8 músicos ambulantes e velhos cocheiros

6
A Alma Encantadora das Ruas Músicos ambulantes Velho cocheiro Gabriela e Ana Clara

Upload: grupo-educacional-avila

Post on 30-Jul-2015

391 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 8   músicos ambulantes e velhos cocheiros

A Alma Encantadora das Ruas

Músicos ambulantes

Velho cocheiro

Gabriela e Ana Clara

Page 2: 8   músicos ambulantes e velhos cocheiros

A Alma Encantadora das Ruas

Para compreender a psicologia das ruas não basta gozar as delícias como se goza o calor do sol e o lirismo do luar. É preciso ter espírito vagabundo, cheio de curiosidades malsãs, e os nervos com um perpétuo desejo incompreensível, é preciso aquele que chamamos flâneur e praticar o mais interessante dos esportes - a arte de flanar. [...] Aí está o verbo universal sem entrada nos dicionários, que não pertence a nenhuma língua!

Page 3: 8   músicos ambulantes e velhos cocheiros

Os títulos mapeiam a cidade como um todo, a partir deles tomamos a cidade inteira nas mãos, neles estão a medição sensível e atenta da cidade: “Pequenas profissões”, “Os tatuadores”, “Os mercados de livros e a leitura das ruas”, “Tabuletas”, “Músicos ambulantes”, “Crimes de Amor”, “Velhos cocheiros”,“A galeria superior” etc.

Para compreender melhor a variedade, a heterogenia, a multiplicidade de contextos que brotam da realidade da cidade, destacamos pequenos fragmentos: 

Page 4: 8   músicos ambulantes e velhos cocheiros

Músicos ambulantes

Os músicos ambulantes de tempos em tempos somem e depois reaparecem na cidade, aos bandos. A cidade é essencialmente musical.

A música é divina e comove as almas. Alguns músicos até morrem pobres, mas quase todos enriquecem e levam uma vida quase lamentável. Há de pianos a realejos. Há os compositores de modinhas

Page 5: 8   músicos ambulantes e velhos cocheiros

Velhos cocheiros

O Braga leva o narrador ao passado ao recordar sua história de cocheiro, que conduziu barões, ministros, outras autoridades e nunca enriqueceu.

Traz uma nostalgia da monarquia, dos seus tipos finos e bem trajados. Mas não é o cocheiro mais antigo da cidade. Bamba é.

Page 6: 8   músicos ambulantes e velhos cocheiros

Ávila Coc

Professora: Malu

Ana Clara Britto

Gabriela Tassara Pires