Rancho Folclórico do Arsenal Do Minho e Rancho Folclórico dos Poveiros.

Com o fim de semana lindo como este que passou, ontem, Domingo, desde o momento em que abriram as portas do parque às 7 da manha até ao fim, o dia não podia correr de melhor forma. Lembramos que o ano passado choveu, e este ano talvez por ser um dia especial para os “Arsenalistas” do

Minho e Poveiros em geral, ontem foi Dia de São Pedro e o tempo esteve excelente para a realização do histórico piquenique.

Foram mais uma vez os jovens do Arsenal e dos Poveiros que se reuniram e organizaram os muitos jogos tradicionais de piquenique como “corrida de saco” ou “jogo da malha” entre outros como também varias atividades para as crianças e para adultos. Entre as varias atividades houve tempo para a realização de uma partida de futebol entre os Poveiros e o Arsenalistas que não deixou de ser mais uma vez muito bem assistida.

Também para quem ontem foi para presenciar folclore... a tarde de Domingo teve como presentes, como era de esperar, R.F. Arsenal do Minho e R.F.

Foi um Domingo muito agradável e também muito divertido que se passou da melhor forma, esperamos que se torne a realizar outra vez! Parece que para quem lá esteve, foi mesmo um enorme sucesso! Parabéns mais uma vez aos dois clubes!

Escrito por : Vanessa Veloso / ABC

Page 17: ABC N 211 - PACK

WorldPride 2014 passou por Toronto

30 Junho 201430 Junho 2014 Ainda a tempo . 17

Entre os dias 20 e 29 de Junho a cidade de Toronto foi palco do “WorldPride 2014”. O festival “WorldPride”, organizada por “InterPride”, é um evento que promove lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (Pride LGBT) a nível internacional através de desfiles, festivais e outras atividades culturais. Fundado por Paul Stenson, “WorldPride” inaugural foi realizada em Roma em 2000, o segundo evento teve lugar em Jerusalém em 2006. WorldPride 2012 foi adjudicado a Londres e coincide com o XIX Europride anual. As duas

cidades candidatas a receberem as festividades deste ano foram entre Toronto e Estocolmo, com a vitória de Toronto na segunda rodada de votação.Fundamentalmente, a parada em causa, bem como outras manifestações do género, pretendem chamar a atenção para uma certa intransigência que havia (e ainda há) na sociedade em geral. Pugnam por uma igualdade que não discrimine este ou aquele caso apenas pelas inclinações sexuais (e não só) de cada um.

Page 18: ABC N 211 - PACK

De Olhos Postos No Futuro!

Deu-me hoje para falar num tema que até me preocupa. Importa reconhecer, cada vez mais, que é nosso dever levar até aos nossos mais novos uma mensagem de louvor. Sobretudo para saudar a actividade de muitos e muitos jovens no seio do nosso associativismo comunitário.

Há dias fiquei a pensar, e por largas horas, que seria justo enaltecer muito mais o trabalho da juventude e a sua participação. E isto tendo até em conta todo o comportamento e empenho de muitos jovens que fazem a nossa comunidade mais participada, mais integrada, com os olhos postos no futuro.

E porque os jovens trazem na voz e nas atitudes a ressonância de novas formas de olhar e de pensar a vida, porque os jovens trazem sempre no olhar a coragem e a vontade de mudar o que não está bem na sociedade, temos o dever de os apoiar e compreender os seus anseios e sonhos. Temos, afinal, a responsabilidade de lhes passar o conhecimento da nossa experiência associativa, ao mesmo tempo que é necessário transmitir-lhes o que aprendemos também e participar-lhes o muito que ainda temos que aprender - e a partir desta altura, aprender com eles. Quase sempre que se fala da juventude de hoje é num tom um tanto crítico e, por vezes, comenta-se que não sabem respeitar, que não nos compreendem, que não sabem isto e que não entendem aquilo, que estes tempos estão perdidos e que no “nosso” tempo era diferente. Que éramos respeitadores, trabalhadores, etc, etc. Um completo rosário de qualidades, inventadas no esquecimento do tempo... E é sempre aqui... que eu contradigo. É que não vejo assim. Nós fomos jovens como os de hoje, com as mesmas contradições, as mesmas ansiedades e as mesmas teimosias. A sociedade, feita e estabelecida pelos adultos, é que era diferente, sem tantos perigos. Mas as pessoas... eram feitas da mesma matéria, com as mesmas forças e fraquezas, com os mesmos sentimentos e receios.

Nesta “defesa”, a favor dos jovens, julgo dever afirmar que a imagem que lhes é vendida não é exactamente a realidade que podem comprar. Porque há uma política de constantes promessas que não resulta na solução dos seus problemas. Como dificuldades de acesso ao ensino superior, o alto custo de propinas, necessidade de trabalhar para ajudar a família, falta de empregos, etc. Sim, é mesmo um mundo cheio de dificuldades.

Mas há muitos e muitos jovens que lutam, que enfrentam os maiores problemas, que estudam, que trabalham à noite para poder frequentar a escola, e que ainda arranjam tempo para participar nos nossos lindos Grupos Folclóricos, nos nossos Clubes e Associações e demais actividades comunitárias. E que respondem às mais dificeis questões que a sociedade lhes apresenta!E pouco falamos deles... passam despercebidos muitas vezes. E eu penso, que é, inteiramente, da nossa responsabilidade, como pais, como avós - e de todos os mais velhos - louvar e incentivar o exito dos objectivos dos nossos jovens!

É que só mobilizando o entusiasmo dos mais novos e a experiência dos mais velhos, unindo esforços e empenho, conseguiremos. E podem crer... vai valer a pena!

Conceição Baptista

Um tornado em New Tecumseth causou alguns estragos

O Departamento do Meio Ambiente confirmou que um tornado atingiu New Tecumseth, Ont., onde um telhado foi arrancado de uma casa. A agência disse que o tornado teria sido na escala EF-1, o mais baixo do género.

Const. Paul Nancekivell, da OPP, disse à CBC News que a tempestade derrubou um punhado de árvores e linhas de energia ao longo do dia de terça-feira, em Nova Tecumseth, que fica a cerca de 90 quilômetros a noroeste de Toronto.

“Temos uma residência [que] foi atingida aqui e o telhado foi arrancado, motivo por que parte do segundo andar cedeu”, disse Nancekivell, em entrevista por telefone. A parte detrás de uma garagem também foi destruida pela tempestade, segundo disse.

Nancekivell disse que umas 10 a 15 viaturas policiais estiveram na área, indo de porta em porta para observar o estado de saúde dos residentes e avaliar os danos.

A chefe dos bombeiros disse à CBC News que a tempestade também danificou casas no município de Amaranth, cerca de 40 quilómetros a oeste de Nova Tecumseth.

O chefe dos bombeiros de Orangeville, Andy Macintosh, disse à CBC News que ninguém ficou ferido. Faloum entretanto, em árvores caídas e troncos danificados.

De resto, a zona de Orangeville, Grande Vale e Dufferin County estavam sob um aviso de severa tempestade, a partir de final da tarde terça-feira.

Fala-se, entretanto, numa nuvem em funil que também atingiu Essex, Ontário, na terça-feira.

Estas tempestades na terça-feira vieram apenas uma semana depois de um tornado ter atingido a vila de Angus, Ont., danificando mais de 100 casas.

30 Junho 201418 . Ler e contar

Na tarde de sábado passado passarem mais de 500 pessoas pelo salão da Igreja para comerem as Sopas e o saboroso Alcatra. Durante este fim de semana foram mais de 1000 pessoas que visitaram a Igreja de São Sebastião e participaram de uma forma ou outra nesta bonita tradição católica.

Para Manuel e Maria Cordeiro “este ano foram distribuídos 535 pensões e em anos anteriores chegamos a distribuir 950. Com os anos que passam também muitas pessoas foram mudando para outras áreas e até cidades e outros foram envelhecendo. Hoje temos cá o nosso filho e sua esposa, e um dia quem sabe eles não possam continuar a tradição. Gostaríamos que mais jovens pudessem aderir as Festas do Divino Espírito Santo para que elas continuassem sempre, mas cada ano estão menos jovens por cá.” como disse Manuel e Maria Cordeiro.

Era bom que todas as nossas tradições continuassem, no que for precisos deste seu Jornal ABC, podem contar.

Festas do Divino Espírito Santo na Igreja de São Sebastião Os Mordomos Manuel e Maria Cordeiro deram por encerradas mais uma edição das Festas do Divino Espírito Santo na Igreja de São Sebastião. Entre nós, pode-se dizer que até já podem haver bastantes Irmandades diferentes que por si, teimam em preservar estas festas tradicionais e as que aconteceram numa das mais antigas paroquias portuguesas da comunidade, já duram há mais de 30 anos. Pena temos nós que não possamos fazer a reportagem que tínhamos programada.

A Festa do Divino Espírito Santo é um culto e devoção ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é também uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em quase todo território português a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de BODO AOS POBRES com distribuição de comida e esmolas, que acontece agora mais frequentemente e jeito de Pensões. Tradição esta que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal e mais concretamente que ocorrem em todas as 9 ilhas dos Açores.

Page 19: ABC N 211 - PACK

CRONICANDO

Ficamos mais pobres! Fernando Cruz Gomes

José Mário Coelho – Presente!Foi na sexta-feira. No Centro Cultural Português, onde José Mário esteve tantas vezes, designadamente a fazer o que tão bem sabe, apresentar espectáculos. Juntaram-se quase 150 pessoas, chamadas, à última hora, pelo telefone, especialmente por dois dos “amigos para sempre”, Frank Alvarez e Jack Prazeres. Um e outro ligados a José Mário, desde há muito, especialmente por laços de amizade e de

O José Mário Coelho! Quando cá cheguei, há quase quatro décadas, o panorama da Rádio e TV em Português era por demais escassos. E muitos dos poucos... que, entretanto, chegavam ao quase “estrelato” eram fogos fátuos de extinção rápida. Cresciam, às vezes, como cogumenos em terreno fértil, mas apagavam-se logo. Poderia deixar por aqui meia dúzia de nomes e alguns dos mais velhos lembravam, certamente.O José Mário era diferente. Gostava da profissão, com uma paixão que ainda hoje perdura. Dono de uma voz versátil, entendia os meandros da tarefa que se lhe incumbia, quando à frente de um microfone, na Rádio, na TV ou até em clubes e associações, frente a plateias algumas das quais bem grandes. Jogava com as palavras. Entendia-lhes o significado e punha mais uns pòzinhos do seu muito saber. Não precisava de copiar ninguém quando o acontecimento era nosso, de cá.Quando a Esmeralda se foi – senhora companheira que viveu com ele os difíceis anos da aprendizagem – o José Mário sofreu. Deve ter chorado a amargura de perder o arrimo certo mesmo nas horas incertas. E, mesmo que ele o não diga... começou a perder algum do fôlego destas coisas da profissão. Ensimesmou-se demasiado na casula subtil dos seus pensamentos. Caracol-sobre-si-mesmo-enrolado – a frase é mais minha do que dele – foi andando por aí. Na mesma profissão-missão que ele vivia intensamente. Mas com menos sonhos e mais dores. Com mais amargos de boca e menos centelhas de fulgor (até literário) que todos lhe conheciam.Era o José Mário, sim, mas noutra dimensão. Na dimensão de quem subiu a escada íngreme da vida e da profissão-missão. E quando chegou lá mais acima, estava só. Pensava... que estava só.

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Ler e contar . 19

*Amigos para sempre reuniram-se na hora da despedida...

E, no entanto, ele continuou! O “Senso” pode dizê-lo. A CIRV Radio também. A Televisão – na Global ou na FPTV – também o dirão. E o seu livro de Poemas feito... também é disso prova.Mais maduro, mais trabalhado, mais gente... estava agora a ganhar de novo as esporas de cavaleiro andante que nós temos de ser por cá, vezes sem conta. No salão grande do grande Centro Cultural Português de Mississauga, onde estiveram reunidas umas 150 pessoas que quase só foram avisadas, boca-a-boca... vimos-lhe as lágrimas. Sentimos-lhe as lágrimas. É que havia por ali muitos amigos, muitos admiradores.

Mas estava também por ali o filho. O Márinho ia levá-lo para Portugal. Ele e a Zezinham sua irmã, entendfiam que era chegada a hora da reforma junto dos filhos e netos... que o estimam. A Zezinha e o Marinho roubaram-no, afinal, a esta comunidade que tanto lhe quer.Ai Màrinho, Màrinho...! Isto não se faz a uma comunidade como a nossa! Ai Màrinho, Màrinho... vais ver que lhe vai faltar o cheiro bom do Lago Ontario. Vai fazer-lhe falta o “bruá” gritante de uma comunidade como a nossa. Até lhe vai tirar a possibilidade de fazer mais versos para os nossos artistas cantarem. Vai fazer-lhe falta pegar nos cornos do touro – que às vezes assim é... – de um programa de TV... na Global ou na FPTV e andar com ele para a frente. O Frank Alvarez era capaz de contar melhor do que eu tudo isto... e a mágoa de o ver partir. Mas eu vi, eu senti! José Mário, o “Menino Grande” da nossa terra, às vezes madrasta, vai fazer muita falta. E eu que o dioga... já que, vez por outra, aprendi com ele a contar determinadas histórias.Ai José Mário Coelho... quando é que voltas?!

camaradagem, no melhor sentido do termo.

Depois... estiveram lá muitos dos colegas do José Mário. Que souberam, à

Coelho o muito que ele já fez por esta comunidade que o não esquece.

O ministro Charles Sousa – e deve ter feito sacrifícios,

última hora, que ele vai para Portugal, onde, segundo o filho, gozará na companhia da família a reforma que, entretanto, o José Mário assumiu.

Vimos gente de todas as condições sociais. E mais

para isso, já que o seu trabalho por agora não é fácil, não! – também lá esteve. A levar o seu abraço. E a testemunhar o apreço que tem pelo José Mário. O mesmo para Ana Bailão, da Câmara Municipal. O mesmo para muitos

haveria se tivesse havido oportunidade de preparar a festa com tempo. E era uma festa pura e simplesmente de convívio. Sem outros objectivos, que não fossem agradecer ao José Mário

elementos da Associação dos Ex-Combatentes, de que ele até já foi presidente, e que lhe levaram uma fotografia emoldurada de quando ele próprio esteve na inauguração do monumento aos combatentes.

Nesse aspecto, interessante foi também os CDs que Tony Melo lhe levou. Eram CDs com canções que foram interpretadas com letras suas. Já tinham sido prometidos, há tempos, e foram agora entregues.

Palavras? Quase não houve. Frank Alvarez com meia dúzia de palavras. O mesmo

para Jack Prazeres. Palavras de simpatia. Palavras que eram, afinal, o esboço das palavras que todos iam levar àquele colega que agora se vai deslocar para Portugal.

ABC também lá esteve. O nosso Director fez questão de o abraçar, lembrando que, afinal, ainda precisamos dele por cá. Fez mesmo questão

de fazer um interessante artigo que deixamos nesta mesma página. Um artigo que já leu, de resto, em CIRV Radio. Mas e verdade é que em ABC... todos gostam e admiram o José Mário Coelho. Do mais pequeno ao maior... todos reconhecem em José Mário um camarada a sério, no melhor sentido do termo.

Na camisola que lhe foi entregue... ficaram as assinaturas de muitos dos presentes nesta festa de homenagem... que ele próprio quererá que seja apenas de convívio. Sim, porque todos nós acreditamos que ela voltará em breve. Um abraço.

Page 20: ABC N 211 - PACK

Paulo Alves – Carlos Moreira

O que muda na F1 em 2015

A marca britânica aproveitou o festival de velocidade para revelar o protótipo DP-100 Vision Gran Turismo.O carro desenvolvido dentro da casa de Gaydon estará disponível para download no próximo mês, mas já pode ser visto, ao vivo, durante o festival de velocidade de Goodwood. A Aston Martin junta-se assim a outras marcas que também apresentaram projetos específicos para o jogo da Playstation 3, Gran Turismo 6. A equipa liderada pelo diretor de design, Marek Reichman, foi responsável por desenha o DP-100 Vision Gran Turismo a partir do zero.Ao longo de seis meses a equipa de designers e engenheiros construiu um protótipo digital (daí o nome DP) que prima não só pela aparência mas também pela mecânica evoluída. O modelo é animado por um motor V12 de colocação central que debita 811 cavalos. O DP-100 foi criado usando as mesmas técnicas que são usadas no desenvolvimento dos carros desportivos da Aston Martin.

O presidente da Polyphony Digital Inc. e criador da série Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, admite ter ficado surpreendido com o protótipo, que é o primeiro carro na história da marca a usar um motor de colocação central. “Ali estava à minha frente um Aston Martin do futuro, e era tão detalhado que podia ser lançado no mercado assim como estava”.

Já a proposta de proibir mantas para o aquecimento dos pneus em 2015, foi anulada, no entanto, serão revistos os tamanhos das rodas e pneus no futuro. Outras das alterações regulamentares prendem-se com o horário de ‘recolher dos pilotos’ nas sextas-feiras de GP, o qual será alargado das 18h00 para as 19h00, em 2015, cifrando-se nas 20h00, em 2016. O regulamento face ao desenho dos monolugares também irá sofrer alterações, com o objetivo de por termo ao controverso ‘nariz’, tornando-os mais atrativos e também com o objetivo de aumentar a segurança nas corridas. Os monolugares irão ter também voltar a ter fundos planos de titânio, o que irá marcar o regresso das espetaculares ‘faíscas’, algo que já foi testado no GP da Áustria por Kimi Raikonen e Nico Rosberg.

O próximo modelo, previsto para 2016, poderá ser baseado na mesma plataforma do Cadillac CTS e adotar um motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros.

O model year 2015 será o último ano da quinta geração do Chevrolet Camaro (na imagem). De acordo com a Automobile Magazine, com a chegada do modelo de 2016, o carro será baseado numa versão longa da plataforma do Cadillac CTS, que pertence igualmente ao grupo General Motors. Graças a isso, o Camaro (que, ao contrário de outros modelos “mais pequenos” da Chevrolet, continuará a estar disponível na Europa) terá uma distância entre eixos de 2910 mm, mais 58 mm que o atual modelo. As mudanças também serão responsáveis por tornar o carro mais leve. Na motorização poderá adotar um bloco de quatro cilindros com 2,0 litros de capacidade. No Cadillac CTS, este mesmo motor produz 276 cavalos e 399 Nm de binário.

Já por fora, as informações divergem. A Automobile Magazine diz que o carro terá um design retro, semelhante à segunda geração do Camaro (1970-81). O site WorldCarFans indica que várias informações mostram que o carro não será muito diferente do que podemos ver hoje nas ruas (na imagem), sendo apenas um Camaro ligeiramente modificado.

Teve lugar esta semana, em Munique, a reunião do Conselho Mundial da FIA, na qual foram aprovados várias propostas com o intuito de aumentarem o espectáculo na Fórmula 1, e que significam a mudança de algumas regras para a temporada de 2015. Entre as principais alterações, destaque para o recomeço das corridas passar a ser feito com nova partida, após a entrada do safety car em pista. Esta situação só não acontecerá se a paragem acontecer até duas voltas após o início ou reinício da corrida ou o Grande Prémio estiver a menos de cinco voltas do seu término. Redução do número de motores permitidos a cada piloto por temporada, passando de cinco para quatro, – mantendo os cinco apenas se o calendário aumentar para 20 o número de corridas da temporada. Caso um piloto substitua integralmente sua unidade motriz tem como penalização partir do último lugar da grelha. Em prol da redução de custos, a FIA irá restringir a 65 horas semanais a possibilidade de as equipas testarem nos túneis de vento, face à 80 atuais. Nos fins de semana, a redução é de 30 para 25. Por outro lado, as equipas poderão usar os túneis de vento em dois períodos num mesmo dia, em vez da medida em vigor, que os limita a um único. Já os CFD (Computational fluid dynamics) passam de 30 teraflops (unidade de medida) para 25. Quanto aos testes da pré-temporada de 2015, serão três de quatro dias, realizados unicamente na Europa. Este número irá diminuir em 2016, registando-se apenas dois testes de quatro dias. Durante a época haverá ainda dois testes de dois dias, com metade do tempo destinado aos jovens pilotos.

Aston Martin DP-100 passa do digital para Goodwood

As reacções dos pilotos na F1 ao recomeço com ‘novas partidas’Esta semana foi aprovado pelo Concelho Mundial da FIA o recomeço das corridas na Fórmula 1, com novos arranques, isto após os períodos de entrada em pista do safety car. O objetivo passa por aumentar a espetacularidade em cada prova. Das alterações que o regulamento irá sofrer para a temporada de 2015, esta é a que está a gerar maior controvérsia.Das opiniões conhecidas parte dos pilotos é praticamente consensual o seu descontentamento face à medida a entrar em vigor.“ Percebo que a partida seja um dos períodos mais entusiasmantes para os fãs, mas parece-me uma medida muito extrema e espero que não seja concretizada. (…) Neste momento, a minha opinião é de que as coisas devem ficar como estão”, explica o actual líder do campeonato, Nico Rosberg.O piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo, partilha o pensamento do alemão: “Penso que talvez seja um bocadinho mais entusiasmante porque existe um bocadinho mais de variabilidade com o recomeço das corridas através de novas partidas. Mas, para mim, isso é demasiado artificial porque se lideramos com 10s de vantagem e o safety car entra em pista, acabamos por perder a vantagem que construímos. “ O australiano acrescenta ainda: “Se tens uma nova partida, a possibilidade de não teres um bom arranque é bastante elevada, por isso podemos cair de primeiro para quarto. (…) Para os espectadores seria melhor terem recomeços com novas partidas, mas isso provavelmente não é a melhor ideia.”Já o britânico Lewis Hamilton lembra a disparidade que naturalmente existe entre quem decide e quem corre: “É impossível para nós dizer como isto é para quem gere a administra a F1 . Nós não somos administradores e não estamos sentados durante as corridas para saber como são.

E é impossível para eles, nos gabinetes, verem como são as coisas para nós dentro dos carros. Devemos definitivamente tentar e trabalhar juntos. Eles estão sempre a aparecer com boas ideias, às vezes elas funcionam, às vezes não”, concluiu o piloto da Mercedes.Do lote de pilotos, apenas Fernando Alonso se mostrou indiferente face às opções em análise. “Penso que nenhuma me faz diferença, penso eu. Não tenho qualquer preferência”, afirma o espanhol. De referir que o recomeço através de novas partidas só não acontecerá quando a paragem acontecer até duas voltas após o início ou reinício da corrida, ou o Grande Prémio estiver a menos de cinco voltas do seu final.

Chevrolet prepara sexta geração do Camaro

30 Junho 201420 . Automobilismo

Page 21: ABC N 211 - PACK

Escola de Santo António com um projecto piloto que…voou

Guida Micael - ABC

personalidade desde pequenas. Mostram tambem que têm de aprender a ter responsabilidade pelos seus actos e respeito por tudo e todos. Criancas neste programa desenvolvem uma identificação propria em exploramentos individuais com suporte de professores. Exploração, independência, reconhecimento de tudo o que nos rodeia, responsabilidade, tudo isto faz parte do ensino escolar neste programa que ainda é pequenino mas que vai crescer e tornar-se numa grande estrutura na vida de todos aqueles envolvidos.

Todos têm lugarProfessores e Educadores de Infancia fazem uma grande parte deste programa. Colaborando juntos não só em suas classes individuais mas tambem como uma equipa com um proposito, de dar aqueles mais pequenos o beneficio de uma educação onde podem ser seus proprios individuos.

E é assim que Sandra Linhares e Mario Mancuso, Mercedes Alvarez e Vanessa Da Silva, Anna Smieja e Katarina Blasko trabalham com o grande apoio de sua Administradora/Principal Beverly Pavan. Trabalham colaborativemente com um só proposito, para providenciar a melhor educação possivel aos mais pequenos. Mas sem a ajuda dos patrocinadores não teria sido possivel fazer tudo isto. Eco Mini Bins fez grande parte deste projeto com o maior donativo. Tambem fazem parte dessa lista os seguintes: Home Depot, Flowers and Twigs, Sobeys, Walmart, Fiesta Farms, Braund Supergraving Co. e City Wide Lawn Care.

Deixamos a todos os membros da equipa de Early Learning Program e todos os patrocinadores um grande obrigado pelo empenho que mostram todos os dias na sua profissão.

Uma refeição ligeira à nossa maneira?Uma refeição mais sofisticada?

- Temos de tudoe a todas as horas!

VENHAPROVARAS NOSSASREFEIÇÕES!Take-Out também337 Oakwood Ave.

BAKERYJACK’S

24/7

A Oakwood mais Portuguesa!

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Ainda a tempo . 21

A equipa do Early Learning Program jamais pensava que tal plano, com apoio de todos os pais, fosse ter o resultado que teve. Com esperanças do plano ser completado em 2016, tempo este que podia dar para planear, mas… tudo mudou quando donativos apareceram de repente junto com trabalho voluntario pela parte de muitos pais. Trabalho este que fez uma grande parte do desenvolvimento deste plano. Foi então assim que um simples sonho se tornou realidade em menos de seis meses.

A ideia veio de longe O programa de Full Day Kindergarten é baseado nos estudos e filosofia do programa Emilia Reggio que foi desnvolvido na Italia depois da segunda Guerra mundial. A verdade é que, após um evento tragico como esse todos

acreditavam que as criancas precisavam de um método de ensino diferente. Chegaram à conclusão de que, mantendo as criancas ocupadas, ajuda-as a envolverem-se em atividades onde podem explorar a natureza e tudo o que faz parte dela. Fazendo eles proprios estudar suas proprias conclusões.

Estudos mostram que as criancas têm a respectiva

Com o programa de Kindergaten presentemente em tempo de full-time... muitos perguntam qual o beneficio deste programa? Porquê mudar um programa que foi incorporado no nosso Sistema Escolar há tantos anos? - Estudos mostram que as crianças beneficiam mais quando estão na escola a tempo inteiro, com as vantagens a serem maiores.

A escola de Santo António sempre tem sido considerada por muitos na profissão de ensino como uma escola modelo e este ano não houve exceção. Com o programa de Full day Kindergarten já em existencia há quatro anos, a equipa de Early Learning Program escolar marcou mais uma vez o seu lugar na importância de ensinar aqueles de palmo e meio...

Tudo começou com a idea de providenciar aos mais pequenos uma área de exploração e mostrar os beneficios que o ar fresco lhes pode dar junto com do estudo da mãe natureza.

Page 22: ABC N 211 - PACK

do PAEF ascendeu, até maio, a -959.1 milhões de euros (M€), um défice inferior ao observado em igual período do ano passado (-1 590.2 M€). Esta dinâmica favorável face ao período homólogo (representa apenas cerca de 60% do défice de há um ano atrás) viu-se ademais melhorada quando comparado com os resultados para os 4 primeiros meses do ano, período para o qual o défice (-2 210.2 M€) havia representado cerca de 92% do observado no período homólogo. Estes primeiros números de execução orçamental continuam a dar boas indicações para o cumprimento da meta do défice orçamental para 2014 – a anualização deste défice permite cumprir a meta de 4.0% com alguma folga –, a qual continuará também a beneficiar de uma melhor execução orçamental em 2013. Com efeito, o facto de a execução orçamental de 2013 ter-se revelado mais favorável do que o anteriormente admitido (défice orçamental cifrou-se em 4.9%, abaixo da meta de 5.5% e dos 5.9% que foram admitidos em out-13 pelo Governo, no OE 2014) também já tinha vindo a traçar melhores perspetivas para o cumprimento do défice de 2014, num contexto em que o cenário macroeconómico de base para o OE-2014 passou a ser considerado um pouco pessimista, sobretudo atendendo ao desempenho da economia a partir do 2ºT2013 e mesmo considerando a queda de 0.6% no 1ºT2014 (a qual se antevê pontual e completamente reversível no 2ºT2014) – o nosso cenário de crescimento económico para 2014 continua a ser de 1.2%, mais favorável do que o admitido pelo Governo

no OE 2014 (+0.8%) e agora em linha com o que passou a ser admitido pelo Governo, no âmbito do DEO 2014-18.No entanto, esta maior folga orçamental não deverá permitir aliviar as medidas de austeridade anunciadas, já que parte do resultado de 2013 foi obtido através de medidas extraordinárias, nomeadamente por meio do regime excecional de regularização de dívidas fiscais e à Segurança Social. Refira-se, além do mais, a revisão em baixa do impacto das medidas de consolidação orçamental a concretizar este ano, que, segundo refere o Governo no DEO 2014-2018, terá um impacto na redução do défice de 2.1% do PIB, ligeiramente inferior aos 2.3% que tinham sido avançados no OE 2014, resultando esta diminuição dos ajustamentos efetuados às medidas, decorrentes das alterações efetuadas às que estavam constantes na Proposta de OE 2014. Acrescem os recentes (30-mai) chumbos do TC a três normas do OE 2014 – foram declarados inconstitucionais os novos cortes salariais previstos no OE 2014, os cortes nas pensões de sobrevivência e nos subsídios de desemprego e doença –, que obrigam o Governo a encontrar medidas alternativas para cumprir os objetivos orçamentais para este ano, com toda a incerteza (ao nível do impacto macroeconómico e orçamental) que daí advém.

José Miguel Moreira ([email protected])

Comentário Semanal de Economia e Mercados – Semana de 23 a 27 de junho Economia portuguesa

Há um adágio que diz, “o dinheiro não é de quem o ganha... mas sim de quem o sabe administrar!” Esta é uma real e pura verdade! Há pessoas a ganharem grandes salários e, contudo, o dinheiro não lhes chega para tapar as brechas do seu orçamento. Assim, têm que recorrer ao crédito e empréstimos, começando desde logo a sua instabilidade financeira, a base dos grandes problemas. Outros há, com ordenados modestos, ou mesmo mínimos, mas sabem controlar as despesas e as coisas correm dentro da normalidade, sem contraírem dívidas, tudo rolando normal, tal como a pêndula de um relógio. Isto, dando até a ideia que o dinheiro se reproduz! E tudo isto porquê? Pela inteligente administração, reconhecendo que não se pode gastar além daquilo que há! E tal como diz o provérbio:- “o dinheiro é de quem o sabe poupar!”

Claro, se eu fosse um homem de negócios e tivesse que procurar um gestor para administrar os meus bens, escolheria o que sabe ser orientado. Mas, neste caso, como se não conhecem as suas qualidades de gerir, temos que jogar à sorte! Quando já conhecidos e com provas que nada têm feito em nosso favor, esta é altura de escolher outros, sem qualquer hesitação. Com certeza que pior não fica!

O orçamento Municipal aumenta a cada ano, com um total acima de nove biliões de dólares. Isto para administrar uma cidade com cerca de três milhões de habitantes. Um orçamento superior a muitos países, com mais do dobro da população. Quer isto dizer, que há aqui muito dinheiro para esbanjar... mas também muitos milhões, que se podem poupar! A maioria dos vereadores da cidade não são gestores, mas também não é preciso serem, para haver uma boa gestão. Era apenas preciso serem honestos, conscenciosos e saberem negociar contratos, que é onde mais dinheiro se perde! Dezenas e dezenas... ou talvez centenas de milhões, que se poupariam, se houvesse pessoas qualificadas, de acordo com o lugar que ocupam.

Fui funcionário Municipal por vários anos, tendo trabalhado em vários departamentos, estou cônscio dos muitos dinheiros mal gastos, que podiam ser evitados! Presenciei tanta coisa referente a gastos desnecessários, que era de partir o coração. Em especial para quem compreenda que aquele é o seu dinheiro, que está sendo deitado fora.

De tantas coisa que observei... vou relatar duas, as que mais me chocaram. A 1-ª Em certos departamentos, quase havia mais supervisores que operários. Num desses onde trabalhei, havia acima de cem, para cerca de trezentos operários! Em companhias privadas, o máximo seriam três para igual número de trabalhadores! Num dos outros departamentos era mais ou menos a mesma percentagem! Só aqui, vejam quanto dinheiro era esbanjado! Um outro caso, foi numa estação das águas, quando ali trabalhei por algumas semanas numa reconstrução. Depois de se fazerem cálculos e medições, o engenheiro deu ordem para iniciar o trabalho. Uma semana depois de concluído, vem um segundo engenheiro com novas medições, manda destruir tudo e depois fazer de novo!

Mas, como não há uma sem duas, nem duas sem três, duas semanas depois vem o primitivo engenheiro e reprova o trabalho do colega, mandando destruír tudo, para voltar a fazer de novo! Isto, mais me pareceu uma brincadeira de crianças, que um trabalho de engenharia. Pelo tamanho da obra, não se perderam milhões... mas muitos milhares! Se houvesse uma boa gestão, com controlo a rigor, feito por pessoa competentes, não se veriam tantas coisas destas.

------------------------------------------------------------------O meu próximo artigo: ASSIM... NÃO AGUENTAREMOS AS NOSSAS CASAS!

* Contas nacionais mostraram um défice orçamental de 6.0% do PIB no 1ºT2014, ainda acima da meta anual de 4.0%, mas representando uma considerável melhoria face ao défice do período homólogo (-10.0%) e com os dados ajustados de sazonalidade e permitirem concluir que a manutenção nos atuais níveis até final do ano permitiria cumprir a meta do défice de 4.0% para o total do ano, e com alguma folga, um cenário que, para já, continua a ser corroborado pelos dados mensais da execução orçamental divulgados pela DGO e já disponíveis para parte do 2ºT2014…

Na semana passada foram conhecidas as contas nacionais trimestrais por setor institucional referentes ao 1ºT2014, que mostram que a economia registou uma capacidade de financiamento de 1.7% do PIB no ano acabado no 1ºT2014, o que compara um pouco desfavoravelmente com a capacidade de financiamento de 1.9% observada no ano acabado no 4ºT2013 (ou seja, em 2013), tendo nos 6 últimos períodos trimestrais (anos acabados em cada trimestre) registado os únicos saldos positivos da atual série de contas nacionais (disponível desde 1995). Esta evolução deveu-se essencialmente à redução do saldo externo de bens e serviços, tendo as importações aumentado 1.5%, o que mais que compensou o crescimento de 0.6% das exportações. Por setor institucional, este comportamento esteve associado a uma diminuição da capacidade de financiamento das famílias (de +6.8% para +6.1%) e das sociedades financeiras (de +2.3% para +2.0%), bem como a um aumento das necessidades de financiamento das sociedades não financeiras (de -2.3% para -2.4%), que mais do que compensou a redução das necessidades de financiamento das administrações públicas (de -5.0% para -4.0%).Centrando-nos na informação sobre as administrações públicas (AP), que continua naturalmente a atrair mais as atenções, a referida diminuição do défice das AP para 4.0% do PIB – um mínimo desde os 3.9% do PIB observados no 3ºT2012 – esteve associado a um aumento das receitas e a uma diminuição das despesas. Segundo estes dados agora divulgados pelo INE, na ótica da contabilidade nacional, a que é relevante para efeitos de reporte a Bruxelas, e tomando como referência valores trimestrais e não o ano acabado no trimestre, o défice orçamental atingiu os 2 389 milhões de euros (M€) no 1ºT2014, o que equivale a 6.0% do PIB. Trata-se de um valor que se encontra ainda acima da meta de défice de 4.0% definida pela troika para todo o ano de 2014, mas representando uma considerável melhoria face ao défice contabilizado no período homólogo, quando se cifrou em 3 925 M€ (equivalente a -10.0% do PIB). Note-se que estes dados são bastante afetados pela sazonalidade, sendo que, quando ajustado deste efeito, constata-se que a manutenção nos atuais níveis até final do ano – um cenário algo conservador, atendendo designadamente às perspetivas de melhoria da atividade económica nos restantes trimestres do ano, depois da pontual contração de 0.6% do PIB no 1ºT2014 – permitiria cumprir a meta do défice de 4.0% para o total do ano, e com alguma folga, um cenário que, para já, continua a ser corroborado pelos dados mensais da execução orçamental divulgados pela DGO e já disponíveis para parte do 2ºT2014. Com efeito, segundo os dados divulgados pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), o saldo provisório das administrações públicas relevante para efeitos de aferição do cumprimento

A razão de se pagar tantas taxas! António

dos Santos Vicente

30 Junho 201422 . Ainda a tempoParceria ABC/MontePio

Page 23: ABC N 211 - PACK

Clubes e AssociaçõesCASA DO ALENTEJO - Domingo, 6 de Julho,

Piquenique da Casa do Alentejo no Fogolars Country Club (Fort Line & Lowerbase Line, Oakville). 19 e 20 de Julho:

Piquenique Paluca no Canadian Madeira Park. CASA DA MADEIRA - 5 e 6 de Julho, Festa do Emigrante e Dia da Madeira no Madeira Park.

Informações, 416-604-4075 ou 416-846-4075.

CASA DOS POVEIROS – Sábado, 5 de Julho, tradicional Festa de S.Pedro, Arraial no Estacionamento da Caldense

(Dupont/Symington). Sardinhas/Bifanas/Caldo Verde, Música/Mangericos e muita diversão! Entrada grátis. Para

mais informação, contatar 416-457-1890 ou 416-871-7334.

AÇORES – FETEIRAS (PIQUENIQUE) - Sábado, 5 de Julho, Piquenique com início às 10h30 no 4800 Teston

Rd, Vaughan, com música e refeição. Presença de Carlos César. Missa às 12h00 em memória do padre José Pires.

Informações: www.feteiras.ca

PORTUGUESE CULTURAL CLUB OF VAUGHAN – Domingo, 13 de Julho, Segundo Piquenique Anual, no Cold Creek Conservation Park (HWY 27 and King Rd in King Township). O parquet estará aberto a partir das 8:30am. Haverá sardinhas e pão de milho, música,

jogos e actuações de vários ranchos folclóricos. Para mais infornmações, contacte Valter Ferreira,

pelo 416-319-7545.

Picadas de insectos Por: Antonio Custodio Barros(NhP 7132)

OFERTAS DE EMPREGO...-Empregado de mesa com experiência e ajudante de cozinha.

416-276-6527.

-Homem para manutenção de edificio residencial, incluindo jardinagem e outros. Manuel Ferreira. 416-880-3857.

-Técnico de computadores, para reparações mínimas, com chance de entrar para a secção técnica, dependendo das

habilitações. 905-501-0099. Ext. 116.

-Instalador de marmore e cerâmica, com experiência. Contactar Joe. 416-822-1969.

-Empregados para trabalhos com cimento, com experiência. 1-289-684-4091.

-Empregado para fábrica de móveis de cozinha, com o mínimo de 5 anos de experiência. Contactar Jorge. 647-

504-4315.

-Empregados com experiência, para companhia de telhados. 416-822-4122.

-Padeiro com experiência. Contactar Joe. 416-533-6461.

-Instalador de cerâmica e marmore. Contactar Paulo. 416-725-6199.

Quer experimentaruma carreira de

Relações Públicas como nosso Jornal?

416 995-9904 ou 416 828-6568

Tel. 416 533-8907Não existe qualquer dúvida que o Verão traz o calor tão desejado mas também acarreta indesejáveis situações como as lesões provocadas pelas picadas de insectos que abundam e espreitam a altura mais conveniente de morder o incauto que passeia ou descansa no jardim aproveitando a brisa que corre afastando o calor.As picadas dos insectos quer sejam mosquitos, moscas , melgas, etc., podem causar doenças por vezes graves obrigando a internamento e cuidados de saúde específicos, onerosos e que obrigam a afastamento do trabalho, mas mais frequentemente originam lesões que provocam comichão , inchaço, infecções secundárias devido ao acto de coçar, pois as unhas estão sempre contaminadas com. Bactérias, fungos e vírus. Também outras lesões podem Acontecer tal como: fissuras, hiperqueratose e muitas outras situações. Os cuidados a ter consistem no uso de repelentes de insectos sem corantes, conservantes e tóxicos. Use no creme de corpo uma ou duas gotas de tea trea oil e lavanda, este cuidado afasta a maioria dos insectos. Também a massagem com álcool canforado na pele além de desinfectar a pele, afasta os insectos . Quando o dano está feito pode desinfectar e aplicar calêndula, aloé, camomila entre muitos outros produtos. Seja prudente, não arrisque proteja-se para evitar dissabores.

Uma boa semana

PRECISA-SEPADEIRO

COM EXPERIÊNCIATel. 416 651 1780

Vantagens do Xaropede Seiva Natural

O Xarope de Seiva Original permite:Desintoxicar*Acção Drenante* Acção Diurética* Acção Anti-Toxinas Reduzir eficazmente o peso* Acção Lipolítica* Acção Anti-Gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso*Acção Anti-Retenção de líquidos* Acção Anti-Celulítica.

Promover Bem-Estar* Acção Auto-Regenerante* Acção de Auto-regulação* Acção Estimulante*Acção Tonificante* Obtenção de um aspecto mais juvenil*Obtenção de maior elasticidade do Corpo.

Esta dieta não se destina apenas ao emagrecimento mas também para desintoxicar o organismo, promovendo oseu bem-estar. A cura com xarope de Seiva e sumo de limão é um meio eficaz para desintoxicar o organismo sefor feito de acordo com as instruções correctas (aconselhamos a leitura do livro “A cura com sumo de limão” de

K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vários casos que uma alteração de umingrediente pode provocar efeitos indesejáveis. O uso de produtos de imitação (por vezes contendo

conservantes e/ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

FLORA UNIVERSAL / Lagoa Azul1227 Dundas St. W. - Toronto - M6J 1X6 Tel.: (416) 533-8907 - Fax (416) 533-5324 / Email:[email protected] - www.florauniversal.com

Castle Auto Collisionprocura um Preparador

de automóvel para pintura e Detalhador de Automóvel.

Preferimos candidatos com experiência

Para marcar uma entrevista liga para Jeanette 416-789-4179 ou envie seu

currículo para [email protected]

Vantagens do Xarope de Seiva Natural vs Seivas Concorrentes:

Receita OriginalO processo de fabrico continua a seguira receita concebida pelo criador da Cura com Sumo de Limão.Mistura de 2 Tipos de SeivaSeiva de Palma - Rica em potássio e sódioSeiva de Ácer – Rica em manganês e zinco.Seivas de Grau C+O grau mais rico em cálcio, zinco, manganês e ferro.Tecnologia de “Hot-Filling’’Embalada a quente não necessitando por isso de conservantes.Sem aditivos químicos - 100% natural, sem corantes nem conservantes

30 Junho 2014 30 Junho 2014 Coisas e loisas . 23

Page 24: ABC N 211 - PACK