a freguesia onde vivo

11
RURALIDADE E URBANIDADE RURALIDADE E URBANIDADE O lugar onde vivo O lugar onde vivo Matosinhos Freguesia de Lavra

Upload: juliaoliveira1965

Post on 13-Jul-2015

474 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: A freguesia onde vivo

RURALIDADE E URBANIDADERURALIDADE E URBANIDADEO lugar onde vivoO lugar onde vivo

MatosinhosFreguesia de Lavra

Page 2: A freguesia onde vivo

Lavra é uma freguesia portuguesa de concelho de Matosinhos, com 10,60Km2 de área e 9408 habitantes (2001). Densidade: 887,5hab/hm2. Foi elevada a vila em 1 de Julho em 2003.

Page 3: A freguesia onde vivo

A Vila de Lavra, situa-se no extremo norte do concelho de Matosinhos, no Distrito do Porto. Confronta com o concelho de Vila do Conde (a norte), a Freguesia de Perafita (a sul), o concelho da Maia (a nascente) e confina com o mar (a poente).

Tem uma área de 12 Km2 e é constituída por 8 lugares: Angeiras, Antela, Cabanelas, Avilhoso, Lavra, Paiço, Praia de Angeiras e Pampelido

Page 4: A freguesia onde vivo

Lavra é uma povoação antiquíssima, certamente anterior ao domínio Romano. Não há dados concretos relativos à data da sua formação, no entanto sabe-se que já existia no século XI e que nesta época teve grande importância.

Nesse século existia um complexo fabril romano de salga e transformação de pescado — onde actualmente ainda se pode visitar um monumento nacional constituído por 23 tanques cavados nos penedos da praia de Angeiras, que servia durante a época romana para a salga de peixe e preparação de garum

Page 5: A freguesia onde vivo

Lavra conjuga na perfeição a Terra e o Mar. Rodeada de casas rurais seculares e verdes campos que se estendem até ao mar. É uma zona essencialmente piscatória e agrícola os seus sectores de economia mais abrangentes são o primário e secundário embora actualmente esteja a ter um desenvolvimento muito patente noutras áreas.

Page 6: A freguesia onde vivo

Com uma costa extensa e praias magníficas, dispõe de estruturas privilegiadas, nomeadamente, o único Parque de Campismo do Concelho e um dos melhores do país.

Page 7: A freguesia onde vivo

Nos últimos anos, e por várias vezes, os autarcas da freguesia de Lavra chamaram a atenção para a falta de transportes que pudessem servir a população, sobretudo aqueles que residem em lugares mais distantes da freguesia.

A resolução do problema, passa por uma conjugação de esforços entre a empresa concessionária e Direcção Geral dos Transportes Terrestres no sentido de ir ao encontro às necessidades da freguesia.

Page 8: A freguesia onde vivo

Tem sido notória a alteração das características da

população tradicionalmente agrícola, piscatória e

migrante, durante o período estival, para um

progressivo incremento da população residente de

forma permanente

Page 9: A freguesia onde vivo

Nos finais do século passado as habilitações literárias nesta freguesia, correspondiam ao 4ºano de escolaridade. Nos nossos dias, foram largamente superadas alcançando já o nível secundário,

existindo até uma percentagem considerável de licenciados.

Page 10: A freguesia onde vivo

Lavra tem a sua História e Monumentos milenares dignos de serem visitados. Pode-se viver momentos de absoluto prazer, é um lugar onde lhe proporciona sensações únicas de tranquilidade, de romantismo, desfrutando do sol, praia, mar e dunas numa tela pintada todos os dias, usufruindo dos passadiços pela areia em passeio no final da tarde.

Page 11: A freguesia onde vivo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOSPrograma Formativo: Educação e Formação (Despacho Conjunto

230/2008)

Júlia Oliveira17 de Janeiro 2011