8708 portfólio direito tributário.doc

3
Nome: Alexandre Antônio Lino Código: 1141829 Polo: São Carlos Curso: Administração de Empresas - 3º semestre TEMA: Determinada empresa encontra-se em dificuldades financeiras e um dos diretores propõe o pagamento de ICMS através dos denominados precatórios alimentares. Na qualidade de consultor desta empresa, você foi contratado para apresentar um estudo sobre a viabilidade ou não de utilização destes títulos públicos. Assim sendo, elabore o seu portfólio, explicando em que consiste esta operação; quais tributos poderiam ser pagos; quais as consequências jurídicas de utilização deste meio de pagamento, a provável posição do seu Estado (seja São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia ou qualquer outro) sobre essa possibilidade e as decisões judiciais que já existem sobre o tema. Analisei a situação dessa empresa e em função disso acredito ser viável o pagamento de ICMS através dos denominados precatórios alimentares, por que os precatórios são ordens de pagamento assinadas por presidentes de tribunais, em função de sentenças definitivas contra a Fazenda Pública. Podem ser de natureza alimentares (salários e questões previdenciárias de servidores

Upload: mi-machado

Post on 16-Sep-2015

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nome: Alexandre Antnio Lino

Cdigo: 1141829

Polo: So Carlos

Curso: Administrao de Empresas - 3 semestre

TEMA:

Determinada empresa encontra-se em dificuldades financeiras e um dos diretores prope o pagamento de ICMS atravs dos denominados precatrios alimentares. Na qualidade de consultor desta empresa, voc foi contratado para apresentar um estudo sobre a viabilidade ou no de utilizao destes ttulos pblicos.

Assim sendo, elabore o seu portflio, explicando em que consiste esta operao; quais tributos poderiam ser pagos; quais as consequncias jurdicas de utilizao deste meio de pagamento, a provvel posio do seu Estado (seja So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia ou qualquer outro) sobre essa possibilidade e as decises judiciais que j existem sobre o tema.

Analisei a situao dessa empresa e em funo disso acredito ser vivel o pagamento de ICMS atravs dos denominados precatrios alimentares, por que os precatrios so ordens de pagamento assinadas por presidentes de tribunais, em funo de sentenas definitivas contra a Fazenda Pblica. Podem ser de natureza alimentares (salrios e questes previdencirias de servidores pblicos, indenizaes a pessoas fsicas, por danos fsicos e morais, por exemplo) e no-alimentares (danos patrimoniais, como desapropriaes e indenizaes contratuais), nada mais necessrio para sair da crise do que utilizar esses precatrios.Segundo Otavio Fineis Junior, coordenador de Administrao Tributaria da Fazenda paulista Quando aumentam as dificuldades para as empresas pagarem seus impostos, os pedidos de precatrios para pagar ICMS se intensificam, analisando e pesquisando sobre o assunto percebi que muitos recorrem a essa brecha da lei, precisam pagar a dvida e a sada mais conveniente e que se faz necessrio utilizar sim os precatrios.Acredito que se faz necessrio estar continuamente estudando a legislao para se fazer o planejamento tributrio, sua constitucionalidade, legalidade e operacionalidade e decidir pela adoo de medidas visando anular, reduzir ou postergar o nus financeiro correspondente, nesse sentido o momento propcio para planejar o oramento tributrio usando precatrios. Afinal o Supremo Tribunal Federal, que j tomou deciso necessria para transformar os precatrios vencidos de estados e municpios elemento essencial de planejamento.

Em 2007, o ministro Eros Grau em 2007 garantiu a uma pequena indstria de mveis o direito de utilizar precatrios alimentares vencidos para pagar seu ICMS segundo O JornalValor Econmico. A deciso do ministro Eros Grau seria o ltimo passo na evoluo da jurisprudncia do Supremo no sentido de fazer com que estados e municpios quitem compulsoriamente suas dvidas com precatrios. O tribunal j aceitava a compensao tributria de precatrios no-alimentares, mas at a deciso de 2007 s autorizava o pagamento de alimentarescaso o credor tivesse uma doena grave, ou seja, precisando do dinheiro com urgncia.

Acredito ser a sada mais acertada para quitar os dbitos dessa empresa.

http://www.conjur.com.br/2012-jun-03/pedro-maciel-neto-planejamento-tributario-usar-precatorioshttp://www.ersadvocacia.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=844http://tributoedireito.blogspot.com.br/2011/07/justica-garante-que-empresas-paguem.html