a república - arepublica.rn.gov.br republica 642.pdf · informativo do diário oficial do rio...

4
Informativo do Diário Oficial do Rio Grande do Norte Natal, 12 de outubro de 2017 • QUINTA - FEIRA ANO 3 • NÚMERO: 642 A República A s treze costureiras do As- sentamento Canto da Ilha de Cima, em São Miguel do Gostoso, estão vendo a vida mudar para melhor. Isso porque con- seguiram equipar e reestruturar, atra- vés dos investimentos destinados aos projetos de Empreendimentos Eco- nômicos e Solidários do Governo do RN, a mini fábrica de costura da co- munidade. Agora vão poder aumentar a produção de roupas e vender para os municípios vizinhos. “Nós já produzíamos aqui em pe- quena escala, com essa ampliação va- mos ter uma maior produção e aumen- tar os lucros”, assegura a costureira Francisca Vieira. De acordo com a presidente da As- sociação das Mulheres da Agrovila II, Mariza de Souza, o processo de cria- ção da marca está em andamento, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. “A marca é uma exigência do mercado. Com ela fica mais fácil con- seguir e fidelizar os clientes”, diz. O projeto de economia solidária é tocado pela Sethas e Governo Cidadão, com recursos do acordo de emprésti- mo com o Banco Mundial. Segundo a titular da Sethas, Julianne Faria, gerar emprego e renda é uma das priorida- des do governo. “É uma maneira de fo- mentar a economia do RN e beneficiar direta e indiretamente os moradores da comunidade”, destacou. O secretário de Gestão de Metas e Projetos, Vagner Araújo, defende a importância de investir em projetos voltados para as mulheres. “Acredita- mos na força da mulher potiguar e o projeto da mini fábrica é um avanço e uma conquista significativa para as costureiras de São Miguel”, frisa. O projeto está orçado em R$ 133 mil e inclui a reforma e ampliação da unidade fabril, aquisição de máquinas de costura e uma motocicleta para distribuição das peças aos clientes O encontro acontecerá no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no próxi- mo dia 24, das 8h00 às 12h e das 14h às 18h, no auditório Rosângela Morais HMWG sediará II Encontro de Odontologia Hospitalar Pag 2 Os encontros acontecerão de hoje (12) a 14 de outubro e trazem como tema principal “PICS: por uma nova cultura do Cuidado no Brasil” Natal sediará I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares Pag 3 Os projetos Bosque Encena e Som da Mata prepararam uma edição especial para hoje (12), Dias das Crianças Parque das Dunas terá programação especial no Dia das Crianças Pag 4 Ampliação de mini fábrica de confecções fomenta economia de São Miguel do Gostoso Mariza de Souza e Francisca Vieira Foto: João Vital Aos leitores Em virtude do feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, não have- rá edição d’A República amanhã (13). O informativo volta a circu- lar normalmente no sábado (14).

Upload: dangnga

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo do Diário Oficial do Rio Grande do NorteNatal, 12 de outubro de 2017 • QUINTA - FEIRAANO 3 • NÚMERO: 642

A República

As treze costureiras do As-sentamento Canto da Ilha de Cima, em São Miguel do Gostoso, estão vendo a vida

mudar para melhor. Isso porque con-seguiram equipar e reestruturar, atra-vés dos investimentos destinados aos projetos de Empreendimentos Eco-nômicos e Solidários do Governo do RN, a mini fábrica de costura da co-munidade. Agora vão poder aumentar a produção de roupas e vender para os municípios vizinhos.

“Nós já produzíamos aqui em pe-quena escala, com essa ampliação va-

mos ter uma maior produção e aumen-tar os lucros”, assegura a costureira Francisca Vieira.

De acordo com a presidente da As-sociação das Mulheres da Agrovila II, Mariza de Souza, o processo de cria-ção da marca está em andamento, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. “A marca é uma exigência do mercado. Com ela fica mais fácil con-seguir e fidelizar os clientes”, diz.

O projeto de economia solidária é tocado pela Sethas e Governo Cidadão, com recursos do acordo de emprésti-

mo com o Banco Mundial. Segundo a titular da Sethas, Julianne Faria, gerar emprego e renda é uma das priorida-des do governo. “É uma maneira de fo-mentar a economia do RN e beneficiar direta e indiretamente os moradores da comunidade”, destacou.

O secretário de Gestão de Metas e Projetos, Vagner Araújo, defende a importância de investir em projetos voltados para as mulheres. “Acredita-mos na força da mulher potiguar e o projeto da mini fábrica é um avanço e uma conquista significativa para as costureiras de São Miguel”, frisa.

O projeto está orçado em R$ 133 mil e inclui a reforma e ampliação da unidade fabril, aquisição de máquinas de costura e uma motocicleta para distribuição das peças aos clientes

O encontro acontecerá no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no próxi-mo dia 24, das 8h00 às 12h e das 14h às 18h, no auditório Rosângela Morais

HMWG sediará II Encontro de Odontologia Hospitalar Pag

2

Os encontros acontecerão de hoje (12) a 14 de outubro e trazem como tema principal “PICS: por uma nova cultura do Cuidado no Brasil”

Natal sediará I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e ComplementaresPag

3

Os projetos Bosque Encena e Som da Mata prepararam uma edição especial para hoje (12), Dias das Crianças

Parque das Dunas terá programação especial no Dia das CriançasPag

4

Ampliação de mini fábrica de confecções fomenta economia de São Miguel do Gostoso

Mariza de Souza e Francisca Vieira

Foto: João Vital

Aos leitoresEm virtude do feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, não have-rá edição d’A República amanhã (13). O informativo volta a circu-lar normalmente no sábado (14).

A República

2

12 DE OUTUBRO 2017

Educação

O Hospital Monsenhor Wal-fredo Gurgel (HMWG) se-diará, no próximo dia 24,

das 8h00 às 12h e das 14h às 18h, no auditório Rosângela Morais, o II Encontro de Odontologia Hospita-lar do RN. O serviço, que existe há quase três anos nos hospitais da rede pública do estado, tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos doentes e a redução de custos hospi-talares, com internações (em média 30%) e medicamentos (antibióticos).

De acordo com o coordenador do Projeto no HMWG, o cirurgião bu-comaxilo, Eimar Lopes de Oliveira, “este será um dia de discussões que também terá como objetivo servir de reciclagem para os profissionais que atuam nesta área no Estado”.

Entre os temas apresentados, o “Pa-norama da UTI na Visão do Cirur-gião Dentista”, será ministrado pela Cirurgiã-Dentista do Hospital do Coração, Geni Medeiros. O trabalho teve todos os dados colhidos a partir de sua atuação junto aos pacientes in-ternados nas Unidades de Tratamen-to Intensivo (UTIs) do HMWG.

O HMWG foi pioneiro no RN na implantação do Projeto Odon-tologia Hospitalar. A atual equipe

cimento sobre o tema pro-posto e sua colaboração para a melhoria das ações desses profissionais", expli-ca Bezerra.

Neste ano, o curso de ca-pacitação em futsal já visi-tou as cidades de Tangará, Campo Grande, Jaçanã, Parelhas, Serra Negra do Norte e Santa Cruz. De acordo com o secretário de Estado do Esporte e do La-zer Canindé de França, o projeto da SEEL veio para atender a demanda pro-vocada pelo crescimento da modalidade esportiva. "Hoje o futsal está entre as modalidades esporti-vas mais praticadas no Rio Grande do Norte e no Brasil, e esse projeto tem o objetivo de proporcionar de forma fundamentada o conhecimento técnico do futsal, qualificando os pro-fissionais e melhorando o nível técnico das competi-ções", comentou.

O Governo do Esta-do, por meio da Se-cretaria de Estado

do Esporte e Lazer (SEEL), dá sequência, amanhã (13), ao projeto de capacitação de futsal para alunos e profissionais de Educação Física do interior do Rio Grande do Norte. O curso "Aprendendo a jogar futsal brincando" será realizado no município de Jardim do Seridó, no auditório da Casa de Cultura Popular.

O curso será ministra-do pelo professor Fábio Bezerra, da equipe técnica da SEEL,com aula teórica na abertura e prática no sábado (14), no ginásio de esportes Lavoisier Maia. Ao término, todos os par-ticipantes ganharão o cer-tificado. "Nosso curso tem como objetivo a capacita-ção dos profissionais que atuam no esporte em seus municípios, propiciando umm enriquecedor conhe-

SEEL promove curso de capacitação em futsal no município de Jardim do Seridó

Encontro

HMWG sediará II Encontro de Odontologia Hospitalar

Banda de Música da PM apresenta concerto didático na Escola E. Djalma MarinhoEm alusão a Semana da Criança, a Banda

de Música da Polícia Militar do RN rea-lizou a apresentação de um concerto di-

dático na Escola Estadual Djalma Aranha Ma-rinho, no bairro Pitimbu, Zona Oeste de Natal.

Na oportunidade, a Subtenente PM Célia Ma-ria Lins de Melo também participou do evento realizando uma apresentação teatral com tema sobre bullying e dança com os alunos.

O regente da Banda, 2º Tenente PM Mot-ta, ressaltou a emoção em alegrar a criança-da, “Mostramos às crianças alguns instru-mentos individualmente e tocamos canções relativas ao dia das crianças. É emocio-nante para nós, integrantes da Banda, po-der contribuir com a alegria das crianças trazendo a boa música”, afirmou.

Com este evento, a polícia contribui com uma maior proximidade entre sociedade e instituição. É a Polícia Militar do RN ajudan-do a formar bons cidadãos.

A Banda de Música da Polícia Militar recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Natal. Em 2016, a banda já havia recebido essa condecoração do Estado do Rio Grande do Norte. A banda alcança mais uma conquista em sua trajetória de mais de 130 anos.

está composta por seis dentistas que atendem os internos das quatro Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), totalizando 40 pacientes diariamente beneficiados.

Eimar explica que os procedi-mentos realizados pelos dentistas vão desde a drenagem de abcesso, extração de raízes contaminadas e

tratamento de ferimentos nas mu-cosas – na parte interna da boca.

Equipes de Odontologia Hospitalar também estão presentes no Hospital Santa Catarina, no João Machado, Ma-ria Alice Fernandes, Deoclécio Mar-ques de Lucena, Regional de São Paulo do Potengi, de Currais Novos, Mosso-ró e de Pau dos Ferros.

Capacitação

Banda de Música da Polícia Militar do RN durante apresentação na Escola Estadual Djalma Aranha Marinho

Encontro acontecerá das 8h00 às 12h e das 14h às 18h, no auditório Rosângela Morais

A República

3

12 DE OUTUBRO 2017

Congresso

De hoje (12) a 14 de outubro, acontece, em Natal, no Praiamar Hotel, o I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CON-

GREPICS) e o III Encontro Nordestino de PICS.Os eventos trazem como tema principal “PICS: por uma

nova cultura do Cuidado no Brasil”, e abordarão os eixos te-máticos: PICS na atenção à saúde; As PICS no contexto da Educação; Gestão e financiamento das PICS no SUS; Pesqui-sa e produção do conhecimento em PICS; Cultura popular, tradição e espiritualidade em PICS, tendo em sua progra-mação diversas atividades, tais como: conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos (modalidade pôster), minicursos, atividades sociais e muito mais.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde tem contribuído para aumentar a resolubilidade da rede de aten-ção à saúde no SUS, com o uso de técnicas simples, de baixo custo, artesanais, sustentáveis e comprovadamente eficazes e que produzem impacto na redução das doenças. As práticas já formalizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) são: Medicina Tra-dicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medi-cinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dan-ça Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteo-patia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.

Toda a programação e informações do Congresso estão disponíveis no site: www.congrepics.com.br e nas redes sociais (@congrepics).

Os eventos são uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também do Centro Multi-

disciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) e contam com o apoio institucional do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF RS), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS

Natal), Escola de Saúde da UFRN, Departamento de Saúde Coletiva - Centro de Ciências da Saúde (DSC/CCS UFRN), Ministério da Saúde, Natal Convention Bureau e Laboratório de Práticas Integrativas (LAPICS).

Legislação

Somente 43 dos 167 municípios do Estado (25.74%) atingiram a meta da cobertura vacinal mínima de

80% proposta pelo Ministério da Saú-de. O número ainda pode ser amplia-do, visto que 46 municípios não atua-lizaram os dados no sistema após o dia “D” realizado no dia 7 de outubro. Por essa razão, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina será pror-rogada até o dia 3 de novembro.

A data está sendo considerada como o prazo final para inclusão dos dados no SI-PNI, quando a campanha será finalizada. A atual situação epidemio-lógica da raiva no RN aponta para 16 animais diagnosticados laboratorial-mente positivos para a doença, por esse motivo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) reforça a importância de uma boa cobertura vacinal para evitar casos de raiva humana transmitida por cão ou gato. Outro lembrete da Sesap é que, mesmo com o fim da campanha, a vacina continua disponível para os ani-mais nos centros de controle de zoono-ses ou secretarias municipais de saúde.

A recomendação é vacinar animais a partir de 2 meses de idade. Deve-se re-petir após 30 dias a dose nos primova-

cinados, ou seja, animais que tomaram a vacina pela primeira vez na campa-nha, independente da idade. A vacina pode ser utilizada em fêmeas prenhas ou que estejam amamentando. A única restrição são os animais doentes ou que estejam fazendo uso de antiinflamató-rios ou antibióticos. Os animais só de-vem ser vacinados quando estiverem saudáveis (se alimentando normal-mente, ativos, sem vômito ou diarréia).

Esse ano, de janeiro a outubro, 16 animais já foram diagnosticados com raiva no RN em dez municípios, sendo 09 morcegos, 03 raposas, 02 bovinos e 02 equinos. “Esta situação

nos preocupa, pois demonstra a cir-culação viral no ciclo silvestre. Sendo assim, chamamos a atenção para a vacinação, principalmente dos felinos domésticos, pois esses animais são excelentes predadores. Ainda hoje em todo o mundo, especialmente na Ásia e África, a raiva humana transmitida por cão mata em torno de 55.000 pes-soas todos os anos. Por isso vacinar é uma medida de extrema importância para a proteção da saúde animal e so-bretudo da saúde humana”, afirmou Iraci Nestor, coordenadora de pro-moção à saúde da Secretaria de Esta-do da Saúde Pública.

de Apoio à Saúde (QOAS), os can-didatos devem ter no máximo 36 anos de idade. Para o quadro de oficiais capelães, a idade mínima é de 21 anos e máxima de 40 anos.

Para o quadro de oficiais comba-tentes será exigido bacharelado em Direito; Para o quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) e do Quadro de Praça Bombeiro Militar (QPBM) será necessária graduação em nível superior, nos graus de ba-charelado e licenciatura. Em todos os casos será exigido estar apto nos exames de saúde, avaliação psico-lógica e investigação social, confor-me critérios estabelecidos na Lei.

Todos os postulantes deverão ter concluído, com aproveitamento, o respectivo nível e curso específico, comprovado por meio de xerox au-tenticada em cartório do diploma, certificado ou declaração, reconhe-cido legalmente pela Secretaria de Educação de qualquer estado.

O Governo do Estado enca-minhou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande

do Norte a Lei Complementar de Ingresso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Uma das principais alterações em relação ao texto ante-rior é a validade do concurso públi-co e do processo seletivo, que será de 180 dias, prorrogável uma úni-ca vez por igual período. O tempo não poderá exceder 360 dias, com início da vigência a partir da publi-cação em Diário Oficial do Estado.

Outra mudança é que os can-didatos deverão ter idade míni-ma de 21 anos e máxima de 30 anos, completos até o dia 31 de dezembro do ano da inscrição do concurso público, salvo para os candidatos que já fazem parte do quadro das corporações milita-res do Rio Grande do Norte. Para o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS) e para o Quadro de Oficiais

Governo encaminha Lei de Ingresso da PM e Corpo de Bombeiros para AL

Vacinação

Natal sediará I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Todas as informações do Congresso podem ser conferidas em www.congrepics.com.br

A recomendação é vacinar animais a partir de 2 meses de idade

SESAP prorroga vacinação antirrábica no RN

A República

4

12 DE OUTUBRO 2017

Lazer

BANCA ATHENEUPetrópolis - Tel. 98894-1432

BANCA CIDADE DO SOLPetrópolis - Tel. 3202-4484

BANCA NORDESTÃOZona Norte - Tel. 3214-7070

BANCA CCAB SULCidade Jardim - Tel. 3207-2277

BANCA REVISTA E TABACARIAPonta Negra - Tel. 3602-1025

BANCA TIO PATINHASAv. Rio Branco - centro - Tel. 98872.8747 / 98872.9637

BANCA ZÉ MARIARua Vigário Antonio Joaquim - fren-te Banco do Brasil - MOSSORÓ-RN

REVISTARIA ATENEUHiper PONTA NEGRATel. 3027 - 1727

Locais de venda do DOE e A RepúblicaTelefones Úteis

Expediente

O conteúdo jornalístico d’A República é produzido pelas assessorias de comunicação social do Governo do Estado e só poderá ser repro-

duzido mediante a autorização.

Fale Conosco

RedaçãoAv Camara Cascudo 355 Ribeira CEP. 59025-280Telefone: (84) 3232-6795Email: [email protected]

Assinatura3232-6786

Robinson Mesquita de FariaGovernadorFábio Berckmans Veras DantasVice Governador

Assessoria de Comunicação Social

Juliska AzevedoAssessora

Arthur PeresDiretor Geral

Julia FernandesEditoraJohn KleitonProjeto Gráfico e Diagramação

Banco de fotos do Governo do Estado

A República

Departamento Estadual de Imprensa

Os projetos Bosque Encena e Som da Mata prepararam uma edição especial hoje (12), Dias

das Crianças. Às 10h, as princesas clás-sicas resolveram marcar um encontro no anfiteatro do Parque das Dunas para apresentar e coroar a mais nova prince-sa do Reino Encantado: Moana.

Que tal relembrar um pouco da his-tória das princesas clássicas e conhecer a mais nova princesa da praia, mais conhecida como "a filha do chefe"? To-das as crianças estão convidadas para aproveitar a manhã desta quinta-feira em meio à natureza e conferir um ver-dadeiro Encontro de Princesas.

No período da tarde, às 16h30, tem Ilha de Música no Sonzinho da Mata para encantar a criançada. A Ilha de

Música é uma organização não gover-namental, sem fins lucrativos, instituída como projeto social de musicalização infanto-juvenil. Idealizado por Gilberto Cabral e Inês Latorraca, o projeto acon-tece na comunidade da África, zona norte de Natal, desde outubro de 2006.

Em dez anos de existência cerca de mil crianças e adolescentes já passa-ram pela Ilha e hoje, alguns deles são instrutores no projeto. A cada nova turma são assistidas 50 crianças e ado-lescentes da comunidade, com aulas de flauta-doce, clarinete, sax, trompete, trombone, bateria, contrabaixo elétri-co, violão, guitarra, além de contação de histórias e reforço escolar.

Eles também têm à disposição a as-sistência de um psicólogo e café da

manhã diariamente. Todas as aulas são gratuitas e é exigido apenas que a criança frequente uma escola no turno alternativo à Ilha. Atualmente três pro-fessores e três monitores se revezam na condução das aulas práticas e teóricas.

Também à tarde, das 13h às 17h, um resgate de brincadeiras antigas acontecerá no Espaço Saúde do Par-que (próximo ao anfiteatro). Ciran-das, pião, pintura, bambolê e diver-sas atividades com muita imaginação fazem parte da proposta, que é resga-tar brincadeiras deixadas de lado ao longo do tempo. A atividade é uma parceria entre o Parque das Dunas com a Criação Espaço Infantil.

Os eventos são gratuitos e a entrada no Parque custa R$ 1,00.

Parque das Dunas terá programação especial no Dia das Crianças