a superdotaÇÃo no enfoque das mÚltiplas … · profa. pde: rosana valencia balas schimanski 1...

38
A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: A essência da educação é a certeza de que cada indivíduo deve ser tratado da mesma forma: estudar as mesmas matérias, do mesmo modo, e ser avaliado da mesma maneira. A princípio isso parece justo: ninguém tem vantagens especiais. No entanto, um pouco de reflexão revela a desigualdade essencial da educação uniforme. A escola uniforme parte da premissa de que todos os indivíduos são iguais e, portanto, que a educação uniforme atinge todos eles de forma igual e eqüitativa. Mas somos visivelmente diferentes uns dos outros e temos personalidades e temperamentos diferentes. (GARDNER, 2001, p.184 ) As diferenças que permeiam o ambiente em uma sala de aula são inúmeras. A heterogeneidade natural existente entre os seres humanos é notória, porém nem sempre considerada em sua extensão e significância reais. Este Objeto de Aprendizagem Colaborativa ( OAC ), visa discutir e analisar formas que conduzam o educando nos variados caminhos que levam à aprendizagem, pois caso consigamos acionar os mecanismos que cada aluno possui para o processamento do conhecimento, através de um trabalho que leve em conta as diferenças individuais, com certeza teremos maior facilidade de atingir, com sucesso, um desenvolvimento educacional de qualidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se fazer alusão aos estudos produzidos, por Gardner, 1983, célebre pesquisador e escritor de livros relacionados à inteligência humana. Suas pesquisas na área, trouxeram à luz uma das teorias relacionadas à psiquê humana, mais discutidas e difundidas nos últimos tempos: A Teoria das Múltiplas Inteligências. Segundo essa teoria, cada ser humano é dotado desde o nascimento de nove formas distintas de inteligência, sendo que uma especificamente, ou uma soma de algumas delas, serão desenvolvidas de maneira mais acentuada no decorrer da vida de cada indivíduo. Levando-se em consideração esse conceito inovador, proposto por Gardner, um indivíduo passa a ter maiores condições de apreender qualquer tipo de experiência cognitiva, caso sejam respeitadas as formas individuais de

Upload: truongtuyen

Post on 05-Dec-2018

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS:

Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski

1 RECURSO DE EXPRESSÃO:

PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO:

A essência da educação é a certeza de que cada indivíduo deve ser tratado da mesma forma: estudar as mesmas matérias, do mesmo modo, e ser avaliado da mesma maneira. A princípio isso parece justo: ninguém tem vantagens especiais. No entanto, um pouco de reflexão revela a desigualdade essencial da educação uniforme. A escola uniforme parte da premissa de que todos os indivíduos são iguais e, portanto, que a educação uniforme atinge todos eles de forma igual e eqüitativa. Mas somos visivelmente diferentes uns dos outros e temos personalidades e temperamentos diferentes. (GARDNER, 2001, p.184 )

As diferenças que permeiam o ambiente em uma sala de aula são inúmeras. A heterogeneidade natural existente entre os seres humanos é notória, porém nem sempre considerada em sua extensão e significância reais.

Este Objeto de Aprendizagem Colaborativa ( OAC ), visa discutir e analisar formas que conduzam o educando nos variados caminhos que levam à aprendizagem, pois caso consigamos acionar os mecanismos que cada aluno possui para o processamento do conhecimento, através de um trabalho que leve em conta as diferenças individuais, com certeza teremos maior facilidade de atingir, com sucesso, um desenvolvimento educacional de qualidade.

Dentro dessa perspectiva, pode-se fazer alusão aos estudos produzidos, por Gardner, 1983, célebre pesquisador e escritor de livros relacionados à inteligência humana. Suas pesquisas na área, trouxeram à luz uma das teorias relacionadas à psiquê humana, mais discutidas e difundidas nos últimos tempos: A Teoria das Múltiplas Inteligências.

Segundo essa teoria, cada ser humano é dotado desde o nascimento de nove formas distintas de inteligência, sendo que uma especificamente, ou uma soma de algumas delas, serão desenvolvidas de maneira mais acentuada no decorrer da vida de cada indivíduo.

Levando-se em consideração esse conceito inovador, proposto por Gardner, um indivíduo passa a ter maiores condições de apreender qualquer tipo de experiência cognitiva, caso sejam respeitadas as formas individuais de

Page 2: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

processamento e/ou construção do conhecimento que lhe são inerentes e que perpassam, prioritariamente, suas inteligências melhor desenvolvidas.

Como educadores, enfrentamos uma escolha inevitável: ignorar estas diferenças ou reconhecê-las. Às vezes elas são ignoradas por ignorância; às vezes, ou porque frustam os educacores ou porque eles acham que é mais fácil a pessoa se integrar numa comunidade se aprender a ser mais igual a todo mundo. Mas os que ignoram as diferenças não estão sendo justos – e tipicamente estão enfocando apenas a mente lógico-lingüística. Na medida em que o aluno e o professor têm um enfoque comum, o aluno se sai bem e se considera inteligente. Mas se o aluno tiver uma cabeça fundamentalmente diferente, ele tende a se sentir burro – pelo menos enquanto estiver na escola. ( GARDNER, 2001, p. 184, 185 )

A teoria das Inteligências Múltiplas pode fazer vir à tona, talentos, até então subjugados, sob a égide da unilateralização pedagógica. Alunos tidos muitas vezes como indisciplinados, hiperativos e/ou desinteressados, podem demonstrar altas habilidades em áreas inesperadas pelos docentes.

A criatividade humana tende a ser revelada quando se é dado o espaço necessário à sua evolução e desenvolvimento. Até mesmo crianças e jovens superdotados, muitas vezes escondidos debaixo de estereótipos pré-concebidos no decorrer de sua caminhada escolar, poderão ter através desse novo enfoque, seu potencial explicitado de forma a fazê-los crescer e desabrochar em auto-confiança e determinação.

2 RECURSOS DIDÁTICOS: SÍTIOS:

www.inteligenciasmultiplas.com.br

AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Este sítio é um local propício à informação e acréscimo de conhecimentos àqueles que, como educadores, desejam levar em consideração as múltiplas formas de inteligência de seus educandos.O site é extremamente rico em informações relacionadas ao tema, caracterizando de modo sintético, a visão de Gardner sobre o assunto e as oito formas de inteligência propostas por ele, como referencial importantíssimo para se atingir o ponto nevrálgico que cada aluno possui, a fim de conduzi-lo aos caminhos do conhecimento, de forma prazerosa e produtiva.

( acessado em Outubro/2007 )

Page 3: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

A DIVERSIDADE DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR www.scribd.com/doc/259315/Inteligencias-Multiplas-e-Pratica-Escolar Um dos tópicos interessantes desse sítio é a entrevista com o professor Elias Celso Gáveas, pesquisador e escritor na área da educação, que discute a teoria das Múltiplas Inteligências no contexto escolar. Coloca questões pertinentes ao tema com a finalidade de promover informações válidas que propiciem ao profissional da educação a reflexão de sua ação pedagógica, tendo como ponto de partida o respeito às diferenças individuais de aprendizagem de seus alunos.

( acessado em Outubro/2007 )

AVALIAÇÃO ESCOLAR EM UMA NOVA ÓTICAwww.icpg.com.br/hp/revista/download.exec.php?rpa_chave=548c5477f5835e6af4

Este sítio trata sobre a avaliação educacional e suas diversas formas. Toca exatamente em um ponto que incomoda a grande maioria da comunidade escolar. O assunto é um dos mais urgentes e polêmicos na área educacional e tem sido profunda e exaustivamente discutido há décadas. O artigo citado nesse site , mostra a possibilidade de outras formas de avaliação serem consideradas, objetivando alcançar maior sucesso pedagógico através de novas abordagens de investigação da aquisição do conhecimento.

( acessado em Outubro/2007 )

Page 4: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

VÍDEOS: FILMES

AMADEUS (Amadeus, EUA, 1984) Amadeus é uma adaptação da peça sobre a vida de Mozart, o gênio da música. A história foca em Salieri (Abraham), músico contemporâneo de Mozart (Tom Hulce) que, ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportanto grosseiro. Salieri se pergunta por que Deus deu tamanho talento a alguém tão vulgar, enquanto ele, esforçado e devoto, está tão aquém de tal genialidade. A inveja torna Salieri um rival, disposto a usar sua influência na corte de Viena para sabotar Mozart.

FILME: ENCONTRANDO FORRESTER.

Jamal allace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.

Page 5: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

FILME: GÊNIO INDOMÁVEL.

Matt Damon e Ben Affleck escreveram e estrelaram este drama sobre o rebelde Will Hunting (Damon), um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o

terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

São 15 milhões de visualizações somente deste vídeo do novo grande fenômeno da música

mundial, o britânico Paul Potts. Nesta sua primeira audição no programa "Britain´s Got Talent" o

inseguro vendedor de celulares gagueja:

- "...auto-confiança sempre foi um problema para mim..."

PAUL POTTS – VÍDEO YOUTUBE.

Paul Potts, 36 anos, nervoso, envergonhado, sofreu deste a infância a chacota dos colegas. Refugiou-se na música. Vendedor de telemóveis na Inglaterra, cheio de dívidas. Tinha um sonho, cantar e ser ouvido. Concorreu ao "Britain's Got Talent", programa tipo caça-talentos, com a fantástica música "Nessum dorma", da ópera Turandot de Puccini. É de emocionar!

Disponível em:

www.youtube.com/watch?v=O2OISeEvZ1A&feature=related

Gênio Indomável

Page 6: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

SONS

A música caracteriza o desestímulo do aluno frente aos moldes educacionais que conduzem à decoreba, desrespeitando outras formas de aprendizagem no processo da construção do conhecimento humano. Tece críticas a respeito do currículo escolar, responsabilizando-o pela manutenção de conteúdos pouco significativos em detrimento à condução dos educandos à verdadeira cidadania, através do desenvolvimento de uma postura crítica e consciente frente às mazelas sociais.

Estudo Errado - Gabriel O Pensador

Eu tô aqui Pra quê? Será que é pra aprender? Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer? Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever A professora já tá de marcação porque sempre me pega Disfarçando espiando colando toda prova dos colegas E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e"estude!" Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado atémais tarde Ou quem sabe aumentar minha mesada Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)Não. De mulher pelada A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pranada E a entrada no cinema é censurada (vai pra casapirralhada!)A rua é perigosa então eu vejo televisão(Tá lá mais um corpo estendido no chão) Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem oque é inflação - Ué não te ensinaram? - Não. A maioria das matérias que eles dão eu achoinútil Em vão, pouco interessantes, eu fico pu.. Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!!) Então eu fui relendo tudo até a prova começar Voltei louco pra contar:Manhê! Tirei um dez na prova

Page 7: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem mereprovaDecorei toda lição Não errei nenhuma questão Não aprendi nada de bom Mas tirei dez (boa filhão!)Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi Decoreba: esse é o método de ensino Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino Não aprendo as causas e conseqüências só decoro osfatos Desse jeito até história fica chato Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sougente E sei que o estudo é uma coisa boa O problema é que sem motivação a gente enjoa O sistema bota um monte de abobrinha no programa Mas pra aprender a ser um ingonorante (...) Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama(Ah, deixa eu dormir) Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa quepreste - O que é corrupção? Pra que serve um deputado? Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso! Ou que a minhoca é hermafrodita Ou sobre a tênia solitária. Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)

Vamos fugir dessa jaula! "Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?) Não. A aula Matei a aula porque num dava Eu não agüentava mais E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam (Esse num é o valor que um aluno merecia!) Íííh... Sujô (Hein?) O inspetor! (Acabou a farra, já pra sala do coordenador!) Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar E me disseram que a escola era meu segundo lar E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar prasempre! Então eu vou passar de ano Não tenho outra saída

Page 8: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida Discutindo e ensinando os problemas atuais E não me dando as mesmas aulas que eles deram prosmeus pais Com matérias das quais eles não lembram mais nada E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçadaRefrãoEncarem as crianças com mais seriedade Pois na escola é onde formamos nossa personalidade Vocês tratam a educação como um negócio onde aganância a exploração e a indiferença são sócios Quem devia lucrar só é prejudicado Assim cês vão criar uma geração de revoltados Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora prorecreio...

Another Brick In The Wall – Pink Floyd

Esta música aborda a insensibilidade demonstrada, algumas vezes, no meio educacional, que através do descaso com as diferenças individuais, preza a uniformização, desconsiderando, muitas vezes, as características, a identidade e a capacidade de cada aluno, de maneira especial e única. A preocupação excessiva no cumprimento da norma, da tarefa de educar, propicia o repúdio e o desinteresse dos alunos à este tipo de educação, fundada na massificação, na repetição e no sarcasmo, através da prioridade dada a alguns tipos específicos de inteligência, sem levar em consideração outros tantos existentes.

Another Brick In The Wall pt.1Daddy's flown across the ocean Leaving just a memory Snapshot in the family album Daddy what else did you leave for me? Daddy, what'd'ja leave behind for me?!? All in all it was just a brick in the wall. All in all it was all just bricks in the wall.

"You! Yes, you behind the bikesheds, stand stilllady!"

When we grew up and went to schoolThere were certain teachers who wouldHurt the children in any way they could(oof!)By pouring their derisionUpon anything we didAnd exposing every weaknessHowever carefully hidden by the kids

Page 9: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

But in the town it was well knownWhen they got home at night, their fat andPsychopathic wives would thrash themWithin inches of their lives.

Another Brick In The Wall pt.2We don't need no education We dont need no thought control No dark sarcasm in the classroom Teachers leave them kids alone Hey! Teachers! Leave these kids alone! All in all it's just another brick in the wall. All in all it's just another brick in the wall.

We don't need no education We dont need no thought control No dark sarcasm in the classroom Teachers leave them kids alone Hey! Teacher! Leave us kids alone! All in all you're just another brick in the wall. All in all you're just another brick in the wall.

"Wrong, Do it again!" "Wrong, Do it again!" "If you don't eat yer meat, you can't have anypudding. How can you have any pudding if you don't eat yer meat?" "You! Yes, you behind the bikesheds, stand stilllady!"

Another Brick In The Wall pt. 3I don't need no arms around meAnd I don't need no drugs to calm me.I have seen the writing on the wall.Don't think I need anything at all.No! Don't think I'll need anything at all.All in all it was all just bricks in the wall.All in all you were all just bricks in the wall

TRADUÇÃO

Mais Um Tijolo No Muro Parte 1Papai foi emboraDeixando apenas uma memóriaUma foto no álbum de famíliaPapai o que mais você deixou pra mim?Papai, o que é que você deixou pra mim?Ao todo isso foi só mais um tijolo no muroAo todo isso tudo foi apenas mais um tijolo no muro.

"Você! Sim você, aí atrás das bicicletas, fique aiparada mocinha!"

Page 10: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Os Dias Mais Felizes De Nossas Vidas

Quando crescemos e vamos pra escolaExistem alguns professores que insistemEm magoar as criaças de qualquer maneira(oof!)MenosprezandoQualquer coisa que façamE expondo cada fraquezaQue são escondidas pelas criançasMas na cidade ele é muito conhecidoQuando ele vai pra casa a noite, sua mulher gorda epsicopataO humilha, e deixa sua vida pior que a vida dascrianças.

Mais Um Tijolo No Muro Parte 2Não precisamos de nenhuma educaçãoNão precisamos de ninguém mandando em nósNada de sarcasmo na sala de aulaProfessores, deixem os alunos sozinhosEi! Professores! Deixe os alunos em paz!Ao todo isso foi apenas mais um tijolo no muro.Ao todo isso foi apenas mais um tijolo no muro.

Não precisamos de nenhuma educaçãoNão precisamos de ninguém mandando em nósNada de sarcasmo na sala de aulaProfessores, deixem os alunos sozinhosEi! Professores! Deixe os alunos em paz!Ao todo isso foi apenas mais um tijolo no muro.Ao todo isso foi apenas mais um tijolo no muro.

"Está errado, faça de novo!""Está errado, faça de novo!""Se você não comer sua carne não pode comer o pudim.Como você vai comer pudim se você não comer suacarne?""Você! Sim você, aí atrás das bicicletas, fique aiparada mocinha!"

Mais Um Tijolo No Muro Parte 3Eu não preciso de nenhum tipo de abraçoE não preciso de nenhuma droga pra me acalmar.Eu já vi o que escreveram no muro.E não ache que eu preciso de ajuda. Não!Ao todo tudo isso foi apenas mais um tijolo no muro.Ao todo você foi só mais um tijolo no muro.

Page 11: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

PROPOSTA DE ATIVIDADES: ATIVIDADE 1:

Comunicando as Regras da Turma.

Você pode comunicar as regras da escola ou da sala de aula para uma conduta apropriada empregando uma abordagem de inteligências múltiplas. Algumas possibilidades são:

• Comunicação Linguística: As regras são escritas e afixadas em sala de aula (esta é a abordagem mais comum).

• Comunicação Lógico-Matemática: As regras são numeradas e mais tarde re-feridas através do número (por exemplo: "Você acabou de quebrar a regra #4").

• Comunicação Espacial: Ao lado das regras escritas estão símbolos gráficos mostrando o que fazer e o que não fazer.

• Comunicação Corporal-Cinestésica: Cada regra tem um gesto específico; os alunos mostram que conhecem as regras fazendo os diferentes gestos.

• Comunicação Musical: As regras são colocadas em uma música (ou criada pêlos alunos ou aproveitando a melodia de uma música existente) ou cada regra é as-sociada a uma música adequada.

• Comunicação Interpessoal: Cada regra é designada a um pequeno grupo de alunos, que passa a ter a responsabilidade por conhecê-la, interpretá-la e inclusive fazer com que seja cumprida.

• Comunicação Intrapessoal: Os alunos são responsáveis por criar as regras da turma no início do ano e desenvolver suas maneiras pessoais de comunicá-las aos outros.

• Comunicação Naturalista: A cada uma das regras é associado um animal (por exemplo, "Coelho Respeitoso", "Codorna Quieta" e "Canguru Cooperativo"). Os alunos aprendem as regras imitando os movimentos dos animais.

Pedir aos alunos que ajudem a criar as regras da sala de aula é uma maneira comum de conseguir que apoiem as regras. Da mesma forma, pedir aos alunos que ajudem a desenvolver suas estratégias ou deixas de IM para os procedimentos de sala de aula é uma forma útil de estabelecer deixas efetivas. Os alunos talvez queiram criar sua própria música ou gestos, desenhar seus próprios símbolos gráficos ou escolher seus animais preferidos para sinalizar para a turma as diferentes atividades, transições, regras ou procedimentos.

(Inteligências Múltiplas em Sala de Aula – Thomas Armstrong)

Page 12: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Obs.: A nona inteligência é contemplada no livro de Armstrong. Porém, por tratar-se de uma forma de inteligência considerada ainda em estudo, não é citada neste documento.

ATIVIDADE 2:

Exemplo de Plano de Aula de IM para Oito Dias

Assunto: Linguagem

Objetivo: Compreender a função de quatro sinais de pontuação e as diferenças entre

eles: o ponto de interrogação, o ponto final, a vírgula e o ponto de exclamação.

Segunda-feira (Inteligência Linguística): Os alunos escutam uma explicação verbal da função dos sinais de pontuação, lêem frases com exemplos de cada sinal e completam uma folha de exercícios em que devem preencher os sinais de pontuação.

Terça-feira (Inteligência Espacial): A professora desenha no quadro imagens gráficas que correspondem em significado e forma a cada sinal de pontuação. Ponto de interrogação = um gancho, uma vez que as perguntas nos "fisgam", exigindo uma resposta; ponto de exclamação = um bastão com o qual você dá uma pancada no chão . quando quer exclamar alguma coisa; um ponto final = um ponto, pois você acabou de dizer o que queria, de expor seu "ponto", sem rodeios; e uma vírgula = um pedal de freio, uma vez que ela exige que paremos temporariamente no meio de uma frase. Os alunos podem criar suas próprias imagens e depois colocá-las como desenhos em frases (cada sinal com uma cor diferente).Quarta-feira (Inteligência Corporal-Cinestésica): A professora pede aos alunos que representem fisicamente as formas dos diferentes sinais de pontuação, enquanto ela lê frases que requerem esses sinais (por exemplo, uma postura corporal curvada para o ponto de interrogação).Quinta-feira (Inteligência Musical): Os alunos estabelecem diferentes sons para os sinais de pontuação, e depois fazem esses sons em uníssono enquanto diferentes alunos lêem exemplos de frases requerendo o uso dos quatro sinais de pontuação.Sexta-feira (Inteligência Lógico-Matemática): Os alunos formam grupos de quatro a seis. Cada grupo tem uma caixa dividida em quatro compartimentos, cada um representando um sinal de pontuação. Os grupos classificam partes de frases escritas em pedacinhos de papel em que estão faltando sinais de pontuação (um por parte de frase) e colocam o pedacinho de papel no compartimento correspondente à pontuação correta.Segunda-feira (Inteligência Interpessoal): Os alunos formam grupos de quatro a seis. Cada aluno tem quatro cartões, e cada cartão mostra um sinal de pontuação diferente. A professora mostra no retroprojetor uma frase exigindo um determinado sinal de pontuação. Assim que os alunos vêem a frase, eles atiram no centro do círculo de seu grupo o cartão com o sinal certo. O primeiro aluno do grupo a atirar o cartão correio obtém cinco pontos, o segundo quatro, e assim por diante.Terça-feira (Inteligência Intrapessoal): Os alunos são solicitados a criar frases usando cada sinal de pontuação. As frases devem estar relacionadas às suas vidas pessoais

Page 13: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

(por exemplo, uma pergunta que eles gostariam de fazer a alguém, uma declaração expressando um sentimento muito forte, um fato de seu conhecimento que eles gostariam de comunicar aos outros).Quarta-feira (Inleligência Naturalista): Os alunos são solicitados a escolher um animal e seu respectivo som para cada sinal de pontuação (por exemplo, um ponto pode ser um cão latindo; uma vírgula, um pato grasnando; um ponto de interrogação, um gato miando; e um ponto de exclamação, um leão rugindo). Conforme a professora (ou um aluno) lê uma passagem, os alunos fazem o som animal correspondente a cada sinal de pontuação encontrada. ( Inteligências Múltiplas em Sala de Aula - Thomas Armstrong )

ATIVIDADE 3

Planejamento de Aula - Inteligências Múltiplas

TÍTULO DA AULA/UNIDADE: Fotoss í ntese: Transforma çã o da Luz Solar em Alimento.

OBJETIVO(S) DA AULA/UNIDADE: Os alunos aprenderem o processo da fotoss í ntese atrav é s de oito¹ modos.

RESULTADO(S) PREVISTOS DO ALINO: Os alunos serão capazes de explicar o processo da fontossíntese visual, l ó gica, lingu í stica ou musicalmente, e de relacionar o conceito da transforma çã o e da mudan ç a à s suas pr ó prias vidas.

RECURSOS OU MATERIAL DA AULA: Exposi çã o de cartazes ou gr á ficos do processo da fotossíntese, v á rias fitas ou CDs musicais, aparelho de som, aquarelas, livros de ci ê ncias e mudas de plantas.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:

LINGUÍSTICAS:Ler o texto do livro que descreve a fotossíntese e aprender o vocabulário adequado. LÓGICO- MATEMÁTICAS:Criar uma linha de tempo das etapas da fotossíntese.

Page 14: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

VISUOESPACIAIS:Com aquarelas, pintar o processo da fotossíntese.

CORPORAL-SINESTÉSICAS:Representação dos "personagens" envolvidos no processo da fotossíntese.

MUSICAIS:Criar uma colagem musical com diferentes peças musicais que representem a seqüência dos passos envolvidos na fotossíntese.

INTERPESSOAIS:Em pequenos grupos, discutir o papel transformativo dos cloroplastos na fotossíntese e traçar paralelos com a vida dos alunos.

INTRAPESSOAIS:

Escrever um tópico de diário que refuta uma experiência pessoalmente transformadora e compará-la à fotossíntese.

NATURALISTAS:Comparar mudas que crescem com luz suficiente com outras que crescem sem luz adequada.

SEQÜÊNCIA DA AULA/UNIDADE: 1. Atividade lingu í stica; 2. Atividade l ó gico-matem á tica; 3. Atividade corpora-nest é sica; 4. Atividade visuoespacial; 5. Atividade naturalista; 6. Atividade musical; 7. Atividade interpessoal; 8. A tividade intrapessoal.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO: 1. Nota da linha de tempo mateática e/ou pintura; 2. Pedir aos alunos para avaliarem as representções e/ou canções uns dos outros.

Ensino e Aprendizagem por Meio das Inteligências Múltiplas

Campbell, L; Campbell, B; Doickinson

Page 15: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

¹ A nona inteligência é contemplada no livro de Armstrong. Porém, por tratar-se de uma forma de inteligência considerada ainda em estudo, não é citada neste documento.

IMAGENS:

As imagens não serão essas, e sim, a do OAC virtual, do banco de Imagens da SEED.

A multipluralidade é um dos aspectos mais fascinantes da humanidade. Formas diversas de ser, pensar e agir, faz com que sejamos únicos, inigualáveis.Como educadores, precisamos levar em consideração essas múltiplas potencialidades, como forma de auxílio e estímulo ao desenvolvimento de aulas que valorizem os educandos em suas diversas diferenças intelectuais.

Page 16: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial
Page 17: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

3 RECURSOS DE INVESTIGAÇÃO:

INVESTIGAÇÃO DISCIPLINAR:

Diversas formas de percepção:

A Teoria das Múltiplas Inteligências pode levar-nos a refletir sobre nossas capacidades melhor desenvolvidas, bem como as áreas que necessitam de ajustes, incentivando-nos a buscar melhorias nos segmentos que necessitam delas.A seguir temos um breve esboço de cada uma das inteligências investigadas por Howard Gardner.

Inteligência verbal-lingüísticaEssa é mais conhecida e valorizada por todos. Seus elementos centrais, em sua origem, são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita e falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, vendedores exibem com mais destaque essa inteligência.

>> Inteligência lógico-matemáticaGosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. É a habilidade para lidar com raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Veja a sutileza das diferenças apontadas por Gardner: embora o gosto pelo lógico esteja nessas profissões, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza.

>> Inteligência musicalHabilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui percepção dos sons, temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre e habilidade para reproduzir e produzir sons de maneira criativa. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Uma criança que tem essa inteligência aguçada geralmente canta para si mesma, e as pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal, "tocam de ouvido", como se costuma dizer.

>> Inteligência espacialÉ a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É mais: possibilita às pessoas perceberem as imagens, transformá-las e criá-las a partir da memória. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos,

Page 18: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

arquitetos. Nas crianças, essa inteligência é identificada pela habilidade com brinquedos de montar e quebra-cabeças e o interesse por detalhes visuais.

>> Inteligência corporal-cinestésica Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos (cinestesia é o sentido pelo qual se percebem os movimentos musculares, o peso e a posição dos membros, segundo o Dicionário Aurélio). É a inteligência dos cirurgiões, bailarinos, atletas, escultores. A criança dotada dessa inteligência tem muita articulação de movimento, demonstra grande habilidade para o esporte ou tem coordenação apurada.

>> Inteligência interpessoalHabilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. É a inteligência comum em líderes, políticos, religiosos, terapeutas, professores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades. Não está obrigatoriamente associada à habilidade lingüística. Na criança, é manifestada pela habilidade de reconhecer adultos e liderar brincadeiras.

>> Inteligência intrapessoalÉ a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e desenvolver modelos mentais precisos sobre si mesmo. É a inteligência que dá acesso ao conhecimento de seus sentimentos, sonhos e idéias. Por ser a mais pessoal de todas, ela só é observável através da manifestação de outras inteligências, como a verbal-lingüística ou a corporal-cinestésica, por exemplo. É a capacidade que faz com que você tenha autoconhecimento e auto-estima.

>> Inteligência naturalistaAdicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É percebida pela atração pelo mundo natural e pela sensibilidade em relação a ele. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

>> Inteligência espiritualA mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

( Revista Vencer )

Page 19: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR:

Os estudos relacionados à inteligência existem em grande profusão, pela extrema e premente necessidade que possuímos, de desvendar os caminhos ocultos e misteriosos que o cérebro humano percorre durante o complexo processo que leva o homem à construção do conhecimento.

Trazendo esse instigante tema para o interior da sala de aula, pode-se fazer alusão de trabalho, nas mais diversas disciplinas escolares. Algumas sugestões de encaminhamento pedagógico:

• Biologia: Leis da genética e hereditariedade. Pesquisa sobre árvore genealógica com a finalidade de encontrar supostos antepassados com o mesmo tipo de inteligência que se destacam em sala de aula.

• Inglês: Tradução de diversos tipos de textos, referentes à inteligência humana.

• Português: Pesquisa, leitura e produção de textos. Debates, mesa redonda, exposição de trabalhos através de seminários para o estímulo do desenvolvimento da oralidade.

• História: Pesquisa sobre a vida dos grandes ícones da humanidade, que se destacaram profundamente em alguma área do conhecimento humano, relacionados às suas contribuições.

• Filosofia: A abordagem que os grande pensadores realizaram sobre a intleigência do ser humano.

• Matemática: Testes de QI, testes de Inteligências Múltiplas resumidos e demonstrados através de gráficos.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Muitas são as críticas aferidas aos famosos testes de QI. Esses testes pretendem determinar, através de uma pontuação específica, o grau do Quociente de Inteligência de determinado indivíduo. Renomados psicólogos consideram que essa forma de aferição não consegue medir com a precisão adequada, e a amplitude necessária, as diversas características que podem ser atribuídas à inteligência humana. Segundo afirmam, esse tipo de teste foca com mais atenção e quase que exclusivamente, a logicidade matemática e a área lingüística dos sujeitos avaliados, deixando de lado, em seus escores, outras formas eqüitativamente importantes da inteligência

Page 20: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

humana. Dentre os críticos relacionados à essa prática encontram-se nomes famosos de pesquisadores, escritores e psicólogos como: Sternberg, 2002; Gardner, 2001; Goleman, 1995; Armstrong, 2001; entre outros.

4 RECURSOS DE INFORMAÇÃO:

SUGESTÕES DE LEITURA:

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM SALA DE AULA.

Literatura importantíssima para quem deseja obter informações valiosas a respeito de formas diferenciadas de trabalho em sala de aula, que valorizem as pluralidades existentes no meio escolar. Sugere, até mesmo, modelos de planos de aula que auxiliam o professor no desenvolvimento de seu trabalho educacional. Situar os aprendizes nos caminhos que conduzem ao seu mais pleno desenvolvimento intelectual, através da descoberta de suas inteligências mais privilegiadas, é outro dos assuntos considerados nesse livro interessante.

( Thomas Armstrong )

COMO DESENVOLVER CONTEÚDOS EXPLORANDO AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

Uma proposta pedagógica mostrando ao professor diferentes idéias e sugestões para desenvolver conteúdos curriculares habituais, empregando estratégias criativas e estimulando as Inteligências lingüística ou verbal, lógico-matemática, vísuo-espacial, sonora ou musical, cinestésico-corporal, naturalista e pessoais de seus alunos.

( Celso Antunes )

INTELIGÊNCIA: UM CONCEITO REFORMULADO.

O psicólogo de Harvard que revolucionou nosso pensamento sobre inteligência e criatividade agora nos põe a par de como a teoria das

Page 21: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

inteligências múltiplas está mudando radicalmente o que entendemos por educação e desenvolvimento humano. Nesse livro, Gardner traz-nos um necessário relatório sobre o desenvolvimento de sua teoria e descreve como ela evoluiu ao longo do tempo, além de dar um direcionamento prático aos educadores que pretendem usar sua teoria no espaço escolar. ( Howard Gardner )

COMO IDENTIFICAR EM VOCÊ E EM SEUS ALUNOS AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

A proposta dessa leitura é, de uma maneira simples e lúdica, ajudar os professores a conhecerem-se e aplicarem esses conhecimentos nos diagnósticos que os auxiliarão a perceber de forma mais integral as diversas potencialidades de seus alunos. Conhecer as inteligências mais elevadas, as medíocres e as mais elevadas em si e em seus educandos, pode fazer com que haja maior segurança e mais apurada eficiência para que sejam exploradas suas infinitas e múltiplas linguagens.

( Celso Antunes )

NOTÍCIAS:

Page 22: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Entrevista: Howard Gardner"Os burros são raros"

O psicólogo americano diz que a maioria das pessoasé inteligente para algumas áreas do conhecimento e que o teste de QI não expressa esse fato

Monica Weinberg

Divulgação

"Com esforço, a inteligência humana pode ser aprimorada apenas até um certo ponto. A genialidade é para poucos"

O psicólogo americano Howard Gardner deu um passo adiante na compreensão da inteligência humana ao concluir, com base em duas décadas de estudos, que a mente é composta de múltiplas capacidades independentes entre si. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência: a lingüística e a lógica (medidas em testes de QI), além da espacial, musical, corporal, naturalista (a habilidade de compreender os fenômenos naturais), intrapessoal (a de reconhecer os próprios defeitos e qualidades -- e tomar decisões com base neles) e interpessoal (a de interpretar as intenções alheias e exercer a liderança). A teoria de Gardner, que na década de 90 passou a influenciar acadêmicos e educadores, teve o mérito de subverter a visão de que a humanidade se divide basicamente entre seres iluminados e aqueles desprovidos de inteligência. Diz o psicólogo: "Há infinitas nuances. Pablo Picasso foi um gênio da pintura, mas era péssimo aluno". Aos 64 anos, professor da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e autor de vinte livros sobre o assunto, Gardner tem viajado o mundo para proferir palestras nas quais fala sobre genialidade, liderança e sala de aula. Ele concedeu a seguinte entrevista a VEJA.

Veja – Há pessoas menos inteligentes do que outras?Gardner – Cada um tem uma mistura singular dos vários tipos de inteligência, o

Page 23: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Você pode ser um superdotado

Q.I. alto não é tudo. Hoje vários tipos de habilidades permitem enquadrar alguém na definição de gênio

Ivan Padilla

Superdotado, no imaginário popular, é aquele garoto que tira as melhores notas no colégio, passa em primeiro lugar no vestibular mais concorrido do país e se torna um gênio da computação. Essa imagem faz parte do passado. Superdotado - ou ''portador de altas habilidades'', de acordo com a nova definição - não é apenas o indíviduo com capacidade intelectual acima da média. Ele pode se destacar por apresentar competências tão distintas quanto liderança, criatividade, memória, persistência, motivação, organização, concentração, capacidade de trabalho em grupo, talento para artes e alto rendimento em esportes. Os vetores da persuasão identificados pelo psicólogo americano Howard Gardner passam por essas inteligências. Se o conceito fosse aplicado em seu tempo, um gênio do futebol como Garrincha seria considerado um superdotado - embora fosse incapaz de fazer contas simples de somar e mal conseguisse assinar o próprio nome.

A proporção de superdotados varia entre 1% a 3% de determinada população quando se levam em conta apenas habilidades intelectuais e acadêmicas. Essa estimativa, porém, aumenta para 15% a 30% a partir do momento em que outros fatores passam a ser avaliados, segundo estudos do psicólogo Joseph Renzulli, do Research Institute for Gifted Education, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, um dos maiores especialistas no mundo sobre o tema. ''A categoria não constitui um grupo homogêneo. Quanto mais características apresentadas em cada área, mais evidentes os indicadores de altas capacidades'', afirma.

6 anos é a idade em que a criança apresenta os primeiros

sinais de alta capacidade

Maurilo Clareto/ÉPOCA

CARREIRA

A publicitária Joana Pujola superou 14 mil concorrentes para tornar-se uma das 20 trainees da Vivo. Espírito de liderança e trabalho em grupo pesaram a seu favor

Page 24: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

''Essa confluência de habilidades é chamada de multipotencialidade'', afirma Angela Virgolim, presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, entidade voltada para orientação de professores, pais e alunos. ''Porém, representa mais exceção do que regra. A maioria dos superdotados se desenvolve apenas em uma área específica, como ciências, artes e esportes'', diz. Dessa maneira, Ronaldo no futebol, Ana Botafogo na dança, Luis Fernando Verissimo na literatura, Chico Buarque na música, Abílio Diniz no ramo empresarial, Drauzio Varella na Medicina e Silvio Santos na comunicação são exemplos de brasileiros que se destacam ao apresentar qualidades significativamente superiores às de seus pares.

O novo conceito faz com que pessoas dentro de padrões aparentemente normais de inteligência convencional, mas com outras habilidades, sejam classificadas como superdotadas. É o caso da publicitária paulistana Joana Pujola, de 23 anos. No ano passado, ela passou por uma bateria de entrevistas, dinâmicas de grupo, testes de línguas, provas de raciocínio lógico e painéis de estudo, durante dez meses, para superar 14 mil concorrentes e tornar-se uma das 20 novas trainees da Vivo, a maior operadora de telefonia celular da América Latina. Joana nunca foi uma aluna destacada e jamais se sobressaiu nas disciplinas da faculdade. Mas fala inglês, espanhol e italiano, viajou um ano pela Europa, possui grande capacidade de comunicação e espírito de liderança. ''Compensei a falta de maiores experiências profissionais com conhecimentos gerais e uma postura positiva'', acredita.

''Exigimos atitude, iniciativa, comprometimento com resultados e liderança. Os conhecimentos técnicos podem ser ensinados depois'', afirma Rosilene Ribeiro, gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Vivo. Para Sofia Esteves do Amaral, diretora da agência Companhia de Talentos, as qualidades exigidas atualmente pelas empresas correspondem às características da chamada ''geração Y''. ''Os jovens que estão entrando no mercado de trabalho cresceram numa época de prosperidade e desenvolvimento tecnológico. São filhos da geração X, que enfrentou períodos de recessão econômica e

demissões da década de 80'', explica. ''Esses jovens foram educados cercados de atenções e atividades extracurriculares, como escolinhas de esportes e aulas de inglês. São, em geral, autoconfiantes e arrojados. Em resumo: são rapazes e moças de muito talento.''

FORMAÇÃO Como pais e professores devem lidar com jovens

com altas habilidades Dedicar tempo ao jovem. Discutir idéias, responder a perguntas, valorizar a curiosidade, a independência de pensamento e a tomada de decisões Transmitir amor e confiança nas capacidades e

Leopoldo Silva/ÉPOCA

''A maioria dos gênios apresenta

muitas habilidades, mas dentro de uma

área específica''

ANGELA VIRGOLIM,

psicóloga

Page 25: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

demonstrar aceitação mesmo quando ele fracassa em alguma tarefaEncorajar a busca por fontes diversificadas de conhecimento e oferecer materiais de leitura e oportunidades para desenvolver atividadesEstimular habilidades físicas e sociais como esportes e jogos de grupo, além de outras atividades que impliquem socialização

Fonte: Conselho Brasileiro de Superdotados (Conbrasd)

#Q: Você pode ser um superdotado - continuação:#

A maioria dos superdotados apresenta habilidades em uma área específica. Muitas vezes, porém, as capacidades se complementam. Apresentar talento para um esporte, por exemplo, pode ajudar um estudante a conseguir uma bolsa de estudos numa faculdade americana. Cerca de 1.200 escolas oferecem ajuda de custo a estrangeiros que participam de

competições universitárias. Os descontos, que podem cobrir a totalidade dos custos, só valem para os alunos com boas notas. Ou seja, não basta ser bom atleta. É preciso também ser bom estudante. ''Levantamentos apontam que o desempenho acadêmico dos esportistas, em média, é superior ao dos demais. Tanto nas quadras como nas carteiras escolares, uma atitude vencedora é fundamental para obter sucesso'', afirma Liisi Vesantera, de 26 anos, sócia da Daqui pra Fora, uma agência de intercâmbio entre alunos brasileiros e universidades americanas.

O mineiro Victor Bicalho, de 21 anos, foi o único brasileiro admitido em Harvard em 2002. Devido a sua boa performance nas piscinas, conseguiu uma bolsa de 90% do valor do curso. Em épocas de competição, o treinamento começa diariamente às 5h45 da manhã. À tarde, ele tem aulas de Economia. O investimento da escola já rendeu bons resultados. Bicalho foi campeão do circuito Eastern Intercollegiate Swimming League. ''Meus pais me ensinaram que ninguém é mais bonito, mais feio, mais inteligente ou mais burro que os outros. Com esforço e motivação, qualquer um pode conseguir o que quiser'', afirma. ''O que acontece é que, por falta de informação ou iniciativa, muita gente nem sequer tenta conseguir uma vaga na faculdade.''

120 brasileiros conseguem bolsas de estudo em

universidades americanas a cada ano

Mabel Feres/ÉPOCA

ESPORTE

Graças ao bom desempenho nas piscinas, o mineiro Victor Bicalho conseguiu uma bolsa de 90% no curso de Economia em Harvard, nos Estados Unidos

Page 26: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Os especialistas acreditam que a superdotação é constituída por fatores genéticos e ambientais. A maioria das crianças costuma apresentar habilidades fora do comum até os 6 anos de idade. Mas os primeiros sinais podem ser observados com as primeiras palavras. Com 2 anos e meio, Léo Romano conhece as letras do alfabeto e consegue ler sílabas e palavras simples. Identifica as bandeiras dos Estados brasileiros e de uma centena de países. Sabe coisas que boa parte dos brasileiros desconhece - por exemplo, que a capital do Afeganistão é Kabul, que Nelson Mandela foi presidente da África do Sul e que Nero mandou atear fogo em Roma. Tem uma coleção de cartões de papel com imagens de santos. Pela figura, sabe quem é cada um - seu favorito é Santo Expedito.

De família modesta da zona norte de São Paulo, filho de um bancário e uma dona de casa, Léo nunca freqüentou escolas nem recebeu nenhuma orientação. De acordo com os pedagogos, porém, o desenvolvimento de habilidades fora do comum depende - e muito - do ambiente. O modelo de superdotação desenhado por Joseph Renzulli aponta três vértices: colégio, companheiros e família. Com o estímulo adequado, esses fatores vão contribuir para que a criança que já tem uma capacidade

acima da média consiga envolver-se com as tarefas de maneira criativa. ''Sem estímulos, uma criança superdotada vai perdendo aos poucos seu diferencial e termina por se igualar às demais'', afirma a psicóloga Marsyl Mettrau, presidente da Associação Brasileira de Superdotados, também voltada para o aconselhamento de pais e alunos.

15% a 30%é a incidência de superdotados em uma população

As escolas direcionadas exclusivamente para os superdotados estão em desuso. Os educadores recomendam ambientes em que a criança possa ser estimulada, mas sem que, com isso, seja privada da companhia dos colegas de sua idade. ''É importante que a criança participe das mesmas brincadeiras e use o mesmo vocabulário dos demais. O sentimento de exclusão pode gerar problemas emocionais que dificultam a vida social e comprometem o desenvolvimento'', diz a psicóloga Angela Virgolim. Em São Paulo, o Colégio Objetivo oferece cursos extracurriculares para superdotados em uma de suas unidades. No período da manhã, os alunos portadores de altas habilidades freqüentam a grade curricular normal. À tarde, participam do Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (Poit), em que têm aulas especiais nas áreas de humanas e exatas.

Aluno do Objetivo, Hector Terceros começou a dar os primeiros sinais de superdotação aos 3 anos de idade. Durante as refeições, ele costumava dividir no prato os grãos de feijão por grupos, seguindo sempre uma mesma lógica - primeiro formava conjuntos de dois, depois de três… Também conseguia montar sozinho quebra-cabeças de dificuldade média. No ano seguinte, começou a ler histórias em ä quadrinhos. Aos 12 anos, Hector está uma série adiantada no colégio - uma recomendação de especialistas para que a criança se sinta intelectualmente estimulada. Nesse caso, o acompanhamento psicológico é essencial para avaliar a maturidade do aluno.

''Para saber identificar os talentos é preciso antes conhecer a população

normal''

VICTOR MATSUDO, médico do esporte

Page 27: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

DIVERSIDADEEsqueça o teste de Q.I. Os superdotados podem

apresentar competências variadas Capacidade intelectual geral Compreensão, memória e rapidez de pensamentoAptidão acadêmica Atenção, concentração, facilidade de aprendizagem Pensamento criativo Originalidade, imaginação, capacidade de resolver problemasCapacidade de liderança Sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, poder de persuasão Talento especial para artes Artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas Capacidade psicomotora Velocidade, agilidade, força, resistência e coordenação

Fonte: Plano Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura

Foto: divulgação

#Q: Você pode ser um superdotado - continuação:#

As atividades dos portadores de altas habilidades em suas áreas de destaque nem sempre permitem uma educação convencional. Com 11 anos, o pianista catarinense Pablo Rossi gravou um CD com obras de Tchaikovsky e Schostakovich. Hoje, aos 15, toca com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e se apresenta no exterior, em média, uma vez por mês. Por dia, passa entre cinco e seis horas estudando música. Nesse ritmo, acompanhar a escola - ele está no 1o ano do ensino médio - torna-se uma tarefa árdua até mesmo para um superdotado. ''Meus professores são compreensivos. Estudo nos intervalos dos shows e faço provas fora de época'', diz.

Pablo é o único músico da família. Aos 6 anos, ele pediu aos pais para aprender piano ao encontrar um panfleto de propaganda de um conservatório. Como ele, a paulistana Amanda Marques Pereira, de 10 anos, encontrou um ambiente apropriado para desenvolver sua habilidade: o xadrez. O jogo é disciplina obrigatória em sua escola a partir da 1a série do ensino fundamental. O professor sentiu o interesse da menina e sugeriu aulas extras. De lá para cá, Amanda estuda diariamente os movimentos de bispos, torres e cavalos. Ela disputou uma partida com Gary Kasparov, durante a visita do campeão russo ao Brasil, e defendeu as cores brasileiras no Campeonato Mundial de Xadrez, na Grécia, na categoria até 10 anos, no mês passado. Ficou entre as dez melhores do mundo.

Eduardo Marques/ÉPOCA

MÚSICA

O pianista Pablo Rossi gravou um CD com obras de Tchaikovsky com apenas 11 anos. Hoje, toca na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Page 28: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

300 miljovens brasileiros participam de processos de seleção de

empresas a cada ano. De 1% a 2% passam

Pode-se traçar um paralelo entre o novo conceito de superdotação e a teoria das múltiplas inteligências, de Howard Gardner. A tese aponta oito tipos de inteligência: verbal ou lingüística, musical, lógica ou matemática, espacial, corporal ou cinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal. A inteligência poderia, portanto, ser definida como a capacidade para solucionar problemas em contextos diferentes. Da mesma maneira que a teoria de Gardner, o conceito de superdotação não considera o quociente de inteligência, ou Q.I., como sistema de avaliação. O método sintetiza em um só número toda a capacidade intelectual. Segundo os críticos, o teste de Q.I. usa principalmente questões de tipo escolar. Na vida real, a pessoa não encontra problemas tão bem definidos - ou seja, um dos talentos mais importantes, e que não é avaliado em momento algum, é a habilidade de identificar qual o verdadeiro problema. Habilidades em artes e esportes também não são levadas em conta nesse método.

Um erro de avaliação pode provocar uma situação de pressão excessiva sobre a criança para que ela se sobressaia aos colegas de sua idade. Essa situação aparece com freqüência em campeonatos esportivos. ''Já vi muito pai na arquibancada brigando com o filho por causa de uma derrota'', conta Denise Veiga, mãe do jogador de basquete Tiago Veiga, de 19 anos. Tiago disputa sua segunda temporada pelo South Plains College, um colégio de Levelland, no Texas. No ano passado, a equipe ficou em segundo lugar no campeonato intercolegial do Estado. ''Não me destaco apenas pela facilidade nos esportes. Tenho uma vontade de vencer enorme e um bom controle emocional em momentos difíceis'', explica.

O talento de Tiago foi detectado por um avançado método científico desenvolvido pelo médico esportivo Victor Matsudo e adotado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Na década de 70, ele iniciou o estudo com crianças da rede pública de diversos municípios de São Paulo. Fatores como peso, altura, porcentagem de gordura no corpo, potência aeróbica e láctica foram rigorosamente registrados. Também foram levadas em conta capacidades como agilidade, força muscular, nível nutricional, maturação biológica e até mesmo experiências esportivas anteriores. ''Pensei que, para saber como encontrar um talento, era preciso primeiro conhecer as pessoas normais'', afirma.

Mais de 7 mil meninos e adolescentes foram avaliados nestas três décadas. A partir dessa amostragem, Matsudo tirou a média em

todos os quesitos e verificou que 16% das crianças apresentavam um rendimento superior ao da média. Nem todas elas, porém, são superdotadas. Para separar os melhores entre os

Maurilo Clareto/ÉPOCA

INFÂNCIA

Com 2 anos e meio de idade, Léo Romano conhece o alfabeto, consegue formar sílabas e sabe as capitais dos Estados brasileiros e de uma centena de países

Page 29: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

melhores, ele inventou o chamado ''índice Z'', que considera diversos indicadores, como força de impulsão, rapidez dos reflexos ou capacidade aeróbica.

Matsudo observou que o conjunto dessas variáveis determina o atleta fora de série, mas alguns quesitos pesam mais que outros. Se duas meninas apresentam as mesmas condições, mas uma ainda não menstruou, esta leva vantagem sobre a outra porque ainda não atingiu seu potencial. Com a maturidade sexual, ela ganhará força. A altura conta pontos em esportes como basquete e vôlei. Porém, mais importante que o tamanho é a impulsão. Desse laboratório saíram atletas como Hortência, a rainha do basquete, e os pratinhas do vôlei Amauri e Montanaro. O estudo recebeu o prêmio de melhor trabalho esportivo da Olimpíada de Barcelona, em 1992. São resultados que colocam o próprio Matsudo na categoria dos superdotados.

#Q: Características dos superdotados:#

COMPETÊNCIAS COMBINADASAs pessoas superdotadas são fortes em quatro tipos de habilidades. Quanto

mais características citadas nas listas elas tiverem, mais longe poderão chegar

Intelectual - Capacidade para lidar com abstrações- Facilidade para lembrar informações - Perspicácia em perceber relações de causa e efeito - Grande bagagem de informações sobre um ou vários tópicos- Facilidade para transferir aprendizagens de uma situação para outra -Capacidade para generalizar sobre eventos, pessoas e coisas

Motivação - Persistência na busca de um objetivo - Envolvimento intenso quando trabalha certos tópicos ou problemas - Obstinação em procurar informações sobre tópicos de seu interesse- Compromisso com projetos de longa duração, quando interessado em um tópico - Capacidade de concentração por longo período de tempo- Preferência por trabalhos nos quais possa ter

Maurilo Clareto/ÉPOCA

ESCOLA

Hector Terceros tem aulas de animação computadorizada no curso especial para superdotados do Colégio Objetivo. ''Quero ser diretor de cinema''

Page 30: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

responsabilidade

Criatividade - Senso de humor Imaginação - Espírito de aventura e disposição para correr riscos- Facilidade para adaptar, melhorar ou modificar objetos ou idéias - Disposição para fantasiar e manipular idéias- Capacidade de gerar muitas soluções para determinado problema

Liderança - Tendência a ser respeitado pelos colegas - Comportamento cooperativo em trabalhos em grupo- Facilidade em articular idéias e se comunicar com os outros- Capacidade de organização -Tendência a dirigir as atividades quando está envolvido com outras pessoas- Comportamento responsável nas atividades

Montagem sobre fotos: divulgação Fonte: Conselho Brasileiro de Superdotados (Conbrasd)

#Q: Brasileiros que se destacam:#

MUITO ACIMA DA MÉDIA Alguns brasileiros que se destacam pelas

habilidades superiores

Ronaldo, craque do Real Madrid e da Seleção, apresenta capacidade psicomotora avançada

Capacidade de liderança e de trabalho em grupo são algumas características do empresário Abílio Diniz

O apresentador Silvio Santos possui grande facilidade de comunicação e muita sensibilidade interpessoal

Page 31: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

O alto desempenho musical e literário faz do cantor Chico Buarque uma unanimidade nacional

A bailarina Ana Botafogo se destaca pela agilidade, força, resistência e coordenação motora

Fotos: Arq. Ed Globo

DESTAQUE:

Antes de aplicar qualquer modelo de aprendizagem em um ambiente de sala de aula, devemos primeiro aplicá-lo a nós mesmos como educadores e aprendizes adultos, pois, a menos que tenhamos um entendimento experiencial da teoria e tenhamos personalizado seu conteúdo, provavelmente não nos empenharemos em usá-lo com os alunos. Conseqüentemente, um passo importante no uso da Teoria das Inteligências Múltiplas é determinar a natureza e a qualidade das nossas inteligências múltiplas e buscar maneiras de desenvolvê-las na nossa vida. Conforme começarmos a fazer isso, ficará claro como a nossa fluência (ou falta de fluência) específica em cada uma das oito¹ inteligências afeta a nossa competência (ou falta de competência) nos vários papéis que temos como educadores.

Inventário de IM para AdultosAssinale as afirmações que se aplicam a cada categoria de inteligência. No final de cada inteli gência existe um espaço para você escrever informações adicionais, não especificamente relacio nadas aos itens do inventário.

Inteligência Lingüística

———— Livros são muito importantes para mim.

Page 32: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

———— Ouço as palavras em minha cabeça antes de lê-las, falá-las ou escrevê-las.———— Aproveito mais ouvindo rádio ou leituras gravadas em fita cassete do que

quando assisto à televisão ou a filmes.

———— Gosto de jogos de palavras como Palavras Cruzadas, Anagramas ou Senha.

———— Gosto de me entreter e entreter os outros com trava-línguas, trocadilhos ou rimas sem sentido.

———— As pessoas às vezes pedem para eu parar e explicar o significado das palavras que uso quando escrevo ou falo.

———— Português, estudos sociais e história eram mais fáceis para mim na escola do que matemática e ciências.

———— Aprender uma outra língua (por exemplo, francês, inglês, espanhol, alemão) foi relativamente fácil para mim.

———— Quando dirijo em uma auto-estrada, presto mais atenção nas palavras escritas em placas ou anúncios do que na paisagem.

———— Meus diálogos incluem frequentes referências a coisas que li ou ouvi.

———— Recentemente, escrevi algo que me deixou especialmente orgulhoso ou foi reconhecido por outras pessoas.

Inteligência Lógico-Matemática:———— Tenho facilidade para fazer cálculos de cabeça.

_______ Matemática e/ou ciências estavam entre as minhas matérias favoritas na escola.

____ Gosto de jogos ou enigmas que exijam pensamento lógico.

____ Gosto de fazer pequenos experimentos "e se" (por exemplo: "E se eu dobrasse a quantidade de água que coloco na minha roseira semanalmente?")

_____ Minha mente busca padrões, regularidades ou sequências lógicas nas coisas. ____ Tenho interesse pelos progressos da ciência.

____ Acredito que quase tudo tem uma explicação racional.

____ Às vezes, penso em conceitos claros, abstratos, não-verbais e sem imagens.

Page 33: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

____ Gosto de detectar falhas lógicas nas coisas que as pessoas dizem e fazem em casa e no trabalho.

____ Sinto-me mais à vontade quando algo foi medido, categorizado, analisado ou quantificado de alguma maneira..

Inteligência Musical———— Tenho uma voz agradável quando canto.

———— Percebo quando uma nota musical está fora de tom.

———— Frequentemente ouço música no rádio, em gravações, em fitas cassete, discos ou CDs.

———— Toco um instrumento musical.

———— Minha vida seria mais pobre se nela não houvesse música.

———— As vezes, eu me pego caminhando pela rua, com ümjingle de televisão ou alguma música na cabeça.

———— Posso marcar com facilidade o ritmo de uma música com um instrumento de percussão simples.

———— Conheço as melodias de muitas canções e músicas diferentes.

———— Se ouço uma seleção musical uma ou duas vezes, geralmente sou capaz de repeti-la com razoável precisão.

———— Com frequência fico tamborilando ou cantando melodias enquanto estou trabalhando, estudando ou aprendendo alguma coisa nova.

Inteligência Interpessoal:____ Sou o tipo de pessoa a quem os outros recorrem para pedir

conselhos, no trabalho ou na vizinhança.

____ Prefiro esportes coletivos como peteca, ténis, vôlei ou beisebol a esportes individuais como nadar ou correr.

———— Quando tenho um problema, prefiro procurar uma pessoa para me ajudar, em vez de tentar resolvê-lo sozinho.

———— Tenho pelo menos três amigos íntimos.

Page 34: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

____ Prefiro passatempos coletivos como Banco Imobiliário ou canastra a recreações individuais como videogames ou paciência.

_____ Gosto do desafio de ensinar uma outra pessoa, ou grupos de pessoas, a fazer coisas que sei fazer.

____ Eu me considero um líder (ou as pessoas assim me consideram)

____ Sinto-me à vontade no meio de uma multidão.

____ Gosto de participar de atividades sociais relacionadas ao meu trabalho, igreja ou comunidade.

____ Prefiro passar minhas noites em uma festa animada do que ficar em casa sozinho.

Inteligência Intrapessoal———— Costumo passar um certo tempo sozinho meditando, refletindo ou pensando

sobre questões importantes de vida.

———— Já participei de sessões de orientação ou de seminários de crescimento pessoal para aprender mais sobre mim mesmo.

———— Sou capaz de reagir às dificuldades com coragem.

____ Tenho um passatempo ou interesse especial que guardo para mim mesmo.

____ Tenho alguns objetivos importantes na minha vida sobre os quais reflito regularmente.

———— Tenho uma visão realista das minhas forças e fraquezas (baseada em dados de outras fontes).

———— Prefiro passar um fim de semana sozinho em uma cabana no mato, do que em um hotel chique cheio de gente.

———— Eu me considero uma pessoa determinada, com ideias próprias

____ Mantenho um diário pessoal para registrar o que se passa na minha vida interior.

____ Sou um profissional autónomo ou pelo menos tenho pensado muito em começar meu próprio negócio.

Inteligência Espacial———— Quando fecho os olhos, com frequência visualizo imagens claras.

———— Sou sensível às cores.

———— Frequentemente uso uma máquina fotográfica ou uma fumadora para registrar o que vejo ao meu redor.

Page 35: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

———— Gosto de montar quebra-cabeças, labirintos e outros jogos visuais.

———— Tenho sonhos claros à noite.

———— Geralmente consigo achar meu caminho em lugares desconhecidos.

———— Gosto de desenhar ou rabiscar.

———— A geometria era mais fácil para mim do que a álgebra, quando eu estava na escola.

———— Consigo imaginar facilmente como uma coisa pareceria se a víssemos de cima, panoramicamente.

———— Prefiro ler materiais com muitas ilustrações.

Inteligência Corporal-Cinestésica———— Pratico pelo menos um esporte ou atividade física regularmente.

———— Tenho dificuldade em permanecer quieto por longos períodos de tempo.

———— Gosto de trabalhar com as mãos em atividades concretas como costurar, fazer tricô, entalhes, trabalhos de carpintaria ou modelagem.

———— Minhas melhores ideias me ocorrem quando saio para dar uma longa caminhada ou para correr, ou quando estou envolvido em algum outro tipo de atividade física.

———— Em geral, gosto de passar meu tempo de lazer ao ar livre.

———— Frequentemente gesticulo ou uso outras formas de linguagem corporal quando converso com as pessoas.

———— Preciso tocar nas coisas para aprender mais sobre elas.

———— Gosto de divertimentos desafiadores ou experiências físicas emocionantes, eletrizantes.

———— Descreveria a mim mesmo como tendo uma boa coordenação.

———— Preciso praticar uma nova habilidade em vez de simplesmente ler sobre ela ou ver um filme que a descreve.

Page 36: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Inteligência Naturalista____ Gosto de sair por aí com uma mochila nas costas, de acampar ou simplesmente de

caminhar observando a natureza.

____ Faço parte de uma organização de voluntários relacionada à natureza e quero ajudar a salvar o meio ambiente da destruição que ele está sofrendo.

____ Gosto de ter animais de estimação.

____ Tenho um passatempo relacionado à natureza (por exemplo, observar pássaros).

____ Gosto de estudar temas relacionados à natureza (por exemplo, botânica, zoologia)

____ Tenho facilidade em perceber as diferenças entre diferentes tipos de árvores, cães, pássaros ou outros tipos de fauna e flora.

____ Gosto de ler revistas e livros, ou de assistir a programas de televisão ou filmes sobre a natureza.

____ Prefiro passar minhas férias em ambientes naturais como uma praia ou um camping com trilhas ecológicas do que em locais urbanos ou culturais como um hotel dentro de uma cidade.

____ Adoro visitar zoológicos, aquários e outros lugares onde podemos estudar o mundo natural.

____ Tenho um jardim em minha casa e gosto muito de cuidar dele.

¹ A nona inteligência é contemplada no livro de Armstrong. Porém, por tratar-se de uma forma de inteligência ainda em estudo, não é citada neste Inventário de IM para Adultos.

DESTAQUE 2:

O QUE NOS MOSTRA A HISTÓRIA?

CURIOSIDADES:

O professor de música de Beethoven uma vez disse que, como compositor, ele era “sem esperança”.

Page 37: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

Isaac Newton- que descobriu o cálculo, desenvolveu a teoria da gravitação universal, originou as três leis do movimento- tirava notas baixas na escola.

Albert Einsten tinha dificuldades de ler e soletrar e foi reprovado em matemática.

John Kennedy recebia em seus boletins constantes observações de “baixo rendimento”e tinha dificuldades em soletrar.

Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal porque ele “não tinha boas idéias e rabiscava demais”.

Dr. Robert Jarvick foi rejeitado por 15 escolas americanas de medicina. Ele inventou o coração artificial.

Thomas Edison, que além da lâmpada elétrica inventou a locomotiva elétrica, o fonógrafo ( que virou gravador ), o telégrafo e o projetor de cinema, foi um mau aluno, pouco assíduo e desinteressado. Saiu da escola e foi alfabetizado pela mãe.

PARANÁ:

Teatro interativo leva conhecimento a alunos e professores em Curitiba

Redação, com colaboradores [10-04-2007]

Um grupo de educadores está à frente de um projeto voltado à educação bastante inusitado. A “Cidade Original – uma cozinha educativa -”, lançada oficialmente em fevereiro, tem como objetivo auxiliar professores e alunos na formação da cidadania e da cultura geral, desenvolvendo gosto pela pesquisa e pelo conhecimento global de maneira construtiva e significativa.

O projeto contém estratégias interdisciplinares como contação de histórias, musicalidade, prática culinária, oficinas de artes, dramatização e danças típicas. Através desses recursos, são trabalhadas as seguintes áreas de conhecimento: geografia, história, ciências, biologia, língua portuguesa, matemática, física, química, educação artística e educação física. Além disso, contribui com o desenvolvimento das inteligências múltiplas como musical, lógico-matemática, lingüística, cinestésica-corporal, espacial, naturalista, interpessoal e intrapessoal.

Para tanto, profissionais da educação conduzem o ensino em ambientes criativos se utilizando de personagens exclusivos, sempre com linguagem voltada para cada período escolar, que é dividido em educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e universitário. Trata-se de um teatro interativo com duração de

Page 38: A SUPERDOTAÇÃO NO ENFOQUE DAS MÚLTIPLAS … · Profa. PDE: Rosana Valencia Balas Schimanski 1 RECURSO DE EXPRESSÃO: PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO: ... desigualdade essencial

duas horas voltado para cada idade e acontece dentro Cervejaria Original, que recebe uma “roupagem” especial.