6ª aula sistema urinário

36
SISTEMA URINÁRIO Profª Betione

Upload: simone-alvarenga

Post on 15-Jun-2015

420 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6ª aula sistema urinário

SISTEMA URINÁRIO

Profª Betione

Page 2: 6ª aula sistema urinário

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.

Sistema Urinário

Page 3: 6ª aula sistema urinário

Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.

Page 4: 6ª aula sistema urinário
Page 5: 6ª aula sistema urinário

Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. Sua coloração é vermelho-parda.

Os rins estão situados de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar. São descritos como órgãos retroperiotoneais, por estarem posicionados por trás do peritônio da cavidade abdominal.

Rim

Page 6: 6ª aula sistema urinário

Cada rim tem cerca de 11,25cm de comprimento, 5 a 7,5cm de largura e um pouco mais que 2,5cm de espessura. O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito. O peso do rim do homem adulto varia entre 125 a 170g; na mulher adulta, entre 115 a 155g. O rim direito normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado.

Page 7: 6ª aula sistema urinário

Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.

Page 8: 6ª aula sistema urinário
Page 9: 6ª aula sistema urinário
Page 10: 6ª aula sistema urinário

Eliminar substâncias tóxicas oriundas do

metabolismo, como por exemplo, a uréia e creatinina;

Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outros;

Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo o ph sanguíneo;

Função dos Rins

Page 11: 6ª aula sistema urinário

Regula a osmolaridade e volume de liquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;

Excreção de substancias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;

Produção de hormônios: eritropoietina (produção de hemácias);

Produção de urina para exercer as suas funções excretórias.

Page 12: 6ª aula sistema urinário

O néfron é a unidade morfofuncional ou a

unidade produtora de urina do rim. Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons.

A forma do néfron é peculiar, inconfundível, e admiravelmente adequada para sua função de produzir urina.

Néfron

Page 13: 6ª aula sistema urinário

O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.

Page 14: 6ª aula sistema urinário
Page 15: 6ª aula sistema urinário

As glândulas supra-renais) estão localizadas entre as faces supero-mediais dos rins.

Cada glândula supra-renal, é envolvida por uma cápsula fibrosa e um coxim de gordura, possui duas partes: o córtex e a medula supra-renal, ambas produzindo diferentes hormônios.

Glândulas Supra-Renais

Page 16: 6ª aula sistema urinário
Page 17: 6ª aula sistema urinário

São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento.

Ureter

Page 18: 6ª aula sistema urinário
Page 19: 6ª aula sistema urinário

A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina. É um órgão muscular oco, elástico.

A capacidade média da bexiga urinária é de 700 – 800ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga.

Bexiga

Page 20: 6ª aula sistema urinário
Page 21: 6ª aula sistema urinário

A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo.

A uretra masculina mede cerca de 18cm;

A uretra feminina mede cerca de 4cm.

Uretra

Page 22: 6ª aula sistema urinário
Page 23: 6ª aula sistema urinário
Page 24: 6ª aula sistema urinário

O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.

O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão, que normalmente é de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, processo denominado filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, queé semelhante, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares. 

COMO FUNCIONA OS RINS

Page 25: 6ª aula sistema urinário
Page 26: 6ª aula sistema urinário

O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, cuja parede é formada por células adaptadas ao transporte ativo. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. A saída desses íons provoca a remoção de cloro, fazendo com que a concentração do líquido dentro desse tubo fique menor (hipotônico) do que do plasma dos capilares que o envolvem. Com isso, quando o líquido percorre o ramo descendente da alça de Henle, há passagem de água por osmose do líquido tubular (hipotônico) para os capilares sanguíneos (hipertônicos) – ao que chamamos reabsorção. O ramo descendente percorre regiões do rim com gradientes crescentes de concentração. Consequentemente, ele perde ainda mais água para os tecidos, de forma que, na curvatura da alça de Henle, a concentração do líquido tubular é alta.

Page 27: 6ª aula sistema urinário
Page 28: 6ª aula sistema urinário
Page 29: 6ª aula sistema urinário
Page 30: 6ª aula sistema urinário

A regulação da função renal relaciona-se basicamente com a regulação da quantidade de líquidos do corpo. Havendo necessidade de reter água no interior do corpo, a urina fica mais concentrada, em função da maior reabsorção de água; havendo excesso de água no corpo, a urina fica menos concentrada, em função da menor reabsorção de água. O principal agente regulador do equilíbrio hídrico no corpo humano é o hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise. A concentração do plasma sangüíneo é detectada por receptores osmóticos localizados no hipotálamo. Havendo aumento na concentração do plasma (pouca água), esses osmorreguladores estimulam a produção de ADH. Esse hormônio passa para o sangue, indo atuar sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores do néfron, tornando as células desses tubos mais permeáveis à água. Dessa forma, ocorre maior reabsorção de água e a urina fica mais concentrada. Quando a concentração do plasma é baixa (muita água), há inibição da produção do ADH e, conseqüentemente, menor absorção de água nos túbulos distais e coletores, possibilitando a excreção do excesso de água, o que torna a urina mais diluída.

REGULAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL

Page 31: 6ª aula sistema urinário
Page 32: 6ª aula sistema urinário

Certas substâncias, como é o caso do álcool, inibem a secreção de ADH, aumentando a produção de urina.

Além do ADH, há outro hormônio participante do equilíbrio hidro-iônico do organismo: a aldosterona, produzida nas glândulas supra-renais. Ela aumenta a reabsorção ativa de sódio nos túbulos renais, possibilitando maior retenção de água no organismo. A produção de aldosterona é regulada da seguinte maneira: quando a concentração de sódio dentro do túbulo renal diminui, o rim produz uma proteína chamada renina, que age sobre uma proteína produzida no fígado e encontrada no sangue denominada angiotensinogênio (inativo), convertendo-a em angiotensina (ativa). Essa substância estimula as glândulas supra-renais a produzirem a aldosterona.

Page 33: 6ª aula sistema urinário

RESUMINDO:

Sangue arterial conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo (70 a 80 mmHg) à filtração à parte do plasma (sem proteínas e sem células) passa para a cápsula de Bowmann (filtrado glomerular) à reabsorção ativa de Na+, K+, glicose, aminoácidos e passiva de Cl-  e água ao longo dos túbulos do néfron.

Page 34: 6ª aula sistema urinário

 Anúria: Ausência de eliminação urinária  Diurese: volume de urina coletado Enurese: incontinência urinária Hematúria: presença de sangue na urina Micção: ato de urinar Nictúria: micção frequente à noite Oligúria: deficiência de eliminação urinária, escassez Piúria: presença de pus na urina Polaciúria: eliminação frequente da urina Poliúria: excessiva eliminação urinária Retenção urinária: incapacidade de eliminar a urina

TERMINOLOGIA

Page 35: 6ª aula sistema urinário
Page 36: 6ª aula sistema urinário

1. O sistema urinário é formado por órgão uropoéticos, e qual sua função?

2. Que órgãos compõe o sistema urinário?

3. Qual a localização dos rins?

4. Cite duas funções dos rins.

5. Qual o PH sanguineo?

6. O rim é formado por milhares que unidades filtradoras. Quais são?

7. Quais as partes constituintes das glândulas supra-renais?

8. Qual a função do ureter?

9. O que compõe o trígono da bexiga?

10. Qual a função da uretra?

11. O que difere a uretra masculina da feminina?

12. Fale sobre a fisiologia do rim.

13. Como se dá a regulação da função renal?

14. Diferencie anúria de oligúria.

15. Diferencie poliúria de polaciúria.

Exercício de Fixação