6ªsessão (1ª tarefa)

18
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Conclusão) Objectivos da sessão 6 Estudar a articulação do MABE com o Quadro Referencial, os Campos e Tópicos estabelecidos pelo IGE para a Avaliação Externa de Escola. Modelos de avaliação/processos em interacção e de intersecção necessária Mais valia é a melhoria organizacional ”. O modelo de auto-avaliação da BE deve estar integrado com/no modelo de avaliação interna da escola e deve contribuir/cooperar para a avaliação externa da escola (feita pela Inspecção Geral de Educação). A avaliação, tanto no Modelo de Avaliação Externa da Escola como no Modelo de Auto-avaliação da BE fundamenta-se em: Recolha de evidências Pontos Fortes e Pontos Fracos 1

Upload: martamedeiro

Post on 18-Dec-2014

1.126 views

Category:

Travel


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 6ªSessão (1ª tarefa)

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Conclusão)

Objectivos da sessão 6

Estudar a articulação do MABE com o Quadro Referencial, os Campos e Tópicos estabelecidos pelo IGE para a Avaliação Externa de Escola.

Modelos de avaliação/processos em interacção e de intersecção necessária

“ Mais valia é a melhoria organizacional”.

O modelo de auto-avaliação da BE deve estar integrado com/no modelo de avaliação interna da escola e deve contribuir/cooperar para a avaliação externa da escola (feita pela Inspecção Geral de Educação).

A avaliação, tanto no Modelo de Avaliação Externa da Escola como no Modelo de Auto-avaliação da BE fundamenta-se em:

Recolha de evidências

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Acções para a Melhoria

1

Page 2: 6ªSessão (1ª tarefa)

O processo de Avaliação Externa realizado pela inspecção geral de educação (IGE), a aplicar a todos os estabelecimentos públicos de ensino( de 4 em 4 anos) baseia-se num Quadro de Referência [http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.ige.min-edu.pt/] e tem por finalidade a melhoria das escolas.

A IGE definiu um conjunto de campos e tópicos de análise comuns que visam uniformizar e facilitar às escolas a preparação da sua apresentação à equipa de avaliação externa, assim como a composição do texto que lhe serve de suporte e fundamentação.

[http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.ige.min-edu.pt/]

Plano da Tarefa

Actividade 1

Elaborar um quadro que permita cruzar o tipo de informação resultante da auto-avaliação da BE nos seus diferentes domínios com os Campos e Tópicos estabelecidos pela IGE, nos quais aquela informação deve ser enquadrada.

Actividade 2

Tendo por base a amostra de Relatórios de Avaliação Externa seleccionados, fazer uma análise e comentário à presença de referências a respeito das BE, nesses relatórios.

2

Page 3: 6ªSessão (1ª tarefa)

Inspecção- Geral de Educação

Quadro de referência para a

avaliação de escolas e Agrupamentos

Inspecção-Geral de Educação

Tópicos descritores dos campos de análise para a apresentação da escola

Rede de Bibliotecas Escolares

Modelo de auto-avaliação

Domínios/Indicadores Instrumentos de recolha de evidências Modelo RBE

1.Contexto e caracterização geral da escola

1.1Contexto físico e social Ficha de perfil da Biblioteca Escolar

Relatório-Caracterização da amostra

1.2 Dimensão e condições físicas da escola

D.2.3 Adequação da BE em termos de espaço às necessidades da escola/agrupamento.

-Documentos caracterizadores da BE-Registos de observação do funcionamento-Questionários aos professores (QP3)-Questionários aos alunos( QA4)

1.3 Caracterização da população discente

Ficha de perfil da biblioteca escolar

3

Page 4: 6ªSessão (1ª tarefa)

1.4 Pessoal docente

1.5 Pessoal não docente

D.2.1 Liderança do professor bibliotecário/a na escola/agrupamento.

D.2.2 Adequação dos recursos humanos às necessidades de funcionamento da BE na escola/agrupamento

-Auto-avaliação do professor/a bibliotecário/a(CK3)-Questionários aos docentes(QD3)- Registos de trabalho articulado com departamento e docentes- Registo de projectos/actividades desenvolvidos pela BE-Horário da equipa-Currículos profissionais dos membros da equipa.-Percepção dos membros da equipa-Questionários aos professores (QP3)

1.6 Recursos financeiros D.1.2 Valorização da BE pelos órgãos de direcção, administração e gestão da escola/agrupamento.

D.3.1 Planeamento/gestão da colecção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola/agrupamento.

-Documentos de gestão da escola- Documentos de gestão da Be- Entrevista/questionário ao director- Estatísticas de utilização da BE-Registos de projectos/actividades- Documentação que define o desenvolvimento da colecção -Registos de relatórios/ planificações- Análise da colecção(CK2)

2. Prestação do serviço educativo

2.2. Projecto Educativo

4

Page 5: 6ªSessão (1ª tarefa)

2.1 Articulação e sequencialidade

2.3 Diferenciação e apoios

2.1 Prioridade e objectivos A.1.1. Cooperação da BE com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica da escola/agrupamento.

A.1.2. Parceria da BE com os docentes responsáveis pelas novas áreas curriculares não disciplinares.

A.1.3. Articulação da BE com os docentes responsáveis pelos serviços de apoios especializados e educativos da escola/agrupamento.

D.1.1. Integração da BE na escola /Agrupamento.

D.3.1. Planeamento/gestão da colecção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores.

C.1.1- Apoio à aquisição e desenvolvimento de métodos de trabalho e de estudo autónomos.

B.2.- Integração da BE nas estratégias e programas de leitura ao nível da escola/agrupamento.

-Planificações dos Departamentos Curriculares/Áreas Disciplinares e nos projectos curriculares das turmas - Registos de reuniões/contactos- Registos de projectos/actividades-Planificações das Áreas de Projecto, da Formação Cívica e do Estudo Acompanhado/Apoio ao Estudo -Projectos curriculares das turmas-Registo de contactos e reuniões- Referência da BE nas planificações das áreas de projecto, de formação cívica e de estudo acompanhado.Referência à BE nasplanificações dos SAE- Questionários aos docentes(QD1)-Registo de projectos/actividades.-Aspectos contidos nos documentos que regem o funcionamento da BE e que se relacionam com este item-Documentação que define o Desenvolvimento da Colecção-Registo de relatórios/planificações- Análise da colecção(CK2)-Horário da BE-Observação de utilização da BE(O5)-Questionário aos alunos (QA3)

-Projectos e actividades comuns realizadas neste âmbito-Materiais de apoio produzidos e editados-Questionários aos pais/EE(QEE1)- Questionários aos docentes(QD2)

5

Page 6: 6ªSessão (1ª tarefa)

2.4 Abrangência do currículo e valorização dos saberes e da aprendizagem

A.2.2. Promoção do ensino em contexto de competências de informação.

A.2.3. Promoção do ensino em contexto de competências tecnológicas e digitais na escola/agrupamento.

- Plano de Actividades da BE- Referência à BE no projecto educativo e curricular e nos projectos curriculares de turma-Registos de reuniões/contactos- Registo de projectos/actividades-Materiais de apoio produzidos e editados

6

Page 7: 6ªSessão (1ª tarefa)

2.1 Articulação e sequencialidade

2.2 Estratégias e planos de acção

A.1.5. Integração da BE no plano de ocupação dos tempos escolares(OTE) da escola/agrupamento.

A.2.1. Organização de actividades de formação de utilizadores.

A.2.2. Promoção do ensino em contexto de competências de informação.

A.2.5. Impacto da BE no desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.

D1.1 Integração/acção da BE na Escola/ Agrupamento.

- Referências à BE no plano OTE - Registos de reuniões/contactos- Registo de projectos/actividades- Questionários aos docentes(QD1)- Plano de Actividades da BE- Questionários aos alunos(QA1)- Observação de utilização da BE- Referência à BE no projecto educativo e curricular e nos projectos curriculares da turma- Materiais de apoio produzidos e editados- Regimento da BE- Aspectos contidos nos documentos que regem o funcionamento da BE e que se relacionam com este item

3. Organização e gestão escolar

3. A organização e gestão da escola

3.1 Concepção, planeamento e desenvolvimento da actividade

3.1 Estrutura de gestão A.1.1 Cooperação da BE com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica da escola/agrupamento.

D.1.1. Integração/acção da BE na escola/agrupamento.

- Referências à BE nas planificações dos departamentos curiculares/áreas disciplinares e nos projectos curriculares de turma- Registos de reuniões, contactos e de projectos de articulação- Excertos de determinações contidas na documentação institucional que define os objectivos e regula o funcionamento da

7

Page 8: 6ªSessão (1ª tarefa)

D.1.2. Valorização da BE pelos órgãos de direcção, administração e gestão da escola/agrupamento.

escola/agrupamento, referentes à BE- Registos de projectos/actividades envolvendo trabalho na/com a BE- Documentos de gestão da escola e da BE- Entrevista/questionário ao director(CK1)- Estatísticas de utilização da BE

3.1 Concepção, planeamento e desenvolvimento da actividade

3.2 Gestão pedagógica A.2.1. Organização de actividades de formação de utilizadores.

A.2.2. Promoção do ensino em contexto de competências tecnológicas e digitais na escola/agrupamento.

A.2.5. Impacto da BE no desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.

D.1.1

D.1.2

- Plano de actividades da BE - Observação de utilização da BE(O2) - Registos de reuniões/contactos - Registos de projectos/actividades - - Referência à BE no projecto educativo e curricular e nos projectos curriculares da turma- Materiais de apoio produzidos e editados- Questionários aos professores- Questionários aos alunos- Regimento da BE

3.2 Gestão dos recursos humanos

D.2.1 Liderança do professor bibliotecário na escola/agrupamento.

D.2.2 Adequação dos recursos humanos às necessidades de funcionamento da BE na escola/agrupamento.

- Auto-avaliação do professor bibliotecário(CK3)- Questionário aos docentes(QD3)- Registos de trabalho articulado com departamentos e docentes- Registo de projectos/actividades desenvolvidos pela BE- Horário da equipa- Currículos profissionais dos membros da equipa

3.3 Gestão dos recursos materiais e

D.2.3 Adequação da BE em termos de espaço e de

8

Page 9: 6ªSessão (1ª tarefa)

financeiros equipamento às necessidades da escola/agrupamento.

D.2.4 Adequação dos computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola/agrupamento.

D.3.1 Planeamento/gestão da colecção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores.

D.3.2 Adequação dos livros e de outros recursos de informação às necessidades curriculares e aos interesses dos utilizadores na escola/agrupamento

D.3.3 Uso da colecção pelos utilizadores da escola/agrupamento.

D.3.5 Difusão da informação.

- Documentos caracterizadores das BEs- Registos de observação de funcionamento- Questionários aos docentes (QD3)- Questionários aos alunos(QA4)- Inventário de equipamentos existente

- Documentação que define o desenvolvimento da Colecção- Análise da colecção(CK2)- Resultados da avaliação da colecção- Questionários a docentes(QD3)- Questionários a alunos(QA4)- Análise da colecção(CK2)- Estatísticas de empréstimo- Ambientes, recursos e ferramentas WebDisponibilizados neste âmbito e usados pelos utilizadores- Registos e relatórios do Programa de Gestão bibliográfica- Trabalhos realizados na biblioteca ou em colaboração com a BE no contexto do uso da informação- Análise da colecção(CK2)- Documentos/instrumentos produzidos em diferentes formatos

5. Capacidade de auto-regulação e melhoria da escola5.1 Auto-avaliação da escola5.2 Sustentabilidade do progresso

3.3 Procedimentos de auto-avaliação institucional

D.1.4 Avaliação da BE- Recolha de informação com recurso ao sistema automatizado de gestão bibliográfica- Registos de observação, questionários, entrevistas realizados no âmbito da avaliação da BE- Excertos de documentação recolhida

3.Organização e gestão escolar

4. Ligação à comunidade

9

Page 10: 6ªSessão (1ª tarefa)

3.4 Participação dos pais e outros elementos da comunidade

4. Liderança

4.4 Parcerias, protocolos, projectos

4.1 Articulação e participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola

B.2. Integração da BE nas estratégias e programas de leitura ao nível da escola/qgrupamento.

C.2.1. Envolvimento da BE em projectos da respectiva escola/agrupamento ou desenvolvidos em parceria, a nível local ou mais amplo.

C.2.4. Estímulo à participação e mobilização dos Pais/E.E no domínio da promoção da leitura e do desenvolvimento das competências das crianças e jovens que frequentam a escol/agrupamento.

-Projectos e actividades comuns realizadas neste âmbito-Materiais de apoio produzidos e editados-Questionários aos pais/ encarregados de educação (QEE1)- Questionários aos docentes (QD2)- Planos de Actividades da BE- Registos de projectos/actividades- Registos de frequência da BE por pais/EE com as crianças/jovensrealizados com os pais/E.E - Registos sobre actividades/projectos realizados com os Pais/EE.

4.4 Parcerias, protocolos, projectos

4.2 Participação das autarquias

4.3 Articulação e participação das instituições locais- empresas, instituições sociais e culturais

C.2.3. Participação com outra escolas/agrupamentos e, eventualmente, com outras entidades em reuniões da BM/SABE ou outro Grupo de Trabalho a nível concelhio ou inter-concelhio.

C.2.2. Desenvolvimento de trabalho e serviços colaborativos com outras escolas, agrupamentos e BE.

C.2.5. Abertura da Biblioteca à comunidade local.

- Registos de reuniões e contactos- Materiais de apoio produzidos e editados em cooperação- Ferramentas de informação e comunicação ut5ilizadas- Estatísticas de empréstimo inter-bibliotecas- Registos sobre actividade/projectos em torno da leitura e das literacias desenvolvidas em conjunto - Estatísticas de utilização da BE em contexto de colaboração com outras escolas- Registos de Actividades/Projectos desenvolvidos na BE envolvendo várias escolas- Estatísticas de empréstimo inter-bibliotecas ou inter-escolas- Horário da BE- Acordos de parcerias- Estatísticas de utilização da BE pela comunidade local

10

Page 11: 6ªSessão (1ª tarefa)

1. Resultados 5. Clima e ambiente educativos

1.2 Participação e desenvolvimento cívico

1.3 Comportamento e disciplina

5.1 Disciplina e comportamento cívico

A.2.5. Impacto da BE no desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.

- Questionários aos docentes (QD1)- Questionários aos alunos(QA1) - Observação de utilização da BE(O2)- Regimento da BE

1.3 Comportamento e disciplina

5.2 Motivação e empenho A.1.4 Ligação da BE ao Plano Tecnológico da Educação(PTE) e a outros programas e projectos curriculares de acção, inovação pedagógica e formação existentes na escola/agrupamento.

D.2.1 Liderança do professor bibliotecário na escola/agrupamento.

D.2.2 Adequação dos recursos humanos às necessidades de funcionamento na BE na escola/agrupamento.

- Referência à BE no plano TIC- Registos de reuniões/contactos- Registo de projectos/actividades - Questionário aos docentes(QD1)- Auto-avaliação do professor biliotecário(CK3) - Registo do trabalho articulado com departamentos e docentes- Registo de projectos/actividades desenvolvidos pela BE- Horário da equipa- Currículos profissionais dos membros da equipa- Questionários aos docentes (QD3)

1.Resultados 6. Resultados

1.1 Sucesso académico

6.1 Resultados académicos A.2.2. Promoção do ensino em contexto de competências de informação da escola/agrupamento.

A.2.4. Impacto da BE nas competências tecnológicas, digitais e de informação dos alunos.

- Plano de Actividades da BE- Referências à BE no projecto educativo e curricular e nos projectos curriculares de turma - Registos de reuniões e contactos-Materiais de apoio produzidos e editados

11

Page 12: 6ªSessão (1ª tarefa)

B.3 Impacto do trabalho da BE nas atitudes e competências dos alunos, no âmbito da leitura e da literacia.

- Questionários aos docentes(QD2)- Questionários aos alunos(QA2)- Análise diacrónica das avaliações dos alunos- Observação de utilização da BE(O3,O4)- Regimento da BE- Estatísticas de utilização da BE para actividades de leitura - Observação de utilização da BE(O3,O4))

- Trabalhos realizados pelos alunos - Análise diacrónica das avaliações dos alunos -Questionários aos docentes(QD2) -Questionários aos alunos(QA2)- Estatísticas de requisição domiciliária

1.1 Sucesso académico

6.2 Resultados sociais da educação

A.2.5. Impacto da BE no desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.

- Observação de utilização da BE(O2)- Questionários aos docentes (QD1)- Questionários aos alunos (QA1)- Regimento da BE

12