a abordagem de daniel kim

1
Lucineide Azevedo Mariana Resumo do texto: A abordagem de Daniel Kim Kim descreve a relação entre a aprendizagem individual e a organizacional A aprendizagem organizacional é composta por três etapas: Memória organizacional- é todo o conhecimento incorporado da organização. É o conhecimento que é armazenado para ser usado futuramente. Esta memória tem que ser de fácil acesso Aprendizagem individual – para Kim (1998) caracteriza- se como aquela que ocorre a partir da experiência, da observação e da capacidade que o individuo tem de refletir e avaliar a situação, gerando estruturas cognitivas (aquisição de um conhecimento) e rotinas pessoais de trabalho. A aprendizagem se torna organizacional no momento em que modelos interpretativos e rotinas são compartilhadas pelos membros da organização. Modelos mentais individuais – são as idéias profundamente arraigadas, generalizações ou imagens que influenciam a visão de mundo e suas atitudes, essas idéias limitam a formas. Kim divide o processo de aprendizagem em dois níveis: Aprendizagem operacional - significa melhorar comportamentos ou métodos, a fim de melhorar o desempenho de um determinado sistema. É ter o know- how, ou seja, significa ter conhecimento, experiência é o saber como fazer. A aprendizagem conceitual diz respeito à mudança dos modelos mentais sobre como o mundo funciona. É ter o know why, ou seja, entender o porquê das coisas para assumir uma posição de destaque e suas reais conseqüências. O aprendizado em um só nível não produz bons resultados em longo prazo

Upload: andressa-batalha

Post on 21-Jun-2015

158 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Abordagem de Daniel Kim

Lucineide AzevedoMariana

Resumo do texto: A abordagem de Daniel Kim

Kim descreve a relação entre a aprendizagem individual e a organizacionalA aprendizagem organizacional é composta por três etapas:

Memória organizacional- é todo o conhecimento incorporado da organização. É o conhecimento que é armazenado para ser usado futuramente. Esta memória tem que ser de fácil acesso

Aprendizagem individual – para Kim (1998) caracteriza-se como aquela que ocorre a partir da experiência, da observação e da capacidade que o individuo tem de refletir e avaliar a situação, gerando estruturas cognitivas (aquisição de um conhecimento) e rotinas pessoais de trabalho. A aprendizagem se torna organizacional no momento em que modelos interpretativos e rotinas são compartilhadas pelos membros da organização.

Modelos mentais individuais – são as idéias profundamente arraigadas, generalizações ou imagens que influenciam a visão de mundo e suas atitudes, essas idéias limitam a formas.

Kim divide o processo de aprendizagem em dois níveis:

Aprendizagem operacional - significa melhorar comportamentos ou métodos, a fim de melhorar o desempenho de um determinado sistema. É ter o know-how, ou seja, significa ter conhecimento, experiência é o saber como fazer.

A aprendizagem conceitual diz respeito à mudança dos modelos mentais sobre como o mundo funciona. É ter o know why, ou seja, entender o porquê das coisas para assumir uma posição de destaque e suas reais conseqüências.

O aprendizado em um só nível não produz bons resultados em longo prazo