9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem...

34

Upload: others

Post on 21-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria
Page 2: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

9 motivos para contratar uma consultoria

Page 3: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

3

| índice

Introdução ............................................................................... 4

Estratégia ................................................................................. 5

Gestão de Riscos ..................................................................... 8

Gestão Financeira ................................................................... 11

Gestão de Processos ............................................................... 14

Controladoria .......................................................................... 18

Recursos Humanos ................................................................ 22

Mercado e Marketing ............................................................. 25

Supply Chain/Logística .......................................................... 28

Projetos .................................................................................... 31

Porque contratar uma consultoria........................................ 34

Page 4: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

4

| Introdução

Este ebook é destinado a você que percebe o potencial da sua empresa de ter melhor performance e resultados econômico-financeiros, mas não tem certeza de como chegar lá.

Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria empresarial. Veremos juntos áreas essências para qualquer empresa e como problemas comuns podem afetar sua performance.

Dessa forma, você não só estará apto a diagnosticar alguns entraves que prejudicam os resultados, como também saberá como podemos te ajudar.

A metodologia deste ebook focou na concepção de que todas as áreas são interligadas. Partiremos da estratégia — o guia para todas as tomadas de decisão — até os projetos de inovação — futuro da empresa.

Abordaremos:• Estratégia• Gestão de Riscos• Gestão Financeira• Processos• Controladoria• Recursos Humanos• Mercado e Marketing• Supply Chain/Logística• Projetos

Apesar de partirmos da estratégia, é importante ressaltar que as áreas não são encadeadas em linha, mas sim num ciclo de eterno retorno. A estratégia é o guia para todas as ações, mas suas consequências alimentam a própria estratégia.

Este ebook tem a pretensão de te ajudar, mas faz-se necessário destacar também que cada empresa enfrenta seus problemas particulares e só é possível aplicar o remédio certo se a doença for conhecida. Para o diagnóstico é preciso experiência e técnica — que podem encontrados na contratação de uma consultoria.

Page 5: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

5

| Estratégia

A estratégia é o documento que norteia todas as decisões de uma empresa. Como diz a frase célebre de Lewis Carrol:

“Se não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” – Lewis Carrol

Problemas recorrentes nas empresas

É comum encontramos grandes e pequenas empresas que não tem um planejamento estratégico — muitas vezes também o planejamento está defasado ou feito de maneira errada.

Os motivos que levam ao erro de Estratégia são muito, seguem alguns exemplos.

Descrédito na ferramenta

Quando o planejamento não é feito de maneira correta — muito específico, sem abarcar riscos, com diagnósticos errados ou sem consultar os gestores de cada área —, é comum que os diretores e gestores se sintam engessados, o que leva ao descrédito na ferramenta.

A própria confecção do documento do planejamento estratégico demanda tempo e esforço. É um exercício de autoconhecimento para a empresa, de modo que pode haver resistência por parte dos gestores.

O reconhecimento das dificuldades pode ser particularmente doloroso, demandando que o projeto de planejamento seja conduzido por pessoas que entendem essas dificuldades e saibam extrair as informações pertinentes.

Page 6: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

6

Falta de Atualização do Planejamento

Mais comum do que não ter um planejamento estratégico, é não o atualizar.

Seja por causa de um descrédito prévio, a exigência de esforço ou o desconhecimento de que é preciso atualizar o planejamento, as empresas costumam modificar-se completamente e ainda assim permanecer usando o documento defasado.

Os resultados de cada área, assim como a análise dos indicadores devem sempre voltar ao planejamento e alimentá-lo para que ele consiga refletir a realidade atual da empresa.

Não se começa no planejamento e termina nas vendas ou nos projetos de inovação e investimento. O correto é começar e terminar no planejamento.

Indicadores errados e falta de medição

Outro problema comum é a incapacidade de confeccionar indicadores que possam medir os resultados desejados.

Mesmo que haja a intenção de fazer e atualizar o planejamento, se ao se realizar os processos no dia a dia da empresa, não existir medição de resultados ou se os indicadores forem irrelevantes, não será possível exercer a estratégia.

Se o seu objetivo for fazer um balão subir 500 metros, mas você não consegue enxergá-lo enquanto sobe, como poderá mudar sua estratégia para ter êxito?

consequências da falta de estratégia

Sem o planejamento a empresa pode operar apenas de 2 modos:• Apagando incêndios• Tentativa de Erro

Page 7: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

7

Apagando incêndios

Os gestores não conseguem progredir. As ações buscam somente sanar problemas que surgem.

Não existe a preocupação de se antecipar aos problemas. Esse método causa insatisfação nos gestores, incapacidade de medir eficiência, danos à performance econômico-financeira, perda de oportunidades de negócio, possível falência em momentos de crise e impossibilidade de inovar sobressaindo no mercado.

É a gestão somente para o agora.

Tentativa e erro

Só é possível usar esse método em períodos de tranquilidade, quando não há crises. Aqui faz-se investimentos sem planejamento, acreditando que darão certo.

Sendo assim, pode ser que a empresa tenha sucesso, mas, na maioria das vezes, o que ocorre é perda de recursos e oportunidades. Além da insatisfação de áreas carentes que se sentem desmerecidas pela direção.

Ou seja, para a confecção de um orçamento e projetos sólidos, é preciso que haja estratégia.

É preciso fazer um planejamento estratégico de forma correta e conduzido por pessoas capazes. Além disso, é necessário atribuir indicadores que reflitam o atingimento das metas assim como definir processos que gerem dados a serem medidos.

Existem vários métodos e cada empresa, com suas peculiaridades, se adequará a um deles.

Fazer um planejamento correto demanda competência técnica e experiência. É um dos motivos para contratar uma consultoria empresarial.

solução para a estratégia

Page 8: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

8

| Gestão de Riscos

A gestão de riscos é a área que identifica, monitora e elabora soluções para os riscos de uma empresa ou projetos.

Todos os projetos têm riscos, não há como fugir deles. Apesar do futuro ser imprevisível, é possível tentar identificar o que pode acontecer e de antemão saber como agir nessas situações.

“O maior risco é não correr riscos, não dá para ficar sem correr nenhum risco, senão você não faz nada” – Jorge Paulo Lemann

Problemas recorrentes nas empresas

É muito difícil encontrar uma empresa que tenha uma boa gestão de riscos. Normalmente os riscos não são nem identificados e, quando são, não há a elaboração de soluções.

De que adianta identificar os riscos se quando eles acontecem ninguém sabe o que fazer?

Relação entre Planejamento e Riscos

A gestão de riscos está intimamente vinculada à estratégia. Sem saber previamente o que fazer dado uma mudança repentina e aguda no cenário, isso pode inviabilizar o planejamento da noite para o dia.

É por isso que empresas que não tem planejamento normalmente ignoram a gestão de riscos e empresas que não tem gestão de riscos costumam se frustrar com o planejamento estratégico.

Page 9: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

9

Relação entre risco e retorno

Outro problema é não entender que os riscos estão associados aos retornos esperados.

Quanto mais ousado é o projeto, maior será o risco e a atenção que deverá ser dada a ele. É só pensar da seguinte forma: um risco zero exige que não se queira nada, dessa forma, quanto mais se quer, maior o risco que estará aceitando.

Identificar os riscos e ver se os retornos esperados estão de acordo é uma das funções da gestão de riscos. Com certeza projetos com bastante potencial de retorno terão maior risco, mas muito risco não quer dizer projetos frutíferos. Pode ser que não compense.

Se não tiver uma gestão de riscos, quem avaliará se vale a pena ou não?

Ações de mitigação e resposta

Não basta identificar os riscos, é preciso ir além. Depois de identificados, é preciso atribuir probabilidade aos riscos, definir planos de ação caso o cenário ocorra e soluções para mitigar o risco.

É comum as empresas terem conhecimento de um risco e, mesmo assim, não se precaverem.

Assim como no planejamento, a gestão de riscos deve ser sempre atualizada. Os cenários mudam e com ele deve-se mudar também os documentos da empresa.

consequências da falta de gestão de risco

A inexistência de uma gestão de risco eficaz pode invalidar a estratégia, fazer com que a empresa perca recursos valiosos, incorrer em projetos fadados ao fracasso e, no extremo, inviabilizar os processos levando-a à falência.

Page 10: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

10

Impossibilitar o Planejamento

Uma mudança repentina de cenário pode transformar o orçamento em um documento obsoleto.

Todo o esforço para produzi-lo pode ser destruído se não houver soluções para cenários divergentes do que havia sido imaginado.

Ao impossibilitar o planejamento, a empresa incorrerá nas consequências da falta de estratégia antes descritos.

Perda de Recursos Valiosos

Assim como ocorre numa doença, quanto mais tarde for ministrado o remédio, maiores o dano ao paciente. Se as ações diante do risco já estiverem previamente registradas, a empresa poderá reagir rapidamente e assim não perder recursos.

Até que o colaborador no chão de fábrica, por exemplo, relate o problema ao gestor e esse ao diretor, que deverá, então, pensar numa solução, grandes consequências já podem ter acontecido.

Projetos fracassados

Projetos ousados sem uma gestão de risco eficaz podem ficar pelo caminho. Isso pode significar grandes perdas de capital.

A gestão de risco conta com a diretoria, os gestores e os colaboradores e é composta por 5 etapas: identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação.

• Identificação: listagem dos riscos, medidas de controle e responsáveis.

• Avaliação: avaliação de probabilidade e dano dos riscos.• Tratamento: Criação de ações de mitigação e resposta.• Monitoramento: identificação de novos riscos e atualização dos já

listados.• Comunicação: Consolidação das informações.

É preciso que esse processo seja conduzido por profissionais capacitados.

solução para a gestão de risco

Page 11: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

11

| Gestão financeira

Gestão financeira é a área que analisa, controla e planeja as atividades financeiras de uma empresa.

Uma boa gestão financeira garante que existam recursos para atingir as metas definidas na estratégia e que a empresa esteja disponível para aproveitar oportunidades.

Fazer a gestão financeira é entender o conceito de custo/benefício. É entender que todo gasto deve ser visto como investimento, portanto deve retornar como mais dinheiro à empresa.

Esse é o conceito que pode ser extraído da afirmação de Warren Buffet:

“Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca se esqueça da regra número 1.” – Warren Buffet

Problemas recorrentes nas empresas

Falta de investimento em tecnologia e desconhecimento técnico são os problemas mais comuns da gestão financeira.

Ausência de Sistema Financeiro Robusto

Quando falta aos gestores a mentalidade financeira de custo/benefício, investimentos em tecnologia ou na contratação de treinamentos são negligenciados.

Sem um sistema que compreenda as necessidades da empresa e falte na geração de informações, é impossível fazer uma gestão financeira eficaz.

Investir em tecnologia não é um custo, é certo o retorno que pode trazer quando avaliamos a expansão da capacidade de tomada de decisão e controle.

Page 12: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

12

Falta de Fluxo de Caixa projetado

Uma das principais ferramentas da gestão financeira é o fluxo de caixa. Ele lista as saídas e as entradas de recursos — em regime de caixa.

São poucas as empresas que projetam um fluxo de caixa. Isso acontece por falta de conhecimento técnico ou descrédito na ferramenta.

Com a projeção é possível avaliar quando sobrará recursos que poderão ser investidos ou alocados em departamentos carentes. Ou, numa situação inversa, pode ser diagnosticado com antecedência períodos de esvaziamento do caixa e assim tomar atitudes como empréstimos, reavaliação de prazos aos fornecedores, composição de estoque ou distribuição de lucros.

É preciso ter o entendimento que dinheiro parado no caixa também é perda de dinheiro, assim como empréstimos evitáveis ou feitos às pressas com condições desvantajosas.

Colaboradores não treinados

A atividade de gestão financeira é diária. A análise e as ações devem ser feitas todos os dias. Para isso é preciso que o gestor e os analistas sejam treinados, só assim conseguirão tomar as melhores decisões.

São muitas as perguntas que a área financeira deve responder, por exemplo: devo alocar recursos em quais áreas? Compensa incorrer em quais custos? As condições dos empréstimos estão favoráveis? Qual será a política de crédito? Quanto de estoque devo manter?

O que se encontra em empresas com gestão financeira ruim são departamentos que somente pagam e recebem dinheiro.

consequências da falta de gestão financeira

Sem as ferramentas para avaliar os recursos disponíveis é impossível fazer um planejamento eficaz, medi-lo e atualiza-lo. Da mesma forma, fica inviável avaliar os riscos. Entre outras consequências pode-se notar principalmente:

Page 13: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

13

Perda de Dinheiro e Oportunidades

Não controlar as finanças pode fazer uma empresa perder recursos. O dinheiro pode ficar parado no caixa ou pode faltar para aproveitar oportunidades.

Ser obrigado a sanar compromissos e não ter como fazer, faz com que sejam necessários empréstimos, o que acarreta em juros.

A ausência de controles de estoque também é uma forma de deixar recursos parados e a impossibilidade de adquiri-los gera complicações com o cliente - perda de valor para a empresa.

Além disso, sem saber quanto de recurso estará disponível, não há como planejar, aproveitar oportunidades e estabelecer um orçamento.

Além do investimento em tecnologia, é essencial que a equipe financeira seja treinada em suas capacidades de análise.

A contratação de uma equipe especializada para o treinamento não deve ser vista como um custo, mas um investimento.

São muitas as ferramentas e cada empresa precisa de relatórios e análises específicas para garantir a melhor performance econômico-financeira.

solução para a gestão financeira

Page 14: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

14

| Gestão de processos

A gestão de processos é a área que analisa, modifica, registra e controla os processos de uma empresa para garantir eficiência, eficácia e geração de valor — tudo isso conforme a estratégia da empresa e visando a mitigação dos riscos.

Se você tem problemas de produtividade, talvez devesse rever seus processos.

Além disso, uma gestão de processos eficiente evita desperdícios, fornece dados certos para controle e garante a qualidade da empresa.

“Melhore a produtividade da equipe simplificando os processos” – Surama Jurdi

Uma vez que o planejamento e as gestões de risco e financeiras estão alinhados, a empresa precisa operar. A forma como as operações serão realizados serão definidas pelos processos.

A gestão de processos depende da empresa como um todo, por isso normalmente enfrenta problemas de falta de registro, treinamento, cultura organizacional, informalidade e tecnologia.

Problemas recorrentes nas empresas

Page 15: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

15

Organização sem foco em metas

É comum que no momento da definição dos processos, os gestores se esqueçam da estratégia, de modo que no final do período de apuração dos resultados não é possível haver a mensuração.

Se houve a definição de uma meta que depende de um ou mais processos, mas os mesmos não conseguem gerar informação para avaliar os resultados, como apurar o sucesso?

Ao definir processos, deve-se levar em consideração não só o output — saída — físico — os materiais palpáveis —, mas também o output informacional.

Desperdício e Gargalo

Empresas que usam de modelos de processos pré-definidos e não analisam seus fluxos de trabalho caem em gargalos que não sabem resolver.

O gargalo é a etapa do processo que define sua capacidade produtiva. Se uma empresa tem três máquinas numa linha de produção e a capacidade produtiva da última é a menor de todas, sua produção final será igual a dessa terceira máquina.

Uma gestão de processos deficiente pode estimular os gestores a investirem em etapas do processo que não são o gargalo. No exemplo das máquinas seria como se investimentos fossem feitos nas duas primeiras máquinas.

Esse investimento iria gerar desperdício de recursos represados nas primeiras máquinas.

O orçamento de uma empresa, por exemplo, deve focar nos gargalos seja nos processos administrativos ou de produção com o foco na geração de valor. Sem uma análise dos processos, isso seria impossível.

Automatização de processos sem prévia análise

Diante de um cenário de improdutividade, muitas empresas optam por investir em automatização, ou seja, o auxílio da tecnologia.

Esses investimentos normalmente são altas e demandam esforços conjuntos. O que ocorre é que antes as empresas costumam não estudar e aperfeiçoar seus processos. Uma vez automatizados eles se veem reféns de processos onerosos.

Nessa situação ao invés dos processos servirem à empresa, é a empresa que passa servir aos processos adaptando-se ao que é possível.

Page 16: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

16

Falta de Registro e Informalidade

O registro de todos os processos de cada departamento é uma tarefa árdua, mas necessária.

Sem os registros as empresas ficam dependentes do conhecimento informal dos colaboradores. Se uma peça chave deixar a empresa, os processos se perdem junto como ela.

O problema vai além: os registros facilitam trabalhos de reformulação e aperfeiçoamento.

consequências da falta de gestão de processos

Processos deficientes geram incapacidade de controle, desperdício de recursos, manutenção de gargalos, ineficiente, ineficácia, improdutividade e aumento dos riscos.

Improdutividade

O principal sintoma de processos deficientes é a sensação de que por mais que os gestores invistam numa área ela não dá resultados.

Esse é um sintoma claro de que o gargalo está em um local que está passando despercebido.

É preciso fazer um mapeamento do fluxo de trabalho, analisar as capacidades e velocidades de etapa, só assim será possível identificar porque a improdutividade permanece apesar dos investimentos.

Page 17: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

17

Desperdício de Recursos

Processos mal desenhados podem dar voltas desnecessárias para chegar a um produto. Todas essas voltas são desperdícios de recursos. Pode ser desperdício de mão de obra, dinheiro ou tempo.

Todo esse desperdício certamente é refletido no produto que é entregue ao cliente. São recursos que poderiam ser destinados à satisfação final seja pela diminuição dos preços, tempo de entrega ou qualidade do produto.

Incapacidade de medir

É comum que os gestores reclamem da falta de dados ou a imprecisão dos dados para a tomada de decisão.

Esse problema pode estar nas tecnologias usadas, nos recursos humanos ou nos processos definidos. Se não existir a preocupação com a geração de informação no momento da definição dos processos, não há como fazer medições.

Para uma gestão de processos de qualidade é preciso que profissionais competentes realizem as seguintes etapas:

• Analisar• Redefinição ou aperfeiçoamento• Implementação• Monitoração• Gestão• Automatização

Além disso é preciso treinar os gestores para o registro eficaz dos processos, a análise de gargalos, monitoramento e gestão.

Num último momento, a automatização diminui os custos e gera mais eficiência à empresa.

solução para a gestão de processos

Page 18: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

18

| controladoria

A controladoria é a área que garante que a empresa esteja seguindo o caminho traçado na estratégia. É uma área de monitoramento, controle e aconselhamento da diretoria.

É essa área que analisa os indicadores de desempenho, garante o cumprimento dos processos definidos, evita fraudes, faz a gestão dos riscos, dos custos e do orçamento.

“A maneira como você coleta, gerencia e utiliza as informações determina se você vai vencer ou perder.” – Bill Gates

Para saber se uma empresa tem um departamento de controladoria eficiente basta perguntar à direção: como anda a sua empresa?

Se ele não souber responder, tiver dúvidas e for incapaz de apresentar dados que fundamentem a resposta, ele não está investindo na controladoria.

Falta de Treinamento

A área de controladoria é uma das áreas mais técnicas de uma empresa. Colaboradores sem treinamento ou conhecimento técnico dificilmente conseguirão exercer as atividades com eficácia.

Dados mal trabalhados, análises erradas e falta de visão podem comprometer a capacidade da diretoria de tomar decisões.

Problemas recorrentes nas empresas

Page 19: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

19

Falta de entendimento do departamento

A não compreensão da diretoria das funções da controladoria pode comprometer o trabalho da mesma.

É comum que o departamento seja distribuído de forma errada seja na pirâmide hierárquica ou até mesmo na distribuição espacial do ambiente de trabalho.

A controladoria deve ser completamente desvinculada dos processos rotineiros de trabalho e colocada à parte dos outros setores. Ela não deve sofrer influência política dos outros gestores, afinal ela tem também a função de monitoramento e fiscalização.

Incapacidade de gerar dados

A controladoria trabalha essencialmente com dados. Se os processos da empresa não geram dados confiáveis, não é possível que esse departamento tenha sucesso.

Forçar que a controladoria gere análises com dados que não representam a realidade pode gerar frustração no departamento além de consequências mais graves como o estímulo a decisões erradas.

Uma empresa sem controladoria é uma empresa desconhecida. Ninguém pode afirmar onde ela está e para onde está indo. A estratégia fica impossibilitada e a empresa abre as portas para fraudes.

Impossibilidade de seguir o planejamento

A controladoria é o departamento que garante que a empresa está cumprindo, em todos os setores, o que havia sido combinado entre a direção e os gestores.

Sem a controladoria não é possível medir os resultados e definir se as metas estão sendo atingidas.

consequências da falta de gestão de processos

Page 20: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

20

Fraudes

A função de monitoramento e fiscalização da controladoria é o que impede uma empresa se sofrer fraudes.

As fraudes podem subtrair recursos valiosos da empresa, ser a diferença entre lucro ou prejuízo e, mais grave, comprometer a empresa em relação aos aspectos legais.

Visão geral da Empresa

Como Bill Gates afirmou em sua frase: é impossível vencer sem informação. Não conhecer a si mesmo é fadar-se ao fracasso.

É a controladoria que tem a função de apresentar a empresa aos diretores. É esse departamento o responsável pelo autoconhecimento.

Preço dos Produtos

A análise e o controle de custos feita pela controladoria é fundamental para que o setor comercial de uma empresa consiga negociar preços com os clientes.

Se os custos estão baixos, a empresas tem margem estratégica para baixar o preço e ganhar mercado, caso contrário não.

Se essa medição for feita errada, a empresa pode imaginar que está na posição de baixar seus preços, quando, na verdade, está tendo prejuízo com as vendas.

Essa é uma área sensível e que precisa de pessoas especializadas que entendam de custos e outras ferramentas técnicas avançadas. Se feito corretamente, abre um leque de opções estratégicas à empresa para se diferenciar no mercado.

Page 21: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

21

Um departamento de controladoria eficiente precisa estar na posição hierárquica correta, bem estruturado e alheio aos processos políticos da empresa.

Além disse é essencial um processo rigoroso de treinamento nas capacidades técnicas dos envolvidos. Para cada empresa, relatórios e indicadores mais ou menos complexos são necessários.

Esse diagnóstico, assim como o treinamento, deve ser feito por profissionais competentes e esse é um motivo crucial para a contratação de uma consultoria empresarial.

solução para a controladoria

Page 22: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

22

| recursos humanos

O recurso mais valioso de uma empresa são as pessoas. São elas que elaboram soluções, lidam com problemas, inovam e manejam as tecnologias.

Não saber identificar competências, realizar treinamentos, desenvolver lideranças e lidar com as infinitas variáveis humanas pode levar um negócio estruturalmente perfeito ao fracasso.

A gestão de recursos humanos ineficaz pode gerar perda de recursos, ineficiência e a criação de uma cultura organizacional danosa. Os valores podem ser perdidos contribuindo para a criação de uma empresa resistência às boas práticas e inovações.

“Profissionais de RH são como arquitetos: eles têm a função de construir uma empresa vitoriosa.” – David Ulrich

Muitas empresas acreditam que o departamento de RH tem somente a função de seleção, contratação, demissão e folha de pagamentos. Isso não é verdade.

Liderança, motivação e cultura organizacional

Os líderes de uma empresa devem ser treinados para desempenharem essa função. A liderança não deve ser imposta.

Líderes impositivos encaram colaborados indispostos à produtividade. Isso pode aumentar a rotatividade, os gastos com treinamento e a insubordinação.

A incapacidade de motivar os colaboradores mina a eficiência dos processos além de estimular uma cultura organizacional danosa.

Uma vez enraizada uma cultura organizacional, dificilmente ela será substituída. É melhor planejá-la, afinal remediar é muito mais oneroso.

Problemas recorrentes nas empresas

Page 23: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

23

Competências

Não ter um programa de identificação de competências pode fazer as empresas perderem recursos.

Colaboradores que poderiam ser excelentes em determinadas áreas podem estar mal alocados. Isso faz com que fiquem frustrados, aumentando a rotatividade.

A eficiência na alocação pode ser determinante para a performance de uma empresa. Colocar as pessoas certas nos lugares certos gera eficiência, produtividade e satisfação dos colaboradores.

Um RH ineficaz pode impossibilitar qualquer medida estrutural de uma empresa. O não desenvolvimento de lideranças e a falta de planejamento dos valores e da cultura organizacional tem a capacidade de causar danos profundos à performance.

Um ambiente ruim de trabalho é sentido pelo cliente que adquire produtos sem qualidade, é mal atendido e escuta notícias de que a empresa tem um ambiente hostil.

Lembre-se que seus colaboradores são a principal propaganda da empresa.

Insatisfação dos colaboradores

A insatisfação dos colaboradores pode implicar em falta de eficiência, eficácia, queda de produtividade e qualidade.

Casos mais extremos podem gerar demissões em massa, perda de processos, fraudes e insubordinação.

Quando as pessoas na sua empresa não conseguem enxergar as competências nos líderes da hierarquia formal, é inevitável que sejam criados outros, informais.

Esses líderes podem não estar dispostos a seguir a estratégia da empresa e contagiar o ambiente com insatisfação e hostilidade.

consequências da falta de recursos humanos

Page 24: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

24

Percepção dos clientes

A falta de políticas eficazes de recursos humanos pode contagiar a imagem que sua empresa passa aos clientes.

Uma empresa que tem o clima ruim pode ser vista com maus olhos pelos mercados o que atrapalha nas vendas e diminui o faturamento e os lucros.

Tratar de recursos humanos não é só algo interno, é essencial para se apresentar bem ao mercado.

Uma empresa precisa de profissionais para treinarem seus líderes formais. São esses profissionais que guiaram a motivação e a cultura organizacional desejada.

Além disso é preciso utilizar de métodos de análise de competências dentro da empresa e nas etapas de recrutamento e seleção.

Profissionais bem alocados são mais produtivos e deixam o clima melhor o que reflete não só internamente como externamente.

solução para os recursos humanos

Page 25: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

25

| Marketing

Essa é a área da empresa que olha para fora. Ela tem a função de fazer a empresa ser percebida pelo mercado da forma como havia planejado.

Entre outros benefícios, uma política de marketing bem-feita aumenta as vendas, gera satisfação nos colaboradores e aumenta o valor da empresa.

“O marketing não é uma função, é todo o negócio visto do ponto de vista do cliente.” – Peter Drucker

É difícil encontrar uma empresa que não valorize o Marketing, afinal é essa a ferramenta que conduz a produção aos clientes. Entretanto isso não significa que ele esteja sendo usado de forma correta.

Imagem

Os valores de uma empresa e como ela se mostra na sociedade é, hoje, uma parte essencial do marketing.

Numa sociedade cada vez mais dividida, se posicionar em relação ao que acredita não é mais uma opção.

Um exemplo claro disso são indústrias tradicionais do mundo da moda, como a Victoria’s Secret, que estão declarando falência por não transparecer adesão aos valores dos seus clientes.

Problemas recorrentes nas empresas

Page 26: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

26

Valor

Muitas vezes, os empresários têm uma visão arcaica da sua função para com o cliente. As novas visões de mercado notaram que negócios bem-sucedidos entendem que as empresas não devem entregar somente produtos ou serviços, mas uma experiência completa.

Sendo assim, toda a empresa deve ter como foco a percepção do cliente — valor. Sendo este o melhor possível, encanta-se o cliente, de modo que ele será fidelizado e voltará a consumir seus serviços.

Esse tipo de política de marketing diminui custos de atração de novos clientes, faz com que seus clientes propaguem sua marca e aumenta o valor da empresa.

Não dar atenção a como quer ser visto pelos clientes pode ser um erro fatal. Com certeza, o Marketing é o foco das principais empresas do mundo moderno. Ele é o diferencial e chega a ser tão crucial para o sucesso de uma companhia quanto a estratégia.

Na verdade, as novas concepções de marketing o colocam lado a lado com a estratégia, uma vez que tudo deve ser pensado visando o cliente.

Precificação

Entender o valor da sua marca e adesão dos clientes, seu diferencial e poder de monopólio, é essencial para definir uma política certeira de precificação.

Sem diferencial, o máximo que um empresário pode cobrar por um produto é o mesmo que os concorrentes. Empresas dessa forma só sobrevivem em momentos de economia favorável.

Para encarar, lucrar e crescer em momentos de crise, a empresa precisa de diferencial.

consequências da falta de recursos humanos

Page 27: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

27

Ambiente interno

Uma imagem ruim reflete também na satisfação que os colaboradores têm de trabalhar na empresa.

Empresas que passam valores divergentes da sociedade enfrentam alta rotatividade ou precisam oferecer mais vantagens para manter a mão de obra.

Não podemos desconsiderar também que um dos fatores que motivam as pessoas é trabalhar para grandes e conceituadas marcas.

Perda de Mercado

Essa é a consequência mais óbvia. Sem uma estratégia inteligente de marketing, sua empresa terá um faturamento menor, perderá Market Share — Participação de Mercado —, e terá menos lucro.

Além disso, quando menos clientes procuram sua marca, mais deverá gastar para atrair novos clientes.

Como já foi dito, é mais fácil e menos oneroso fidelizar os clientes antigos do que procurar e atrair novos.

A construção da imagem de uma crise não é algo que surge espontaneamente. Para que isso seja feito certo, é preciso planejamento, direção e ferramentas de controle.

Assim como as outras áreas, o marketing tem que ser pensado e gerido e existem ferramentas e pessoas qualificadas para isso.

Já o valor também deve ser um balizador do planejamento estratégico. Toda a cadeia produtiva deve ser pensada na experiência do cliente, de tal forma que o cliente seja encantado e fidelizado.

solução para marketing

Page 28: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

28

| Supply Chain/Logística

A área de logística é a responsável pela movimentação de materiais. Seja para receber os insumos dos fornecedores ou entregar os produtos acabados aos clientes.

Problemas de logística podem deixar a produção mais onerosa, diminuir o valor percebido pelos clientes e, em casos extremos, inviabilizar a manutenção do negócio.

“A logística é o caminho mais curto entre dois pontos.” – Ronaldo Paschoaloni.

A área de logística está em duas posições delicadas do processo produtivo. Ou ela é cobrada por todos os outros setores para os suprimentos, ou tem seus prazos espremidos por esses mesmos setores estando na ponta final.

Por isso ela deve ter uma atenção especial, sobretudo em relação aos conflitos entre os membros da equipe e a organização.

Negligenciar a organização física

Esse é um problema comum em indústrias que aumentaram a capacidade produtiva desde a sua concepção sem planejamento.

O centro de distribuição onde os produtos acabados são estocados pode ficar pequeno para a quantidade de produção. Como o espaço físico está reduzido, não há otimizar a organização.

Isso pode gerar perda de produtos, atrasos e conflitos internos. O excesso de conflitos pode sobrecarregar o departamento de recursos humanos e os atrasos comprometer a visão dos clientes sobre a empresa.

Problemas recorrentes nas empresas

Page 29: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

29

Compras de muitos fornecedores

Ter um sistema de informações, pessoas treinadas e processos simples mas eficazes ajudam na prevenção de perdas quando são usados múltiplos fornecedores.

A complexidade da rede de suprimentos pode ser tão grande que se não houver controle o estoque pode prejudicar completamente o desempenho financeiro da empresa e fazer com que ela perca oportunidades.

O gestor pode olhar os relatórios e se perguntar onde está o dinheiro. Se ele tem uma supply chain deficiente, é provável que o dinheiro esteja em algum depósito parado e juntando poeira.

As falhas de logística vão além de atrasos, como imaginam a maioria dos empresários.

Fluxo de Caixa

Conforme mencionamos acima, um sistema de logística deficiente pode comprometer o caixa.

Se a empresa tem um sólido controle de estoque, existe a possibilidade que perceba rápido onde está errando, mas esse não é o caso na maioria das vezes.

Espaços físicos pequenos podem esconder suprimentos ou produtos acabados debaixo dos materiais que são usados com mais frequência.

Conflitos Internos e Atrasos

A logística é a ponta do processo produtivo, se ela não for considerada nos prazos, se não houver planejamento para que ela possa desempenhar seu trabalho com eficácia ou esse setor estiver desorganizado: os colaboradores se sentirão pressionados, sempre com a corda no pescoço.

Diante desse cenário, conflito eclodem entre os membros da mesma área ou de áreas diferentes, o que prejudica o ambiente de trabalho e os indicadores em geral.

Muitas empresas ficam constantemente mediando os conflitos, quando, na verdade, o problema nunca será sanado sem uma reestruturação do trabalho em si.

consequências da falta de logística

Page 30: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

30

A área de logística pode ser o início da produção ou o final, de qualquer forma ela é essencial para que tudo corra conforme planejado.

É importante ter a tecnologia certa para auxiliar, os membros da equipe treinados e a elaboração de um planejamento sólido.

solução para logística

Page 31: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

31

| projetos

A metodologia dos projetos pode ser usada para os mais diversos fins, desde a construção de uma casa até o desenvolvimento de um novo produto.

Mas é comum que os gestores queriam fazer projetos sem entender todos os aspectos da metodologia ou, ainda pior, ignore a ferramenta por sentir-se engessado e “perdendo tempo demais sem colocar a mão na massa”.

Esse é um grave erro. Veremos quais são os principais.

“Se eu tivesse somente uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos só afiando meu machado.” – Abraham Lincoln

A metodologia de projetos envolve as seguintes áreas de gestão: escopo, tempo, riscos, fornecedores, custos, recursos humanos, comunicação, stakeholders e qualidade. Cada umas delas podem ter seus problemas, mas alguns são mais frequentes:

Escopo

O escopo é a definição do que se quer daquele projeto, ou seja, qual é o output — saída — esperada e quando o projeto será considerado encerrado.

Um erro comum é sempre buscar aquele “algo a mais” que não havia sido identificado, de forma que o escopo é constantemente estendido e nunca tem um fim.

Os projetos precisam acabar um dia, só assim será possível colher os resultados. Se assim não for, será apenas um imenso investimento que nunca dará frutos.

Problemas recorrentes nas empresas

Page 32: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

32

Risco

Dentro dos projetos é importante definir a gestão de risco. Funciona como a gestão de risco de uma empresa, com a avaliação, definição de responsáveis, possíveis respostas e ações de mitigação.

Sem a gestão de riscos, dificilmente um projeto de escopo médio ou grande dará certo. O futuro é imprevisível.

Se estiver construindo o prédio, seu engenheiro pode abandonar o projeto. Se estiver criando uma campanha publicitária, a agência pode atrasar a entrega do material e se estiver desenvolvendo um departamento novo na empresa, pode ser que a diretoria não aprove o orçamento todo.

No primeiro exemplo tivemos um problema com recursos humanos, no segundo com fornecedores e no terceiro com stakeholders. Todas essas áreas são geridas em projetos e esses problemas poderiam ter sido previstos.

Tempo

A definição de prazos para cada tarefa de um projeto é uma das tarefas que mais exigem experiência.

Se os prazos forem dilatados demais, pode haver a perda de recursos. Já se os prazos forem curtos demais, pode existir conflitos com os recursos humanos e a qualidade do material entregue.

Stakeholders

Stakeholders são todos estão podem estar envolvidos direta ou indiretamente nos projetos.

Um departamento da empresa pode ter um projeto que tenham como interessados os colaboradores, os clientes, a diretoria, o governo e os fornecedores. O interesse de todos e os riscos envolvidos devem ser considerados.

É comum que os projetos acabem e quando a rotina de operação começa, um departamento nota que aquilo o prejudicou e então inicia-se os conflitos.

Dependendo do conflito, todo o projeto e o investimento pode ir por água abaixo.

Outros erros

Além dos erros mencionados, ainda pode existir má condução nas áreas de fornecedores, recursos humanos, qualidade, custos e comunicação.

Cada uma dessas áreas apresentadas apresentam peculiaridades que precisam de especialistas para a garantia da execução de um projeto bem feito.

Page 33: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

33

São inúmeras as consequências da inexistência da filosofia de projetos numa empresa. Vão desde investimentos que não saem do papel e só representam perdas de capital, até impactos ambientais que não haviam sido previstos.

O treinamento interno ou a contratação de um profissional para gerenciar os projetos é essencial.

Sem a visão global e integrada das mais diversas áreas que envolvem os projetos, pode existir massiva perda de recursos por desperdício, projetos que nem saem do papel ou que se mostrem inoperantes por inúmeros motivos.

consequências da falta de projetos

solução para projetos

Page 34: 9 motivos para contratar uma consultoriaebooks.abranteseabrantes.com/...consultoria.pdf · tem certeza de como chegar lá. Aqui encontrará 9 motivos para contratar uma consultoria

34

| Porque Contratar uma Consultoria

Apresentamos 9 áreas e alguns problemas recorrentes que podem acontecer numa empresa.

Você pode ter se identificado com alguns, pode ser também que esteja sofrendo as consequências sem saber o motivo. Hoje mesmo pode descer ao depósito e ver que o estoque está desorganizado e que isso compromete seu fluxo de caixa.

No final das contas, o que queremos é te ajudar. Esperamos ter te fornecido ferramentas para melhorar sua performance econômico-financeira e otimizar os processos.

Queremos usar nosso conhecimento técnico e experiência em seu favor para que seja mais fácil prosperar.

Para isso, precisamos perguntar: tendo em vista tudo que foi mostrado e os devidos danos ao negócio, queremos saber: todas as áreas estão funcionando da melhor forma possível? Desde a estratégia, passando pelos riscos e a controladoria até os projetos?

Qualquer área pode ser a diferença entre uma empresa que prospera ou um negócio fadado ao fracasso.