a prática eficaz da

3
A Prática Eficaz da Auriculoterapia A Auriculoterapia no Brasil possui muitos adeptos devido a sua eficácia e facilidade de aplicação, mas que escola devo escolher? Antes de decidir qual escola escolher, deve procurar saber um pouco mais sobre cada uma delas. No Brasil podemos destacar três: a francesa, a chinesa clássica e a chinesa moderna. A Escola Francesa é aquela desenvolvida e divulgada pelo professor Paul Nogier, nascida na França após seus estudos de Acupuntura na China. Paul Nogier estudou as reações do pavilhão auricular, combinando os conceitos da medicina convencional com a chinesa, desenvolvendo o uso de pontos auriculares reativos que foram divididos em 2 classes: pontos fixos e pontos de reação a partir do ponto Zero. Por causa do estudo do Reflexo Auricular e o uso dos pontos de reação, Paul Nogier chamou a Auriculoterapia de Auriculomedicina, sendo o percursor desta terminologia e diferenciando assim o uso da Auriculoterapia chinesa com a francesa.

Upload: juandsant

Post on 30-Dec-2015

21 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Prática Eficaz da

A Prática Eficaz da Auriculoterapia

A Auriculoterapia no Brasil possui muitos adeptos devido a sua eficácia e facilidade de aplicação, mas que escola devo escolher?

Antes de decidir qual escola escolher, deve procurar saber um pouco mais sobre cada uma delas. No Brasil podemos destacar três: a francesa, a chinesa clássica e a chinesa moderna.

A Escola Francesa é aquela desenvolvida e divulgada pelo professor Paul Nogier, nascida na França após seus estudos de Acupuntura na China.

Paul Nogier estudou as reações do pavilhão auricular, combinando os conceitos da medicina convencional com a chinesa, desenvolvendo o uso de pontos auriculares reativos que foram divididos em 2 classes: pontos fixos e pontos de reação a partir do ponto Zero. Por causa do estudo do Reflexo Auricular e o uso dos pontos de reação, Paul Nogier chamou a Auriculoterapia de Auriculomedicina, sendo o percursor desta terminologia e diferenciando assim o uso da Auriculoterapia chinesa com a francesa.

A Escola Chinesa Clássica é aquela que segue os preceitos da medicina chinesa e foi desenvolvida na China ao longo de diversos anos de estudo. Esta escola aborda o uso de pontos na face e no dorso auricular e soma ao todo 200 pontos auriculares. Esta escola foi divulgada no Brasil pelo professor Marcelo Pereira de Souza.

A Escola Chinesa Moderna é a técnica usada e divulgada hoje como técnica das sementes duplas, desenvolvida a princípio pela professora Huang Li Chun. Esta escola, apesar de seguir os conceitos da medicina chinesa, usa em seu método alguns conceitos da medicina convencional.

Além destas três escolas, existem no Brasil diversas escolas mistas que misturam conceitos das três escolas, de acordo com a experiência de seus praticantes.

Page 2: A Prática Eficaz da

E o que faz um método eficaz?

É simples! Para a prática eficaz da Auriculoterapia, seja ela de que escola for, basta seguir os princípios apregoados pela mesma. Por exemplo: a Escola da Huang Li Chun usa sementes duplas, mas nem todo mundo que aplica sementes duplas usa a escola da Huang Li Chun, por que?

Porque para usufruir de seus benefícios, deve-se aplicar as sementes e selecionar os pontos de acordo com os seus preceitos.

O mesmo acontece com a Escola do Professor Marcelo Pereira de Souza.

Conhecida por usar diversos métodos de agulhamento, o professor dava preferência, sempre que possível ao uso de agulhas de Acupuntura Sistêmica e usava métodos de puntura específicos. Quando usava agulhas de implante (conhecidas como rabinho de porco), não as deixava mais de 24 horas.

E assim a Escola Francesa, que usa o conhecimento da medicina moderna combinada com os princípios dos cinco movimentos. A escola Francesa seleciona os pontos auriculares de acordo com o reflexo de VAS e a reação auricular medida através da pulsologia.

O Estudo de cada método

A escola da Professora Huang Li Chun pode ser conhecida através do trabalho da professora Roberta Blanco (www.robertablanco.com.br) e do livro do professor Ernesto Garcia (Auriculoterapia)

A escola do Professor Marcelo Pereira de Souza pode ser conhecida através do trabalho do professor Francisco Vorcaro, do livro Tratado de Auriculoterapia e também do uso dos mapas Frente e Dorso Auricular (também de autoria do autor).

Artigo extra elaborado em Comemoração ao Dia do Acupunturista (23 de março) e uma singela homenagem ao trabalho do Professor Marcelo Pereira de Souza, um dos percursores da Acupuntura no Brasil.