a t aftp.camaraguarulhos.sp.gov.br/2018/sessoes ordinarias/1a. so (01-02... · boneca, certamente...

84
Rua João Gonçalves, 604 Centro Guarulhos SP CEP: 07010-010 PABX (11)2475-0200 http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS ATA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA 17ª LEGISLATURA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 01 de fevereiro de 2018 ATA DA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA SÉTIMA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO DE DOIS MIL E DEZOITO. Presidentes: EDUARDO SOLTUR LAURI ROCHA Secretários: JOÃO DÁRCIO THIAGO SURFISTA SÉRGIO MAGNUM Vereadores presentes: Acácio Portella, Dr. Alexandre Dentista, Betinho Acredite, Carol Ribeiro, Edmilson Souza, Eduardo Barreto, Dr. Eduardo Carneiro, Eduardo Soltur, Genilda Sueli Bernardes, Janete Rocha Pietá, João Dárcio, João Reinaldo Thomaz Neto, Dr. Laércio Sandes, Lauri Rocha, Luis da Sede, Marcelo Seminaldo, Maurício Brinquinho, Moreira, Pastor Anistaldo, Paulo Roberto Cecchinato, Professor Jesus, Rafa Zampronio, Romildo Santos, Professor Rômulo Ornelas, Ramos da Padaria, Sandra Gileno, Sérgio Magnum, Serjão Inovação, Thiago Surfista, Toninho da Farmácia, Wesley Casa Forte e Zé Luiz. (32) Ausência: João Barbosa. (1) Ausência justificada: Jorge Tadeu. (1) Vereadores licenciados: Gilvan Passos e Lamé. (2) O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Boa tarde a todos e a todas.

Upload: duongdung

Post on 22-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

A T A

1ª SESSÃO ORDINÁRIA 17ª LEGISLATURA

2ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 01 de fevereiro de 2018

ATA DA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA SÉTIMA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO DE DOIS MIL E DEZOITO.

Presidentes: EDUARDO SOLTUR LAURI ROCHA

Secretários:

JOÃO DÁRCIO THIAGO SURFISTA SÉRGIO MAGNUM

Vereadores presentes: Acácio Portella, Dr. Alexandre Dentista, Betinho Acredite, Carol Ribeiro, Edmilson Souza, Eduardo Barreto, Dr. Eduardo Carneiro, Eduardo Soltur, Genilda Sueli Bernardes, Janete Rocha Pietá, João Dárcio, João Reinaldo Thomaz Neto, Dr. Laércio Sandes, Lauri Rocha, Luis da Sede, Marcelo Seminaldo, Maurício Brinquinho, Moreira, Pastor Anistaldo, Paulo Roberto Cecchinato, Professor Jesus, Rafa Zampronio, Romildo Santos, Professor Rômulo Ornelas, Ramos da Padaria, Sandra Gileno, Sérgio Magnum, Serjão Inovação, Thiago Surfista, Toninho da Farmácia, Wesley Casa Forte e Zé Luiz. (32)

Ausência: João Barbosa. (1) Ausência justificada: Jorge Tadeu. (1) Vereadores licenciados: Gilvan Passos e Lamé. (2) O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Boa tarde a todos e

a todas.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

2/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Há número legal. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

Recebo do diretor de Assuntos Legislativos Toninho Magalhães uma carta de mensagem do Sr. Prefeito:

“Caros vereadores, mais um ano se inicia e com ele muitos trabalhos e projetos.

Que 2018 seja um ano de prosperidade, paz, conquistas, realizações e, principalmente, de resultados. Que estejamos cada vez mais unidos em prol de uma Guarulhos verdadeira, com gente que sonha, mas também corre atrás de mudanças realmente satisfatórias. Que possamos lutar por melhorias lado a lado e enfrentar cada obstáculo com as forças renovadas.

Um ótimo ano de trabalho e mãos à obra. Guarulhos precisa de nós.

Prefeito Guti”.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Informo aos Srs. Edis que o vereador Geraldo Celestino solicitou 15 dias de licença para tratar de assuntos particulares, no período de 1 a 15 fevereiro, sendo devidamente deferida pela presidência.

O atual segundo suplente do PSDB, o Sr. João Reinaldo Thomaz Neto está presente à Sessão e entregou a documentação necessária à posse.

Convido o Sr. João Reinaldo Thomaz Neto a prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse.

O SR. JOÃO REINALDO THOMAZ NETO - Boa tarde a todos.

“Prometo cumprir e fazer cumprir as leis e exercer meu mandato dentro dos princípios da ética e da moralidade na defesa da liberdade, da justiça social, da igualdade de direitos, dos demais valores fundamentais do homem e na promoção do bem geral do município e do povo”.

O SR. JOÃO REINALDO THOMAZ NETO - Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Declaro empossado, no cargo de vereador, o Sr. João Reinaldo Thomaz Neto. Informo...

O SR. LAURI ROCHA - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Só um minuto.

Informo que o vereador Luis da Sede substituirá o Edil Geraldo Celestino enquanto perdurar a licença nas seguintes comissões: Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, como membro; Comissão Permanente de Administração e Funcionalismo Público, como membro; Comissão Permanente de Trânsito e Transporte, como membro; Comissão Permanente de Segurança Pública, como secretário; Comissão Especial de Estudo, instituída pela Portaria nº 22.076, que trata da apreensão de refeição do sistema delivery dos funcionários da GRU Airport, como membro.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

3/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. LAURI ROCHA - Pela ordem, presidente. Pela ordem, presidente. Só para comunicar a presença do PSDB aqui na Sessão na data de hoje do nosso presidente do PSDB Marco Iannoni.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Seja bem-vindo à nossa Casa. É um prazer recebê-los.

Passemos ao Pequeno Expediente.

– Passa-se ao

P E Q U E N O E X P E D I E N T E

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) – Com a palavra, vereadora Janete Rocha Pietá.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Boa tarde a todos que nos assistem pela TV Câmara e por todos os canais possíveis. Desejo a todos que o ano seja muito bom e profícuo, apesar de que percebo, pelo andar da carruagem, que será um ano muito cheio de atividades inesperadas.

Quero saudar as vereadoras aqui presentes, quero saudar os vereadores, desejar ao presidente e a todos nós um ano efetivamente de muito trabalho legislativo e que possamos cumprir o nosso papel de fiscalizar e também de legislar para a população.

Em segundo lugar, depois desta saudação, parabenizar a todos os funcionários que nos dão assessoria, à TV Câmara, quero dizer que estamos aqui de novo. Olha eu aqui de novo, não é? Estamos aqui para cumprir o nosso papel.

Agora, vamos à realidade, vereadora Genilda. Ontem, eu estive na Ponte Alta, não sei se tem aqui na plateia alguém da Ponte Alta, ali na Avenida 3, esquina com a Leste B. Sinceramente, Srs. Vereadores e Vereadoras, os meus olhos lacrimejaram, porque o que eu assisti é algo que nunca tinha visto, assemelhando-se à uma situação de guerra! Só vendo madeiras derrubadas, tijolos caídos, e o mais triste, o que eu nunca vou me esquecer, uma mulher no meio dos destroços da sua casa pegando uma boneca, certamente da sua filha. Quero dizer que o terreno é um terreno particular, porém a forma truculenta como chegou a Polícia Militar, derrubando, não permitindo que as pessoas pudessem tirar os seus mínimos pertences. Simplesmente, não se assemelha nem a uma situação de guerra. Eu estive de madrugada e hoje de manhã e eu gostaria, falei com o secretário da Habitação, falei também com o nosso Toninho Magalhães, que aqui está presente, tem crianças à beira da desnutrição e de se ter algum problema de saúde por desidratação! Há dois dias eles estão sem onde morar, tomando chuva e hoje tomando sol.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

4/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Eu quero... Já encaminhei um pedido, uma solicitação para que, pelo menos, as crianças e as famílias que têm crianças com algum problema... Principalmente, tem cadeirantes, tem idosos! Que a essas pessoas seja garantido um acolhimento provisório. Que acolhimento provisório é esse? O acolhimento no CEU, porque é um absurdo o que fez a Polícia Militar! E mais absurdo a falta de acolhimento na hora! Não tinha nenhum ligado ao Conselho da Criança e do Adolescente! Não tinha caminhões para tirar o pouco que essas famílias têm!

Eu conclamo a todos os vereadores para que façamos uma comissão para irmos lá hoje, depois da Sessão, porque tem que se tomar alguma providência para dar algum alento a essas crianças e a essas famílias. Eu espero que todos os vereadores e vereadoras escutem, se estava em área particular tem que sair, mas não é sair, é a forma como tiraram. Essa forma é ditatorial! É violenta! É de guerra! E guerra com quem menos tem, é uma vergonha!

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, vereador Dr. Alexandre Dentista.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA - Obrigado, presidente.

Boa tarde a todos, boa tarde, nobres pares, público presente, público que nos assiste pela TV Câmara. É uma honra e um prazer estar de volta a essa Casa de Leis para darmos continuidade aos nossos trabalhos. Importante ver todos aí, os funcionários, os colegas, todos, graças a Deus, com saúde, para darmos continuidade aos trabalhos dessa Casa.

Lógico, deixar claro, tenho certeza que o mês que o vereador mais trabalha é o mês também dos recessos e não foi diferente com esse vereador. Em final de dezembro, em janeiro, eu tive várias reuniões com a população. Graças a Deus, várias obras contempladas na cidade, tanto é que um balanço que eu fiz desse meu primeiro ano do meu segundo mandato, graças a Deus, consegui, até uma lombada, para vocês terem ideia, consegui contemplar, coisa que em quatro anos do meu primeiro mandato eu não consegui cumprir em apoio, em prol da população.

Então, eu vim aqui, lógico que eu tenho outros e farei nas próximas sessões, porque não vai dar tempo só nesse Pequeno Expediente, agradecer a todos que têm ajudado este vereador a cumprir cobranças, pedidos e demandas da população. No final do ano passado, inclusive no sábado, dia 30 de dezembro, eu também estava presente no dia 31 de dezembro, um domingo, junto com a população, moradores da Rua Agudos do Sul, Recreio São Jorge. Ali foi feito o calçamento de uma parte final que faltava daquele pedaço de rua ali. E é uma via muito importante, porque dia de domingo, com a feira que tem no Recreio de São Jorge, é muito utilizado essa rua por veículos. Então, o trânsito é muito intenso, principalmente no sábado por causa da paralisação de algumas ruas devido à feira que tem ali.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

5/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Então, eu gostaria de agradecer à Secretaria de Serviços Públicos, ao Paulo, secretário-adjunto da Secretaria de Serviços Públicos e à própria Loredana. Mas o Paulo foi importante, o secretário-adjunto Paulo foi importante, porque ele junto com a minha assessoria, junto com os moradores, foi uma luta muito grande, graças a Deus, conseguimos essa pavimentação. E uma luta muito grande dos moradores, porque ali foi um mutirão. A Prefeitura entrou com o material e os moradores entraram com a mão de obra. Então, gostaria de agradecer a parabenizar também aos moradores que foram importantíssimos para que hoje a rua estivesse pavimentada. Quero agradecer também a todos os envolvidos da secretaria que, além de levar o material, não só levaram, ajudaram na construção dessa rua. Então, agradecer a todos os envolvidos da secretaria que nos ajudaram, à Loredana, ao Paulo também que foi muito importante, porque construiu diariamente essa luta com este vereador. E um agradecimento especial também ao prefeito Guti, que esteve, inclusive, no sábado, dia 30 de dezembro, coincidentemente, eu não sabia, mas foi aniversário do prefeito Guti. Agradecer o prefeito Guti por essa ação.

Já no início deste ano, eu tive outras Ações. Tive uma reunião grande com alguns moradores da Ponte Grande e fui cobrado pela limpeza do córrego Zamataro. Então, eu gostaria de agradecer. O secretário Koga foi prestativo, o diretor Sandro me ajudou muito e sua equipe na vistoria, porque foi feita uma vistoria imediatamente para essa cobrança da população. E, se Deus quiser, agora que ontem deu uma melhorada na rua, já, já vai encostar a máquina lá para a limpeza do leito desse córrego. Então, gostaria de agradecer todos os envolvidos da Secretaria de Obras, o secretário Koga, também ao Sandro e todos que nos ajudam, estão nos ajudando para poder realmente atender mais um pedido da população. E, lógico, sempre por trás de tudo isso, atendendo os nossos pedidos, um agradecimento especial ao prefeito Guti, volto a repetir, em um ano de um mandato, eu consegui atender à população. Em quatro anos do meu primeiro mandato não consegui nem implantar uma lombada. Então, graças a Deus e ao prefeito Guti, à essa nova gestão, nós, vereadores, estamos sendo atendidos. E quando atende o vereador, não atende à minha família, atende à população da nossa cidade que paga os seus impostos em dia. Então, eu agradeço ao prefeito Guti e a todos os envolvidos das secretarias que têm nos ajudado.

E na próxima Sessão ou ainda nessa Sessão, eu estarei agradecendo de outras obras e outra conquista desse vereador em prol da população da nossa cidade. Muito obrigado, presidente. Boa Sessão a todos e um ano cheio de saúde e paz a todos.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, vereador Edmilson Souza.

O SR. EDMILSON SOUZA - Boa tarde a todos e a todas. Cumprimento aqui todos que estão nos assistindo pela TV Câmara, quero cumprimentar aqui todo o público presente que nos acompanha na Sessão de hoje. Quero também cumprimentar todos os colegas vereadores e vereadoras,

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

6/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

que a gente tenha um ano produtivo na Câmara Municipal. Cumprimentar o João Thomaz, seja bem-vindo a esta Casa, que toma posse no dia de hoje, em substituição ao vereador Celestino. Seja bem-vindo.

Eu gostaria aqui de abordar alguns assuntos. Um deles já foi falado aqui pela vereadora Janete Pietá, que foi uma reintegração de posse realizada na região do Ponte Alta. Aquele bairro chamado Vila Vitória teve o acompanhamento durante muito tempo, praticamente quase dois anos deste vereador e nós verificamos ali uma ação de reintegração feita pelo proprietário da área, mas em uma situação muito confusa. Onde naquele local é um local que tem sobreposição de documentos de titularidade. Ou seja, tem escrituras e documentos nos cartórios da cidade de São Paulo com sobreposição de documentos dos cartórios aqui da nossa cidade. A ação que corre, inclusive, no Tribunal de Justiça.

Nós argumentamos isso, constituímos um advogado para ajudar aquela comunidade, em especial a associação de moradores e argumentamos isso na justiça de forma exaustiva. Também, é bom que se registre aqui que essa comissão de moradores foi com esse vereador no ano passado, por volta do mês de junho ou julho, na Secretaria de Habitação, solicitando que a secretaria fizesse todo o levantamento para impedir qualquer ação ali que colocasse aquelas famílias na rua. Esta solicitação foi feita por escrito por esse vereador e a comissão também esteve comigo lá. Infelizmente, essas providências não foram adotadas a contento. E nós tivemos um juiz daqui de Guarulhos que decretou a reintegração de posse, que determinou de forma liminar a reintegração daquelas famílias.

Estive no Fórum também com a comissão de moradores atendido pela juíza substituta, onde ela entendeu que não era caso de suspensão. Mediante todo esse caso, nós recorremos ao governo, em especial à Secretaria de Habitação, para elaborar um decreto de utilidade pública da área, que seria instrumento capaz de impedir o despejo dessas quase 900 famílias. Isso foi feita uma reunião emergencial na sexta-feira e o governo assumiu o compromisso de fazer esse decreto. E nós colocamos a urgência. Foi feita uma Ata, um documento, colocamos no processo e a juíza questionou a ausência do próprio decreto. E nós conversamos no Judiciário que esse decreto, conforme a prefeitura tinha nos falado, estaria na segunda-feira em mãos, o que impediria a saída daquelas famílias.

O que nós vimos na segunda-feira foi a não existência do decreto. Este vereador teve conhecimento disso às 6 horas da tarde e nós sabíamos que a reintegração ia acontecer a partir das 4h e meia da manhã lá no local. E nós vimos ali, de mãos amarradas, algo que foi combinado e que, infelizmente, não evitou a saída daquelas famílias de lá. E o que nós vimos lá, a vereadora Janete já relatou, foram cenas desumanas. Pessoas que até agora estão lá na rua, debaixo de lona, com os seus filhos. Até agora nós não tivemos a estrutura de assistência social para atender àquelas famílias lá. Até agora nós não tivemos nenhum tipo de encaminhamento para aquelas

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

7/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

crianças que estão lá. Ou seja, nós passamos por um período de chuvas nos últimos dias.

Nem o pedido da população, nem o pedido desse vereador teve efeito prático. Então, eu quero aqui me solidarizar com as famílias e dizer que, o pudemos fazer, nós fizemos, interferência no Judiciário. Domingo, passei a manhã inteira no Tribunal de Justiça aguardando junto com o advogado um despacho favorável por parte do desembargador de plantão. E o desembargador lá teve o mesmo entendimento e nos comunicou: “O fato de ter uma intenção, um documento, não nos leva a suspender, mas um decreto efetivo pode levar a uma análise de suspensão”. E esse decreto nós falamos e comentamos lá: “Doutor, isso nós vamos ter na segunda-feira porque a administração municipal entendeu a reivindicação e segunda-feira nós teremos decreto”. Infelizmente, não chegou na segunda-feira e o que a gente viu lá foram famílias, homens, mulheres, crianças, tendo os seus pertences jogados de qualquer forma.

Para encerrar, eu digo, um caso de pelo menos quatro pessoas que me relataram, que acreditando que sairia o decreto na segunda-feira, foram trabalhar normalmente antes do horário da chegada da Polícia Militar com mais de 300 homens lá. Foram trabalhar normalmente, deixaram seus filhos dentro de casa como fazem. Essas crianças foram retiradas por vizinhos, essas casas foram derrubadas com tudo o que tinha dentro. Essas senhoras voltaram para casa às 6h e meia da tarde sem entender o que aconteceu, porque já não tinha casa, já não tinha rua, já não tinha nenhuma possibilidade de esperança.

Então, ou seja, eu chamo atenção aqui que a gente deva tratar com o mínimo de decência essas pessoas que estão lá. Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, vereador Marcelo Seminaldo.

O SR. MARCELO SEMINALDO - Muito boa tarde, Sr. Presidente, Srs. Vereadores, público que nos acompanha nesta Casa e pela TV Câmara. Hoje, presidente, a primeira Sessão é natural que todos nós tenhamos muitos assuntos importantes aqui para tratar, porque, afinal de contas, estávamos bastante tempo longe dessa tribuna, que causa saudade certamente a todos aqui. Mas a questão que eu venho abordar hoje é uma questão muito séria. Eu peço vênia aos Srs. Vereadores para que tenham atenção, porque isso certamente vai afetar a vida de cada um de vocês, de cada mandato. Vocês sabem que a Prefeitura de Guarulhos possui um serviço, que ele é chamado de transporte ambulatorial. É um transporte responsável por pegar as pessoas na sua residência para levar para fazer um tratamento de câncer em São Paulo, para levar para fazer hemodiálise. Enfim, são milhares de pessoas que são atendidas por esse trabalho do transporte ambulatorial.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

8/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

No ano passado foi realizada uma licitação para ver qual empresa seria responsável por fazer o transporte ambulatorial e eis que, no ano passado, a vencedora do certame foi uma empresa chamada Artur Guedes. Eu não sei se algum dos vereadores aqui presentes ou se alguém no plenário conhece o Artur Guedes. Eu também não conheço, fiquei sabendo depois que venceu o processo de licitação. E aí a empresa Artur Guedes apresentou uma certidão negativa de débitos estaduais, que não é verdadeira. Puxa lá a autenticidade da certidão no site do tribunal e dá que a certidão é inválida. A prefeitura foi informada de que isso estava acontecendo. Além disso, a empresa está escrita no Cadin, que é o Cadastro de Inadimplentes. Isso também qualquer pessoa que tenha mais de 12 anos de idade e que consiga mexer no computador e faça a pesquisa, sabe que a empresa está inscrita no Cadin.

Uma das condições para você poder participar de uma licitação no poder público, em especial na cidade de Guarulhos ou em qualquer canto que você vá, é não estar inscrito no Cadin e a empresa está! A empresa apresenta certidão negativa de débito, que você vai consultar e está falsa! Informa à prefeitura que isso está equivocado. E aí para a minha surpresa hoje, eu fiquei sabendo, vereador Romildo, que a empresa assinou o contrato! Assinou e contrato e disse ainda, o responsável pelo contrato: “Não, nós vamos assinar. Na hora que judicializar, a gente para”. Uai! Para que serve um departamento de licitação pública nessa prefeitura, senão para declarar inabilitada uma empresa que não apresenta toda a documentação necessária, meu Deus?

Sabe o que vai acontecer, cidadão que está me acompanhando nesse momento e a pessoa que precisa desse transporte? Você vai ficar sem o transporte, porque vai judicializar e nenhuma empresa vai poder fazer. Pior! Vai ter que fazer aqueles contratos emergenciais que são extremamente danosos para a prefeitura e para o município de uma maneira geral. Então, eu alerto aqui, a prefeitura de Guarulhos foi avisada. Aqui, eu rogo ao prefeito Guti que eu sei que tem a boa intenção de querer fazer uma boa gestão, só que os seus auxiliares são péssimos. A Secretaria da Saúde vem dando sinais o tempo todo, no ano passado, de que tem muito incompetente fazendo o trabalho lá. Não é à toa que ficou sem médico! Não é à toa que ficou sem remédio! A quantidade de incompetente juntado no mesmo lugar é impressionante! E agora a gente vai ter um problema do transporte ambulatorial, que não vai fazer. Não será feito.

Então, não adianta depois dizer que não foi avisado, porque foi. Exemplo clássico aqui, no ano passado nós informamos que ia dar problema a questão do ISS. A Comissão de Constituição e Justiça fez um parecer falando que ia dar problema a questão do ISS. Eu subi na tribuna, falei que ia dar problema a questão do ISS. E vai o Dr. Laércio Sandes, vereador aguerrido e combativo, entra na justiça e o que consegue? Derrubar a lei na Justiça porque tinha problema, do jeito que nós dissemos aqui. Então, estou informando. Hoje, na primeira Sessão do ano, estou dizendo: vai dar problema

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

9/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

no transporte ambulatorial. A prefeitura está sabendo. Foi informada das irregularidades e alguém, eu não sei quem, eu não sei quem, resolveu colocar a bola no peito, sair jogando e falar: “Deixa comigo. Deixa comigo que a gente vai resolver”. E não vai.

A empresa que ganhou não tem condições, estava inscrita no Cadin, tem certidão negativa constando lá. Na verdade, não consta a certidão negativa, consta que a certidão negativa é inválida. E aí eu não sei quem vai bancar isso, mas informada estava e, agora, torno público.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, vereador Lauri Rocha.

O SR. LAURI ROCHA - Bom, boa tarde a todas e a todos, a Deus, por estar aqui novamente começando. Quero aqui, em nome do presidente do PSDB, Marco Iannoni, congratular a todos aqui presentes. Em nome do vereador João Thomaz, a todos os vereadores aqui presentes.

Bom, o que traz a essa Casa agora, como dito antes, temos vários assuntos aqui e quero chamar atenção de quem me assiste em casa, porque esse assunto se refere ao esporte da cidade. E é uma coisa que tem acontecido aqui na cidade, que é mais ou menos a inversão de valores. Todos nós sabemos aqui que a Secretaria de Esportes do município está com grandes dificuldades financeiras para realizar obras nos próprios, nas quadras, nos campos de futebol. Nós sabemos também que alguns vereadores aqui presentes, vou citar alguns: Romildo, Eduardo Soltur, Seu Luiz, Serjão, Paulo Roberto Cechinatto, fazem de tudo para ajudar os times de futebol e o esporte da cidade. O Thiago Surfista. São vários, se eu for nominar aqui, praticamente todos aqui tiram do bolso para ajudar as agremiações aqui na cidade. E estão tentando se inverter os valores. Por que estão tentando inverter os valores? Porque todos sabem que a obrigação da Secretaria de Esportes é efetuar as copas, os campeonatos das cidades. E por sua vez, ela delega para as ligas. Temos aqui na cidade umas cinco ligas de futebol e essas ligas organizam esses campeonatos, que não são cobrados nada. Por quê? Porque se trata da 1ª Divisão, da divisão especial. Então, não vai se cobrar porque já se paga imposto e é uma obrigação da prefeitura cuidar do futebol amador da cidade, transferindo isso para as ligas.

Agora, veja vocês o que tem acontecido, algumas pessoas particulares querem organizar copas nas cidades com fins lucrativos e isso não dá para aceitar, mesmo porque não se pode pessoas físicas organizarem copas na cidade com fins lucrativos utilizando os próprios da cidade. Então, o prefeito, para que isso não se torne ilegal, baixou aí um decreto com uma taxa, para que essa taxa seja cobrada para eventos esportivos com fins lucrativos, para que isso fique dentro da regularidade. Mas as pessoas que organizam estão sentindo no bolso pagar uma taxa. O que eles têm feito? Dizendo que o vereador aqui que vos fala é contra o futebol porque apoia isso, que a prefeitura é contra o futebol. E não é verdade! Na verdade, nós somos a favor, acabei de falar que vários vereadores e cito até deputado, como o Gileno, um

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

10/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

incentivador do esporte, a Sandra. Nós fazemos de tudo na cidade, nós somos a favor do esporte. O que não dá é para funcionário público utilizar os próprios públicos e querer ter lucro! Isso é que não dá!

Para vocês terem uma ideia, os times, os presidentes de agremiações, todos pagam. Pagam taxa de inscrição de qualquer campeonato. Vou dar um dado para vocês aqui alarmante, existe uma copa na cidade, que nas últimas seis edições, para se ter uma ideia, foram arrecadados, mais ou menos, quase meio milhão de reais. Meio milhão. Se pagará 200 mil de premiação e onde fica os 300 mil? No bolso de três pessoas? É impossível que isso ocorra! E tem mais! Nós fazemos as coisas, está cheio de escolinhas, os próprios todos quebrados. Por que não pega esse valor e então destina? Mas não se troca uma rede de futebol, um alambrado, não se agracia uma escolinha nessa cidade. Uma escolinha! Vai tudo para o bolso dos que estão querendo organizar. E agora o prefeito baixa um decreto para ficar dentro da regularidade e eles dizem que o prefeito, os vereadores que apoiam o esporte estão contra o futebol? Isso não existe! Como que pode falar um negócio desse? E ainda pregar... fala isso para um presidente de uma agremiação, todos pagam as taxas. Todos, sem exceção. Como que eles vêm agora dizer que isso aí é contra o futebol?

Então, eu vou dizer a vocês: é inaceitável! É inaceitável! E eu vou continuar esse tema durante a Sessão. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, vereador Thiago Surfista. O Vereador Thiago Surfista abriu mão.

Não havendo mais nenhum vereador inscrito para o Pequeno Expediente, dou por encerrada esta parte da Sessão.

Passemos a Tribuna Livre.

– Passa-se à

T R I B U N A L I V R E

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) – Onde temos três oradores inscritos. Com a palavra o Sr. Ilo Carneiro de Arcanjo, por dez minutos, para falar sobre corrupção na política, segurança e saúde pública e o que espera de melhor para o Brasil.

O SR. ILO CARNEIRO DE ARCANJO - A todos, boa tarde.

Sr. Presidente, antes de começar a minha fala, eu gostaria de pedir a Vossa Excelência para que me fossem fornecidos o vídeo e o teor da Ata da Sessão, por gentileza. Sr. Presidente, gostaria que o senhor me deferisse o vídeo...

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

11/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Registrado, Sr. Ilo. Registrado.

O SR. ILO CARNEIRO DE ARCANJO - Muito obrigado.

A todos, muito boa tarde. O meu nome é Ilo Carneiro de Arcanjo, sou militante comunitário desta cidade e venho a esta tribuna cumprimentar a todos os vereadores, ao corpo Edil, aliás, às autoridades civis e militares, ao público presente e a comunidade educada que me assiste.

No ano, no dia 31 de janeiro de 1946, assumia a Presidência da República, o Eurico Gaspar Dutra. Vivemos momentos da vida militar. Sofremos muitas causas sociais e hoje, senhores, defrontamos com um problema social agravante que aflige os pilares da sociedade na economia, na educação, na saúde e na segurança. Esses pilares, senhores, lembro perfeitamente quando foi implantado o Welfare State e o bem-estar social, existiam duas políticas contrárias: o neoliberalismo e o bem-estar social.

O nosso país hoje está caminhando pela degradação social, mergulhado nas águas da correnteza fétida da corrupção. E esta corrupção, senhores, vem abalando todos os setores sociais, não só do país, como de toda a comunidade no nosso planeta. Já dizia, aqueles que se lutaram e morreram, perderam sua vida com a ditadura militar, que foi financiada pelos Estados Unidos, muitos ainda hoje não têm o direito constitucional de expressão. Por quê? Têm os seus direitos podados, seus direitos cerceados.

A corrupção, senhores, é o maior câncer que o nosso país abraçou. Nós vemos hoje muitos empresários, muitos políticos sendo condenados, primeiro pela justiça de Deus, porque tudo o que for oculto nesse mundo será revelado. E tudo o que for invisível será visto, de acordo com a palavra do meu Deus, o Deus de Israel, o Deus de Jacó, o Deus de Isaque, o Deus de Abraão e o Senhor de Moisés. Aqui, senhores, nem lá fora terá nenhum inocente que não será cobrado os seus direitos, as suas falhas. Mas nós sabemos perfeitamente que o Brasil está passando por uma decrepitude social por falta de moralidade, por falta de condições sociais adequadas que fere principalmente os direitos difusos e coletivos da Lei nº 8.069, os dos direitos da criança e do adolescente. E fere principalmente a PNI, a Lei nº 8.842 de 95, dos direitos dos idosos.

Nós estamos sofrendo, senhores, uma fase de reflexão. E esta fase de reflexão não compete só para mim, compete só para todos os senhores e cada um dos senhores seja um soldado contra a corrupção. Essa corrupção, senhores, tira o direito das crianças, como na gestão passada, muitas crianças deixaram de frequentar a creche. E publicamente eu quero agradecer ao prefeito Guti por ter retomado a construção da creche do Jardim Maria de Lourdes, que estava visivelmente abandonada, e hoje, senhores, nós não temos segurança. Observamos lá na Cidade Alta de Cordovil, as famílias estão encurraladas e a polícia algemada. Por quê? Por falta de interesses sociais da nossa população? Não, dos políticos que estão lá comendo o dinheiro do povo, valorizando a si próprio, e não olhar a pessoa, aqueles

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

12/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

menos favorecidos! É isso que nós estamos vendo. Na Educação, nós temos lá no Bonsucesso um CEU abandonado e eu pediria ao Guti que, por favor, transformar aquele CEU num centro de ecologia e economia criativa, porque vai gerar trabalho, vai gerar emprego e renda para os cidadãos.

No dia das eleições, muitos dos senhores fazem campanhas, levando o povo para trabalhar no dia da eleição. Devemos que abolir isso, senhores. O povo tem legalidade, tem legitimidade de escolher os seus representantes, conforme determina a Constituição Federal de 1988. Mas, como no fim, paga 50 reais a cada pessoa e está aí o resultado. Uma cidade desmoralizada, sem estrutura, sem trabalho, afetando nos pilares da saúde, da segurança e da educação.

Eu me lembro perfeitamente quando encaminhei para o governador Sérgio Cabral, o ano passado, encaminhei para a Justiça Federal, já advertindo, já advertindo que nós teríamos uma polícia encurralada e a comunidade algemada. É o que nós estamos vendo no Rio de Janeiro. Eu tenho recebido mensagens de amigos lá do Rio de Janeiro de que eles não podem sair de casa. A troca de tiro é muito grande! E eu peço encarecidamente ao governador, Dr. Geraldo Alckmin, se o senhor quer ser de fato e de verdade, presidente do Brasil, cuide da segurança de Guarulhos, porque nós não queremos transformar a segurança de Guarulhos, a comunidade de Guarulhos, nós não queremos transformar num Rio de Janeiro! Porque não pode as crianças mais ir à praça pública! Isso é uma vergonha, governador. Eu já pedi ao senhor várias vezes e gostaria que o senhor atendesse esse pedido! Tenho profundo respeito ao senhor. Vai chegar o trem, mas a 10ª DP do Bonsucesso não vai chegar. Já estão acontecendo assaltos dentro da própria residência em Bonsucesso. Eu peço, governador, um pouco de atenção àquela comunidade. Bonsucesso tem uma população referente à cidade de Olinda e não temos saúde, nós não temos educação, nós não temos creche, tudo isso deixado pela gestão passada. E tenho certeza que Deus, ele não escolhe o capacitado, ele capacita os seus escolhidos.

Ontem, eu completei 72 anos de idade, mas é a primeira vez que venho lançar aqui para todos da cidade de Guarulhos essa camiseta: Fora! Chega, contra a corrupção! A corrupção, senhores, é a miséria da nossa nação. Quando nós observarmos em atos retroativos, quando foi criado o Plano Marshall, criado pelos Estados Unidos, o plano visava mais interesses sociais, mas abraçaram o neoliberalismo corrupto e levando todos os direitos da nossa comunidade. E hoje, as crianças não têm creche. Nós não temos saúde. Nós não temos segurança. Por quê? Chega de corrupção. Corrupção é a miséria da nossa nação. E eu peço a todos vocês que estão me assistindo em casa, meu nome é Ilo Carneiro de Arcanjo, eu criei esse slogan: “Seja você um soldado contra a corrupção”. E no dia da eleição não vote naqueles que vão fazer campanha na sua casa oferecendo trabalho. Vote, sim, naqueles que trabalham, porque Guarulhos também tem bons vereadores, tem bons políticos para serem escolhidos.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

13/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

E, nessa hora, senhores, eu quero agradecer aos meus professores da faculdade. Com essa idade ainda faço cursos e sou universitário. A professora Rai, a Profa. Elisângela, a Profa. Eliane, ao Prof. Dênis e a todos aqueles que conhecem a minha dedicação, conhecem o meu trabalho. Hoje, nós temos uma comunidade, ainda no Bonsucesso, precisando ainda de creche, precisando de saúde, precisando de educação. E, na certeza, eu confio em você, Guti, porque Deus não escolhe os capacitados. Simplesmente, ele capacita os seus escolhidos. Conte conosco e nós estamos junto com vocês.

E eu gostaria, nesse exato momento, senhores, pedir a todos os vereadores e que pedisse ao vereador Geraldo Celestino, que ele olhasse atentamente aquele projeto para colocar um ponto de ônibus lá na Rua Turvolândia.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Para encerrar, Sr. Ilo.

O SR. ILO CARNEIRO DE ARCANJO - Muito obrigado, Sr. Presidente, pela sua atenção.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - O senhor é muito gentil.

O SR. ILO CARNEIRO DE ARCANJO - Finalizando, eu quero agradecer a todos, com muita seriedade e com muito respeito, que todos tenham uma visão mais equilibrada para o nosso bairro, o bairro do Bonsucesso.

A todos, Sr. Presidente, muito obrigado, que Deus o ilumine e que Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, o Sr. Welliton Bezerra da Silva, por dez minutos, para falar sobre as demandas do Conselho Tutelar da região de Bonsucesso.

O SR. WELLITON BEZERRA DA SILVA - Boa tarde a todos e todas. Eu gostaria de começar minha fala relatando que é com muita alegria que estou aqui para direcionar minha palavra aos senhores e senhoras. Mas, sinceramente, não tem como ter muita alegria ao expor algumas situações aqui que eu irei lhe expor.

Eu sou conselheiro tutelar da cidade de Guarulhos, especificamente da região do Bonsucesso. Antes de continuar com a minha fala, quero só pontuar em cima da fala da vereadora Janete, o Conselho Tutelar estava lá, sim, vereadora. Eu, particularmente, estava lá. Infelizmente, fui de uma certa forma coibido também pela Polícia Militar. Se a senhora quiser conversar comigo, nós conversaremos logo após a minha fala.

Pois bem, nós do Conselho Tutelar, essa gestão deu-se início no dia 10 de janeiro de 2016. E desde o dia 10 estamos enfrentando as mesmas dificuldades. Com muita tristeza, eu peguei a chave que foi me dada

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

14/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

pelo então prefeito Sebastião Almeida, a chave do Conselho Tutelar do Bonsucesso. Ao chegarmos naquele local não tinha uma mesa, não tinha uma mesa para nós trabalharmos! Que tristeza ter que sair nas ruas pedindo mesa para trabalhar! Cinco conselheiros começaram, de uma forma muito corajosa e espontânea, a trabalhar em uma só sala, expondo a fala das pessoas que estavam lá para ser atendidas por nós.

Desde então, nós não temos internet para trabalhar! Eu não sei se os senhores conhecem o trabalho do Conselho Tutelar. Pois bem, nós precisamos, muitas vezes, responder a justiça por meio de um processo digital! Vou repetir, processo digital! Como nós vamos responder um processo digital sem termos internet? E isso desde 2016, nenhum conselho da cidade de Guarulhos, que são seis, têm internet hoje em dia. Agora há pouco recebi uma ligação; 20 minutos antes de começar esta Sessão, recebi uma ligação da secretária-adjunta, Claudia Papotto, relatando que teve uma reunião com o secretário de Finanças, se não me falha a memória, e que provavelmente até a semana que vem nós teremos internet nos nossos conselhos. Deus queira! Quero até agradecer a Claudia Papotto, porque ela tem nos ouvido e isso é bom. Só que nós precisamos efetivamente de respostas. O Conselho Tutelar não é inimigo da prefeitura, do prefeito, muito menos desta Casa. Nós queremos simplesmente que vocês nos ouçam. Nós queremos que vocês nos visitem. Faça uma visita nos Conselhos Tutelares. Nós temos, por exemplo, vereador Rômulo, lá nos Pimentas, o Conselho Tutelar dos Pimentas, aquela região, se não me falha a memória, deve chegar mais ou menos a 300 mil pessoas e com um Conselho Tutelar! Senhores, isso é um absurdo!

Segundo a Resolução nº 170 do Conanda diz que deveria ser pelo menos um Conselho Tutelar para cada cem mil pessoas! O que os meus colegas dos Pimentas estão vivendo hoje é um crime! É um crime! Precisamos de mais um Conselho Tutelar nos Pimentas! Temos aqui, o vereador Rômulo, temos aqui, o vereador Ramos da Padaria, temos aqui o vereador Luis da Sede, que são ali da região, por favor! E todos os outros que têm um pessoal que trabalha lá, mobilizem um conselho, um novo Conselho Tutelar para os Pimentas.

Quero falar também sobre o Conselho Tutelar que fica ali no Presidente Dutra. Só que o Conselho Tutelar que está estabelecido no Presidente Dutra não pode atender aos moradores do Presidente Dutra. Por quê? Porque esse conselho corresponde ao Conselho Tutelar do São João, que atende ali ao Jardim Fortaleza, à região do vereador que está aqui. Que absurdo! Que absurdo!

As pessoas chegarem para serem atendidas e o atendimento tem que ser negado, porque quem atende ao Presidente Dutra é o Conselho Tutelar do Bonsucesso. As pessoas terem que se deslocar, as pessoas terem que atravessar aquele retorno ridículo porque não podem ser atendidas. Enquanto isso, estamos aguardando, desde 2016, que um espaço

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

15/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

seja locado para que o conselho do São João seja levado para a região do São João. Que absurdo! Que absurdo!

Hoje, nós fomos abastecer a viatura, a nossa viatura do Conselho Tutelar, que também já está extremamente deteriorada. Eu quero até pedir para os senhores, esse ano é um ano de eleições federais, para que a cidade de Guarulhos conquiste uma viatura, ou um kit para cada Conselho Tutelar, é mediante uma emenda parlamentar, como os senhores sabem melhor do que eu.

E não tem um deputado que represente a nossa cidade, que nos procure. Cidades muito menores e até outras maiores têm uma viatura e receberam o kit. E desde que esse procedimento se deu início, Guarulhos não recebe, Guarulhos não recebe!

Hoje nós fomos abastecer a viatura e ouvimos piada, ouvimos piada dos responsáveis pelo abastecimento, porque nós estamos gastando muito combustível. Que piada! Como se nós tivéssemos passeando com a viatura. Por muitas vezes, nós temos que ir lá em Arujá, fazer o retorno lá em Arujá, aproveitar que não paga pedágio, para voltar para o Conselho Tutelar e ter que trabalhar, ou nós vamos ficar no retorno de Bonsucesso, aguardando passagem.

Tem algumas situações que, sinceramente, nós estamos cansados. Estamos parecendo pedintes, vereador Edmilson, estamos parecendo pedintes desde 2016. Sabe por quê? Como podemos garantir o direito das crianças e dos adolescentes se até o nosso direito está sendo violado? É muito chato ir na Secretaria da Assistência Social pedir cândida, pedir material de limpeza. É vergonhoso! Só o ano passado nós tivemos, só no Bonsucesso, 1.180 ocorrências. Isso são famílias, chegam no conselho, usam o banheiro, usam as dependências do conselho.

E aí, senhores, nós temos que tirar do nosso bolso, temos que tirar do nosso bolso. Estamos pagando, estamos pagando do nosso bolso. Estamos pagando do nosso bolso material de escritório! Estamos pagando do nosso bolso! Sabem a internet que eu falei que nós não temos? Na verdade, me perdoem, mas nós temos, porque desde o ano passado estamos pagando do nosso bolso para honrar os votos que nós tivemos.

Para honrar o nosso sacrifício, o nosso esforço. Pagando do nosso bolso! Cento e dezenove reais todos os meses. O que é 119 reais para uma cidade desse tamanho? Cento e dezenove reais todos os meses. Sinceramente, eu não quero vir aqui e de repente alguém aproveitar a minha fala para começar uma briga, para começar a acusar outras pessoas.

Sinceramente, eu gostaria que todos se unissem para que algo efetivo fosse realizado em prol dos Conselhos Tutelares. Porque a única coisa que nós pensamos é nas crianças e nos adolescentes dessa cidade.

E, quero aproveitar, infelizmente eu havia esquecido, o vereador Pastor Anistaldo esteve lá no conselho, conversou conosco. Foi

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

16/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

legal. Foi legal. Gostaríamos muito que todos vocês – são 34, né? – estivessem lá para conversar conosco. Estivessem lá em cada Conselho Tutelar, porque, com certeza, quem vai ser honrado com a presença de vocês não serei eu, não serão os meus outros 29 colegas. Serão as crianças e adolescentes dessa cidade. Que Deus abençoe a vida de vocês.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, o Sr. Anderson Lopes dos Santos, por dez minutos, para falar sobre o sistema de transportes, reajuste das tarifas e repasse aos permissionários.

O SR. ANDERSON LOPES DOS SANTOS - Uma boa tarde ao Sr. Presidente, aos Srs. Vereadores da Mesa, a todos da plateia, e, em especial, a categoria de permissionários do transporte público da cidade de Guarulhos.

Caros vereadores, eu estou aqui com essa oportunidade nesta tarde para, mais uma vez, nós expressarmos aos caros colegas alguns dos problemas que nós temos enfrentado. E isso é em relação à nossa remuneração. O vereador Romildo Santos que está aqui à frente tem nos representado e muito tem nos ajudado. E gostaria muito, vereador, que nós tivéssemos outros representantes na nossa categoria como o senhor tem sido. Porque a nossa categoria nunca teve um representante que brigou por nós como o senhor tem brigado.

Nos três anos anteriores, 2015, 2016 e 2017, a prefeitura do município dessa cidade ficou nos devendo mais de 25 milhões em subsídio. Isto, em média, dá quase R$ 90 mil para cada permissionário. É quase R$ 90 mil para cada um dos 288 pais de família, que saem das suas casas todos os dias, a partir das 2 horas da manhã, para poderem transportar os munícipes dessa cidade, com a dignidade na qual eles merecem.

A passagem, a partir da data de hoje, aumentou de R$ 4,15 para R$ 4,30. Isso gerou uma crítica muito grande para toda a população, em especial aos pagantes em dinheiro, porque ficou diferenciado esse valor, quem for pagar a sua remuneração em dinheiro, passará a pagar R$ 4,70. Pois bem. Nos mesmos R$ 4,15 a prefeitura teria que pagar o subsídio, nesse ano de 2018, equivalente a R$ 72 milhões.

Como os senhores sabem, foi passado aqui no orçamento participativo, em que o secretário de Transportes passou um valor que estava estipulado em 20 milhões. E nós estávamos ali na plateia, e nós questionamos, porque os 20 milhões aportados pela Secretaria de Transporte não seriam o equivalente a quatro meses do nosso subsídio.

Pois bem, os nossos custos são diários, os nossos custos são altíssimos. Nós estamos sendo obrigados pela prefeitura, a mesma que nos deve, a trocar a nossa frota. E estamos comprando ônibus no valor de R$ 260 mil. Os nossos ônibus que estão em circulação hoje não estão sendo aceitos como entrada ou como parte do pagamento. E aí, estamos nos

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

17/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

enfiando em dívidas, fazendo empréstimos que talvez não vamos conseguir pagar. Só que a prefeitura nos deve.

Atenção: a prefeitura de Guarulhos nos deve. E o valor que ela nos deve é muito maior do que a entrada que os bancos estão nos exigindo. Pois bem! Por que nós, micreiros, defendemos o aumento de 4,30? Porque não existe uma outra forma do nosso subsídio diminuir senão for por intermédio do aumento da passagem. Não existe uma outra maneira da prefeitura nos dever menos se ela não repassar esse aumento para a população.

Os companheiros que aqui estão, que tinham seus mandatos no ano de 2010, votaram por esse benefício à população, que é o bilhete único. E é algo que tem servido muito para nossa população. Foi um bem, foi uma benfeitoria, porém quem está pagando pelo benefício que a prefeitura de Guarulhos ofereceu à população somos nós, micreiros.

Porque todos os meses a prefeitura fica nos devendo de R$ 6 a 10 mil, em média, dependendo da linha em que operamos. As empresas de ônibus também têm os seus pagamentos vetados pela prefeitura. Mas nós não temos como nos comparar com a empresa de ônibus Vila Galvão, que é detentora da Viação Urbana Guarulhos e mais de dez empresas de ônibus.

O Sr. José Roberto Iasbek Felício, presidente dela, uma empresa na qual eu trabalhei e tenho muita admiração pelo tempo que ali fiquei, não depende do subsídio de Guarulhos para manter a sua frota em operação.

O Sr. Belarmino, dono da Viação Campo dos Ouros, dono de mais de 24 empresas de ônibus em nosso país, não depende da remuneração de subsídio que a prefeitura fica devendo para ele. Mesmo assim, mesmo assim, o vereador Brinquinho, que foi presidente do Sincoverg, sabe muito bem disso. Ainda é, me defendeu muito na Vila Galvão, mesmo assim, a Viação Campo dos Ouros, o ano passado, ou melhor, em 2016, parou mais de cinco vezes por falta de pagamento.

E a alegação do seu presidente era falta de recursos porque a prefeitura de Guarulhos não os pagavam. Pois bem, se a operação da empresa de ônibus Vila Galvão, que é o mesmo grupo da Viação Urbana Guarulhos, se a Viação Campo dos Ouros tem dificuldade para manter o seu sistema de funcionamento, imagina eu, Anderson, que tenho R$ 90 mil para receber da prefeitura. Estou com meu ônibus parado lá na cooperativa porque não tenho R$ 5 mil para consertar o câmbio que está quebrado e estou correndo atrás de um financiamento para poder trocar o meu veículo. Porque em três meses, se eu não conseguir trocar, eu perco a autorização de rodar.

Imagina o senhor, presidente, que já foi dono de empresa de ônibus, está aí o nome Soltur, pela extinta empresa Soltur que operou aqui na nossa cidade. As condições que nós trabalhamos, para que vocês tenham

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

18/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

uma ideia, há quatro anos a nossa categoria não tem um ajuste sequer nas suas remunerações, nos seus contratos.

Mas, em 2017, com a nova política da Petrobras, o óleo diesel aumentou mais de 20 vezes, mais de 20 vezes. Enfrentamos semanas em cima de semanas que toda sexta-feira, quando nós encostávamos no posto para abastecer, pagávamos um preço diferente. E nós estamos falando de uma quantidade alta de diesel, nós gastamos o equivalente a 2 mil litros de diesel por mês.

Srs. Companheiros, Srs. Vereadores, olhai por essa categoria, olhai por essa classe que não tem preguiça de acordar cedo. Não tem preguiça de dormir tarde. Nós somos, na cidade, os primeiros a acordarem e os últimos a dormir. Enquanto, falei anteriormente, que o Sincoverg parou uma das empresas aqui em Guarulhos, cinco vezes, no mínimo, por falta de pagamento, nós nunca fizemos uma greve sequer.

Portanto, vereadores, vereador Romildo, vereadores ligados ao ramo de transporte, estou vendo o meu amigo Betinho ali, companheiro, nos ajude. Nós só queremos receber aquilo que é nosso por direito. Aquilo que é nosso por direito. Se essa passagem voltar para os R$ 4,15, a prefeitura vai nos dever R$ 72 milhões. Nós temos prestações de R$ 7 mil para pagar a partir desse mês, nós não vamos conseguir cumprir. Muito obrigado a todos.

– Manifestações na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Não havendo mais orador inscrito, dou por encerrada esta parte da Sessão.

O SR. JOÃO REINALDO THOMAZ NETO - Sr. Presidente, pelo art. 151, por favor.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. JOÃO REINALDO THOMAZ NETO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Boa tarde a todos: “Gostaria de cumprimentar ao nobre colega e presidente da Câmara de Guarulhos, Eduardo Soltur, aos vereadores que compõem a Mesa Diretora e a todos os outros presentes nessa importante Casa de Leis de nossa cidade. Casa esta que hoje me honra muito por estar aqui presente. Suplente, sim, como vereador que sou, mas titular na vida de muitas pessoas que sonharam e ainda sonham com uma cidade muito mais justa, humana e igualitária.

E desde já, quero aqui também agradecer aos meus amigos e apoiadores. Os mobilizadores do Guaru do Bem, que não só acreditaram, mas também se doaram para que eu, ou melhor, nós pudéssemos chegar até aqui, e acreditamos que podemos ir muito mais longe.

Cumprimento aqui também, meus colegas vereadores do PSDB, Geraldo Celestino, Lauri Rocha e Gilvan Passos. Partido no qual milito há anos, um dos fundadores. E também agradeço, onde tivemos a inauguração de nossa nova sede de Guarulhos. Saúdo o nosso fundador e

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

19/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

presidente do PSDB, Pascoal Iannoni, e o novo presidente do PSDB, Marco Iannoni, aqui estão presentes.

Sou extremamente grato ao prefeito Guti pela sua confiança ao me conceder o privilégio de trabalhar ao seu lado na Secretaria SD7, juntamente com o secretário Rodrigo Barros e todo o time que brilhantemente o compõe.

Finalmente, nesse universo de tantos agradecimentos, agradeço principalmente a nossa querida população, que me conferiu 2.383 votos de confiança e esperança. Quero aqui agradecer aqueles que sempre estiveram ao meu lado, que são um grande alicerce de minha vida, minha família, meus pais, minha esposa Márcia, minhas filhas Marcela e Isabele e todos que ali fazem parte dessa união tão bonita que Deus nos deu e o nosso bem maior.

E se falarmos de uma cidade melhor e se falarmos de oportunidades, é nisso que devemos nos deter, trabalhar incansavelmente, porque a política é, sim, instrumento de transformação. Através da eleição democrática, do voto, nós escolhemos quem irá nos representar e assim deve ser sempre, representação com voto, com escolhas, com democracia.

E se sonhamos com uma Guarulhos melhor, mais justa, humana e fraterna, aqui estamos nós, homens e mulheres com saúde, visão e capacidade para trilharmos esse caminho. Com o nosso querido Deus mostrando o trajeto a percorrer, os olhos fixos no futuro e com o coração vibrando de força, energia e muito amor por os guarulhenses. Juntos mais fortes seremos. Juntos construiremos o amanhã e o amanhã começa hoje. Vamos trabalhar. Forte abraço e que Deus nos ilumine”. Obrigado a todos.

– Manifestações na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Passemos ao Grande Expediente.

– Passa-se ao

G R A N D E E X P E D I E N T E

– São encaminhadas:

INDICAÇÃO N.º 6201/17, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpada - Rua Solbach, defronte ao nº 78 - Bom Clima.

INDICAÇÃO N.º 6202/17, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpadas - Rua Joaquim Miranda - Vila Augusta.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

20/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

INDICAÇÃO N.º 6203/17, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpadas - Rua Augusta - Vila Augusta.

INDICAÇÃO N.º 6265/17, de autoria do Vereador Janete Rocha Pietá, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando recomposição do pavimento - Rua Araújo - Taboão.

INDICAÇÃO N.º 6266/17, de autoria do Vereador Janete Rocha Pietá, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando recomposição do pavimento - Av. Palmira Rossi - Cabuçu.

INDICAÇÃO N.º 100/18, de autoria do Vereador Luis da Sede, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando serviço funerário e a gratuidade para os indigentes e pessoas comprovadamente pobres no Bairro dos Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 101/18, de autoria do Vereador Luis da Sede, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando construção de um restaurante popular no Bairro dos Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 139/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpada - Rua Sophia Fantazzini Cecchinato, defronte ao n.º 79 - Jardim Toscana.

INDICAÇÃO N.º 140/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpada - Rua Prof. José Munhoz, defronte ao n.º 870 - Jardim Munhoz.

INDICAÇÃO N.º 179/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando poda de árvore - Rua Rio Novo - Defronte ao nº 466 - Jardim São Paulo.

INDICAÇÃO N.º 194/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpadas - Alameda Yayá - Defronte aos nº 168 e nº 179 - Jardim Aida.

INDICAÇÃO N.º 195/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando remoção de árvore - Rua Manga - Defronte ao nº 509 - Jardim Albertina.

INDICAÇÃO N.º 196/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando reforma de passeio público - Rua da Penha - Defronte ao nº 156 - Bairro Macedo.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

21/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

INDICAÇÃO N.º 197/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando poda de árvore - Av. Nova América - Defronte ao nº 915 - Jardim Santa Cecília.

INDICAÇÃO N.º 237/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando manutenção de lombada - Rua Claudino Barbosa, defronte ao nº 250 - Macedo.

INDICAÇÃO N.º 238/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpada - Rua Claudino Barbosa, defronte ao nº 11 - Macedo.

INDICAÇÃO N.º 239/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpada - Rua Claudino Barbosa, defronte ao nº 179 - Macedo.

INDICAÇÃO N.º 240/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buraco - Rua Soldado Michel Jacob Cheib, defronte ao nº 80 - Ponte Grande.

INDICAÇÃO N.º 241/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos - Rua Coroatá, esquina com Avenida Guarulhos - Ponte Grande.

INDICAÇÃO N.º 242/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos - Rua Melo Franco, defronte ao nº 20 - Jardim Munhoz.

INDICAÇÃO N.º 243/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando retirada de entulho - Passagem Aires, defronte ao nº 397 - Ponte Grande.

INDICAÇÃO N.º 244/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpada - Rua Apolônia Vieira de Jesus, defronte ao nº 254 - Jardim Leila.

INDICAÇÃO N.º 245/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando limpeza e capinagem, Praça Pública Denominada Gilberto Van Mill, localizada na Rua Michael Andreas Kratz - Macedo.

INDICAÇÃO N.º 246/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos,

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

22/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

solicitando retirada de poste irregular, Rua Cícero Dantas, defronte ao nº 63 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 247/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos, Rua Barra de Santo Antônio, defronte aos nº 154 e 176 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 248/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpada Rua Cícero Dantas, defronte nº 269 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 249/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos Rua Moscou, defronte nº 14 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 250/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos Rua Débora Oliveira de Almeida, defronte nº 390 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 251/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando revitalização e limpeza, Praça Pública Denominada Joel Tito dos Santos, localizada na Rua Vinte - Parque Continental I.

INDICAÇÃO N.º 260/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos Rua Aiuruoca - Jardim Paraíso.

INDICAÇÃO N.º 261/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando implantação de academia popular ao ar livre e playground, para a Praça Pública denominada Joel Tito dos Santos localizada na Rua Vinte Parque Continental I.

INDICAÇÃO N.º 262/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos Rua Cícero Dantas, 168 , defronte aos nºs 30 e 295 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 263/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos Rua Barra de Santo Antonio, defronte aos nºs 82 e 98 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 264/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando troca de lâmpadas Rua Cícero Dantas, defronte aos nº 30, 213 e 295 - Pimentas.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

23/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

INDICAÇÃO N.º 265/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando retirada de poste irregular, Rua Cícero Dantas,77 - Pimentas.

INDICAÇÃO N.º 266/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando limpeza e capinagem, para o Parque da Vizinhança Professor Pedro Chebatt, localizada na Rua Tabajara - Macedo.

INDICAÇÃO N.º 267/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando limpeza e capinagem, Praça Pública Denominada Fumio Jo, localizada na Rua Mario Ramos - Macedo.

INDICAÇÃO N.º 300/18, de autoria do Vereador Professor Romulo Ornelas, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando comando tapa-buracos para a Rua São José da Laje e para a Rua Carmópolis, no Parque Alvorada.

– São apresentadas:

MOÇÃO N.º 180/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, requerendo Moção Congratulatória para com o Senhor Diego Pinheiro Vilani Junior, pela passagem de seu aniversário, ocorrido no dia 27 de Janeiro.

MOÇÃO N.º 181/18, de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, requerendo Moção Congratulatória para com a Senhorita Camily Vitoria Silva de Jesus, pela passagem de seu aniversário, ocorrido no dia 14 de dezembro de 2017.

– São despachados os seguintes processos administrativos:

PROCESSO N.º 10/18 – Of. nº 587/2017/GIGOVSP - Notifica o crédito de recursos financeiros no valor de R$ 2.001.097,49, vinculada ao Termo de Compromisso nº 0402.096-53/2013, no âmbito do Programa Mobilidade Urbana e Trânsito.

PROCESSO N.º 11/18 – Of. nº 616/2017/GIGOVSP - Notifica o crédito de recursos financeiros no valor de R$ 247.574,62, R$ 262.942,69 e R$ 628.942,74 vinculada ao Termo de Compromisso nº 0402.096-53/2013, no âmbito do Programa Mobilidade Urbana e Trânsito.

PROCESSO N.º 12/18 – Of. nº 656/2017/GIGOVSP - Notifica o crédito de recursos financeiros no valor de R$ 874.261,30 e R$ 2.399.221,34, vinculada ao Termo de Compromisso nº 0402.096-53/2013, no âmbito do Programa Mobilidade Urbana e Trânsito.

PROCESSO N.º 13/18 – Of. nº 657/2017/GIGOVSP - Notifica o crédito de recursos financeiros no valor de R$ 137.665,33, e R$ 323,52 vinculada ao Termo de Compromisso nº 0353.053-91/2011, no âmbito

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

24/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

do Programa PPI/INTERVENÇÕES EM FAVELAS - UAS - PROVISÃO HABITACIONAL.

PROCESSO N.º 39/18 – Ofício nº 772/2017 SS - Encaminha cópia do Convênio nº 422/2017 FMS - PRO-REDE JARDIM BANANAL.

PROCESSO N.º 40/18 – Ofício nº 772/2017 SS - Encaminha cópia do Convênio nº 522/2017 FMS - PA 176/2017 - PRO-REDE CAVADAS.

PROCESSO N.º 46/18 – Of. nº 169/2017/SR Santana - Comunica liberação de recursos ao município no valor de R$ 5.035.000,00, referente à parcela do Contrato nº 0400.199-59/2012 assinado em 15/04/2014 do Programa Pró-Transporte, Pavimentação de Vias.

PROCESSO N.º 48/18 – Ofício nº 3459/2017 SGM04.01 Processo nº 3870/2017 - Encaminha a posição da Dívida Fundada e da Dívida Flutuante do Município, referente ao mês de novembro de 2017.

PROCESSO N.º 77/18 – Oficio nº 138/2017/CGEXE/ SPOA/SE/MinC - Liberação de recursos no valor de R$ 1.075.000,00 ( um milhão e setenta e cinco mil reais) em favor do Município.

PROCESSO N.º 108/18 – Ofício nº 020/18 SS - Encaminha cópia do Termo de Prorrogação 08-04/17-FMS do convênio nº 0422/2016-FMS- PA 42.160/16-SS entre o Município e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM.

PROCESSO N.º 166/18 – Ofício nº 0208/2018-SGM04.01 Proc. 3870/2017 - Encaminha a posição da Dívida Fundada e da Dívida Flutuante do Município, referente ao mês de dezembro de 2017.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) – Encontram-se sobre a Mesa os balancetes da prefeitura, do Ipref, do Saae e da Proguaru, relativos ao mês de novembro de 2017; o balancete da Agru relativo ao mês de novembro de 2017, em substituição ao enviado anteriormente; os balancetes desta edilidade, do Ipref, da Agru, do Saae, da Proguaru e da prefeitura relativos ao mês de dezembro de 2017.

– Manifestações no plenário.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO - Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Dr. Eduardo Carneiro.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) - Pelo art. 151, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

25/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Muito obrigado. Bom, primeiramente eu gostaria de cumprimentar a todos os colegas vereadores, desejar aí um bom trabalho neste ano de 2018, aproveitar também e cumprimentar o vereador, hoje vereador, João Thomaz. João Thomaz do PSDB, do qual, tive um longo tempo lá, de convívio com os meus amigos, meus colegas do PSDB, onde fiz muitas amizades.

Desejar para o senhor felicidades nesse seu tempo de mandato, nesse curto período, mas que o senhor possa trazer as suas ideias. Sei do seu trabalho, sei das suas ideias, para que o senhor possa trazer para essa Casa, para discussão dessa Casa, para esse parlamento.

Aproveitar também, esse momento, Sr. Presidente, até pela fala da vereadora Janete no início da Sessão, tranquilizar aos vereadores no que se refere àquela reintegração de posse do Ponte Alta. A prefeitura tomou, sim, a iniciativa, hoje pela manhã, a senhora inclusive estava presente, a Secretaria de Assistência Social estava dando assistência, sobretudo, às 70 pessoas realmente em estado de penúria.

Crianças com situação inclusive de saúde, debilitadas, foi inclusive solicitado o espaço no CEU da região, inclusive por sugestão de Vossa Excelência, para que pudesse dar essa assistência. Então, vamos deixar bem claro que o governo está acompanhando. Sugiro, inclusive, a comissão, que incluso aqui a Habitação da Casa, que acompanhe o caso, junto com aqueles vereadores que quiserem. Mas gostaria de deixar bem tranquilo os vereadores e a toda a população de Guarulhos, que a assistência que tem que ser dada, está sendo dada, do ponto de vista social.

Claro, temos que falar o outro lado. Em toda situação, infelizmente, há aquelas pessoas que querem se aproveitar de uma situação de penúria de outras pessoas e dar uma de malandro. Temos que separar o joio do trigo. E a vereadora Janete, inclusive, concordou com esse vereador. Então aquelas pessoas que necessitam da assistência, estão tendo assistência.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Presidente, pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereadora Janete Rocha Pietá.

– Manifestações no plenário.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ (Pela ordem) - Eu gostaria de... não está funcionando.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Som. Alô. Som.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ (Pela ordem) - Pela ordem. Alô. Alô.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Oi.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

26/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Eu gostaria, Sr. Presidente, pela ordem, de solicitar os relatórios de novembro e dezembro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Deferido o pedido de Vossa Excelência.

O SR. LAURI ROCHA - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Vereador, pela ordem, vereador Lauri Rocha.

O SR. LAURI ROCHA (Pela ordem) - Só para um comunicado. Primeiro, saudar novamente ao nosso vereador João Thomaz e comunicar que reassumo a liderança do PSDB na Casa.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Registrado, vereador.

O SR. JOÃO DÁRCIO - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador João Dárcio.

O SR. JOÃO DÁRCIO (Pela ordem) - Pelo artigo... cumprindo o nosso regimento, pelo art. 151.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. JOÃO DÁRCIO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Boa tarde, Sr. Presidente, Srs. Vereadores. Uma saudação também aos presidentes do PSDB, Pascoal Iannoni, presidente fundador, Marco Iannoni, meus amigos, atual presidente do partido. Desejo aos Srs. e Sras. Vereadoras um ótimo ano legislativo.

Mas nesse momento, eu assumo a Tribuna, faço questão de assumir a Tribuna para deixar registrado nos anais dessa Casa meus efusivos e sinceros cumprimentos ao meu amigo, vereador João Thomaz. Pela sua assunção, no dia de hoje, ao seu mandato nessa Casa de Leis.

Que o senhor, vereador, nesse período que o senhor estiver nessa Casa, tenha condição de representar os anseios daquelas pessoas que depositaram o voto em Vossa Excelência. Tenha um mandato coroado de êxito. Que Deus abençoe Vossa Excelência. Um forte abraço.

A SRA. CAROL RIBEIRO - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereadora Carol Ribeiro.

O SR. ROMILDO SANTOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

A SRA. CAROL RIBEIRO (Pela ordem) - Está sem som, né? Para justificar a ausência do vereador Jorge Tadeu, PMDB, por compromissos partidários.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

27/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Registrado, vereadora.

O SR. ROMILDO SANTOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Romildo.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) - Sr. Presidente, é rapidinho. Eu só queria pedir um minuto de silêncio, pela morte do soldado Altieres, soldado que foi morto aqui no centro de Guarulhos e ele foi do sistema de lotação dessa cidade, rodava na linha do trecho... antiga, da lotação 12, que era do Vila Barros/Shopping. Foi ali do Vintão, onde trabalhou no sistema de transporte. Infelizmente, foi morto. Queria pedir um minuto de silêncio para esse trabalhador, esse morador da cidade de Guarulhos, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Defiro o pedido de Vossa Excelência e peço a todos que, de pé, façam um minuto de silêncio.

– É feito um minuto de silêncio em memória do senhor Altieres.

O SR. ROMILDO SANTOS - Sr. Presidente, pela liderança do Democratas.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. ROMILDO SANTOS (Como líder da bancada) - Sr. Presidente, não vou me estender muito, primeiro lugar, agradecer a Deus, mais um ano novo cheio de bênçãos e saúde para todos, que Deus nos abençoe em 2018.

E eu não poderia deixar de mandar uma mensagem aqui para os micreiros, os permissionários que estão aí na Câmara, Sr. Presidente. Ouvi atentamente o Anderson, que foi o orador aqui há pouco, que falou do sistema de transporte. O vereador Edmilson, o senhor ouviu bem, a vereadora Genilda, vereador Zé Luiz, vários vereadores. Eu queria dizer para vocês, o que o Anderson colocou aqui é a situação do transporte da cidade de Guarulhos.

Na realidade, são heróis, né? Porque em 2015, vereadores, 2016, 2017, não foi pago subsídio como ele mesmo disse aqui, o Anderson. São 25 milhões, totalizando, vereadora Genilda, 57 milhões pendentes até 31 de dezembro de 2017. Nós temos subsídios para pagar de 72 milhões. Essa Casa aprovou 20 milhões de subsídio, portanto, faltariam 52 milhões, vereadora Janete Pietá. Desses 52 milhões que faltariam, tiraram mais 6, foi contingenciado, o que aconteceu? Ficou 16.

E aí, pasmem, nós teríamos uma oportunidade para poder aumentar a passagem de ônibus, para poder diminuir o subsídio. Porque o transporte foi criado, o bilhete único, em 2011, 2012, foi bom para a

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

28/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

população, mas foi ruim para a Prefeitura Municipal de Guarulhos, foi para o prefeito. O Dória, ele paga um subsídio, por carro, de R$ 18 mil. A cidade de Guarulhos, por veículo, vereador Marcelo Seminaldo, paga R$ 6 mil. É menos, mas mesmo assim nós temos um buraco de 72 milhões.

Agora com o aumento da passagem, nós ainda ficamos pendentes para 2018, com 4,30 e 4,70, vereadores, está faltando ainda R$ 35 milhões para cumprir os 72 milhões previstos para esse ano, para os permissionários e para os concessionários. Os permissionários, eles precisam trocar os seus veículos, já estourou o prazo, já passaram dois anos.

Aí tem depreciação, mas eles não receberam, fica um pelo outro. Eles estão a pouco, estão com medo de perder aí 140 veículos, sair fora do sistema, porque eles não têm dinheiro. Mas é uma conta rápida, Paulo Roberto, para fazer. Se esses 25 milhões estivessem no caixa já dos permissionários, como disse o Anderson, cada um tinha R$ 90 mil. Noventa mil reais seria o dinheiro para dar de sinal para poder comprar os seus micros, para poder pagar uma prestação menor.

Olha a situação que criou para os permissionários que levam as pessoas da nossa cidade, mesmo sem receber, mesmo sem receber, como ele disse aqui. Houve cinco greves das empresas de ônibus e os permissionários em nenhuma das cinco greves pararam, foram lá com ônibus pequeno e conseguiram transportar as pessoas da cidade de Guarulhos.

Agora, o que precisa? A compreensão de todos, do secretário Giuliano, para poder realmente fazer o que tem que ser feito, o prefeito Guti. O prefeito Guti está fazendo isso, desde o ano passado, há cinco meses, eu venho cobrando o prefeito Guti para poder pagar a prestação, o pagamento deles em dia. E ter uma data, não 30 dias, 40 dias, 50 dias, não tem um dia certo.

Semana passada, nós fizemos uma reunião onde eu convoquei os micreiros e o Paulo Carvalho foi indicado pelo prefeito, fizemos uma reunião na Secretaria de Transporte. Na terça-feira retrasada, na passada, ficou determinada uma nova reunião. O que ficou dito nessa reunião, o que foi feito nessa reunião? Que a partir de 2018, não vai dar mais subsídio. Até amanhã ou segunda-feira, o prefeito vai pagar tudo que está pendente no mês de dezembro da passagem antiga, dos permissionários, se não me falha a memória, de 1,475 milhão.

Do mês de janeiro, onde pega parte da passagem antiga e da passagem nova, vai ser pago até o dia 25 de fevereiro. Do mês de fevereiro vai ser pago no dia 25 de março, e assim sucessivamente. O prefeito Guti falou que não vai mais ter atrasos nos pagamentos do transporte público dessa cidade, seja dos permissionários ou seja dos concessionários. Isso é um grande avanço.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

29/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

E ele disse... e tem uma outra coisa, no ano passado, não sei se os senhores sabem, mas foi tirado 15 milhões e foi passado para saúde. Esses 15 milhões, o prefeito Guti falou que vai voltar para o transporte e mais os 6 milhões que foram tirados, contingenciado esse ano, ou seja, mais de 21 milhões.

Então, o prefeito Guti disse que assumiu um compromisso com esse vereador e com a categoria, ele vai honrar, que não vai mais atrasar o pagamento de vocês e eu tenho certeza de que ele vai fazer isso, né? Eu sei que vocês ficaram triste aqui como o Anderson disse, que o certo da passagem seria 4,50 com 4,70, mas o prefeito Guti falou também que tem uma responsabilidade social.

Por isso ele colocou esse preço e ele falou que mesmo com essa diferença do subsídio, ele vai honrar os pagamentos, para a gente ficar tranquilo. E não vai ter aquele rateio, como foi previsto, se eu não me engano, no primeiro semestre de 25,7 milhões para o transporte, e no segundo semestre ser 45 milhões. Isso não fecha as contas, para pagar o primeiro semestre com semestre, tem que ser igual, por mês.

Outra coisa que eu queria dizer para vocês, e deixar claro aqui, é que pode contar com esse vereador, como eu mesmo disse, em 2016, eu vim do tempo da votação, como o Betinho Acredite também veio. Nós batemos ‘alavanca’, nós sabemos o sofrimento de vocês. Em 2016, já falei isso em várias reuniões com vocês, eu não pedi um voto para vocês...

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Para concluir, vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Como líder de bancada) - Não quis um voto de vocês. Pelo art. 151, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Eu não pedi um voto de vocês, porque 30 poderiam me apoiar, que a categoria é rachada, e 280 cobrar esse vereador. Em 2017, eu estou com vocês e 2018 também. E graças ao prefeito Guti e a nossa articulação, vocês têm uma data de pagamento hoje, para poder cumprir todos os meses os seus compromissos, para poder trocar o pneu, trocar o diesel, vereador Edmilson, vereadora Genilda, né? E quem sabe, poder honrar os compromissos que vocês perderam, a maioria com o nome negativado, a maioria perseguido com dívida ativa.

Sr. Presidente, para encerrar, Betinho, vereador Edmilson, vereador Luis da Sede. Nós temos aí o fundo do transporte. O prefeito Guti está estudando para poder reservar 30% do fundo do transporte que está previsto de multas este ano, de 40 milhões, então, daria 12 milhões e começar a pagar o atrasado para vocês.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

30/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Então é questão de tempo para a gente ver como que vai ficar o caixa da prefeitura, como vai ser a previsão dos recebimentos da multa, porque também, do fundo do transporte e também tem leis que ele tem que seguir. Pagar, por exemplo, a educação do transporte, tem desapropriação do Trevo de Bonsucesso, que chega a quase R$ 56 milhões. E esses R$ 56 milhões já está reservado para pagar as desapropriações, por que pagar as desapropriações?

Porque a administração anterior não teve tempo para poder desapropriar nada e não pagar nada, efetivamente. Ficou tudo para responsabilidade de quem? Da atual administração que é o prefeito Guti. E ele já pegou, reservou os 56 milhões de 2017, para o que determina a lei e para poder fazer as desapropriações, para que o Trevo, realmente, siga em frente e o pessoal de Cumbica e Bonsucesso, e as pessoas e as empresas não vão embora da cidade de Guarulhos.

Então, eu queria dizer para vocês que está avançando mais, vocês participaram da reunião, estou vendo aqui o Ailton. Participaram aí o pessoal da Agru, o pessoal da G4 e outras cooperativas, né? Tem uma aqui, que eu não vou nem citar o nome, mas vou citar o nome aqui da Rosana, é uma grande guerreira dessa cooperativa. Estou vendo o Mossoró ali também. E quero dizer uma coisa para você, Rosana, você pode contar comigo, tá? Independente de qualquer coisa. Eu não vou falar do seu presidente, não, porque ele não merece nem falar dele.

E essa categoria aqui conhece ele há bastante tempo, desde o tempo da lotação e na hora certa ele vai ser cobrado, né? Não vai ser cobrado por nós não, ele vai ser cobrado por Deus, porque aqui se faz, aqui se paga, né? E na realidade, cooperados, é todo mundo junto, não tem dono. O cooperado, o presidente, é igual a cada um de vocês. E pode contar comigo. Muito obrigado, Sr. Presidente.

– Manifestações na galeria.

O SR. LAURI ROCHA - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Lauri Rocha.

O SR. LAURI ROCHA (Pela ordem) - Só para complementar a informação anterior, a vice-liderança do PSDB ficará com o vereador Geraldo Celestino.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Registrado. Item 1º, Sr. Secretário, para a leitura.

O SR. THIAGO SURFISTA - Item 1º. Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 6.177/17: “Informações referentes ao terreno na Rua Paulo Freire, entre a Rua Cajueiro e Rua Nobel Almeida Kuke, localizadas no Parque Continental 2”. Autora: Sandra Gileno.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

31/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 2º.

O SR. THIAGO SURFISTA - Item 2º. Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 6.200/17: “Informações referentes ao terreno localizado na Rua Constant com a Via Dutra, bairro Jardim Munhoz, Guarulhos”. Autor: Lauri Rocha.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 3º.

O SR. THIAGO SURFISTA - Item 3º. Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 160/2018: “Informações referentes a Rua Ouro Preto, altura do nº 647, Cidade Soberana”. Autor: Wesley Casa Forte.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 4º.

O SR. THIAGO SURFISTA – Item 4º. Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 182/2018: “Informações referentes a empresa G4 Soluções em Gestão da Informação”. Autor: Paulo Roberto Cecchinato.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 5º.

O SR. THIAGO SURFISTA - Item 5º. Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 183/2018: “Informações referentes a Construtora Solovia Engenharia e Construções Ltda.”. Autor: Paulo Roberto Cecchinato.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem (Pausa).

O SR. EDMILSON SOUZA - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se.

O SR. EDMILSON SOUZA (Pela ordem) - Pelo art. 151, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. EDMILSON SOUZA (Pelo Artigo do Regimento Interno) - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, eu gostaria aqui até de repercutir o

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

32/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

que o nobre vereador, nosso colega vereador Romildo Santos, falou aqui. Primeiro, dizer para vocês que eu fiz um requerimento de informação, no ano passado, e esse requerimento, as respostas, vieram no dia 27 de dezembro, no finalzinho do ano.

O que eu perguntei era sobre o número de passageiros transportados ou de viagens, na verdade, de viagens, e chegamos aqui a um número de 98.681.255. Se a resposta da prefeitura no sistema estrutural, no sistema alimentador, 36.117.615, sem falar das gratuidades.

Esses dados, nós estudamos de forma detalhada, também um outro requerimento, onde a gente perguntou como que estava se comportando o pagamento, tanto para o sistema alimentador, como para o sistema estrutural. Primeiro que a gente verificou na própria resposta da prefeitura que existe uma discrepância de tratamento para um setor e para outro setor.

O setor das empresas abocanhou 23,8 milhões, chegando até setembro. Isso é dado de dezembro. Então, ou seja, se andou mais rápido com o pagamento para as empresas. O setor que precisa mais, porque é dono do seu próprio carro, ou trabalha de forma cooperativada, recebeu 8.515.056,29. Se a gente comparar o número que recebeu, paralisamos os pagamentos no mês de junho, enquanto que o setor das empresas avançou até o mês de setembro.

Então, não tem uma política de tratamento igual para o mesmo sistema, que é o sistema de transporte da cidade de Guarulhos. E não dá para tratar igual coisas que são diferentes, porque, na verdade, os chamados micreiros, os companheiros que dirigem, têm muito mais dificuldade, porque aquele carro é o único. Se tem que trocar peça, tem que ser rápido, porque se deixa de ganhar, se tem um prejuízo efetivo.

Mais do que isso, nós verificamos aqui que pelos números, com todo o esforço, dos piores trechos das estradas, do fundão da cidade de Guarulhos, se transportou 36 milhões, contra apenas 98, isso são dados da prefeitura, não são dados meus. Só as empresas de ônibus receberam, entre o subsídio e o que receberam na catraca, porque acaba indo para eles, por volta de R$ 500 milhões.

É meio bilhão de reais para um sistema que atrasa, que deixa o passageiro no ponto, é meio bilhão de reais onde nós sabemos que muitas vezes as condições de trabalho dos motoristas e dos cobradores não são as melhores. É meio bilhão de reais para aqueles que se acostumaram, nos últimos 50 anos nessa cidade, a eleger prefeito e a tirar prefeito.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Para concluir.

O SR. EDMILSON SOUZA (Pelo Artigo do Regimento Interno) - Então, gostaria de deixar registrado aqui que nós precisamos urgentemente de formar uma comissão para estudar esses dados da

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

33/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Guarupas. A Guarupas não pode ser uma caixa-preta blindada e protegida pelas autoridades da cidade. Muito obrigado.

– Manifestações na galeria.

O SR. MAURICIO BRINQUINHO - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Item 6º.

O SR. MAURICIO BRINQUINHO - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Maurício Brinquinho.

O SR. MAURICIO BRINQUINHO (Pela ordem) - Pelo art. 151, por favor.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. MAURICIO BRINQUINHO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Venho na Tribuna para discutir um pouco, para falar um pouco sobre a questão da Quitaúna, que está saindo e está entrando uma empresa agora chamada Trail, acho que é Trail o nome da empresa, né? É? É Trail mesmo, vereador? Obrigado. E que a nossa preocupação toda, não só com os munícipes que já estão sofrendo com falta de coleta de lixo em alguns bairros, pela forma que foi feita, meio que no atropeço, meio que no atropelo, né?

Mas principalmente pela questão dos trabalhadores e trabalhadoras dentro da Quitaúna, porque os motoristas, os coletores estavam aí arriscados de perder emprego. Então, parabenizando o Sindicato dos Condutores de Guarulhos, e o Siemaco aqui de Guarulhos, que entraram em contato, tanto com a Quitaúna, tanto com a nova empresa, a Trail, e que estão garantindo que todos os funcionários serão realocados na nova empresa.

Tanto a Quitaúna vai pagar os seus direitos, todos trabalhadores, tanto a empresa Trail vai recontratar aqueles que realmente querem ficar. Lógico, também o funcionário pode escolher ficar ou não, porém estará recontratando todos.

Mas o mais importante que esses sindicatos conquistaram é garantia dos direitos coletivos que tem hoje o acordo coletivo da Quitaúna. Porque não adianta só você recontratar, vereador Thiago, mas recontratar com salário mais baixo, recontratar... não é, vereador, vereador Laércio? Contratar com salários mais baixos, contratar sem os direitos coletivos que há tanto a gente lutou.

Então, a empresa também ficou de agora, sexta-feira, sentar com os dois sindicatos e assumir todo o acordo coletivo já colocado há anos, com a Quitaúna, garantindo assim todos os direitos coletivos, como salários, cesta básica, convênio médico, convênio dentário, vale-refeição etc., e vários outros acordos, que é um dos acordos da questão de coleta de lixo, é um dos melhores acordos que tem no estado de São Paulo, vereador Romildo.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

34/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Então, tinha uma preocupação muito grande desses dois sindicatos para manter esses direitos. Então, também com o apoio do secretário de Governo, que a gente foi conversar, discutindo com o secretário de Governo que assumiu agora, o Paulo Carvalho, e ele também nos deu esse apoio para discutir e para fazer a manutenção, principalmente, não só da manutenção dos empregos, mas também a manutenção do acordo coletivo em vigência. Obrigado.

A SRA. GENILDA SUELI BERNARDES - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereadora Genilda.

A SRA. GENILDA SUELI BERNARDES (Pela ordem) - Sr. Presidente, nobres vereadores e vereadoras--

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Vai falar, vereadora?

A SRA. GENILDA SUELI BERNARDES - Art. 151.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

A SRA. GENILDA SUELI BERNARDES (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Nobres vereadores, nobres vereadoras que aqui estão. Iniciamos mais um ano, hoje, na Câmara Municipal. E eu esperava que o debate, hoje, nessa Câmara fosse exatamente esse. Porque iniciamos o ano aí com um contrato emergencial, quer dizer, o governo Guti em um ano não conseguiu fazer uma licitação para o lixo. Contrato emergencial de lixo porque não teve tempo de fazer uma licitação decente.

Novecentas famílias desabrigadas lá no Ponte Alta, cem famílias ao relento, sem nenhum apoio humanitário ou social por parte da prefeitura. Vemos a saúde cada vez numa calamidade pior, cada dia que passa piora mais. E ainda por cima, fomos presenteados com a tarifa mais cara do estado de São Paulo.

Hoje, quem assistiu o SPTV viu lá: Guarulhos conseguiu estar no ranking da tarifa mais cara da cidade de São Paulo. E vem com duas tarifas: 4,30, 4,70, sem abrir... e eu me lembro muito bem, vereador Romildo, quando fui vereadora do PT na gestão passada, que eu ouvi aqui inúmeros vereadores dizendo que quando entrasse no novo governo, a nova política ia abrir a caixa-preta do transporte, que lá tinha caixa-preta, que lá tinha coisa errada, que lá tinha tarifa equivocada, que o PT isso, que o PT aquilo.

E a gente está vendo a caixinha-preta ficando mais preta, mais fechadinha, benefício para os transportes cada vez maior, ferro na população cada vez maior. Vê aí o pessoal sem receber o seu subsídio, o seu direito, portanto, nada do que foi dito.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

35/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Mais uma vez, eu tenho dito que nós inauguramos em Guarulhos um governo chamado governo Pinóquio, aquele que falou que fazia tudo, mas fez tudo ao contrário. Aquilo que era para melhorar, conseguiu piorar. Porque Guarulhos, em relação a São Paulo, nunca teve uma tarifa tão cara. Vocês podem olhar, nos anos do PT, a média, a última tarifa de 2016, por exemplo, estava, se não me engano, 35 centavos de diferença, hoje tem 70 centavos de diferença.

E não vem com esse papo de quem tem bilhete paga menos, porque isso aí é para enrolar, é para enganar o povo, porque tarifa é tarifa. Não existem duas tarifas diferenciadas para um mesmo transporte, que não melhorou nada nessa cidade.

Então, gente, é hora dessa Câmara, mais uma vez, olhar isso com muito carinho, porque a população está de novo sendo vítima de um governo que de novo não tem nada, e que a velha estratégia está cada vez mais próxima. Parabéns, Guti, iniciamos o ano com mais mentira para o nosso povo.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Item 6º.

O SR. THIAGO SURFISTA - Item 6º. Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 184/2018. “Informações referentes a Grucooper.” Autor: Paulo Roberto Cechinatto.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se.

Item 7º.

O SR. MARCELO SEMINALDO - Questão de ordem, Sr. Presidente. Questão de ordem.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Questão de ordem, vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) - Nós aprovamos aqui, ano passado, uma Comissão de Estudo para averiguar a questão da GRU Airport. Eu gostaria que de Vossa Excelência deferisse meu pedido para fazer a leitura do nome dos vereadores que fazem parte dessa comissão, por gentileza, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Defiro o pedido de Vossa Excelência e peço ao secretário que proceda a leitura.

O SR. THIAGO SURFISTA - Presidente: Marcelo Seminaldo. Relator: Dr. Eduardo Carneiro. Membros: Ramos da Padaria, Luiz da Sede, Geraldo Celestino Jorge Tadeu, Zé Luiz, Acácio Portella, Betinho Acredite e Sandra Gileno.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

36/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) - Eu queria complementar minha questão de ordem, presidente. Espera, tem mais? Queria complementar, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) - Eu só falo se Vossa Excelência permitir, que eu sou um cara regrado, respeito o regulamento, Sr. Presidente.

Então, eu gostaria, como presidente da comissão, de convidar a população que queira acompanhar trabalhadores do aeroporto e pedir aos vereadores que fazem parte da comissão, que a gente estabeleça um calendário de reunião e que esse calendário seja sempre todas as quintas-feiras, às 9h da manhã na Sala das Comissões. Então, aqui, eu rogo aos vereadores que fazem parte da comissão, e os que não fazem e querem acompanhar também, que toda quinta-feira, às 9h, na Sala das Comissões para tocar adiante essa Comissão de Estudo, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Item 7º.

O SR. THIAGO SURFISTA - Item 7º. Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 185/2018. “Informações referentes às empresas que participaram da atual licitação de uniformes e materiais escolares.” Autor: Paulo Roberto Cechinatto.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação.

O SR. PAULO ROBERTO - Peço a palavra.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra, vereador Paulo Roberto, para encaminhar a votação.

O SR. PAULO ROBERTO (Para encaminhar a votação) - Sr. Presidente, Mesa Diretiva dos trabalhos nesta Casa de Leis, colegas parlamentares, vereadores, galeria presente, a todos aqueles que nos assistem.

Hoje, quer me parecer que nós não temos TV Câmara, pelo menos os painéis aqui não acusam, mas quero, aqui, usar desta Tribuna no exercício legislativo em 2008 (sic) em sua 1ª Sessão, e fiz alguns requerimentos, mas esse foi o alvo, porque não dá para mais nós enganarmos a população, e que isso vem se tornando um círculo vicioso na questão das entregas dos uniformes e materiais escolares. Não obstante eu ter conversado já com o líder de governo porque esse meu requerimento não foi para atacar governo, para atacar vereadores, secretários, não. Nós queremos saber quando será entregue, na realidade, este material escolar e os uniformes dessas crianças. São cerca de 110 mil, 111 mil uniformes e nós temos lá um montante de 37 mil, 34 mil, 35 mil que é sobra no ano próximo, passado.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

37/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Mas não adiante entregarmos aos poucos, entregar 34 mil, 35 mil, que seja, ou 37 mil, e deixarmos uma parcela com uniformes e outra sem. Sabemos já que houve, nesse início, agora, recentemente, uma compra de quase um milhão de reais em livros, isso é bem recente. Não sabemos quais os livros, mas sei que houve essa compra. O que nós não podemos, veja bem, é levar tudo isso para vaidade pessoal, para atender as demandas de cada político, nós temos, neste ano, em 2018, que atender, vereador Moreira, as demandas da população guarulhense, da cidade de Guarulhos.

Se temos recursos, se é muito recurso que temos, se a arrecadação vai reagir ou se são parcos recursos, nós temos que saber planejar esta cidade. Chegou hora do secretariado, do Sr. Prefeito municipal, do chefe do Executivo planejar a cidade. É hora! Não dá mais para ficarmos com discurso de que pegamos a prefeitura em situação precária. Sim, eu concordo que pegamos, mas temos que ter esta visão. Para os senhores secretários, o governo municipal tem que ter uma visão para administrar, agora, de fato e de direito, a nossa cidade e saber que na questão que citei agora, neste requerimento, se isso for ser licenciado, vão três meses para licitar, porque tem os períodos de impugnação, terão impugnações, nós sabemos, que essa cidade é muito complexa. Até por vaidades das empresas ou de políticos, nós vamos ter essas impugnações. E lá se vão três meses.

Aí, para confeccionar esses uniformes, mais três meses. Quando serão entregues os uniformes para essas crianças? Em agosto, setembro ou outubro. E aí, já se passou quase o exercício de 2018. Eu não posso concordar com essa situação. Por isso que nós temos aí, o fundo nacional que é para o desenvolvimento educacional, é este fundo, que nós compramos até com quase 70% de desconto. E isso é real, não se o seu eu quem digo, eu tenho essas informações, pessoal. Hoje, o mobiliário, com os descontos que tem, fica próximo, não vou dizer que o custo é zero, mas bem baixo, a parte do mobiliário de escola se precisar, livros, enfim. Nós não podemos, hoje, pagar um muro de arrimo, R$ 8 milhões e deixar, e esquecer dessas crianças, esquecer desses uniformes, esquecer material didático. Enfim, esquecer da educação.

Porque nós sempre costumamos dizer, falávamos nesta Tribuna que tudo é consequência da Educação e todos aqui sabem, hoje a população toda sabe. Porque o resto é consequência, pessoal. O planejamento familiar, planejamento de vida, tudo é consequência da educação. Nós temos que ser repetitivos nisso. No ano de 2018, nesse discurso, é de 30 anos atrás, de 40, de 20, de 10. Não, nós temos que priorizar educação. Temos que priorizar, mas com competência, não quero aqui culpar o atual secretário que lá está, que assumiu a pasta recentemente, mais teve uma outra secretaria anterior a ele, e tivemos o tempo necessário para pensar e planejar a cidade. Não só na Educação, eu estou citando um caso, o da Educação. Mas, enfim, todos os seguimentos da Administração Pública, em todos seguimentos em que nós vimos, agora, recentemente, nesta Tribuna, nesta Sessão, no pinga fogo, nós vimos também na Tribuna Livre

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

38/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

onde cada um tem um tipo de reclamação, ou é na Habitação, ou é no Transporte Coletivo, mas o principal, hoje, a prioridade tem que ser a Educação. Eu não falo nem da Saúde porque Saúde está um caos a nível nacional, porque Guarulhos não foge à regra.

Então, o que eu quero, Sr. Presidente, eu não quero tomar o tempo, porque nós temos que deliberar toda uma Pauta. Dizer que não estamos aqui para choramingar. Não estamos aqui para fazer críticas, para atender o vereador, estamos aqui para fazer a crítica construtiva, a crítica de verdade. A Educação não pode parar. Nós não temos que ficar trocando secretário cada três meses, quatro meses, coloque-se alguém que é da área da Educação, alguém que conhece essa matéria, alguém que pode administrar aquilo para, depois, não lamentarmos e indo culpar administrações. Esta Casa tem responsabilidade, e esta Casa tem que cobrar, porque a Administração Pública, de um modo geral, tem que estar organizada para 2018, 19 e 20, tem que estar planejada a cidade com muito recurso ou com parcos recursos, tem que planejar com parcos também.

Para encerrar, Sr. Presidente, quero dizer a Vossa Excelência, se não tiver arrecadação a contento do governo municipal, se administre com parcos recursos, cuidando o que? Da conservação pública desta cidade, e que se priorize algo que a população ficará contente, eu tenho certeza. E tenho dito, Sr. Presidente.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Pela ordem, Sr. Presidente, para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ (Para encaminhar a votação) - Bom, em primeiro lugar, eu quero parabenizar o vereador Paulo Roberto Cechinatto, por fazer este requerimento de informação, que é importante. Porque as aulas vão começar semana que vem, dia 5. E ano passado, o prefeito Guti se gabou de que entregava em março, adiantadamente, uniforme. Olha, agora, nem a licitação foi feita. E quem vai ser penalizado? Quem vai ser penalizado serão as crianças que não vão ter uniforme e não vão ter o material básico para estudar.

Eu estou aqui com vários requerimentos de informação e essa questão de um governo que já tem um ano e que ainda não sabe que horas que vai licitar uma coisa e outra, na verdade, eu considero que nós, vereadoras e vereadores, temos que estar atentos a essa questão, porque a população já está reclamando muito. E as mães, ano passado, já tiveram problemas como o problema da merenda, que vocês sabem que só tinha ovo, quando tinha.

E, agora, eu gostaria de dizer que esse requerimento é pertinente e que as crianças do nosso município não podem ser, de maneira nenhuma, penalizadas. Uniforme é exatamente para criar uma questão de igualdade, para que ninguém possa ir melhor ou malvestido. É exatamente

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

39/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

para criar, na escola, um sistema único de vestimenta. E um uniforme, além do uniforme, a questão do material escolar é fundamental. Por isso, concordo e considero que nós devemos aprovar e cobrar do Guti quando é que sai essa tal licitação.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem (Pausa). Encerrado a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 8º.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 186/2018. “Informações referentes a área pública na Rua Maurício de Nassau, sob o número de Inscrição Municipal nº 1145220076/Jardim Munhoz.” Autor: Paulo Roberto Cechinatto.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 9º.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 187/2018. “Informações referentes a reparos na iluminação pública, Praça Marcos Freire, localizado na Rua 4, bairro Pimentas.” Autor: João Barbosa.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 10.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 218/2018. “Informações referentes as ruas beneficiadas pelo programa Mãos à Obra, no ano de 2017.” Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 11.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 219/2018. “Informações referentes a quantidade de funcionários que respondem pelo setor do programa Mãos à Obra.” Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 12.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 220/2018. “Informações referentes ao cronograma de pavimentação e calcetagem de vias realizadas no setor do programa Mãos à Obra, para o primeiro semestre de 2018.” Autora:Carol Ribeiro.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

40/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 13.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 221/2018. “Informações referentes a situação cadastral da floricultura Rei das Flores.” Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 14.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 222/2018. “Informações referentes a quantidade de reclamações e sugestões feitas por munícipes ou outros no cemitério do Campo Santo, bem como quantas foram atendidas.” Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 15.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 223/2018. “Informações referentes aos funcionários da Prefeitura Municipal de Guarulhos que respondem pelo cemitério Necrópole do Campo Santo.” Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 16.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 224/2018. “Informações referentes ao número de velórios e sepultamentos realizados nos cemitérios públicos no ano de 2017, bem como quantos foram realizados pelo Sistema Público Gratuito ou Particular.” Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 17.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 226/2018. “Informações referentes aos comércios localizados na Avenida José Brumatti, entre os números 3.158, 3.160, CEP 07, 160, 170 do Jardim Santo Expedito, bem como a quem pertence e possuem alvará junto ao SDU.” Autor: Wesley Casa Forte.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

41/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 18.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 227/2018. “Informações referentes a serviço de coleta de lixo em Guarulhos.” Autora: Janete Rocha Pietá.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa).

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Pela ordem, Sr. Presidente. Para encaminhar, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Só para justificar. Encerrado a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Para justificar, com a palavra, vereadora Janete.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ (Para justificar o voto) - Olha, Sr. Presidente, eu gostaria, assim como o vereador Paulo Roberto Cechinatto levantou a questão da licitação dos uniformes, eu gostaria de dizer que nós estamos vivendo um governo que só vive de contrato emergencial. Contrato emergencial na questão do lixo. E aí, eu quero aproveitar a oportunidade para reforçar o que disse o vereador Maurício Brinquinho quando se referiu à questão da Quitaúna. Muitos bairros, em algumas ruas, estão me cobrando que o lixo não foi recolhido. Mudar, pode mudar.

Agora, eu queria reforçar, que a questão dos funcionários que, segundo consta o sindicato, seriam recontratados. Mas quero dar a minha solidariedade aos funcionários, porque os funcionários que tratam da questão de lixo da antiga Quitaúna, sempre foram dedicados, vereador Laércio Sandes, e só quem sabe o mal de uma greve de lixo, sabe o que é o lixo estacionado, os perigos de doença que pode ocorrer.

E finalizo justificando meu voto, dizendo que é de suma importância que a nova empresa, ela dê condições de manter o mesmo salário ou aumentar, aumentar nada contra, mas reduzir o salário, isso é um absurdo, tendo o Brasil, hoje, sempre está ocorrendo isso. A terceirização muda de empresa, aí muda razão social e quem sofre? Quem sofre é o trabalhador. Por isso, eu gostaria de dizer que o governo Guti tem que sair do sistema de contrato emergencial para fazer, realmente, as licitações e que nesse processo, a cidade não pare e não pague pelo preço da demora e da ineficiência.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Item 19.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 229/2018. “Informações referentes a funcionários da Saúde,

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

42/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

médicos profissionais, médicos contratados pela prefeitura e ativos na Secretaria de Saúde.” Autora: Janete Rocha Pietá.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 20.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 230/2018. “Informações referentes às obras executadas recentemente que serão tratadas pelo Instituto Gerir e pagas pela prefeitura.” Autora: Janete Rocha Pietá.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 21.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Laércio Sandes.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela ordem) - Sr. Presidente, pedir a Vossa Excelência, quando chegar resposta do Requerimento nº 185/2018 e 218/2018, seja encaminhado uma cópia para este vereador.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Registrado. Item 21.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 231/2018. “Informações referentes ao convênio com o Instituto Gerir.” Autora: Janete Rocha Pietá.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 22.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 232/2018. “Informações sobre casos de febre amarela no município de Guarulhos.” Autora: Janete Rocha Pietá.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Para encaminhar a votação, com a palavra, vereador Rômulo Ornelas.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Para encaminhar a votação) - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, a Janete está aqui meio estressada. Não sei o que aconteceu, parece que as férias não foram

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

43/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

muito boas para ela não, porque está meio nervosa aqui. Estava achando que não ia deixar a gente falar aqui, Sr. Presidente, porque está lendo rapidinho o negócio, mas vamos falar, né, o presidente está meio apressadinho aqui, mas a gente vai falar, Sr. Presidente.

Esse requerimento aí é de autoria da Janete Pietá que pede informações sobre a vacinação contra a febre amarela na cidade de Guarulhos. E também peço que mandem essas informações para meu gabinete, pelo seguinte. Aqui, Guarulhos, na Saúde, virou um caos total. Só para dar histórico aqui no nosso país sobre vacinação. A primeira vacinação em massa do Brasil foi no Rio de Janeiro, em 1904. Vacinação conhecida como a Revolta da Vacina, contra varíola. E, de lá para cá, o nosso país criou um hábito de vacinação em massa.

Essa vacina contra a febre amarela, ela é produzida pelo Instituto Fiocruz desde 1939, que aqui, por falta de vacina, eu acho que não é, aqui tem essa produção da vacina. E o que o governo, aqui, municipal, consegue fazer? Não consegue organizar uma vacinação na cidade de Guarulhos. É um caos, filas quilométricas, população dormindo na fila, nunca teve isso na história do nosso país e cidade. Não consegue organizar, direcionar uma vacinação que aqui para nós, no nosso país, ela é corriqueira, ganhando prêmio internacional do país que mais... melhor vacina em massa do planeta.

Agora, a nova política, a nova gestão, não consegue fazer uma vacinação na cidade, não consegue organizar uma vacinação, é o fim, é o fim. Que gestão de pessoas inexperientes, incompetentes que tem na cidade de Guarulhos. Umas pessoas que não tem a mínima habilidade com gestão pública. A maioria veio da gestão privada e pensa que é a mesma, e que não é. E está aí o caos estabelecido, a população revoltada, porque não consegue fazer a vacinação na cidade.

Então, é isso, o nosso repúdio à péssima atuação da gestão pública da cidade e no governo do estado de São Paulo que não consegue fazer uma vacinação aqui na Cidade.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 23.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 233/2018. “Informações referentes aos serviços de gerenciamento e operação de aterro sanitário.” Autora: Janete Rocha Pietá.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem (Pausa). Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO - Pela ordem.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

44/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Dr. Eduardo Carneiro.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) - A partir do Item 24, Sr. Presidente, eu sugiro que a votação seja simbólica.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em face ao pedido para o vereador do projeto constante do expediente ocorra por votação simbólica. Submeto à votação. Em votação. Solicito aos senhores vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - É sim. Eduardo Soltur vota sim. Vereador Eduardo Carneiro vota sim.

O SR. WESLEY CASA FORTE - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Wesley vota sim.

O SR. WESLEY CASA FORTE (Pela ordem) - Voto sim.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Os terminais estão funcionando, gente, por favor. Vereador João Dárcio vota sim.

O SR. THIAGO SURFISTA - Voto sim, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Vereador Thiago Surfista vota sim. Vereador Luís da Sede vota sim. Vereador Acácio Portella vota sim. Vereador Paulo Roberto vota sim. Acácio Portella vota sim. Betinho, vereador Betinho. Vereador Edmilson Souza. Vereador Marcelo Seminaldo, vereador Zé Luís.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

45/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) – Encerrada a votação. Aprovado. A partir desse momento, as deliberações ocorrerão pelo processo simbólico. Item 24, Sr. Secretário para a leitura.

O SR. EDMILSON SOUZA - Sr. Presidente, não acabou o tempo, eu podia votar. Três segundos.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Obrigado.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 49/2018. “Obriga a instalação de gerador der energia em prédios dotados de elevador e dá outras providencias” Autor Professor Jesus.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

46/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item 25.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 99/2018. “Institui no município a Caminhada das Águas de Oxum.” Autora: Janete Rocha Pietá.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item 26.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 133/2018. “A prefeitura municipal de Guarulhos ministrará o curso de Primeiros Socorros, incluindo a manobra de Heimlich (Desengasgo), aos Professores da Rede Municipal de Ensino - LEI DO LUCAS". Autor: Wesley Casa Forte.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item 27.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 156/2018. “A divulgação obrigatória na internet através de site oficial da prefeitura, lista de inscritos dos programas habitacionais do município de Guarulhos.” Autor: Wesley Casa Forte.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item 28.

O SR. EDMILSON SOUZA - Pela ordem. Sr. Presidente, eu não estou entendendo, não sei se é o barulho ou a língua enrolada.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - É o som.

O SR. EDMILSON SOUZA (Pela ordem) - O som está ruim? Não sei se está a língua enrolada.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Peço ao pessoal do som para dar caprichada porque o som está meio... Por favor!

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 157/2018. “A obrigatoriedade da inclusão do sistema de coleta de óleo de cozinha para reciclagem nos projetos de construção de condomínios verticais e horizontais no âmbito do município de Guarulhos.” Autor: Wesley Forte.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item 29.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

47/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 158/2018. “A permanência de Guardas Civis Municipais durante o funcionamento de cemitérios e velórios municipais na cidade de Guarulhos.” Autor: Wesley Casa Forte.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item 30.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 159/2018. “A obrigatoriedade do emplacamento e do licenciamento no município de Guarulhos de todos os veículos locados que prestam serviços ao Poder Público Municipal.” Autor: Wesley Casa Forte.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item 31.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 193/2018. “Dispõe sobre a alteração de § 3º do art. 2º de Lei nº 7592 de 16/11/2017. Programa de parcelamento incentivado.” Autora: Prefeitura.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões. Item nº 32.

O SR. LAURI ROCHA - Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 228/2018. “Institui o programa Adote uma Lixeira nos logradouros públicos na cidade de Guarulhos.” Autor: Wesley Casa Forte.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereadora.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ (Pela ordem) - Olha, eu sou uma pessoa de palavra.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Para?

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Para discutir um item que considero...

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Para encaminhar a votação. Com a palavra.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ (Para encaminhar a votação) - De suma importância, que é a questão da febre amarela. No dia 24 de outubro de 2017, nesta Tribuna, eu falei na questão da febre amarela. Falei também que a febre amarela, pela localização de Guarulhos, que tem a Serra da Cantareira ao norte, próxima de Mairiporã, faz divisa com Mairiporã e próxima de Nazaré, teria que vacinar todas as pessoas. O que estou falando aqui, Sr. Presidente, é vida ou morte, porque salvar-se de quem adquirir a febre amarela é exceção. A maior parte das pessoas não sobrevivem à doença.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

48/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Então, eu, como uma vereadora que acompanha a questão de Saúde, aliás, a Saúde está uma vergonha, né? Dezembro inundou-se o HMU. Era uma verdadeira cachoeira. Gosto de cachoeira para tomar banho. Mas aí, Sr. Presidente, o mais agravante! Agravante é que morreu, no zoológico, um macaco. E aí, eu faço requerimento para informação. Qual o número de macacos antes de chegar às notícias pela mídia que não estão dando todas as informações? Um sitiante lá de Água Azul já tinha me avisado que tinha morrido o macaco, o silêncio na mata. Isso não é brincadeira, Srs. Vereadores e vereadoras, porque a população está sofrendo com a questão de pegar filas e mais filas, de não poder ter o atendimento necessário.

Quero dizer que alertei, no dia 24 de outubro, peguem os anais desta Casa, e a TV Câmara, para ver que eu falei da necessidade e digo a todas as pessoas que estão aqui, que se vacinem, porque com a febre amarela não se brinca. E eu gostaria que esse Requerimento de Informação nº 232 que fala sobre a febre amarela, fosse respondido com mais urgência possível. E que em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade tenha a vacinação da febre amarela, porque é vida que nós estamos tratando.

Eu encerro aqui, Sr. Presidente. Solicitando que o governo Guti, a febre amarela não tem condição de... tinha condição de prever sim, porque venho de Minas e agora está em Minas, no Rio e aqui em São Paulo. Onde já se viu? A capital econômica do Brasil estar vivendo quase que a caminho de uma epidemia? Ainda não é porque os dados estão sendo omitidos. Espero que o governo trate disso com seriedade.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação (Pausa). Encerrada a votação. Considerado. Às Comissões.

Convoco Sessões Extraordinárias, tantas quantas necessárias, uma após a outra, após a Sessão Ordinária do dia 6 de fevereiro, terça-feira, para apreciação do Projeto de Lei nº 193/2018, de autoria do Executivo Municipal, que altera o dispositivo da Lei nº 7592/17. Programa de Parcelamento Incentivado. PPI.

O SR. LAURI ROCHA - Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Lauri.

O SR. LAURI ROCHA (Pela ordem) - Solicito que o Item 8º seja entregue ao gabinete deste vereador.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Registrado, vereador. Não havendo mais itens, dou por encerrado o Grande Expediente. Passemos à Ordem do Dia.

– Passa-se à

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

49/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O R D E M D O D I A

O SR. PROFESSOR JESUS - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Jesus.

O SR. PROFESSOR JESUS (Pela ordem) - Pelo artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. PROFESSOR JESUS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Quero, nesse primeiro dia de Sessão, desejar boas-vindas a todos vereadores e também ao público que nos assiste.

Quero mencionar nesta tarde, Sr. Presidente, um projeto de minha autoria, o qual está na Pauta, foi deliberado agora há pouco, que fala exatamente sobre a obrigação de instalação de gerador de energia em prédios dotados de elevadores. Haja vista que nós podemos observar que, muitos prédios, quando a energia acaba, o que acontece? Nós não temos gerador e nós podemos observar que tem muitas pessoas como idosos, pessoas deficientes físicas que, na realidade, ficam ali paradas, talvez por 40 minutos, uma hora, porque não tem gerador para que ela consiga subir até o seu andar.

Então, fiz um projeto pensando nessa parte também da população que é de suma importância, e eu quero também, depois, pedir aos Srs. Vereadores, quando esse projeto vier realmente para a Pauta, que possamos votar, quero contar aí com o voto de todos porque é de suma importância, porque é inadmissível onde nós temos um prédio e muitas vezes não tem um gerador. E aí, as pessoas, muitas vezes, deficiente físico, mães com crianças no colo e, muitas vezes, o idoso, não conseguem subir até o seu apartamento porque não tem gerador.

Então, eu conto aí com o apoio de vocês. Muitíssimo obrigado e que tenhamos um ano de muita bênção. Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Item 1º. Sr. Secretário para a leitura.

O SR. LAURI ROCHA - Discussão e votação única do veto parcial do Projeto de Lei nº 4816/2017. “Institui o Programa de Parcelamento Incentivado PPI, estabelecendo a redução de juros e multas moratórias provenientes de acréscimos legais, incidentes sobre débitos tributários e não tributários existentes para a Administração Pública direta e com o serviço autônomo de água e esgoto, SAAE. Revogam-se as Leis nº 7.157 e 54 de 2013, 7.419/2015 e 7.509/2016.” Autora: Prefeitura de Guarulhos.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação (Pausa). Solicito aos vereadores que se dirijam os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

50/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Veto parcial da própria prefeitura. Pega o do vizinho. Vereador Thiago Surfista vota sim. Por favor, está funcionando, não é? Vereador Eduardo Carneiro vota sim.

– É feita a votação conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Encerrada a votação. Mantido o veto. Comunique-se.

Item 2º.

O SR. ROMILDO SANTOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Romildo.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

51/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) - Questão de ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Questão de ordem.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) - Sr. Presidente, nós temos alguma comissão na Casa temática que cuide de transporte?

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Trânsito e Transporte.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) - Trânsito e Transporte? Posso completar a minha questão, presidente?

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - É. Sim.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) - Obrigado, Sr. Presidente. Sr. Presidente, eu ouvi atentamente o vereador Marcelo Seminaldo falando de uma empresa que assinou contrato com a prefeitura, e essa empresa, Sr. Presidente, se eu ouvi bem, ela tem problema de execução trabalhista, não tem carro. Ela ganhou com preço pequeno. Não conseguiu cumprir, né? E mostra aí (ininteligível) da empresa, tem nome no Cadin e parece que ela colocou uma certidão que, na realidade, não é certidão verdadeira, Sr. Presidente.

Então, eu peço, Sr. Presidente, que a comissão de Trânsito e Transportes peça esses documentos dessa empresa e chame essa empresa ou analise os documentos para a gente ver realmente o que aconteceu, porque a cidade de Guarulhos, Sr. Presidente, ela está com uma dificuldade de levar nossos pacientes doentes, principalmente aqueles que são deficientes. A Secretaria de Saúde de Guarulhos passa por uma fase difícil.

Ontem, eu conversei com o secretário Sérgio Iglesias, vereador Marcelo Seminaldo, e ele disse que vai tentar de todas as maneiras, com os carros da prefeitura, cumprir e levar todos os pacientes para São Paulo, para outros hospitais. A prioridade é para aquelas pessoas que fazem hemodiálise, para não morrer, e algumas crianças que tenham deficiência muito forte. Mas, Sr. Presidente, o que me trouxe aqui e que me causou estranheza é essa empresa que assinou esse contrato e com tantas irregularidades e ela parece que vai cumprir, fazer um serviço que não tem condições.

Então, eu quero acompanhar com a comissão de Trânsito e Transportes, se Deus quiser, semana que vem eu vou fazer essa denúncia formalmente e vou pedir esses documentos para poder saber o que aconteceu com essa empresa e por que não passou para empresas subsequentes, aquelas que deram preço justo e que tenham documentação. É o que diz as licitações, e vou ficar em cima disso e quero falar isso para o vereador Marcelo Seminaldo, faço coro junto com ele. Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Item 2º.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

52/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. LAURI ROCHA - Discussão e votação única do veto total do Projeto de Lei nº 3.951/2013. “Institui campanha educativa, multa moral, no âmbito do município de Guarulhos.” Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Em discussão (Pausa). Encerrado a discussão. Em votação (Pausa). Solicito aos vereadores que se dirijam os terminais para o voto eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Vereador Eduardo Carneiro vota sim.

O SR. LAURI ROCHA - Vereador Lauri Rocha vota sim.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Vereador Lauri vota sim. Vereador Thiago Surfista vota sim. Vereadora Sandra Gileno vota sim. Eduardo Soltur vota sim também.

– É feita a votação conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

53/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Encerrada a votação. Mantido veto. Comunique-se.

O SR. LAURI ROCHA - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Pela ordem, vereador Lauri Rocha.

O SR. LAURI ROCHA (Pela ordem) - Pelo artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. LAURI ROCHA (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Embora eu saiba que tenha várias matérias ainda, mas eu preciso concluir o que eu disse anteriormente, nesta sessão, e peço até desculpas por

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

54/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

atrapalhar um pouco a votação, mas eu preciso retornar ao item aqui que eu iniciei que é referente ao esporte na cidade. E eu não poderia deixar de falar o seguinte. Principalmente aos que estão em casa.

Pessoal do esporte da cidade, principalmente do futebol, quero que vocês saibam que esta Casa e esse vereador não têm nada contra o esporte, aliás, é o contrário. Muitos aqui sabem que praticamente muitos dos meus votos vieram do esporte do futebol.

Não sou contra, aliás, dou parabéns aos presidentes de ligas que organizam competições da cidade, substituindo a Secretaria de Esporte, a qual delega essa missão. Parabéns ao Carlinhos, da Liga do São João, parabéns a todas as ligas, e sabemos também que o decreto do prefeito não interfere nos campeonatos sem fins lucrativos que são organizados pelas ligas e nem amistosos nas praças esportivas.

O que eu me referi, inicialmente, são copas com fins lucrativos que os valores são destinados aos bolsos de alguns que, ao contrário de muitos aqui, que ajudam o esporte, fica no bolso deles e não ajudam com nada na cidade, em competições que não atraem nada. É óbvio que existem copas aqui na cidade interessantíssimas. Vou dar exemplo pela copa Cecap, que é copa importante da cidade. O que peço são parâmetros, onde se façam copas, possam ter seus respectivos lucros e sei que dá muito trabalho organizar uma copa, mas que tenha uma dosimetria no ganho e também na prática de taxas de arbitragens.

Presidente, só para concluir, vou pedir pela liderança, mas não vou utilizar cinco minutos. Só para concluir.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Com a palavra.

O SR. LAURI ROCHA (Como Líder da Bancada) - Pela liderança do PSDB. O que eu quero rapidinho... o que eu quero é seguinte. Que a cidade mudou gente, mudou. Então, o que peço dos esportistas? Vocês, presidente de agremiações, eu entendo exatamente a dificuldade que vocês têm para manter suas agremiações e sei da dificuldade porque participo disso na cidade. O que quero de vocês é: se unam, se unam, façam bem ao esporte e continuem atuando no futebol da cidade. O que não quero mais na cidade são lucros em cima de próprios da cidade, os quais não nos interessam. Não vou citar nomes, não vou citar nada aqui, mas todos sabem do que estou me referindo, principalmente vocês, esportistas da cidade. Não quero que copa nenhuma acabe e não quero que campeonato nenhum pare. O que quero sim é pouco de dosimetria nas arrecadações e no que é gasto e o que é pago. Ao contrário, elogio as ligas porque sei da dificuldade que eles têm na cidade. Somente isso!

Então, peço a todos esportistas da cidade que cumpram com seus compromissos e quem executa campeonatos na cidade, que também tenham noção que arrecadar pode também, um pouco dessa arrecadação, pagar escolinhas, pagar telas e cuidar também dos próprios da

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

55/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

cidade e não somente os lucros irem para os bolsos. E o prefeito não fez nada mais do que acertar essa situação porque não poderia ter uma copa com fins lucrativos sem que seja cobrado taxa. O prefeito só regulamentou uma improbidade. Ele também não é contra ninguém executar copas ou ter algum lucro. Foi só isso que foi feito na cidade. Obrigado.

O SR. RAFA ZAMPRONIO - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Soltur) - Antes de dar a palavra, pela ordem, para o vereador Rafa, peço ao vereador Lauri que assuma os trabalhos da presidência.

– Assume a presidência da Sessão, o Vereador Lauri Rocha

O SR. RAFA ZAMPRONIO - Presidente, pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem, vereador Rafa Zampronio.

O SR. RAFA ZAMPRONIO (Pela ordem) - Muito obrigado. Presidente, gostaria de deixar registrado como presidente da comissão de Administração e Funcionalismo Público, eu gostaria de convocar uma Reunião Extraordinária para análise do PL nº 193/2018 para próxima terça-feira, às 13h. Tudo bem?

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Registrado.

O SR. RAFA ZAMPRONIO (Pela ordem) - Obrigado.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem, vereador Rômulo Ornelas.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) - Pelo 151.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra, vereador.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) - Sr. Presidente, eu vou entrar nessa polêmica aí dos aluguéis dos campos de futebol e dos espaços públicos da cidade, citado aqui pelo Lauri, e que está aí na Mesa da Presidência.

Então, dizer o seguinte. Ano passado foi votado um projeto do governo sobre terceirização, privatização dos espaços públicos da cidade. A gente avisou. Nós votamos contra. Nós avisamos que isso iria acontecer. O prefeito foi a público, através das redes sociais, aliás, o prefeito só se comunica com a população através das redes sociais, não vai à população. Deve ir. É interessante conversar com o povo na rua.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

56/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Então, o prefeito foi a público dizendo que não ia cobrar nada nos espaços públicos da cidade, isso era invenção do PT. Ouvia isso: “Era invenção do PT.” Eles falaram que o PT estava inventando. Estava lá, se quiser, eu coloco de novo lá nas redes sociais a própria fala do prefeito. Então, se era invenção do PT, então por que está cobrando, agora, o uso dos espaços públicos, no caso, os espaços esportivos? Então, por que está cobrando? Então, se era invenção do PT, e nós votamos contra, o PT, a bancada do PT, denunciou que isso era uma forma de cobrar, cobrança de privatização direta, indireta ou a terceirização dos espaços públicos nos parques, campos de futebol, os CEUs que a população usa.

Então, hoje está cobrando para jogar futebol nos campos municipais. Amanhã, vai ser o CEU, vão ser os bosques, que, para usar, tem que pagar. Então, nós alertamos. O que está acontecendo hoje é o que nós já falávamos ano passado e que nós votamos contra. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Eu gostaria de nomear ad hoc o vereador João Dárcio para a leitura, por favor. Item 3º.

O SR. JOÃO DÁRCIO - Item 3º. Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 4284/2013. “Fica garantida a presença de profissional de Educação Física nas academias ao ar livre instaladas nas praças e parques do município, para fins de acompanhamento e orientação aos munícipes.” Autores: vereadores Maurício Brinquinho e Heleno Metalúrgico.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra, vereador Brinquinho.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO (Pela ordem) - Para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Para encaminhar.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO - Para discutir.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Um momento... um momento. Em discussão.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO - Para discutir.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO (Para discutir) - Presidente, precisa estar sendo discutindo um pouco essa questão de profissional de academia, profissional de Educação Física nas academias ao ar livre, porque o que acontece? Desde de quando se começou a instaurar essas academias, vereadora Janete, eu sempre tive a preocupação de as pessoas, de todas as pessoas, não das pessoas mais de idade ou das pessoas mais jovens, qualquer tipo de pessoa que vá utilizar desses

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

57/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

equipamentos, vereador Eduardo Carneiro, pode se machucar, pode causar uma lesão – não é? – e isso vai trazer uma consequencia ainda de gastos para saúde do município.

Então, eu vejo que o profissional da área de Educação Física, neste momento, traria, inclusive, um ganho para o município, porque a gente estava discutindo, inclusive, pessoas que podem estar fazendo estágios. Você tanto ajuda o aluno que estará colocando em prática, vereador Marcelo Seminaldo, aquilo que ele está aprendendo, tanto quanto você também vai ajudar a comunidade. Primeiro, para aprender a trabalhar com aqueles equipamentos. Por quê? Porque você coloca o equipamento lá... em algumas cidades, eu tenho visto que tem alguns panfletos, alguns quadrinhos explicando como utilizar o devido equipamento de fisicultura. Mas aqui a gente não tem nem isso, às vezes. E mesmo você mostrando com figuras, mostrando, escrevendo como que funciona, como deve ser feito, a melhor coisa que tem é você ser orientado por um profissional, mesmo que seja em horas pré-estipuladas, mas o essencial seria esse.

Primeiro, que se usasse aqueles equipamentos de modo adequado para ter um maior benefício para o próprio corpo, maior benefício para a saúde, assim também para que não se estrague aqueles equipamentos, porque eu tenho detectado é que em algumas regiões, os equipamentos, como as pessoas não sabem como utilizar aquilo, os equipamentos acabam ficando à deriva, acabam se estragando no tempo. Acabam sendo utilizados de forma inapropriada. Acabam sendo utilizados para que sejam... as pessoas usam para sentar em cima, para descansar, mas não utilizam realmente para objetivo principal. A cidade de Guarulhos, ela sofre, assim como país todo, com a questão da Saúde. E nós, aqui, no Brasil, nós trabalhamos a questão da Saúde de forma muito errada. A gente, geralmente, a gente trata da doença, vereadores, e não da prevenção. Pode me... pode me... né, Dr. Eduardo Carneiro?! Se eu estiver errado, que o senhor me corrija.

Mas se a gente cuidar primeiro... Na verdade, deveríamos dar maior atenção à prevenção. A gente teria menos pessoas nos hospitais, a gente não cuidaria tanto de doença, porque a doença é para tratar quando já está estourada, já aconteceu, já apareceu, e isso causa mais gastos, tem mais... tem um malefício, na verdade, a forma que a gente trata a Saúde no Brasil. Esse é meu ponto de vista, doutor. Se estiver errado, o senhor me corrija. E a prevenção é muito pouco jogada em programas, tanto na cidade quanto em programas laborais.

A gente tem destacado muito isso em alguns sindicatos aqui da região, a gente tem tentado implantar um projeto de prevenções, prevenções diversas. Cada sindicato com seu tipo de doença laboral que está mais em alta, porém, com toda a prevenção realmente da saúde do trabalhador, da trabalhadora. E isso deveria ser feito também na cidade como um todo.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

58/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Nós temos algumas áreas aí que são maravilhosas! A gente passa em uma praça, a praça bonita, às vezes, quando está bem cuidada, quando o governo conseguiu ir lá limpar, fica bonita a área. E o equipamento de Educação Física está ali sendo mal utilizado, está estragando, no tempo, né? Então, acho que é essencial, principalmente, nessa questão para usar o exercício como prevenção de saúde, para que pessoas não se machuquem com aquilo, para que pessoas possam utilizar aquilo de forma adequada e para que esses equipamentos não fiquem subutilizados.

Então, gostaria de estar fazendo essa discussão, vereador Edmilson. Acho que é muito importante a gente fazer esse debate, porque senão a gente fica gastando em questões, gastando em equipamento e o equipamento não é utilizado e a gente poderia, então, se não tem profissional da área de Educação Física, a gente poderia usar esse investimento em outras áreas, mas já que está sendo usado nessa área, que a gente tenha dando oportunidade para estudantes, dando oportunidade para um profissional na área de Educação Física, para também poder elevar essa profissão que tem sido muito utilizada hoje.

Hoje, as academias, todas trabalham com personal trainer. E as nossas academias ao ar livre, vereador Laércio Sandes, não têm profissional ali para poder... eu mesmo, o senhor não sei. Pela aparência física, o senhor faz bastante exercício, que dá para se notar, assim como eu. Então, a gente vê aquele equipamento, não sei se a gente ia utilizar aquilo bem, não é, vereador? Então, seria de muita utilidade a gente ter um profissional ali para nos ensinar e tem mais. Tem alguns equipamentos ali, que vejo, às vezes, que parece uma roda de caminhão, outro um volante de ônibus. Eu vou utilizar da forma que estou vendo aquele equipamento, vereador Edmilson, e não da forma apropriada que deve ser colocada.

Então, acho que é uma importante discussão que devemos fazer aqui na Câmara, e é lógico, com a convicção de, no final, votar favorável e esperando que os próprios vereadores aqui convençam o prefeito que isso é melhor, que vai economizar dinheiro, inclusive, na questão da Saúde, como já disse aqui anteriormente. Obrigado.

O SR. EDMILSON SOUZA - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem.

O SR. EDMILSON SOUZA (Pela ordem) - Para discutir.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra.

O SR. EDMILSON SOUZA (Para discutir) - Sr. Presidente, eu gostaria de discutir Projeto de Lei do vereador Brinquinho. Primeiro, reforçar a importância do projeto que garante aí a permanência de um profissional da Educação física nesses equipamentos que estão nos parques e nas praças da cidade. Gostaria de dizer que essa experiência de utilização dos parques da cidade, das praças para prática do exercício e da Educação Física, tem melhorado a qualidade de vida. É prática que foi adotada na

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

59/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

gestão anterior e que acho que deveria ter incentivo maior, mas eu vejo que, ao invés desse incentivo de mais academias populares, mais parques públicos, a gente tem visto uma onda de privatização dos espaços públicos.

Nós temos visto aí e esta Câmara, infelizmente, colaborou com essa discussão, votando, nesta Casa, um projeto que deu margem para cobrança de taxas em espaços públicos. E nós falamos e avisamos aqui na Tribuna. O projeto do vereador Brinquinho é o ponto fundamental para nós discutirmos isso, porque nós estamos falando de praças e parques que são abertos ao público. Nós estamos falando de locais onde a população de nossa cidade encontra, ali, o seu momento de lazer, de descontração e de atividade física, e nós vimos, infelizmente, enquanto a gente perdeu aqui um tempo, nesse debate, muito dos vereadores, colegas nossos, debateram, dizendo que isso não ia acontecer, que não se tratava da cobrança de nenhum tipo de taxa, que os parques e as praças seriam melhor cuidadas e que tudo continuaria.

E, na verdade, desde o começo, a gente desconfiava que isso tinha endereço certo. Era abertura de um processo de cobrança de tarifa. E o Decreto nº 34.668, publicado em 18 de janeiro de 2018, que é esse decreto, traz já a tabela de cobrança de preço nos equipamentos, no Estádio Cícero Miranda, no Estádio Oswaldo de Carlos, no Estádio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande. Cobrança de preço no João do Pulo. Eu não sei qual é a situação de João do Pulo, mas sempre ouço dizer dos moradores que está precisando de uma reforma. Então, vai se cobrar taxa de algo que não está em condições de funcionamento. Outros equipamentos aqui citados, como Fioravante Iervolino, que vai cobrar taxa de algo que fica debaixo d'água quando chove, que está totalmente abandonado, que se teve promessa no meio do ano de reinaugurar o funcionamento e até agora nada. Está aqui na lista também.

Enfim, todos esses locais que foram... Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu. Todos esses locais têm uma tabelinha de cobrança dessas taxas e nós avisamos que seria feito isso. Respeito o colega vereador que disse aqui que precisa punir e coibir aqueles que estão usando espaços públicos de forma irregular para ganhar dinheiro. Estão usando os próprios públicos para poder ter acesso a recursos através da cobrança de taxas de inscrição. Eu concordo, vereador. Mas eu preciso deixar registrado aqui que não é cobrando a taxa que vai se espantar essas pessoas, sabe por quê? Porque o lucro se consegue obter, inclusive, essas pessoas pagando a taxa e se legitimando como donos do espaço durante aquele período.

O Poder Público tem que entender que os esportistas da cidade, de todas as modalidades, a maior, que tem mais presença do futebol, mas as outras como hande, o basquete, o vôlei, e tantas outras, tem que entender que essas pessoas precisam da utilização desse espaço e elas já pagam seus impostos. Então, ou seja, a obrigação de manter estes espaços que eu falei aqui, como os espaços que o vereador Brinquinho quer aqui garantir a presença de um profissional de Educação Física, já está no imposto

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

60/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

que a população paga. A população paga e recolhe seus impostos para manutenção da cidade. Então, não é criando uma taxa que nós vamos dar conta disso. É administrando melhor... é criando critérios, se existe alguma coisa de irregular, na concessão, seja do Ginásio João do Pulo, seja do Ginásio Pascoal Thomeu, primeiro que eu nunca vi conceder algo que não tem AVCB. Eu nunca vi você alugar algo, como a prefeitura está fazendo aqui, sem colocar em ordem documentação desses espaços. Primeiro.

Segundo, da forma que estão fazendo, é uma forma onde vai penalizar os esportistas da cidade. Então, a forma de coibir, é fazer um edital público de ocupação anual, para que as pessoas e os clubes interessados se inscrevam em igualdade de condição. Entreguem a sua documentação e possam desfrutar daquilo que é deles, daquilo que pertence a eles e pertence à cidade. O Bosque Maia, que é o parque mais conhecido da cidade, nós sabemos, lá, de várias pessoas que praticam caminhada. Praticam treinos lá dentro. Será que já não está se aproximando o momento da cobrança, também, para essas atividades, como nós já falamos aqui? Está errado. Não deve ser feito dessa forma. Mais do que isso. O poder público tem que garantir o acesso. Se esse acesso está sendo desvirtuado, é o poder público também que deve fiscalizar. É o poder público que deve dar garantia que a coisa pública seja utilizada por todos, e não criando uma legislação de cobrança. Seria o mesmo que para acabar com as filas nos hospitais, o poder público passasse a cobrar consulta. Porque cobrando a consulta, diminui a fila, porque nem todo mundo vai ter dinheiro para pagar. É essa lógica que está sendo aplicada ao esporte na cidade. Vamos cobrar, porque diminui a demanda, porque só vai usar quem puder pagar, não quem quiser utilizar ou ter a necessidade de utilizar.

Então, quero deixar registrado que vou votar favoravelmente ao projeto do meu colega, mas estou aqui discordando totalmente do decreto publicado, onde estabelece na cidade de Guarulhos algo inovador, mas inovador para o lado ruim. Aquela que já foi a capital do esporte amador, passa a cobrar do próprio esporte amador um custo alto para poder desenvolver as suas atividades. Será que não vai chegar nos campos da Várzea de Guarulhos? Quantos campos não estão em área pública? Será que não vai passar a ser cobrado nesses campos também? É essa pergunta que eu deixo aqui. Aos esportistas da cidade, eu recomendo que se organizem, porque poderemos ter a cobrança dos espaços que vocês estão utilizando. Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. ZÉ LUIZ - Para discutir, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra vereador.

O SR. ZÉ LUIZ (Para discutir) - Eu queria cumprimentar o Vereador Brinquinho pela apresentação do projeto. É uma ideia extremamente boa, positiva, como foi falado aqui no discurso dele, na apresentação dele, no sentido da prevenção das doenças, no sentido da precaução, com relação ao

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

61/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

uso desses equipamentos. De fato, é uma proposta extremamente importante, que foi, inclusive era de autoria do ex-vereador Heleno, e também agora o vereador Brinquinho encampou, mas... Não estou vendo o vereador Brinquinho no Plenário nesse momento, mas eu queria até dialogar com o meu colega de bancada. Eu, infelizmente, vereador Brinquinho, e colegas, acho muito difícil que esse projeto prospere nesse governo.

Como nós estamos vendo aqui, a maior parte dos projetos do vereador estão sendo vetados. Inclusive de vereadores da base. Vereador da oposição, líder do PT, como eu, o líder da oposição como Edmilson. A bancada do PT como um todo, a presidente do PT, Genilda. Nós não vamos ter projeto nenhum aprovado, vereadora Genilda, nesse governo. Não tem esperança de que nós vamos terminar os quatro anos de vereador tendo projeto aprovado por esse governo. A gente já sentiu a medida desse governo nesse um ano. Para mim, que sou vereador há vários mandatos, já tenho muito claro que esse governo, boa parte dos que estão lá, coordenando secretarias, não tem o mínimo de respeito pela câmara municipal, muito menos pelas histórias dos vereadores, pelo compromisso dos vereadores com as suas... com as suas bases e com a cidade. Então, vereador de oposição não vai ter projeto aprovado. Acho muito difícil que o vereador Brinquinho tenha essa lei aprovada. E é uma lei importante, de fato é importante, mas é um governo que não sabe ter a sensibilidade de tratar os projetos que a gente aprova aqui, a maior parte deles, com viés social, com viés humanitário, o governo simplesmente veta. Veta. Inclusive projetos aqui dos vereadores da base como eu falei.

Então, esse projeto do vereador Brinquinho é importantíssimo, porque ele vai tratar de uma questão que é verdade. É verdade. A proliferação dos pedidos de academia popular são gigantes. Todos os vereadores aqui têm pedidos de academia populares. Você anda o país, você sai do Brasil, vai para fora e você vai ver que isso é uma diretriz geral da população hoje querer fazer exercício, mas seria de bom tom que houvesse, de fato, um profissional acompanhando esse trabalho. Até para se evitar o problema de desinformação do uso da máquina, do uso do equipamento. Então, seria importante ter, sim, um profissional lá, mas eu não tenho a mínima ilusão de que o governo Guti vai, de fato, aprovar o projeto. O seu projeto, Brinquinho. O Brinquinho eu estou vendo agora. Infelizmente, Brinquinho. Vou lhe dar um grande abraço se esse projeto voltar aqui sem veto, mas eu acho difícil, porque é um governo que tem se revelado, nesse um ano, se revelou elitista. É um governo elitista, é um governo que prioriza quem já tem e não quem não tem. E o seu projeto, Brinquinho, é um projeto que vai atender justamente as pessoas humildes nos bairros. Eu fiz pedido, lá na emenda, na nossa emenda de vereador, tinha lá duas ou três academias populares, sequer a academia, o pedido que nós colocamos no orçamento foi atendido! Que dirá, quem dera colocar um profissional. Não é esse o viés desse governo! É um governo elitista, é um governo que, pelas suas ações, ao longo desse último ano, mostra isso. Colocar as pessoas no Cadin, protestar

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

62/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

as pessoas. O viés é esse. Agora está cobrando tarifa, taxa para usar os equipamentos públicos, as quadras.

Então, vereador Lauri, me desculpa, mas não dá para segurar a onda dessa cobrança de taxa. É taxa sim, é taxa para usar as quadras, é taxa para usar os campos de futebol, né? Quando a Secretaria de Esportes deveria estar servindo a nossa sociedade. Já erraram, mostra que é um governo elitista quando se transforma a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Esporte em única secretaria junto com a educação. Isso é uma decisão elitista, isso é uma decisão despreocupada com a cidade, que é enorme, que precisa ter política pública no esporte, precisa ter política pública na área da cultura e, aí, bota dois curiosos lá, para trabalhar na Cultura e no Esporte.

E a grande decisão desses curiosos, é aprovar, aqui, um decreto criando cobrança. Então, Vereador Brinquinho, eu, infelizmente, não acredito que o governo vai sancionar uma lei que vai lidar diretamente com a necessidade do povo... porque não está lá ouvindo. Esse governo e seus secretários não ouvem o povo, não anda, mal e mal faz live, para dizer que está dialogando com a sociedade, mas não vai na base, não está preocupado com o que o cidadão lá do Cabuçu, a senhorinha lá do Cabuçu vai fazer, que a senhorinha lá do Ponte Alta. Não está. O governo, quando tem uma desapropriação como houve, colocado aqui pela companheira Janete, não está nem aí. Não tem nem viatura para colocar para os companheiros do Conselho da Criança e do Adolescente, para acompanhar a desapropriação e o Edmilson tem razão. Se o governo quisesse intervir, mesmo sendo uma desapropriação de área particular, ele poderia intervir.

Em questão do nome, da solidariedade, da fraternidade. Então, não é um governo que está dialogando com os pobres, não é um governo que está dialogando com os mais necessitados. Então, Vereador Brinquinho, eu elogio a sua iniciativa, mas eu pago para ver se o governo vai sancionar essa lei. Porque eu volto a falar, é um governo elitista...

O SR. MARCELO SEMINALDO - Pela ordem. Pela ordem, presidente, para discutir.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra, vereador Seminaldo.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Para discutir) - Obrigado, presidente. Bom, primeiro, quero cumprimentar aqui o Vereador Brinquinho, pela iniciativa, que foi levar adiante, também, a ideia que era do vereador Heleno Metalúrgico, mas até guardando coerência intelectual e política, eu preciso fazer isso, que é uma maneira que eu pauto meu mandato, esse projeto, ele não vai ser aprovado hoje, nesse governo, tampouco seria aprovado no governo passado também, sendo bem honesto, né? Por conta da dificuldade que você teria para poder executar esse... essa medida de colocar um profissional em cada academia popular, mas esse projeto, ele se presta a

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

63/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

uma questão que eu acho importante, vereador Brinquinho, que é a gente discutir o esporte na cidade de Guarulhos.

O vereador Edmilson Souza me antecedeu aqui e disse que possivelmente agora nós teremos cobrança nos campos de futebol, para as pessoas poderem praticar o esporte, e vereador, eu digo a Vossa Excelência que isso já ocorre, mas ocorre de uma outra maneira, que é o presidente de agremiações, as próprias agremiações cobrarem pela utilização de espaço público, todo mundo aqui sabe disso, todo mundo é vereador e frequenta os campos de futebol e sabe, qualquer campo da cidade, ou com raríssimas exceções, né, que você levar o seu time para jogar, tem o time da casa lá que ele paga o horário. Ele é dono do horário, e esse dinheiro nunca se sabe muito bem de que maneira que ele é empregado. Então, acredito que... tanto essa propositura do vereador Maurinho Brinquinho, como esse decreto que fala de cobrança e tal, acho que era importante a gente fazer, não sei se pela comissão de esportes dessa casa, chamar audiências públicas, vamos discutir a questão de esportes na cidade de Guarulhos com seriedade, porque, por exemplo, se não é cobrado pelo município para a pessoa poder utilizar o espaço como foi dito aqui, atualmente é cobrado pelas agremiações.

Então, isso é problema que a gente tem que todo mundo tapa os olhos, fecha o nariz, não põe a mão na boca para falar, aliás põe a mão na boca para não falar, porque é tema sensível. Eu como não tenho compromisso com clube nenhum, estou à vontade para falar aqui, Edmilson. Então, eu acredito que a gente deve enfrentar essa questão de esporte, mas ampliando debate, porque acredito que nem deve ser cobrado pelo município de Guarulhos para as pessoas poderem utilizar do espaço que é público - que é campo de futebol -, tampouco deve ser cobrado pelos donos de times de futebol para as pessoas poderem utilizar do campo. Aquilo tem que ser mantido pela municipalidade, quem tem que cuidar do campo de futebol é um funcionário público, que tem que estar lá para abrir campo, fechar o campo. Ele tem que ser o responsável. Não é dono de time de futebol que vai lá cobrar e cobrar caro, diga-se de passagem. Não cobra barato não.

Então, hoje, falar que as pessoas têm acesso às áreas públicas de esporte para poder praticar futebol, em especial o campo, não é verdadeira. As pessoas, hoje, já têm que pagar, com raríssimas exceções, eu me lembro aqui, talvez, do campo do Seu Papotto lá no Bonança. Que lá as pessoas jogam lá, tem um timinho dos meninos que eu ajudava lá e eles jogavam sem pagar, agora de resto eu não conheço um nessa cidade que tenha um campo que a pessoa não tenha que pagar para jogar.

Então, tenhamos coerência, acredito que o caminho seja convocar uma Audiência Pública, fazer um grande apanhado das pessoas que estão no esporte nessa cidade, porque eu tenho certeza que muitas pessoas hoje são alijadas não podem participar, não praticam esporte porque não são de nenhum time desses organizados na cidade e não têm condições de pagar para utilizar.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

64/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Então a cobrança, hoje, ela já existe e existe para os donos de time de futebol, e eu sou contra se pague tanto para o time de futebol, e que se pague também para o município. Acredito que tem que ser público para todos, universal poder participar e praticar o esporte, que é tão saudável para todos nós.

O SR. MOREIRA - Presidente. Pela ordem, presidente.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Para discutir, vereador.

O SR. MOREIRA (Para discutir) - Também gostaria de discutir. Quero cumprimentar o Sr. Presidente, cumprimentar os novos pares, público que nos assiste. Desejar um bom ano de trabalho a todos, e que venhamos a realizar as questões pertinentes da nossa cidade, que realmente não são fáceis. E eu quero discutir essa matéria, até porque eu estou fora de forma, mas eu sou a favor de um condicionamento físico legal e isso já é cientificamente comprovado, quem pratica esportes fica menos doente.

Então, eu quero parabenizar ao Vereador Brinquinho e dizer ao vereador que votarei favorável nesse projeto. Mas também quero, aqui, me reportar ao que foi dito pelo nobre vereador Edmilson Souza, eu não poderia, vereador, de deixar de lembrar à Vossa Excelência, que Vossa Excelência falou que esses prédios públicos, né, eles não têm o AVCB, ou seja, o alvará de funcionamento. Aí eu... fiz um questionamento a mim mesmo, vereador. Talvez seja por isso, por não ter o AVCB, que eles foram abandonados pela gestão passada? É uma questão a se discutir. Porque o João do Pulo, um verdadeiro abandono, o Fioravante Iervolino então, nem se fala, um desastre. E quando se faz de uma lei, aonde vai arrecadar daquelas instituições que vão fazer eventos fechados, que pelo menos foi o que eu entendi, que vai visar lucro. Aí a oposição questiona, eu vejo com tristeza o questionamento de Vossa Excelência, a não ser que o meu entendimento seja errôneo. Mas se fala de eventos fechados, vem lá um show de um artista, isso, aquilo, vai usar uma instituição pública, vai haver a questão da segurança, vai haver banheiros químicos, vai haver toda uma estrutura da secretaria pertinente, e acaba gerando uma despesa, e eu acho que é justo se cobrar dessas instituições que visam lucros, né?

Eu vejo, por exemplo, no Rio de Janeiro, vai vir aí o Cirque Du Soleil aí, me parece, estão isentando esse circo de todos os tributos, eu ouvi falar na televisão, no rádio - e gosto muito de ouvir o rádio -, eu acho isso um absurdo, porque, na minha visão, você vem de fora, faz um evento, depois ao ir embora para outro país, ainda tem que converter em dólar, que é mais uma dívida que deixa para o país, ou eu realmente não entendo nada. Essa é a questão, eu vou voltar favorável, Brinquinho, e lamento porque nesses 16 anos passados, abandonaram o esporte, e todos os ginásios esportivos e não só ginásios esportivos, várias quadras esportivas da periferia da cidade de Guarulhos ficou num completo abandono. É uma pena. Muito obrigado.

O SR. EDUARDO BARRETO - Para justificar, presidente. Desculpa, para discutir. Perdão.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

65/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra, vereador.

O SR. EDUARDO BARRETO (Para discutir) - Boa tarde, presidente; boa tarde, nobres pares. Boa tarde quem está na galeria nos acompanhando e a todos que nos assistem em casa pela TV Câmara. Primeiro, presidente, me permite, aqui, um breve intervalo para cumprimentar o vereador João Thomaz, desejar boas vindas, que Deus abençoe o senhor, tive ali o prazer de estar conversando alguns minutos ali, e percebe-se que é um homem de muita boa vontade, que, com certeza, contribuirá bastante para a cidade de Guarulhos.

Presidente, para não fugir do regimento e me atentar aqui à discussão do projeto do vereador Maurício Brinquinho, e do nosso colega e vereador, por que não, Heleno Metalúrgico, referente a esses profissionais em praças esportivas do nosso município. Dizer que é brilhante o projeto, vereador. Já me posiciono aqui, favoravelmente ao projeto. Sabemos da importância que é o acompanhamento de um profissional, quando se tem a prática esportiva e quando uma cidade investe no esporte, ela também economiza em saúde.

Então é uma brilhante ideia que o senhor tem aqui, e pode contar com o voto deste vereador. Porque desde a última gestão, mesmo quando eu fazia parte da base, eu já fazia aqui em cima desta tribuna duras críticas ao esporte municipal. Cidade de Guarulhos, podemos falar que ainda está com o esporte em frangalhos, tentando uma recuperação.

Sempre critiquei aqui, porque sou oriundo de uma região onde a única salvação que muitas vezes tem para os jovens é o esporte. Eu tenho uma memória política, uma história política curta, porque estou no meu quinto ano como vereador, mas não me recordo de quadras sendo construídas. Não me recordo de campos serem reformados. Não me recordo de uma quadra poliesportiva sendo coberta. Algum vereador pode até refrescar minha memória aqui. Mas a não ser em quadras que estavam dentro das escolas municipais, eu não me recordo de nenhum. Quadras como Lavras, quadras como Fortaleza, várias outras quadras, como a do próprio Veloso, que conhecemos tão bem ali região, literalmente abandonadas. E os nossos ginásios, nas últimas administrações? Me recordo, aqui, de ginásio que foi cedido para moto clube na cidade. Ou estou enganado? Nós temos que ter o compromisso com a cidade de Guarulhos.

E, aqui, eu faço uma fala de fazer crítica, sim, de apontar os erros, sim, da atual administração, mas nos unirmos para ajudar o desenvolvimento desta cidade de Guarulhos. Cada vez mais, a população tem se segmentado entre sindicatos; entre partidos, temos quase 40 no nosso país e isso não tem ajudado em nada nosso país, em nada! Porque o que se parece é que a luta é pelo poder. O poder pelo poder, e não o bem-estar comum, a evolução da coisa pública. O que nós deveríamos, como

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

66/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

representantes, e isso eu incluo todo Legislativo do nosso país, todo Executivo, se unir para procurar o bem-estar da nossa população.

Então, me posiciono aqui favoravelmente ao projeto, dizendo que o esporte da cidade de Guarulhos deve renascer. Sim, deve renascer, porque o que nós vimos na última administração, continuo subindo a esta tribuna e fazendo críticas, era uma política adotada que não serviam nem uma bola para um projeto social. Que Deus possa dar discernimento, entendimento, apoio a nós, vereadores da cidade de Guarulhos, e também possa abençoar o nosso prefeito, que ele possa conduzir esta cidade. Ele não pode falhar.

Se o prefeito falhar, acaba com uma esperança de um jovem ocupar um cargo eletivo. Acaba com a esperança de os nossos filhos, dos nossos netos que quase, com certeza, a gente não sabe os desígnios de Deus, quase com certeza serão guarulhenses, morarão nessa cidade. Então, nós não podemos falhar.

Essa é a primeira fala que faço aqui, nesta tribuna, em 2018. Que possa ser um ano abençoado para todos nós. Que todos nós possamos ser instrumentos de Deus aqui dentro desta cidade e que possamos contribuir com o bem-estar da população guarulhense que tanto precisa.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO - Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem, vereador.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) - Para discutir.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Para discutir, com a palavra vereador.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Para discutir) - Bom, inicialmente, eu gostaria de falar ao autor do projeto, Maurício Brinquinho, que votarei favorável ao seu projeto, Maurício. E solicitar, inclusive, aos colegas também que votem favoravelmente. Eu acho que o projeto é de extrema importância. De extrema importância! Sobretudo do ponto de vista de prevenção. Claro que atividade física, ela é extremamente importante para a saúde do ser humano, mas desde que feita de forma adequada, desde que feita sob supervisão de um profissional qualificado. E eu estava comentando inclusive com o vereador Maurício que hoje as academias particulares, elas têm a obrigação, inclusive na triagem quando vai alguma pessoa fazer exercício na academia, de fazer toda uma triagem do ponto de vista físico, aqueles exercícios que podem ser feitos, inclusive até da avaliação médica, sob pena... se acontecer alguma coisa dentro da academia, quem responde é o diretor proprietário dessa academia.

E eu chamo atenção que, da mesma forma, da academia ao ar livre. Se, de repente, um indivíduo, um cardiopata, vai fazer um exercício, está lá à disposição, esse cardiopata, sem nenhuma orientação vai

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

67/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

fazer um exercício que ele não pode fazer, e tem um problema lá na área que ele está fazendo, responde o Poder Público. Porque o espaço é público.

Então acho, realmente, de extrema relevância o seu projeto. Eu analisei, estava analisando bem a fala inclusive do vereador José Luiz, algumas coisas ele tem razão, outras eu vou ponderar aqui, há um certo equívoco. Infelizmente, muitas vezes projetos nossos votados nesta Casa eles são, sim, vetados pelo Executivo, mas nós temos que chamar atenção da forma que a justiça está agindo. E, nós, vereadores, também temos que ter muito cuidado de não votar projetos inconstitucionais, e eu sempre falo aquela máxima, quando nós avaliamos um projeto e vamos votar, nós vamos avaliar o mérito e vamos avaliar a constitucionalidade do projeto.

Acho até que, apesar da brilhante ideia do vereador Maurício Brinquinho, nós temos um pouco de vício de iniciativa, sim, não há como contestar isso, e isso pode ser contestado, até porque gera um custo, e, se gera um custo, gera um vício de iniciativa do parlamento, mas, na minha concepção, o mérito, nessa situação, ele tem que se sobrepor à constitucionalidade do projeto.

Então, Maurício Brinquinho, eu o parabenizo pela ideia, votarei favorável, acho que isso deve ser tema, sim, lá no Executivo, acho que nós devemos conversar com o Executivo para fazer uma análise, com relação ao seu projeto e aprovar, porque é importante para a cidade. Obrigado.

O SR. WESLEY CASA FORTE - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem, vereador.

O SR. WESLEY CASA FORTE (Para discutir) - Para discutir.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra, vereador.

O SR. WESLEY CASA FORTE (Para discutir) - Sr. Presidente, nobres pares, público presente, a vocês que nos assistem em casa, pela TV Câmara.

Sr. Presidente, peço até licença já para cumprimentar os colegas, os funcionários desta Casa, os amigos, desejar boas-vindas ao nobre vereador João Thomaz, que assume esta Casa. Seja bem-vindo. E que Deus abençoe o trabalho de cada um nesta Casa.

Eu gostaria, aqui, de falar a discussão sobre o projeto do meu amigo vereador Maurício Brinquinho, projeto muito importante, vereador, apresentado por Vossa Excelência, nesta Casa, onde trata sobre essa questão da saúde da população, onde advém sobre a Academia Popular que é instalada em praças públicas. Infelizmente, nós não vimos, hoje, grande efetividade dessas academias dentro da cidade, tendo que ser feita a implantação, onde presenciei no orçamento do ano anterior, onde vários

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

68/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

vereadores pontuaram essas academias populares, nas mais diversas áreas da cidade, tendo em vista que é algo muito importante.

A academia popular acaba auxiliando muito para a questão da saúde e prezando pela qualidade de vida das pessoas, principalmente tendo em vista que muitas pessoas não têm condições, às vezes, de pagar uma academia particular que possa fazer o seu exercício e isso, automaticamente, reflete na saúde do munícipe.

Mas ouvi também atentamente aqui, demais colegas que desfilaram por essa tribuna, falando sobre a questão dos parques públicos que serão cobrados. Eu acho que, eu vejo que vereadores, de repente, têm a falta de entendimento à leitura de um projeto, onde não é que será cobrado dessas pessoas que utilizam, por exemplo, como foi mencionado aqui o Bosque Maia na cidade, que vai ser colocado catraca para poder cobrar entrada dessas pessoas. Isso não precisa nem acreditar nas minhas palavras. Vejo que vai acontecer ao longo do tempo. Passou o ano de 2017, vai passar ano de 2018, continua não sendo cobrado, vai chegar ano de 2019 e, assim, sucessivamente.

Então, o que vejo aqui, onde vereadores mencionaram sobre... falando sobre a falta de investimentos da educação, perdão, do esporte do município, mas eu vejo aqui a falência da última gestão, que ao longo dos anos que esteve no mandato e que não lembrou de cuidar do esporte da cidade. Vejo o Campo do Guarani de Lavras, abandonado a vida toda. Vejo o campo do Jardim São João, abandonado a vida toda. Vejo a quadra do bairro onde moro, abandonada a vida toda. Não vemos aqui, como bem mencionado pelo meu colega vereador Eduardo Barreto, não vimos investimento de cobertura de quadra, não vimos investimentos junto à população, onde mais necessitava, abandonadas as quadras, abandonadas em vários sentidos. O Fioravante, por exemplo, era utilizado por quem? Por Moto Clube?! Moto Clube?! Era utilizado o espaço público! Será que não foi lembrado isso na gestão passada? Acho que vale a pena refrescar a memória aqui, porque é muito fácil abrir crítica aqui nessa tribuna, mas lembrar também que foi passada a gestão do anterior, aqui dessa Casa, e não foi lembrado ao longo dos 16 anos, dezesseis anos não deu para lembrar o esporte no município da cidade?!

Eu vejo o último secretário que passou pela pasta da gestão, que a preocupação era o rodeio na cidade. Era o rodeio que era a preocupação. Cadê os investimentos? O que foi feito de investimentos no esporte? Eu quero que o vereador suba aqui para propor o que foi feito de investimento no esporte na última gestão. Eu quero que mostre para mim aqui, porque se tiver com argumentos embasados aqui, vou ouvir atentamente e vou respeitar. Não importa, eu acredito que nós estamos aqui, não é para debater, nós temos que buscar solução. A cidade está falida, está quebrada. Eu não vejo aqui a reconstrução abrindo críticas, mas trazendo ideias e sugestões para que a cidade possa voltar a avançar, que a cidade possa

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

69/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

voltar a crescer e que o cidadão guarulhense seja o beneficiado com isso. Crítica, aqui, não vai resolver o problema do município, o que vai resolver aqui é nós, vereadores... E eu não falo de partido A ou B; eu falo de uma forma geral. A reconstrução da cidade depende de todos nós. Depende de todos nós trabalharmos em conjunto, para que ela venha da melhor forma e o beneficiado seja toda a população da cidade de Guarulhos. Muito obrigado, Sr. Presidente.

A SR. PAULO ROBERTO CECCHINATO - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem.

A SR. PAULO ROBERTO CECCHINATO (Pela ordem) - Peço a palavra.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Para discutir, vereador?

A SR. PAULO ROBERTO CECCHINATO (Pela ordem) - Isso.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra, vereador Paulo Roberto.

A SR. PAULO ROBERTO CECCHINATO (Para discutir) - Obrigado. Sr. Presidente, Mesa diretiva dos trabalhos, colegas vereadores. A gente, com o decorrer do tempo, vai aprendendo porque esta Casa é uma escola. Uma escola em que nós passamos, e vamos aprendendo, errando, aprendendo, errando, aprendendo, vereador Barreto, e assim sucessivamente. Então, nós sempre ouvimos: “Esse projeto é bom, aquele não é”. Todos os projetos são bons, porque é de iniciativa dos parlamentares, Srs. Vereadores. Ele é bom, desde que seja aplicado, Vereador Brinquinho. A sua intenção é ótima, talvez o que está no papel esteja incompleto. Como eu também posso apresentar ou já apresentei matérias dessa forma, dessa natureza. Assim como tantos outros vereadores, mas a intenção de cada parlamentar é representar uma camada da população, líder Eduardo Carneiro. Então tudo que se apresenta é ótimo e bom. Eu acho que o que está faltando um pouco, hoje, nos dias de hoje, é criatividade.

Tudo se fala: “Nós não temos recursos. São parcos os recursos", ou tem recursos, mas não dá para aplicar nessa área, vereadora Genilda. Então se remanejam as dotações existentes, e chega ao final do ano, acaba-se o dinheiro, para deixar bem claro, daquela dotação. E tem uma pessoa expert nesse assunto aqui, que foi secretário de planejamento, o então vereador Waldomiro Ramos, hoje ocupando uma pasta nesta Casa, mas foi uma pessoa que dominava essa questão. Dominava a área tributária e sabe muito bem.

Tudo que nós apresentamos é salutar. Ninguém aqui vai fazer algo, apresentar projetos ou indicações, ou reivindicações, ou requerer

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

70/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

aquilo que não é bom para a população. Só que está faltando nos dias de hoje é criatividade porque nós sabemos que todo projeto que cria cargos, encargos, despesa, ou seja, matéria tributária, tem que ser matéria exclusiva, enviada pelo chefe do Executivo. E, se formos levar também tudo ao pé da letra, nós não podemos apresentar nada. O parlamentar hoje não pode fazer mais nada. É só parlar, é discutir dessa tribuna, mas não podemos apresentar matéria nenhuma. Por quê? Porque tudo que nós apresentarmos, todo o papel que usarmos nesta Casa, tudo aquilo que usarmos, material de escritório dessa Casa, enfim, tudo, nós estamos onerando a Casa, nós estamos criando despesas.

Então, eu acho que falta, hoje, a gente fala muito em PPP, Programa Público Privado; mas você não vê acontecer essas coisas. Por exemplo, esse projeto, oriundo, a exemplo do vereador Brinquinho, é um projeto bom. Como todos os outros são bons. Nessa área é importantíssimo, mas será levado a efeito? Ah, mas vamos trabalhar para o Executivo sancionar. Tá bom, ele sancionou. E a aplicação da matéria, e a aplicação do projeto? Fica para quando? Quem vai aplicar? Ah, não tem recursos. É o que se ouve nos dias de hoje. Não tem recurso? Mas vamos buscar os recursos. Eu acho que nós vereadores, também, hoje podemos fugir até um pouco à regra do que tange ao parlamentar, de quais são suas obrigações e vamos atrás do PPP, do Programa Público Privado que só se fala, se fica só no papel, mas ninguém desenvolve, ninguém procura. O Executivo tem que se movimentar também. Por aquele pessoal que ele tem lá de confiança, nomeado, para que o pessoal tenha atividade. Para que o pessoal corra atrás dessas questões.

Eu me recordo, quando fui, no governo Papotto, então vereador Waldomiro Ramos, com apoio desta Casa, de Vossa Excelência, inclusive, do então vereador Roberto Ribeiro, né? Que nós temos muita saudade do vereador também e daquela plêiade de parlamentares que tinha nessa Casa, que a gente se unia e naquela época não tinha PPP, Programa Público Privado, ou incentivo, ou sei lá o quê. Então, naquela oportunidade, eu vou contar para vocês, eu fui para secretária, não tinha os pedalinhos mais na Vila Galvão para as crianças; chamei o vereador Roberto Antônio Ribeiro e falei: "Robertinho, não tem nem pedalinho, não sei" e a crise é sempre a mesma. O país está sempre em crise, o município em crise, a situação é difícil. Quando eu menos esperava, vinha o Roberto Ribeiro: “Olha, os comerciantes da Vila Galvão querem fazer um programa e ajudar a secretaria, ajudar a cidade, colocar os pedalinhos para ajudar aquelas crianças”. E assim foi feito. Foram seis novos pedalinhos, eu me recordo como se fosse hoje. Isso daí, quem foi atrás disso? Não fui eu, quando nomeado secretário do Papotto, mas isso sim foi um trabalho do vereador Roberto Antônio Ribeiro e lá estavam instalados os pedalinhos.

É crise, não tem carne para leão, não tem carne pro... enfim para os animais, o que vamos fazer? Tinha lago lá. Vamos jogar tilápia, e depois de um tempo, um dia dava tilápia e um dia se comprava carne. Então

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

71/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

veja bem, nós temos que ser mais dinâmicos, não é nós do legislativo. É a classe política, é o Poder Executivo. Tem que buscar recursos, parcerias, e hoje é permitido o PPP, o Programa Público Privado, mas alguém vai? Não. Vamos ficar discutindo, que amanhã vamos fazer, não tem verba, ficou dívida, tem que pagar dívida. A gente sabe que ganha uma eleição sabendo que vai ter a dívida para o governo seguinte. Agora, se a dívida é exagerada, que se apure, então. Faça sindicância, contrate empresa de assessoria para apurar o que não foi apurado, o que já foi apurado, para apurar o apurado. Sei lá o que mais.

Chegou a hora, colegas vereadores, senhores parlamentares, vocês que nos assistem da galeria, de a gente tomar iniciativa. Nós temos que ir atrás, não importa. Essa parceria pode ser Legislativa, Executivo e iniciativa privada. Nós temos que pensar na cidade. Afinal de contas, a iniciativa privada está aqui, eles vivem daqui, é óbvio que têm que dar trabalho e nós não podemos também solapar o empresariado. Fala: “Ah, é a briga do coxinha, com quem não é coxinha”. Acabar com isso aí, pessoal. É hora de ter uma união, entendeu? É sensatez de nossas partes, do Poder Público, político, privado e trabalharmos para o bem da nossa cidade.

Foi feliz o vereador Lauri quando disse no seu discurso. Aliás, foi discurso que não havia ainda visto por parte de Vossa Excelência, quando falou da questão de esporte. Tem que se disciplinar, sim. Não é só... Vossa Excelência deu início a isso hoje, mas tem que ser disciplinado na cidade. Não pode se reservar para time A, B, C, D e E. Por que se reserva? Não sei, não pergunte a mim, pergunte à área, a essa área.

Vou encerrar, Sr. Vereador. Eu sei que tempo é exíguo, eu já esgotei o tempo, mas quero dizer, estou à disposição e vou continuar correndo atrás se for preciso, juntamente com os colegas, com todos os vereadores desta casa, indistintamente, independente de partido político e juntamente com o Executivo se precisar e nos chamar para essa tarefa. E tenho dito.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem, vereador Maurício Brinquinho.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO (Pela ordem) - É que o Senhor é pouquinho mais devagar do que o... então eu estou acostumado a falar pela ordem, mas eu gostaria de encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Encerrada a discussão. Em votação (Pausa). Para encaminhar.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO (Para encaminhar a votação) - Obrigado, presidente Lauri. É que o presidente Soltur, às vezes, ele fala tão rápido, que a gente não consegue nem entender o que fala, quanto mais se colocar para falar.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

72/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

Olha, eu voltei para encaminhar, porque primeiro agradecer todos os vereadores que, na discussão, apoiaram, porque nós, quando todos os projetos de lei foram propostos por mim e pelo vereador Heleno, nós sempre tivemos o cuidado de zelar pela saúde, segurança do trabalhador, da trabalhadora e pela promoção de empregos e de alternativas, também, na cidade. Nós estamos passando por momento político econômico terrível, milhões de desempregados, com uma atuação num governo golpista aí do Temer, que acabou com direitos trabalhistas, fez uma deforma. Tem gente que fala reforma, mas não é, é uma deforma trabalhista, onde tirou inclusive, inclusive, tirou direitos de segurança do trabalho e direitos de saúde de trabalho.

Então, nós, já como sendo sindicalistas, tanto eu como o vereador Heleno, nós sempre primamos pela saúde do trabalhador e pela promoção de empregos, né? E, aí, assim, o vereador Paulo Roberto falou uma coisa que é verdade, Paulo. E eu coloquei aqui, inclusive isso, que o poder Executivo poderá disponibilizar do professor de educação física - lógico, né? -, ou firmar parcerias, inclusive com universidades. E eu vejo que é dessa forma mesmo. Tanto é que eu venho lutando anos para que, por exemplo, o transporte público não seja bancado, não seja... deixa eu só lembrar da palavra agora que, diante do professor... subsidiado, obrigado vereador. Não seja subsidiado pelo governo. Que ele seja subsidiado por quem ganha com transporte público, porque os grandes comércios de Guarulhos ganham com transporte público.

Em outras regiões do país, a gente consegue colocar o subsidio, que quem ganha com transporte público tem que subsidiar. Então grandes comércios, os shoppings, os bancos. Que, vereador Marcelo Seminaldo, o povo vai pagar uma conta, vai receber, vereador Edmilson, e ele usa o transporte público, então são os bancos que tem que subsidiar o transporte. É o grande comércio, porque os cidadãos e as cidadãs de Guarulhos vão comprar nos grandes shoppings, e eles se utilizam do transporte público, e eu não vejo cuidado nenhum do grande comércio aqui de Guarulhos para garantir que os nossos cidadãos, que as nossas cidadãs possam continuar utilizando transporte.

Então, a gente deve realmente buscar alternativas, né? Para que tenham despesas menores, porque uma coisa que o vereador Paulo Roberto falou é verdade. Quando assumiu aqui, quando ganhou a prefeitura aqui o vereador, o então Vereador Guti, e agora prefeito, ele era o primeiro que colocava que a cidade estava em decadência por falta de financiamento, por falta de investimento. E continua-se aí o problema. E aí, vem vereador Wesley Casa Forte, meu amigo, falar das academias de não estarem sendo propriamente utilizadas. Mas aí ele fala de uma gestão de abandono. Espera aí, como estão os próprios públicos hoje, as praças? Salvo engano, até agora não vi uma bem cuidada, vereador, me desculpa. Mas vocês estão vendo todo esse problema e até agora vocês não trouxeram solução. Nem no Lavras. Não vi, não vejo. Não vejo lá nada, né?

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

73/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O Fioravante Iervolino? Espera aí... antes era o quê? Era do Moto Clube, vereador? Que o senhor falou. Foi isso, né? Hoje virou criadouro de mosquito ou piscina pública? Eu preciso entender. De repente, o governo fez o Fioravante uma piscina pública e nós, né, Marcelo Seminaldo, estávamos debatendo, a gente quer entender, porque não vemos cloro na água toda lá, não sei se a gente pode mergulhar. Então, assim, e logo, logo nós vamos estar em crise por causa de dengue, Chikungunya, não sei mais o quê, e está lá, um monte de água parada, com prédio totalmente inutilizado, né, e que está sendo nessa gestão que está acontecendo isso. Colocam lá... fiquei sabendo de chafariz, nem tive coragem ainda de ver, mas fiquei sabendo de um chafariz que agora tem no Bosque Maia, mas aquela água não sei de onde que ela é reaproveitada, que ela causa um cheiro muito.... é incômodo, não é, vereador Edmilson?!

Então, assim, olha, acho que devemos, realmente, quando o vereador Wesley Casa Forte vem aqui falar: Não devemos criticar. Espera aí, vocês passaram o ano passado inteirinho criticando nosso governo. Inteirinho, vereadora Janete! Passaram só criticando! Não trouxeram soluções para nada. Só vieram criticar, e agora quem não pode criticar somos nós, por quê? Porque passou um ano de governo. Espera aí, vereador, acho que temos que apontar, mostrar também os nossos erros, mas assumir também a nossa mea-culpa, né?

Mas, para finalizar, para não ocupar muito tempo, presidente, gostaria de pedir aos vereadores que restaram aqui na Casa, que nos apoiassem, realmente, e que a gente fosse fazer discussão, vereador líder do governo, vereador Eduardo Carneiro, sabe por quê, vereador? Porque aqui a gente também não colocou nem o horário que os profissionais podem estar lá e colocamos aqui...

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Para concluir, Vereador.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO (Para encaminhar a votação) - ...uma deliberação que podem ser feitas, né, parcerias, até mesmo com as faculdades. Então eu acho que conseguimos fazer esse projeto ser viável. E é um projeto que, tanto eu quanto o vereador Heleno, assim como vocês também viram, é essencial para cidade de Guarulhos, para que a gente consiga aproveitar o próprio equipamento que a gente gastou para fazer. Obrigado, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Já foi, meu jovem. Solicito aos Srs. Vereadores...

O SR. EDMILSON SOUZA - Para encaminhar, Sr. Presidente. Eu pedi para discutir. Dá para discutir? Então, para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Só um segundo, por favor. Eu nomeio ad hoc o vereador Sérgio Magnum para continuar a votação desse projeto.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

74/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

– Assume a Secretaria, ad hoc, o Vereador Sérgio Magnum.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Para encaminhar, vereador.

O SR. EDMILSON SOUZA (Para encaminhar a votação) - Obrigado, presidente, o senhor estava indo bem, viu, presidente? Sabe que vai ter eleição em dezembro, né, para presidente. E eu estou analisando os candidatos. O senhor estava indo bem. Brincadeira à parte, sabe o respeito que tenho por Vossa Excelência.

Eu só gostaria aqui - nem vou usar o tempo inteiro -, dizer o seguinte. Foram faladas aqui algumas coisas sobre o projeto do vereador Brinquinho, mas, por exemplo, queria até dialogar com o colega que disse aqui. Nós temos várias situações. Por exemplo, campo do guarani que é na região de Vossa Excelência, eu não sei se a prefeitura comprou, mas lá é uma área particular, talvez não tenha o funcionamento pleno, mas é uma área particular, a não ser que tenha algum processo que eu não saiba. Então, para cada caso, nós vamos ter que buscar uma solução. O apelo que a gente está fazendo aqui é para não penalizar aqueles que já são muito penalizados cobrando... com cobrança. Se lá for uma área pública, eu acho que não deve se cobrar. Se lá for uma área particular, eu acho que a gente deve regularizar o máximo para que haja exploração do que é particular. Eu tenho dúvida se é particular ou se é público. A maior parte da população da região fala que é particular, mas eu tenho dúvida sobre isso.

Sobre a questão do Fioravante Iervorlino, o ginásio estava abandonado há vários anos, com grave problema de inundação dentro do ginásio. Sem nada, construído, sem nada feito. Ele foi concedido, porque a administração pública percebeu que dificilmente conseguiria dar acesso a crianças, a jovens, naquele ponto da Dutra, porque ele foi feito para uma época onde a entrada da cidade era ali. Então, ou seja, tinha um acesso legal. Com o crescimento da cidade, das indústrias, aquela região virou uma região muito erma, muito vazia. Então se percebeu o seguinte, como é que se leva esportistas para lá? Então tinha uma questão de risco, inclusive, inclusive de lidar com crianças.

A gestão anterior optou por fazer uma concessão e fez essa concessão em parceria, não era para atividade exclusiva da instituição sem fins lucrativos, ficou lá. Eu fui lá a diversos eventos de igreja, diversos eventos da prefeitura que foram realizados lá dentro. Então, ou seja, foi uma parceria. O que a instituição colocou? Aquilo de pé. Resolveu o problema da enchente, reformou, e investiu meio milhão de reais ali por uma parceria com a prefeitura, sem cobranças de ingressos. Lá não tinha atividade com cobrança de ingressos. O que aconteceu? Ah, digo mais. Chegou uma época no ano de 2014, o único ginásio da cidade que tinha AVCB pelas diversas dificuldades, era o Fioravante, não tirado pela municipalidade, mas pela entidade que administrava o Fioravante. Tinha AVCB lá. A instituição resolveu devolver para a prefeitura e devolveu com tudo no lugar, inclusive com AVCB.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

75/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

A atual gestão foi lá fazer um mutirão que estava tudo quebrado. Foi a reforma mais rápida já vista na história desta cidade. Em um sábado, em três horas de trampo, de serviço, lá, uns trabalharam pouco, menos que o prefeito, chegou, tem gente que chegou só na hora do prefeito, depois o prefeito saiu, foi embora. Tem gente que ficou 20 minutos, meia hora. Os que ficaram muito, ficaram três horas. Diz, olha, daqui 30 dias está funcionando. Quem conhece aquele prédio sabe dos problemas estruturais que ele tem. Quem conhece aquele equipamento antes de falar qualquer coisa, aqui eu digo porque eu conheço o equipamento. Eu conheço ele funcionando na mão da administração pública, do juramento da bandeira que eu fiz lá na época do TG e conheço ele abandonado, e conheço ele funcionando numa parceria com Moto Clube da cidade.

Então, quem está falando, quem está criticando, está criticando por falta de informação. E mais, nós tínhamos clube da cidade de Guarulhos de futsal utilizando lá, aquele espaço, gratuitamente, sem nenhum tipo de cobrança. A instituição resolveu devolver para a prefeitura, fez um estardalhaço, que agora nós vamos pôr para funcionar e tal. Passe lá num dia de chuva - não precisa nem entrar, olhe por cima do viaduto -, é uma piscina. É uma piscina. Então aquilo que ia ser tomado providência, nós vamos fazer, está lá parado. E eu digo, um ano, vereador Lauri, um ano. Se Vossa Excelência for fazer uma reforma na casa, Vossa Excelência, porque sua esposa pede para fazer uma reforminha aqui, acolá, se o senhor ficar um ano, vai dar divórcio.

Então, ou seja, já não é mais desculpa da administração dizer: “Olha, estamos há um ano! Estamos há um ano e não conseguimos inaugurar nada!”. Inaugurou o chafariz, é bem verdade. O vereador lembrou. Eu não estive lá ainda, não sei a dimensão do chafariz, mas deve ser o maior do mundo pelo tempo que demorou. Eu não sei. Devem ser jatos de água de quilômetros de altura, eu não estive lá ainda. E o resto, o que foi prometido? Que nós estamos debatendo aqui, vamos debater à luz, e eu topo debater à luz dos problemas da cidade, porque nós temos informação. “Ah, nós precisamos arrecadar porque nós estamos sem recurso”.

Eu pergunto a vocês, vocês não estão sabendo da notícia das escolas particulares que estão recebendo agentes de trânsito para fazer a travessia dos alunos nas escolas particulares? Eu não sou contra, mas eu quero entender o critério. Por que um aluno do Conselheiro Crispiniano corre o risco de ser atropelado no centro, ou um aluno do Salime Mudeh, lá no Jardim Lenize, corre o risco de ser atropelado, ou um aluno do Alberto Bacan lá na Cumbica corre o risco sem nenhum acompanhamento do trânsito e nós vamos colocar nas escolas particulares.

Então, ou seja, aqui nós estamos cobrando dos esportistas da cidade porque precisa manter. Agora, para outros a lei é bem diferente, vamos fazer um serviço que é de responsabilidade da unidade escolar porque se cobra mensalidade. É isso que a gente quer debater aqui, que tipo de

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

76/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

cidade nós queremos construir. Uma cidade voltada para aqueles que precisam ou uma cidade voltada para aqueles que sempre, historicamente, tiveram privilégios? Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Solicito aos Srs. Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Pela ordem, vereador Luiz. Vereador Luiz da Sede vota sim. Vereador Dr. Eduardo Carneiro vota sim.

O SR. MARCELO SEMINALDO - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) - Sr. Presidente, já encerrou a...

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Não, não. Só um segundo. Encerrada a votação.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

77/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) – Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão.

Pela ordem, vereador Marcelo Seminaldo.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) - Presidente, considerando que se deliberou o projeto de lei que aborda a questão do PPI e a Comissão de Constituição e Justiça precisa emanar parecer sobre esse assunto, eu convoco uma reunião Extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça para a próxima terça-feira, às 10h da manhã, aqui na Câmara Municipal.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Registrado, vereador. Favor, secretário para a leitura.

Item 4º.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

78/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. SÉRGIO MAGNUM - Item 4º. Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 2960/2017: “Cria o hospital veterinário municipal no âmbito do município de Guarulhos”. Autor: Eduardo Soltur.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação (Pausa). Solicito aos Srs. Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Vereador Edmilson Souza, vota sim. Vereador Luiz da Sede, vota sim. Vereador Eduardo Carneiro, vota sim. Wesley Casa Forte. Vereador Wesley vota sim. Encerrada a votação.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

79/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) – Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão.

Item 5º. Sr. Secretário para a leitura.

O SR. SÉRGIO MAGNUM - Primeira discussão em votação do Projeto de Lei 3656/2017: “Dispõe sobre afixação de cartazes nos prontos-socorros, hospitais, unidades de saúde, clínicas veterinárias, pet shops e assemelhadas, sejam publicas ou privadas, dos riscos da esporotricose em animais e humanos”. Autora: Carol Ribeiro.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Em discussão (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação (Pausa). Solicito aos Srs. Vereadores...

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Encaminhar, Sr. Presidente, só encaminhar rapidamente, não vou...

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Infelizmente já passou para justificar depois, vereadora.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Tá bom, justifico depois.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Solicito aos Srs. Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Dr. Eduardo Carneiro, vota sim.

O SR. LUIZ DA SEDE - Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Com a palavra, vereador.

O SR. LUIZ DA SEDE (Pela ordem) - Vereador Luiz da Sede vota sim.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Vereador Luiz da Sede vota sim.

O SR. ACÁCIO PORTELA - Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem.

O SR. ACÁCIO PORTELA (Pela ordem) - Eu voto sim.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Vereador Acácio Portela, vota sim. Vereador Wesley Casa Forte.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Wesley, vota!

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Encerrada a votação.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

80/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) – Aprovado. Para a Ordem do Dia para a próxima Sessão.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

81/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Para justificar, senhor.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pela ordem, vereadora.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Bom, em primeiro lugar eu quero...

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pra?

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ - Para justificar o voto.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Pra justificar o voto. Com a palavra, vereadora.

A SRA. JANETE ROCHA PIETÁ (Para justificar o voto) - Bom, em primeiro lugar eu quero parabenizar a vereadora Carol, porque, na verdade, a esporotricose é um fungo, é uma doença e ela está atingindo muito os gatos, principalmente atinge os gatos e em Guarulhos, infelizmente, está ocorrendo um grande número de doenças, viu, Dr. Carneiro? E, aí, eu queria solicitar uma questão muito importante, eu sei inclusive que o prefeito ele defende os animais. Porém, há mais de seis meses, vereadora Carol, está faltando na cidade o remédio que combate essa doença. Viu, vereador novo. Parabéns.

O remédio é o Itraconazol. Há mais de seis meses está faltando. Então, a proposta que eu faço é que a vereadora Carol, que nós devemos aprovar essa proposta, mas, além dos cartazes, é necessário ter o remédio. E, aí, é bom alertar o prefeito que se disse defensor dos animais, que está faltando há mais de seis meses esse remédio na cidade. E é grave, porque acomete os gatos, eles ficam com feridas e os gatos populares que vivem na rua vão um contaminando o outro podendo, ocorrer uma epidemia na cidade. Por isso, parabenizo o cartaz, mas mais do que o cartaz, nós precisamos do remédio.

E, com isso, Sr. Presidente, eu encerro dizendo que nós vamos estar atentos a tudo e a cobrar. Inclusive finalizo dizendo que quando eu sair às 10h30min lá da Ponte Alta, a comissão, o atual secretário, Fernando Evans, mandou uma comissão lá da habitação, mas ele disse que ia trazer e agora eu vou ver, porque realmente, algumas famílias, eu vou voltar lá para ver se realmente, se ele foi buscar a assistente social, mas na hora, às 10h30min, ainda não tinha. E eu espero a solidariedade da população com essas, aproximadamente, 100 famílias que estão numa situação de extrema pobreza, que estão numa situação de extrema desnutrição. Eles ocuparam não porque eles quiseram, mas porque realmente não tinham nenhuma condição de sobreviver.

Vamos lá à luta em defesa dessa população da Ponte Alta.

O SR. PRESIDENTE (Lauri Rocha) - Não havendo mais matérias a serem tratadas, dou como encerrada a presente Sessão.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

82/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

– Encerra-se a Sessão às 17h41min.

– SECRETÁRIO – – PRESIDENTE –

OBS: OS DISCURSOS AQUI TRANSCRITOS NÃO FORAM REVISTOS PELOS ORADORES.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

83/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

ANEXO ÚNICO À ATA DA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA SÉTIMA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO DE DOIS MIL E DEZOITO.

Declaração de bens do nobre Vereador João Reinaldo Thomaz Neto (João Reynaldo Thomaz Neto), conforme dispositivo regimental.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

84/84

1.ª SO, 01-02-2018

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS