a m e d i d a - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de...

44
A MEDIDA RELATóRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA DA LACTOGAL 2013

Upload: dokiet

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

1

A M e d i d ARe latóR io de Responsab i l idade CoRpoRat iva da laCtogal 2013

Page 2: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

2 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

o mundo é feito de medidas...medidas para isto...

medidas para aquilo....

Page 3: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 3

sumário1. perfil do relatórioResponsabilidade Corporativa introdução• Visão para a responsabilidade Corporativa

2. tirar as medidas A Lactogal no Mercado LácteoA Empresa • A missão • os Valores• As Pessoas• onde Estamos • onde Chegamos• os Produtos • As marcas• A Qualidade do Leite marca a Diferença• A responsabilidade das marcas• o relacionamento com Colaboradores e

Parceiros de Negócio

3. Com Conta, peso e medidaO Desempenho AmbientalA Pegada Ecológica em 2013 • Consumo de recursos Naturais • Emissões para água e solo Boas Práticas AmbientaisA Ecoeficiência

4. o Homem é a medida de todas as CoisasO Desempenho Socialo Capital Humano• Quadro de Pessoal• Absentismo• Boas Práticas de segurança e saúde no Trabalho• FormaçãoA responsabilidade social • PErA - Programa Escolar de reforço Alimentar

5. Gastos bem medidos O Desempenho Económicoos Números A Aposta em Portugal

6. CertifiCaçõesCompromisso de QualidadeQualidade e segurança Alimentar

5

29

29

30

31

30

35

32

33

37

39

7

7

7

8

9

9

16

17

21

23

23

25

26

27

10

12

5

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 3

Page 4: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

4 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

1P e r f i l d o r e l a t ó r i o

Responsabilidade coRpoRativaa LactogaL assume um

compromisso de desenvoLvimento sustentáveL na sua atividade

Page 5: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

5

introduçãoA Medida é a quantidade específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.

Quanto produzimos, quantos somos, quanto consumimos, quanto valor criamos, quanto poupamos, quanto apoiamos... Tudo é quantificável, tudo é mensurável.

Enquanto empresa socialmente responsável, a Lactogal mostra, pela primeira vez, as Medidas que regem a sua atividade a nível ambiental, social e económico.

A Lactogal assume um papel ativo na valorização da produção do leite nacional, sendo um agente fundamental na sustentabilidade do setor leiteiro português, da agricultura e da estabilidade de muitas dezenas de milhar de famílias portuguesas que dela dependem.

No desenvolvimento da sua atividade a Lactogal acredita que o seu progresso e crescimento económico deve ser realizado de forma sustentável, não esquecendo o bem-estar social e cultural, sobretudo nas comunidades onde está inserida.

A comunicação com os parceiros de negócio e a sensibilização dos colaboradores para um caminho rumo à sustentabilidade são fatores fundamentais na atividade da organização.

Visão para a Responsabilidade CorporativaA Lactogal desenvolve a sua atividade de acordo com um conjunto de princípios de Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e Ética Corporativa. Privilegia a prática de ações que tenham impacto positivo no meio envolvente, assumindo um compromisso de desenvolvimento sustentável na sua atividade. A racionalização do consumo de recursos naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem revelam a sua preocupação constante com o meio ambiente.

No âmbito da Responsabilidade Social, a empresa apoiou, durante o ano de 2013, mais de 70 instituições, maioritariamente de apoio social, que ajudam famílias e utentes carenciados, localizadas em Portugal Continental e ilhas, entre outras iniciativas mais à frente explanadas.

A Lactogal desenvolve inúmeras práticas que têm em vista a otimização na gestão de recursos humanos, na organização interna, na conformidade legal e regulamentar, assim como na sua relação com os seus clientes, fornecedores e comunidade em geral.

Campanha Interna “Alfabeto de Poupança”

70 instituições apoiadas pela Lactogal em 2013.

Page 6: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

6 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

2t i r a r a s m e d i d a s

A LACTOgAL NO MERCADO LáCTEO

EM 2013 A LACTOGAL PROCESSOU UM VOLUME DE LEITE DE 758,3 MILHÕES

DE LITROS

Page 7: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 7

A EMPRESATodos os dias, em todo o mundo, são consumidos milhares de produtos lácteos com a mesma origem: a Lactogal.

A Lactogal garante o escoamento da totalidade das produções leiteiras das explorações cuja recolha é feita pelas cooperativas acionistas.

Durante o ano de 2013 a Empresa processou um volume de leite que atingiu 758,3 milhões de litros.

A Lactogal é uma empresa agroalimentar portuguesa especializada em laticínios e seus derivados e o seu propósito é produzir e comercializar, nos mercados nacional e internacional, laticínios e outros bens alimentares através das suas marcas.

A Sociedade Lactogal Produtos Alimentares S.A. é a empresa mãe do Grupo Lactogal que é formado pelas empresas Noidal, Lacticínios Vigor S.A., Lactogal Energia, Etanor, Etanor Penha, Pronicol e Grupo Celta. O objetivo da empresa é contribuir para que as pessoas se sintam bem no seu dia a dia, oferecendo-lhes produtos para uma alimentação natural e equilibrada, onde o leite ocupa um papel determinante.

O universo de produtos Lactogal tem vindo a crescer, sendo constituído por leite, iogurtes, queijos, manteigas, natas, águas e sumos. A inovação é uma aposta clara da empresa que, em 2013, alargou a oferta de lácteos para a culinária, com soluções práticas direcionadas à dona de casa atual, e lançou novos sabores e formatos nas marcas de iogurtes. O portefólio das suas principais marcas é constituído pela Agros, Mimosa, Gresso, Adagio, Matinal, Castelões, Castelinhos, Vigor, Pleno, Primor, Serra da Penha, Fresky, Milhafre dos Açores, Serra Dourada, entre outras.

Atualmente a empresa dispõe de três unidades fabris em Portugal.

A Missão Fazer as pessoas sentirem-se bem ao longo da vida, com produtos pensados para uma alimentação equilibrada, onde o leite é determinante.

Assume um papel fundamental na produção de leite nacional.

Campanha Interna “Alfabeto de Poupança”

Os ValoresA atividade da empresa está baseada em valores que orientam as suas atividades e a forma como se comporta, quer dentro quer fora da organização. Eles refletem não só aquilo em que a Lactogal acredita profundamente, mas também, as suas aspirações como empresa.

Os valores que a Lactogal defende - Consciência Social, Integridade e Ambição - dinamizam as suas ações e refletem a sua cultura empresarial. São, simultaneamente, um fator de coesão interna e de diferenciação, projetando-a como empresa responsável na comunidade em que se insere.

Page 8: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

8 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

COnSCIênCIA SOCIAL

InTEGRIDADE

AMbIçãO

Privilegia a prática de ações que tenham impacto positivo no seu meio envolvente.

Respeita os seus compromissos para com todos aqueles com quem se relaciona.

Querer fazer sempre melhor.

- Promove a viabilização da produção de leite nacional;- Inova na área da saúde e da nutrição;- Garante aos seus colaboradores a possibilidade de realização pessoal e profissional;

- Minimiza ao máximo as decisões económicas que tenham impacto negativo no contexto social;

- Tudo faz para minimizar o impacto das suas atividades sobre o ambiente;

- Fomenta a racionalização de recursos e evita o desperdício.

- Potencia relações de parceria com os seus clientes;- Garante a qualidade dos produtos que coloca no mercado;- Fala sempre verdade com os seus colaboradores;- Privilegia os clientes e fornecedores que partilham os seus valores e têm os mesmos padrões éticos de atuação.

- É capaz de aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final;- Apoia quem arrisca e inova;- Privilegia os colaboradores com os melhores desempenhos;- Aplica toda a sua energia em tudo o que faz;- Antecipa as necessidades dos seu consumidores.

As PessoasNa Lactogal as pessoas são o ativo mais importante e constituem a chave para o desenvolvimento da Empresa, pelo que é apoiado e promovido o bom desempenho das equipas. A Lactogal incentiva atitudes e comportamentos orientados para os resultados, para o trabalho em equipa e para a satisfação do cliente.

O sucesso da Lactogal baseia-se no recrutamento de colaboradores competentes e talentosos capazes de garantir a continuidade e o crescimento sustentável da empresa.

A evolução interna, a formação qualificada e a igualdade de oportunidades são pontos chave para a motivação, crescimento e solidariedade com as quais a Lactogal conta diariamente no desenvolvimento dos seus colaboradores e na otimização da sua performance.

No final de 2013 a Lactogal era constituída por 1542 colaboradores. A sua equipa é formada por mais de 150 funções diferentes.

POPULAçãO LACTOGAL

nACIOnALIDADEAlemão 1Angolano 1Brasileiro 5Moldavo 1Portuguesa 1525Romeno 1Ucraniano 5Venezuelano 3TOTAL GERAL: 1542

FAIxA ETáRIA <30 anos 19,7%30 a 39 anos 30,7%40 a 49 anos 26,8%50 a 59 anos 19,9%60 a 65 anos 2,9%

GRAU ACADéMICOInferior 1º ciclo 0,6%1º e 2º ciclo 28,6%3º ciclo 30,5%Ensino Secundário 27,6%Ensino Superior 12,8%

GénERO

36,8% 63,2%

2 T I R A R A S M E D I D A S

FemininoMasculino

200936,3%63,7%

201037,1%62,9%

201137,3%62,7%

201237,2%62,8%

201336,8%63,2%

Page 9: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 9

Onde EstamosPEnínSULA IbéRICA

12

3

6

78

9

45

10

1 - DELEGAçãO COMERCIAL DE CHAVES2 - SEDE3 - UnIDADE FAbRIL DE MODIVAS

PLATAFORMA LOGíSTICA DE MODIVASDELEGAçãO COMERCIAL DE MODIVAS

4 - UnIDADE FAbRIL DE OLIVEIRA DE AzEMéISPLATAFORMA LOGíSTICA DE OLIVEIRA DE AzEMéIS DELEGAçãO COMERCIAL DE OLIVEIRA DE AzEMéIS

5 - DELEGAçãO COMERCIAL DE VISEU6 - UnIDADE FAbRIL DA TOCHA7 - DELEGAçãO COMERCIAL DE POMbAL8 - PLATAFORMA LOGíSTICA DE FRIELAS

DELEGAçãO COMERCIAL DE FRIELAS9 - DELEGAçãO COMERCIAL DE bEJA10 - DELEGAçãO COMERCIAL DE ALGOz 11 - SUCURSAL DE MADRID

1

9

1011 12

19

13

14

15

1617 18

220

3

4

56

7 8

MUnDO

12

ARqUIPéLAGO DA MADEIRA

12 - DELEGAçãO COMERCIAL DO FUnCHAL

1 - AnGOLA2 - MOçAMbIqUE3 - CAbO VERDE4 - SãO TOMé E PRínCIPE5 - GUIné bISSAU6 - GUIné EqUATORIAL7 - MAURITânIA8 - LíbIA9 - nAMíbIA

10 - TIMOR11 - MACAU12- HOnG KOnG E TAIwAn13 - EUA14 - CAnADá15 - VEnEzUELA16- AnDORRA- FRAnçA

- béLGICA- ALEMAnHA- HOLAnDA- SUíçA- LUxEMbURGO17 - InGLATERRA18 - RúSSIA19 - VIETnAM20 - áFRICA DO SUL

Onde Chegamos

11

Page 10: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

10 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Os ProdutosO universo da Lactogal tem vindo a crescer, sendo constituído por Leites, Iogurtes, Queijos, Manteigas, Natas, Águas e Sumos.

LEITESPasteurizado

UHTUHT Bebidas de leite

UHT FuncionalUHT Selecionado

MAnTEIGASAçoriana

Fácil de BarrarMagra

Tradicional (com e sem sal)

qUEIJOS Curado

Flamengo (fatiado, bola e barra)Fresco

FundidoMozzarella

IOGURTESAroma

BiológicoCremosoLíquidoMagroNaturalPedaçosPolpa

Sem LactoseVidro

2 T I R A R A S M E D I D A S

Page 11: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 11

nATAS E MOLHOS PARA CULInáRIAChantillyCremosaLigeiraLight

MolhosMolhos de Nata (Carne e Peixe)

Molho de Nata BechamelPasteurizada (Fresca)

UHT – Ultra pasteurizada

áGUASDe nascente

SObREMESASQueijinho Fresco

SUMOSNéctar

Refrigerantes de sumo de fruta

Tisanas

OUTROS SEGMEnTOSLeite Condensado

(Tradicional e cozido)Leite em Pó

Page 12: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

12 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

As MarcasA Lactogal detém diversas marcas de sucesso com produtos de elevada qualidade.

Campanha Interna “Alfabeto de Poupança”

Adagio é uma marca atual e inovadora que oferece aos seus consumidores uma vasta gama de iogurtes de elevada qualidade, trabalhada por especialistas. Adagio é a marca dos “Mestres Iogurteiros”. Iogurtes de excelência, com combinações únicas e com uma textura e sabores irresistíveis. Adagio, Puro Prazer.

Ao melhor que a natureza nos oferece, Agros alia a sua reconhecida experiência e oferece aos consumidores uma gama alargada de lácteos - leites, iogurtes, queijos, manteigas e natas de elevada qualidade e sabor. A marca assume um compromisso com a natureza e com a saúde, possuindo uma gama de leites e iogurtes Agros biológico.

2 T I R A R A S M E D I D A S

Page 13: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 13

Matinal é a marca de sabor inconfundível, reconhecida pela sua qualidade e elegância. Matinal inaugurou, há mais de 20 anos, em Portugal, o segmento de leite selecionado sendo, atualmente, líder incontestável neste segmento. na sua gama, caracterizada por produtos de qualidade superior, fazem também parte a manteiga magra e o queijo fresco.

A Mimosa é líder incontestável no mercado lácteo em Portugal e tem um papel fundamental na valorização do leite nacional pela seleção exclusiva de leite português. qualidade, Confiança, Força e Vitalidade são os valores da marca que se assume na permanente inovação na área nutricional e tecnológica dos seus produtos. Para além do leite, Mimosa detém uma posição relevante nas diferentes categorias onde opera tais como iogurtes, manteiga, molhos, natas, queijo e chantilly.

Líder no segmento pasteurizado, o Leite Vigor nasceu há mais de 60 anos e é sinónimo de leite fresco com uma qualidade e sabor indiscutíveis. Vigor é uma marca com uma forte personalidade e muito querida pela sua legião de fiéis consumidores.

Page 14: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

14 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

A marca Gresso possui na sua gama leite, queijo, manteiga e natas. Assume-se como uma marca tradicional e familiar, estando muito presente no canal Horeca através da marca Gresso-Chef, marca de confiança na cozinha profissional.

2 T I R A R A S M E D I D A S

Castelinhos é a marca de queijo açoriano, inspirada na fortaleza de São Sebastião da ilha Terceira, cujo nome carinhoso pelo qual é conhecida é o Castelinho.

Castelões é reconhecida como uma marca de confiança inquestionável, que respeita a tradição e a receita original. é especialista em queijo curado, com valores tão fortes como antiguidade, tradição, autenticidade e portugalidade. Castelões. Dá gosto ser português.

Milhafre é manteiga dos Açores reconhecida como uma das manteigas mais apaladadas, com o sabor característico daquela região insular portuguesa. Milhafre é uma marca com tradição, história e qualidade.

Primor é uma marca tradicional, original e autêntica, sinónima de sabor e de cuidado na elaboração dos produtos. Embora a marca Primor seja conhecida, sobretudo, pela sua manteiga com sal, está presente no mercado dos lácteos com outros produtos, tais como queijo, leite condensado e leite em pó.

Page 15: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 15

Serra Dourada é uma marca de especialidades de queijo de vaca, com mais de 20 anos de existência. é uma marca simples e despretensiosa com queijos apurados e saborosos.

Pleno detém duas linhas de produto: as Tisanas, conceito fundador da marca, que representa a sua essência, e Pleno Suyo, a proposta de valor no universo da fruta. Cada linha de produtos oferece uma proposta de bem-estar diferente que se adapta a diferentes necessidades, estados de espírito ou momentos. Pleno, um estado de espírito em estado líquido.

Marca de bebidas de sumos de fruta, Fresky é garantia de qualidade. Um preço justo, a par da variedade de sabores e da conveniência dos formatos, tornam Fresky uma marca muito presente no dia a dia das famílias portuguesas.

Serra da Penha é uma marca de água de nascente, pura e leve, captada em pleno coração da Serra da Penha, no concelho de Guimarães.

Page 16: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

1 n O cuidado na higiene e alimentação dos animais é acompanha-do por técnicos de campo e veterinários.

2 n Na ordenha são sempre garantidos os cuidados higiénicos e a imediata refrigeração do leite no tanque de refrigeração.

3 n O leite é transportado no camião cisterna isotérmico. À chegada à fábrica o leite é analisado, testado e controlado e só depois de assegu-rada a sua conformidade é que será descarregado para a fábrica.

4 n O leite é termizado e, simultaneamente, centrifugado resultando o leite e a nata com uma determinada percentagem de gordura (gordo, meio-gordo ou magro). Depois o leite é novamente arrefecido e armazenado em silos.

5 n O leite, depois de passar pelo processo térmico UHT - Ultra High Temperature, segue para as máquinas de enchimento asséticas, devidamente esterilizadas. Aqui é embalado em embalagens de cartão, um processo sempre controlado pelo operador. As embalagens de leite são agrupadas em diversos formatos – packs. É feita a paletização destes packs e identificada cada palete. No armazém o leite fica em quarentena a aguardar o resultado final do controlo de qualidade.

6 n Após a libertação dos lotes, o produto está disponível para comer-cialização. É aplicada a metodologia FIFO - First In/First Out. O produto é carregado nos camiões e segue para o mercado.

De onde vem o leite:

A Qualidade do Leite Marca a Diferença

2 T I R A R A S M E D I D A S

16 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Page 17: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 17

A origem do leite é um fator determinante na sua qualidade, bem como o processo de transformação e adequação da composição nutricional. Todos estes fatores são essenciais e fazem a diferença na escolha e adequação às necessidades de cada um.

Nos produtores o leite é recolhido em salas de ordenha dotadas de equipamentos sofisticados e modernos que mantém as propriedades naturais do leite através da sua refrigeração (temperatura entre 0 °C e 4 °C) até ser transportado em camiões cisterna isotérmicos para as fábricas da Lactogal.

Os centros fabris da Lactogal estão certificados pelo Instituto Português da Qualidade e os lotes de leite selecionados são embalados em equipamentos que apresentam a tecnologia mais moderna a nível mundial e oferecem a máxima garantia de qualidade.

CnAM A pensar na saúde e bem-estar dos seus clientes, a Mimosa criou o CNAM - Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa, um centro de conhecimento do leite e dos produtos lácteos cuja missão assenta em três pilares: Nutrição, Educação e Inovação.Com mais de 10 anos ao serviço da comunidade em Portugal, o CNAM surgiu da vontade da Mimosa de partilhar o conhecimento que detém sobre leite e produtos lácteos com os seus consumidores, pretendendo contribuir para uma alimentação mais saudável.O centro de conhecimento CNAM dispõe de uma plataforma online destinada a consumidores, escolas e profissionais de saúde, permanentemente disponível no site da Mimosa. Na área da Nutrição, o CNAM desenvolveu um projeto transversal de melhoria dos perfis nutricionais nos produtos Mimosa, o qual resultou em soluções nutricionais com menos açúcar, gordura e sal.Na Educação, o CNAM tem vindo a desenvolver e a apoiar várias iniciativas que contribuem para a educação alimentar e nutricional da população em geral. Com o reconhecimento do Instituto Nacional Fernando de Pádua e da Associação Portuguesa de Osteoporose, o Centro realiza desde a sua criação iniciativas que visam medir, aconselhar e combater o colesterol e a osteoporose.No âmbito da Inovação, o CNAM participa em vários eventos de cariz científico, como simpósios, congressos e workshops, entre outros, promovendo e dinamizando o conhecimento técnico-científico sobre laticínios e nutrição junto dos profissionais

de saúde. Ainda neste âmbito, o CNAM desenvolveu recentemente um estudo epidemiológico, que envolveu 44 mil crianças e jovens entre os 5 e os 15 anos, de norte a sul do país, baseado numa metodologia internacionalmente válida que assinalou a prevalência de excesso de peso e obesidade neste grupo. Este estudo, a par de outros estudos epidemiológicos sobre esta problemática, constituem alertas sérios para a sociedade. O CNAM apoia ainda a dinamização de efemérides, como o Dia Mundial do Leite (1 de junho) ou o Dia Mundial da Osteoporose (20 de outubro).

Sensibilização junto dos mais pequenosA Missão Crescer Saudável, anteriormente conhecida como a Festa do Leite Mimosa, é um programa educativo que existe desde 1999, dirigido a mais de 100.000 crianças e professores das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico de todo o país. O Programa desenvolve, todos os anos, programas e materiais lúdico pedagógicos protagonizados pelos heróis do leite Mimosa, que destacam a importância do leite numa alimentação equilibrada e promovem hábitos de vida saudáveis.

Durante o ano escolar 2013/2014, o Programa teve início oficial a 16 de outubro de 2013, Dia Mundial da Alimentação, e terminou no dia 1 de junho, Dia Mundial do Leite e da Criança. Chegou a 824 escolas do país impactando diretamente 52.227 alunos e 2.891 professores.

A Responsabilidade das Marcas

Page 18: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

18 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Parcerias com Instituições de SaúdeEducar para a saúde óssea é a base da parceria da marca Mimosa com a Associação Portuguesa de Osteoporose que, desde 1999, promove conjuntamente ações de sensibilização pública contra a osteoporose. Em 2013, no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, foi promovida a 4º edição da Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis, que envolveu cerca de 6 mil pessoas. Foi ainda criada uma página de Facebook que rapidamente cativou cerca de 20 mil pessoas interessadas nesta problemática. Durante o ano de 2013 foram ainda promovidas diversas iniciativas como um Rastreio Gratuito de Osteoporose e aconselhamento nutricional.

Atividade física e diversão A Mimosa organiza o Passeio Mimosa Avós e Netos, uma iniciativa que decorre no âmbito da Meia Maratona de Portugal, agora Vodafone Meia Maratona RTP ROCK´N´ROLL. De inscrição gratuita, esta prova de entretenimento incentiva avós e netos a um estilo de vida ativo, demonstrando que a atividade física e uma alimentação saudável podem ser sinónimo de diversão e cumplicidade entre gerações.Durante o ano de 2013 este Passeio contou com duas edições anuais que envolveram quase 10 mil pessoas de todas as idades.A Mimosa está também presente na Corrida da Mulher EDP “Lisboa, a Mulher e a Vida”- saúde no feminino.

A Marca da naturezaA origem determina a qualidade do leite – foi este o conceito que esteve na base de diversas iniciativas promovidas pela marca Agros em 2013. Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, a marca Agros recriou um estábulo na Estação de metro da Trindade, no Porto, destacando a origem do leite, a preocupação com a alimentação e o modo de vida das vacas bem como o respeito pelos produtores. Paralelamente, numa parceria com as Eco-Escolas e com a Tetra Pak, a Agros protagonizou workshops de reciclagem de embalagens de leite e do seu tratamento após consumo. Esta ação foi recriada na Feira de Agricultura Biológica que decorreu no Porto.

Os milhões de embalagens de leite Agros são um importante veículo de transmissão de mensagens relevantes do ponto de vista ambiental, porque vão para além da menção obrigatória do ecoponto, alertando o consumidor para as boas práticas em prol da preservação do ambiente.

Nas embalagens da gama de lácteos Biológicos, a Agros vai mais longe e explica o que é a agricultura biológica e quais as características efetivas dos produtos oriundos do modo de produção biológico.

2 T I R A R A S M E D I D A S

Page 19: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

Uma pesquisa constante no alcance da perfeição

O investimento em investigação e desenvolvimento é uma prioridade na Lactogal que, em prol de uma alimentação equilibrada, estuda, avalia e adapta a sua oferta às necessidades específicas do consumidor:

• Dotou a sua gama de sumos Fresky de soluções que respeitam o referencial para uma alimentação saudável definido pelo Ministério de Educação, publicado pela Direção-Geral da Educação. A gama é atualmente composta por mais dois produtos, Néctar de Laranja e Néctar de Frutos Tropicais, cuja principal característica é o equilíbrio de doçura e naturalidade da fruta associado à ausência de açúcar adicionado.

• Considerando os dados da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia que estimam que 1/3 da população portuguesa sofra de intolerância à Lactose, a empresa responde às necessidades específicas deste grupo de pessoas desde 2006. Apresenta soluções para diferentes graus de intolerância, como resposta nutricional adequada a diferentes necessidades alimentares. Em 2013 acrescentou novas opções de sabor à gama Mimosa 0% Lactose e lançou o novo leite Vigor Sem Lactose.

• Aferindo que a “Linha”, o Ritmo e a Saúde são cuidados importantes para quem se preocupa com uma alimentação saudável e com o bem--estar, a Mimosa criou a Roda do Bem-Estar, um símbolo agregador, presente nas linhas de produtos magros, que indica para cada produto as características nutricionais que contribuem para a manutenção da Linha, Ritmo e Saúde – aspetos fundamentais do Bem-Estar.

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 19

Page 20: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

Os 10 princípios do bem-Estar:- Beba leite

- Consuma lácteos - Coma pouco, muitas vezes

- Faça boas escolhas- Coma com prazer

- Seja prático e criativo- Viva mais ao ar livre

- Relaxe- Goste de si

- Seja responsável com o seu corpo

RODA DO bEM-ESTAR

RODA DO BEM EST

AR R

ODA

DO B

EM E

STA

R RO

DA D

O BE

M ESTAR RODA DO BEM ESTAR RODA DO BEM

ESTAR RODA DO BEM

ESTAR RODA DO BEM ESTAR

LINH

A RITMO

SAÚ DE

metabolismo produtor de energia normal

Fonte de fósforo que contribui para um

Fonte de cálcio e rico em proteínas que contribuem para a manutenção da

0% a

çúca

res a

dicion

ados

0% g

ordu

ra

estrutura normal dos ossos e da massa musc

ular.

MAGRO

• Conscientes de que a indústria alimentar é um dos intervenientes fundamentais para a promoção de bons hábitos alimentares, a empresa atua em diversas frentes, adaptando a sua oferta às necessidades específicas do consumidor:

- Promoveu o maior estudo realizado em Portugal com o objetivo de

avaliar a relação peso-estatura e determinar a prevalência da obesidade e excesso de peso nas crianças e jovens, definida em função do valor estimado para o índice de Massa Corporal (IMC). Este estudo veio a revelar que Portugal é um dos países com maior prevalência de excesso de peso em crianças e jovens, sendo, para a Lactogal, o ponto de partida para o “Projeto Redução de Açucares”.

- A prestação de informação aos consumidores sobre géneros alimentícios foi outro dos focos de 2013. As informações de rotulagem foram alvo de revisão. Para além da melhoria dos perfis nutricionais, atuou na garantia de que a informação seja clara, legível e útil, por exemplo, a rotulagem dos alergénios. Também nesta linha de produção desenvolveu o símbolo agregador Roda do Bem-Estar.

• O projeto de Melhoria de Perfis Nutricionais vem a materializar-se na reavaliação constante de formulações: na redução de açucares, na redução de gorduras ou na redução de sal sempre que possível. Os leites com sabores, iogurte fruta batida e queijinhos frescos são a materialização mais evidente de que é possível educar para um perfil nutricional mais equilibrado.

2 T I R A R A S M E D I D A S

20 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Page 21: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 21

O Relacionamento com Colaboradores e Parceiros de NegócioA comunicação, nas suas mais diversas formas, quer a nível interno, quer para o exterior, é uma aposta forte na Lactogal. Um maior grau de envolvimento dos parceiros de negócio com a Lactogal permite a criação de sinergias, a partilha de experiências e o desenvolvimento de parcerias.

COLAbORADORES Boletins Internos

CartazesReuniões Informativas

Intranet – LacnetJornal – Lactual

Painéis InformativosRelatórios

Reuniões InformativasRevista Corporativa – Lactitude

Website

EnTIDADES GOVERnAMEnTAISApoios a iniciativas

Website

CLIEnTESAções de Formação

Feiras do SetorWebsite

FORnECEDORESAuditoriasWebsite

COMUnIDADE CIEnTíFICAPatrocínios RelatóriosWebsite

COMUnIDADEAções de Voluntariado

DonativosMecenato PatrocíniosWebsite

MEDIAAtendimento personalizado

às solicitações dos jornalistas Comunicados de imprensa

Eventos e Iniciativas Website

Page 22: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

22 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

3C o m C o n t a ,

p e s o e m e d i d a

O DESEmPENhO AmBIENTAL

A sustentAbilidAde AmbientAl é umA preocupAção constAnte nA

lActogAl

Page 23: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 23

A pegAdA ecológicA em 2013A Sustentabilidade Ambiental é uma preocupação e uma realidade vivida, todos os dias, pela Lactogal. Com resultados muito positivos em 2013, a Empresa destaca alguns indicadores através dos quais monitoriza as suas atividades no que concerne a uma redução do impacto que estas possam ter no meio ambiente.

Consumo de Recursos Naturais

consumo de águaA água é um recurso que possui um papel fundamental no processo produtivo da Lactogal. Para reduzir o impacto no consumo deste recurso têm vindo a ser implementadas ações com vista a um consumo mais eficiente, através de reutilização e reaproveitamento da água.

consumo específico de águaO consumo de água está associado à atividade de processamento do leite, desde a receção até à obtenção do produto final. Entre 2009 e 2013 o consumo total de água, nas unidades da Lactogal, em valor absoluto, reduziu 8%. O rácio de consumo específico de Água (CEA) em Lts de água /Lts de Leite processado tem vindo a reduzir desde 2009 encontrando-se, desde 2011, abaixo do valor recomendado pelas MTD´s (melhores tecnologias disponíveis) para a indústria de laticínios.

1 800 000

1 700 000

1 600 000

1 500 000

1 400 000

1 300 000

1 200 0002009 2010 2011 2012 2013

CONSUMO DE ÁGUA (m3) na Lactogal

3.00

2.50

2.00

1.50

1.002009 2010 2011 2012 2013

CONSUMO ESPECÍFICO DE ÁGUA (Lts de água/Lts leite proc.)

Campanha Interna “Alfabeto da Poupança”

Page 24: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

24 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

3 C O M C O n T A , P E S O E M E D I D A

consumo de gás natural O consumo de combustíveis fósseis, nomeadamente o gás natural, é importante pelas emissões atmosféricas que representa, essencialmente ao nível do CO2, o qual contribui para o efeito de estufa do planeta. A Lactogal tem reduzido as emissões, nomeadamente a substituição do consumo de fuel óleo por gás natural, combustível mais limpo e menos poluente. Atualmente todas as unidades da Empresa consomem gás natural. no ano de 2013 continuou a verificar-se uma tendência de redução deste indicador relativamente aos anos anteriores.

consumo de energia elétricaOs consumos de energia são acompanhados pela Lactogal não só pelo peso económico que representam mas, também, pelo impacto que têm quer através do consumo de recursos naturais quer pelas emissões de CO2 que representam para a produção de energia elétrica. A evolução do rácio consumo global de energia (tep) por litro de leite processado reduziu significativamente em 2011, tendo vindo a manter-se constante desde essa data.

11

12

1314

15

16

1718

19

20

10

2009 2010 2011 2012 2013

CONSUMO ESPECÍFICO DE GÁS NATURAL(Nm3 GN/Ton leite proc�sado) Campanha Interna “Alfabeto da Poupança”

0.000

0.020

2009 2010 2011 2012 2013

0.040

0.060

CONSUMO ESPECÍFICO DE ENERGIA Tep/m3 de leite proc�sado

Page 25: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 25

Emissões para Água e Solo

produção de águas residuaisA Lactogal possui, nas suas unidades industriais, Estações de Tratamento de Efluente Industrial (ETEI) que obedecem a elevados padrões de monitorização e descarga de água tratada em meio hídrico. As ETEI têm vindo a ser alvo de grandes investimentos com vista à otimização do processo, quer nos resultados do tratamento do efluente, quer nos custos associados à exploração/manutenção das estações de tratamento.

A Lactogal tem vindo sempre a procurar e a implementar soluções de reutilização e reaproveitamento de água residual tratada para lavagem de equipamentos e pavimentos nas estações de tratamento de resíduos sólidos e na de efluentes líquidos, assim como o aproveitamento de águas pluviais para a rega.

produção de resíduos Sempre consciente do impacto das suas atividades na produção de resíduos, a Lactogal tem a preocupação de reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para aterro, visando sempre a separação na fonte, através de sensibilizações constantes a todos os colaboradores. As soluções procuradas têm sempre como primeiro objetivo a redução, a reutilização e a valorização dos resíduos gerados na sua atividade, recorrendo à eliminação apenas quando não existe uma solução de valorização. Foram efetuadas parcerias com operadores de resíduos, maximizando a taxa de resíduos encaminhados para reciclagem.

A taxa de valorização tem vindo a aumentar ao longo dos anos, situando-se, em 2013, num patamar bastante elevado, atingindo um valor de excelência de 96,8%, no conjunto das três unidades industriais.

0.00

0.25

0.50

0.75

1.00

1.25

1.50

1.75

2.00

2.25

2.50

2009 2010 2011 2012 2013

PRODUÇÃO ESPECÍFICA DE EFLUENTE (m3 efluente/m3 de leite proc�sado)

50

79.3

83.185.4

96.8

60

70

80

90

100

2009 2010 2011 2012 2013

TAXA DE VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS %

95.3

0.0021

0.0022

0.0023

0.0024

0.0025

0.0026

0.0027

2009 2010 2011 2012 2013

PRODUÇÃO ESPECÍFICA DE RESÍDUOS LACTOGAL (Ton ríduo produzida/ Lts de leite procsado)

Page 26: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

26 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

• Medição diária e monitorização do consumo de recursos naturais, tais como: água, energia elétrica e gás natural, com vista à redução do consumo e preservação dos recursos naturais;

• Definição, acompanhamento e divulgação interna de indicadores ambientais, alguns associados aos BREFF (melhores tecnologias disponíveis);

• Implementação de campanhas de sensibilização internas para estimular comportamentos ambientalmente responsáveis por parte dos colaboradores;

• Tratamento dos efluentes líquidos produzidos nas instalações fabris em estações de tratamento de águas residuais próprias que garantem um elevado nível de tratamento do efluente e o cumprimento dos valores limite;

• Monitorização diária do efluente líquido a jusante e montante do tratamento efetuado internamente, assegurando a qualidade da água tratada;

• Medição e acompanhamento das emissões de CO2, das unidades abrangidas pelo CELE (Comércio Europeu de Licenças de Emissão);

• Recolha seletiva e encaminhamento para destino adequado dos resíduos perigosos produzidos na instalação;

• Manutenção preventiva das redes de águas pluviais e residuais; monitorização e verificação da conformidade dos valores limite das fontes de emissões atmosféricas; armazenagem de produtos químicos sob bacias de retenção, para evitar derrames para o solo e ou água;

• Verificação do cumprimento dos níveis de ruído ambiental e incomodidade para o exterior; disponibilização de fontes de alimentação elétrica para os veículos de carga de mercadoria de frio nos cais de carga; instalação de barreiras de ruído e insonorização de salas/áreas com equipamentos ruidosos.

Todas estas boas práticas são realizadas cumprindo com as obrigaçõesdefinidas na legislação em vigor.

boAs práticAs AmbientAis:

3 C O M C O n T A , P E S O E M E D I D A

Page 27: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 27

A ecoeficiênciAna sequência da sua preocupação constante com o ambiente e do compromisso com um desenvolvimento sustentável, a Lactogal apostou em 2013 em várias iniciativas em prol da preservação do ambiente, sendo de destacar a preocupação com as embalagens dos seus produtos.

Durante o ano de 2013, o selo FSC - Forest Stewardship Council ® esteve presente em 27% do total das embalagens de cartão dos produtos da Lactogal. Uma certificação internacional que garante as mais altas normas sociais e ambientais na área florestal. Estas embalagens são feitas maioritariamente de matéria-prima renovável e a madeira utilizada na produção do cartão é proveniente de florestas geridas de forma sustentável. A empresa está progressivamente a aumentar a utilização deste cartão na embalagem dos seus produtos.

Agros Desde julho de 2012,

quando a Agros eliminou os packs de papel nos iogurtes Agros biológicos, até final de

2013:

Cerca de 330 mil packs não utilizados nos iogurtes Agros

Biológicos;

Cerca de 49 milhões de packs em cartão

não utilizados na Linha Tradicional.

mimosA Desde julho de 2012 até

final de 2013:

Mais de 2,5 milhões de packs em cartão não

utilizados no Mimosa Fruta Batida.

mAtinAl O leite selecionado

Matinal apresenta-se numa embalagem exclusiva e

elegante produzida em papel renovável e 100% reciclável. Esta embalagem representa

mais um passo de Matinal no caminho da inovação e da responsabilidade ambiental.

2.554.792 packs em cartão não utilizados nos iogurtes Mimosa Fruta Batida.

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 27

Page 28: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

28 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

4O H O m e m é a m e d i d a d e t O d a s a s c O i s a s

O DESEmPENhO SOCIAL

na lactogal as pessoas são o ativo mais importante

da empresa

Page 29: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 29

o capital HumanoAs pessoas são o ativo mais importante e constituem a chave para o desenvolvimento da Empresa.

A Lactogal, sempre consciente da importância do seu capital humano, atua e mobiliza todos os seus esforços no sentido de minimizar impactos sociais e valorizar os seus colaboradores.

Quadro de PessoalO ano de 2013 fechou com praticamente o mesmo número de colaboradores do que o ano 2012, com um decréscimo de 0,9%, fixando-se o número de colaboradores nos 1542.

Fruto da reorganização comercial implementada na empresa – fusão da rede comercial das empresas Lactogal Produtos Alimentares S.A. e Lacticínios Vigor S.A. – registou-se uma redução substancial no número de colaboradores nesta área do negócio.

Numa decisão de caráter social e com o objetivo de evitar um maior número de despedimentos, foram transferidos da Vigor para a Lactogal 54 colaboradores. Evitou-se, desta forma o despedimento de colaboradores, a maioria dos quais perto da idade da reforma, tendo sido recolocados como motoristas na distribuição logística, que anteriormente era assegurada por transportes externos..

1542 número de colaboradores da Lactogal no final de 2013.

Campanha Interna “Alfabeto da Poupança”

Page 30: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

4 O h O m E m é A m E d I d A d E t O d A S A S C O I S A S

AbsentismoA taxa de absentismo foi de 4,78%, em 2013, mantendo-se baixa para uma atividade com um peso industrial tão grande e melhorando 0,4 pontos percentuais em relação a 2012.

de destacar o absentismo por acidente de trabalho que mantém a tendência de redução dos últimos anos.

Pelo terceiro ano consecutivo todos os índices de sinistralidade monitorizados pela empresa mantiveram o nível qualitativo de Bom, de acordo com o critério de classificação da Organização mundial de Saúde (OmS), melhorando 8% em relação a 2012 (índice de gravidade) e 1,4% (índice de frequência).

O esforço significativo ao nível de investimento e formação na área de higiene e Segurança continuam a refletir o reforço e manutenção da cultura de segurança conseguido nos últimos anos.

Esta melhoria sustentada nos últimos anos foi reconhecida pelos parceiros da Lactogal.

Boas práticas de Segurança e Saúde no TrabalhoA Lactogal aposta no reconhecimento e promoção de locais de trabalho seguros e saudáveis no seio de todas as suas unidades, com base no diálogo tripartido, na participação e no desenvolvimento de uma cultura de prevenção e segurança, que visam garantir e auxiliar um desenvolvimento inteligente, sustentável, produtivo e inclusivo da sua atividade económica. Assim, a empresa adotou as seguintes medidas: 1. Um sistema de gestão para a área de higiene, segurança e saúde que

permitiu a diminuição de acidentes de trabalho, gestão da componente de emergência e segurança contra-incêndio, controlo de alcoolemia;

2. Consulta sistemática aos colaboradores e avaliação efetiva e sistemática em matéria de higiene, segurança e saúde;

3. Implementação sistemática e constante de informação de segurança, regulamentos, boas práticas dos riscos afetos à atividade e prevenção da sinistralidade. Com a campanha “Somos Seguros” otimizou-se a informação permanente dos principais riscos existentes em todas as atividades através da afixação de diversos elementos de comunicação dispersos pelos diferentes locais de trabalho.

SEJA SEGURO!EVITE O ACIDENTE!

ZONA DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS

PARA A EmPRESA mELhORARTRAbALhAmOS SEm NOS mAGOAR

NUNCA SUbA AOS ROLAmENTOS

EVITE OS FERImENTOS

UmA bOA POSTURADEVE mANTER

PARA AS COSTAS NÃO TORCER

TOCHA_530 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Page 31: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 31

FormaçãoA Lactogal desenvolve a sua atividade sempre com critérios de atuação fortemente baseados na valorização pessoal e profissional de todos os seus colaboradores. de forma a criar condições para a melhoria de vida e de trabalho, a empresa estimula desempenhos profissionais superiores e tem vindo a promover um conjunto de ações de formação aos colaboradores, assentes numa perspetiva de continuidade.

Ao promover a realização do Plano de Formação para 2013, a Empresa privilegiou, sobretudo, as áreas técnicas, nomeadamente a formação interna, as formações em Segurança Alimentar e na área de higiene, Segurança e Saúde no trabalho.

Com a realização de várias ações de formação nestas áreas, a Lactogal sensibilizou e formou os colaboradores, não só em matérias que compreendiam as medidas de prevenção em vigor na Empresa, mas também as exigências do processo produtivo no âmbito da higiene, segurança e ambiente, decorrentes das certificações de qualidade alimentar, nacionais e internacionais, que a Lactogal possui.

Realizaram-se um total de 97 cursos, 271 ações de formação e obteve-se um volume de formação de 21.830 horas.

• a área da segurança e Higiene no trabalho foi a de maior relevância e aquela que mais colaboradores envolveu em formação;

• as ações realizadas na área de Haccp proporcionaram aos colaboradores um aumento de conhecimentos necessários ao cumprimento dos objetivos da qualidade na área alimentar, garantindo uma adaptação aos requisitos da norma de qualidade. estas ações consideraram-se de extrema importância, abrangendo grande parte dos colaboradores das unidades fabris;

• as ações de treino de condução de empilhadores permitiram que os colaboradores, que habitualmente trabalham com este tipo de equipamento, possam utilizá-los de forma cada vez mais adequada e segura;

• a ação de Formação contínua para motoristas de mercadorias permitiu a abordagem de temas com grande aplicabilidade no dia a dia dos motoristas e a oportunidade de obterem o cam – certificado de aptidão de motoristas, certificação necessária para a realização da atividade de motoristas de pesados de mercadorias.

14 Horasmédia de horas de

formação por ano por colaborador

88%Foi a taxa de Satisfação (avaliada com base nos

questionários de satisfação)

21.830horas de formação

49 ações internas de Formação

57% das horas foram consumidas com titulares de funções da área Industrial, 16% com funções da área da Logística e 12% da área

Comercial

principais ações 2013

T de Talento.Todas as pessoas têm talento. Porém, o que diferencia os melhores é o seu empenho em tudo o que fazem.

Experimente treinar o seu talento aprendendo algo novo todos os dias e pensando no valor de cada actividade que faz.

Page 32: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

32 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

4 O h O m E m é A m E d I d A d E t O d A S A S C O I S A S

a responsabilidade social A Lactogal privilegia nas suas práticas o respeito e a implementação de políticas de sustentabilidade e de responsabilidade social. A empresa adota como linha de conduta o apoio social, dando o seu contributo para melhorar as condições nas comunidades onde está inserida.

No exercício da sua responsabilidade social, a Lactogal orienta os seus princípios de atuação baseando-se numa relação privilegiada com instituições de diversas áreas tais como de solidariedade, culturais, de educação, de investigação, do desporto, entre outros.

A Lactogal apoia diversas iniciativas, tendo já um sólido histórico nesta área. Em 2013, a Empresa reforçou, uma vez mais, o seu apoio a IPSS e outras instituições sem fim lucrativos, através de donativos que atingiram cerca de 981 mil euros repartidos por mais de sete dezenas de beneficiários.

Incluídos nestes donativos destacam-se 29 instituições de solidariedade inscritas num programa da Lactogal, através do qual recebem, periodicamente, produtos alimentares (iogurtes, leite, queijo, manteiga).

Estas instituições, localizadas de norte a sul do país incluindo regiões autónomas, apoiam famílias e utentes carenciados. durante o ano de 2013 foram doados 416.260 kg/Lt de produtos, num valor total de 843.585,00€. Este valor equivale a mais de 2,4 milhões de copos de leite/iogurtes servidos em pequenos-almoços ou lanches da população carenciada.

2,4 milHões de copos de leite/iogurtes doados, servidos em pequenos-almoços ou lanches da população carenciada.

Page 33: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 33

PERA - Programa Escolar de Reforço AlimentarAinda no âmbito da Política de Responsabilidade Social da Lactogal, durante os anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014, a Empresa apoiou o Programa Escolar de Reforço Alimentar – PERA. Este Programa Escolar pretende conciliar a educação alimentar com a necessidade de suprir carências alimentares detetadas em alunos que frequentam as escolas públicas.

A missão da Lactogal é fazer as pessoas sentirem-se bem ao longo da vida, com produtos pensados para uma alimentação equilibrada, onde o leite é determinante. Sendo os laticínios um grupo alimentar que deve fazer parte de uma alimentação equilibrada, em todas as fases da vida, a Lactogal acredita que todos devem ter presente este tipo de alimentos, que são um excelente veículo de nutrientes essenciais, na alimentação diária.

A Lactogal subscreveu a essência deste Programa e aceitou esta parceria, concretizando o seu apoio através do donativo de embalagens de leite e iogurtes disponibilizados, de forma parcelar, todos os meses.

Outras iniciativas relevantes no domínio da Responsabilidade Social da Lactogal são a renovação de apoios a outras instituições de diversas áreas tais como na área da educação, cultura, investigação, inovação, empreendorismo ou ambiente. destacamos a EPIS - Empresários pela Inclusão Social, a BCSd Portugal - Conselho Empresarial para o desenvolvimento Sustentável, a Fundação Casa da música, a COtEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, a Fundação AEP e a ESB-UCP Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.

2012/2013 Unidades Valor 97.230 31.881€

2013/2014Unidades Valor31.244 13.593€

Page 34: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

34 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

5G a s t o s b e m m e d i d o s

O DESEmPENhO ECONÓmICO

Um crescimento económico realizado de forma sUstentável

Page 35: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 35

os números Em 2013 os resultados económicos da Lactogal foram bastante positivos. Destacamos os seguintes resultados de vendas da Empresa:

evolUção das vendas totais (m€)

Ano20132012201120102009

Vendas milhões €731683687682686

evolUção das vendas marcas comerciais (m€)

Ano20132012201120102009

Vendas milhões €468466474482488

evolUção das vendas mercado eXterno (m€)

Vendas milhões €194

153,8136,5

114105,2

Ano20132012201120102009

Page 36: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

584 milhões de eurosé o valor global de compras.

1 ano 1 462 259 405por mês 121 854 950 por semana 28 120 373 por dia 4 006 190 por hora 166 925 por minuto 2 782 por segundo 46

Unidades vendidas 2013

36 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Page 37: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 37

a aposta em portUgalA Lactogal orgulha-se de 96,3% das suas compras serem realizadas a fornecedores nacionais, com um valor de compras global superior a 584 milhões de euros, em 2013, num total de 1111 fornecedores.

A valorização de fornecedores responsáveis e a aposta em parceiros nacionais são duas prioridades na Lactogal.

Assumindo desde sempre um papel ativo na valorização da produção de leite nacional, a Lactogal é um agente fundamental na sustentabilidade do setor leiteiro português, da agricultura portuguesa e da estabilidade de muitas dezenas de milhar de famílias que dele dependem.

A Lactogal acredita, igualmente, que o desenvolvimento e crescimento da sua atividade económica deve ser realizado de forma sustentável, não esquecendo o bem-estar social e cultural, sobretudo nas comunidades onde está inserido.

Na Lactogal os fornecedores são parceiros que detêm grande importância no cumprimento do negócio. Desta forma a escolha destes parceiros, a sua categorização e o relacionamento que com eles mantém assentam em princípios de respeito, imparcialidade e seriedade a que estão obrigadas.

A seleção de fornecedores e a avaliação do seu desempenho são fatores fundamentais e a empresa assume como decisivo o cumprimento dos princípios sociais, conforme está definido nas Condições Gerais de Compras (CGC) da empresa. Durante o ano de 2013 foram monitorizados 478 fornecedores de forma integrada, nas suas diferentes tipologias.

96,3 é a percentagemde compras realizadas a fornecedores nacionais.

Page 38: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

38 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

6c e r t i f i c a ç õ e s

COMPROMISSO DE QUALIDADE

ConCeito inCorporado noS proCeSSoS de trabalho da laCtogal

Page 39: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013 39

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTARA Política da Qualidade, Segurança Alimentar, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho enquadra, na estratégia da Lactogal, o compromisso de eficácia dos processos e satisfação do cliente bem como a segurança do consumidor.

A procura da melhoria contínua, numa ótica de eficiência e eficácia, incorporando os conceitos de desenvolvimento sustentável, é o motor que impulsiona e empresa no caminho da excelência.

Consciente das suas responsabilidades na cadeia alimentar, a Lactogal implementou atividades, procedimentos e práticas que sustentam e suportam os compromissos e objetivos emanados da sua Política, bem como procura influenciar, através de uma comunicação ativa, os seus fornecedores e clientes para os mesmos valores.

A Qualidade e Segurança Alimentar, bem como as boas práticas ambientais e de segurança no trabalho, são conceitos incorporados nos processos de

trabalho da empresa e que, desde muito cedo, os colaboradores assimilam na sua atividade.

A certificação ao nível da Qualidade (ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade) e da Segurança Alimentar (ISO 22000 - Sistema de Gestão de Segurança Alimentar e o IFS - International Food Standard), enquanto referenciais reconhecidos internacionalmente, representam o compromisso de toda a organização com a excelência.

Se as certificações de sistemas de gestão representam a excelência nas práticas, as certificações de produto e modo de produção biológico têm um caráter mais específico. Assim, quer na certificação de produto, que atesta seleção da matéria-prima na fonte, quer na certificação do modo de produção biológico, que se diferencia pelas boas práticas de gestão (agrícolas, ambientais, entre outros), como é o caso dos produtos biológicos, a Lactogal aposta no reconhecimento externo da qualidade e diferenciação dos seus produtos.

1997ISO 9001 1999

2001

2009

2011

SATISFAÇÃO Valores que a Lactogal pretende partilhar com os seus colaboradores, clientes e consumidores.

QualidadeCertificação de produto

Modo de produção biológico

Segurança Alimentar

ISO 22000

IFS FoodQualidade e Segurança Alimentar

Page 40: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

40 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

boaS prátiCaS de qualidade e SeguranÇa aliMentar• Definição e acompanhamento de indicadores de

referência das diversas atividades da empresa;

• Formação a todos os colaboradores em boas práticas e segurança alimentar;

• Infraestruturas (instalações e tecnologia) de alta qualidade com preocupação sistemática na sua conservação e melhoria;

• Comunicação interativa ao longo da cadeia alimentar, especialmente com os nossos parceiros, no sentido de lhes dar a conhecer os requisitos relevantes relativos aos nossos produtos bem como de os envolver no processo de melhoria contínua;

• Envolvimento dos diversos elos da cadeia na manutenção da cadeia de frio através da divulgação das melhores práticas disponíveis e seguimento próximo dos fatores relevantes;

• Metodologias exigentes, de monitorização e controlo de processos, com vista a assegurar a confiança nos nossos produtos;

• Garantir conhecimento interno das disposições legais em vigor, bem como de outras referências normativas e alertas institucionais;

• Análise e avaliação continuada dos fatores de risco, em função da evolução do conhecimento científico e da evolução tecnológica.

40 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

Page 41: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

polÍtiCa da qualidade, SeguranÇa aliMentar, aMbiente, SeguranÇa e SaÚde no trabalho

A Lactogal Produtos Alimentares S.A., tendo em conta a sua missão, visão e valores, assume, como compromisso, fornecer produtos e serviços seguros que vão ao encontro do nível de satisfação dos seus consumidores, clientes e da própria Lactogal, tendo sempre presente a relação qualidade/custo, integrando princípios de atuação responsável para com o ambiente bem como de segurança e saúde dos colaboradores.A Lactogal respeita os compromissos com todos aqueles com quem se relaciona e compromete-se a definir, comunicar e fazer aplicar, a todos os níveis da organização e prestadores de serviços, uma Política da Qualidade, Segurança Alimentar, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho de acordo com os seguintes princípios:

• Garantir a conformidade legal de todos os produtos, serviços e atividades, assim como um rigoroso cumprimento das normas de Qualidade, Segurança Alimentar, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho;

• Identificar e avaliar os riscos de forma a garantir a Segurança Alimentar dos produtos;

• Assegurar e promover uma comunicação interativa ao longo da cadeia alimentar sobre requisitos de Qualidade e Segurança Alimentar;

• Identificar e avaliar periodicamente os impactes ambientais, procurando a melhoria contínua do desempenho ambiental das suas atividades, dentro de uma estratégia de prevenção da poluição e gestão responsável de recursos naturais;

• Avaliar os riscos da atividade e analisar ocorrências implementando ações de melhoria para proteção dos colaboradores, visando um elevado padrão de Segurança e Saúde no Trabalho;

• Melhorar o nível de formação e de desempenho dos colaboradores de modo a garantir um elevado profissionalismo;

• Estabelecer e divulgar objetivos e metas, para funções e níveis relevantes da empresa, que concretizem a aplicação desta Política.

É convicção da Lactogal que é possível melhorar continuamente, acreditando que o sucesso é resultado da consciencialização partilhada por todos os colaboradores, procurando que cada atividade seja realizada de modo mais eficiente, com maior eficácia e num quadro de desenvolvimento sustentável.

Queremos fazer sempre melhor!

Page 42: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

42 RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 2013

FIChA TÉCnICA

ediÇãoLactogal Produtos Alimentares S.A.

deSignCV&A Consultores

tirageM300 exemplares

deSpóSito legal381547/14

Relatório de Responsabilidade Corporativa da Lactogal escrito segundo o novo acordo ortográfico.

Este relatório foi produzido com o máximo respeito pelo ambiente, utilizando papel reciclado Fedrigoni com certificações FSC e Ecolabel.

Pode consultar a versão digital do presente relatório em www.lactogal.pt

Page 43: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem
Page 44: A M e d i d A - lactogal.pt · naturais e de energia elétrica, o tratamento e a reutilização de águas residuais, a diminuição de produção de resíduos e o aumento da reciclagem

LACTOGAL Produtos Alimentares S.A.Rua Campo Alegre 830 - 5º, 4150-171 Porto

(+351) 226 07 00 00