valido atÉ 27/06/2020 r$ antirreflexo 00 fdo preço pela

14
Ouvidor 24 de Outubro de 2020 • Nº 1298 www.jornalouvidor.com.br Ano 30 Jornal Represa está no limite!!!! antirreflexo antirreflexo *Consulte o regulamento. f Candidatura Ameaçada: MP pede cassação do registro de Fábia Porto Como medida de prudência, Justiça manda cancelar Frente de Trabalho prevista para começar 12 dias antes das eleições. Ministério Público disse que é compra de voto. Leia na página 5. Conselho de Corretores de Imóveis faz blitz em Santa Isabel e constata loteamentos irregulares e exer- cício ilegal da profissão. leia na página 6 e sobre a represa, na página 5 O precatório da dívida trabalhista com um Médico no valor de mais de 4,5 milhões poderá ser pago em 72 parcelas mensais. Se tivesse que ser paga à vista não haveria dinheiro para os salários do fun- cionalismo público. Leia na página 6. Projeto já apresentado a todos os candidatos a prefeito em Santa Isabel pretende transformar o município na capital brasileira dos esportes radicais. Mais de um bilhão de reais serão investidos em área de frente para a Dutra. Leia na página 9. Acordo devolve tranquilidade a servidores de Igaratá Um novo título para Santa Isabel

Upload: others

Post on 20-Feb-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ouvidor24 de Outubro de 2020 • Nº 1298 www.jornalouvidor.com.brAno 30

Jornal Represa está no limite!!!!

*Co

ns

ult

e o

re

gu

lam

en

to.

*Co

ns

ult

e o

re

gu

lam

en

to.

*Co

ns

ult

e o

re

gu

lam

en

to.

(11) 99346-7723Porque você merece o melhor!

f

f

f

VALE COMPRA

50,R$ 00

VALIDO ATÉ 27/06/2020

*Co

nsu

lte

o R

eg

ula

me

nto

(11) 99346-7723Porque você merece o melhor!

LEVE 2Compre 1

Compre 1

Co

nsu

lte

re

gu

lam

en

to.

(na compra do óculos completo

ganhe um óculos de sol)

(na compra do óculos completo

ganhe um óculos de sol) LEVE 2

(11) 99346-7723Porque você merece o melhor!

antirreflexo

antirreflexo antirreflexo antirreflexo

antirreflexo antirreflexo

pela metade

pela metade

do preço

do preço

Co

nsu

lte

o r

eg

ula

me

nto

f

otica_max_oficial

@oticamaxoficial

f

Porque você merece o melhor!

f

(11) 99346-7723

Co

nsu

lte o

reg

ula

men

to

(VÁLIDO ATE DIA 24/10/2020)

Voucher

ANTIRREFLEXO ANTIRREFLEXO

GRÁTIS

*Co

ns

ult

e o

re

gu

lam

en

to.

f

Candidatura Ameaçada: MP pedecassação do registro de Fábia Porto

Como medida de prudência, Justiça manda cancelar Frente de Trabalho prevista para começar12 dias antes das eleições. Ministério Público disse que é compra de voto. Leia na página 5.

Conselho de Corretores de Imóveis faz blitz em Santa Isabel e constata loteamentos irregulares e exer-cício ilegal da profissão. leia na página 6 e sobre a represa, na página 5

O precatório da dívida trabalhista com um Médico no valor de mais de 4,5 milhões poderá ser pago em 72 parcelas mensais. Se tivesse que ser paga à vista não haveria dinheiro para os salários do fun-cionalismo público. Leia na página 6.

Projeto já apresentado a todos os candidatos a prefeito em Santa Isabel pretende transformar o município na capital brasileira dos esportes radicais. Mais de um bilhão de reais serão investidos em área de frente para a Dutra. Leia na página 9.

Acordo devolve tranquilidadea servidores de Igaratá

Um novo título para Santa Isabel

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

Vacina EficienteO episódio dessa semana vem da reunião do ministro da saúde

com os governadores quando debateram sobre o andamento da pan-demia. Nesse encontro Eduardo Pazuello expôs a sua determinação de adquirir 46 milhões de doses da vacina chinesa fabricada pelo Ins-tituto Butantan.

Acredito que Dória tenha respirado um ar de bem-aventurança com a decisão do Ministro, afinal o governo federal se comprometen-do com uma compra dessas, sem dúvida alguma o custo financeiro da vacina se reduz, facilitando a compra por Estados, inclusive gerando menos despesa para o Estado de São Paulo. E, além disso, sinalizava que as divergências existentes entre o governo de São Paulo e o go-verno Federal havia sido superada, para o bem do país.

No dia seguinte a história mudou. Tão logo soube do compromis-so assumido por Pazuello. O presidente Bolsonaro mandou que ele voltasse atrás e cancelasse a encomenda. Afinal, valorizar a vacina defendida por Dória é uma ameaça aos planos de reeleição do presi-dente que enxerga no governador de São Paulo, o possível concorren-te nas eleições de 2022.

O portal de notícias G1 informa inclusive que Bolsonaro exigiu que Pazuello se retratasse publicamente sobre o caso, o que de fato aconteceu. O Presidente foi ao Hospital do Exército onde o Ministro se encontra isolado (vítima do Coronavírus) para, ambos sem másca-ra e sentados juntos, trocarem tapinhas de velhos amigos de caserna.

O episódio pegou mal. Lembremos que logo que Pazuello assumiu o Ministério da Saúde, o próprio Presidente anunciou que ele teria carta branca na condução do combate à pandemia. Esse recuo, nada estratégico para um militar do gabarito do Presidente e de um Gene-ral, feriu os brios do alto comando do Ministério, atualmente povoado de militares.

Ao decidir aplicar restrições a um trabalho que vem sendo desen-volvido cientificamente e apresentando resultados, ao que se sabe, positivos, Bolsonaro mais uma vez colocou a ideologia e seus senti-mentos pessoais na frente do interesse público. Não temos de desco-brir ou inventar uma vacina para combater ações desta natureza. Ela já existe e é eficiente, chama-se VOTO. Não podemos é nos esquecer de episódios como esse nos próximos dois anos.

IGARATÁPRECATÓRIOS – Finalmente um acordo: reunião realizada essa semana definiu a forma como a Prefeitura de Igaratá vai pagar o preca-tório do Médico que entrou com uma ação traba-lhista contra o município. O valor de pouco mais de quatro milhões será parcelado em 72 meses.PRECATÓRIO 2 – Mas o assunto não encerra esse ano. Em 2021 deverá ser negociado um ou-tro precatório quase do mesmo valor inteirando o total da dívida: pouco mais de oito milhões. É preciso ter fôlego para aguentar tantas dívidas.PRAÇA NOSSA – Um vereador da oposição ao ver uma máquina arrancando o piso gravou um vídeo indignado afirmando que a atual ad-ministração estava desperdiçando dinheiro ao substituir o piso da praça enquanto faltam me-dicamentos no Posto de Saúde.NOSSA PRAÇA – Como vereador o cidadão deveria saber que o dinheiro que vem para um projeto ali deve ser gasto ou devolvido para o Estado. A substituição se justifica porque o piso retirado vai pavimentar outro local benefi-ciando outras famílias. Outra informação que o bom vereador sabe é que o dinheiro que vem para um setor, no caso o turismo, não pode ser desviado para a saúde.NOSSA PRAÇA 2 – Seria muito bom que os vereadores frequentassem os conselhos muni-cipais para tomar conhecimento dos projetos e das políticas públicas implementadas no muni-cípio. Enquanto eles se limitarem a frequentar duas vezes por mês o plenário do legislativo estarão sujeitos a erros grosseiros como o co-metido por esse vereador.NOSSA PRAÇA 3- No caso desse cidadão que gosta de dar palpites, frequentar especifica-mente o Conselho Municipal de Turismo seria uma ótima oportunidade para ele conhecer as propostas que são debatidas e dão origem aos projetos onde são aplicados os recursos do MIT (Município de Interesse Turístico).MIT – No programa estadual dos Municípios de Interesse Turístico os municípios sequer to-cam no dinheiro. É responsabilidade do Comtur a definição do projeto, da prefeitura a elabora-ção do projeto e a licitação para as eventuais obras que são pagas, diretamente pelo Estado, de acordo com o cronograma previsto.

MIT 2 – Igaratá já recebe dois recursos do MIT. Um é a sinalização turística do município. Todas as placas indicativas de fundo marrom (que é um padrão internacional) foram fabrica-das e instaladas com pagamento direto pelo Es-tado. E a revitalização de cinco praças da cida-de que devem ser entregues ainda esse ano. Para o próximo ano o projeto de revitalização do Parque Ecológico já está pronto e aprovado pela Secretaria Estadual de Turismo.EXPLICA – O vereador Coquinho usou a Tri-buna da Câmara na última sessão para cobrar, da Prefeitura Municipal, o pagamento da última parcela devida pela pavimentação da estrada do desvio do pedágio. Parece que ele se esqueceu que a função do vereador é de defender os inte-resses do município e não de empresa privada.EXPLICA 2 – Antes da cobrança Coquinho re-conheceu a qualidade da obra e a sua necessida-de, endossando o fato de que a estrada integrou uma grande parte da população ao centro da cidade. Antes de cobrar ele deveria perguntar se a empresa já apresentou a nota fiscal da me-dição da obra, mecanismo necessário para o pa-gamento do devido. Coquinho parece apressa-do. Será por causa da eleição?NEGO TUDO – O candidato Elzo de Souza gravou um vídeo para negar o que andam di-zendo. Ele afirma que não vai fechar a ETEC, nem o CIEE, nem a Frente de Trabalho (se es-queceu de incluir a UNIVESP). Ótima decisão, pois durante a sua administração ele fez exata-mente o contrário: encerrou todos esses servi-ços prestados pela Prefeitura.

SANTA ISABELADESÃO – O candidato Carlos Chinchila ga-nhou essa semana mais um apoio. Na próxima quarta-feira o deputado federal Milton Vieira (Republicanos) deverá desfilar pelas ruas cen-trais da cidade demonstrando o apreço do depu-tado por Santa Isabel. Segundo confidencias de amigos, Milton Vieira pouco fez pela cidade porque sentiu-se desprestigiado pela Prefeita que se elegeu pelo mesmo partido.ADESÃO 2 – O autor dessa união do deputa-do com Santa Isabel é Arlindo Guerra, incan-sável combatente pela cidade, responsável também pela filiação de Fábia ao PRB (antigo nome do Republicanos) partido pelo qual ela foi eleita em 2016, mas que abandonou meses depois. A soma que fortalece o PSL de Chin-chila foi decidida em uma reunião ocorrida ontem pela manhã.

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

CHARLES FRANCIS DA SILVA SANTOS e THAINA DE SOUSA SILVA, ambos brasileiros, soltei-ros, ele natural desta cidade, filho de Irene Silva dos Santos; ela natural de Osasco-SP, filha de Wellington Francisco da Silva e Taisa de Sousa Lima, residentes e domiciliados à Rua Algarves, 124, Jardim Portugal, Santa Isabel-SP.GERALDO ROBERTO DE ALMEIDA e MARIA JOSÉ DOS SANTOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Jacareí, filho de Geraldo de Almeida e Maria das Graças Almeida; ela natural desta cidade, filha de Joaquim Alves dos Santos e Benedita Barbosa dos Santos, residentes e domiciliados à Estrada do Monte Negro, Km 08, Figueira, Santa Isabel-SP.SEVERO DE ALMEIDA PEREZ e PRISCILA CRAVO ALMEIDA, ambos brasileiros, ele natural de Guarulhos-SP, solteiro, filho de José Munhoz Perez Neto e Santa Rosa de Almeida, residente e domiciliado à Rua Eurachio Mauricio, 956, Parque São Miguel, Guarulhos-SP; e ela natural de São Paulo-SP, divorcia-da, filha de João Batista Francisco de Almeida e Elizabete Cravo de Macedo, residente e à Rua José Mano-el Lopes Dinis, s/nº, Pouso Alegre, Santa Isabel-SP.COSMO DANIEL VICENTE e TATIANE APARECIDA DOS SANTOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Guarulhos-SP, filho de Neuza Izaura Vicente; e ela natural desta cidade, filha de José Bene-dito dos Santos e Tereza Aparecida dos Santos, residentes e domiciliados à Estrada do Itapeti, 0, Morro Grande, Santa Isabel-SP.WAGNER ALVES BARBOSA e PATRÍCIA FERNANDES CARAÇA, ambos brasileiros, solteiros, naturais desta cidade, ele filho de Antonio da Silva Barbosa e Maria Rosa Alves Barbosa, residente e do-miciliado à Rua das Dálias, 210, Jardim Novo Éden, Santa Isabel-SP; e ela filha de Zacarias Cardoso Ca-raça e Zilda Fernandes Caraça, residente e domiciliada à Estrada do Monte Negro, s/nº, Km 2, Monte Ne-gro, Santa Isabel-SP.JOSÉ LUIZ PEREIRA NETO e JHENIFER DA SILVA SOUSA, ambos brasileiros, solteiros, naturais

desta cidade, ele filho de Zildo Pereira e Luzia Marques Pereira, residente e domiciliado à Rua Mar Baltíco, 15, casa 02, Vila Nova, Santa Isabel-SP; e ela filha de Odair Lemes de Sousa e Suzete Aparecida da Silva, residente e domiciliada à Rua José de Freitas Ramos, 96, Jardim das Acácias, Santa Isabel-SP.REGINALDO FERREIRA DO NASCIMENTO e REBECA RODRIGUES DOS SANTOS, ambos brasileiros, ele divorciado, natural de Jacareí-SP, filho de Sebastião Valdomiro do Nascimento e Maria de Fátima Ferreira do Nascimento; e ela solteira, natural desta cidade, filha de Sergio Rodrigues dos Santos e Andréia do Prado Santos, residentes e domiciliados à Rua José Rodrigues de Camargo, Jardim Novo Éden, Santa Isabel-SP.PAULO HENRIQUE MARTINS e PATRÍCIA DO NASCIMENTO BEZERRA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Paulo-SP, filho de Francisco de Assis Martins e Ivete Ribeiro Martins, residen-te e domiciliado à Rua Lauro Moreno Cabrera, 463, Jardim Eldorado, Santa Isabel-SP; e ela natural de Guarulhos-SP, filha de José Delmiro Bezerra Filho e Maria Josefa do Nascimento, Estado de São Pau Be-zerra, residente e domiciliada à Rua Jacutinga, 217, Parque Jurema, Guarulhos-SP.ABEL FERREIRA DE BRITO e SILVIA SIQUEIRA PAZIANOTTO, ambos brasileiros, ele solteiro, natural de Igaratá-SP, filho de Benedito Ferreira de Brito e Fermina Maria de Brito, residente e domiciliado à Avenida Vereador Sebastião Claudiano, 1150, Vila Nova, Santa Isabel-SP; e ela viúva, natural desta ci-dade, filha Marco Antonio de Siqueira e Rosalina dos Santos Siqueira, residente e domiciliada à Rua Oito de Julho, 258, Treze de Maio, Santa Isabel-SP.BRUNO DA SILVA SAMPAIO e ALANA NAYANE LEITE FORTUNATO, ambos brasileiros, sol-teiros, naturais desta cidade, ele filho de Gilberto Pereira Sampaio e Maria Lucia Jesus da Silva, residente e domiciliado à Rodovia Presidente Dutra, km 184, Morro Grande, Santa Isabel-SP; e filha de Marcos Pe-reira Fortunato e Mireide Cristiane Leite Fortunato, residente e domiciliada à Rua Avelino Rodrigues de Camargo, 700, Jardim Monte Serrat, Santa Isabel-SP.

ALUGO CASAPequena no centro, 1 quarto/cozinha/banheiro/la-vanderia, para no máximo duas pessoas: telefone: 1197289-6277

VENDOTerreno 1.000m² vista para represa, R$80 mil. Tratar 99871-4381.

VAGA EMPREGORegistrado, Aux Administrativo c/ exp, ensino médio comp, facilidade em computação. E-mail: [email protected] ou (11) 98600-0473 whats

VAGA EMPREGORegistrado, Aux Produção c/ exp, ensino médio comp, facilidade medidas acabamento. E-mail: [email protected] ou (11) 98600-0473 whats

O Abre e fecha prolongadoNa próxima quarta-feira, 28/10, é o dia

do servidor público pensando na data e para dar um descanso prolongado aos seus funcionários, as prefeituras da região resolveram jogar a comemoração para sexta-feira, 30/10, assim o descanso será emendado com o feriado de Finados que será na segunda-feira, 02/11.

Os postos de saúde, encerram o expe-diente na quinta-feira, 29/10, as 17h e só retomam na terça-feira, 03/11. Assim também será o expediente das prefeitu-ras e das câmaras de Arujá, Igaratá e Santa Isabel. Os postos do Procon e do Poupatempo também ficarão fechados nos feriados.

Já os bancos e as agências dos Cor-reios funcionam normalmente tanto no dia 28 quanto no dia 30/10. Nestes estabe-lecimentos o funcionamento só estará suspenso no dia de finados.

Os serviços considerados essenciais como coleta de lixo, fiscalização, guarda civil municipal, secretaria de trânsito, de-fesa Civil, além dos Prontos Atendimen-tos e as delegacias funcionam normal-mente nos feriados em sistema de plantão.

Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020 5

Érica Alcâ[email protected]

MP pede inelegibilidadede Fábia Porto para eleições

Promotoria denuncia que seleção da Frente de Trabalho em menos de dois meses das

eleições é abuso de poder. Prefeita defende programa

socioassistencial para aqueles mais afetados pela crise eco-

nômica advinda da pandemia

O Ministério Público Eleitoral apre-sentou nesta semana ação de investigação judicial contra a Prefeita Fábia Porto, can-didata à reeleição. A Promotora Dr. Ana Paula Freitas Vilela Leite defende que Fá-bia cometeu abuso de poder ao abrir um processo seletivo para bolsistas do Pro-grama Frente de Trabalho.

“Esta seleção representa uma quebra no princípio igualitário do pleito por ser uma dissimulada tentativa de captação de voto”, diz a Promotora, acrescentando: “Em período de campanha eleitoral é ve-dada a nomeação, contratação (...), nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno

Justiça concedeu a suspensão da Seleção Públicapara bolsistas do Programa Frente de Trabalho

direito (artigo 73, inciso V, da Lei nº 9.504/97). E o edital 06/2020 da Frente de trabalho foi aberto no dia 1º de outubro, as inscrições abertas no dia 13/10 e a con-tratação seria no dia 03 de novembro, 12 dias antes das eleições”

De acordo com Dr. Ana Paula, a conti-nuação da seleção pública é mero chama-riz de eleitores. “Essa é ÚNICA FINALI-DADE dessa seleção. Uso da máquina pública para fins eleitoreiros, fazendo-o,

na coloquial linguagem popular, ‘NA CARA DURA’”.

O QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PEDIU:

1. A instauração de ação de investiga-ção judicial eleitoral, notificando-se a pre-feita Fábia Porto para apresentar defesa no prazo de cinco dias, nos termos da Lei Complementar nº 64/90;

2. A suspensão da “Seleção Pública para bolsistas do Programa Frente de Tra-balho nº 06/2020” (Processo Administra-tivo nº 3.129/2020), com base na Lei Complementar nº 64/90;

3. A procedência, ao final, desta re-presentação, para que a prefeita Fábia Porto seja apenada com sanção de ine-legibilidade para as eleições a se reali-zarem nos oito anos subsequentes à eleição em que se verificaram os abu-sos acima narrados, bem como à pena de cassação de seu registro de candida-tura ou, em caso de julgamento após o pleito e em caso de eleição desta, do diploma, e por consequência do man-dato, nos termos do artigo 22, da Lei Complementar nº 64/90.

O QUE A JUSTIÇA CONCEDEUNo dia 19/10, a Justiça concedeu a sus-

pensão da Seleção Pública para bolsistas do Programa Frente de Trabalho. “Os re-levantes fundamentos trazidos, revelam a necessidade da concessão imediata da tu-tela buscando a preservação da isonomia no processo eleitoral”, disse a Juíza Elei-toral, Dra. Claudia Vilibor Breda

O QUE A PREFEITAFÁBIA PORTO DIZ

“Não cometi abuso de poder”, afirma Fábia Porto.

Na quinta-feira, 22/10, a Prefeita se manifestou em suas redes sociais sobre o caso. Ela explicou que a Secretaria de De-senvolvimento Social (antiga Promoção Social) lançou novo Edital para cadastra-mento e concessão de bolsas do Programa “Frente de Trabalho” nos termos do insti-tuído pelas Leis nº 2.167/2002 e 2.696/2013.

Fábia diz que o Desenvolvimento So-cial se baseou em quatro premissas:

1- Muitos candidatos habilitados no edital de 2019 desistiram da Frente de Trabalho, obrigando ao lançamento de novo edital;

2- Que a pandemia provocou aumento significativo das taxas de desemprego e de vulnerabilidade social e o programa “Frente de Trabalho” é um dos pilares para salvaguardar a dignidade e os direi-tos básicos dos mais atingidos;

3- O novo cadastramento foi idênti-co ao realizado em 2019, evitando dis-cussões sobre ilegais favorecimentos ou irregularidades na concessão do au-xílio assistencial;

4- E a divulgação do novo cadastra-mento foi informativa, sem nenhum tipo de exploração propagandístico, eleitorei-ro ou que viesse a beneficiar quaisquer agentes públicos envolvidos;

Fábia disse que todas estas justificati-vas foram apresentadas à Promotoria Eleitoral. “E a suspensão precipitada do processo, atinge de forma dolorosa e in-justa a parcela mais carente da população deste Município”

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020

KS BLOCOS E MATE-RIAIS PARA CONSTRU-ÇÃO LTDA., torna público que requereu na Secretaria Municipal de Meio Am-biente e Desenvolvimento Agropecuário – SEMADA as Licenças Prévia e de Ins-talação e o Alvará Ambien-tal para indústria de artefa-tos de cimento, sito à Estrada Municipal Jerusa-lém da Coréia, nº 155, Bair-ro do Tevó, Santa Isabel/SP

UMA NOVA CÂMARA

Dentro da tradição concen-tradora de poderes na política brasileira, as atenções do eleito-rado para a próxima eleição es-tão voltadas ao cargo de prefei-to, ficando a composição da Câmara dos Vereadores relega-da a um papel secundário. Mas é preciso que essa mentalidade mude, para que o verdadeiro processo democrático de deci-sões seja alcançado com a efetiva participação popular, através da ação dos vereadores.

O que tem sido visto até agora é a transformação das câmaras de vereadores em órgãos de chancela das deci-sões dos prefeitos, que conseguem maiorias parlamenta-res mediante troca de favores e de cargos. Mas a ativida-de parlamentar pode e deve se transformar em fórum de discussão dos grandes problemas das cidades.

A par de suas atividades fiscalizatórias - que alguns vereadores costumam exercer somente quando têm inte-resses pessoais contrariados - é preciso que as diversas Comissões de trabalho existentes por força da lei dentro das Câmaras convidem os setores da sociedade para dis-cutir os problemas que a afligem. Por exemplo, entender como funcionam os serviços de saúde, desde os critérios de contratação até a final operação dos serviços.

As Câmaras podem e devem investigar as entidades contratadas, para impedir futuras responsabilizações mi-lionárias para os municípios. E também para corrigir as falhas dos serviços. Como seria bom se as Comissões de Saúde das Câmaras efetuassem rotineiras visitas de sur-presa aos postos de saúde, ou aos prontos-socorros. Acompanhassem o atraso na entrega de exames clínicos.

Também no setor de saneamento, a cidade de Santa Isabel, por exemplo, tem passado por sérios problemas, sem notícia da efetiva operação do serviço de tratamento de esgotos ou a prometida substituição da arcaica rede de água e de esgotos da cidade. Mas com cobrança de con-tas com valores cada vez mais altos. Afinal, o que diz o contrato de concessão firmado com a Sabesp? Foi previs-to um cronograma de obras?

E o esvaziamento da represa do Jaguari? Embora seja uma questão federal – que, justiça seja feita, nada tem a ver com a atuação do ex-prefeito Gabriel Bina ou da pre-feita Fábia Porto - a Câmara dos Vereadores deve um esclarecimento à população. Formar uma comissão, ou-vir autoridades e tentar ao menos uma solução paliativa.

É o que se espera das novas Câmaras da região. Para isso, o eleitor deve escolher seu vereador com muito critério.

LUIS CARLOS CORRÊA LEITE

Acordo garante saláriosdo funcionalismo

O prefeito Celso Palau respirou aliviado na manhã de quinta-feira passada. Depois de uma tensa reunião com os advogados da Prefeitura, o advogado e o Médico que mo-veu uma ação trabalhista contra o município chegou-se a um acordo que permitirá o parcelamento do precatório de mais de 4,6 milhões, liberando recursos para o pagamento dos salários do funcionalismo público do município.

Palau admite que passou os últimos meses angustiado diante da perspectiva de, em plena pandemia, não pagar os salários dos meses de outubro, novembro, dezembro e o 13º dos servidores públicos. O acordo, já aceito pelo mé-dico beneficiado deverá ser homologado pela Justiça do Trabalho, mas já libera os recursos necessários para o pa-gamento dos funcionários.

O precatório tem sua origem na administração do pre-feito Elzo de Souza que delegou a uma OS (Organização Social) a administração do Posto de Saúde do município. A empresa contratou o Médico que, residente em Igaratá,

continuou a prestar seus serviços à Prefeitura quando a administração municipal rompeu o contrato com a O.S.

Embora tenha continuado recebendo os seus salários conforme havia pactuado, o profissional nunca teve re-conhecido o seu vínculo com a Prefeitura Municipal e nem o recolhimento de seus direitos trabalhistas. Ao se desligar da administração, o médico procurou o Prefei-to na tentativa de ajustar um acordo, entretanto nada foi concluído amistosamente levando-o a procurar a Justi-ça do Trabalho.

O processo tramitou com recursos de ambas as partes até que a Justiça deu ganho de causa ao Médico estabele-cendo uma indenização que, corrigida e reconhecida, atin-giu pouco mais de oito milhões de reais que estão dividi-dos em dois precatórios contra a Prefeitura, o primeiro vence no dia 31 de dezembro desse ano e o outro deve ser programado em 2021. Pelo acordo celebrado essa semana o Médico receberá a indenização em parcelas mensais.

Combate ao loteamentoclandestino ganha reforço

Ação conjunta da Polícia Militar Am-biental, Secretaria

Municipal de Meio Ambiente e CRECI dão flagrante em falsos corretores

de imóveis

Sábado passado, dia 17/10, após 12h de trabalho uma equipe da secretaria de Meio Ambiente, acompa-nhada por técnicos do CRE-CI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis e Po-liciais da Ambiental, regis-trou o flagrante crime con-tra a administração pública.

O parcelamento irregu-lar do solo não foi o único problema que ocorria no Ouro Fino, foram registra-dos outros dois crimes: a supressão de vegetação nativa em Área de Preser-vação Permanente e em Área de Proteção Ambien-tal, junto à bacia do Rio Paraíba do Sul, e o exercí-cio ilegal da profissão, praticado por falsos corre-tores de imóveis.

“O CRECI realizou esta ação não só em Santa Isa-bel, mas também em outros oito municípios na região da Grande São Paulo e par-te da Capital Paulista”, dis-se José Augusto Viana

Neto – Presidente do Con-selho Regional de Correto-res de Imóveis em conver-sa transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube do Jornal Ouvidor

Segundo Sandra Igara-si, secretaria de Meio Am-biente, os falsos corretores geralmente agem assim: eles adquirem um terreno pagando uma entrada ou uma parcela do valor total. Eles mesmos pedem para não transferir a matrícula do imóvel para seus no-mes, mantendo a responsa-bilidade da terra nas mãos do antigo dono. Enquanto isso, dividem o imóvel e vendem parcelado a preços

muito atraentes.“Desconfie e denuncie!

Todos os corretores de imó-veis possuem crachá de identificação devidamente registrado no CRECI, além de uma identidade digital no site do conselho (que permite você verificar se os dados e a foto estão corre-tos)”, disse José Augusto.

Dois homens foram de-tidos em Santa Isabel, am-bos acabaram confessando que embora não sejam cor-retores de imóveis, ali es-tavam a fim de vender al-guns lotes.

Durante a semana, San-dra Igarasi e José Augusto concederam entrevista ao vivo pelo Youtube do Jor-nal Ouvidor, canal em que você acompanha mais deta-lhes desta operação.

Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020 7

Errata: na edição 1297 na publicação da propaganda do candidato Luizão Arquitetohouve um erro gráfico. O valor da inserção é de R$300,00 e não o que constou.

Câmara recebe novopedido de impeachment

Legislativo de Arujá deve votar a abertura de uma nova

Comissão Processante na segunda-feira, 26/10

Os vereadores Rogério da Padaria, Cris do Barreto e Rafael Laranjeira (os dois últimos candidatos à reeleição) pro-tocolaram ontem, dia 23/10, junto à Se-cretaria Legislativa denúncia contra o prefeito José Luiz Monteiro.

Segundo os parlamentares, depois que a Câmara escolheu manter o Prefeito no cargo, o Poder Judiciário, a pedido do Mi-nistério Público, decidiu afastar o vice Marcio Oliveira de suas funções públicas, para evitar que voltasse a cometer atos ilí-citos na gestão pública.

Os vereadores alegam que, a partir desta decisão da Justiça, tomaram conhe-cimento de que as investigações da Polí-cia Civil já identificaram gravações de áudio que comprometem a idoneidade das decisões tomadas pelo Prefeito.

No trecho de justificativa do afasta-mento do Vice-Prefeito consta:

“Uma demonstração da importância que Márcio [Oliveira, vice-prefeito] tem dentro da OrCrim é o áudio de fl. 2725 dos autos principais, em que o Prefeito Municipal pede autorização do traficante Anderson para afastar o requerido do car-go de Secretário de Educação”.

Justamente esse trecho foi interpretado

pelos parlamentares como evidência de que o prefeito mentiu em seu depoimento aos vereadores – e consequentemente a toda a sociedade.

“Evidente, portanto, a falta de decoro no trato da coisa pública, é passível de apuração e penalização por parte desta Casa”, conclui a denúncia.

Para a denúncia ser acolhida, é neces-sário voto da maioria simples dos verea-dores presentes na próxima sessão.

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020

Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020 9

Santa Isabel será CapitalBrasileira dos Esportes Radicais

Localização privilegiada, proximidade com o Aeroporto

Internacional de Guarulhos e documentação de antigo

clube facilitou opçãopela cidade.

A agilidade da prefeita Fábia Porto não só garantiu, mas também facilitou a definição da localização do que nasce como sendo o maior parque de espor-tes radicais da América Latina. Um in-vestimento de mais de um bilhão de reais em 800 mil metros quadrados de frente para Dutra na área do antigo clu-be da Telesp, próximo ao pedágio.

O projeto em tramitação há mais de um ano e meio e envolve capitais da Inglaterra e da Austrália onde em-preendimentos semelhantes já exis-tem e marcam o sucesso na oferta não só de lazer, mas também engloba núcleos residenciais e comerciais bem como um pool hoteleiro com quatro modalidades de hotéis. A em-presa responsável pelo desenvolvi-mento do plano no Brasil assegura que, graças a prefeita Fábia Porto o projeto tramitou com rapidez nos ór-gãos ambientais e, diante da grandio-sidade da proposta foi apreciado não pela Cetesb regional, exigiu licença da sede central em São Paulo.

Na semana passada, mais uma vez graças ao manifesto interesse da pre-feita, o projeto foi apresentado para o secretário de turismo do Estado, Vini-cius Lummertz quando também se reuniram técnicos de diversos órgãos envolvidos na gestão ambiental e de

transportes para conhecer o empreen-dimento que deve oferecer, no final de 2022 quando será inaugurado, 500 empregos diretos e mais de 2000 indi-retos.

A obra deve começar em março de 2021 movimentando mais de 2,7 mi-lhões de metros cúbicos de terra na primeira etapa no local onde será im-plantado o parque. Na etapa seguinte, com início da operação da unidade de lazer, outros empreendimentos imobi-liários vão nascer com mais de 1.500 lotes de terrenos residenciais para di-versas faixas sociais e econômicas ex-pandindo a área para mais quase dois milhões de metros quadrados em ter-renos localizados nos dois lados da rodovia Dutra e já adquiridos pelo grupo investidor.

Paula Fernanda, diretora da empre-sa Yellow imóveis, responsável pela intermediação do projeto conta orgu-lhosa que o projeto inclui creche, es-cola bilíngue, shopping, restaurantes e diversas piscinas destinadas a mais de 30 modalidades esportivas, entre elas snowdome em uma pista de neve com 30 mil m2. Mas ela destaca, especial-mente, o cuidado com o meio ambien-te: “Hoje os investidores estrangeiros são exigentes com relação ao meio ambiente onde os projetos são im-plantados. Sendo um projeto de gran-des proporções e de baixo impacto ambiental, foram feitos todos os estu-dos para preservação da fauna e da flora local, preservando a biodiversi-dade de espécies e mantendo um pro-jeto orgânico respeitando as áreas de preservação; Eles reconhecem que os

impactos são mínimos, em relação a uma indústria poluente, já que está implantado em Zoneamento indus-trial além de proporcionar uma gera-ção de empregos expressiva, de toda forma a intenção é que seja uma obra que obtenha selos internacionais de qualidade, eficiência energética e sustentabilidade”.

Paula mostra que o trecho é contor-nado pelo rio Parateí o qual será revi-talizado, tendo o desassoreamento e o alargamento da calha bem como o re-florestamento das margens e amplia-ção da mata vicinal com essências na-tivas, “serão 850 mil m2 de compensação ambiental”. A água para o abastecimento será através de aquí-fero na própria área, não gerando im-pactos no abastecimento da região, haverá tratamento de reuso de águas pluviais, e uso consciente dos recur-sos naturais para o complexo aquáti-co que terá uma praia artificial com água tratada e oferecerá condições para ser utilizada em toda linha de campeonatos esportivos. – A ideia é oferecer condições para toda a família desfrutar do espaço, exercitando cada um em seu hobby favorito no mesmo local, acrescenta Paula.

Além de uma estação de tratamen-to de esgoto, o empreendimento terá uma fazenda fotovoltaica para a cap-tação de energia solar que também será obtida nos telhados dos prédios e estacionamento. A Diretora da empre-sa responsável pelo empreendimento, a Yellow Imóveis, revela que serão 10 linhas de lazer, seis de entretenimen-to, hotel, timeshare (modalidade de

imóvel com proprietários que adqui-rem somente o tempo de utilização), quatro restaurantes, anfiteatro para 15 mil pessoas com previsão para 60 shows anuais de pequeno, médio e grande porte.

- Para isso estamos estudando a ex-tensão do acesso local criando uma marginal na Dutra, onde teremos um shopping especializado em material esportivo, dispara Paula, acrescentan-do que o conjunto todo atenderá pes-soas que gostam de topogã, salto, mergulho, x game, skate e escalada indoor, pista de kart elétricos, top gol-fe, tudo alimentado por um estúdio de música. - Os projetos arquitetônicos são padronizados e adaptados à legis-lação brasileira pela equipe de nossa empresa, destaca Paula.

Paula diz que acredita que o em-preendimento mudará a identidade do município que será incluída entre as cidades dedicadas aos esportes radi-cais em todo o mundo, e acrescenta: - “Haverá muita oportunidade de traba-lho para pessoas qualificadas para atuar em todas essas atividades, será necessário apenas que os interessados se preparem, aprendam línguas para atender milhares de pessoas, de todo o mundo, que a partir de 2022 virão para Santa Isabel. Nunca devemos nos esquecer que São Paulo é a maior ci-dade da América do Sul e está logo ali que estamos a poucos quilômetros do aeroporto internacional de Cumbica, onde milhares de pessoas chegam e saem do país, além de estar ao lado da Dutra onde passam mais de 80 mil ve-ículos por dia!”.

Praia artificial com água tratada é uma das piscinas do complexo aquático Fábia Porto e Paula Fernandes com Vinicius Lummertz, secretário de turismo

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020

Mesmo na Pandemia,cidades conseguem manter investidores

O novo coronavírus mudou significativamente tanto a vida do trabalhador como também a dos geradores de emprego

Se o novo coronavírus trouxe um au-mento no número de desempregados do país, que hoje beira a marca dos 13,7 milhões, por outro lado foi significativo o número de pessoas que tentaram pro-curar um meio para gerar renda própria. A abertura de novos negócios cresceu no período da pandemia, e só em julho, o país já registrava um aumento de 6% se comparado com o mesmo período do ano passado.

Analisando os números da região esse aumento de novas empresas é quase irri-sório, mas por outro lado os cancelamen-tos de registros de empresas foram bem menores neste ano de pandemia do que no ano passado.

Para se ter uma ideia, Arujá registra atualmente cerca de 6.710 empresas devi-damente cadastradas na base de dados da secretaria Municipal de Economia. Deste total, segundo a Pasta 754 são Microem-preendedores Individuais (MEI’s).

Ao todo foram abertas oficialmente nos oito primeiros meses deste ano 297 empresas, no mesmo período foram can-celados 144 registros. Em 2019 a Secreta-ria registrou a abertura de 337 empresas entre janeiro e agosto e um total, em todo o ano, de 223 cancelamentos.

Apesar de ter uma queda de 12% no número de empresas abertas em 2020 se comparado ao mesmo período do ano pas-sado, a Secretaria avalia os números com bons olhos e diz que a pandemia não in-terferiu tanto no desejo do arujaense de abrir o próprio negócio, nem do grande empresário em investir na cidade: “Te-mos a nosso favor a excelente localização geográfica estratégica e uma logística fa-cilitada uma vez que estamos próximos à

capital, aeroporto, porto de Santos e pos-suímos uma extensa rede rodoviária aces-sível”, destacou.

Com o Espaço do Empreendedor a Pasta destaca ainda, que oferece apoio integral aos novos empreendedores, ofertando oficinas e cursos em parceria com o SEBRAE-SP. “Realizamos de for-ma contínua capacitações nas áreas de empreendedorismo, procedimentos le-gais, planejamento e formalização dos negócios”, informou.

Os novos negócios em Santa IsabelSanta Isabel possui o número de em-

presas duas vezes menor ao de sua vizi-nha Arujá, ao todo são 3.709 empresas devidamente registradas junto a Prefeitu-ra, por outro lado o número de MEI’s é bem maior, são 1.197 no total.

Com 143 aberturas de empresas nos oito primeiros meses de 2020, Santa Isabel registrou uma queda de 44% com relação ao total de 255 que foram aber-tas em 2019.

Em nota a secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico destaca ter mais de 30 empresas abertas por mês na cidade, porém nos meses iniciais da pan-demia, entre abril e junho, a Pasta regis-trou uma queda de 60%: “Tivemos uma queda nestes meses iniciais até em de-corrência das restrições de funcionamen-to do comércio durante o período de pan-demia. Mas, desde então, com a flexibilização da economia, a procura tem aumentado gradativamente e esta-mos voltando ao nosso indicador dos meses normais”, explicou.

A Secretaria destaca as boas ações e parcerias que de acordo com ela tem feito que cada vez mais empresas procurem se

instalar em Santa Isabel: “Buscamos cada vez mais articulações regionais, estaduais e internacionais com foco em captação de potenciais investidores. Santa Isabel está se tornando uma cidade próspera e atrati-va para se investir, é o metro quadrado mais barato da região, está a 40 minutos do Aeroporto de Guarulhos, 20 km do Ro-doanel, e às margens da principal rodovia do país - Presidente Dutra”, disse.

Avaliando a questão do comércio e do pequeno empreendedor, Walter Ne-grão, presidente da Associação Comer-cial e Industrial de Santa Isabel (ACI-SI), destaca o trabalho da Associação afim de ajudar os comerciantes, princi-palmente no período de isolamento so-cial: “Buscamos parcerias estratégicas com outras entidades e conseguimos ofertar cursos online a distância mesmo durante a pandemia”, disse.

Walter ressaltou que a Acisi se reu-niu com os cinco candidatos a prefeito da cidade e conseguiu com que cada um deles assinasse um termo de responsabi-lidade se comprometendo que, se elei-tos, irão buscar recursos para que a ci-dade se torne mais atrativa aos novos investidores. De acordo com ele, todos assinaram este compromisso.

“As pessoas acabam procurando a Acisi sempre em um momento de deses-pero, não foi diferente nesta pandemia de-mos total apoio indicando o caminho das pedras e indicando as oportunidades para que o comerciante e/ou empresário pu-desse buscar empréstimos mais facilita-dos”, destacou.

Até o início de março, antes da pande-mia, a ACISI possuía 107 filiados, em outubro este número saltou para 110.

Bruno [email protected]

Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020 11

Érica Alcâ[email protected]

Quem manda na Represa do Jaguari?ANA diz que é o ONS,ONS diz que é a ANA

Nesta semana, as redes sociais fervilha-ram de informações truncadas em relação a Represa do Jaguari. Na mesma proporção em que o nível da água desce, aumenta o vo-lume de desinformação em busca de uma pessoa (ou grupo de pessoas) responsável pela malfadada secura.

Todos os órgãos do Estado e da União pas-sam a mesma informação: O uso da água do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul, incluindo a transposição Jaguari-Atibainha, é definido pela Resolução Conjunta nº 1382, de 07/12/2001.

Esta resolução foi definida entre a ANA (Agência Nacional de Água), o DAEE (De-partamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro).

A Represa do Jaguari é parte de um siste-ma em rede que atravessa estados, por isso, não há no município de Santa Isabel, Igaratá, ou mesmo em São José dos Campos uma pes-soa ou grupo de pessoa que isoladamente defi-ne a vazão defluente do reservatório.

Entre todos os órgãos de gestão dos re-servatórios, quem tem autoridade para re-duzir o volume de água que sai do Jaguari?

Resposta da ANA - A instituição responsá-

Moradores de Santa Isabel estão preocupados com a baixa da represa. De acordo com a Sabesp, mais da metade do abastecimento de água da cidade depende do Jaguari

vel pela operação do reservatório do Jaguari no Paraíba do Sul é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que tem que seguir as condições de operação estabelecidas pela reso-lução conjunta ANA-DAEE-IGAM-INEA n° 1382/2015.

Resposta do ONS - As represas monitora-das pelo ONS são as de geração de energia elétrica e não de distribuição para consumo nas cidades. Para responder suas questões acione a Agência Nacional de Água (ANA) e a distribuidora de água que atende a(s) cidade(s) em questão.Represa atinge Estágio 3 de Rebaixamento

De acordo com a Resolução Conjunta há três estágios de deplecionamento (diminuição do volume de água armazenado em um reser-vatório) que devem servir de parâmetro para mudanças de gestão das águas.

Estágio 01 – Jaguari - Volume Útil de 80%Estágio 02 - Jaguari - Volume Útil de 50%Estágio 03 – Jaguari - Volume Útil de 20%Se comparado a um semáforo, os está-

gios podem ser classificados em cores verde, amarelo e vermelho e, neste caso, o reserva-tório do Jaguari esta semana acendeu um alerta vermelho.

Na quinta-feira, 22/10, segundo dados do ONS, o Jaguari registrava volume útil de 20,17%, cota/nível de 608,52 metros em rela-ção ao nível do mar. 27m3/s de vazão afluente (entrando água) e 46m3/s de vazão defluente (saindo água - 39m3/s para o Rio de Janeiro e 7m3/s para o reservatório de Atibainha, do Sistema Cantareira).

Em 2014, durante a maior crise hídrica da história do Estado de São Paulo, o reservatório do Jaguari chegou a cota de 606,22 metros, ní-vel que atualmente a represa pode baixar em duas semanas se a chuva não for abundante.

Segundo informações, a outorga da Sabesp permite o bombeamento da água do Jaguari para o Atibainha até o limite da cota 603. Sen-do assim, se o nível do reservatório continuar caindo na velocidade em que está, a interliga-ção será obrigada a suspender o envio de água para o Sistema Cantareira.

Tanto a ANA, quanto o ONS não res-ponderam por que Santa Cecilia está rece-bendo cerca de 200m3/s, quando poderia funcionar com 110m3/s. Segundo o enge-nheiro agrônomo Juarez Vasconcelos, re-duzir o volume de água enviado para Santa Cecilia é uma das estratégias que pode ser adotada e que sacrificaria bem menos os re-servatórios equivalentes (Jaguari, Funil, Santa Branca e Paraibuna).

“Durante a crise hídrica de 2014 descobri-

ram que Santa Cecilia é capaz de funcionar com uma vazão mínima de 110m3/s. Contudo, mesmo diante da estiagem, a ANA mantém a vazão em torno de 190m3/s, um desperdício de 80m3/s diário”, diz Juarez.

Representantes da regiãoSanta Isabel representa a si mesma e os

municípios de Guarulhos, Igaratá e Arujá no Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul. Sendo assim, a Prefeita Fábia Porto solici-tou reunião entre prefeitos da região e o GTA-OH - Grupo Técnico das Operações Hidráuli-cas do Rio Paraíba do Sul.

De acordo com a secretária de Meio Am-biente, Sandra Igarasi, esta é a 2ª Reunião do GTAOH em 2020, e será realizada na próxima terça-feira, dia 03/11/2020, das 14h às 17h.

“Nessa reunião serão indicados os repre-sentantes dos municípios que mais sofrem com a baixa dos reservatórios e por meio deste instrumento serão debatidos os níveis e o uso da água destas represas”, informa.

Foto: Fabio Ribeiro

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020Página Digital

Daniel DiasAutoMotrix

Daniel DiasAutoMotrix

Daniel DiasAutoMotrix

Daniel DiasAutoMotrix

Em casaEstrela versátil

Marca dos cem milMach 1 no chão

O Deserto de Moab, localizado no Es-tado norte-americano de Utah, é conheci-do por ser árido, áspero e por ter paisa-gens únicas. Para percorrer um local com essas condições climáticas, é necessário ser forte, ágil e rápido, assim como o mais selvagem dos Renegade. É isso que mos-tra a nova campanha da Jeep, explorando o clima desértico com o novo Renegade Moab, desenvolvido e produzido em Goiana (PE). O nome da nova versão do SUV faz referência ao Deserto de Moab,

A Mercedes-Benz inicia a pré-venda do GLB no Brasil, estreando uma nova categoria de produto no país. Disponível na versão Launch Edition, com motoriza-ção 200 de 163 cavalos, o lançamento traz mais versatilidade ao oferecer uma tercei-ra fila de dois bancos individuais, além de conectividade e tecnologia. Indicado para toda a família e para os momentos de la-zer e liberdade, o SUV mais versátil da marca da estrela de três pontas oferece a

Líder do mercado brasileiro em julho – o primeiro SUV a atingir tal feito –, o T-Cross teve celebrada a construção de sua unidade de número 100 mil. O utili-tário esportivo, o primeiro feito pela Volkswagen no Brasil, mantém a ponta do ranking entre os mais vendidos do segmento. Desde seu lançamento, em 2019, o T-Cross vem fazendo história. Na fábrica, Leandro Lemos de Oliveira,

A Ford venderá o Mustang Mach 1, edi-ção limitada de alto desempenho do esporti-vo, pela primeira vez na Europa. O anúncio foi feito na abertura da Goodwood Spee-dWeek, um dos eventos automobilísticos mais badalados do mundo, em West Sussex, na Inglaterra. A Ford também exibe no fes-tival o Mustang Mach-E 1400, protótipo elétrico com mais de 1.400 cavalos, que es-treia em Goodwood conduzido pelo piloto Vaughn Gittin Jr., o novo Puma ST, primei-ro SUV da grife Ford Performance no Ve-

onde acontece anualmente na época da Páscoa um evento criado por entusiastas de veículos off-road e que se tornou para a Jeep um autêntico laboratório ao ar livre para o desempenho fora-de-estrada. A nova versão traz o melhor motor turbo da categoria, o 2.0 a diesel de 170 cavalos e 35,7 kgfm de torque, associado à trans-missão automática de 9 marchas e à tra-ção 4x4 com reduzida, ao preço de R$ 139.690. A versão Moab está disponível em cinco cores: Verde Recon, Branco Ambiente, Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon.

solução ideal para cada situação do coti-diano. O novo produto conta com motor de quatro cilindros - adota a tecnologia de desativação de dois cilindros dependendo da necessidade para contribuir na econo-mia de combustível -, o sistema multimí-dia intuitivo MBUX e os mais recentes sistemas de assistência à condução. O Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition já está disponível para pré-venda na rede de concessionárias da marca no Brasil pelo preço sugerido de R$ 299.900, com chegada prevista para este mês.

o plant manager, ressalta a inovação e os investimentos na ordem de R$ 1,4 bilhão feitos na época para produzir o T-Cross em São José dos Pinhais (PR). O T-Cross é mais um modelo desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB. Versátil, ela enquadra o veículo no mais moderno processo produtivo à disposição atual-mente no Grupo Volkswagen. Graças à MQB, por exemplo, o T-Cross recebe agora a central de infoentretenimento VW Play, que estreou no Nivus.

lho Continente, e o GT. O motor 5.0 V8 com calibração e refrigeração especiais, com 460 cavalos, e a aerodinâmica aprimo-rada para as pistas dão ao novo Mustang Mach 1 um desempenho digno da tradição desse ícone. Ele é o primeiro Mustang de produção na Europa a ter a opção de trans-missão manual Tremec de alto desempe-nho, além da automática de 10 velocida-des. Criado em 1969, o Mach 1 elevou o nível de desempenho do Mustang GT com uma série de melhorias, incluindo motores V8 mais potentes, suspensão de competi-ção e estilo personalizado.

Toyota Yaris SMercedes-Benz GLB no Brasil

Ford Mustang Mach 1

Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020 13Página Digital

Marque a Proposta para aSaúde que você quer para Arujá

Este é um resumo dos Planos de Governo dos candidatos a prefeito da cidade de Arujá devidamenteregistrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para conferir as propostas completas acesse o site:http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020/2030402020/61778/candidatos

Proposta 01

Proposta 05Proposta 02

Proposta 03

Proposta 04Ampliar e investir mais recursos no Centro de Controle de Zoonose, assim como um

maior investimento em especial a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Emília. Mais investimento nos agentes de saúde e investir na contratação de médicos especialistas como geriatras, urologistas, ortopedistas entre outros.

Em parceria com universidades Federais e/ou Estaduais será implantado o Hospital Regional onde será feita também a ampliação do Atendimento do Centro de Especialidades.

Implantar além do CAPS infantil, um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS – AD) e Centro de Distribuição Farmacêutica e o Centro de Saú-de da Mulher.

Contratar mais médicos e equiparar salários para os médicos PJ com o merca-do privado. Implantar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) infantil e criar o programa de pré-natal de alto risco, disponibilizando leitos de UTI para suporte. Ampliar também o atendimento dentário a todos os moradores da cidade e im-plantar clínica de especialidade a saúde da mulher.

Reformular o Centro de Atenção Psicossocial afim de dar maior assistência a pessoas com dependência química, além de buscar atender também crianças e adolescentes. Cobrar e buscar recursos para a instalação do Hospital Regional e criar um conselho direto que fiscalizará os trabalhos das empresas que adminis-tram os serviços de saúde.

Implantar um Pronto Atendimento na região do Bairro Jd. Primavera que será referência além dos moradores dessa região também para os que moram no Jd. Joia e Jd. Emília, regiões estas distantes do centro da cidade. E ampliar a atuação da Estratégia e Saúde da Família. Aos moradores do Pq. Rodrigo Barreto será ampliado para 24h o funcionamento do PAM Barreto.

Criar o Programa Municipal de Proteção aos animais, no qual deve ser previs-to a castração de animais, cuidados no transporte de cargas vivas, transporte de animais domésticos em coletivos e em espaços públicos.

Fortalecer o Conselho Municipal de Saúde e implantar UTI neonatal na mater-nidade municipal.

Ampliação dos horários de atendimentos das UBS’s incluindo atendimentos aos sábados até às 12h. Ampliar também o plantão da farmácia municipal aos finais de semana e feriados para atender a demanda de atendimento do Posto de Saúde. E ainda, instalar uma sala de pequenas cirurgias no Centro de Especialidade Municipal (CEM).

Reestruturar as unidades de saúde municipal já existentes e na prioridade absoluta iniciar as tratativas junto aos governos Estadual e Federal para a construção e gestão do Hospital Público Municipal. Além da instalação de um Pronto Socorro Infantil e de um Centro de Atendimento ao Autista (CAA), que também atenderá aos dependentes químicos.

Demonstrar uma maior valorização ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profis-sionais e isso se dará com a revogação de terceirizações feitas nas últimas gestões, in-vestir na recomposição das equipes multiprofissionais, através de concursos públicos.

Humanizar o atendimento pediátrico em regime de internação nas unidades de saúde e no caso das gestantes, promover acesso ao pré-natal de qualidade, atendimento digno durante o trabalho de parto e puerpério, com acompanhamento sem rupturas.

Implantar na cidade um Pronto atendimento para pacientes psiquiátricos em surto. Garantir acesso e atendimento respeitoso a quem busca a realização de aborto legal e fortalecer o Conselho Municipal de Saúde.

01 – ANA POLI - 02 – RENATO CAROBA03 – LUIS CAMARGO - 04 – NATAL

05 – CAPITÃO RODRIGO

Saiba agora a qual candidatopertence a propostaque você escolheu

14 Jornal Ouvidor - Sábado / 24 de Outubro de 2020

PM recuperabens furtadosAo ser acionada para

atender a ocorrência de um furto à residência na Av. Dutra, Bairro Jd. Emília em Arujá, a Polícia Militar foi bem rápida na ação e conse-guiu deter os responsáveis pelo crime.

Em patrulhamento pelas ruas do Jd. Emília a PM aca-bou encontrando dois indi-víduos que apresentavam as mesmas características indi-cada pela vítima que teve a

casa furtada. A.M. e V.S.V. foram encontrados com os objetos que tinham furtado e não houve dúvidas. Encami-nhados a delegacia para o registro da ocorrência onde foram reconhecidos pela ví-tima que em seguida teve os seus pertences devolvidos.

Os dois estão presos, responderão pelo crime de furto qualificado e podem pegar de um a cinco anos de detenção.

Irmãos do crimeA Polícia Militar de

Santa Isabel fazia um patru-lhamento de rotina pela Rua Lauro Moreno Cabreira, Bairro Jd. Eldorado, na noi-te de sábado, 17/10, quando ao avistar alguns indivíduos em atitude suspeita resol-veu fazer uma abordagem. Teve revista pessoal, corre-ria e muita confusão até que a PM conseguiu encontrar as drogas e prender os res-ponsáveis por ela. Eles eram irmãos.

A princípio, na revista pessoal em três jovens que

estavam no local, nada de ilícito foi encontrado, po-rém dois rapazes que esta-vam na rua, na hora da abordagem policial, corre-ram pelo escadão da Lauro Moreno Cabreira. Após en-trar nas ruas adjacentes, in-vadir um terreno baldio,

uma outra equipe da PM conseguiu alcançá-los.

Com F.V.S.L e J.S.L. os policiais encontraram 31 invólucros de maco-nha, duas pedras de crack, além de dois pinos de co-caína e uma caixinha com chicletes e dinheiro. Os

indivíduos foram condu-zidos ao DP de Arujá onde o caso foi registra-do. De lá os irmãos foram separados, o mais velho, F.V.S.L. foi encaminhado a prisão e o menor de ida-de J.S.L. foi levado para a Fundação Casa.

Violência doméstica por bater na mãe

A Polícia Militar de Santa Isabel foi acionada mais uma vez para atendi-mento da ocorrência em que um filho agrediu sua mãe após ingerir excessiva-mente álcool e drogas. Des-ta vez o caso foi no Bairro Jd. Eldorado. No mês pas-sado a PM já havia atendido uma ocorrência semelhante no Bairro Itapeti.

O caso foi na quarta-fei-ra, 21/10, na Rua José Bue-no. O filho B.O.M. estava descontrolado e além de agredir a mãe com empur-rões também quebrou al-guns móveis da casa. Nos empurrões que levou,

L.O.M. lesionou o braço di-reito, os policiais a levaram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para re-ceber atendimento médico e em seguida encaminharam o agressor até a Delegacia de

Polícia onde o caso foi regis-trado. Agora BOM deverá responder pelo crime de vio-lência doméstica e lesão cor-poral dolosa. O indiciado agora permanece a disposi-ção da justiça.