7 rg os dos sentidos med

12
Órgãos dos Sentidos – 63 /biologiajubilut @prof_jubilut @pjubilut ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Assim como para cada função fisiológica trabalhada até agora, é possível perceber que os órgãos têm adap- tações pra desempenhar as suas respecvas funções. Quando falamos em órgãos dos sendos, nos referimos aos órgãos especializados na percepção de esmu- los externos, como luz, som, toque, sabor, etc. Desta forma, os órgãos dos sendos têm grande importância na percepção ambiental. Vale a pena lembrar que os sendos estão inmamente ligados ao nosso cérebro. Veremos então cada um dos sendos: Audição A audição nos permite perceber sons, assim como diferenciá-los quanto ao tom, mbre, intensidade, etc. O som é percebido pelo nosso aparelho audivo, composto pela orelha e ouvido externo (pavilhão audivo), separado do ouvido médio pelo mpano. No ouvido médio estão os três menores ossos do corpo: martelo, bigorna e estribo. O ouvido mé- dio é ligado à faringe pela Tuba audiva (Trompa de Eustáquio). No ouvido inter- no temos a cóclea, os canais semicircula- res, o labirinto e os nervos: audivo, ves- bular e facial. O som, ao entrar no pavilhão au- divo, faz vibrar a membrana mpânica. Com isso, faz com que o martelo “bata” sobre a bigorna e faça vibrar o estribo, en- viando um impulso nervoso através dos canais semicirculares para o cérebro. Olfato O sendo do olfato nos permite disnguir cheiros e aromas. Basicamente, o aparelho olfatório se encontra ligado ao nariz, nas fossas nasais. Aparelho audivo humano

Upload: andryo-cardoso

Post on 08-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

OS

TRANSCRIPT

Page 1: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

Órgãos dos Sentidos – 63/biologiajubilut @prof_jubilut @pjubilut

Órgãos dos sentidos

Assim como para cada função fisiológica trabalhada até agora, é possível perceber que os órgãos têm adap-tações pra desempenhar as suas respectivas funções.

Quando falamos em órgãos dos sentidos, nos referimos aos órgãos especializados na percepção de estímu-los externos, como luz, som, toque, sabor, etc. Desta forma, os órgãos dos sentidos têm grande importância na percepção ambiental. Vale a pena lembrar que os sentidos estão intimamente ligados ao nosso cérebro.

Veremos então cada um dos sentidos:

AudiçãoA audição nos permite perceber

sons, assim como diferenciá-los quanto ao tom, timbre, intensidade, etc. O som é percebido pelo nosso aparelho auditivo, composto pela orelha e ouvido externo (pavilhão auditivo), separado do ouvido médio pelo tímpano. No ouvido médio estão os três menores ossos do corpo: martelo, bigorna e estribo. O ouvido mé-dio é ligado à faringe pela Tuba auditiva (Trompa de Eustáquio). No ouvido inter-no temos a cóclea, os canais semicircula-res, o labirinto e os nervos: auditivo, ves-tibular e facial.

O som, ao entrar no pavilhão au-ditivo, faz vibrar a membrana timpânica. Com isso, faz com que o martelo “bata” sobre a bigorna e faça vibrar o estribo, en-viando um impulso nervoso através dos canais semicirculares para o cérebro.

OlfatoO sentido do olfato nos permite distinguir cheiros e aromas. Basicamente, o aparelho olfatório se encontra

ligado ao nariz, nas fossas nasais.

Aparelho auditivo humano

Page 2: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

64 – Fisiologia Humana

O ar entra pela fossas nasais e, na cavidade nasal, as fibras nervosas olfativas percebem o cheiro, enviam um impulso nervoso ao bulbo olfativo, que, através do nervo olfativo, envia a informação ao cérebro.

GustaçãoA gustação é o sentido que nos permite sentir sabo-

res. Basicamente existem quatro sabores:

a) Doce – carboidratosb) Salgado – sais mineraisc) Azedo – ácidosd) Amargo – bases

As responsáveis pela percepção desses sabores são as papilas gustativas, encontradas em grande quantidade na superfície da língua, em locais distintos.

Existem papilas de formas variadas (filiformes, cali-ciformes, fungiformes, etc), cada uma para perceber um sabor diferente, em um local diferente da língua.

a) Doce – na ponta da línguab) Salgado – nas laterais da pontac) Azedo – nas laterais da línguad) Azedo – no fundo na língua

Vale ressaltar que os sentidos da gustação e olfatos estão intimamente ligados.

TatoO tato é o sentido que permite que nossa pele perceba estímulos externos, tais como frio calor, toque, dor,

etc. As terminações nervosas presentes na derme nos permitem perceber estes estímulos e envia-los ao cérebro.

Segue agora uma tabela que identifica os principais receptores tácteis:

RECEPTORES DE SUPERFÍCIE SENSAÇÃO PERCEBIDA

Receptores de Krause FrioReceptores de Ruffini CalorDiscos de Merkel Tato e pressãoReceptores de Vater-Pacini PressãoReceptores de Meissner TatoTerminações nervosas livres Principalmente dor

Na tabela seguinte vemos os estímulos classificados de acordo com sua natureza:

MODALIDADE DO ESTÍMULO ESTÍMULO TIPO DE RECEPTOR RECEPTOR SENSORIAL

Tato Pressão Mecanorreceptor Corpúsculos de Vater-Pacini, Meissner e Merkel

Temperatura Quantidade de calor Termorreceptor Receptores de Krause (frio) e de Ruffini (calor)

Dor Estímulos intensos e substâncias químicas Nociceptor Terminações nervosas livres

Aparelho olfativo humano

Page 3: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

Órgãos dos Sentidos – 65/biologiajubilut @prof_jubilut @pjubilut

VisãoA visão é um dos sentidos mais explorados pela es-

pécie humana e se baseia na formação de imagens a par-tir da luz absorvida pelos olhos e projetada sobre a retina.

A recepção da luz e formação da imagem é função do olho, que é um órgão complexo, com várias camadas formando o globo ocular que, juntas permitem a percep-ção da luz.

Vamos analisar a estrutura de um olho humano:

O globo ocular é formado por três envoltórios:

1) Esclera (esclerótica)

Membrana mais externa e mais resistente do globo ocular. É o chamado “branco do olho”, em sua parte ante-rior se torna fina transparente e delicada formando uma saliência que constitui a córnea - que permite a entrada de luz no olho.

2) Coróide

É uma membrana intermediária, rica em vasos sanguíneos e pigmentos. Em sua parte anterior torna-se visí-vel através da transparência da córnea. Nesta área recebe o nome de íris - responsável pela cor dos olhos.

Exemplos de alguns corpúsculos sensoriais de tato

Estrutura do globo ocular humano

Page 4: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

66 – Fisiologia Humana

No centro da íris há um orifício chamado pupila, conhecido como “menina do olho” que tem como função controlar a quantidade de luz no globo ocular.

A luz que chega aos olhos sofre refração ao passar: pela córnea, por um líquido claro (humor aquoso), por uma lente gelatinosa (cristalino) e por um líquido bastante viscoso (humor vítreo). Esse conjunto funciona como um sistema de lentes convergentes formando uma imagem na parte sensível do olho: a retina.

3) Retina

É a membrana interna do globo ocular. É com-posta por neurônios especializados, na parte poste-rior apresenta uma pequena depressão, próxima ao nervo óptico denominada mácula, região mais sen-sível à luz e onde as imagens são vistas com maior nitidez. As células fotossensíveis, isto é, sensíveis à luz, são de dois tipos: Cones e bastonetes. Os cones percebem as radiações luminosas distinguindo as co-res, os bastonetes também percebem as radiações mas não distinguem as cores, porém captam imagens mesmo com pouca luz, sendo importantes para a vi-são na obscuridade.

Podemos simplificar a estrutura do globo ocular, como um conjunto de lentes Córnea+Cristalino, este últi-mo envolto num “gel” com o objetivo de focar a luz sobre determinada zona da Retina, ao Cristalino cabe ainda a tarefa de alterar a sua curvatura para (como um zoom) manter nítida a imagem dos objetos independentemente da distância a que se encontrem.

Os dois globos oculares terão ainda um movimento coordenado (visão binocular) para produzir a noção de profundidade e estereocularidade.

A imagem é sobre a retina de forma invertida. No cérebro ocorre a correção da imagem. Veja o esquema a seguir:

Defeitos da visãoMiopia

Caracterizada por baixa acuidade visual ao longe e visão de perto normal ou excelente. Pode ter origem genética, congênita ou catalisada por atividade, onde a distância de trabalho é muito próxima e prolongada. Graficamente podemos descrevê-la como o globo ocu-lar que é alongado, o foco se situa antes do ponto ótimo, ou seja, antes de atingir a retina.

Para a compensação óptica, são usadas lentes oftál-micas “negativas”, finas no centro aumentando a espes-sura para a periferia, com capacidade de divergir a luz, de forma a “transportar” o objeto para o ponto ótimo na re-tina. Podem ser utilizadas lentes de contato.

A Miopia pode surgir combinada com Astigmatismo ou Presbiopia.

Hipermetropia

Caracterizada por baixa acuidade visual a distâncias intermédias e perto, normalmente de origem congênita. Conhecida popularmente como “vista cansada”. Grafica-mente pode ser identificável como o oposto da Miopia, isto é, o globo ocular é curto e a imagem forma-se num ponto virtual para além da retina.

Miopia: a imagem se forma antes da retina

Hipermetropia: a imagem se forma depois da retina

Visão normal: a imagem se forma sobre a retina

Page 5: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

Órgãos dos Sentidos – 67/biologiajubilut @prof_jubilut @pjubilut

É compensada com lentes oftálmicas “positivas” ou seja, convergentes, espessas no centro e finas nos bordos com a propriedade de convergir a luz. São utili-zadas Lentes de Contato.

Astigmatismo

Ametropia Corneana, caracterizada por baixa acui-dade visual ao longe e perto, de origem congênita ou traumática. O astigmatismo basicamente uma má cur-vatura da córnea, que provoca deformações na imagem projetada.É responsável por muitas cefaleias, devido à distorção provocada nas imagens observadas.

São utilizadas lentes oftálmicas tóricas, isto é, pos-suem potências distintas nos seus meridianos principais, daí a espessura da lente não ser uniforme. A compen-sação com lentes de contato é muito reservada, optan-do-se normalmente por lentes rígidas, dependendo do grau da Ametropia, o Astigmatismo poderá surgir com-binado com Miopia ou Hipermetropia.

Presbiopia

Chamado popularmente como o “problema dos quarenta anos”, é um processo natural e comum a to-dos os indivíduos, caracterizando-se por baixa acuidade visual ao perto (35/45cm), melhorando com o afastar do objeto observado. Aparece normalmente por volta dos 40 anos de idade ou mais cedo, dependendo da ativi-dade. Aproveitando a analogia do zoom, digamos que com o envelhecimento do Cristalino, este perde a ca-racterística de alterar a sua curvatura (elasticidade), a capacidade para focar a todas as distâncias fica então comprometida.

Pessoalmente, a utilização da visão ao perto é um fenômeno recente na história da evolução humana, o homem passou de caçador a sedentário demasiado de-pressa, a Presbiopia aparece como inadaptação ao meio tecnológico criado pelo homem.

Astigmatismo: a imagem formadaapresenta deformações

Presbiopia ou “visão cansada”

Page 6: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

Órgãos dos sentidos

68 – Fisiologia Humana

1. (Fuvest 2012) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris:

a) Aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.

b) Diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.

c) Diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino.

d) Aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

e) Diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

2. (G1 - UTFPR 2012) O nosso corpo possui inúmeros órgãos, relacionados às mais variadas funções. Os ossículos martelo, bigorna e estribo estão relacionados com uma dessas funções. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a localização e a função destes ossículos.

a) Orelha externa; recebe as ondas sonoras. b) Orelha interna; mantém o corpo em equilíbrio. c) Orelha média; transmitem vibrações sonoras para a

orelha interna. d) Orelha média; mantém o equilíbrio do corpo. e) Orelha interna; transmitem vibrações sonoras para a

orelha média.

3. (G1 - IFSC 2011) O microscópio composto é normalmente chamado de microscópio óptico... a luneta astronômica é um microscópio óptico... os telescópios são aprimoramentos das lunetas astronômicas... a máquina fotográfica e a filmadora são instrumentos ópticos.

O órgão humano que atua como se fosse um instrumento óptico é (são)...

a) as mãos. b) o pavilhão auditivo externo. c) as fossas nasais. d) a boca. e) os olhos.

4. (G1 - CPS 2010) Todos precisam colaborar para enfrentar a poluição sonora, por exemplo, não acelerando o carro quando parado e evitando o uso da buzina; falando em tom moderado, principalmente em ambientes fechados e controlando o volume do som em automóveis, residências, parques e ruas.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), estudos provam que o nível sonoro até 55 decibels não causa prejuízo à audição das pessoas.

No entanto, dependendo do tempo de exposição acima do valor de 55 decibels, o indivíduo pode ter problemas auditivos, que se agravarão conforme ele se submeta a níveis sonoros mais intensos. Assim, constata-se que uma exposição repentina a níveis sonoros superiores a 140 decibels pode provocar ruptura do tímpano e danos à orelha média.

Assinale a alternativa correta sobre a audição ou sobre os efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos.

a) Uma das maneiras de diminuir os efeitos negativos da poluição sonora é estabelecer, nos centros urbanos, um padrão aceitável em torno de 140 decibels.

b) Quando intensidades sonoras de 55 decibels vibram o ar dentro do canal da orelha externa, o tímpano não é estimulado e os sons não são percebidos.

c) Quem ouve constantemente música acima do limite seguro está sujeito a danos irreversíveis às células sensoriais auditivas.

d) Os níveis sonoros muito altos estimulam uma produção exagerada de cera na tuba auditiva, o que induz à degeneração do tímpano e dos canais semicirculares.

e) Em casos de níveis sonoros muito intensos, o sistema nervoso envia estímulos de autoproteção para que o tímpano fique mais rígido e a transmissão dos sons aumente.

5. (Fuvest 2014) Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.

www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado.

No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano:

a) É completamente válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transmitidos por uma célula, sem intermediários, a uma central de controle.

b) É válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos que resultam em resposta imediata, sem atingir uma central de controle.

c) É válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transferidos, célula a célula, até uma central de controle.

Page 7: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

Exercícios – 69/biologiajubilut @prof_jubilut @pjubilut

d) Não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em estímulos hormonais, transmitidos rapidamente a uma central de controle.

e) Não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais químicos e elétricos, transferidos a vários pontos periféricos de controle.

6. (G1 - CPS 2014) O órgão dos sentidos responsável pela audição é a nossa orelha, também chamada comumente de ouvido.

Os problemas de ouvido são muito comuns com viajantes que enfrentam variações de altitude, pois as alterações de pressão, durante essas viagens, fazem com que os indivíduos fiquem com a sensação de ter os ouvidos tapados, o que provoca dificuldade auditiva e dor.

Assim, por exemplo, quando alguém desce a serra em direção ao litoral, e a pressão atmosférica aumenta, ficando maior do que a pressão interna da sua orelha média, o tímpano é empurrado para dentro dificultando a audição.

Essa situação, no entanto, é temporária porque na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva que se comunica com a faringe (garganta), por isso ao bocejar ou engolir saliva, ocorre a abertura das tubas nas orelhas, o que equilibra as pressões dos dois lados (anterior e posterior) de cada membrana timpânica e faz com que a dor e a sensação de surdez cessem.

Baseando-se no texto, é correto afirmar que:

a) A função da tuba auditiva é conduzir as ondas sonoras até a faringe.

b) O ar que entra pela orelha externa sai pela garganta, quando o viajante desce a serra.

c) O tímpano se deforma e é empurrado para dentro, sempre que o viajante sobe a serra.

d) A orelha externa se comunica com a garganta, a fim de melhorar a sensação do paladar.

e) A tuba auditiva ajuda a igualar a pressão em ambos os lados da membrana timpânica.

7. (UFSM 2014) A presença de luz é captada pelas células da retina e estimula os neurônios que fazem conexão com o córtex cerebral e o hipotálamo. Mesmo intensidades moderadas de luz são capazes de causar mudanças nas respostas do organismo humano. A secreção da melatonina, por exemplo, ocorre exclusivamente em ausência de luz. Esse hormônio se distribui por vários tecidos corporais, apresenta alta solubilidade em lipídios e está relacionado com o controle do ritmo circadiano, interferindo nos comportamentos de vigília e sono. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. (XX) Na retina, há dois tipos principais de células capazes de captar luz, um grupo é extremamente sensível aos estímulos luminosos, mas não permite que as cores sejam identificadas. (XX) Antes de chegar à retina, os estímulos luminosos passam pela lente que permite a produção de uma imagem com foco e nitidez. (XX) O formato do globo ocular é mantido graças a uma camada de tecido muito resistente, e a córnea é a parte transparente desse revestimento.

A sequência correta é:

a) V – F – V. b) V – V – V. c) F – F – V. d) F – V – F. e) V – F – F.

8. (UFTM 2012) Muitos jovens ficam expostos a sons de elevada intensidade, como em casas noturnas e shows, além de utilizar fones de ouvido, de forma que quem os circunda também ouve a “música”. A exposição prolongada a ruídos de tais intensidades pode causar danos irreversíveis à audição, que são devidos:

a) À destruição dos ossículos da orelha média, impedindo a transformação da energia mecânica em química.

b) Ao rompimento da membrana timpânica, que não transmite as ondas sonoras aos ossículos da orelha interna.

c) À destruição de algumas substâncias no interior da orelha média, sem as quais a orelha interna não é estimulada.

d) À impossibilidade do ar contido no interior da cóclea estimular as células sensoriais dos canais semicirculares.

e) Aos danos às células ciliadas presentes no interior da cóclea, que deixam de transformar energia mecânica em elétrica.

9. (UEG 2012) Edwiges, a coruja-das-neves, companheira das aventuras de Harry Potter, vista no cinema apenas como uma mensageira, faz parte de um grupo de aves peculiar, com habilidades incríveis de exímia caçadora, possuindo visão estereoscópica, capacidade de enxergar no escuro, audição notável, disco facial bem destacado pela plumagem e que funciona como uma parabólica, captando ruídos mínimos, assim como asas grandes comparadas com o tamanho do corpo, o que permite que ela voe com facilidade, dentre outras características que tornam essa coruja extremamente perigosa para as suas presas. A respeito dos atributos das corujas, é correto afirmar:

Page 8: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

70 – Fisiologia Humana

a) A versatilidade das vértebras do pescoço das corujas permite que elas virem a cabeça num ângulo de 360 graus para os dois lados e num ângulo de 270 graus de cima para baixo.

b) A visão estereoscópica é a visão que simula duas imagens ligeiramente diferentes projetadas nos olhos, fundindo-as no cérebro para obter quantidades tais como: densidade, forma e cor.

c) A visão noturna é possível devido aos enormes olhos que captam grande quantidade de luz e ao fato de o globo ocular ser mais esférico do que o das aves diurnas, assim a distância a ser percorrida entre o cristalino e a retina é maior, possibilitando menor perda de informação.

d) Há um número muito superior de bastonetes em relação aos cones, o que lhes permite enxergar muito bem na presença de pouquíssima luz, embora essa visão seja em branco e preto.

10. (UFRGS 2012) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A _________ humana contém dois tipos de fotorreceptores: os cones e os bastonetes. Os cones contribuem pouco para a visão noturna por _____________. a) retina — terem menor sensibilidade à luz b) córnea — serem menos abundantes que os bastonetes c) íris — terem maior sensibilidade à luz d) retina — absorverem igualmente todos os comprimentos

de onda e) córnea — serem responsáveis pela percepção das cores

11. (UFSC 2012) A figura abaixo representa um corte longitudinal do olho humano.

Sobre as estruturas assinaladas acima e sua função, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01) A imagem de um objeto se forma por completo na estrutura III. 02) Em III temos a camada pigmentada do olho. 04) A estrutura I corresponde a uma lente chamada cristalino. 08) A abertura indicada em II é a córnea e pode ser transplantada entre seres humanos. 16) A estrutura IV é composta por células fotossensíveis, os cones e os bastonetes. 32) A miopia e a hipermetropia decorrem da formação incorreta da imagem na estrutura I.

64) A íris atua regulando a quantidade de luz que penetra no interior do globo ocular.

Resposta:________

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se.

As questões a seguir apresentam-se integradas pelo tema “Comunicação”, que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.

Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.

Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar.

12. (Fatec 2012) Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis etc. Depois dessas interpretações, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele.

Considerando que a capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas, é correto afirmar que:

a) Os receptores sensoriais humanos responsáveis pelos sentidos do olfato e da gustação são classificados como termorreceptores.

b) As células fotorreceptoras cones e bastonetes do olho humano concentram-se na córnea, onde ocorre a formação da imagem.

c) A percepção do tato é realizada por receptores sensoriais de pressão, que se localizam apenas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

d) A orelha interna humana inclui três ossículos (martelo,

Page 9: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

Exercícios – 71/biologiajubilut @prof_jubilut @pjubilut

bigorna e estribo), que amplificam as ondas sonoras, transmitindo-as para o tímpano.

e) A íris é comparável ao diafragma ajustável das máquinas fotográficas, pois regula a quantidade de luz que entra no olho para garantir uma perfeita visão.

13. (UFF 2011) “Dizer que o som das vuvuzelas usadas pelos sul-africanos nos estádios é ensurdecedor não é exagero. Uma fundação suíça ligada a uma empresa fabricante de aparelhos auditivos alertou os torcedores da Copa que uma vuvuzela faz mais barulho que uma motosserra e que tal barulho pode prejudicar a audição de espectadores e jogadores.”

O globo on line. Acesso em: 07/06/2010 às 19:05

Supondo que um torcedor tenha a orelha média afetada pelo som da vuvuzela, as estruturas que podem sofrer danos, além do tímpano, são as seguintes:

a) pavilhão auditivo e cóclea. b) ossículos e tuba auditiva. c) meato acústico e canais semicirculares. d) pavilhão auditivo e ossículos. e) nervo coclear e meato acústico.

14. (UFSM 2011) A importância da luz na origem e evolução da vida no planeta é incontestável. Nesse processo, os animais desenvolvem diversas formas de utilizar a luz em seu benefício, como a visão e estruturas relacionadas com ela. A seguir, analise as afirmativas:

I. Em Metazoa, a percepção da luz através de estruturas especializadas se dá apenas em animais triblásticos, sejam acelomados ou celomados.II. Uma visão desenvolvida, tal como olhos com cristalino, já aparece em Mollusca e Chordata.III. Insetos apresentam tanto olhos compostos quanto ocelos para a percepção da luz e formação de imagens.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.

15. (G1 - IFCE 2011) O bulbo do olho, encaixado numa cavidade óssea denominada órbita, é constituído de membranas e meios transparentes. As membranas são:

a) íris, pupila e lente. b) esclera, corioide e retina. c) córnea, lente e humor vítreo. d) pupila, esclera e córnea. e) retina, corioide e lente.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O berimbau é um instrumento musical de origem africana, muito tocado no Brasil em rodas de capoeira. Em sua obra

Viagem pitoresca e histórica ao Brasil Jean-Baptiste Debret descreveu o berimbau como segue: “Este instrumento musical se compõe da metade de uma cabaça presa a um arco curvo de bambu, com um fio de latão, sobre o qual se bate ligeiramente. Pode-se conhecer o instinto musical do tocador, que apoia a mão sobre a frente descoberta da cabaça a fim de obter, pela vibração, um som grave e harmonioso”.

Disponível em: <http://www.redetec.org.br/inventabrasil/berimb.htm>. Acesso em: 07/02/2012.

16. (UFG 2012) Jean-Baptiste Debret comenta no texto sobre o instinto musical do tocador, associando-o ao som grave e harmonioso produzido ao tocar o berimbau. Uma análise fisiológica dessa observação permite concluir que só foi possível obtê-la porque a emissão das ondas sonoras:

a) transversais ressoam na cóclea. b) transversais reverberam na tuba auditiva. c) longitudinais reverberam na janela oval. d) longitudinais ressoam na tuba auditiva. e) longitudinais ressoam na cóclea.

17. (G1 - CPS 2011) Bons jogadores de futebol precisam realizar ações rápidas. Um chute potente pode fazer a bola rolar a mais de 120 km/h e entrar na rede tão rápido que mal dá tempo para enxergá-la. Os melhores jogadores conseguem ver a bola nitidamente para se lançar ao ataque e ainda driblar o adversário com uma precisão de fração de segundo.

Apesar de parecer que o sistema nervoso trabalha à velocidade de um raio, não é bem assim. Os sinais visuais, por exemplo, levam de 50 a 100 milésimos de segundo para chegar ao cérebro. Uma vez dentro dele, outras conexões são necessárias para transformar sinais brutos em resposta mental.

Disponível em: <http://www.afh.bio.br/especial/futebol.asp>. Acesso em: 05.09.2010. Adaptado.

Assim, considerando o papel do sistema nervoso central no processo de formação de um bom jogador de futebol, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. a) O hipotálamo é a porção do encéfalo responsável pela

coordenação dos movimentos e pela b) manutenção do equilíbrio corporal, durante o chute da

bola ao gol.

Page 10: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

72 – Fisiologia Humana

c) O cerebelo é a porção do encéfalo responsável pela interpretação dos estímulos sensoriais

d) relacionados com a visão da bola e pela elaboração de planos de ação.

e) A visão correta da posição da bola depende dos impulsos transferidos ao longo do nervo óptico até as células nervosas, os neurônios, da região do córtex cerebral.

f) O processo de análise e a interpretação das informações visuais, que permitem reconstruir a

g) posição e o movimento da bola após o chute, ocorrem no bulbo raquidiano.

h) A bainha de mielina, que recobre os axônios das células nervosas, reduz a velocidade de

i) propagação dos impulsos relacionados com a visão da bola até o sistema nervoso central.

18. (UEG 2011) A força dos fluidos do globo ocular contra a superfície interna do olho resulta em pressão intraocular normal entre 30 a 45 mmHg. Em indivíduos com glaucoma, essa pressão pode aumentar até 70 mmHg por causa da drenagem deficiente do humor aquoso produzido continuamente pelo olho. Considerando-se a ação das drogas sobre a pressão de fluidos no organismo, é correto afirmar:

a) A maconha tem ação vasodilatadora acompanhada de dilatação acentuada da pupila e redução da pressão intraocular.

b) A anfetamina tem ação tonificante que desencadeia a contração acentuada da pupila e o aumento da pressão intraocular.

c) A cocaína tem ação estimulante que desencadeia em midríase e redução da pressão por drenagem do humor aquoso.

d) O ácido lisérgico tem ação estimulante associada à miose e ao aumento da pressão por acúmulo de humor aquoso.

19. (UFG) Leia o texto:

“Mutirão de cirurgia de catarata foi prorrogado pela SESAB Estatísticas do Ministério da Saúde indicam que a cada ano, no Brasil, são registrados em torno de 120 mil novos casos de catarata, condição que pode levar à cegueira, mas é reversível mediante cirurgia. A doença afeta o cristalino, provocando dificuldades de visão, mas, na maioria dos casos, avança de forma lenta.”

Disponível em: <http://www.saude.ba.gov.br/noticias> Acesso em: 11 set. 2007.

Uma pessoa submetida a essa cirurgia tem o cristalino substituído por uma outra lente intraocular que permite:

a) regular a quantidade de luz que incide sobre o globo ocular.

b) responder aos estímulos luminosos de baixa e alta intensidades.

c) convergir os raios de luz, possibilitando a formação da imagem na retina.

d) lubrificar o globo ocular devido à produção de fluido lacrimal.

e) promover barreira física externa de proteção ao globo ocular.

20. (PUCMG) Para ter a visão tricromática, as retinas de primatas têm receptores de luz capazes de absorver comprimentos de onda curtos, médios e longos entre o infravermelho e o ultravioleta, correspondendo, respectivamente, às seguintes cores do espectro: azul, verde e vermelha. Isso facilitou a eles, ao longo da evolução, distinguir entre frutas verdes e frutas maduras avermelhadas. Alguns cientistas sugerem que a cor das frutas maduras tenha ficado mais vermelha para acompanhar a visão dos primatas.

Camundongos normais têm visão bicromática, isto é, só enxergam a luz na faixa azul e verde do espectro. Recentemente, cientistas norte-americanos criaram camundongos capazes de enxergar em cores, após receberem o gene humano para produzir o terceiro pigmento que faltava.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) As frutas maduras podem ter sido selecionadas por se apresentarem mais vermelhas em um processo de coevolução com primatas.

b) A manipulação gênica referida no texto poderia ser útil para o estudo e a correção do daltonismo em humanos.

c) O fato de o código genético não ser o mesmo para homens e roedores pode ter dificultado a produção de camundongos transgênicos.

d) Alguns animais são capazes de captar ou perceber radiações do infravermelho, o que lhes facilita a atividade de predação.

Page 11: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

Órgãos dos Sentidos – 73/biologiajubilut @prof_jubilut @pjubilut

Órgãos dos sentidos

Resposta da questão 1: [B]

[RESPOSTA DE BIOLOGIA]: Em um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris do olho relaxa, aumentando o diâmetro da pupila. Os músculos ciliares que prendem o cristalino se contraem, causando o aumento do poder refrativo da lente do olho.

[RESPOSTA DE FÍSICA]: Da maneira como a questão está, não tem resposta. Do ponto de vista físico, a segunda afirmativa está errada em todas as opções. Quando o indivíduo passa para um ambiente de penumbra, a íris diminui, aumentando a abertura da pupila para que os olhos recebam maior luminosidade. Correto. Porém, para focalizar um objeto mais próximo, os músculos ciliares se contraem, aumentando a curvatura do cristalino, diminuindo a sua distância focal para que a imagem caia na retina. Não ocorre variação alguma no poder refrativo do cristalino. Para mudar o poder refrativo de um sistema óptico é necessário que se mude a substância ou material que o constitui.

Resposta da questão 2: [C]

Os ossículos martelo, bigorna e estribo estão presentes na orelha média e transmitem as vibrações sonoras amplificadas para a orelha interna onde se situa a cóclea.

Resposta da questão 3: [E]

Os olhos são comparados aos instrumentos ópticos por serem órgãos compostos por estruturas transparentes, que funcionam como lentes. Essas estruturas são a córnea, o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo.

Resposta da questão 4: [C]

O volume dos sons está relacionado com sua intensidade e depende da amplitude das ondas sonoras, que é medida em decibels (dB). O limite de nossa percepção auditiva está entre 10 e 15 dB. Exposições prolongadas de sons acima de 55 dB já podem causar problemas auditivos. Uma das maneiras de diminuir os efeitos negativos da poluição sonora é estabelecer, nos centros urbanos, um padrão aceitável abaixo de 55 dB. Sons acima de 140 dB podem provocar rupturas nos tímpanos e danos irreversíveis ao ouvido. Em caso de níveis sonoros muito intensos, o sistema nervoso envia estímulos para que o tímpano fique mais rígido e a transmissão dos sons diminui.

Resposta da questão 5: [C]

A analogia entre a telefonia celular e o corpo humano é válida apenas em parte. No sistema auditivo, as ondas sonoras são transformadas em impulsos nervosos que são transmitidos de célula à célula (neurônios) até atingir a região encefálica (central de controle), onde os impulsos são interpretados como sons.

Resposta da questão 6: [E]

Conforme o texto apresentado, ao mudarmos de uma região de grande altitude para baixa altitude, há um aumento na pressão atmosférica. Como resultado, a membrana timpânica é empurrada para dentro. Liberando a tuba auditiva, bocejando ou engolindo saliva, ocorre um equilíbrio na pressão interna e externa na membrana timpânica, isso porque a tuba auditiva tem ligação com a faringe e permite entrada de ar até o tímpano.

Resposta da questão 7: [B]

As afirmativas são verdadeiras e relacionadas à percepção visual.

Resposta da questão 8: [E]

As células ciliadas fonorreceptoras do órgão Corti na cóclea são danificadas irreversivelmente pelo ruído excessivo. Dessa forma, essas células deixam de converter a energia mecânica dos sons em energia elétrica na forma de impulsos nervosos.

Resposta da questão 9: [D]

Os bastonetes são células receptoras da retina relacionadas com a percepção da luz. As corujas percebem muito bem a luminosidade ambiental por apresentarem maior número de bastonetes na retina, em relação às aves exclusivamente diurnas.

Resposta da questão 10: [A]

A retina humana contém dois tipos de fotorreceptores: os cones e os bastonetes. Os cones contribuem pouco para a visão noturna por serem mais sensíveis aos comprimentos de ondas relativos às cores. Os bastonetes são as células mais sensíveis à luz branca, que contém todos os comprimentos de onda correspondentes à luz visível pelos seres humanos.

Resposta da questão 11: 16 + 64 = 80.

(01) Falso. A imagem se forma por completo na retina do olho.(02) Falso. III indica a lente (cristalino) do olho.(04) Falso. I indica a córnea do olho.(08) Falso. II indica a pupila da íris.(32) Falso. A miopia e a hipermetropia decorrem da formação incorreta da imagem na retina.

Resposta da questão 12: [E]

A íris do olho pode ser comparada ao diafragma ajustável de uma máquina fotográfica. Sob controle do sistema nervoso autônomo, ela contrai ou relaxa, provocando, respectivamente, a diminuição ou aumento do diâmetro da pupila. A pupila é o orifício pelo qual os raios luminosos entram no globo ocular.

Page 12: 7 Rg Os Dos Sentidos MED

74 – Fisiologia Humana

Resposta da questão 13: [B]

Ruídos excessivamente altos e contínuos podem danificar as estruturas da orelha média, como os ossículos, martelo bigorna e estribo, e a tuba auditiva, um canalículo que liga a orelha média e a cavidade oral. A tuba auditiva auxilia a manutenção da pressão interna da orelha média equilibrada com a pressão atmosférica.

Resposta da questão 14: [E]

A percepção da luz ocorre em Cnidários (águas-vivas), animais diblásticos. Esses animais apresentam células fotorreceptoras na periferia da umbela.

Resposta da questão 15: [B]

Esclera, corioide e retina são três tecidos que ficam sob a conjuntiva e formam a parede do bulbo do olho. A esclera é a membrana mais externa de cor branca, formada por um tecido conjuntivo resistente que mantém a forma esférica do bulbo ocular. A corioide está localizada abaixo da esclera e é uma membrana pigmentada rica em vasos sanguíneos. A retina é a camada membranosa que reveste internamente o bulbo ocular e contêm bastonetes e cones, células fotorreceptoras, receptíveis à luz.

Resposta da questão 16: [E]

A cóclea é um órgão do sentido de audição. O som é o resultado de vibrações de ondas sonoras longitudinais que atingem diversos órgãos do sentido de audição, como o tímpano por exemplo. Dentro da cóclea há um liquido que ao receber estas vibrações cria ondas de pressão que movimentam cílios presos a células no interior da cóclea; essas células quando estimuladas liberam neurotransmissores que conduzem sinais até o cérebro que interpreta o sinal sonoro.

Resposta da questão 17: [C]

A coordenação motora é realizada pelo cerebelo. A interpretação das informações visuais é executada pelo córtex cerebral. A bainha de mielina aumenta a velocidade de condução dos impulsos nervosos ao longo dos axônios dos neurônios.

Resposta da questão 18: [A]

A maconha é uma droga cujo princípio ativo, o tetrahidrocanabinol (THC), tem ação vasodilatadora (o usuário fica com a conjuntiva do olho avermelhada), dilata a pupila e diminui a pressão intraocular.

Resposta da questão 19: [C]

Resposta da questão 20: [C]