a república - arepublica.rn.gov.br republica 315.pdf · samu (192), que vão encaminhar o paciente...

4
Informativo do Diário Oficial do Rio Grande do Norte ANO 2 • NÚMERO: 315 Natal, 14 de junho de 2016 • TERÇA - FEIRA A República Vila Cidadã realiza cerca de três mil atendimentos no Conjunto dos Garis C om o tema “Todos juntos con- tra o trabalho infantil”, o Vila Cidadã chegou, na manhã do último sábado (11), ao Conjun- to dos Garis, na Redinha, para promover cidadania, lazer, educação e serviços aos seus moradores. Cerca de três mil pesso- as foram atendidas numa ação integrada entre as diversas secretarias do Estado, numa parceria do projeto Transformando Destinos e do Ronda Cidadã, coordenada pela da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social. “Desde quando era deputado estadual, gostava de ir aonde o povo estava, para saber de suas dores e clamores. Agora continuo visitando e levando serviços de qualidade e benefícios. Foi por vocês que fui eleito e, é por vocês que irei trabalhar incessantemente”, disse o governador Ro- binson Faria. Com a edição de sábado, já são 15 mil atendimentos, e a cada sábado que ocorre o evento, a Sethas procura trazer mais ser- viços, tanto que neste, além do diferencial da temática, trouxe ações da Secretaria Estadual de Saúde. “Essa edição do Vila veio diferenciada das demais, temos uma causa forte que é erradicar o trabalho infantil, e a presença da Sesap nos brin- dando com diversos serviços como Teste rápido HIV/AIDS/Sífilis, orientações so- bre prevenção à Dengue, teste de glicemia e verificação de pressão arterial”, disse a titular da Sethas, Julianne Faria. Novidade comemorada por Maria das Dores de Lima. A dona de casa de 66 anos, moradora da região, disse que já participaria do evento acompanhando os netos que precisavam tirar a segunda via do RG, mas quando soube que haveria exames de saúde, se apressou em chegar. “Só quem sabe o que é procurar um posto e não ter atendimento pode dar valor a esse trabalho de nosso gover- nador. Só quem sai peregrinando de posto em posto nas vizinhanças sabe da alegria de ver uma coisa dessas. Eu preciso ver como está minha saúde e a questão do diabetes. Se fosse para tentar fazer esse teste que estão ofere- cendo, eu passaria a vida esperando e não faria. E hoje, eu conseguirei fazer”, comemorou a dona de casa. Inscrições estão sendo feitas até dia 17 de junho no setor do Proart, na Sethas-RN, ou pelos Correios. No caso de queimaduras, a primeira providência é acionar os bombeiros (193) ou Samu (192). A tradição dos festejos juninos e da cul- tura Nordestina será resgatada de 16 a 19 de junho na Cidade da Criança. Sethas-RN lança edital para selecionar artesãos para feiras estaduais e nacionais Bombeiros do RN orientam quanto aos cuidados que se deve ter no período junino Cidade da Criança recebe o “Arraiá da Meninada” Pag.2 Pag.3 Pag.4 Governador Robinson Faria e titular da Sethas, Julianne Faria, participaram do Vila Cidadã que aconteceu sábado, na Redinha

Upload: ngodung

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo do Diário Ofi cial do Rio Grande do NorteANO 2 • NÚMERO: 315 Natal, 14 de junho de 2016 • TERÇA - FEIRA

A RepúblicaVila Cidadã realiza cerca de três milatendimentos no Conjunto dos GarisCom o tema “Todos juntos con-

tra o trabalho infantil”, o Vila Cidadã chegou, na manhã do último sábado (11), ao Conjun-

to dos Garis, na Redinha, para promover cidadania, lazer, educação e serviços aos seus moradores. Cerca de três mil pesso-as foram atendidas numa ação integrada entre as diversas secretarias do Estado, numa parceria do projeto Transformando Destinos e do Ronda Cidadã, coordenada pela da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

“Desde quando era deputado estadual, gostava de ir aonde o povo estava, para saber de suas dores e clamores. Agora continuo visitando e levando serviços de qualidade e benefícios. Foi por vocês que fui eleito e, é por vocês que irei trabalhar incessantemente”, disse o governador Ro-binson Faria.

Com a edição de sábado, já são 15 mil atendimentos, e a cada sábado que ocorre o evento, a Sethas procura trazer mais ser-viços, tanto que neste, além do diferencial da temática, trouxe ações da Secretaria Estadual de Saúde. “Essa edição do Vila

veio diferenciada das demais, temos uma causa forte que é erradicar o trabalho infantil, e a presença da Sesap nos brin-dando com diversos serviços como Teste rápido HIV/AIDS/Sífi lis, orientações so-bre prevenção à Dengue, teste de glicemia e verifi cação de pressão arterial”, disse a titular da Sethas, Julianne Faria.

Novidade comemorada por Maria das Dores de Lima. A dona de casa de 66 anos, moradora da região, disse que já participaria do evento acompanhando os netos que precisavam tirar a segunda via do RG, mas quando soube que haveria exames de saúde, se apressou em chegar.

“Só quem sabe o que é procurar um posto e não ter atendimento pode dar valor a esse trabalho de nosso gover-nador. Só quem sai peregrinando de posto em posto nas vizinhanças sabe da alegria de ver uma coisa dessas. Eu preciso ver como está minha saúde e a questão do diabetes. Se fosse para tentar fazer esse teste que estão ofere-cendo, eu passaria a vida esperando e não faria. E hoje, eu conseguirei fazer”, comemorou a dona de casa.

Inscrições estão sendo feitas até dia 17 de junho no setor do Proart, na Sethas-RN, ou pelos Correios.

No caso de queimaduras, a primeira providência é acionar os bombeiros (193) ou Samu (192).

A tradição dos festejos juninos e da cul-tura Nordestina será resgatada de 16 a 19 de junho na Cidade da Criança.

Sethas-RN lança edital para selecionar artesãos para feiras estaduais e nacionais

Bombeiros do RN orientam quanto aos cuidados que se deve ter no período junino

Cidade da Criança recebe o “Arraiá da Meninada”

Pag.2 Pag.3 Pag.4

Governador Robinson Faria e titular da Sethas, Julianne Faria, participaram do Vila Cidadã que aconteceu sábado, na Redinha

A República2 14 DE JUNHO 2016

A Secretaria do Trabalho, da Ha-bitação e da Assistência Social (Sethas-RN), publicou, no Di-

ário Oficial do Estado da sexta-feira (10), o edital para seleção de artesãos e trabalhadores manuais para ocupação de um espaço coletivo de 40 metros quadrados para a divulgação e comer-cialização de produtos artesanais na Feira Nacional de Artesanato (Fene-art), no período de 07 a 17 de julho de 2016, no Centro de Convenções, em Olinda (PE).

As inscrições estão sendo feitas até dia 17 de junho, presencialmente no setor do Proart, na Sethas-RN, de se-gunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelos Correios, via SEDEX, com aviso de recebimento. O interessado em par-ticipar da seleção deverá preencher o formulário de inscrição (disponível no site da Sethas-RN), e apresentar a seguinte documentação: Carteira Na-cional do Artesão, fotos das peças ar-

tesanais que pretende comercializar (impressas ou em CD), comprovante de residência recente.

Esse é o primeiro edital público para selecionar artesãos, visando maior transparência no processo de escolha para participação em feiras estaduais e nacionais. “O objetivo é democratizar a escolha dos artesãos e trabalhadores manuais de forma igualitária e transparente, visando contribuir com o desenvolvimento do artesanato potiguar”, explica a se-cretaria da Sethas-RN, Julianne Faria.

O processo de seleção será realiza-do por comissão encarregada de ava-liar as fotos dos produtos, bem como os dados constantes no formulário de inscrição e documentos solicitados. O resultado final da seleção será di-vulgado no dia 24 de junho. O edital completo está disponível no site da Sethas-RN www.sethas.rn.gov.br, no menu documentos.

Sethas-RN lança edital para selecionar artesãos para feiras estaduais e nacionais

Inscrições estão sendo feitas até o dia 17 de junho, presencialmente, no setor do Proart, das 8h às 17h, ou pelos Correios

Artesanato

Aprovados vão preencher vagas temporárias nas áreas de agricultura, agroecologia, agropecuária e zootecnia

Reunião discutiu e planejou ações integradas com foco na Operação Lei Seca

Representantes do Detran e da Polícia Civil do Rio Grande do Norte se reuniram para discutir e planejar ações integradas com foco na Opera-

ção Lei Seca. Na reunião, que contou com a presença do chefe de Gabinete do Detran/RN, Antônio Henrique, do delegado geral de Polícia Civil, Stênio Pimentel, e os delegados Sheila Freitas e Lenivaldo Ferreira, discutiu estratégias iniciadas em encontro realizado ainda na se-gunda-feira (06) na Degepol, quando o diretor-geral do Detran, Marco Medeiros, visitou o gestor da Degepol para tratar de ações integradas e do fortalecimento da Lei Seca no Estado.

Na oportunidade, o subcoordenador da Operação Lei Seca, capitão Isaac Paiva, participou do planeja-

A Empresa de Pesquisa Agro-pecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN divulgou

o resultado final do Edital de Sele-ção Nº 007/2016, relativo ao processo seletivo simplificado para preenchi-mento de vagas temporárias de téc-nicos agrícolas ou técnicos de nível médio nas áreas de agricultura, agro-ecologia, agropecuária e zootecnia, vinculadas ao Convênio MDA/BB/EMPARN SICONV Nº 795932/2013 de Produção Irrigada da Palma Forrageira Adensada.

mento que vai resultar na ampliação do aparato policial que vai atuar nas blitzen, visto que a Delegacia Móvel de Polícia Civil vai ficar disponível para ser utilizada na realização das operações. Nesse sentido, policiais civis vão agilizar os procedimentos referentes à produção dos boletins de ocorrências, possibilitando mais rapi-dez no processo, evitando o deslocamento dos agentes da Lei Seca e o aumento da demanda nas delegacias de plantão da capital.

O plano do diretor do Detran, Marco Medeiros, e do gestor da Degepol, Stênio Pimentel, é de que, já nas próximas ações da Lei Seca, a integração Detran, Polícia Civil e Polícia Militar esteja atuando diretamente nos pontos de blitzen deflagradas no Rio Grande do Norte.

O processo seletivo foi composto de duas etapas, sendo a primeira relativa à análise de currículo voltada à avaliação da experiência profissional dos can-didatos na área pretendida com peso 100. A segunda etapa foi constituída de entrevista realizada pela comissão de seleção baseada nos critérios esta-belecidos pelo Edital, com peso 200. A nota final obtida por cada candidato refere-se à média ponderada alcançada com as pontuações das duas etapas.

Para conferir o resultado acesse www.emparn.rn.gov.br.

Reunião no Detran define integração da Polícia Civil na Operação Lei Seca

Emparn divulga edital de resultado final de seleçãoSeleção

Lei Seca

A República 314 DE JUNHO 2016

Nesta época em que são celebradas as festas juninas, além das comidas, bebidas e dan-ças típicas, uma das atrações que diverte

tanto a garotada quanto aos adultos são os fogos de artifício. No entanto, o Corpo de Bombeiros aler-ta que é preciso tomar cuidado antes de soltá-los, para que ninguém se machuque.

“A utilização dos fogos de artifício deve ser fei-tas longe de pessoas, residências ou fios de eletri-cidade, nunca deverá ser reutilizado caso tenham falhado, jamais deverá ser alterado e nem utilizado por quem esteja consumindo bebida alcoólica, en-tre outros”, orienta o Capitão Daniel Gleidson, do Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bom-beiros do Rio Grande do Norte.

No caso de queimaduras, a primeira providência é manter a calma e acionar os bombeiros (193) ou Samu (192), que vão encaminhar o paciente à uni-dade mais próxima para o tratamento emergencial.

“Em caso de queimadura deve-se utilizar ape-nas água corrente, no tratamento imediato. Nun-ca aplique gelo, óleo, pasta de dente, clara de ovo. Esses agentes podem irritar ainda mais os tecidos expostos. Caso haja roupa grudada na região da

queimadura, não remova, apenas corte a mesma ao redor da lesão. As bolhas nunca devem ser fu-radas”, aconselha o Capitão Daniel Gleidson. Incêndios preocupam o Corpo de Bombeiros no período junino

O Corpo de Bombeiros fica em alerta durante o período junino em função do aumento do co-mércio de fogos de artifício em todo o estado. A preocupação da Corporação aumenta considera-velmente, isso porque além das ocorrências roti-neiras, o Corpo de Bombeiros sempre é acionado para combater fogo em terreno baldio provocado pela utilização inadequada de fogos de artifícios.

O Capitão Daniel Gleidson, que atua no Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do RN (SERTEN), explica que as causas de um incêndio são muitas e que uma simples “bombinha” jogada no mato seco pode ser responsável pela destruição de gran-des áreas de matas. “As pessoas que queiram utilizar fogos de artifício, precisam usar de acordo com a faixa etária e segundo as instru-ções do produto, pois podem acabar causando acidentes”, disse o oficial.

Bombeiros do RN orientam quanto aos cuidados que se deve ter no período junino

No caso de queimaduras, a primeira providência é acionar os Bombeiros (193) ou Samu (192)

Foram conduzidos à delegacia por dirigir sob influência de álcool 13 condutores e recolhidas 59 CNHs

Feira de Turismo das Cataratas acontece entre 15 e 17 de junho em Foz do Iguaçu

O Rio Grande do Norte será destaque, pelo se-gundo ano consecutivo, na Feira de Turismo das Cataratas. O evento acontece entre 15 e 17

de junho, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. O Governo do RN estará representado pela Secretaria de Turismo e pela Empresa Potiguar de Promoção Turísti-ca, além de hoteleiros e artistas.

No segundo dia da Feira, a Emprotur promoverá a Noite da Cultura Potiguar. Será no espaço Marco das Américas, com capacidade para mil pessoas, entre agentes de via-gem, operadores e imprensa especializada. O ator e can-tor Isaque Galvão foi convidado a apresentar um recorte da cultura potiguar, com música, cordel e história, além de degustação de iguarias típicas e artesanato.

“Investiremos nessa feira pelo segundo ano consecu-tivo sendo o único Estado com programação exclusiva para mostrar nosso turismo e nossa cultura. Uma noite potiguar paralela ao evento, em um amplo espaço aber-

O Comando de Polícia Rodoviária Es-tadual (CPRE) abordou 357 veículos, em Mossoró, na noite deste sábado

(11) e madrugada de domingo (12), durante a Operação Zero Álcool, em virtude do evento “Mossoró Cidade Junina”. Na ocasião, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia por es-tarem dirigindo sob influência de álcool, 17 condutores foram notificados com autos de infração por se recusarem a realizar o teste do etilômetro. Na mesma operação, um condutor foi flagrado com carteira de habilitação venci-

to para quem se interessar em conhecer os potenciais dos nossos cinco pólos turísticos”, frisou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O estande do Estado potiguar será montado com recursos do RN Sustentável em local de destaque, com 24m². A expectativa é de receber agentes e ope-radores sulistas de diversas cidades do Rio Gran-de do Sul, Santa Catarina, Paraná, e do interior de São Paulo, além de caravanas vindas da Argentina e Paraguai, países fronteiriços.

O Festival de Turismo das Cataratas está em sua 11ª edição. É o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segun-do maior de turismo da região sul. Devido sua posição geográfica do Brasil, Argentina e Paraguai, possibilita a promoção de um encontro de negócios entre profissio-nais de turismo do Mercosul. Além do foco na geração de negócios, o Festival também busca o desenvolvimento sustentável e inovações tecnológicas.

da e outros seis condutores não possuíam ha-bilitação. Ao final desta ação foram recolhidas 22 habilitações por irregularidades diversas.

A operação Zero Álcool tem como objetivo a conscientização dos condutores de não fazer o uso da condução dos veículos após a ingestão de álcool. Nos dois dia do evento já foram con-duzidos à delegacia por dirigir sob influência de álcool 13 condutores e recolhidas 59 CNHs, num total de 725 veículos abordados. A ação tem possibilitado uma maior segurança para a população da cidade.

Turismo e cultura Potiguar serão destaques em evento no Paraná

CPRE já apreendeu quase 60 carteiras de habilitação durante o Mossoró Cidade Junina

Serviço

Turismo

Fiscalização

A República4 14 DE JUNHO 2016

BANCA CALÇADÃOPrincesa Isabel - Tel. 8706-8853

BANCA ATHENEUPetrópolis - Tel. 8894-1432

BANCA CIDADE DO SOLPetrópolis - Tel. 3202-4484

BANCA NORDESTÃOLagoa Nova - Tel. 3222-3991

BANCA NORDESTÃOZona Norte - Tel. 3214-7070

BANCA CCAB SULCidade Jardim - Tel. 3207-2277

BANCA REVISTA E TABACARIAPonta Negra - Tel. 3602-1025

CASA DA REVISTAMossoró - Tel. 3314-1521

BANCA TIO PATINHASAv. Rio Branco - centro - Tel. 8872.8747 / 8872.9637

BANCA PONTO DO LEITORAv. João Medeiros Filho - Tel. 3214.7070

Telefones Úteis

Expediente

O conteúdo jornalístico d’A República é produzido pelas assessorias de comunicação social do Governo do Estado e só poderá ser reproduzido mediante a autorização.

Fale Conosco

RedaçãoAv Camara Cascudo 355 Ribeira CEP. 59025-280Telefone: (84) 3232-6795Email: [email protected]

Assinatura3232-6786

Robinson Mesquita de FariaGovernadorFábio Berckmans Veras DantasVice Governador

Assessoria de Comunicação Social

Juliska AzevedoAssessora

Suzy NoronhaDiretora Geral

Carla FrançaEditoraJohn KleitonProjeto Gráfico e Diagramação

Banco de fotos do Governo do Estado

A República

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

A tradição dos festejos ju-ninos e da cultura popu-lar nordestina será res-

gatada para a criançada potiguar de 16 a 19 de junho na Cidade da Criança com o “O Arraiá da Me-ninada”, uma grande festa com programação cultural direciona-da ao público infantil. Promovi-do pelo Governo do Estado, atra-vés da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e Fundação José Augus-to (FJA), a festa será realizada pela primeira vez em Natal trans-mitindo o espírito dos festejos juninos para as novas gerações.

A celebração representa um encontro com a identidade cul-tural regional através do arte-sanato, das brincadeiras, das adivinhações, das quadrilhas,

das práticas religiosas e da culi-nária. Além da transmissão de costumes, saberes, fazeres, dan-ças folclóricas, a festa propicia o intercâmbio artístico, gerando a inclusão de vivências e neces-sidades socioeducativas e cultu-rais. Uma fogueira queimará na Lagoa Manuel Felipe.

A Sethas disponibilizará a montagem de uma feirinha de artesanato com produtos direcio-nados ao público infantil. Para a festa, a Sethas também realizou uma pesquisa sobre os bonecos de açucar, pirulitos de tábua e a paçoca de pilão.

A entrada para o evento custa-rá R$ 1,00 a partir de sete anos de idade. Para conferir a programa-ção completa é só acessar: www.cultura.rn.gov.br.

São João

Locais de venda do DOE e a República

Cidade da Criança recebe o “Arraiá da Meninada”