abc da agricultura familiar -...

11
ABC da Agricultura Familiar Formas de garantir água nas secas 2 Barragens, cacimbas e poços amazonas Barragens, cacimbas e poços 2004 FL- 15651 1111111//111//111//11/111/111111111111///1111111//11//111//111//1/111/111/1 31778-1

Upload: vokhuong

Post on 24-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ABC da Agricultura FamiliarFormas de garantir água nas secas 2

Barragens, cacimbase poços amazonas

Barragens, cacimbas e poços2004 FL- 15651

1111111//111//111//11/111/111111111111///1111111//11//111//111//1/111/111/131778-1

Apresentação

o lançamento da série ABC da Agricultura Familiarrepresenta uma contribuição da Embrapa aos programassociais do governo. As cartilhas foram criadas pela EmbrapaInformação Tecnológica com o objetivo primordial de apoiaro esforço das famílias beneficiadas pelo programa FomeZero para melhorar sua alimentação. Apresentamorientações tecnológicas simplificadas para aumentar aprodução de alimentos nos quintais e em pequenas áreas,particularmente no Semi-Árido nordestino. As instruçõessão baseadas em publicações da Embrapa, de outrasorganizações de pesquisa agropecuária, do Sistema deExtensão e de organizações não governamentais.

Ao apresentar esse novo produto, esperamos estardemonstrando o empenho de nossa instituição em contribuirpara a melhora da qualidade de vida de todas as camadassociais da população brasileira.

Brasília, maio de 2004

Clayton CampanholaDiretor-Presidente da Embrapa

Barragens, cacimbas e poços amazonas IGuardando águapara usar na seca

Durante o tempo das chuvas, uma propriedaderural, mesmo no sertão, recebe uma boaquantidade de água de chuva. Se fosse possível,de alguma forma, coletar toda a água de umachuva de 50 milímetros que caia em uma tarefade terra, o resultado seria 150 mil litros de água.Este volume de água é suficiente para encher 30carros-pipa!

Por meio da coleta e do armazenamento de partedas águas que caem nos 3 ou 4 meses de chuvasno sertão, as famílias podem conseguir água nãosó para beber como também para os animais epara as plantações, que deverá ser usadaduranteo restante do ano, período em que não chove.

Barragens, cacimbas, poços amazonas,cisternas,barragens subterrâneas, captação direta no péda planta e poços tubulares são as formasprincipais de coletar e armazenar a águada chuva.

5

ABC da Agricultura Familiar

BarragensA barragem é o tipo mais comum de obra que sefaz no Sertão para segurar a água das chuvasque corre nos rios, riachos ou córregos. Trata-sede acumular a água por meio da construção deuma parede de terra ou de alvenaria que barra apassagem das águas.

No Sertão, as barragens são conhecidas pordiversos nomes, como barreiros, açudecos, açudese represas. Dependendo do tamanho, pode seruma obra fácil de construir; pode ser feita comtrator, com animais ou mesmo com a mão.

As águas da barragem são usadas principalmentepara consumo humano e animal. Dependendo daquantidade de água armazenada e da sua situação(se é um ano de boas chuvas ou não, por exemplo)podem também ser usadas para pequena irrigaçãoou para criação de peixes (piscicultura).

Mas a barragem também tem suas desvantagens.E uma reserva de água aberta, o que causa altasperdas por evaporação e, assim, apresenta riscosde salinização das águas.

Além disso, as águas armazenadas podem serfacilmente contaminadas. Quase sempre,os animais entram na barragem para beber e

6

Barragens. cacimbas e poços amazonas

contaminam a água com urina e fezes. Uma formade reduzir os riscos de contaminação das águas éimpedir a entrada de animais com cercas ecanalizar a água para bebedouros um poucoafastados.

7

ABC da Agricultura Familiar

CacimbasQuando ocorrem chuvas mais fortes, formam-secorrentezas nos riachos e nos terrenos debaixadas da propriedade. Essas correntezaspodem durar dias, semanas e às vezes meses.Durante essas correntezas, parte desta águaqueestá correndo se infiltra no solo e ali se acumula.

A quantidade de água infiltrada no solo vaidepender de quanto tempo durou a correnteza.E assim que os lençóis de águase formam debaixoda terra. São as chamadas águas subterrâneas,que podem estar a diferentes profundidades, adepender do tipo de solo.

Para aproveitar essas águas subterrâneas queestão próximas da superfície do solo é que secavam as cacimbas. Cacimba é a maneira maissimples e mais antiga de usar as águassubterrâneas.

A cacimba é uma escavação rasa, feita no leitoprincipal de rios e riachos temporários. No Sertão,a cacimbaé umrecurso muito usadopelas famíliasdos agricultores. Ela garante água na estiagem,principalmente para os animais.

8

Barragens. cacimbas e poços amazonas

~ cacimba também é conhecida como olho d' água.A medida que o período seco vai se prolongando,mais fundo fica o buraco. No período das chuvas,a cacimba fica aterrada pela areia trazida pelaságuas da chuva.

Animais bebendo na cacimba

Cacimba, fonte de água importante duranteo período de seca no sertão, principalmentepara os animais.

9

ABC da Agricultura Familiar

Poços amazonas9 poço amazonas é bastante usado ~o Sertão.E também chamado de cacimbão. E um poçoarredondado, de 4 até 10 metros de fundura emais ou menos 3 metros de largura.

Poço amazonas, outra alternativa para captar e armazenar água

o pOÇOamazonas é construído com o auxílio deenxadas, enxadecos, pás ~ picaretas. Não precisade máquinaspara cavar. E cavado em terrenos debaixios. A sua finalidade é aproveitar a água queestá naterra mais rasa. Estes terrenos de baixiossão chamados aluviões e ficam perto dos leitosdos rios e riachos.

10

Barragens, cacimbas e poços amazonas

A parede do poço amazonas é construída comtijolos ou anéis de cimento, deixando semprealgumasbrechas para quea águamine para dentrodo poço. O fundo do poço não precisa sercimentado, o que facilita a minação da água.

Um poço amazonas pode abastecer umapropriedade rural ou pequenas comunidades,principalmente se a águafor usadasó para beber.Para que a água do poço esteja sempre limpa epara evitar acidentes com crianças, é precisocolocar umatampa de madeira, de zinco ou mesmode concreto.

11

ABC da Agricultura Familiar

" ' . -Atençãol

Para outras informações e esclarecimentosprocure um técnico da Extensão Rural, daEmbrapa, da Prefeitura ou de algumaorganização de assistência aos agricultores.

Forme uma associação com seus vizinhos

• A união faz a força!• Quando você se associa com os outros membrosde sua comunidade, fica mais fácil conseguir ascoisas.• Fica mais fácil procurar as autoridades e pediro apoio que necessitamos para os projetos.• Fica mais fácil obter crédito para melhorar suaprodução e sua casa.• Os associados podem vender sua produçãojuntos.,• E possível comprar máquinas e aparelhos emconjunto - uma bomba d'água, por exemplo (cadafamília ajuda com uma parte do custo).• Os associados podem organizar mutirões.• A associação pode organizar uma pequenafarmácia com remédios e suplementos para osanimais.• Procure o Comitê Local do FomeZero para ajudana organização da Associação.

12

Elaboração da cartilha: Eng. Agr. Everaldo Rocha Porto, PhD;Eng. Agrícola Luiza Teixeira de Lima Brito, D. Sc; Eng. Agr. JoséBarbosa dos Anjos, M. Se; Eng. Agr. Maria Sônia Lopes da Silva, D. Se- Embrapa Semi-Árido

Equipe Editorial: Méd. Veto Clovis Guimarães Filho, Profa. MilenaAmbrosio Telles, Engs. Agrs. Raul Colvara Rosinha e Roberto VieenteCobbe - CW Produções Ltda.

Foto da pág.7 e ilustração da pág.l0: Equipe de elaboração daeartilha.