a teoria racional tecnológica e a cibercultura

20
A Teoria Racional Tecnológica e a Cibercultura Roseli Aparecida dos Santos Rocha Curso: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Upload: roseli-rocha

Post on 25-Jul-2015

31 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

A Teoria Racional Tecnológica e a Cibercultura

Roseli Aparecida dos Santos Rocha Curso: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Page 2: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Teorias Pedagógicas Modernas

“ A pedagogia ocupa-se das tarefas de formação humana em contextos determinados por marcos espaciais e temporais. A investigação do seu objeto, a educação implica considerá-lo como uma realidade em mudança.”

(Libâneo 2005)

Page 3: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Devido as constantes mudanças que acontecem na sociedade moderna e com o processo de globalização é necessário alinhar e repensar uma teoria pedagógica que necessita compreender o indíviduo em sua totalidade através das suas ações e também a sua forma de aprender.

Page 4: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

A corrente racional-tecnológica

• Concepção que tem sido designada de neotecnicismo e está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo;

• Pressupõe a formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos;

Page 5: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

A corrente racional-tecnológica

• Currículo por competências;• Perspectiva economicista, em que a organização

curricular resulta de objetivos assentados em habilidades e destrezas a serem dominados pelos alunos no percurso de formação;

• Apresenta-se sob duas modalidades: Ensino de excelência, para formar a elite intelectual

e técnica para o sistema produtivo; Ensino para a formação de mão de obra utilitária e

eficaz para o mercado;

Page 6: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

A corrente racional-tecnológica

• Também apresenta outros traços: Centralidade no conhecimento em função da

sociedade tecnológica; Transformação da educação em ciência; Produção do aluno como um ser tecnológico; Aprender a aprender; Utilização dos meios de comunicação e

informação e do aparato tecnológico;

Page 7: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Cibercultura“A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades. Compreendemos tais esferas como espaçostempos cotidianos de ensinoaprendizagem, que preferimos nomear de redes educativas ou espaços multirreferenciais de aprendizagem.” (Santos 2011)

Page 8: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Cibercultura Muito mais do que apenas dinamizar e

promover uma nova materialização da informação, a tecnologia digital em rede permite a interconexão de sujeitos, de espaços e/ou cenários de aprendizagem, exigindo novas ações curriculares e em rede. (Santos 2011)

Page 9: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Cibercultura Houve um grande avanço tecnológico, quer

seja pela internet, pelas comunicações via satélite a cibercultura deixa de ser uma cultura apenas da internet. É necessário compreender que houve um avanço tecnológico da rede mundial de computadores bem como da internet, e isso vem interagindo no cotidiano das pessoas.

Page 10: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Cibercultura Cada vez mais se tem compartilhado práticas

educativas quer seja pelas redes sociais ou, dispositivos móveis.

Toda essa tecnologia acaba por exigir dos usuários um maior dinamismo e também domínio para acompanhar toda essa tecnologia que está a nossa disposição.

Page 11: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Uma visão pedagógicaCom base na teoria racional-tecnológica e analisando o papel desempenhado pela cibercultura. É importante compreender que se deve traçar metodologia de trabalho em sala de aula para poder desenvolver habilidades e competências do educando para se atingir os objetivos propostos.

Page 12: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Uma visão pedagógica“As diretrizes curriculares nacionais, os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) dos diferentes níveis de ensino e uma série de outros documentos oficiais referentes à educação no Brasil têm colocado - em consonância com uma tendência mundial - a necessidade de centrar o ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências e habilidades por parte do aluno, em lugar de centrá-lo no conteúdo conceitual. Isso implica em uma mudança não pequena por parte da escola, que sem dúvida tem que ser preparada para ela.”

Page 13: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Uma visão pedagógicaHoje temos no Brasil avaliações que são preparadas através de competências e habilidades como:EnemSarespProva Brasil

Page 14: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Uma visão pedagógica

Alunos tem mais autonomia do processo de aprendizagem, precisam “aprender a aprender”, buscando alternativas de estudo como pesquisa, leitura, vídeos educativos interatividade e conectividade com o mundo digital no qual está inserido.

Page 15: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Uma visão pedagógica

Professores tem um novo papel o de mediador, orientador e até provocador, no sentido de despertar nesse aluno o interesse pela busca do conhecimento para se desenvolver competências e habilidades.

Page 16: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

ConsideraçõesAtravés das leituras e estudos realizados nesse módulo, ficou claro que as tecnologias estão cada vez mais presente no espaço onde vivemos, trabalhamos e aprendemos. Que temos a nossa disposição muitas ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula para poder dinamizar e diversificar a aprendizagem dos alunos.

Page 17: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Considerações

Apesar de termos consciência que para chegarmos a excelência do uso dessas tecnologias a favor da aprendizagem ainda há muito o que ser feito, quer seja por parte dos governantes, instituições escolares e até mesmo pelos educadores.

Page 18: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

ConsideraçõesÉ necessário um investimento em equipamentos e também na formação do educador para que ele possa proporcionar e levar para sala de aula ferramentas que podem despertar nos alunos que vivem nessa era da cibercultura um maior interesse pela aprendizagem.

Page 19: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

Considerações Em alguns segmentos da educação, o uso da

tecnologia a favor da aprendizagem dos alunos está se desenvolvendo com grande intensidade no Brasil.

Mas em relação a educação básica ainda temos um longo caminho a percorrer.

Page 20: A teoria racional tecnológica e a cibercultura

BibliografiaGARCIA, Lenise Aparecida Martins. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: http://uvnt.universidadevirtual.br/ciencias/002.htm. Acesso em: 12 jan. 2005.

Libâneo, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas resignificadas pelo debate comtemporâneo na educação.

SANTOS, Edméa. O. A CIBERCULTURA E A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MOBILIDADE E REDES SOCIAIS: CONVERSANDO COM OS COTIDIANOS. In: FONTOURA, Helena; SILVA, Marco. (Org.). Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias Desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. 1ed.Rio de Janeiro: ANPED NACIONAL, 2011, v. 1, p. 138-160.