5º seminário rumos da inovação no contexto brasileiro

8
N 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro Relatório Agosto/2013

Upload: buidung

Post on 07-Jan-2017

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

N

5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

Relatório Agosto/2013

Page 2: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

| 2 |

Dentro de seu esforço de colaborar com o desenvolvimento da inovação no Brasil, a Fundação Dom Cabral promoveu em Agosto de 2013 o Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro. Em sua 5ª edição, o evento foi sediado pela primeira vez no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima, sede mineira da FDC. Com o objetivo de reunir anualmente lideranças empresariais, políticas e acadêmicas para compartilhar e avaliar os distintos mecanismos para incrementar a inovação no país, as palestras e atividades deste ano aconteceram nos dias 07 e 08 de Agosto e o tema proposto foi “Inovação e Crescimento”.

Marcando um diferencial desta edição, o dia 07 foi exclusivo para as empresas associadas aos Centros de Referência em Inovação Nacional e Minas. Na parte da manhã e da tarde os executivos puderam participar das arenas de discussão que aconteceram simultaneamente no campus e foram divididas em três temas, que abordaram a inovação no setor de energia, as políticas de incentivo e fomento à inovação e os estudos em inovação no Brasil.

Arenas de Acadêmica, Energia e Políticas Públicas, coordenadas pelos professores do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo

Page 3: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

| 3 |

A Arena Inovação no Setor de Energia foi coordenada pelo professor Hugo Tadeu e teve por objetivo discutir a importância e as expectativas que recaem sobre as energias renováveis quando se discutem os rumos da inovação no país. Na oportunidade, foram debatidos temas como os desafios e perspectivas para bioenergia e energia solar, os desafios de longo prazo para o setor energético e a sustentabilidade e, ainda, uma discussão sobre inovação tecnológica, energia e as experiências brasileiras. Dentre os palestrantes convidados estavam o prof. Luiz Augusto Horta (UNIFEI, com atuações na FAO e ANP), a profa. Elizabeth Duarte (Anima Educação), prof. Otávio Avelar (PUC Minas) e Ulisses Mello, diretor do IBM Brazil Research Lab.

A Arena de Políticas de Incentivo e Fomento à Inovação, coordenada pela professora Hérica Righi, promoveu uma discussão acerca dos mecanismos públicos de incentivo à inovação e os principais desafios para a aprovação de projetos no país. Com a participação dos palestrantes convidados Manuela Soares (Inventta) e Marcelo Ferreira (Vallourec), os executivos que optaram por essa arena puderam discutir sobre as leis de incentivos e linhas de fomentos existentes hoje no Brasil e sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas. Por fim, fomentou-se um debate acerca dos principais processos internos a serem aprimorados para a captação de recursos públicos.

A Arena Acadêmica seguiu uma lógica um pouco diferente das demais e promoveu a discussão de artigos acadêmicos cujo tema girava em torno da inovação no contexto brasileiro. A arena foi coordenada pela professora Flávia Carvalho e contou com a participação de professores e pesquisadores de renomadas universidades e instituições de pesquisa do Brasil, dentre os quais a profa. Fernanda de Negri (IPEA), o prof. Rodrigo Simões (Cedeplar/UFMG), o prof. Allan Claudius Barbosa (Cepead/UFMG), o pesquisador Paulo Savaget (UFRJ), o prof. André Sena (UFBA) e a profa. Elza Araújo (FAPEMIG). Os artigos em debate foram divididos em inovação no contexto micro e inovação no contexto macro, além da condução de um painel final de debates em torno do papel das políticas públicas e da agenda necessária de estudos em inovação no Brasil.

As atividades do dia 07 foram encerradas com um coquetel de confraternização para os associados e convidados.

Page 4: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

| 4 |

Coquetel de Confraternização, Seminário Rumos da Inovação, 07 de Agosto de 2013

As palestras do dia 08 foram abertas ao público externo e o evento contou com a presença de cerca de 150 empresários, acadêmicos e demais interessados no tema em debate. O Presidente da Fundação Dom Cabral, Wagner Veloso, e o Diretor Executivo de Parcerias Empresariais da FDC, Carlos Arruda, receberam os convidados para um café da manhã de boas vindas e promoveram a abertura das atividades do dia.

Page 5: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

| 5 |

Wagner Veloso, presidente executivo da FDC e Carlos Arruda diretor adjunto de parcerias e coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo fazem a abertura do segundo dia.

O primeiro grande debate foi conduzido pelo professor Hitendra Patel, convidado internacional e diretor do IXL Center (Center for Innovation, Excelence and Leadership) da Hult International Business School, com campus em Boston. Durante a manhã os participantes puderam discutir com o professor suas principais questões em torno do tema inovação como base para o crescimento. Na sequencia, o professor Hitendra seguiu com sua participação no evento, agora como expectador, fomentando novas discussões e debates ao longo das demais palestras do dia.

Ainda durante a manhã, o professor da FDC Hugo Tadeu foi moderou o debate sobre os casos de empresas brasileiras que têm na inovação a base para o seu crescimento. Foram convidados a compor este painel na função de debatedores os representantes das empresas Magnesita,Axxion e Magnet Marelli, que trouxeram para a mesa redonda suas experiências profissionais.

Page 6: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

| 6 |

Hitendra Patel, diretor da XLC center e primeiro painel do dia coordenado pelo professor Hugo Tadeu

Após o almoço, o professor Carlos Arruda conduziu o painel sobre a cooperação público-privada para o crescimento e inovação. Esta seção teve como key-note speaker o representante do governo de Cingapura Damian Chan, Diretor Internacional das Américas do Economic Development Board do país. O sr. Damian foi convidado a apresentar e discutir as estratégias de crescimento de Cingapura e as políticas que permitem às suas empresas inovar e competir internacionalmente, fossem tais políticas nacionais ou voltadas para um setor específico. Os debatedores do painel foram o sr. Sérgio Borger, responsável por estratégia na IBM Research Brazil e o prof. Mario Neto, presidente da FAPEMIG.

O último grande painel teve como tema a Mobilização Empresarial pela Inovação – MEI. Contou com a participação do prof. João Carlos Ferraz, Vice-presidente do BNDES, sr. Paulo Mol, Diretor de Inovação da CNI e prof. Mario Neto, Presidente da FAPEMIG. O objetivo do painel foi promover uma integração da temática de inovação e crescimento com os esforços em curso pela MEI. A apresentação do prof. João Carlos e o debate na sequencia ofereceram aos participantes do evento

Page 7: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

| 7 |

uma visão consistente sobre os desafios e as oportunidades que a inovação enfrenta hoje Brasil, tendo em vista o atual cenário econômico-empresarial nacional e internacional.

Na primeira foto: Damian Chan, representante do governo de Cingapura. Segunda foto o último painel do dia: Prof. Mário Neto (FAPEMIG), João Carlos Ferraz, (BNDES), Paulo Mol (CNI) e moderador Carlos Arruda (FDC).

O seminário foi promovido pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral e contou o patrocínio da VALE. Os anfitriões do evento foram os professores da FDC , Carlos Arruda, Hugo Tadeu e Hérica Righi, auxiliados pela coordenação de Érika Bahia e Éber Arã, e apoio da professora Flávia Carvalho (também anfitriã da Arena Acadêmica), da pesquisadora Fabiana Madsen e dos bolsistas de pesquisa: Breno Salomon, Daniel Andrade, Raquel Andretto, Samuel Siewers, Uri Alanati e Vinícius Goulart.

Page 8: 5º Seminário Rumos da Inovação no Contexto Brasileiro

| 8 |