a celebraÇÃo da festa de todos os santos · solenidade, todos os santos como diz o sacerdote na...

4

Upload: truongkhanh

Post on 15-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A CELEBRAÇÃO DA FESTA DE TODOS OS SANTOS

No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a festa de Todos os Santos. Segundo a tradição, ela foi colocada neste dia, logo após 31 de outubro, porque que os celtas ingleses – pagãos -, celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween). Nesse dia, a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu celebrando, numa única solenidade, todos os Santos como diz o sacerdote na oração da Missa para render homenagem àquela multidão de Santos que povoam o Reino dos Céus, que São João viu no Apocalipse: Ouvi, então, o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel. Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão”. “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. (Ap 7,4-14)

Esta imensa multidão de 144 mil, que está diante do Cordeiro, compreende todos os servos de Deus, aos quais a Igreja canonizou através da decisão infalível de algum Papa, e todos aqueles, incontáveis, que conseguiram a salvação, e que desfrutam da visão beatífica de Deus. Lá eles intercedem por nós sem cessar, diz uma de nossas Orações Eucarísticas. Por isso, a Igreja recomenda que os pais ponham nomes de Santos em seus filhos. Esses 144 mil significam uma grande multidão (12 x 12 x 1000). O número doze e o número mil significavam para os judeus antigos plenitude, perfeição e abundância; não é um valor meramente aritmético, mas simbólico. A Igreja já canonizou mais de 20 mil santos, mas há muito mais que isto no Céu. No livro ‘Relação dos Santos e Beatos da Igreja’, eu pude relacionar, de várias fontes, quase 5mil dos mais importantes; e os coloquei em ordem alfabética.

A “Lúmen Gentium” do Vaticano II lembra que: “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio (LG 49) (§956). Na hora da morte, São Domingos de Gusmão dizia a seus frades: Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida. E Santa Teresinha

confirmava este ensino dizendo: Passarei meu céu fazendo bem na terra. O nosso Catecismo diz que: Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita (§2692).

A marca dos santos são as bem-aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso, este trecho do Evangelho de São Mateus (5,1ss) é lido nesta Missa. Os santos viveram todas as virtudes e, por isso, são exemplos de como seguir Jesus Cristo. Deus prometeu dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação. Esta ‘Solenidade de Todos os Santos’ vem do século IV. Em Antioquia, celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos após era fixada no dia 13 de maio pelo papa Bonifácio IV, em concomitância com o dia da dedicação do Panteon dos deuses romanos a Nossa Senhora e a todos os mártires. No ano de 835, esta celebração foi transferida pelo papa Gregório IV para 1º de novembro. Cada um de nós é chamado a ser santo. Disse o Concilio Vaticano II que: “Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade (Lg 40). Todos são chamados à santidade: Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48): Com o fim de conseguir esta perfeição, façam os fiéis uso das forças recebidas cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim, a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra luminosamente na história da Igreja pela vida de tantos santos (LG 40). O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual (cf. 2Tm 4).

O progresso espiritual da oração, mortificação, vida sacramental, meditação, luta contra si mesmo; é isto que nos leva gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças. Disse São Gregório de Nissa (†340) que: Aquele que vai subindo jamais cessa de ir progredindo de começo em começo por começos que não têm fim. Aquele que sobe jamais cessa de desejar aquilo que já conhece” (Hom. in Cant. 8).

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/a-celebracao-da-festa-de-todos-os-santos/

MENSAGEM DO PÁROCO

VOZ DA SÃO CHARBEL / NOVEMBRO 20172

VOZ DA SÃO CHARBEL / NOVEMBRO 2017 3

SANTOS DO MÊS01/11 TODOS OS SANTOS02/11 FINADOS04/11 SANTO CARLOS BORROMEU05/11 SANTA BERTILA06/11 SANTO LEONARDO DE NOBLAC09/11 SANTO ORESTES10/11 SANTO LEÃO MAGNO I11/11 SANTO MARTINHO DE TOURS13/11 SANTO ESTANISLAU KOSTKA15/11 SANTO ALBERTO MAGNO16/11 SANTA GERTRUDES17/11 SANTA ISABEL DA HUNGRIA20/11 SANTO FÉLIX DE VALOIS21/11 SANTO GELÁSIO I22/11 SANTA CECÍLIA23/11 SANTO CLEMENTE I25/11 SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA27/11 NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS30/11 SANTO ANDRÉ APÓSTOLO

INTENÇÕES DO APOSTOLADO

Pelos cristãos na Ásia, para que, testemunhando o Evangelho com palavras e obras, favoreçam o diálogo, a paz e a compreensão recíproca, sobretudo com aqueles que pertencem a outras religiões

HINO DESÃO CHARBELGlorioso padre Charbel, que lograstes sublime santidadePor ter seguido o Cristo, o caminho, a vida e verdade.Vos pedimos: rogai por nós.

Glorioso padre Charbel, que subistes ao cume da ascesePor ter sempre vividocasto, pobre, humilde, obedienteVos pedimos: rogai por nós.

Glorioso padre Charbel, que na vida passastes como mortoE tendo vós morrido vosso corpo perdura incorrupto. Vos pedimos rogai por nós.

Glorioso padre Charbel, que morrestes ao mundo para DeusE Deus vos conserva para o mundo excelso

UM POUCO DE HISTÓRIA E CULTURA

Você sabia que o feriado de Finados, celebrado em de novembro, embora originado do cristianismo, foi nomeado de forma diversa à celebração cristã?

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos. Costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém já se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) suscitam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”.

Padre Inácio Medeiros orienta que o dia de todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça, mas não foram canonizados. Já o dia de fi nados celebra todos os que morreram não estando em estado de graça total, mais precisamente os que se encontram em estado de purifi cação de suas faltas e, assim, necessitam de nossas orações.

Contudo, você sabia que o feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro, embora originado do cristianismo, foi nomeado de forma diversa à real celebração cristã? Na realidade, o cristianismo, ao contrário do feriado brasileiro, celebra a lembrança dos fi éis defuntos e não o dia de fi nados. Mas qual a diferença?

Padre Inácio explica que se adentrando a fundo no signifi cado e na origem das palavras, podemos notar que há sim uma diferença, e relevante. “A palavra fi nado signifi ca, em sua origem, aquele que se fi nou, ou seja, que teve seu fi m, que se acabou, que foi extinto. A palavra defunto, por sua vez, originada no latim, era o particípio passado do verbo defungor, que signifi cava satisfazer completamente, desempenhar a contento, cumprir inteiramente uma missão. Mais tarde, foi utilizada e difundida pelo cristianismo, para dizer que uma pessoa morta era aquela que já havia cumprido toda a sua missão de viver. Modernamente, porém, tornou-se sinônimo de cadáver.”

Dentre desse contexto o dia dos fi éis defuntos, portanto, é o dia em que a Igreja celebra o cumprimento da missão das pessoas queridas que já faleceram, por meio da elevação de preces a Deus por seu descanso junto a Ele. “É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, mesmo que esteja distante; amar é saber que o outro necessita de nossos cuidados e de nossas preces mesmo quando já não o podemos ver. Pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus e com os irmãos, agora e para sempre”, opina padre Inácio.

Fonte: http://www.a12.com/redacaoa12/igreja/dia-de-fi nados-celebra-vida-1

DIA DE FINADOS CELEBRA A VIDA

05/11Domingo da Santificação da IgrejaHb 9,1-12 - Mt 16,13-20

07/11Quarta-feira (Santificação)Hb 10,26-31 - Jo 17,14-19

09/11Sexta-feira (Santificação)Rm 5,12-16 - Jo 17,24-26

12/11Domingo da Renovação da IgrejaHb 9,11-15 - Jo 10,22-42

15/11Quarta-feira (Renovação)Hb 9,15-23 - Jo 10,11-16

17/11Sexta-feira (Renovação)Hb 10,1-10 - Mc 2,18-22

19/11Domingo da Anunciação a ZacariasRm 4,13-25 - Lc 1,1-25

22/11Quarta-feira (Anunciação a Zacarias)Rm 2,9-16 - Jo 8,41-45

24/11Sexta-feira (Anunciação a Zacarias)Rm 3,1-12 - Jo 8,51-55

26/11Domingo da Anunciação a MariaGl 3,15-22 - Lc 1,26-38

29/11Quarta-feira (Anunciação a Maria)Gl 3,23-29 - Mt 13,54-58

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES

01/11 MARIA SANTINA GERONAZO14/11 VIVIANE DE AGUIAR LUSTROSO CRUZ16/11 JOEL OLIVEIRA DOS SANTOS17/11 NELI MORAES20/11 ERNESTO GONÇALVES25/11 LINDALVA BARROS REGO28/11 ARIANE PAULINO DO NASCIMENTO28/11 KHALIL MIKHAIL KHOURI

Parabéns a todos os dizimistas e que Deus os abençoe.

LITURGIA

DÍZIMO

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL

Domingo: Novena de São Charbel às 11h10 Domingo: Missa às 11h30Quarta-feira: Missa às 15h (Novena de N. S. Desatadora)Sexta-feira: Missa às 15hSexta-feira: Cenáculo às 16h

Endereço: Rua Francisco Foot, 13Gopoúva - Guarulhos/SP - CEP: 07051-090(ao lado do Teatro Padre Bento)Telefone: (11) 2440-7374

ACESSE SÃO CHARBEL

www.scharbel.com.brwww.igrejamaronita.org.brwww.facebook.com/paroquiasaocharbel

VOZ DA SÃO CHARBEL / NOVEMBRO 2017

Diretor ResponsávelPe. Antonio Bosco da Silva

ColaboraçãoDiácono Thiago C. Regini

DiagramaçãoFelipe Araujo (PASCOM São Charbel)

ImpressãoCentral Cópias

VOZ DA SÃO CHARBEL /NOVEMBRO 20174

RESTAURODA IMAGEM DESÃO CHARBELGraças a sua ajuda e generosidade já alcançamos 82% do valor que precisamos para sanar a nossa despesa. Contamos com a ajuda de todos. E que Deus abençoe a todos