a era do aquÁrio e a ciencia do anthakarana

28
1 A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA LIÇÃO nº UM São três os trabalhos que completam esta ciência A Ciência do Antahkarana A Ciência da Meditação A Ciência do Serviço. Cada vez se torna mais necessário que aprendamos a saber trabalhar na época presente, em que caminhamos a passos largos para o centro do ciclo aquariano. O principal trabalho neste ciclo é o de “criar Corretas Relações Humanas”. Este é o passo que todos nós devemos dar no momento actual. Colocarmos esse ideal como meta diária bem definida: ---- a partir de hoje vou ser amável, compreensivo e simpático com “todas” as outras pessoas. Vou esquecer agravos, deixar de ser … “pequenino” … como era quando me irritava, abespinhava ou agastava com o que me diziam ou faziam. Eu sou um filho de Deus, tenho capacidade para perdoar, desculpar e até me sentir interiormente bem quando me agridem com atos ou palavras. Afinal, a estadia aqui na terra é provisória e eu estou aqui para aprender. Isto é uma escola e nas escolas, se somos bons alunos, não nos zangamos com os professores ou com os colegas, por não darmos motivos para isso. Cada pessoa que me agride, por acções ou palavras, está juntando mais uma lição ao meu currículo escolar. É difícil? É. Mas se eu aprender a ter pena daqueles que assim procedem, o meu Ser interno, manter- se-á calmo e me ajudará a vencer as crises. Para isso acontecer tenho de “combater o meu “ego físico”; aquele ego pequenino, que está sempre a gritar e a protestar com tudo e com todos. Que fica feliz, "inchado" e orgulhoso quando lhe fazemos a vontade. É isso que temos de evitar, porque a satisfação do nosso Ser interno é bem mais preciosa. Se trabalharmos esta disposição estamos construindo o inicio da Criação das Corretas Relações com a Humanidade e não só. Além de todos os seres humanos, temos ainda, sob a nossa responsabilidade, os reinos mineral, vegetal e animal e temos o nosso precioso Planeta.

Upload: mariahelena-guerra

Post on 25-Oct-2015

15 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

1

A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA

LIÇÃO nº UM

São três os trabalhos que completam esta ciência

A Ciência do Antahkarana

A Ciência da Meditação

A Ciência do Serviço.

Cada vez se torna mais necessário que aprendamos a saber trabalhar na época presente, em que caminhamos a passos largos para o centro do ciclo aquariano.

O principal trabalho neste ciclo é o de “criar Corretas Relações Humanas”. Este é o passo que todos nós devemos dar no momento actual.

Colocarmos esse ideal como meta diária bem definida:

---- a partir de hoje vou ser amável, compreensivo e simpático com “todas” as outras pessoas. Vou esquecer agravos, deixar de ser … “pequenino” … como era quando me irritava, abespinhava ou agastava com o que me diziam ou faziam.

Eu sou um filho de Deus, tenho capacidade para perdoar, desculpar e até me sentir interiormente bem quando me agridem com atos ou palavras.

Afinal, a estadia aqui na terra é provisória e eu estou aqui para aprender. Isto é uma escola e nas escolas, se somos bons alunos, não nos zangamos com os professores ou com os colegas, por não darmos motivos para isso.

Cada pessoa que me agride, por acções ou palavras, está juntando mais uma lição ao meu currículo escolar.

É difícil? É.

Mas se eu aprender a ter pena daqueles que assim procedem, o meu Ser interno, manter-se-á calmo e me ajudará a vencer as crises.

Para isso acontecer tenho de “combater o meu “ego físico”; aquele ego pequenino, que está sempre a gritar e a protestar com tudo e com todos. Que fica feliz, "inchado" e orgulhoso quando lhe fazemos a vontade. É isso que temos de evitar, porque a satisfação do nosso Ser interno é bem mais preciosa.

Se trabalharmos esta disposição estamos construindo o inicio da Criação das Corretas Relações com a Humanidade e não só.

Além de todos os seres humanos, temos ainda, sob a nossa responsabilidade, os reinos mineral, vegetal e animal e temos o nosso precioso Planeta.

2 Em relação a ele, devemos olhar a sua qualidade … "de ser vivo" …, e tratá-lo com respeito, afeto e amor; ele é o sustentáculo de toda a vida física que conhecemos mas, devido à ignorância, cobiça e desapego da grande maioria dos humanos, tem sido tratado como se fosse “algo” morto ou amorfo, que só serve para tirar dele todo o proveito possível e em seguida, "despejarmos" nele todo o lixo que produzimos.

Não há ser vivo que aguente tal tratamento, por isso, quem sabe se um dia não iremos lamentar e chorar por esta falta de respeito, amor e fé.

O caminho das corretas relações é o único que nos pode levar ao descerrar da nossa mente. Então, como resultado deste esforço de fé e amor, a humanidade ficará preparada para aprender e praticar a ciência do antahkarana.

Esta ciência é já conhecida de muitos, …. Mas não quer dizer que a saibam ou consigam praticá-la, quer por ignorância, quer por não estarem preparados ou por ainda não ter chegado o momento certo.

O que é o Antahkarana?

É aprender a construir as “as pontes de acesso” entre nós (alma) e os:

vários aspectos da natureza humana,

entre a “personalidade” (ego físico) e a alma

entre cada um de nós e com os outros seres humanos

entre os membros da família humana, bem como, do seu mundo envolvente.

Só através da construção dessas pontes será possível terminar com as ruturas existentes entre os homens e criar a verdadeira “unidade”.

Na parte do ensinamento da construção do Antahkarana poderão ficar a saber os pormenores do que é este trabalho,.. “tudo”.. o que faz parte dele e como poderão construir essas pontes.

Por agora posso dizer-vos muito resumidamente que ele é o fio da consciência e da inteligência; ele é o agente que responde a todas as reacções sensíveis; e que o fio da consciência é desenvolvido ou "tecido" pela “alma”…. Porque a Alma do Mundo verte o seu delgado fio de consciência em todas as “formas” (físicas), em todas as células e em todos os átomos do corpo.

Dizem os Mestres, que ainda existe em nós, vários fios de energia que ligam o” nosso interior” ao “homem exterior” (nosso corpo físico).

Se fortalecermos essa ligação

Ser interior…. Com o ….. homem exterior

Ficaremos preparados para o treinamento do Antahkarana.

3

Ainda num passado próximo, essa ciência só estava “acessível” aos “aspirantes” e “discípulos” dos Mestres.

Hoje, está acessível a … todos.

A era aquariana trouxe o “Chamado Superior” até todos nós, através da prática das Corretas Relações entre a humanidade, abrangendo o planeta e os seus restantes reinos.

Deste modo, o Chamado alcançará todas as almas, mas só conseguirá ser ouvido por aquelas que, interiormente, já se encontram preparadas ou se estão preparando com muito Amor e força de Vontade forte.

Tudo isto é muito importante porque o estabelecimento das Corretas Relações é o passo que de imediato fará desabrochar a “mente” de todas as raças e deverá ser a principal actividade da nova educação aquariana.

Daqui sairá a união familiar humana e fará sobressair nela os “vários fios de energia” (acima referidos) que será de grande ajuda no progresso da maior parte das pessoas inteligentes e irá ajudar as classes sociais e as nações a completarem-se como um todo.

Há passos que a humanidade tem de dar e somente um novo tipo de educação e de procedimento, uma atitude diferente relativa a tudo a capacitará para entrar num novo ciclo de experiencia e de desenvolvimento psicológico.

Deste novo ciclo fazem parte integrante a Ciencia da Meditação, a Ciencia do Serviço e a Ciencia do Antahkarana, que oferecerá o método, a forma e a esperança para todos.

»»»»»»»»»»»»»»»»»

Na lição seguinte:

A Ciência do Antahkarana

1. a ciência do antahkarana está ligada por inteiro à “energia e á força”, etc….

2. a Ciencia do antahkarana, é a ciência da manifestação da luz com seus efeitos….etc..

3. a Ciencia do antahkarana deve ser estudade de três maneiras:….etc.etc.etc.

lição preparada por MariaHelena Guerra 18 de Setembro de 2012 Sabedoria Viva

1

A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA

LIÇÃO nº DOIS

A CIENCIA DO ANTAHKARANA

Esta ciencia é a verdadeira ciencia da mente. Tem sido falada mas muito mal explicada. Talvez por isso, não tenha sido adotada por quem já se encontra preparado para a praticar. A sua verdadeira finalidade é “construir pontes”. A principal ponte a ser construida é a que liga a “personalidade” (ego físico) à “Alma” (que habita em nosso coração) e que deve ser “estendida” até à “Trindade espiritual”.

Personalidade »»» alma »»» Trindade espiritual Atenção A Trindade Espiritual habita os “três níveis superiores do mundo mental”. Um desses níveis é onde “a vontade de Deus é conhecida.” Veja-se o que diz

A 3ª estrofre da Grande Invocação:

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida O designio guia a fraca vontade dos homens, O designio que os Mestres conhecem e servem. Existem muitas coisas escritas pelos Mestres que se ligam umas às outras e vão dando provas de que determinadas situações se encontram interligadas. Esta é uma delas. Os Mestres também chamam a nossa atenção para os planos do mundo mental onde temos de trabalhar com vários tipos de energia e vários tipos de substancia, como por exemplo:

A substancia da composição dos três mundos da evolução humana

e a substancia, muito mais subtil, dos três planos ou níveis superiores do plano mental, onde….. “contactamos” a Triade espiritual, através da ponte construida pelo antahkarana.

Sendo o antahkarana a ciencia da “mente”, é necessário lembrarmo-nos que existem diferentes graus de mentalidade. Existem muitas pessoas que parecem estar adormecidas , pois, aparentemente, há muito poucas coisas que lhes cause interesse. Essas pessoas estão totalmente alheias aos contactos subjeticos superiores, elas encontram-se numa espécie de estado de inércia, que não as deixa sentir ou captar os estímulos superiores de luz e de força. Segundo os ensinamento, essas pessoas, ainda não estão ….. “mentalmente” ….. vivas. Felizmente, existem já muitas pessoas alerta e vivas, conscientes de tudo o que está acontecendo. Essas são as que estão profundamente conscientes, respondendo às correntes de pensamento dos assuntos humanos e……. conscientes da espécie de contactos emanados dos mundos superiores. A sua faculdade de percepcão capta as energias e forças enviadas pelos Mestres da Sabedoria e as chamadas dos Mestres que trabalham na Hierarquia, que, presentemente, estão emanando chamados à humanidade.

2

Para estes a ciencia do antahkarana é imprescendível

A ciencia do antahkarana é um pouco difícil de aprender, por isso, os Mestres dão-nos várias informações sobre o assunto antes de entrarmos na prática dela. Estas informações são preciosas pois nos ajudam a ver ou visualizar “mentalmente” aquilo em que estamos trabalhando.

Vejamos, resumidamente essas informações:

1. a ciencia do antahkarana faz uso de várias energias: a) a energia manipulada por cada um de nós e as b) Forças energéticas qure empregamos diariamente nas relações com todas as outras pessoas ou grupos. Explicando melhor: a) AS ENERGIAS ….. “estas energias” são compostas por todas as forças

recebidas em nossos corpos, provenientes de todas as direções ou fontes superiores. ….. a essas Energias/Força foi dado o nome de “Sutratma” ou “Fio da vida” ou “Cordão prateado”.

b) FORÇAS ….. é o nome dado…. “ a todas as energias”…. que nós manipulamos e concentramos diariamente ….. e que depois projetamos sobre cada uma das pessoas ou grupos com quem convivemos. Nós as lançamos, por qualquer motivo ou razão. Infelizmente, alguns dos motivos ou razões são menos bons e até muito egositas, provocando grande destabilização.

2. a ciencia do antahkarana é a ciencia da manipulação de Luz …. Com todos os seus efeitos de revelação divina e consequentes mudanças.

Por isso, quero lembrar que:

a) a Luz é o “Ponto” essencial de qualquer Espirito ….. é a “sublimação” ou a “forma superior” da matéria densa.

b) a Luz é a “qualidade principal” da Alma….., em seu reino do mundo mental. …… a Luz é também a “qualidade principal” do corpo etérico, …..nos três mundos da evolução humana, que são: o fisico, o astral…… e os três planos mais densos do mundo mental.

c) O objetivo do antahkarana…..é fundir as luzes “inferior e superior” a fim de obter…”uma só Luz”, que se projete no plano fisico……

“a fim de obter …“a sintese”… com a luz existente neste plano fisico denso e assim “conseguir” a transformação terrena …. necessária à evolução da humanidade e dos restantes reinos.

d) Precisamos saber que a ciencia do antahkarana trabalha através dos nossos dois corpos de luz.

Um é o corpo vital ou etérico e o outro é o corpo da alma no mundo superior

O corpo vital ou etérico é composto pelos “iões da vida” encarnada. Com o tempo,…encarnação atrás de encarnação.., este corpo tornou-se um

“repositório de energias acumuladas”. Atualmente, este corpo está funcionando com uma força muito elevada.

3 O corpo da alma …. É o nosso corpo de Luz, que está em processo de lenta construção…. Ele está habitando um dos planos superiores do mundo mental. O corpo de luz é … aquela casa…. Que não pode ser construida por “mãos”. Só pode ser construida através das “mentes”, tendo como materiais, a Luz e a Substancia Primordial…. Ela será a nossa “morada eterna” na etapa do … superhomem, ou seja, depois do Espirito vencer a batalha,….. em que o homem não é mais um homem, ….mas sim um superHomem…. Na etapa do Homem Perfeito.

3. Temos de estudar este trabalho de três maneiras: a) de forma concreta e material; b)na sua forma egoica, ou seja, espiritual; c) e de uma maneira abstrata ou seja,…. idealizar, mentalizar, criar imagens mentais de coisas que não conhecemos.

a) De forma concreta e material:- em relação ao corpo etérico, (embora seja um corpo que muitos de nós ainda não conseguem enxergar), ele é uma forma material e tangível. Este será um estudo concreto.

b) Egoicamente … é o estudo relativo à alma e ao corpo de luz. Nós Seres Espirituais, teremos de fundir o nosso corpo etérico com o corpo de luz para atuarmos no mundo das almas. A fusão destes corpos produz, através de nós, uma manifestação “divina” na terra de maior ou menor grau, de acordo com a extensão da “fusão obtida” e do reconhecimento consciente de cada um de nós.

c) Abstratamente …em relação á sabedoria-conhecimento… que são duas palavras que se usam no que diz respeito à força e à energia, devem ser usadas por cada um de nós no nosso ambiente e em nossos contactos… fazê-lo com conhecimento e sabedoria. É necessário utilizarmos de forma abstrata o conhecimento e sabedoria relativos à ciencia do antahkarana.

Continua na próxima lição

Termino esta lembrando que somos compostos pelo corpo (fisico), alma e espirito; esta á a composição tripla do homem. E recordo, a alma está colocada entre o espirito e o corpo, por isso, dizem os Mestres, há necessidade de responsabilizar a alma….visto que o corpo sozinho, não pode ter responsabilidade….. deste forma… a alma é responsavel por todos os atos reais. Lição preparada por MariaHelena Guerra 23 de setembro de 2012

1

A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA

LIÇÃO nº TRÊS CIENCIA DO ANTAHKARANA…EXPLICAÇÃO

CONTINUAÇÃO Da lição Dois. Na ciência do antahkarana, entre outras coisas, há duas que são básicas e importantes:

“a continuidade da consciencia ……e o problema da vida e da morte”

COMO SE TRABALHA NO ANTAHKARANA: Trabalha-se com tês fios, que se conetam:

da Mônada, ….. à Alma ….e desta à personalidade Este tríplice Fio, existe desde o principio dos tempos, ligando o homem à sua “origem monádica”(Alma do Mundo). O reconhecimento deste fio e …. O seu uso consciente … permite o acesso consciente às correntes de energia e às suas variadas diversificações. A meta de todos os discípulos e aspirantes é tornarem-se conscientes destas correntes de energia com todas as suas diversificações. O “ Fio Tríplice” também denominado o “Fio da Vida” O Fio tríplice, devido às suas extraordinárias capacidades, é muitas e muitas vezes designado como o Fio da Vida. Explicação do Fio da Vida em sua Triplicidade:

a) o Fio da Vida … vem até nós diretamente da nossa Mônada, que está ligada à Unidade, ao UNO.

b) o Fio da Consciência … vem diretamente da alma. Está ancorado na cabeça, que é onde fica a sede da consciencia.

c) o Fio da Atividade “criativa” é iniciado e construído pelo ser humano. Quando construído com suficiente cuidado, fica ancorado na garganta. Este fio é construído pelo homem, através das “idades”. Ele é uma extensão, ou melhor, uma síntese dos dois fios básicos, acima referidos.

Este três fios, que devem ser bem visualizados no trabalho do antahkarana, estendem-se do corpo físico até ao corpo etérico e deste ao corpo astral

Corpo físico----corpo etérico----corpo astral Estendem-se da seguinte forma:

Do corpo físico ao corpo etérico, passando do coração ao baço e daí ao corpo de prana, que é o corpo vital, denominado “corpo etérico”.---- aí, devemos uni-lo com a força das pétalas da vontade egóica.

Do corpo etérico ao corpo astral. Para conseguir esta passagem, faz-se passar este fio pelo plexo solar e deste ao coração e…. daí….para o corpo astral. Através da visualização recolhe-se a energia do fio acima mencionado….une-se com a força das pétalas do conhecimento.

Atenção à referencia das pétalas, não podia deixar de escrever assim pois esta técnica é ensinada pelo Mestre com estas palavras.

2

Simplifico a seguir para melhor compreensão: Esqueçam a palavra pétala e lembrem-se que devem unir os fios usando a força de vontade egóica, ou seja, a força de vontade do Eu Superior. No segundo caso, é usada a força do conhecimento, que significa… se aprenderem muito bem esta técnica…isto é, que o ensinamento não fique colado com “cuspo” (desculpem a frase) o conhecimento, obtido pela compreensão do que estudaram, dará ao trabalho uma “força extraordinária” porque a visualização se torna muito forte, através da Sabedoria obtida pelo Conhecimento. Outro cuidado a ter é o seguinte: esses três fios são energias fortes, diversificadas e concentradas, que têm de ser unidas num fio único … “mas sem se misturarem. Deve visualizar-se um fio composto por “três fios” que permanecem distintos. Para uma boa visualização lembro que o corpo etérico é feito de luz dourada e que o corpo da alma é construído de luz branca pura. As energias que fazem parte da ciência do antahkarana São as energias com que teremos de trabalhar:

Com o “sistema” das energias “entrantes”… isto é, com todas as energias que penetram no planeta e se espalham em diversas funções;

Com o “processo” do seu uso, nas diversas situações;-- (o modo como são usadas ou utilizadas por nós);

Com a “transformação” que sofrem nos processamentos e nas fusões. (Ao usar-se uma energia, seja no que for, bom ou mau, essa energia se “transforma”, fundindo-se com as energias já existente no decorrer do ato);

Lida-se também com as energias que “partem” e com o seu relacionamento com o ambiente da Terra…..sabemos que as energias que chegam, têm de partir depois de terminarem os processos acima referidos. Quando já tiverem alguma prática desta ciência, terão, muitas vezes, de transmutar algumas destas energia que “partem”, transmutando-as em luz e amor. Isto é importante porque essas energias são a base dos centros de força existentes no planeta.

As energias que “entram” e “partem: Essas energias que entram e saem constituem ….. duas grandes “estações” de energia. Uma é caracterizada pelo “poder” e a outra pelo “amor”. Todas as energias dessas grandes estações estão direcionadas para “a iluminação” de cada um de nós….e para a humanidade como um todo. Como é que isto acontece? Essas energias que entram e saem,… são emanadas, trabalhadas e dispersadas por Seres que compõem a Hierarquia. Esta é a ciência do antahkarana, ou seja, a ciência do Caminho. Já vimos que o antahkarana é o “fio da consciencia”, da inteligência, e o agente capaz de responder a todas as reações sensíveis. Como é construído o fio da consciencia? Este fio é desenvolvido pela alma, depois de ter sido vertido pela Alma do Mundo.

3

A Alma do Mundo verte o seu delgado fio de consciencia sensílvel em todas as formas, em todas as células do corpo e em todos os átomos. Então, a alma humana repete o processo em relação á personalidade. Isto faz parte do trabalho criativo da alma. Mas o ser humano, por sua vez, também tem de se tornar criativo, no sentido mental do termo, e deve repetir o processo porque em “tudo” o microcosmo se assemelha ao macrocosmos. Assim: Através do “fio da vida”, a alma cria e reproduz a personalidade ---- através da qual funciona e se expressa. Depois: Através da construção do antahkarana, a alma, desenvolve a consciencia no plano físico e mais tarde---- sobe no espaço ---- (i.e. eleva-se aos mundos subtis) --- através da meditação e do serviço---- erguendo-se até aos três aspetos superiores do mundo mental.

Quando isto acontece …. A alma completa a Senda… isto é, completa o Caminho de Retorno ao Centro---que é semelhante ao caminho da saída.

Este é o novo ciclo de experiencia, de desenvolvimento psíquico e de um novo método de estar na Terra. A PRÓXIMA LIÇÃO SERÁ A ÚLTIMA E SERÁ DEDICADA AO EXERCICIO DA CONSTRUÇÃO DAS PONTES. Lição preparada por MariaHelena Guerra Sabedoriaviva 26 de Setembro de 2012

1

A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA

LIÇÃO nº QUATRO – PRIMEIRA PARTE

CIENCIA DO ANTAHKARANA…EXPLICAÇÃO … A MÔNADA e a ALMA

Relendo a matéria que deixei nas lições anteriores, verifiquei que ao tentar resumir me

esqueci de alguns assuntos indispensáveis.

Nem todos têm os mesmos conhecimentos e eu tenho o dever de me lembrar disso.

Aqueles que já conhecem o que vou acrescentar, leiam, pois servirá para relembrar.

Vou acrescentar algumas coisas referentes à alma e à mônada, bem como da sua ligação

ao homem.

Começo com a pergunta… O que é a Mônada?

A Mônada é uma exteriorização ou aspeto da energia divina…. Manifestada no tempo

e no espaço”. – o que quer isto dizer?

É-nos ensinado que o Logos Solar ou “Entidade Espiritual”, emanada da própria

Divindade” – é explicada como sendo a Trindade das religiões:- composta, em si mesma,

da seguinte forma: -

1º. O PAI ……………………. Que significa …a Vontade

2º. O FILHO ………………… Que significa …o Amor-Sabedoria

3º. O Espirito Santo ……….. que significa …..a Inteligencia Ativa

Na verdade

a realidade que aprendemos com a explicação dos Mestres e com o ensinamento dos

antigos Livros, aquela realidade ensinada e defendida pelo Teosofia, diz-nos que:

o Logos Solar é um Espirito emanado da Mente Infinita..nosso..PAI… e que a sua

constituição e o seu Trabalho, de acordo com a vontade do Pai é:

“Gerir, emanar e difundir energias e forças”

…. para tudo e para todos, que permanecem no “Seu Espaço”--- o Sistema Solar

essas energias vão permitir ao homem adquirir as “qualidades superiores” que são

VONTADE….AMOR-SABEDORIA e INTELIGENCIA ATIVA

»»»»««««

O Logos Solar, cumprindo o desejo do Pai e o Seu

Tomou para Seu uso em cumprimento do desejo do Pai…. Uma certa “medida do “espaço”

(uma porção de Espaço)

e uma porção da “substancia primordial”, que preenche todo espaço,

………………..e deu-lhe

Forma e vida… com a “Sua própria vida e consciencia”.

Assim, o Logos Solar “limitou-se” no tempo e espaço.

E criou tudo o que está contido “nessa porção de espaço e de tempo”.

2

Tudo o que se vê e o que se não vê.

E dentro “dessa porção de espaço”, continuará criando, “tempo” fora, por todas as eras

enquanto existir este universo.

A Mônada… seguiu o processo—em “tempo e em espaço”, de maneira semelhante.

Mas existe grande diferença entre ambos:

O Logos Solar ocupa uma determinada porção de espaço, num determinado lugar, –

desloca-se no espaço de maneira idêntica aos planetas e a todas as outras coisas que

ocupam “um espaço determinado”.

A Mônada – que se criou de forma idêntica em espaço e em tempo – possui

caraterística inigualáveis –

Não tem “Espaço determinado”

Pode ocupar todo o espaço de que tiver necessidade para desempenhar o seu trabalho

“obreiro” de acordo com as disposições Divinas.

Não tem padrões estabelecidos para se Deslocar

A Mônada desloca-se “livremente” no Espaço cumprindo os padrões determinados pela

Divindade no “plano Vida”.

A mônada também é uma emanação da próprio Divindade.

Ela é espirito e energia, que são os componentes da “substancia primordial”

A sua função divina é a mais misteriosa e a mais maravilhosa

é

DAR A VIDA A TUDO O QUE EXISTE.

No plano físico e nos corpos físicos, a Mônada, controla o seu aparecimento através do

Sutratma e do Antahkarana. Isto é, através dos aspetos “vida e consciencia”… ou …

“fio da Vida” e “Fio da Consciencia”.

»»»«««

Antes de explicar o que disse em cima, vou resumir, o seguinte:

O “princípio vida” é o fluxo de energia divina que se manifesta em todas as “formas

existentes”.

No homem, centra-se, temporariamente, no coração. Controla todo o corpo físico através

da corrente sanguínea, pois o sangue é vida, e usa o coração como o seu órgão principal.

O “principio consciente” … é a alento de todas as coisas. … no homem está,

temporariamente, centrado no cérebro e usa o sistema nervoso como o seu instrumento,

movimentando as intrincadas extensões da medula….que é…o órgão da sensibilidade.

Conclusão disto

1. O principio vida …. é a Vida, propriamente dita.

3

2. O principio consciente …. é o resultado da união entre o “principio vida” …

com … a “substancia primordial”. É a soma total dos “predicados” de ambas as

manifestações divinas.

o Principio Vida ---- é denominado:- Mônada ou Alma Mundi

o Principio consciente ---- no homem é denominado:- Eu Superior ou Alma

»»»«««

O Eu Superior ou Alma, que habita um dos planos do mundo mental superior, faz a sua

ligação ao corpo físico do homem através de pequenas emanações de si mesmo, que vão

sendo cobertas com as matérias dos planos mais densos, dando lugar à criação dos

corpos subtis como o corpo mental, o astral e o etérico-fisico.

Isto quer dizer, que a Alma vai construindo para si mesma veículos que lhe permitam

descer às regiões cada vez mais densas até chegar ao plano físico.

A emanação da Alma que aqui chega, está já totalmente desligada das qualidades

especiais que possui no mundo mental.

Por esse motivo, lhe chamam … “eu inferior”… por ter perdido as qualidades devido à

matéria grosseira de que está rodeado.

Essa pequena emanação da alma, pode ficar “uma vida terrena” em plena letargia ou

sonolência. Ela está coberta pelos véus da densidade da matéria e só a vontade do

homem, através do seu “princípio consciente”, alojado no cérebro, pode rasgar esses

véus que cobrem a alma.

Por isso,

O “eu inferior” … é a soma total de tudo o que qualquer um de nós pode expressar.

De tudo o que tem sido acumulado através das sucessivas encarnações.

Disso não temos consciencia por se encontrar coberto pelos referidos véus.

O eu inferior, ou a “manifestação da alma na terra”, que habita no coração, é também

a soma total dos predicados do Eu Superior, mas….devido à densidade da matéria do

plano físico e à aprendizagem, que temos de fazer aqui na terra os referidos

“atributos espirituais” são cobertos com um “véu”….que se vai….”desvelando”… no

decorrer das idades e das encarnações, de acordo com a evolução de cada um.

Apesar de tudo isso, devido à Inteligencia Ativa.., que ocorre graças ao correto uso da

mente ---- o homem pode criar:

a) Cria o seu corpo físico - em sua forma exterior (reprodução sexual).

b) Cria, no tempo e no espaço, de acordo com os seus desejos, tudo o que

conhecemos no plano físico… como criado ou inventado pelo homem.

4

c) A alma do homem cria por ação direta da mente inferior. Daí surgem as ideias,

conceitos, escrita, fala, artes criativas… etc. etc. É a isto que se chamam os

“produtos do pensamento dos pensadores da raça.

d) Da mesma maneira, usando a mente inferior em suas meditações, o homem pode

criar através da alma tudo o que quiser nos mundos ou planos subtis. Conseguir ou

não conseguir, tudo depende do trabalho e da evoluçãp de cada um.

Este é o momento de lembrar que o atributo, pelo qual somos capazes de “criar” ou

“construir” nos planos subtis --- são os “pensamentos-forma”, apoiados pelo

“conhecimento concreto” ou real. Este conhecimento faz-nos materializar os sonhos e

trazer “as ideias à existencia”, utilizando para isso a mente inferior.

Insisto numa das partes, cujo saber é importante.

Qual é a diferença entre o Antahkarana e o Sutratma?

O Antahkarana é conhecido como o “fio da consciencia”

O Sutratma é conhecido como o “o fio da Vida”

Um é a base da imortalidade e o outro a base da continuidade

Agora interessa compará-los e ver as suas diferenças.

FIM DA 1ª PARTE

Lição preparada por

Maria Helena Guerra

6 de Outubro de 2012

Sabedoria Viva

A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA

LIÇÃO nº QUATRO – SEGUNDA PARTE

CIENCIA DO ANTAHKARANA…EXPLICAÇÃO … A MÔNADA e a ALMA

CONTINUAÇÃO

Repetição

Insisto numa das partes, cujo saber é importante.

Qual é a diferença entre o Antahkarana e o Sutratma?

O Antahkarana é conhecido como o “fio da consciencia”

O Sutratma é conhecido como o “o fio da Vida” e como o “Cordão de Prata.

Um é a base da imortalidade e o outro a base da continuidade na Vida .

Agora interessa compará-los e ver as suas diferenças.

Começo da lição:

O Sutratma ou fio da Vida, também denominado- “cordão de prata”

Tem-se falado muito do Sutratma ou cordão de prata, mas aqui só nos interessa o que os

Mestres nos ensinam no que diz respeito à matéria que estamos a estudar.

O Sutratma é o fio que liga e ”Vivifica” todas as formas manifestadas seja o

homem, o Deus, o vegetal ou o cristal.

a) Deram os nomes de Cordão de Prata e de Sutratma ao “fio de vida” que liga

e Vivifica todas as formas manifestadas, sejam elas quais forem. Para mim o

nome mais apropriado é o de “fio da Vida” e daqui por diante usarei ---

Fio de Vida, e/ou o de Sutratma, de acordo com a exigência da

explicação.

b) O fio de vida é “a uma corrente direta de “Vida inalterável”. Explicando

melhor: é uma corrente de energia misteriosa que flui diretamente do Centro

para a periferia ---- ou seja --- que flui diretamente da Fonte Divina para

todos os lados.

c) O fio de Vida cria cada processo individualmente, assim como,

superintende a “evolução total de todas” as formas, porque Tudo o que

existe, seja o que for…tem a sua evolução própria e o seu tipo de vida

próprio.

d) O fio de vida é a Vida emanada da Mônada ou Alma Mundi, que se

diversifica de acordo com as formas a “criar”.

Para as “formas Humanas” ela criou no mundo mental superior …o Eu

Superior ou Alma.

Que como sabemos, atravessa os planos subtis até alcançar o plano

físico.

e) Por isso, também é, por vezes, denominado o fio da alma. Este fio, ou

Sutratma é uno e indivisível.

Este fio transporta a energia da vida e ancora-se no coração. Todas as

formas de expressão divina têm este fio ancorado em algum ponto focal

central. Diz o ensinamento que este fio nada é……. e que nada permanece

dele… a não ser a Vida.

O Fio da consciencia

O Fio da consciencia é composto pelas energias básicas. Aquelas de que falámos

acima, que se limitam no tempo e no espaço para o começo da criação ou de qualquer

outra coisa.

Esse é um processo inexplicável que só pode advir do Infinito ou Mente Infinita. É

uma manifestação divina; pois é através dela que o animal --- se transforma em homem

consciente.

O antahkarana é o “agente ou construtor” do “fio da consciencia”, trabalhando a

“individualidade consciente” das formas de vida em expansão progressiva.

Isto é… de acordo com a evolução natural, o antahkarana usa o fio da consciencia e vai

construindo dentro dos seres, … aquilo que se chama “personalidade consciente”.

Esta construção ou processo pode ser definido assim:

1. O fio de vida trabalha de cima para baixo.

Isto quer dizer que o fio de vida sai do Grande Centro ou Fonte para o

exterior físico e desce em direção ao plano mais denso que existe.

2. O fio da consciencia ou antahkarana trabalha de baixo para cima

…e… de fora para dentro:

2.2 De fora para dentro – significa que:

As encarnações sucessivas trazem o conhecimento e a prática que o

homem vai adquirindo ao longo das eras, pelas encarnações

sucessivas. Isso vai modificando o interior do homem e vai

proporcionando a necessária evolução espiritual. Essa preparação é

adquirida de fora para dentro, através do conhecimento e sabedoria

adquiridos e vai preparando o nosso interior para a construção das

pontes imprescindíveis para o Caminho do Retorno.

2.3 De baixo para cima – quer dizer:

Quando a preparação acima referida está pronta, o “ensinamento”

da construção do antahkarana, ou seja, da construção das pontes,

aparece a cada um de nós, que já se encontra preparado. Significa,

que podemos aprender a construir as pontes que irão subir e

penetrar nos mundos mais subtis até alcançar, com o passar do

tempo e com a prática adquirida, a Fonte Espiritual, ou seja,

o”Mundo das verdadeiras Realidades”.

Significa que chegou para cada um de nós a possibilidade de

trabalharmos interiormente para concretizarmos

a finalidade para a qual fomos “criados”

essa finalidade é Retornarmos a Casa, à Fonte Central, ao Seio do Pai.

É Retornarmos ao Principio do TODO à MENTE INFINITA.

Pois todos nós somos Filhos da Mente.

O Caminho de Retorno

Os ensinamentos dizem que o caminho de retorno se inicia quando se “atinge a inter-

relação entre a alma e os três mundos da sua expressão”, que são, os três mundos

do esforço humano, das nossas vivencias no campo das reencarnações.

Isto significa que:

É necessário que cada um de nós reconheça a existencia da alma que habita dentro do

corpo fisico.

Que reconheça como “único ser” a Alma….. que nós somos, porque nós não somos o

corpo físico, este é apenas o veículo de que nós/alma nos servimos para nos manifestar-

mos aqui neste mundo físico.

Este reconhecimento como alma, significa que estamos “acordados”, que estamos

“vivendo a vida que recebemos do Pai.

Que se reconheça que os corpos físico, astral e mental, são veículos exclusivos para a

manifestação da alma na terra, no astral e no mental, enquanto duram as encarnações.

Que se reconheça, que se perceba, que se sinta, que só “vivemos” através dela,…

alma.

Ignorá-la, deixá-la adormecida… é perder uma encarnação, porque nada do que se

faça aqui na terra é transmitido ao Eu Superior, devido ao sono em que a alma está

mergulhada.

O corpo físico grava em nosso átomo Nous os acontecimentos e apenas os Senhores do

Karma, que regem as reencarnações, tomam conhecimento do mau uso feito dessa

encarnação, da perda da oportunidade concedida.

Isso pode levar a que a reencarnação seguinte seja dolorosa a fim obrigar o fio da

consciencia a despertar a alma.

É preciso reconhecermos a existencia da nossa alma dentro de nós próprios. É preciso

dar-lhe total liberdade de manifestação, é preciso vigiar todos os dias para não deixarmos

que o cérebro do corpo físico tome conta do nosso dia-a-dia e nos faça olvidar quem

somos; porque só assim conseguiremos abandonar a “vida exterior” e começar a

identificar e a registar “interiormente” o reconhecimento da vida verdadeira.

O fio da consciencia está ancorado na cabeça. A modificação acima referida faz com que

seja emitido, daquele centro, um fio de energia colorida que nos ajuda neste processo de

modificação.

Esse fio colorido, nós o podemos elevar até ao grande centro de energia que é a

“mente”.

A mente está localizada no mundo mental.

Usando o poder da visualização, podemos erguer esse fio colorido até ao mundo dos

pensamentos, que é o mundo mental.

Esse trabalho produz em nós a chamada “integração interior”, a qual vai tornar possível

estarmos conscientes no plano mental.

Neste ponto, qualquer um de nós está apto a começar a treinar a construção das pontes.

Este conhecimento sobre a Mente é muito importante porque é através dela que iremos

elevar a ponte. Eleva-se o fio da consciencia e o fio da vida até ao grande centro de

energia… a mente… e aí os iremos unir.

Veja-se a importância da mente no trabalho das pontes.

A próxima lição será sobre a mente.

Lição preparada por

MariaHelena Guerra

21 de Outubro de 2012

Sabedoria Viva

.

A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAHKARANA

LIÇÃO nº QUATRO – TERCEIRA PARTE

CIENCIA DO ANTAHKARANA…EXPLICAÇÃO … a importância da “MENTE” Os vários aspetos da mente A filosofia esotérica ensina que no mundo mental, a mente tem três “estados”, os quais constituem a parte mais importante da “natureza do homem”. Esses estados são:

A. a “mente “concreta” inferior” que é o “princípio do Raciocínio “; B. o “Filho da Mente”…. A que chamamos de Ego… Eu Superior… ou… Alma.

Este é o principio da Inteligencia e é designado por muitos nomes na literatura esotérica: ex. anjo solar, agnishvattas, principio crístico, etc.

C. a “mente “abstrata” superior”…que é o guardião das ideias e o mensageiro da iluminação para a “mente concreta inferior”……… chamo a atenção para o facto de que a “Iluminação” só acontece quando … a mente concreta inferior se encontra em comunicação interna com a alma, que está ancorada no coração.

Os três aspetos acima mencionados são designados, nos ensinamentos dos Mestres, da seguinte forma:

A. mente recetiva B. o Filho inferior da Mente ou Mente Individualizada C. mente abstrata superior ou mente iluminada

Atenção Os Mestres explicam que no inicio do Caminho, existe em todos nós um hiato ou “omissão” entre a “mente concreta inferior” e a alma ancorada no coração,…. Aí, ela passa muito tempo “adormecida” ou em letargia…. porque não a deixamos “acordar”. Muitos de nós nem sequer sabem o que é a alma ou não acreditam na sua existencia. Essa “lacuna” tem de ser preenchida, isto é. temos de acordar a alma e reconhecermos que ela é ….”o Filho da Mente”… e nós, como “seres verdadeiros”… somos essa alma… e não este corpo fisíco. Se não se reconhecer e sentir isso,… se não começarmos a viver como alma,… se não deixarmos de ser apenas o corpo físico,… nunca atingiremos a iluminação. Contudo, essa lacuna trás o benefício de nos fazer desejar alcançar a Unidade ou fazer a unificação, ou efetuar o alinhamento com os corpos subtis. Essa é uma verdade intuitiva. O processo de alcançar o que acima refiro é através da construção das pontes do antahkarana. Essas pontes também nos ajudam a compreender muitas outras coisas, incluindo a prática de “corretas relações”; assim como, o trabalho mágico e criativo da alma. Essas pontes também nos ajudam a mudar o nosso foco de atenção do plano astral para o plano mental. Conseguindo isso, as emoções perniciosas do plano astral são substituídas pela luz e amor do plano mental. Simbolicamente o antahkarana é o Caminho.

.

Passo a passo, de estágio em estágio, construímos esse Caminho. A esse respeito o Mestre diz-nos: “…do mesmo modo que a aranha tece o seu fio, construireis o vosso Caminho.” Esse “Caminho de volta”, teremos de o construir dentro de nós e para isso há que aprender e praticar. Para ajudar, o Mestre dá-nos as seguintes sugestões de trabalho:

1. Treinar o cérebro para responder inteligentemente às impressões sensoriais que recebemos do nosso mundo exterior. … lembro que são muitas as vezes que olhamos e não vemos. Os Mestres dizem que as revelações são muitas, mas apenas os olhos da alma as veem. De facto, se mantivermos abertos os olhos da alma … veremos coisas extraordinárias… coisas que muitos outros não veem. Tenho a certeza, que vários de vós, quando lerem isto, se lembrarão de algo que já vos aconteceu o que já viram.

2. Treinar a mente de forma a a) Entender com inteligência as informações que o cérebro fornece à

mente; b) Criar formas-pensamento em resposta às reações emocionais

negativas que as pessoas põem em ação através da sua natureza de … sensação-desejo;

c) Criarmos em nós a vontade e a prática de sermos um ser espiritual em ação.

Nota mesmo que não estejam interessados em tentar construir as pontes de retorno, lembrem-se que estamos atravessando um período muito difícil socialmente e que também estamos num período de transição espiritual. Por isso, devemos ajudar os Seres que incansavelmente trabalham para a humanidade, ajudando a estabelecer os alicerces para o surgimento de uma nova espécie de seres humanos. Aqui, vou citar de novo o Mestre, quando Ele afirma: “… o homem lê o seu destino nos céus e o escreve em sua vida na terra; ele reduz, consciente ou inconscientemente, a ideia de sua alma à forma devida e apropriada, de modo a que cada vida some cada experiencia até que a alma esteja completa”. O poder da mente…como usá-lo Já foi dito aqui que é através do poder da mente que se constrói o antahkarana, ou seja, as pontes de ligação. Temos de recorrer a vários fatores para dominar e usar este poder.

O que fazer para conseguir a construção das pontes

Segundo o Mestre D. Khull, devemos usar a:

A. Visão … o primeiro passo é desenvolver uma visão clara do que se vai construir e para “onde” se quer ir. Uma visão clara e forte sempre alcança o objetivo. Não esqueçam que a visão desenvolve a fé; desenvolve a força de vontade; faz terminar a ansiedade e a dúvida. Uma visão forte e clara gera a confiança em nós mesmos.

B. Visualização …. Temos de ver com os olhos da mente e da alma. …… um exemplo para treinar a visualização: tome uma folha de papel e desenhe dois fios, um fio (representará o fio da consciencia) passando pelos locais que

.

indicarei no exercício, o outro será o fio da vida…. fixe o desenho numa parede… e pelo poder da mente visualize os corpos, os locais por onde passam os fios e construa a ponte. Assim, quando for fazer a meditação, o trabalho da construção será muito mais fácil.

C. Motivação ….é a força que impulsiona e permite desenvolver o projeto. Se a

vossa motivação for forte para alcançar o Caminho do Retorno; [isto é, se o vosso desejo de evolução espiritual for forte], ….. a motivação vos levará a serem um novo ser espiritualizado a caminho da Fonte; o vosso objetivo será alcançado com muito mais facilidade.

D. Ajuda …. a ajuda que vós necessitais sempre existirá…. Mas é preciso que a

queiram, que a peçam aos Mestres; que a recebam e trabalhem sincera e persistentemente por ela, para que se transforme em aceitação e compreensão.

E. O Poder da Compreensão esotérica …. Quando não se conhece uma

matéria, um assunto, um trabalho a fazer, a nossa mente, carecendo de conhecimento, preocupa-se e começa fazendo imensas e nervosas perguntas; mas se o processo lhe for explicado, ficará a saber que tudo irá trabalhar a seu favor, então… relaxa-se,.. porque compreende que tudo irá ser para um bem maior.

F. O Eu Superior ou alma e a Mente…. O nosso Eu Superior ou alma

expressa-se através da mente. Por isso, o Eu é o senhor da mente física ou concreta. É o Senhor do corpo físico. Ele está por detrás de todos os pensamentos. Essa é a razão pela qual nos devemos identificar com o Eu Superior ou Alma. Ele é muito maior do que o pequeno “eu” pessoal.

Para o bom resultado da construção das pontes (antahkarana) devemos lembrarmo-nos que o Eu Superior é o centro da consciencia….daquela grande Realidade Una ou Espirito… que penetra todo o universo e que está em conexão com todas as formas de Vida e Existencias….. cujo Centro é o ABSOLUTO ou DEUS…. O Grande EU do Universo. Isso diz-nos que se construirmos a ponte antahkarana em direção ao nosso Eu Superior, que habita no mundo mental superior,…com a prática e o tempo… alcançaremos a recetividade do ABSOLUTO ou MENTE INFINITA ou PAI. Essa recetividade concede-nos o “domínio” sobre a mente física, sobre a energia e sobre a matéria. Significa isso que… entrámos no Caminho do Homem Perfeito e que daí por diante poderemos trabalhar em conjunto com os Mestres, através do nosso Eu Superior.

Nota … Devem ter sempre presente que a “mente” está subordinada ao Eu Superior… que é Espirito…e que para alcançarem isso, devem despertar a Alma, que está ancorada no coração, para que ela estabeleça essa ponte. A verdadeira mente obedece às ordens do Eu Superior, quando dadas com firmeza e inteligência. Não esqueçam que o EU é subordinado, “exclusivamente” ao ABSOLUTO, que è o Centro do SER. Que o EU ou EGO comanda… a mente, a energia, a matéria e que o seu domínio é pleno sobre esta tríplice manifestação.

.

Continuando a chamada de atenção, lembro de novo que para o desenvolvimento de um trabalho verdadeiramente positivo é necessário:

Possuir o Conhecimento, pois este trás o domínio;

Possuir o Dominio, pois este trás os Resultados, desde que usados por habito e pratica;

Não esquecer que o EU pensa através da Mente superior;

Não esquecer que não deve usar a palavra Alma como sinónimo de Espirito, porque a Alma é o EU rodeado dos seus princípios “mentais”…. Que são a “mente intuitiva”, o “intelecto” e a “mente espiritual”:- esses princípios constituem a nossa “mente”; esses princípios estão “agrupados ao redor do EU”, formando a nossa alma, isto é, a alma do individuo.

Ao passo que: o Espirito é a Alma da Alma Mundi, é o EU…como Ser Real…. Como Centelha Divina.

Por isso, o primeiro passo consiste em alcançar o domínio da nossa própria mente. Isso consegue-se usando a Vontade. Em qualquer um de nós, essa Vontade é uma manifestação do Eu Superior. Usando a Vontade, dominamos a mente, a partir daí, podemos guiá-la, governá-la e dirigi-la.

Não devem esquecer que a Mente Superior é um Centro de Energia localizado no mundo dos pensamentos, o mundo mental.

Este é o fim das explicações.

Vou descrever o exercício antahkarana, da forma mais simples possível. Espero conseguir que todos percebam, no entanto, já sabem que sempre podem pedir explicações. Até à próxima lição que será apenas o exercício completo.

Desejo para todos um trabalho fácil e com bons resultados. Um beijo em vossos corações.

Lição preparada por MariaHelena Guerra 10 de Novembro de 2012 Sabedoria Viva

5ª LIÇÃO -- A ERA DO AQUÁRIO--- FIM --- EXERCÍCIOS

CONSTRUÇÃO das PONTES ANTAHKARANA Lição nº 5 --- FIM

Como aqui já deixei ensinado, a ciência do antahkarana é a ciência da manipulação da Luz.

E o objetivo da construção das pontes é fazer a síntese, isto é, “fundir” … numa só Luz … as luzes inferior e superior”.

Lembro que a construção das pontes é feita através do trabalho que se executa, essencialmente, nos nossos dois corpos de Luz:

O nosso corpo etérico ou vital, que é feito de luz dourada;

O nosso corpo de Luz…. Que é o “corpo da Alma”, habitando num dos planos superiores do mundo mental, … vem sendo construído, ao longo das nossas reencarnações, com a mais pura luz espiritual. O tempo da sua construção depende da maneira como vivemos as nossas vidas na terra; se uma encarnação não for aproveitável (ex: não deixarmos a alma acordar e não lhe darmos total liberdade) essa encarnação nada acrescentará à construção desse corpo de luz.

Também quero lembrar que:

a LUZ é a “forma superior” da matéria densa.

a LUZ é a “qualidade principal da alma” no mundo mental.

e que a “síntese da luz superior com a inferior” é absolutamente indispensável à evolução da humanidade e dos restantes reinos da Terra.

E lembrar, que a alma está colocada entre o corpo físico e o espírito: Espírito---alma---corpo físico, sendo a alma a representação do Eu Superior nos corpos que compõem o homem.

Também vos disse que todas as energias recebidas em nossos corpos, provenientes de todas as direções e Fontes Superiores, chegam até nós através do Fio da Vida, que também é designado com os nomes de Sutratma ou cardão de prata, (este último nome não representa exatamente o que é o Fio da Vida. Digo isto só para fazerem uma ideia, quando encontrarem esses nomes em vossas leituras.

Coisas a Ter em atenção antes de começar o trabalho

Todo o exercício se baseia no maravilhoso Fio da Vida. Por isso, é importante que aprendam as suas capacidade e propriedades.

O Fio da Vida é tríplice; sendo constituído pelos fios:

A)… o Fio da Vida, propriamente dito; que provém diretamente da Alma Mundi ou Mônada, ou seja, do UNO ou Unidade, descendo até ao plano físico através de nossos corpos subtis…. Ancora-se no do coração do corpo fisico. B)… o Fio da Consciencia,… provém diretamente da alma, como expressão do Eu Superior; este fio incorpora-se nos corpos subtis até se ancorar na cabeça do corpo físico, onde está situada, a sede da consciencia; C)… o Fio da Atividade Criativa… este fio foi iniciado e tem vindo a ser construído pelo próprio ser humano desde o princípio da humanidade. Desde sempre que está ancorado no chacra da garganta do corpo físico, e, para fins evolutivos, é uma síntese dos outros dois fios.

Estes três fios devem ser bem visualizados, com muito cuidado, durante o trabalho. Estes três fios são constituídos por TRÊS das mais fortes, diversificadas e concentradas energias existentes. ESTES TRÊS FIOS TÊM DE SER UNIDOS, durante o trabalho, NUM FIO ÚNICO……MAS SEM SE …MISTURAREM. Deve ser feita a visualização de um só fio, composto por três fios juntos sem estarem misturados, torcidos ou enredados.

PRIMEIRA PARTE dos EXERCÍCIOS A construção da ponte Interna Quem ainda não tiver construído esta ponte, deverá trabalhar para a isso porque nenhuma outra ponte pode ser criada com êxito, se esta não existir. A Ponte Interna….é a conexão entre a alma e a personalidade ou, dito de outra forma: é a conexão entre o Ser interno e o ser externo. Explicação

A alma é o Ser interno que está ancorado no coração;

A “personalidade” é o ser externo ou ego/físico, aquele “eu pequenino” que é possuidor de muitos mais defeitos do que virtudes;

A Alma criou a “personalidade para poder exprimir-se no corpo físico; Isto quer dizer que:--- a “personalidade”, assim como o corpo físico foram …. Criados--- exclusivamente--- para servirem de veículo de expressão ao Eu Superior/Espirito, que se manifesta através da alma…. Que é um desdobramento de si próprio.

Ao criar a “personalidade” a alma concedeu-lhe o “livre arbítrio” de acordo com as leis divinas. Por isso, de acordo com essas mesmas leis, cada ser humano nasce com esse o conhecimento ----- mas… a educação imposta pelos pais ignorantes, leva a criança a perder e a desligar-se desse conhecimento. Quando adulto, dependendo da evolução espiritual dos pais, pode até negar a existencia da alma ou pensar que ela é “algo” distante e lendário, que não faz parte da sua “vida real”… isto é, da vida que ele pensa ser real.

A alma depois de silenciada não volta a manifestar-se a não ser que a personalidade lhe dê motivos e faça esforços para ela se expressar.

O homem-personalidade não é nada; não vai a lado algum,…..porque não cumpre as leis divinas…..porque se encontra --- desconectado --- do Espirito, cuja expressão é a alma que habita em seu coração.

Aqueles que vivem apenas como personalidade material e que não acreditam na alma; que não a deixam expressar-se; que não tentam obter a conexão com ela; esses apenas….. vivem meia-vida, por se encontrarem desconectados do Eu Superior e, por isso, de toda a Luz Espiritual que é enviada ao homem pela Alma Mundi, através do Fio da Vida.

O homem-personalidade-material que parte para o “outro lado” desconectado da alma vai habitar um dos subplanos mais densos do “baixo astral”, ficando preso entre a multidão confusa e desorientada, onde alguns continuam a pensar e sentir que ainda estão vivendo na Terra. Esses são os que se intrometem nas sessões espiritas, se tornam mensageiros “usando o nome de grandes Mestres”, etc., etc., etc.,

O que tem de bom nessas manifestações é que elas provam que todos somos alma/espirito e não apenas corpo físico. Este vai para a terra e transforma-se, pois na Natureza nada se perde, ou é cremado e só restam cinzas. A alma parte e continua vivendo nos outros mundos e seus subplanos, de acordo com a evolução espiritual de cada um.

Nota Não esqueçam que a alma é como uma criança, ela precisa dos conhecimentos que são adquiridos aqui na Terra. Se estiver adormecida durante toda a encarnação, não adquire conhecimentos, assim, quando se acha no “outro lado” fica confusa porque não tendo aprendido que existe uma outra vida para além da vida da Terra, sente que continua vivendo na Terra. Para sair desse estado, precisará da ajuda de outros seres, mas é necessário que ela aceite essa ajuda. Etc., etc.,etc. EXERCICIO PARA DESPERTAR A ALMA Repetir, para si mesmo, várias vezes ao dia, por várias vezes…onde quer que esteja: eu sou “a” alma, eu sou “a” alma, eu sou “a” alma, eu sou “a” alma,….., Vá olhando para dentro de si mesmo e sinta que no interior de seu corpo “algo” se agita. Em sua meditação diária… faça o mesmo. Com a repetição, as sensações interiores vão aumentando. Quando estiver meditando, chegará o momento que sentirá a sua coluna “agigantando-se” em altura, o mesmo acontecerá com o corpo físico; essa sensação de altura será tanto maior quanto maior e mais duradouro for o recolhimento interior. Durante esses momentos será invadido por uma sensação de bem-estar, felicidade, amor e alegria. Com a continuação, esse sentir perdurará cada vez mais tempo nas horas do seu dia-a-dia. Passará a ter a certeza que no seu interior existe uma vida muito mais bela do que a vida exterior. Faça com que a vida exterior seja igual à interior, é o seu trabalho de todos os dias e de todas as horas. Haverão muitas horas do dia que se esquecerá que existe essa vida interior, mas com força de vontade, chegará o momento em que essa vida interior se manifesta imediatamente, bastando repetir, sempre que necessário,… eu sou “a” alma,

eu sou livre, eu sinto amor, alegria e felicidade eu me expresso através deste corpo físico Quando sentir…ou quem já sentir… as sensações acima referidas …..PARABENS …. A CONEXÃO …ALMA/PERSONALIDADE, está ou foi OBTIDA. Mas não esqueça que: Deve repetir todos os dias, várias vezes ao dia, o que acima está ensinado Para que a Conexão se mantenha e para que alma conserve a …total liberdade de expressão Esta modificação é regida por um fio de energia colorida, que se altera de acordo com o sucesso maior ou menor. Quem possui clarividência pode observar as cores deste fio--- este fio é o Fio da Atividade Criativa. QUANDO OBTIVER esta ponte …. NÃO DEIXE PERDER esse PODER MARAVILHOSO porque ele transforma a vida de qualquer pessoa. Agora,….. a principal meta foi obtida ----- a unidade ou conexão entre a alma e a personalidade. Estão prontos para iniciar a construção do antahkarana

SEGUNDA PARTE DO EXERCÍCIO EM PRIMEIRO LUGAR… - Juntar os fios que formam o Tríplice Fio da Vida - fio da vida, propriamente dito; - fio da consciencia e fio da atividade criativa.

Visualize-se dentro de si mesmo, no centro do cérebro. Pelo poder da imaginação, da mesma forma que a aranha tece a sua teia, pegue no fio da consciencia, cuja ponta está no centro do cérebro, e leve-o até ao chacra da garganta. Aí…, procure o outro fio, o da atividade criativa, … e do mesmo modo, …. faça esses dois fios descerem, um ao lado do outro, até ao coração, onde se encontra o fio da vida e junte os 3 fios. Para ajudar, deixo a seguir, uma espécie de mapas…. Melhor não foi possível porque o programa de texto da rede, não deixa fazer mais. Em primeiro lugar….. obter a:- Junção do Tríplice Fio da Vida

MAPA As setas representam os fios

Cabeça Fio da Consciencia, cor transparente

Garganta Fio da consciencia + Fio da atividade criativa,

…. em cor azul claro (neste trabalho),

↕↓

Coração Fio da consciencia + fio da atividade criativa + fio da Vida, ……da cor cristal transparente com as sete cores do arco iris.

↕↕↓

Neste momento, temos os 3 fios, que ficarão lado a lado sem se misturarem. Eles serão tecidos no percurso da construção da ponte anthakarana. Em segundo lugar –-- Fazer o Percurso desses fios nos corpos subtis Continuar a visualização, acompanhada da imaginação e da intuição.

PRIMEIRO….. do corpo físico ---para--- o corpo etérico… (de cor dourada):

Pelo poder da imaginação e da visualização, vamos tecendo os 3 fios que ancorámos no coração do corpo físico, fazendo-os penetrar no baço do corpo físico. Daí… levamos os fios a penetrar no baço do corpo etérico. Aí..., no baço etérico…, selamos os fios com um ponto de luz azul do 1º raio, regido pelo Senhor do Poder e da Vontade. Nota importante – não esquecer que os corpos subtis estão… INTERPENETRADOS…, tal como os planos e subplanos dos mundos astral e mental.

SEGUNDO….. do corpo etérico(dourado)… para…. o corpo astral: Continuamos tecendo os 3 fios que ancorámos no baço do corpo etérico. Neste corpo, a partir do baço, vamos fazer passar os fios pelo plexo solar etérico e deste ao coração etérico. Aí…, selamos os fios com luz dourada do 2º raio, regido pelo Senhor da sabedoria e iluminação. A seguir, tecemos os fios diretamente para o coração do corpo astral. Aí…, selamos os fios com um ponto de luz branca do 4º raio, regido pelo Senhor da ressurreição e ascensão.

TERCEIRO….. do corpo astral… para… o corpo mental: Continuamos tecendo os 3 fios que ancorámos no coração do corpo astral. Esta passagem tambem é feita, diretamente, do coração do corpo astral para a Mente Superior do corpo mental. Aí…, selamos os fios com um ponto de luz Violeta do 7º raio, regido pelos Senhor da transmutação, liberdade, magia e perfeição. QUARTO….. da Mente Superior diretamente …para…o Corpo de Luz Da Mente Superior, tecemos os 3 fios em direção ao Corpo de Luz, que habita no 4º subplano do plano mental. Aí…., INTEGRAMOS EM CONEXÃO PROFUNDA OS 3 FIOS. Manter todo o tempo possível.

DEPOIS ---- começar a visualizar a descida dessa Energia Superior pelo caminho percorrido, ….tendo o cuidado de parar nos pontos de “selagem” para visualizar uma acumulação dessa energia. Quando chegar, de novo, ao ponto de partida do corpo físico (o coração), visualizar o derrame dessa energia por “todos os corpos, físico, astral e mental”…. A partir do coração. Mantenha durante o tempo que lhe seja possível. A construção da ponte está completa, mas vai precisar de reforça-la durante toda a sua vida nesta encarnação. Termine agradecendo ao seu Eu Superior e à Trindade Espiritual.

MAPAS para ajudar a VISUALIZAÇÃO A seta representa os 3 fios

do corpo físico ---para--- o corpo etérico, (de cor dourada): CORAÇÃO ….do corpo físico

↓ BAÇO ….do corpo físico

↕ BAÇO ….do corpo etérico selagem

do corpo etérico ---para--- o corpo astral BAÇO ….do corpo etérico

↕ PLEXO SOLAR …. do corpo etérico

↕ CORAÇÃO …. do corpo etérico Selagem

↕ CORAÇÃO ….do corpo astral Selagem

do corpo astral ---para--- o corpo mental CORAÇÃO ….do corpo astral

↕ MENTE SUPERIOR….do corpo mental Selagem

da Mente Superior ao Corpo de Luz

↕ CORPO DE LUZ

Integração e conexão profunda ---------------- Repita tantas vezes quantas puder, com a frequência que puder, porque a finalidade deste trabalho, na parte espiritual que é a mais importante, é fundir as duas energias…. A Superior com a inferior, para obter a evolução da humanidade (criar um novo tipo de ser humano perfeito), e ajudar a evoluir o planeta e os restantes 3 reinos, pelos quais o homem é responsável. Nesta construção trabalhamos para a Hierarquia e para a Alma Mundi. No que diz respeita aos “construtores” dessas pontes, cada um poderá ver por si próprio, a sua vida modificar-se e a sua evolução crescer dia-a-dia. É certo que quem mais trabalhar mais resultados terá, mas isso acontece com tudo em nossas vidas. AQUI FINALIZA ESTE ENSINAMENTO, que sei ser difícil, mas aqui estarei para as ajudas que forem necessárias. Desejo de todo o coração que sigam estas instruções e que tirem delas o melhor resultado possível. 15 de Dezembro de 2012 Um beijo em vossos corações de luz. MariaHelena Guerra Sabedoria viva