a representação social do idoso

Upload: natan

Post on 05-Jul-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 A Representação Social Do Idoso

    1/2

     A velhice é vista de modo diferentes em diferentes lugares, diferentes culturase mesmo em épocas diferentes. A representação social do idoso é um dos inúmerosaspectos que influenciam na subjetividade dos indivíduos, na maneira pela qualestes perceberão e se relacionarão com as pessoas de mais idade, bem como no

    modo que irão conduzir suas vidas quando se virem inseridos na terceira idade.m outras épocas, em decorr!ncia da curta e"pectativa de vida das pessoas,quem conseguia atingir a velhice era tido como abençoado, obtendo status,dignidade, respeito e uma posição de destaque na sociedade.

    #a $hina antiga o homem era tido adulto com %& anos e as mulheres tinhamcomo elogio serem chamadas de centen'rias. m (oma antiga o senado eraformado por homens com mais de )& anos possuidores de conhecimentos em vidapública. *' na +récia antiga, ) indivíduos com mais de -& anos formavam o$onselho do stado de sparta. #o oriente a velhice era venerada, pois os anciãostinham e"peri!ncia e conhecimento, também para os egípcios viver muitos anos eratido como pr!mio, eles tinham como obrigação cuidar dos idosos.

    #a maioria das tribos indígenas eram dos idosos a responsabilidade detransmitir a cultura, os costumes, os rituais e mitos. #os te"tos bíblicos se ressalta aimportncia do respeito aos velhos. #o entanto, com a modernidade o termo velhoadquire sin/nimo de incapacidade, do que é descart'vel.

    0 possível se inferir que, com a (evolução 1ndustrial, onde a qualidade damão de obra era medida pela sua produtividade, os velhos perderam seu valor, pois,além das péssimas condiç2es de saúde e higiene das cidades, lhe faltavam o vigor físico para as tarefas mecnicas e repetitivas das f'bricas.

    3utro fator que parece imprimir um aspecto negativo sobre o velho é que,com o capitalismo e a política do consumismo, com a obsolesc!ncia 4programada5das coisas, não se pode ter nada velho, haja vista que o velho é ultrapassado, obom é o novo e o moderno. Assim, quando as pessoas se referem aos idosos comovelhos, em parte carregam das coisas o aditivo pejorativo que o termo dei"aimplícito.$om isso, ser velho é ser um peso, ser um estorvo para a família. #inguém,além dos acumuladores compulsivos e colecionadores, gosta de manter as coisasvelhas em casa, dos velhos, diz6se 7quem gosta é museu8. $om a chegada 9 velhiceaumentam as incid!ncias de doenças, portanto, velhice é tido também sin/nimo dedecad!ncia, de pro"imidade com da morte, de maiores gastos com planos de saúde.

    :as é fato de que o jovem hoje ser' velho amanhã, com isso, quandoalcançar a terceira idade, se a visão que tinha em relação ao indivíduo velho não for das melhores, poder' vir a sofrer angústia, deprimir6se, desenvolver um certo tipo de

    dem!ncia da qual teoriza +oldfarb em $orpo, ;empo e nvelhecimento< o eudemencial.=iante das pontuaç2es salientadas no tocante 9 representação do velho na

    sociedade moderna, v!6se que esta representação est' intimamente relacionada 9scaracterísticas culturais das sociedades ou duma mesma sociedade em épocasdiferentes.

    ntretanto, avanços t!m sido feitos no sentido de permitir uma vida maisdigna aos idosos, inclusive sendo hoje chamada de a melhor idade esta terceiragrande fase da vida. 3 estatuto do idoso, o atendimento preferencial aos idosos, osincentivos ao trabalho do idoso nos mais variados setores das sociedades,descontos em meios de transportes públicos em todo o >rasil são algumas

    iniciativas tomadas com o intuito de dissolver o estigma que estabeleceu6se,modernamente, com relação aos velhos.

  • 8/16/2019 A Representação Social Do Idoso

    2/2