a ordem é simplificar - onacional.com.br · 2 administrar p ao fdo oo d sucursal em porto alegre:...

8
inistrar Encarte especial - Não pode ser vendido separadamente Passo Fundo | Agosto | 2014 Págs. 4 e 5 A ordem é simplificar exigências ajustes rotinas sobrevivência controles resultados complexidade decisões processos sistemas

Upload: phunghanh

Post on 10-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

inistrarEncarte especial - Não pode ser vendido separadamentePasso Fundo | Agosto | 2014

Págs. 4 e 5

A ordem é simplificar

exigências

ajustes

rotinas

sobrevivência

controlesresultados

complexidade

decisões

processos sistemas

2

AdministrarPasso Fundo | Agosto de 2014 |

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOS - Rua Garibaldi, 659, conj. 102 – Porto Alegre-RS.

Representante para Brasília: CENTRAL COMUNICAÇÃO.

Representante para São Paulo e Rio de Janeiro: TRÁFEGO PUBLICIDADE E MARKETING LTDAAvenida treze de maio, sala 428 - Rio de Janeiro – RJ.

MC- Rede Passo Fundo de Jornalismo LtdaRua Silva Jardim, 325 A - Bairro Annes

CEP 99010-240 – Caixa postal 651Fone: 54- 3045-8300 - Passo Fundo RS

www.onacional.com.br

Múcio de Castro Filho

Zulmara Colussi

Daniela Wiethölter Lopes

Cássia Paula Colla

Múcio de Castro 1915 1981

Filiado à

Conselho EditorialMúcio de Castro Filho

Clarice Martins da Fonseca de CastroMilton Valdomiro RoosAntero Camisa JuniorDárcio Vieira MarquesPaulo Sérgio Osório

Valentina de Los Angeles BaigorriaMúcio de Castro Neto

Diretor Presidente: Editora Chefe:

Editora Administrar:Projeto Gráfico :

Não nos responsabilizamos pelos conceitos e opiniões emitidos em colunas e notas assinadas ou matérias pagas. Não devolvemos originais, publicados ou não.

ContatosAssinaturas: [email protected]: [email protected]ção: [email protected]: [email protected]

FonesGeral: (54) 3045.8300Redação: (54) 3045.8328Assinaturas: (54) 3045.8335Classificados: (54) 3045.8334Circulação: (54) 3045.8333

NOTAS

PENSE NISSO

Apps para

Empreendedores

“Se a princípio,

a ideia não é absurda,

então não há esperança para ela”.

Albert Einstein

DICA DE LEITURA

“Empresas Feitas Para Vencer”

MBAA Imed está com as inscrições abertas para o MBA em Gestão de Vendas e Negociação. O curso tem como propósito qualificar os profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar em ativida-des ligadas a vendas e negociação com clientes. Informações como conteúdo programático, corpo docente, horários e investimento podem ser ob-tidas pelo email [email protected]  ou pelo telefone (054) 3045-9014. As aulas iniciam no dia 16 de setembro.

EmpreendedorO escritório regional do Sebrae está realizando Missões Empresariais nos dias 12 e 13 de setembro para levar estudantes, professores, empresários de empresas de micro e pequeno porte, microempreendedores indivi-duais e interessados em geral para participar da Feira do Empreendedor. O evento ocorre de 11 a 14 de setembro, no Centro de Eventos da FIERGS em Porto Alegre, das 14h às 21h. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Os interessados deverão entrar em contato com o Sebrae pelo fone (54) 3311.3911 para fazer a sua inscrição. As vagas são limitadas.

BSBiosA BSBios avançou16 posições e está em 320º lugar no ranking das maiores empresas do Brasil. Desta vez, a companhia figura na 14ª edição do anuário Valor 1000, publicação do jornal Valor Econômico lançado neste mês. A companhia, com receita líquida de R$ 1.449,3 milhões, também entrou para a listagem das maiores 50 empresas da região Sul do país, ficando em quadragésimo nono lugar. O anuário analisa a performance das maiores empresas do Brasil de acordo com a receita líquida e destaca as melhores em 26 setores da economia nacional. O material é elaborado segundo critérios homologados pela Funda-ção Getúlio Vargas, com a chancela da Serasa Experian e análise dos economistas do Valor Econômico.

O livro mostra como as grandes em-presas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concep-ção. Jim Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superiorida-de duradoura e também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

Apps para empreendedoresZeroPaper é um app de controle financeiro voltado para profissionais autônomos e microempresas. Permite registrar despesas e receitas, que são agrupadas em categorias, e visualizar o fluxo de caixa. Tam-bém possibilita armazenar imagens de recibos e outros documentos.

Inadimplência recordeA inadimplência das empresas cresceu quase 13% em julho, comparado a junho, segundo o índice calculado pela Serasa Experian. É o maior avanço mensal desde o início da pesquisa, no ano 2000. Em re-lação a julho do ano passado, o avanço da inadimplência foi acima de 11%.

3Passo Fundo | Agosto de 2014 |

P E r F i l

Sou: Juliana Biskup Ferraz Tenho: 37 ANOS Natural de: Passo Fundo Formação: Administração de empresas Hoje sou: diretora da Seivailex Cosméticos, Arma-zém Seivailez e Espaço Iléx Day Spa O começo: Meu primeiro contato com a marca foi em 2009, quando recebi o convite dos proprietários da Seivailex, que na época estava sediada em Ijuí para trabalhar a região de Passo Fundo como distribuidora para gerir as consultoras de vendas cadastradas em nossa região. Em 2010 montei o Espaço Ilex Saúde e Beleza. Em 2011, surgiu a oportunidade de comprar a marca e criamos a indústria e o centro de desen-volvimento de produtos. Logo após, abrimos nossa loja de varejo, o Armazém Seivailex e, recentemente, inauguramos quiosques nos shoppings Dom Pedro em Campinas /SP e Bella Città. No futuro: Nosso projeto de expansão para os dois próximos anos, contempla a inauguração de dez quiosques do Armazém Seivailex no Brasil. Orgulho profissional: Ver nossa marca crescen-do,nossos clientes satisfeitos e minha equipe realizada, Prioridade: tenho várias... a paz e a felicidade são as mais determinantes. O que mais gosta em seu trabalho: a oportu-nidade diária de conhecer pessoas, criar relacionamen-

tos e promover o bem estar aos nossos clientes. Site predileto: sites de pesquisa, de mercado e de notícias. Nas horas vagas: gosto de ficar em casa com minha família e amigos. Mania: persistir, tentar mais uma vez. ideal: ter harmonia entre a vida pessoal e profissio-nal e poder promover o crescimento das pessoas que estão envolvidas no processo. Último livro que leu: Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie. Projetos futuros: levar a Seivailex Cosméticos para o número maior de cidades e estados do Brasil. Palavra favorita nos negócios: Ousadia. Dinheiro é... Fruto do trabalho honesto. Seu lema nos negócios: Se nada é certeza, tudo é possível. É imperdoável nos negócios: Não evoluir, não inovar, deixar para depois o que pode fazer agora. Sempre tenho no escritório: Chimarrão, otimis-mo, serenidade e a companhia de Deus. Frase: “Quando a gente acha que tem todas as res-postas, vem a vida e muda todas as perguntas”, Luis Fernando Veríssimo.

Melhor forma de divulgar a empresa: Atra-vés do cliente satisfeito. Qualidade indispensável para um bom administrador: A combinação de foco, ousadia, vontade e persistência. Grandes defeitos de um administrador: Achar que sabe tudo e não buscar o ponto de vista das pessoas que fazem parte do processo. Definição de empreendedorismo: É o entendimento de que a distância entre o sonho e a conquista, chama-se atitude. Para quem está começando: A melhor forma de fazer um negócio dar certo é saber aquilo que você definitivamente não quer para a sua empresa e clientes e então trilhar o caminho em busca do que deseja. Principais desafios: Manter as pessoas envolvi-das no projeto da empresa, inovar sempre para encan-tar os clientes. Estética e beleza é um bom ramo de negó-cio? Sim. É um ramo muito prazeroso e por ser mui-to concorrido nos exige aprimoramento constante.

Sobre a Seivailex Cosméticos: A Seivailex Cos-méticos é pioneira no uso do extrato da erva-mate na elaboração dos seus produtos. São 13 anos de estudos na aplicabilidade deste rico ativo em cosméticos naturais para higiene e beleza na pele e cabelos. Além disso, possui uma linha de aromas de ambientes que combinam essências nobres com apelos herbais, florais e amadeirados.

4

AdministrarPasso Fundo | Agosto de 2014 |

Complexidade X Simplicidade nas empresas

Daniela Wiethölter lopesAs relações de trabalho nos últimos anos mudaram

drasticamente com o acesso a informação, tecnologia e conectividade. Por um lado, os processos ficaram mais rápidos, mas por outro, a inovação trouxe complexida-de no mundo coorporativo, exigindo maior controle e sistemas mais detalhados para administrar. “Para ser competitivo no mercado as empresas criaram sistemas mais complexos com controles e processos padroniza-dos que exigem detalhamento e mais ajustes de tarefas, levando a liderança a tomar decisões em busca de re-sultados expressivos e muitas vezes perdendo o foco de exercitar a cultura do simples. Essa é a opinião da Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano e Inova-ção da ABRH/RS, Crismeri Corrêa, sobre o tema do ‘Congregarh Conexão’, evento que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro em Passo Fundo, que tratará da

“Simplicidade na era da complexidade”. Passo Fundo recebe nos dias 4 e 5 de setembro o maior congresso de gestão de pessoas do Sul do Brasil

A ordem é simplificar

“Simplicidade na era da complexidade”. O Congres-so de Gestão de Pessoas é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul e pela primeira vez sairá da Capital e será reali-zado em Passo Fundo, com a previsão de mais de 600 congressistas e três mil visitantes na Expocongregarh.

Para o especialista em Estratégia Empresarial, Cria-tividade, Inovação e Gestão do Conhecimento, Ale-xandre Garcia, as empresas aumentaram o nível de complexidade numa tentativa de sobreviver no mundo dos negócios cada vez mais competitivo e onde o há um nível crescente de exigência dos consumidores. “A evolução dos mercados levou a atividade empresarial a um nível de complexidade preocupante. Porém, ocorre que nos dias atuais, dada a complexidade, até fazer o que fazíamos antes não é mais possível, pois o cenário muda o tempo todo. Então, temos que buscar meios de

Origens: B Maior exigência dos consumidores

B Pressão para tomada de decisões

B Sistemas mais complexos

B Controles e processos padronizados

B Maior nível de detalhamento

B Mais ajustes de tarefas

Meta: B Sobreviver no mundo dos negócios

B Resultados expressivos

B Resultado: Perde o foco

Soluções: B Objetividade

B Foco

B Exercitar a cultura do simples

5Passo Fundo | Agosto de 2014 |

iNSCriÇÕES

sermos mais objetivos. Assim, ao focarmos na “simpli-cidade” como bandeira estamos na verdade evoluindo”, analisa Garcia que será um dos palestrantes do dia 5 de setembro.

O que fazer?Garcia explica que a simplificação das rotinas pode

ser alcançada com a aplicação prática de técnicas que resolvam os problemas de forma mais rápida e asser-tiva. “Algumas empresas estão em franco processo de diminuição dos níveis hierárquicos, outras estão bus-cando profissionais ‘autogerenciados’ (aqueles que não precisam de chefe para trabalhar), outras estão de-senvolvendo suas equipes para pensar de forma mais criativa”, relata. Por outro lado, ele acrescenta que deve

ser considerado que “o que fazer?” depende muito de outra pergunta que é “qual é a empresa?”. Ou seja, o que serve para uma empresa multinacional não neces-sariamente serve para uma empresa de pequeno porte e, dessa forma, é necessário adaptar as práticas conforme as necessidades. “Esse é o grande desafio, por isso é importante que o empreendedor reflita sobre o ‘movi-mento pela simplicidade’ e o que ele pode adaptar para a sua realidade”, comenta.

Objetividade e focoA Diretora da Prática, representante da ABRH

-RS na região Planalto do Estado, Andréia Silva, res-salta o papel da liderança nas organizações para comba-ter a complexidade. “Fazer o simples muitas vezes é o mais difícil. Por isso, o gestor precisa limpar o cenário, tirar esta nebulosidade de informações, olhar para o seu negócio e focar nas pequenas coisas que vão fazer o diferencial no negócio”, diz. Além de foco, na avalia-ção de Garcia, o líder deve eliminar as ações que não geram resultado e buscar mais objetividade nas rotinas. “Temos que começar a nos questionar sobre o porquê fazemos certas coisas. Em muitas empresas os gerentes passam mais tempo em reuniões do que gerindo a em-presa e a pergunta seria: é necessário tantas reuniões? Já outras empresas tendem a discutir muito e agir pouco e a pergunta que fica é: não podemos ser mais ativos? Em outras, os gestores estão mais preocupados com formas de subir na hierarquia do que em zelar pelo bem da em-presa e o questionamento, nesse caso, seria: o objetivo é subir na hierarquia ou gerar resultados?”, conclui.

Expocongregarh Paralelamente ao Congregarh, acontece a Expocongre-

garh, a mais importante feira de negócios no segmento de gestão de pessoas no Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, 30 empresas estarão expondo inovações e soluções para o setor. A exposição, que é aberta ao público, acontece tam-bém no Centro de Eventos da UPF, das 10 às 18 horas.

Outros palestrantesO congresso também conta com outros destaques,

como o cofundador do Movimento do Capitalismo Consciente no Brasil e conselheiro da Fillipelli Consul-toria e Diagnóstico, Thomas Eckschmidt; o doutorem Administração de Empresas, Jerônimo Lima e o pro-fessor, consultor e autor dos livros “Fazer Acontecer e Fazer por Merecer” e “A Equação da Atitude”, Jeffer-son Leonardo. Empresários da região, como Erasmo Battistella, diretor presidente da BSBios, e Nei Mânica, presidente da Cotrijal participam de um talk show na quinta-feira (4) às 14 horas sobre a “Simplicidade na gestão empresarial”.

PÚBLICO-ALVOO CONGREGARH reúne um grande e seleto público, composto por profis-

sionais qualificados na área de gestão de pessoas.

75%Profissionais da área de gestão de pessoas

48% presidentes, vice-presidentes, diretores, gerentes e coordenadores

38% consultores, analistas, profissionais liberais e assistentes

B As inscrições para o CONGREGARH Conexão 2014 podem ser feitas pelo site: www.abrhrs.org.br/congregarh e infor-mações pelo telefone (51) 3254.8260 ou pelo e-mail [email protected].

Não acredito que toda empresa seja por

natureza complexa. O que entendo é que nossa

cultura (latina) valoriza mais o ‘processo’ do

que o ‘resultado’. Com isso, pessoas que ‘não

simplificam’ geralmente são vistas como

inteligentes e o contrário ocorre com quem é

objetivo e pragmático, esses não são tão

valorizados”.

Diretora da Prática, representante da ABrH-rS na região Planalto do Estado, Andréia Silva

Crismeri Corrêa, Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano e inovação da ABrH/rS

Alexandre Garcia

6

AdministrarPasso Fundo | Agosto de 2014 |

Amilton Rodrigo de Quadros Martins

E-mail: [email protected]

NA

Tecnologia da informaçao

EDICUstomA TN3 Soluções lançou neste ano de 2014 seu produto para controle de EDI, sistema para gestão de troca de documentos eletrônicos, o EDICUstom. Neste mês de agosto está finalizando a implantação em duas grandes transportadoras da serra, a Transportes Lovato e Transportes Plimor. Mais informações pelo site www.tn3.com.br.

Tecnologia

TI CONTRATA

BITS EM FOCO

EDUCAÇÃO

I Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e TecnologiaO Congresso será realizado de 28 a 30 outubro na IMED, e visa reunir acadêmicos e profissionais envolvidos em questões de investigação sobre os constantes desafios na área de Empreendedorismo, Inovação e Tec-nologia, para gerar discussão de alto nível com uma perspectiva multidisciplinar. Este evento vai contar com a participação de palestrantes e pesquisadores internacionais que possam contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais. Mais informações no site www.imed.edu.br.

A Internet das CoisasO Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Passo Fundo realiza, de 14 a 16 de outubro o I Simpósio de Informática, abordando a temática “Internet das Coisas”. O evento busca motivar o estudante para exercer a atividade científica e tecnológica, uma vez que proporciona um espaço de divulgação e discussão de temas relevantes e atuais na área de informática desenvolvidos em sua instituição. Informações pelo site www.simpinf.passofundo.ifsul.edu.br.

Implantação e SuporteA Alfasig está selecionando profissional com experiência para atuar na área de Implantação e Suporte. É necessário possuir curso superior completo ou em andamento a partir do 3º semestre nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, outros cursos relacionados à área. Interessados enviar currículo para [email protected].

Por Dentro da Empresa

Credeal - Serafina CorrêaNome do profissional: Mauro Piva Jr.

Quanto tempo atua no mercado? 31 anos (desde 83)

Qual o segmento que atua? Indústria de Manufatura (fabricação de cadernos escolares, agendas, brinquedos educativos). Quais as tecnologias que utiliza? Temos como ERP o CIGAM e área de RH utilizamos o SENIOR Vetorh, todos rodando em banco de dados ORACLE e em apoio um BI (ASP.NET AJAX Chart).

Principais projetos em andamento? Es-tamos fazendo um software de TMS (para gerenciar a logística, melhor custo de embarque, provisionamento financeiro do custo de frete, importação EDI e tabelas de preços dos transportadores).Existe algum sistema/software desen-volvido pela TI? Sim – software estratégia e pai-néis gerenciais (BI) roda em real time com consultas diretas ao banco, sem a necessidade de gerar a base e ficar D-1, também em algumas situações fazemos rotinas que o ERP não tem e deixamos tudo online para poder utilizar quaisquer dispositivos e sistemas operacionais que tenham algum navegador de inter-

net (smartphone, tablets, Google Glass, etc.. )

Qual a composição da equipe que atua em sua empresa? Temos três pessoas Internas: 1 Ger-ente TIC, 1 Analista Sênior ERP e 1 analista de Helpdesk, e externo contamos com o apoio de 1 DBA Oracle, 1 consul-tor Cigam e 1 equipe com 2 analistas web e 1 programador pleno que desenvolve os projetos.

“Mais importante que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia”.

Roberto Campos

7Passo Fundo | Agosto de 2014 |

Passo Fundo é uma referência logística no Sul do Brasil. Com uma localização privilegiada, o município se apresenta como um dos maiores potenciais lo-gísticos e de atração de grandes inves-timentos. No entorno da cidade vivem mais de 2 milhões de pessoas. Além das diversas rodovias, também há uma fer-rovia, que permitem conexões diretas às principais cidades do Sul do país. Com estas conexões, atualmente o município já se beneficia por 66% do volume de cargas do Estado, o que representa 68% do volume transportado.

Para potencializar este segmento, a Universidade de Passo Fundo oferece o curso de Logística onde recentemente foram inaugurados os laboratórios de Experimentação e Simulação de Lo-gística. Além de fomentar a formação de novos profissionais, os laboratórios também oferecem serviços às empre-sas do setor. Por meio de avançadas tecnologias, pode-se, por exemplo, de-senvolver produtos com fornecedores e clientes, formatados para um transpor-te mais eficiente, agregando valor final por meio da logística. De acordo com o

Tecnologia para qualificar a logística regionallaboratórios de Experimentação e Simulação de logística desenvolvem soluções para problemas de distribuição e processos produtivos

professor Henrique Blois, coordenador do curso e responsável pelos laborató-rios, nas aulas, os softwares aplicados a logística aproximam a teoria e a prá-tica tanto no meio acadêmico como no mercado do setor de logística. Já para as empresas, a tecnologia pode desen-volver soluções para problemas logísti-cos. “É possível, por exemplo, fazer uma a simulação do custo do frete na região”, destaca.

No caso do laboratório de experimenta-ção, o espaço permite simular atividades de negociação, construção de processos produtivos, maquetes de centro de distri-buição, além de ter acesso a equipamen-

O Curso Superior de Tecnologia em Logística da UPF foi criado há cinco anos e já formou mais de 90 profissionais. Com duração de dois anos e meio, os profissionais se formam especializados na seleção e desen-volvimento de fornecedores, aquisição de matérias-primas e componen-tes, coordenação do transporte de cargas e passageiros, otimização de centros de distribuição, roteirização na entrega de produtos e serviços, gestão de centro de distribuição, transporte público, pesquisa operacio-nal e  multimodalidade dos transportes.

tos que são utilizados pela área da logís-tica, como paletes, embalagens, cintas transportadoras e outros.

Henrique Blois, coordenador do curso

laboratórios permitem analisar as melhores práticas logísticas e desenvolvimento de estratégias

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

8

AdministrarPasso Fundo | Agosto de 2014 |

Optantes Simples Nacional

Simples mais simples lei estendeu benefícios para 140 novas categorias. regras começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2015 e devem alcançar mais de 450 mil empreendimentos

Uma das maiores dificuldades que os empreendedores sofrem todos os dias é o cálculo do pagamento de impostos. A carga e a complexidade tributária podem ser decisivas para determinar se um negócio pode ser ou não viável. Em muitos países do mundo, e por muito tempo no Bra-sil, pequenas e grandes empresas ti-nham as mesmas regras e obrigações para pagar seus impostos. Por isso, o governo federal criou o Simples Na-cional em 2007 e incluiu neste mês de agosto todas as MPEs ao regime de tributação diferenciado e simpli-ficado. Com isso, médicos, correto-res e diversos outros profissionais, principalmente do setor de serviços, podem aderir e passar a pagar menos tributos, com menos burocracias.

A principal vantagem do regime, que passa a valer para outras 140 ati-vidades a partir de janeiro de 2015, é a consolidação em um único paga-mento de diversos tributos federais (IRPJ, CSL, PIS, COFINS, IPI e contribuição previdenciária patro-nal), estaduais (ICMS) e municipais (ISS). Para o delegado da Receita Federal em Passo Fundo, Gerson Luiz Graef, o regime de tributação é extremamente benéfico ao empre-sariado. “A adesão, por não ser obri-gatória, é uma forma alternativa de tributação aos contribuintes pessoas jurídicas, que poderão ou não aderir a ela de acordo com as suas próprias conveniências”, explica.

O presidente da Federacon (Fede-ração dos Contabilistas do estado do Rio Grande do Sul), Sérgio Luiz Ros-setto, ressalta que a adesão reduz as obrigações acessórias, simplificando a vida da empresa, mas também traz novas responsabilidades. “Ao mi-grar para o Simples Nacional a or-ganização geral da empresa precisa passar por algumas modificações na configuração do sistema interno, nas responsabilidades acessórias, emis-são de nota fiscal, arquivos SPED, antes não obrigatórias”, comenta.

Mas antes de mudar de regime, é preciso considerar ainda o fatura-mento, o número de funcionários, o valor da folha de pagamento, o va-

lor do pro labore, entre outros, já que nem todas as micro e pequenas empresas podem se beneficiar com o Simples Nacional. “Para o empresá-rio ter a certeza de efetuar a melhor opção para sua empresa é necessário elaborar um planejamento tributário, projetando faturamento e despesas”, alerta o contador. Segundo o dele-gado da Receita Federal, a opção é irretratável. “Após ser feita deverá ser observada durante todo o ano-calendário”, complementa.

“Para o empresário ter a certeza de

efetuar a melhor opção para

sua empresa é necessário elaborar

um planejamento tributário,

projetando faturamento e

despesas”.

Clinica de Odontologia:

Faturamento 59.216,00 30.000,00Folha de Salários 16.115,00 8.500,00Pro Labore 5.000,00 5.000,00

lucro PresumidoPIS 384,90 195,00COFINS 1.776,48 900,00IRPJ 2.842,37 1.440,00CSLL 1.705,42 864,00ISSQN 1.184,32 600,00INSS 4.223,00 2.700,00Total Impostos 12.116,49 6.699,00

Simples NacionalSIMPLES NACIONAL 11.114,84 5.316,00

BENEFÍCiO COM A MiGrAÇÃO 1.001,65 1.383,00

SIMPLES NACIONAL

lei complementar

B UNIVERSALIZA o acesso ao Simples Nacional

B Mais de 140 atividades, que não estão atualmente contempladas, poderão aderir a esse modelo de tributação

B Baixa a estimativa de tempo de ABERTURA e de FECHAMENTO da pequena empresa de 107 para 5 dias

B A opção é GRATUITA, não há nenhum custo para aderir ao Supersim-ples

B NÃO precisa fazer nenhuma ALTERAÇÃO NO NOME ou razão social da empresa ou no CNPJ. Também é possível usar o MESMO BLOCO de notas fiscais

B FATURAMENTO anual de até R$ 360 mil para microempresas e R$ 3,6 milhões para pequenas empresas

Quando B A partir de 2015

Critério geral para adesão B Leva em conta o PORTE e o FATURAMENTO das empresas, e não mais a

atividade exercida

B Limite de faturamento das empresas continua em R$ 3,6 MILHÕES por ano

B Passarão a ter direito a aderir empresas jornalísticas, consultórios mé-dicos e odontológicos, escritórios de advocacia, corretores de imóveis e de seguros e fisioterapeutas, entre outros

B Só NÃO poderão participar do regime de tributação empresas produtoras de BEBIDAS alcoólicas e de TABACO

ProgramaUnifica o pagamento de OITO tributos cobrados pela União, estados e municí-

pios das MICRO e PEQUENAS empresas

Simulação O contador Sérgio Rossetto elaborou uma simulação de duas situações, fatu-

ramento mensal de R$ 59.216,00 e outra com faturamento mensal de R$ 30.000,00, para uma clínica odontológica antes cadastrada na modalidade lucro presumido e, posteriormente, enquadrada na nova legislação. Em ambos os casos as mudanças apresentaram benefícios. Segundo ele, quanto maior a folha de pagamento, maior a vantagem na migração ao Simples Nacional.

Sérgio luiz rossetto, presidente da Federacon

B Brasil 4.773.324 (28,5% do total de CNPJ ativos)

B RS 400.656 (32,4% do total de CNPJ ativos)

B PF 157.108 (57% do total de CNPJ ativos)

Fonte: Delegacia Regional Da Receita FeDeRal (julho 2014)