8ª série - novo slide sobre orações subordinadas substantivas

10
Período Composto por Período Composto por Subordinação Subordinação Orações Subordinadas Orações Subordinadas Substantivas. Substantivas. Prof.: Marcos Emídio Prof.: Marcos Emídio

Upload: marcos-emidio

Post on 22-Jun-2015

42.232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Período Composto por Período Composto por SubordinaçãoSubordinação

Orações Subordinadas Orações Subordinadas Substantivas.Substantivas.

Prof.: Marcos EmídioProf.: Marcos Emídio

Page 2: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Atenção: Os conteúdos abordados nestes slides apresentam-se no Livro texto (Pág.: 79 a 82) e Atenção: Os conteúdos abordados nestes slides apresentam-se no Livro texto (Pág.: 79 a 82) e na Gramática Reflexiva (Pág.: 27 E 28). Além disso, há conteúdos complementares, na Gramática Reflexiva (Pág.: 27 E 28). Além disso, há conteúdos complementares, retirados dos autores Celso Cunha, Evanildo Bechara, Napoleão Mendes de Almeida e retirados dos autores Celso Cunha, Evanildo Bechara, Napoleão Mendes de Almeida e Pasquale Cipro Neto.Pasquale Cipro Neto.

Conceituando Orações Subordinadas Substantivas.Conceituando Orações Subordinadas Substantivas.De acordo com os gramáticos citados anteriormente, as Orações Subordinadas De acordo com os gramáticos citados anteriormente, as Orações Subordinadas

Substantivas são aquelas que desempenham, na oração, o papel de Substantivas são aquelas que desempenham, na oração, o papel de SUBSTANTIVO.SUBSTANTIVO. Vamos analisar as orações a seguir para percebermos isso na prática.Vamos analisar as orações a seguir para percebermos isso na prática.

a) Todos esperam a) Todos esperam que você volte.que você volte.

Se desmembrarmos a oração em destaque perceberemos que ela está no lugar Se desmembrarmos a oração em destaque perceberemos que ela está no lugar de um substantivo. Veja:de um substantivo. Veja:

Todos esperam Todos esperam a volta.a volta. (volta: Substantivo).(volta: Substantivo).

Agora ficou mais fácil perceber de onde surge a função de substantivo.Agora ficou mais fácil perceber de onde surge a função de substantivo.

Dessa forma, vamos tentar transformar a oração destacada a seguir em Oração Dessa forma, vamos tentar transformar a oração destacada a seguir em Oração Subordinada Substantiva.Subordinada Substantiva.

Sinto Sinto a chegada da noite.a chegada da noite.

Teremos: Sinto Teremos: Sinto que a noite está chegando.que a noite está chegando. / Sinto / Sinto que a noite chegará.que a noite chegará.

Page 3: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

A gramática também facilita a nossa vida quando delimita quais os A gramática também facilita a nossa vida quando delimita quais os elementos que, dentro da sintaxe, podem exercer a função de substantivo. elementos que, dentro da sintaxe, podem exercer a função de substantivo. São eles: São eles:

1) SUJEITO;1) SUJEITO;2) OBJETO DIRETO;2) OBJETO DIRETO;3) OBJETO INDIRETO;3) OBJETO INDIRETO;4) COMPLEMENTO NOMINAL;4) COMPLEMENTO NOMINAL;5) PREDICATIVO;5) PREDICATIVO;6) APOSTO.6) APOSTO. (Lembre-se de que são 6, ou seja, quase o número da perfeição).(Lembre-se de que são 6, ou seja, quase o número da perfeição).

Agora, vale ressaltar algumas dicas para saber como identificar uma Oração Agora, vale ressaltar algumas dicas para saber como identificar uma Oração Subordinada substantiva. Subordinada substantiva.

Dica 1:Dica 1: As Orações Subordinadas Substantivas quase sempre serão iniciadas pela As Orações Subordinadas Substantivas quase sempre serão iniciadas pela

conjunção conjunção “que”“que”, pelos pronomes interrogativos (, pelos pronomes interrogativos (Quem, que, qualQuem, que, qual etc.) etc.) e ainda por e ainda por verbos acompanhados da partícula verbos acompanhados da partícula “se”“se” (Partícula Apassivadora). (Partícula Apassivadora).

Vejamos alguns exemplos: Vejamos alguns exemplos:

a) É importante a) É importante queque ele volte. ele volte. b) O certo é b) O certo é queque todos prestam atenção. todos prestam atenção. c) Percebi c) Percebi queque a aula estava interessante. a aula estava interessante. d) Insistimos d) Insistimos em queem que vocês estudassem. vocês estudassem. e) Perguntei-lhe e) Perguntei-lhe sese estava com saudades. estava com saudades. f) Sabe-se f) Sabe-se queque chegaremos seguros. chegaremos seguros.

Page 4: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Dica 2:Dica 2:

Se já sabemos quais são os elementos que exercem a Se já sabemos quais são os elementos que exercem a função de função de SubstantivoSubstantivo, podemos concluir que as Orações , podemos concluir que as Orações Subordinadas Substantivas serão classificadas em:Subordinadas Substantivas serão classificadas em:

• Subjetiva (Exerce a função de Sujeito);Subjetiva (Exerce a função de Sujeito);• Objetiva Direta (Exerce a função de Objeto Direto);Objetiva Direta (Exerce a função de Objeto Direto);• Objetiva Indireta (Exerce a função de Objeto Indireto);Objetiva Indireta (Exerce a função de Objeto Indireto);• Completiva Nominal (Exerce a função de Complemento Completiva Nominal (Exerce a função de Complemento

Nominal);Nominal);• Predicativa (Exerce a função de Predicativo);Predicativa (Exerce a função de Predicativo);• Apositiva (Exerce a função de Aposto).Apositiva (Exerce a função de Aposto).

Obs.: Quando você for classificar as Obs.: Quando você for classificar as Subordinadas SubstantivasSubordinadas Substantivas, , encontre, primeiramente, o encontre, primeiramente, o SUJEITO da Oração PrincipalSUJEITO da Oração Principal. A . A partir daí, é só prosseguir por eliminação. partir daí, é só prosseguir por eliminação.

Page 5: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Agora vamos estudar, detalhadamente cada uma.Agora vamos estudar, detalhadamente cada uma.

1)1) Or. Subord. Substantiva Subjetiva:Or. Subord. Substantiva Subjetiva:

As Orações Subordinadas Substantivas Subjetivas As Orações Subordinadas Substantivas Subjetivas são as mais são as mais detalhadas e complexas. Por isso, necessitam de uma atenção especial.detalhadas e complexas. Por isso, necessitam de uma atenção especial.

O 1º passo é saber que elas exercem a função de sujeito do verbo da oração O 1º passo é saber que elas exercem a função de sujeito do verbo da oração principal. Isso indica que, ao olhar para a oração principal, você principal. Isso indica que, ao olhar para a oração principal, você não não encontrará o SUJEITO nela.encontrará o SUJEITO nela.

Exemplo: “É estranho Exemplo: “É estranho que os alunos não compreendam.que os alunos não compreendam.””

Dica prática do professor:Dica prática do professor:

TENTE ENCONTRAR O SUJEITO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. É POSSÍVEL???TENTE ENCONTRAR O SUJEITO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. É POSSÍVEL???

Então, meu amigo, se você não conseguir visualizar o sujeito na oração Então, meu amigo, se você não conseguir visualizar o sujeito na oração principal, já fique com um pé atrás, pois ele provavelmente estará na oração principal, já fique com um pé atrás, pois ele provavelmente estará na oração subordinada.subordinada.Para ter a certeza, substitua a oração subordinada pelo vocábulo “isso”. Para ter a certeza, substitua a oração subordinada pelo vocábulo “isso”. Assim teremos:Assim teremos:

“ “É estranho É estranho issoisso.”.”Melhorando a oração: “Melhorando a oração: “IssoIsso é estranho.” é estranho.”Conseguiu perceber que Conseguiu perceber que “isso”“isso” virou o sujeito? Então, a oração virou o sujeito? Então, a oração “que os “que os alunos não compreendam”alunos não compreendam” é classificada como é classificada como Or. Subord. Substantiva Or. Subord. Substantiva Subjetiva.Subjetiva.

Page 6: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Existem três estruturas para a Oração Subordinada Substantiva Existem três estruturas para a Oração Subordinada Substantiva Subjetiva:Subjetiva:

1ª: Verbo de ligação + predicativo + oração subordinada 1ª: Verbo de ligação + predicativo + oração subordinada substantiva subjetiva.substantiva subjetiva.

   Ex. É necessário Ex. É necessário que façamos nossos deveresque façamos nossos deveres..

2ª: Verbo unipessoal* + oração subordinada 2ª: Verbo unipessoal* + oração subordinada substantiva substantiva subjetiva.subjetiva.Ex. Convém Ex. Convém que façamos nossos deveresque façamos nossos deveres..

*O verbo recebe o nome de Unipessoal quando ele só pode ser usado *O verbo recebe o nome de Unipessoal quando ele só pode ser usado na 3ª pessoa do singular. Os mais comuns são na 3ª pessoa do singular. Os mais comuns são convir, constar, convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecerparecer, importar, interessar, suceder, acontecer..

  3ª: Verbo na voz passiva + oração subordinada 3ª: Verbo na voz passiva + oração subordinada substantiva substantiva

subjetiva.subjetiva.   Ex. Foi afirmado Ex. Foi afirmado que você subornou o guardaque você subornou o guarda..

Page 7: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Mais exemplos de Or. Subord. Subst. SubjetivaMais exemplos de Or. Subord. Subst. Subjetiva

a) É boma) É bom que ignoremos o futuro.que ignoremos o futuro.b)b) É importante É importante que vocês participem da aula.que vocês participem da aula.c) Era conveniente c) Era conveniente que André e Paulo estudassem.que André e Paulo estudassem.d) Interessa-me d) Interessa-me que você compareça às aulas.que você compareça às aulas.

Otras dicas preciosas:Otras dicas preciosas:Se o verbo estiver na Se o verbo estiver na 3ª Pessoa do singular3ª Pessoa do singular, acompanhado da partícula , acompanhado da partícula

“-se”“-se” (Que indica VOZ PASSIVA), a oração também será subordinada (Que indica VOZ PASSIVA), a oração também será subordinada substantiva subjetiva.substantiva subjetiva.

Exemplos: Exemplos: Sabe-se que ele não virá. (Sabe-se que ele não virá. (Que ele não viráQue ele não virá é sabido) é sabido) Percebe-se que as notas melhoraram. Percebe-se que as notas melhoraram. ((Que as notas melhoraramQue as notas melhoraram é perceptível) é perceptível)

Fiquem atentos para estes verbos: Fiquem atentos para estes verbos: ACONTECER, CONSTAR, CONVIR, IMPORTAR, PARECER, ACONTECER, CONSTAR, CONVIR, IMPORTAR, PARECER,

SUCEDER.SUCEDER.Eles são chamados de Eles são chamados de verbos unipessoaisverbos unipessoais, pois apresentam , pois apresentam

sujeito apenas na 3ª pessoa do singular ou do plural. sujeito apenas na 3ª pessoa do singular ou do plural. Se um desses verbos aparecer na oração, provavelmente, o Se um desses verbos aparecer na oração, provavelmente, o

sujeito estará representado pela oração subordinada substantiva sujeito estará representado pela oração subordinada substantiva subjetiva.subjetiva.

Exemplos: Na lista Exemplos: Na lista CONSTACONSTA que ele faltou às aulas de que ele faltou às aulas de gramática.gramática.

IMPORTAIMPORTA que vocês tirem boas notas.que vocês tirem boas notas.

Page 8: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Atenção!!!Atenção!!!

Façam as seguintes atividades:Façam as seguintes atividades:

Gramática Reflexiva (Pág.: 25, 26 e Gramática Reflexiva (Pág.: 25, 26 e 29).29).

Também na Gram. Reflexiva, façam a Também na Gram. Reflexiva, façam a leitura das pág.: 26, 27, 28 e 29.leitura das pág.: 26, 27, 28 e 29.

Page 9: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

2) 2) Or. Subord. Substantiva Objetiva DiretaOr. Subord. Substantiva Objetiva DiretaQuando exerce a função de Quando exerce a função de Objeto DiretoObjeto Direto do verbo da oração principal. do verbo da oração principal.Vejamos um exemplo:Vejamos um exemplo:

““O professor disse O professor disse que aprenderemos bastante.”que aprenderemos bastante.”““Ninguém imagina Ninguém imagina qual será o próprio destino.qual será o próprio destino.””

3) 3) Or. Subord. Subst. Objetiva IndiretaOr. Subord. Subst. Objetiva IndiretaQuando exerce a função de Quando exerce a função de Objeto IndiretoObjeto Indireto do verbo da oração principal. do verbo da oração principal.

Exemplo: “Lembre-se Exemplo: “Lembre-se de que amanhã é feriadode que amanhã é feriado.”.”4) 4) Or. Subord. Subst. Completiva NominalOr. Subord. Subst. Completiva NominalExerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal. Atenção: Ela não Exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal. Atenção: Ela não

irá completar a ideia de um VERBO, e sim de um NOME.irá completar a ideia de um VERBO, e sim de um NOME.Observem o exemplo:Observem o exemplo:

““Tinha certeza Tinha certeza de que alguém o perseguiade que alguém o perseguia.”.”5) 5) Or. Subord. Subst. PredicativaOr. Subord. Subst. PredicativaExercem a função de Predicativo do Sujeito apresentado na oração principal.Exercem a função de Predicativo do Sujeito apresentado na oração principal.Exemplo: “A verdade era Exemplo: “A verdade era que todos souberam o conteúdo.que todos souberam o conteúdo.Dica: Faça a substituição da oração subordinada predicativa pelo vocábulo “isso”. Você Dica: Faça a substituição da oração subordinada predicativa pelo vocábulo “isso”. Você

perceberá com mais facilidade.perceberá com mais facilidade.““A verdade era A verdade era issoisso.”.”

Temos duas dicas: 1ª: Há verbo de ligação (era: verbo “ser”)Temos duas dicas: 1ª: Há verbo de ligação (era: verbo “ser”) 2ª: O sujeito é “A verdade” e está sendo qualificado pelo 2ª: O sujeito é “A verdade” e está sendo qualificado pelo

predicativo, representado pelo vocábulo predicativo, representado pelo vocábulo “isso”.“isso”.6) 6) Or. Subord. Subst. ApositivaOr. Subord. Subst. ApositivaEssa é a mais fácil de todas pelos seguintes motivos:Essa é a mais fácil de todas pelos seguintes motivos:1)1) Expressa EXPLICAÇÃO sobre algo citado na oração principal;Expressa EXPLICAÇÃO sobre algo citado na oração principal;2)2) Vem depois de dois pontos ou, raramente, entre vírgulas.Vem depois de dois pontos ou, raramente, entre vírgulas.

Exemplos:Exemplos: “A verdade é só uma: “A verdade é só uma: que seremos aprovados.que seremos aprovados.” ” ““Tínhamos um plano: Tínhamos um plano: que a festa fosse surpresa.que a festa fosse surpresa.””

Page 10: 8ª SéRie - Novo Slide Sobre Orações Subordinadas Substantivas

Este material estará disponível no meu blog: Este material estará disponível no meu blog: ([email protected])([email protected])

Caso você não tenha acesso à Internet, Caso você não tenha acesso à Internet, poderá estudar pela Gramática Reflexiva poderá estudar pela Gramática Reflexiva (Pág.: 25, 26, 27, 28 e 29) e também pelo (Pág.: 25, 26, 27, 28 e 29) e também pelo Livro Texto (Pág.: 77, 78, 79, 80, 81 e 82).Livro Texto (Pág.: 77, 78, 79, 80, 81 e 82).

Dúvidas também poderão ser tiradas pelo e-mail: Dúvidas também poderão ser tiradas pelo e-mail: [email protected]@gmail.com