7 dicas para você passar no vestibular versao1

25
-

Upload: pedroof

Post on 23-Jan-2017

103 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

-

2

Thiago Valle

As 7 Dicas Para o Vestibular

Aprenda técnicas e métodos para se concentrar, ter foco nos estudos para o

vestibular

Versão 1.0

3

Capítulo 1

Quem nunca antes se viu em uma situação em que não se lembrava do que estava fazendo? Ou quando se está lendo algum texto e percebe que não lembra do que estava lendo mesmo já estando perto do final? Isso são mostras de lapsos de concentração, em outras palavras, se distrair. Normalmente, acabamos rindo de nós mesmos quando nos encontramos em uma ocasião parecida, porém é algo que não queremos que aconteça durante um momento importante de nossas vidas, como, por exemplo, uma prova de vestibular.

O vestibular é um momento propício a esse tipo de lapso, pois o nervosismo é um fator diferencial quando se trata de concentração. Portanto, mais do que de conhecimento, a prova do vestibular também depende de autocontrole e nervosismo. Se analisarmos o conteúdo contemplado nas provas, a maioria dos candidatos recebeu o necessário para garantir uma nota a cima da de corte do curso desejado, porém, não é o que é observado nos resultados. Logo, torna-se crucial métodos para controlar os fatores extra conteúdo, como por exemplo, a capacidade de manter-se concentrado durante toda a prova.

Se observarmos como se comporta a concentração de uma pessoa comum veremos um modelo oscilatório que possui cristas e vales, como o representado a seguir,

Gráfico 1.1

Se estabelecermos uma média de concentração, estabelecida pelos pontos de inflexão da curva, teremos algo assim,

Gráfico 1.2

Sendo que os pontos a cima dessa média de concentração são referentes ao período de tempo em que nossa concentração está adequada a analisar

4

e resolver problemas, assim como, absorver informações, ou seja, a situação em que desejamos estar para resolver a prova do vestibular. O único problema é que esse período de tempo dura de 20 a 30 minutos e, como sabemos, as provas de vestibular duram em média de 4 a 5 horas.

Portanto, se imaginarmos uma prova de 4 horas de duração o tempo que passamos com uma eficiência desejável é cerca de 2 horas, apenas metade da prova, e na outra metade do tempo e que ficamos dispersos é quando, costumeiramente, temos que reler uma determinada questão 2 ou 3 vezes para compreende-la, ou quando estamos realizando um cálculo que esquecemos para que servia e quando cometemos os erros que possivelmente custarão nossa vaga de ingresso na universidade.

Contudo, isso não é um problema exclusivo do vestibular, podemos pensar em outras profissões em que esses períodos de desatenção podem custar ainda mais caro que uma vaga no ensino superior, como por exemplo, um controlador de trafego aéreo prestando atenção nos monitores ou um médico realizando uma cirurgia. Contudo a uma profissão em que além de outras vidas a sua também está em questão, que é o caso de militares, realizando, por exemplo, uma patrulha, qualquer desatenção pode custar sua vida e a dos seus companheiros e é justamente pensando nisso que faremos nossa próxima analise.

Quem nunca antes viu um filme de guerra? Comumente representando a segunda guerra mundial ou a guerra do Vietnã. Se prestarmos atenção nos soldados, principalmente quando estão realizando uma ronda, ou em uma vigia dentro de uma trincheira, quase sempre poderemos observa-los com chicletes na boca, e isso não é uma mera coincidência. Isso também pode nos remeter a uma situação do dia a dia, em que alguém está ao volante de um carro com sono e lhe oferecem uma goma de mascar com receio de que durma. Mas por que a goma de mascar teria esse efeito?

Na realidade não é o chiclete que gera uma mudança na sua atenção, e sim seu fluxo salivar. Quando o fluxo de saliva é constante nos mantemos em um estado de atenção, e assim conseguimos nos manter concentrados por

5

mais tempo. Se analisarmos o gráfico de uma curva de concentração de uma pessoa comum, porém, com fluxo salivar constante, ele seria assim,

Gráfico 1.3

Sim, a oscilação se mantém, mas quando o comparamos com a curva de uma pessoa com fluxo salivar normal, observamos que mesmo nos momentos de concentração mínima de uma pessoa salivando ainda estão a cima da média de concentração que estabelecemos na primeira situação, ou seja, ainda em condições ideais para resolver as questões de uma prova de vestibular.

Mas a questão é como aplicar isso diretamente no dia do vestibular. Temos que pensar nas situações do dia e do ambiente em que estamos, sendo assim, a goma de mascar se torna quase que inviável, pois seu sabor acaba rapidamente quando comparado ao tempo de prova, e não podemos colocar outra na boca sem descartar a anterior por que se tornaria um incomodo depois de algum tempo, e no ambiente de prova é difícil descartar qualquer coisa, e mesmo que seja possível, não é interessante gastar tempo, que já é escasso, com isso. Portanto a melhor solução é uma bala.

E pensar na bala adequada também é relevante, sendo que o tempo de duração de uma bala também é curto e que sempre devemos estar com uma na boca. Portanto, seria inconveniente desembalar bala por bala, pensando assim o ideal são balas embaladas em tubos que normalmente contém de 8 a 12 unidades, ou as em pequenas caixas que podem conter até 50 unidades. Um outro fator relevante é quando a tenacidade da bala, pois temos que levar em consideração a questão da ansiedade, que possivelmente nos levará a morder a bala em determinados momentos, portanto balas muito rígidas como as de vidro ou pastilhas não são adequadas, além de ser possível engolir algum fragmento inteiriço que poderá ocasionar um incomodo na garganta, portanto, balas mais macias são mais indicadas. Quanto a quantidade, o mais interessante é realizar testes, porém se não for possível ou para um teste inicial, o recomendado é em torno de 10 balas por hora de prova, logo em uma prova de quatro

6

horas, quatro pacotes de balas (tubos de 8 a 12 unidades) devem ser suficientes.

Conclusão é possível, com uma técnica simples, uma pessoa normal, elevar sua média de concentração significativamente.

Gráfico 1.4

7

Capítulo 2

2.1 Chegando no local de prova

Quem nunca ouviu falar de alguém que perdeu a sua chance no vestibular por se atrasar? Ou alguém que tenha que correr entre os carros no transito para tentar chegar a tempo?

No dia do vestibular devemos evitar situações que nos deixam estressados, ansiosos ou apreensivos, é desejável que se estejamos o mais tranquilos e relaxados possível para termos o máximo de rendimento.

Normalmente os alunos são aconselhados a chegar no local de prova entre meia hora e uma hora antes do início, porém, se todos seguirem essa medida teremos que enfrentar um congestionamento de qualquer maneira, e esta é uma situação que desejamos evitar, pois mesmo estando uma hora adiantados, parar no transito sempre gera estresse e apreensão, por mais absurdo que seja sempre nos pegamos pensando coisas como “e se o transito parar?”, “será que não seria melhor eu ir andando?”, e justamente nessa hora você vai estaremos olhando pela janela, e veremos vários candidatos passando na calçada, isso já razão suficiente para se ficar tenso. Caso essa situação aconteça devemos a racionalizar, ou seja, pensar que estamos melhor que esse concorrente que foi andando, estamos confortáveis, na sombra, as vezes até com o ar condicionado ligado, ouvindo música, enquanto ele está caminhando no sol ou na chuva, vai chegar na prova suado e desconfortável, ou seja, de qualquer forma já estaremos em vantagem. Porém, não desejamos encarar esse tipo de situação.

Para evitar este problema, devemos nos programar para chegar ao local de prova com cerca de duas horas de antecedência, encontrar um local para estacionar o carro, e aguardar lá o máximo possível ainda mais se estiver

8

sozinho. Afinal, o ambiente do carro é um local tranquilo para se esperar, para chegarmos dentro da sala de prova o mais relaxados possível.

Muitos podem pensar que seria ruim ficar duas horas esperando, sendo que depois haverá uma espera próxima de uma hora dentro da sala, mas na verdade é o ideal, basta levar um passa tempo, de preferência um livro que queremos muito ler ou terminar de ler, leituras são muito indicadas nesse tipo de situação, pois exigem muita atenção do leitor, sendo assim, funcionaria como um processo de meditação, um momento em que não estaremos pensando na prova, se um livro não for possível ou não tivermos nenhum livro que desejamos levar, sempre podemos recorrer a um jogo de celular, porém evitando jogos de raciocínio lógico, afinal, não queremos estressar nosso cérebro antes da hora, e sempre mantendo uma música agradável tocando.

Ao sair do carro o mais adequado é encontrarmos um amigo ou colega para conversar de qualquer tópico que não seja a prova que estamos prestes a fazer, sempre tomando cuidado para não prestar atenção em conversas alheias, pois alguns candidatos são instruídos a antes de realizar a prova conversar sobre assuntos complexos, como equações obscuras e notas de roda pé, com o intuito de perturbar os concorrentes que provavelmente se sentiriam inseguros. Mesmo que isso ocorra, como já sabemos de antemão, podemos racionalizar a situação e ignorar os comentários.

Terminantemente não devemos estudar ou olhar resumos ou formulários antes de começar a prova, não podemos correr o risco de olhar algo que não lembramos ou achamos que não lembramos. Quem nunca viu pessoas desesperadas antes de começar a prova, perguntando sobre conteúdos extremamente específicos? Essas pessoas costumam errar questões que sabiam realizar da disciplina especifica, mesmo que não seja cobrado o conteúdo especifico que elas estavam perguntando antes da prova. Isso ocorre devido a um condicionamento, cujo estressamos a parte especifica do cérebro referente aquele tipo de conteúdo, nos tornando incapazes de

9

lembrar grande parte do que sabíamos anteriormente, o que já pode ser a diferença entre nós e nosso concorrente.

Concluindo, devemos chegar cerca de duas horas antes, esperar o máximo de tempo possível no carro, levando distrações, evitar de ouvir conversar alheias e terminantemente não estudar.

2.2 Entrando na sala

Sempre acabamos vendo no local de prova candidatos entrando na sala assim que chegam, e normalmente essas são as pessoas mais ansiosas e tensas, pois inconscientemente acreditam que quanto mais rápido entrarem, mais rápido aquela sensação terminará, porém, como bem sabemos, mesmo se todos estiverem sentados uma hora antes de iniciar a prova, está não se iniciará mais cedo. Além do ambiente da sala ser o mais propício a gerar tensão e estresse, sensações indesejáveis de se sentir logo antes de iniciar a prova.

É válido lembrar que uma vez dentro dos portões, não há como perder a prova, pensando exclusivamente em atrasos, porém acontecerá sempre pressão por parte dos auxiliares de corredor para entrar na sala o mais cedo possível, o que também não é culpa deles, afinal estão apenas cumprindo sua função, porém não é bom acatar a esse comando. O ideal é procurar alguém para conversar sobre qualquer outro tópico que não seja da prova, devemos aproveitar também para nos localizarmos, ver onde são os bebedouros e banheiros, conferir se estão utilizáveis, lembrando que caso tenhamos que sair para ir ao banheiro durante a prova devemos perder o mínimo de tempo possível, reabastecer a garrafa de água, pois com certeza já teremos tomado alguns goles, o que é bom pois nos ajuda a manter a calma.

Conclusão, devemos entrar o mais tardar possível na sala, sempre procurando nos manter o mais tranquilos possível antes de iniciar a prova.

10

Capítulo 3: Esperando

Como você se sentiria em um ambiente em que pode apenas ficar sentado, não pode se comunicar de qualquer forma com outras pessoas, mesmo as tendo em volta de você, não se pode comer ou beber, procurando evitar escassez precoce de seus mantimentos e prestes a iniciar algo importante, que pode mudar sua vida?

Mais de 90% das pessoas responderia usando termos como “tenso”, “aflito”, “estressado”, “ansioso” ou sinônimos, que como sabemos, são tudo que queremos evitar de sentir no dia do vestibular, e o pior é que é justamente esse o nosso temido ambiente de prova, e devemos nos manter nele cerca de uma hora antes de iniciar a prova, sem contar as leituras de comunicados, entregas de provas e gabaritos, recolhimento de digitais e afins. Certamente estes são os momentos mais preocupantes do dia do vestibular.

Porém, também existem maneiras de tornar este tempo produtivo e interessante de se possuir antes da prova, como as seguintes:

3.1 Organização

Uma maneira de evitar a ansiedade e tensão desse momento é procurar nos mantermos ocupados. Quando nos mantemos ocupados, principalmente com processos metódicos e manuais, estimulamos a parte criativa do cérebro o deixando preparado para a prova, além disso aliviamos o estresse e a tensão. Evitamos, também, pensar em coisas como: “será que a prova está difícil?”, “será que eu vou passar?”, “e se eu não passar o que vai acontecer?” ou qualquer coisa que nos deixe ansiosos ou tire nossa concentração durante a prova.

Algo que podemos e devemos fazer é nos acostumarmos a carteira onde passaremos as próximas 4 ou 5 horas, procurar a posição ideal para sentar, verificar se a cadeira está bamba e, possivelmente, improvisar um

11

calço. Verificar se ele não tem declive, e se sim, lembrar de calçar tudo que for ser deixado em cima da mesa durante a prova, afinal, uma caneta rolando e caindo da carteira pode ser motivo suficiente parar perdermos o foco em uma questão e nos levar a um erro.

Devemos também organizar tudo que levamos, separar o que ficará em cima da mesa, e ao lado dela, e procurar dispor os objetos de maneira a, em algumas situações, não precisar olhar para eles para alcança-los. É um bom momento, também, para tirar dúvidas com o fiscal de sala sobre o que podemos deixar sobre a mesa, mesmo nós já sabendo de antemão sua resposta, a intenção é apenas falar um pouco para evitar deixar o maxilar rígido por tempo demais, além de que seja possível ele permitir algo que fara alguma diferença, como os pacotes de bala, que devem ficar de mais fácil acesso possível.

Concluindo, devemos organizar tudo que usaremos, para termos uma prova o mais confortável possível, além de gastar algum tempo com um processo manual e metódico.

3.2 Meditação

Mesmo todo o processo de organização não será suficiente para esgotar todo o tempo de espera, sendo assim devemos usar o resto do tempo para relaxar, e sim, isso é possível mesmo no ambiente de prova, desde que façamos uso de algumas técnicas simples de meditação.

3.2.1 Bola de borracha

Primeiramente é importante lembrar que o ambiente do vestibular não é um local em que devamos nos preocupar com o que as pessoas ao seu redor estão pensando sobre você, além do mais elas são concorrentes, e ter isso em mente é necessário para este método.

Essa técnica é muito simples e não necessita de treino para ser executada, e apesar de parecer estranha, produz um resultado muito expressivo. Consiste basicamente em imaginar que estamos segurando uma bola de

12

borracha na mão e vamos jogá-la em um alvo e pegá-la de volta e apenas repetir esse processo até ficarmos calmos e relaxados. O alvo deve ser bem escolhido e tem que ser o mesmo em todos os lançamentos, podemos usar como referência uma parede, a lousa, o chão ou a carteira, e imaginar um ponto ou alvo nessas superfícies, evite alvos móveis como a cabeça do candidato a sua frente. É válido ressaltar que gestos são essenciais para o sucesso da técnica, ou seja, gesticular com a mão e braço, literalmente como se segurássemos uma bola de borracha, o que pode ser um problema para pessoas mais tímidas. Porém temos sempre que ter em mente que as pessoas a sua volta são concorrentes e se eles estranharem a gesticulação e ficarem perturbados com isso mais bem sucedido esse método se torna.

3.2.2 Triângulo

Esta técnica é tida como um passo inicial na meditação, além de um dos mais desafiadores, portanto, diferente da anterior, será mais bem sucedida se praticada anteriormente, mas pode ser mais benéfica em alguns aspectos. Com ela podemos iniciar o processo de desligamento do mundo externo, nos distanciando do ambiente, pessoas, sentidos e sentimentos que estamos presenciando, e podemos fazer isso apenas fechando os olhos, sem necessidade de gesticular, uma grande vantagem em relação ao método anterior. Pensando em quão negativo é esse tempo esperando o início da prova para nós, o que mais devemos desejar é nos afastar daquele lugar naquele momento, para podermos iniciar a prova mais relaxados e calmos, e esse é a maneira para fazermos isso.

A técnica consiste em fechar os olhos e imaginar um triângulo, e apenas isso, o que pode ser mais difícil do que parece. Devemos lembrar que o triângulo é uma figura plana, portanto, para facilitar um pouco o processo devemos, também, pensar no plano que contém o triângulo, uma maneira de fazer isso é utilizando cores, por exemplo, um triângulo verde em um fundo preto. As cores que utilizaremos podem ser quaisquer, o objetivo delas é apenas facilitar o processo.

Nas primeiras tentativas, provavelmente, conseguiremos manter a imagem por apenas alguns segundos, o que é natural devido à dificuldade

13

do método, porém, é algo que devemos praticar constantemente, ao menos uma vez por dia, sendo que nosso objetivo final deve ser nos concentrarmos no triangulo por cerca de 15 minutos.

Apesar da dificuldade, mesmo que não tenhamos tempo para praticar antes do dia da prova, apenas ficar repetindo o processo, ou seja, fazendo várias tentativas, já produzirá um resultado interessante no dia da prova, só temos que tomar cuidado para não ficarmos cansados com isso, caso notemos que isso está acontecendo devemos mudar de método para um mais simples como o da bola de borracha.

3.2.3 Filme

Apesar de não ser especificamente uma técnica de meditação, este é um método agradável, simples e que não necessita de treino, porém, que exige um conhecimento prévio. Todos temos um filme, série ou animação favoritos, que já assistimos várias vezes e, com certeza, já nos flagramos lembrando de cenas ou falas deles. Se esse for realmente marcante ou que tenha sido massivamente assistido, podemos aplicar este método utilizando ele.

A técnica consiste basicamente em fechar os olhos e assistir seu filme, série ou animação favoritos, quanto mais lembrarmos mas eficaz é o método, portanto, devemos nos focar nas introduções, nas falas, cenários e personagens.

Podemos utilizar clips e vídeos também, afinal este é um método mais livre, mas é bem eficaz quanto a nos desligarmos do ambiente de prove e contribui significativamente para nos mantermos calmos momentos antes de começar a prova.

Conclusão, podemos utilizar diversos métodos e técnicas para controlar ansiosidade, tensão e estresse e até mesmo relaxar nesse momento de espera. E não precisamos nos limitar a isso, podemos utilizar essas técnicas antes, durante e depois da prova, em qualquer momento que nos sentirmos muito ansiosos, tensos ou estressados.

14

Capítulo 4: O que levar?

Quando vamos viajar uma das nossas maiores preocupações, que nos incomoda do momento em que decidimos ir até a partida, é o que devemos levar conosco, que é seguida pela incômoda sensação de estarmos esquecendo de algo, até a eminente frustração de perceber que efetivamente esquecemos de algo importante. Mesmo se tratando de uma situação de lazer nossa reação a isso é extremamente negativa, e nos sentimos incomodados durante um longo período, além de toda vez que necessitamos do que esquecemos, o que as vezes pode até mesmo arruinar nossa experiência. E o que é o vestibular se não uma jornada?

Diferente de uma viagem em que podemos resolver de algumas formas esta inconveniência, ou conviver com ela durante esse período, no vestibular basta o incômodo gerado pelo esquecimento para colocar nossa aprovação em risco, então devemos dar uma atenção especial a isso. A melhor maneira de evitar esse problema é fazermos o que sempre prometemos a nós mesmos que faremos, antes de viajar, e que sempre esquecemos, uma lista.

A lista contém componentes constantes e alguns que variam de um vestibular para o outro, por exemplo, em todos os vestibulares levaremos canetas transparentes pretas, porém em um vestibular como o do IME podemos levar esquadros e transferidor, enquanto na prova do ENEM sequer podemos levar uma régua, portanto é válido preparar uma lista específica para cada prova, apesar de ser importante ter uma base para não esquecer itens vitais na montagem das listas.

O que levar no dia da prova, ou seja, os itens da nossa lista, deve ser o tópico mais comentado quando recebemos dicas para o vestibular. Quem nunca ouviu algum professor ou parente dizendo: “leve chocolate para dar energia” ou “leve algo salgado para tirar o gosto do doce ou se cair sua pressão” e vários outros comentários assim? Se fossemos atender a todos

15

esses conselhos teríamos realmente que levar uma mala de viagem no dia da prova. Portanto, selecionar o que é realmente útil das coisas que não fazem diferença as que atrapalham é essencial na montagem da lista.

Para selecionarmos os elementos base das nossas listas é interessante ler o edital do vestibular que estamos prestando, porém há os que sempre devemos levar independente da prova que estamos prestando, como:

Canetas: em alguns vestibulares é permitido usar canetas de

qualquer tipo desde que sejam de tinta azul ou preta, porém em

outros, como o ENEM, são permitidos exclusivamente canetas

esferográficas, transparentes e de tinta preta. Portanto, quando

vamos fazer as compras para as provas é melhor optar pelo

material que pode ser usado em qualquer prova, logo,

compraremos em torno de 3 canetas, esferográficas, transparentes

de tinta preta, e levaremos todas no dia da prova, pois uma caneta

falhar no dia da prova é bem possível, duas é difícil e três é quase

impossível, isso considerando que testamos todas antes de as

comprar. Ter esse tipo de confiança faz uma diferença significativa

no dia da prova, ainda mais quando normalmente o aconselhado é

levar apenas duas, mas imagine a situação em que uma das duas

canetas falha. Imediatamente sentiríamos um alívio de lembrar que

temos a caneta reserva, porém, as vezes inconscientemente, uma

tensão surge nesse ponto, se essa caneta falhar nossa prova está

perdida, e mesmo sendo improvável que isso ocorra, apenas a

sensação já é prejudicial para nosso rendimento na prova.

Garrafa de água: é um outro item extremamente comum entre os

vestibulandos e muito indicado para o ambiente de prova, porém

com algumas ressalvas. Primeiramente, deve ser sem gás, pois

sempre que abrimos uma garrafa contendo um líquido gaseificado

há o risco de molharmos tudo ao nosso redor, incluindo a prova.

Além de que deve ser água, qualquer outro líquido tem seus

inconvenientes, devemos lembrar que com o passar do tempo o

16

liquido vai degelar e poucas bebidas são toleráveis ao paladar na

temperatura ambiente, e outros líquidos costumam ser mais

viscosos o que pode levar ao incomodo de ficar com as mãos

igualmente viscosas sempre que pegarmos na garrafa. Outro ponto

importante é levar uma garrafa previamente aberta para não

termos imprevistos como uma tampa presa, que poderia nos fazer

gastar tempo e tencionar nossa mão hábil. É valido lembrar que a

garrafa deve ser transparente, além de não ser muito pequena nem

excessivamente grande, algo em torno de 500ml é suficiente para

todas as horas de prova, pensando que no fim não teremos

consumido toda a água, afinal não queremos desperdiçar o escasso

tempo de prova no banheiro.

Documentos e foto: um item indispensável de termos no bolso é o

RG ou carta de motorista, se possível dentro de sua carteira. Na

maioria dos vestibulares são exigidas fotos 3x4 recentes e datadas,

uma boa maneira de evitarmos problemas é, em todo ano que

formos prestar vestibulares, tirar as fotos e as deixar dentro da

carteira sempre. Contudo é válido ler cuidadosamente o edital, que

pode exigir algum outro documento ou ficha de inscrição.

Balas: Como vimos anteriormente, essenciais para nossa máxima

eficiência. Uma boa sugestão é comprarmos previamente no

atacado, para não necessitarmos, em uma sequência de provas,

compra-las todos os dias.

Distrações para a espera no carro: Assim como já vimos, são

itens como celular, fone de ouvido e livro, que são para ser usados

exclusivamente no carro, não devemos jamais sair do carro com

esses objetos. Muitos candidatos levam seus celulares para ligar

para alguém ir busca-los depois da prova e os deixam dentro dos

sacos plásticos cedidos pelos fiscais para os itens pessoais, porém

vale a pena deixarmos nossos celulares dentro do carro mesmo se

estivermos de carona, basta marcar um local para nos encontrarem

depois da prova, pois se, por acaso, em um lapso não termos

17

certeza de ter desligado o celular, ou ficarmos com receio de que

ele ligue sozinho para um alarme ou uma chamada, apenas pela

preocupação já não vale a pena o termos conosco. É bom lembrar

que podemos deixar previamente o livro e o fone no carro, sendo

que dificilmente esqueceremos de levar nosso celular.

Há também alguns elementos que devemos evitar ao máximo mesmo se permitidos, como:

Mochilas e bolsas: Apesar de ser um item muito presente na

vida dos estudantes, não é interessante levarmos no dia do

vestibular. Normalmente, quando levamos mochilas ou bolsas,

elas devem ser deixadas na frente da sala, o problema começa

quando a primeira pessoa deixa a sala, o que acontece,

costumeiramente, no tempo mínimo, justamente quando

estamos nos aproximando da metade da prova, inevitavelmente

quando esse concorrente estiver passando pelo local onde

deixamos nossa bolsa ou mochila olharemos para frente, as

vezes inconscientemente, para garantir que não será levada por

engano ou má intenção, desviando completamente nossa

atenção da prova, e esse processo se repetirá toda vez que um

candidato deixar a sala. Sendo que o desvio de atenção é

justamente o que mais desejamos evitar durante a prova, é mais

indicado não levarmos nossas bolsas ou mochilas.

Pacotes: algo que sempre pode nos colocar em situações

constrangedoras, ainda mais quando está mais resistente a

abertura, e somos forçados a usar mais força, a chance de o

conteúdo se espalhar pelo chão e carteira é relativamente alta, e

o constrangimento não é uma sensação fácil de se ignorar,

sendo assim ficaremos pesando nisso durante toda a prova,

atrapalhando nossa concentração e diminuindo drasticamente

nosso rendimento. Além de consumir tempo precioso de prova

para os abrir.

18

Comidas: principalmente o chocolate é bem famoso entre os

vestibulandos, porém se pensarmos bem, são apenas 4 ou 5

horas de prova e não é essencial comermos nesse período. Uma

complicação direta e o tempo que gastamos para abrir e

consumir essa comida que levamos, outra eminente

complicação é sujar as mãos, podendo nos levar a ter que sair

para lavarmos as mãos. Tempo que não podemos desperdiçar.

Se ingerir algum alimento for por algum motivo extremamente

crucial, devemos dar preferência as barras de cereal, que

costumas ser fáceis de abrir, altamente energéticas e

dificilmente nos sujaremos consumindo.

Há também situações em que o edital nos permite levar outros materiais como lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, esquadros, transferidores ou outros, nesses casos devemos sempre optar por leva-los, pois dificilmente ocuparão muito espaço e não queremos correr o risco de querer utiliza-los e nos frustrarmos por não os ter conosco.

Concluindo, devemos dar muita atenção a nossa lista e a montar com tudo isso em mente, além de conferir o edital e fazer todas as compras antecipadamente.

19

Capítulo 5: Postura e posição

Quem nunca antes, durante uma prova, sentiu aquela dor nas costas? Ou a forte pressão na cabeça? Ou a insuportável tensão nos ombros? Ou mesmo a incomoda sensação da mão latejando? Esse tipo de sensação é comum quando passamos longos períodos estudando ou fazendo provas e atrapalham significativamente nosso rendimento, tanto no estudo quanto na prova.

Sempre ouvimos reclamações sobre esse tipo de incomodo durante, principalmente, a prova do vestibular, mas temos aquela resposta pronta: “é só um dia, dá para aguentar”. Devemos lembrar que queremos manter o nível de eficiência sempre máximo, portanto eliminar qualquer coisa que nos tire o foco da prova, e uma dor constante é incômodo mais que suficiente para afetar expressivamente nosso rendimento, então devemos encontrar maneiras para evitar esse tipo de situação.

Primeiramente é importante manter um bom condicionamento físico, afinal em uma maratona de provas, como as segundas fases por exemplo, sua condição física será relevante. Portanto manter a prática de exercícios físicos é de extrema importância para o ano do vestibular, além de ser uma atividade puramente motora, sendo assim, um relaxante para o cérebro. Porém, isso é uma medida para ser tomada ao longo do ano, mas se já estivermos com prazos curtos para as provas, ainda há maneiras de evitar esses distratores.

Apesar de a maioria dos estudantes considerar irrelevante, a postura e posição que tomamos ao sentar é um fator muitas vezes decisivo no vestibular, além de ser altamente relevante para o rendimento nos estudos. A posição e posturas corretas podem ser observados na imagem a seguir:

Imagem 5.1

20

Devemos então apoiar nosso peso sobre os glúteos e ocupar o máximo da superfície da cadeira e assim utilizar o encosto para manter nosso tronco ereto e alinhado com a cabeça. Porém, como bem sabemos, nem sempre as cadeiras em que faremos as provas serão adequadas a essa posição. Nesses casos devemos simplesmente ignorar o encosto e dar prioridade para sentarmos alinhados. Mas não devemos também permanecer imóveis, ainda mais se for a primeira vez que tentamos adotar a essa postura, apesar de que devemos tentar mantê-la o máximo que conseguirmos. Com isso a dor nas costas e a tensão nos ombros será reduzida significativamente.

Quanto a pressão na cabeça, durante a prova, podemos diminui-la drasticamente com uma técnica bem simples. Basta pressionarmos com o polegar nossa nuca, e massageá-la na forma de um pequeno oito deitado (∞), e mesmo durante o processo podemos nos manter resolvendo as questões. Se não for suficiente devemos utilizar alguma das técnicas de meditação, mesmo que para isso tenhamos que sacrificar algum tempo de prova, pois o tempo utilizado para isso é insignificante perto do que perderíamos, a longo prazo, devido ao incômodo gerado pela dor.

Nossa mão que segura a caneta costuma doer ou latejar, durante a prova, devido a mantê-la estática naquela posição, portanto enquanto não estamos escrevendo devemos mudá-la de posição o máximo possível. Para isso é interessante a pratica de técnicas de pen spinning, que nada mais são, do que maneiras de fazer a caneta rodar por entre os dedos e em torno da mão e além de ajudar a aliviar a tensão da mão ainda ajuda a nos mantermos relaxados durante a realização da prova. Existem vários vídeos gratuitos na internet que ensinam técnicas básicas, porém, que necessitam de treino prévio, ótimo para fazer durante os estudos. Caso estejamos sem tempo para nos dedicarmos a isso basta durante a leitura da prova soltar a caneta, e com a outra mão massageá-la enquanto lemos.

Conclusão, com métodos simples podemos tornar ínfimas as dores e incômodos que sentimos durante a prova e assim melhorar drasticamente nossa eficiência e rendimento.

21

Capitulo 6: Contagem regressiva

Uma das maiores dificuldades dos vestibulandos é manter uma rotina de estudos, para isso, alguns poucos, utilizam planos de estudos para se organizar e, mesmo assim, a maioria destes, os abandonam no decorrer do ano, os poucos que conseguem se manter organizados costumam se perder ou se desesperar quando se inicia a contagem regressiva para a prova, normalmente, 30 dias antes do vestibular, depois 7 dias antes, até 1 dia antes. Mas o que se deve fazer nesse período? Deve-se estudar mais ou menos? Dedicar-se ao máximo para isso, já que falta pouco tempo? Deve-se aproveitar parar descansar e dormir tudo o que não dormimos ao longo do ano?

Talvez, esses sejam os conselhos mais divergentes que os vestibulandos recebem, opiniões e dicas tão contraditórios quanto possível, deixando-os mais confusos do que já estão. Para evitarmos esse tipo de problema devemos separar os períodos como uma contagem regressiva:

6.1 30 dias

Quando nos distanciamos apenas um mês do nosso vestibular nossa rotina deve mudar um pouco. Justamente nesse período é quando costumamos ter mais dúvidas quanto a se estamos preparados, se estudamos o suficiente ou até se escolhemos o curso certo, para nos livrarmos desse tipo de situação basta fazermos uma racionalização simples. Devemos compreender que quer estejamos preparados ou não, ou escolhido o curso certo ou não, ou qualquer um destes tipos de questionamento, a prova irá chegar inexoravelmente e o melhor que podemos fazer é manter o planejamento, para no dia da prova estarmos tranquilos, calmos e confiantes.

Ao contrário do que se espera e do que normalmente os vestibulandos realmente fazem, devemos nesse último mês diminuir gradativamente o

22

ritmo de estudo, com estudos mais leves e mais direcionados para a prova que vamos prestar. Uma boa maneira de fazer isso é resolver durante esse mês apenas as provas antigas dos vestibulares que estamos prestando, eventualmente revisando uma parte ou outra da matéria que necessitaremos para resolver um exercício ou outro. Esse método além de controlar nosso ritmo de estudo e fazer com que revisemos de maneira geral todas as matérias, possui um outro efeito muito benéfico, ao resolver as provas antigas de um vestibular acabamos desmistificando sua aparente dificuldade, e assim, estaremos mais confiantes no dia da prova. É importante lembrar que devemos fazer a redução do ritmo de estudo gradativamente, em quantidade de tempo de estudo diário e da quantidade de questões resolvidas, e que não devemos de maneira alguma parar o estudo bruscamente.

Conforme vamos diminuindo o tempo de estudo devemos preencher esse espaço com alguma atividade prazerosa, devemos aproveitar para praticar mais alguma atividade física, ou algum hobby, ou mesmo sair ou assistir um filme ou série, o importante é que seja relaxante, só não podemos ficar desocupados, pois o ócio normalmente costuma levar ao tédio e o estresse, o que desejamos evitar ao máximo nesse mês. Sendo assim o número de horas que dormimos também não será alterado bruscamente.

Portanto, devemos nesse período reduzir o ritmo de estudo aumentar gradativamente as atividades prazerosas e manter o número de horas de sono constante.

6.2 7 dias

Ao chegarmos a uma semana da prova nosso ritmo de estudo já estará bem reduzido, e nessa semana devemos leva-lo a zero, apesar de que não devemos deixar de frequentar as aulas, pois elas são partes importantes da nossa rotina, além de ocuparem um tempo considerável do nosso dia. Claro que caso, durante uma aula, surja uma dúvida pontual não problemas em sana-la, apenas não devemos ter estudos, fora aula, como rotina.

23

Apesar da rotina de estudos ser levada a zero, não devemos ficar com tempo livre, portanto devemos intensificar as atividades de lazer, principalmente as físicas, para que estejamos mentalmente relaxados o máximo possível. Sendo assim as horas de sono também não devem variar bruscamente.

Portanto, a semana antes do vestibular deve ser umas das nossas melhores semanas no ano, praticamente sem estudos, tirando as aulas, e com muitas atividades de lazer.

6.3 1 dia

Quando estivermos a um dia da prova, estaremos bem dispostos e tranquilos, afinal tivemos nossa melhor semana no ano, e esse dia não pode ser diferente.

No dia anterior a prova já devemos iniciar uma alimentação mais leve e ingerir bastante líquido. Além de manter as atividades diárias normais e verificar a lista de itens que levaremos para a prova. Contundo a chance de termos dificuldade para dormir ainda é grande, para evitar essa situação a melhor solução é praticar uma atividade física, leve e prazerosa logo antes de dormir. Mas ainda devemos manter nosso número de horas de sono constante, portanto devemos ir, efetivamente, dormir no horário que estamos acostumados, ou seja, devemos evitar deitarmos cedo.

No dia da prova devemos acordar no horário que estamos acostumados, por isso manter a rotina de sono, mesmo no mês da prova, é tão importante, pois assim saberemos o quanto temos que dormir para acordarmos bem e dispostos. É válido ressaltar que dormir muito além do que estamos acostumados influenciará diretamente na sua disposição, humor e até na sua atividade fisiológica. Os vestibulares costumam ser no período da tarde e iniciam próximo a hora do almoço, portanto, devemos ter uma boa refeição antes de irmos para a prova. Lembrando que devemos sair com duas horas de antecedência, teremos que fazer nossa refeição antes do horário habitual, sendo assim é importante que ela seja leve e completa, o mais indicado seria arroz ou batata, alguma carne e

24

salada. Outro ponto importante é nosso intestino funcionar antes da prova, pois não queremos ter que perder tempo precioso de prova para irmos ao banheiro, por isso regular a alimentação, ao menos, um dia antes da prova é de crucial importância. É interessante que já deixemos a roupa que usaremos pronta, sendo que ela deve ser a com que mais sentimos confortáveis, lembrando que é possível que haja ar condicionado nas salas ou por outro lado que mal haja um ventilador, portanto, a escolha da roupa é relevante, uma boa dica é olhar a previsão do tempo no dia anterior, pois devemos lembrar o quanto é importante nos sentirmos confortáveis no ambiente de prova.

Conclusão, no dia da prova não devemos ir dormir mais cedo que o habitual, devemos praticar uma atividade física prazerosa antes de dormir, olhar a previsão do tempo e escolher uma roupa, verificar a lista de itens para prova, almoçar antecipadamente e ir ao banheiro antes de partir para o local de prova.

25

Capitulo 7: As 7 dicas para o vestibular

1. Levar cerca de 10 balas por hora de prova no dia do vestibular.

2. Chegar com2 horas de antecedência, esperar no carro lendo um

livro, jogando no celular ou ouvindo música.

3. Entrar na sala de prova o mais tardar possível.

4. Quando estiver esperando dentro da sala de prova organizar todos

os materiais levados.

5. Quando estiver esperando para iniciar a prova usar métodos de

meditação.

6. Preparar antecipadamente a lista de itens indispensáveis para o

dia da prova.

7. Sentar na posição correta com a postura correta.