a voz de pedro nº 62

6
Belo Horizonte - ANO VI - Nº 62 - janeiro - 2012 A VOZ DE PEDRO Boletim Informativo da Paróquia São Pedro Apóstolo Feliz Natal! Feliz 2012!

Upload: paroquia-sao-pedro-apostolo

Post on 28-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

A Voz de Pedro nº 62 do mês de Dezembro 2011 Especial de Natal

TRANSCRIPT

Belo Horizonte - ANO VI - Nº 62 - janeiro - 2012

A VOZ DE PEDROBoletim Informativo da Paróquia São Pedro Apóstolo

Feliz Natal!

Feliz 2012!

2

Caríssimos Irmãos e Irmãs,

A paz de Cristo!

O presépio é a demonstração do Cristo que nasceu em nosso meio. De fato, cada um de nós diante do Emanuel, Deusconosco, deveríamos buscar nascer para uma vida nova com mais responsabilidade, esperança e caridade. Entendo que overdadeiro significado do nascer de novo é o nascimento interior que cada um de nós buscamos no advento – tempo litúrgico

de espera do Natal e da segunda vinda do Senhor. Gostaria que o Natal durasse a vida inteira no meio de nós, onde o menino- Deus fosseacolhido constantemente nas famílias pela fé, pela paz e pelo amor, e que o Natal não fosse uma festa de bebidas e mesas fartas, sem queolhássemos para os pobres e desvalidos de nossa sociedade, pois o Cristo do presépio nasceu pobre para testemunhar o Reino de Deus. Eleveio para os pobres! Olhando para o presépio podemos compreender as palavras de São Paulo: “Cristo sendo rico, se fez pobre por nós, afim de nos enriquecer com sua pobreza”. Seremos salvos à medida que amarmos os pobres e formos pobres: “Bem-aventurados ospobres de espírito, porque deles é o reino do céus”. Que sejamos exemplo de amor aos pobres, que jamais um doente, um peregrino, umpobre sinta a nossa indiferença frente à sua situação de vida. Que sejamos capazes de acolher o outro em suas necessidades, honrando o nomede cristãos, pois nossa missão é seguir a Cristo.

Desejo a todos(as) um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Pe. José Carlos Vieira Trópia (Pároco)

O Natal do Senhor Jesus

Como Igreja celebramos o nascimento de Jesus Cristo, o Verbode Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que, por ummistério insondável de amor, se fez “carne da nossa carne” paranos garantir uma nova aliança com o Pai, já que a primeira haviasido rompida pelo próprio homem, através do pecado de nossosprimeiros pais. Jesus nasceu em Belém, na Judéia. Ele, o “Verbo, aPalavra Viva de Deus, assume nossa humanidade e vem fazermorada entre nós”, para que “pudéssemos ver a sua glória”.

Na verdade, o Natal que uma grande parcela da humanidadecomemora tem pouco ou nada a ver com o acontecimento bíblicodo nascimento de Jesus. Para muitos, o Natal é apenas um diade lazer e de se encontrar com os amigos e familiares, promovendofestas com muita comida e bebida. Infelizmente, esse modo deproceder atinge diretamente as crianças, sem culpa da parte delas,pois, desde cedo a solenidade do Natal acaba se transformandoapenas em mais uma oportunidade de ganhar presentes e brinquedos,nem sempre educativos e capazes de ajudá-las a se desenvolveremadequadamente do ponto de vista físico, psíquico e, sobretudo“humano” e “espiritual”.

E nós cristãos que, deveríamos ter efetivamente aderido a JesusCristo como seus discípulos pelo batismo, será que realmenteestamos cumprindo nossa missão de sermos “fermento na massa”,tornando-nos exemplo e testemunho de fé nos ambientes em quevivemos e atuamos? É necessário buscar viver o verdadeiro sentidodo Natal, que vai muito além de uma troca de presentes e uma ceiaem família. O que é mesmo o Natal para você, minha irmã e meuirmão de fé? Como os reis magos, nós cristãos não podemossimplesmente indagar sobre o Deus-Menino que nasceu, mas, comoeles, devemos partir à sua procura, colocando-nos a caminho edisponíveis para acolhê-Lo como nosso Mestre e Senhor e aacompanhar seus passos, ainda que nos conduzam ao sofrimento eà morte em seu nome.

Natal sem adoração ao Deus Trino e Uno não é Natal. Natal éabrir o coração e acolher Jesus. Os magos depois de encontrar omenino Jesus o adoraram, ofereceram-lhe seus presentes: ouro,que simboliza sua realeza, pois Ele é o Rei da glória, o incenso,símbolo de sua divindade, pois Ele é verdadeiro Deus e a mirra(que servia para embalsamar) para significar que, como homem,Ele iria morrer e ser sepultado. E nós que presentes podemos oferecera este Jesus que tanto sofreu para nos resgatar do pecado e nosgarantir nossa ressurreição no final dos tempos?

J.F.Medeiros

Padre Rogério Jolins Martins veio lá do Espírito Santopara ajudar nossa diocese na missão de espalhar a palavra deDeus neste pedaço das Minas Gerais. Nasceu em Linhares em1973 e foi ordenado presbítero em 5 de dezembro de 2004.

Em 5 de dezembro passado, completou 7 anos de servi-ço ao Povo de Deus. Desde 20 de julho de 2010 está conoscocomo vigário paroquial e nos conquistou com seu jeito calmo,suas homilias profundas e ao mesmo tempo assentadas na re-alidade contemporânea. Designado pelo nosso pároco, PadreTrópia, como Assistente Espiritual da Pastoral Familiar temdado sua valiosa contribuição para a implantação deste traba-lho fundamental para a evangelização de nossas famílias.

Muito obrigado, Padre Rogério, pelo seu trabalho, dedi-cação, orientação e amizade.

Parabéns por seu aniversário deordenação presbiteral!

PARABÉNS,PADRE ROGÉRIO!

Jesus

3

Natal

DROGARIA

BRASÍLIA

Av. Afonso Pena, 388 e 551 Tel. 3272-9966

Rua São Paulo, 367 e 570 Tel.3272-9977

Av. Brasil, 723 – Santa Efigênia

Variedades em medicamentos e Perfumaria

Ainda existe Natal

É difícil detectar o Anúncio em meio

a tantos anúncios que nos invadem.

Ainda existe Natal?

Natal é a Boa Nova?

Natal é também Páscoa?

Sabemos que não há lugar para eles.

Sabemos que há lugar para todos,

até para Deus...

O boi e a mula, fugindo do latifúndio,

se refugiaram nos olhos desta Criança.

A fome não é só um problema social,

é um crime mundial.

Contra o Agro-Negócio capitalista,

a Agro-Vida, o Bem Viver.

Tudo pode ser mentira,

menos a verdade de que Deus é amor

e de que toda a Humanidade

é uma só família.

Deus continua entrando por debaixo,

pequeno, pobre, impotente,

mas trazendo-nos a sua Paz.

A dona Maria e o seu José

continuam na comunidade.

A Veva continua sendo tapirapé.

O sangue dos mártires

continua fecundando a primavera

alternativa.

Os cajados dos pastores,

as bandeiras militantes,

as mãos solidárias

e os cantos da juventude

continuam alentando a Caminhada.

As estrelas só se enxergam de noite.

E de noite surge o Ressuscitado.

“Não tenhais medo”.

Em coerência, com teimosia e na

Esperança,

sejamos cada dia Natal,

cada dia sejamos Páscoa.Amém, Axé, Awire, Aleluia.

(Pedro Casaldáliga)

Para você ganhar belíssimo Ano Novocor do arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido(mal vivido talvez ou sem sentido),

para você ganhar um anonão apenas pintado de novo, remendado às carreiras,

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;novo até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior),novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,

mas com ele se come, se passeia,se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,não precisa expedir nem receber mensagens

(planta recebe mensagens? passa telegramas?)Não precisa

fazer lista de boas intençõespara arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependidopelas besteiras consumidas,nem parvamente acreditar

que por decreto de esperançaa partir de janeiro as coisas mudem,e seja tudo claridade, recompensa,

justiça entre os homens e as nações,liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,

direitos respeitados, começandopelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novoque mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.

Receita de Ano Novo

4

Paróquia

Novena de Natal nos Setores da Paróquia

Setor Mãe Rainha

No Setor Mãe Rainha, em preparação doNatal do Senhor, muitos grupos se formarampara a reza da Novena de Natal. A nota altafoi o compromisso assumido de uma fre-quência fervorosa e muito boa todos os dias.

(Jair Moreira)

Setor São Pedro Apóstolo

“Corações à espera do Cristo” – O SetorSão Pedro Apóstolo formou dois grupos pararezar a novena de natal. Durante a novenaestivemos nos preparando para a grande festada luz. O Reino de Deus é uma realidadeque se faz possível, quando nos abrimos àsua realização.

(Ildeu Araújo)

Setor São Miguel Arcanjo

A fonte de inspiração é a espera da luz navinda do menino-Deus. Criamos um clima deverdadeira preparação para a sua chegada.Com grande expressão de fé e com envolvi-mento de total devoção, grupos do Setor SãoMiguel se reuniram para a reza da novena,mantendo o compromisso durante todos osdias. Foram encontros de amor, alegria e es-perança pelo Reino de Deus.

(Maury Catta Preta Leal) Setor Beato Eustáquio

Em um clima de muita fé e participação,rezamos a novena de natal no setor BeatoEustáquio. Todos os temas foram partilhadose como gesto concreto, fizemos uma coleta ecompramos diversos produtos para o AsiloCentro de Convivência Paulo Fagundes daFonseca Penido (mantido pela SSVP), nobairro Bom Sucesso.

(Antônio Anunciação)

Setor Nossa Senhora Aparecida

Rezamos a novena de Natal em nossoSetor num espírito de muita luz, alegria e acerteza de que “seu Reino não terá fim”.No encerramento ouvimos vários depoi-mentos que nos emocionaram muito. Rea-lizamos um gesto concreto de ajuda a umamoradora do nosso Setor. Deus nos aben-çoou com sua LUZ e percebemos como seuReino é eterno. FELIZ NATAL! PAZ EALEGRIA.

(Jane Tavares)

Paróquia São Pedro Apóstolo

[email protected] Jacuí, 411 – Floresta

Belo Horizonte – MGExpediente: 2ª a 6ª feira, de 09 às 12h e

de 13 às 18hSábados, de 08 às 12h

(031) 3444-4577 / 2516-4577

AGENDA

Missas

Terças, quintas e sextas-feiras – 19hQuartas-feiras – 15h missa e novena de

Nossa Senhora Aparecida.Sábados – 16h

Domingos – 7h, 9h e 19h

Confissões

Individual: agendar na secretaria.Comunitária: quinta-feira que antecede a

primeira sexta-feira de cada mês,após a missa das 19h

Hora Santa

Terça-feira que antecede a primeirasexta-feira de cada mês – 18h

Batismo

29/01– 10h30’ (marcar comantecedência)

Dízimo

Caminhada, 2º domingo de cada mês.

Alimentos

Caminhada, 3º domingo de cada mês.

Divina Misericórdia

Todas as sextas-feiras às 15 horas: Terçoda Misericórdia, Novena Pérpetua àDivina Misericórdia e Cenáculo do

Movimento Sacerdotal Mariano.

EVENTOS PAROQUIAIS

Janeiro/2012

01/01 - Missas às 09 e 19h.03/01 - Hora Santa às 18h.03/01 - Missa às 19h.05/01 - Confissão Comunitária.

AVISO

Comunicamos aos paroquianos(as) deSão Pedro Apóstolo, que a secretaria denossa igreja permanecerá fechada na

primeira quinzena de janeiro comretorno em 16/01/2012; motivo:

férias da secretária.

5

Av. do Contorno, 1718

Floresta

Belo Horizonte - Minas Gerais

(31) 3273-4810

Faça sua festa com aMomo Confeitaria.

Salgados,doces e tortas.

Delivery: 3421-5020

A FAMÍLIA DE NAZARÉ E AS NOSSAS FAMÍLIAS

DESPEDIDA DO Pe. ROGÉRIO

Queridos(as) amigos(as) da Paróquia São Pedro Apóstolo,

Quero dirigir-lhes algumas palavras simples. Hoje estou sendo chamado a umanova missão, assim como um dia fui chamado para estar entre vós. Fiz muitas amizadespor onde passei. Aprendi a amá-las e não desfazer-me delas ao encontrar outras, poisme custou muito, do meu jeito, conquistar cada uma. Trago-as na percepção do queapreendi, em minhas lembranças e no sentido de pertença à mesma fé. Agora, chamadoa dar mais um passo não posso deixar de dizer-lhes que este é para mim um tempo deavaliação. Momento de revisão de vida, oportuno para rever as experiências inadequadase as alegrias que vivi. Saio com a consciência renovada da missão da Igreja e de quemsabe em quem acreditou! (2 Tm1,12). De que a vida vale a pena se realmente for colocadaa serviço de um bem maior, que deverei descobrir por onde eu passar. Esta descobertaé o que para mim caracteriza o sentido de viver.

Neste momento eu não poderia deixar de voltar com reverência para cada paroquianoque, com seu dom, ajudou-me a ser mais humano e mais cristão através do testemunhonas celebrações, nas atividades pastorais, na ajuda fraterna e no carinho da acolhida.Quero externar minha eterna gratidão ao Pe. Trópia em acolher-me num momentofundamental de minha vida. Pe. Trópia dividiu comigo seus trabalhos, sua casa e suavida. E na convivência com ele, sem dúvida, aprendi a ser mais padre.

Finalmente: o que levarei comigo? Substancialmente, o retrato de umaparóquia acolhedora que é uma característica de cada paroquiano que a fazassim. Por isso posso dizer: experimentei, eu mesmo, um jeito acolhedorde ser. Contem com minha amizade e oração!

Pe. Rogério Jolins Martins

No domingo dentro da Oitava do Natal ou,se não houver, no dia 30 de dezembro, a Igrejacelebra a festa de Jesus, Maria e José “ a SagradaFamília. A ordem em que citamos os membrosdesta singular família de Nazaré dá o que pensar.Começamos com o filho, depois citamos a mãe efinalmente o pai. Nas nossas famílias o pai é omais importante, logo vem em primeiro lugar,depois vem a mãe e finalmente o filho. A famíliade Nazaré existiu para que o Filho de Deus pu-desse ser gerado e se realizasse o mistério daencarnação, a maior prova do amor apaixonadode Deus pela humanidade.

A família existe primordialmente para gerarfilhos que são nossos, mas são também filhos deDeus, que é o “Pai nosso”, como nos ensinouJesus. A outra finalidade da união do homem comsua mulher é proporcionar-lhes a maravilhosa ex-periência do amor conjugal. É por isto e para istoque casamos.

Para que a família cumpra seu destino ple-namente o casamento tem que ser duradouro. É

preciso tempopara aprender-mos a nos amarcom profundida-de, para nos tor-narmos uma sócarne, na felizexpressão doe v a n - g e l i s t aMateus (Mt 19,5e 6). Gerar umfilho é tarefapara muitosanos, pois é pre-ciso construir o corpo, a alma e o espírito.

Alguns conseguem alcançar esta felicidadenum casamento para a vida toda, outros precisamde uma segunda chance que não deve serdesperdiçada. A felicidade é fruto da paciência,da sabedoria, da persistência, do perdão e de mui-to amor.

Feliz Natal!Ildeu Geraldo de Araújo

Sala Multiuso

Apresentamos à comunidade a reformade uma sala do complexo do prédio pas-toral. A reforma visou atender as demandasdas diversas pastorais e movimentos danossa Paróquia. Abaixo apresentamos ocusto total da reforma:

Descrição Valor- Mão de Obra R$ 3.500,00- Santa Cruz Acabamentos R$ 2.090,00- Depósito Eletrus R$ 394,70- Serralheiro R$ 1.550,00- Vidraceiro R$ 450,00- Transporte R$ 240,00- Recolhimento de entulhos R$ 110,00- Atacadão das Tintas R$ 578,32- Lider Bebedouros R$ 724,00- Distribuidora Triangulo R$ 192,33- Multi-Quadros R$ 362,00- Material Elétrico R$ 109,80- TTA Movéis para Escritório R$ 1.200,00Total da Obra R$ 11.501,15

Agradecemos a todos as contribuiçõesdo dízimo, das coletas e donativos.

Froes,Gerente Administrativo

6

EXPEDIENTE

“A VOZ DE PEDRO”http://[email protected]

Fones: 3444-4577 / 2516-4577

RP responsável: Inês Guimarães deMedeiros

CONRERP - 3ª Região - n° 1664

Matrículas abertas!

Fone: 3422-5557

Paróquia Dizimistas

Aniversariantes

Natal... Sonhos de Paz!Tempo de paz, amor e fraternidade.

Inspira a reflexão, pois Natal é nascimen-to, é vida! Deus vem ao encontro da hu-manidade, como o predissera o profeta:“O seu nome será Emanuel – Deusconosco.” Como o diz o próprio Senhor:“Eis que estou à porta e bato, se alguémouvir a minha voz e abrir a porta, entrareiem sua casa e cearei com ele e ele comi-go.” Essa porta é a porta de nossos cora-ções, que, uma vez aberta para o Senhor,nos levará a descobrir o verdadeiro senti-do do Natal, com alegria e a certeza doinfinito amor de Deus por nós.

Nasce Jesus...glória a Deus nasalturas e Paz naterra aos homensde boa vontade!

À comunidadeSão Pedro Após-tolo um Natal re-pleto de Paz e queo gesto supremode amor do Deus- menino permaneçano coração de toda a humanidade nestee em todos os Natais.

Lúcio Antônio Walter

01/01 - Mariza da Consoloção Mello

02/01 - Mariana Cândida de Souza Vieira

05/01 - Wilma de Paula Lana

06/01 - Eugênia Pelegrino Fernandes

08/01 - Lana Maria Pereira Coelho

- Maria de Fátima Medeiros Ribeiro Marry G. C. P. Dol

09/01 - Ana Paula Salustiano Cleto

- Antônio Augusto Ribeiro

- Eulina Alves de Alcântara

- Iris Alves Lacerda

10/01 - Luiza Leopoldina Oliveira (In Memoria)

11/01 - Rozana Dias da Silva Campos

13/01 - Sebastião Inácio de Olivieira

14/01 - Marilia Carvalho Pinto Tavares

15/01 - Edgard Marcos Visconti

16/01 - Amália de Melo

- Willibrordus J. A. Copray

- Regina Célia M. S. Rocha

17/01 - Zita Maria Santiago Magalhães

- Ivan Leite

18/01 - Helena Fonseca Nardy

- Efigênia de Souza Rocha Pacheco

19/01 - Juliana Vieira Bechttufft Fadini

20/01 - Sebastiana Alves Carneiro

- Dimas Pereira de Araújo

23/01 - Bernadete Martins Farias Fonseca

- Fabio Augusto da Silva Antunes

24/01 - Maria Eunice Nunes Pedrosa

25/01 - Antônio Passos Neto

26/01 - Aiêsa Lucas Pereira dos Santos

- Maria Leticia de Melo Marques

27/01 - Adriana Horta Rates

29/01 - Edina D´Oliveira Lopes

30/01 - Tulio Ferreira Horta

- Maria Solidade Mendes Palmieri

31/01 - Marise dos Santos Reis

Website da Paróquia

São Pedro Apóstolo

Tenho a satisfação de comunicar atodos a criação do site da Paróquia SãoPedro Apóstolo. O objetivo de mais essemeio de comunicação é estabelecer maiorinteratividade entre a Paróquia e seusinternautas, fazendo chegar às pessoasinformações, conhecimentos e formação.O site se encontra em processo deconstrução. Contamos com colaboraçõese sugestões para que ele se torne cada vezmais um participativo. Para acessá-lodigite:

http://www.petrus.org.brFroes, Gerente Administrativo

Encenação de Natal da Catequese de Perseverança