a importancia de estudar administração pública no cenário atual

7
“NÃO FALTA DINHEIRO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, FALTA GESTÃO” “NÃO FALTA DINHEIRO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, FALTA GESTÃO” NOTA O presente artigo tem por objetivo esclarecer algumas questões relativas ao curso de Bacharel em Administração Pública, às perspectivas e desafios da profissão. Cumpro, também, nesta ocasião, um compromisso pessoal de auxiliar diversos estudantes que almejam ingressar nas carreiras públicas, mas não fazem ideia de qual graduação poderá lhes proporcionar melhor preparação para enfrentar os desafios de ingresso nos cargos públicos. Sugiro que quaisquer dúvidas ou sugestões sejam encaminhadas para o email: [email protected], pois tenho certeza que contribuições relativas ao tema irão colaborar para a melhoria deste e de outros materiais. Muito obrigado! José Everaldo R. Ferreira - Consultor Comercial do IDP. DEPOIMENTO “Todo estudante com o objetivo de ingressar nas carreiras públicas deveria escolher como graduação superior o curso de Bacharel em Administração Pública, tendo em vista que a matriz curricular dessa graduação contém as principais disciplinas demandadas nos concursos públicos realizados pelas grandes bancas examinadoras”. Leonardo Oliveira Servidor Público Federal, Professor da EAB/IDP e Mestre em Administração Pública pela UNB.

Upload: everaldo-rodrigues

Post on 26-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A importancia de estudar administração pública no cenário atual

de Direito Público - IDP.

“NÃO FALTA DINHEIRO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, FALTA GESTÃO”

“NÃO FALTA DINHEIRO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, FALTA GESTÃO”

NOTA O presente artigo tem por objetivo esclarecer algumas questões relativas ao curso de Bacharel em Administração Pública, às perspectivas e desafios da profissão. Cumpro, também, nesta ocasião, um compromisso pessoal de auxiliar diversos estudantes que almejam ingressar nas carreiras públicas, mas não fazem ideia de qual graduação poderá lhes proporcionar melhor preparação para enfrentar os desafios de ingresso nos cargos públicos. Sugiro que quaisquer dúvidas ou sugestões sejam encaminhadas para o email: [email protected], pois tenho certeza que contribuições relativas ao tema irão colaborar para a melhoria deste e de outros materiais. Muito obrigado! José Everaldo R. Ferreira - Consultor Comercial do IDP.

DEPOIMENTO “Todo estudante com o objetivo de ingressar nas carreiras públicas deveria escolher como graduação superior o curso de Bacharel em Administração Pública, tendo em vista que a matriz curricular dessa graduação contém as principais disciplinas demandadas nos concursos públicos realizados pelas grandes bancas examinadoras”. Leonardo Oliveira – Servidor Público Federal, Professor da EAB/IDP e Mestre em Administração Pública pela UNB.

Page 2: A importancia de estudar administração pública no cenário atual

Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP SGAS Quadra 607, Módulo 49, Via L2 Sul, Brasília-DF, CEP: 70200-670. Tel.: (61) 3535-6565 www.idp.edu.br

Página 2 de 7

O CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CENÁRIO ATUAL O tema Administração Pública está inserido nos mais amplos debates sobre as

formas de atuação e desafios do Estado. O recorrente processo de transformações sociais, econômicas e tecnológicas das sociedades contemporâneas tem imposto às organizações públicas a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias e modelos de gestão para lidar com a multiplicidade de necessidades e interesses. É nesse contexto que o conhecimento acerca de novos modelos de gestão governamental e de políticas públicas bem-sucedidas vem sendo amplamente discutido no meio profissional e acadêmico.

O Brasil carece exponencialmente de uma “Reforma Profissionalizante” em sua

gestão, demandando cada vez mais de novos profissionais com mão de obra específica e especializada. Há um clamor muito forte por profissionalização no setor público, em vista disso, as organizações públicas passaram a investir maciçamente na capacitação profissional dos seus colaboradores. Essas mudanças vêm abrangendo todas as esferas de Governo (Federal, Estadual e Municipal). Os grandes desafios do Estado Contemporâneo reforçam a necessidade de contratação (direta e indireta) de profissionais altamente qualificados, na busca por uma gestão eficiente, eficaz e capaz de aliar desenvolvimento social e econômico com a diminuição dos gastos públicos.

Nesse cenário, as pessoas com notório conhecimento e qualificação profissional em

gestão pública, certamente estão sendo reconhecidas como “ativos intangíveis”, definidos como preciosos e garantidores de vantagens competitivas às organizações públicas, na busca por serviços públicos de qualidade no atendimento aos anseios da sociedade.

No tocante à necessidade de profissionalização da Administração Pública, surge, no

Brasil, um amplo e promissor mercado de trabalho com milhares de oportunidades para gestores públicos profissionais, com perfil de liderança e capacidade de adaptação a ambientes turbulentos e de constantes mudanças.

Sempre sintonizado com as tendências no campo do Direito e Administração

Pública, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) trouxe para Brasília o curso de Bacharel em Administração Pública, integrando domínio próprio, capacidade técnica e habilidades interpessoais que envolvem o seu renomado corpo docente com os discentes e os colaboradores da instituição, visando, sobretudo, a construção e manutenção de uma graduação de alto nível, capaz de desenvolver pessoas aptas a vencerem os desafios de ingresso e desempenho profissional com excelência nas carreiras públicas inerentes às funções administrativas, de gestão governamental e políticas públicas, contribuindo, dessa forma, com a profissionalização do Setor Público, e, consequentemente, com a melhoria das pessoas.

Este é o cenário atual e o momento ideal para buscar conhecimentos e

aprimoramento profissional no âmbito da Administração Pública.

Page 3: A importancia de estudar administração pública no cenário atual

Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP SGAS Quadra 607, Módulo 49, Via L2 Sul, Brasília-DF, CEP: 70200-670. Tel.: (61) 3535-6565 www.idp.edu.br

Página 3 de 7

O QUE É ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA?

A Administração é uma ciência que, por meio de suas técnicas, permite planejar,

organizar, dirigir, coordenar e controlar os recursos das organizações, visando atingir aos objetivos propostos. Sendo a Administração Pública uma ramificação da Administração de Empresas que se utiliza de suas técnicas, porém de uma forma mais adequada às suas peculiaridades. Também conhecida como “Gestão Pública” ou “Gestão de Políticas Públicas”, a graduação em nível de bacharelado com duração de oito semestres, propõe uma formação sólida e preparatória para o desenvolvimento das competências profissionais do estudante, capacitando-o, para atuar como um “Administrador Pleno” e, sobretudo, atender as demandadas do mais implacável dos avaliadores: o mercado.

A expressão “Administração Pública” pode ser empregada em mais de um sentido. Em “sentido objetivo”, significa a atividade voltada à defesa do interesse público pelo Estado. Em sentido subjetivo, designa o complexo de agentes e órgãos públicos, bem como as pessoas jurídicas competentes para desempenhar as atividades administrativas. Assim, em termos subjetivos, Administração Pública equivale a Poder Público ou a Poder Executivo.

O curso de Administração Pública está diretamente relacionado à Gestão Pública

Contemporânea e confere ao estudante os instrumentos de compreensão e análise em gestão governamental e políticas públicas sob a ótica de quatro importantes áreas do conhecimento, que se complementam e interagem entre si: Administração, Ciência Política, Direito e Economia.

Diferentemente da Administração de Empresas, a Administração Pública tem o seu

campo de atuação voltado para o setor público, mas há, também, um amplo e promissor mercado de trabalho em ascensão com várias oportunidades para o gestor público profissional em organizações privadas que também trabalham com políticas públicas, como por exemplo: Organismos Internacionais, Empresas do Terceiro Setor (ONG, OSCIP, OSC, OS), Associações, Fundações, Conselhos (Regionais e Federais) das Profissões, Fundos de Pensão e Previdência, Sindicatos, Embaixadas, Partidos Políticos, dentre várias outras.

Essas organizações demandam cada vez mais, da mão de obra especializada do

administrador público profissional, que poderá ser contratado em regime CLT ou como prestador de serviços na modalidade de consultoria e assessoria em ações de planejamento, criação, defesa e gestão de políticas públicas, podendo trabalhar ainda como mediador nas relações dessas organizações com o Governo. O administrador público atua basicamente na esfera pública, derivando daí as diferenças fundamentais de formação em Administração Pública e Administração de Empresas.

Page 4: A importancia de estudar administração pública no cenário atual

Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP SGAS Quadra 607, Módulo 49, Via L2 Sul, Brasília-DF, CEP: 70200-670. Tel.: (61) 3535-6565 www.idp.edu.br

Página 4 de 7

LEGALIDADE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Somente se tornará “Administrador” o estudante que obtiver o diploma de “Bacharel”

em Administração Pública ou em Administração de Empresas e efetuar o seu registro profissional junto ao Conselho Regional e Federal de Administração (CRA/CFA).

Nos termos da Lei nº 4769/65 que regula a profissão, somente os portadores do título

acadêmico “Bacharel” possuem legalidade para o exercício da profissão de Administrador (Público ou de Empresas). In Verbis:

Artigo 3º O exercício da profissão de Técnico de Administração é privativo:

a) dos bacharéis em Administração Pública ou de Empresas, diplomados no Brasil, em cursos regulares de ensino superior, oficial, oficializado ou reconhecido, cujo currículo seja fixado pelo Conselho Federal de Educação, nos termos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961; [...].

Muito embora o CFA tenha baixado uma resolução permitindo o registro

profissional dos estudantes formados em cursos de tecnologia junto ao CRA, o Tecnólogo jamais poderá atuar como um Administrador, visto que a formação e atuação profissional do Tecnólogo são limitadas em apenas uma área específica do campo de conhecimento da Administração. Somente o estudante com formação em nível de Bacharelado poderá atuar integralmente como Administrador.

MERCADO DE TRABALHO/REMUNERAÇÃO

As mudanças reformadoras iniciadas nos últimos dez anos na Administração Pública demandam cada vez mais por Administradores Públicos profissionais com perfil mais inovador, que sejam empreendedores e saibam conciliar, necessidades e interesses, capazes de lidar com situações inesperadas, trabalhar sobre pressão, e, sobretudo, comprometidos com a ética e com a melhoria das pessoas e das organizações. Essas mudanças fazem com que este seja um dos melhores momentos para uma escolha profissional em um dos mercados mais dinâmicos e promissores na área de ciências humanas.

A média salarial é bastante variável, uma vez que existem muitos tipos de organizações

(públicas e privadas) que precisam contratar mão de obra de administradores públicos,

conforme os seguintes exemplos: nas carreiras federais, a média inicial dos salários é de R$ 11

mil; nas fundações empresariais, a remuneração varia entre R$ 7 mil a R$ 10 mil; e nas

concessionárias de serviços públicos, os valores começam com R$ 5 mil. Os salários iniciais são

atrativos, igualmente como os desafios profissionais.

Page 5: A importancia de estudar administração pública no cenário atual

Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP SGAS Quadra 607, Módulo 49, Via L2 Sul, Brasília-DF, CEP: 70200-670. Tel.: (61) 3535-6565 www.idp.edu.br

Página 5 de 7

Porém, não dá para pensar apenas na questão salarial. A escolha da profissão tem de estar

relacionada com a qualidade e com os desafios que ela proporciona, e neste caso, ela tem a ver

com os desafios do século 21, como resolver questões de interesse público relativas a impactos

ambientais, transportes de massa, educação, saúde, habitação, entre outras.

É possível também que o Administrador Público atue como consultor e gestor de

projetos e negócios compartilhados entre o poder público e o privado, como nos casos de planejamento, implementação e gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs), por exemplo. Podendo ainda trabalhar como Assessor Parlamentar, dentre várias outras funções correlatas à Administração Pública.

DIFERENCIAIS DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE BRASÍLIA – EAB/IDP.

O curso de Bacharel em Administração Pública da EAB/IDP faz parte de um

exclusivo e inovador projeto acadêmico concebido com o propósito de despertar e desenvolver pessoas dinâmicas, questionadoras com perfil de liderança, que possam contribuir na gestão profissional do sistema, segundo os padrões éticos, de forma eficaz e eficiente, dispostos a atender às necessidades do Estado, no planejamento, implemento e gestão de suas políticas públicas.

Um dos principais diferenciais da EAB é a metodologia de ensino, que, além de uma

sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de casos e de aplicações práticas do conhecimento à gestão pública. Dessa forma, busca-se expor ao estudante, desde o primeiro semestre, exemplos reais de técnicas de gestão e de políticas públicas inovadoras. Além disso, a matriz curricular do curso contém as principais disciplinas demandadas nos concursos públicos realizados pelas grandes bancas examinadoras.

APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO - IDP

O IDP iniciou suas atividades em 1998, oferecendo cursos de Pós-Graduação Lato

Sensu a partir de um credenciamento especial, com o propósito de prover capacitação, atualização e extensão em duas importantes áreas do conhecimento, primordiais no exercício profissional da gestão pública: Direito e Administração Pública. Reconhecido pela excelência de suas iniciativas no ensino superior de alto nível, o Instituto passou a ser referência em nível nacional como centro de estudos e de reflexões do Direito e da Administração Pública. A instituição produz e difunde conhecimento de assuntos estratégicos nas áreas em que atua, consolidando-se como um think tank independente, que visa contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

Page 6: A importancia de estudar administração pública no cenário atual

Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP SGAS Quadra 607, Módulo 49, Via L2 Sul, Brasília-DF, CEP: 70200-670. Tel.: (61) 3535-6565 www.idp.edu.br

Página 6 de 7

Objetivando manter o alto nível de excelência já consolidado em sua atuação como

Instituição de Ensino Superior – IES, o IDP tornou-se mantenedor de duas Escolas: a Escola de Direito de Brasília (EDB) e a Escola de Administração de Brasília (EAB), as quais oferecem cursos de formação e capacitação com qualidade diferenciada em nível de Graduação, Especialização, Mestrado e Extensão.

O IDP oferece ainda, diversos cursos de Pós-Graduação e Extensão “In Company”

(Presenciais, Semipresenciais e EaD), pré-formatados ou totalmente customizados, cujas disciplinas e módulos são desenvolvidos de maneira segmentada de acordo com as necessidades de capacitação especificamente levantadas ou apresentadas nas repartições públicas. Atualmente a atuação do Instituto nesse segmento abrange as três esferas de Governo: União, Distrito Federal, Estados e Municípios.

O Instituto reúne em seu corpo docente alguns dos mais respeitados juristas e

gestores públicos do País, incluindo Mestres e Doutores, representantes das mais relevantes carreiras públicas, tais como: Ministros de Estado, Senadores da República, Secretários e Diretores de Ministérios e Agências Reguladoras, Juízes, Membros do Ministério Público, Ministros das mais altas Cortes do País. Esses profissionais têm se dedicado, com o apoio institucional, à formação e ao aperfeiçoamento das novas gerações de profissionais. No IDP, os discentes têm, portanto, a oportunidade de aprender interagindo com quem faz as políticas públicas, a doutrina e a jurisprudência no Brasil, o que, sem dúvida, estimula à conquista de conhecimentos que leva os estudantes a participarem, de modo cada vez mais intenso, do debate acerca dos problemas econômicos e sociais do País.

O notório saber do corpo docente do IDP se consolidou mais ainda com as publicações da série IDP Saraiva. Idealizada pelos professores Gilmar Ferreira Mendes, ministro do STF e Paulo Gustavo Gonet Branco, Subprocurador Geral da República (MPF), a Série IDP nasceu em 2007, resultado de uma parceria entre o IDP e a Editora Saraiva.

A Série IDP objetiva oferecer aos discentes obras dotadas de rigor científico e ampla

pesquisa, proporcionando a compreensão dos conceitos e institutos elementares no âmbito do Direito e da Administração Pública, bem como a reflexão do direito comparado, das questões filosóficas e de temas controvertidos. Há, na Série, uma linha editorial denominada “Administração e Políticas Públicas”, a qual é dedicada à análise dos aspectos relacionados à Gestão Pública e seus desdobramentos nos mais diversos setores da sociedade.

Page 7: A importancia de estudar administração pública no cenário atual

Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP SGAS Quadra 607, Módulo 49, Via L2 Sul, Brasília-DF, CEP: 70200-670. Tel.: (61) 3535-6565 www.idp.edu.br

Página 7 de 7

POLÍTICA DE DESCONTOS EAB/IDP

CURSO OFERTADO: Graduação em Administração Pública em nível de bacharelado. VALOR DO INVESTIMENTO: R$ 1.050,00 (um mil e cinquenta reais) mensais. PERCENTUAL DE DESCONTOS: Inicialmente será concedido Bolsas de Estudos com desconto de 40% (quarenta por cento) para os alunos com matrículas efetivadas até o dia 29/02/2016. Possibilidade de extensão do desconto das bolsas de 40% em até 100% (cem por cento) para os alunos que indicarem outros estudantes com matrícula efetivada até o dia 29/02/2016, conforme o seguinte critério: Indicação de 1 aluno: Bolsa de 50%;

Indicação de 2 alunos: Bolsa de 60%;

Indicação de 3 alunos: Bolsa de 70%;

Indicação de 4 alunos: Bolsa de 80%;

Indicação de 5 alunos: Bolsa de 100%.

O desconto inicial de 40% (quarenta por cento) acompanha o aluno durante todo o curso e as indicações podem ser feitas em qualquer época até a conclusão da graduação. Os descontos advindos de indicações têm validade vinculada à permanência do indicado no curso com a manutenção dos pagamentos das mensalidades conforme definido no contrato de prestação de serviços educacionais firmado entre as partes. O cenário atual é favorável a quem busca conhecimentos em gestão pública, de modo que uma graduação em nível de bacharelado poderá representar um verdadeiro “trampolim” para uma carreira de sucesso no mercado de trabalho mais promissor do Brasil: a Administração Pública. Portanto, aproveite esta oportunidade, venha caminhar conosco, e seja você, parte integrante da mudança que o País mais precisa. José Everaldo R. Ferreira Consultor Comercial 61. 3535-6565 | 8552-0500