5º domingo bolerim

2
A Cura da Lepra da Alma Lucas 17-11-19 Na Bíblia a Lepra era uma doença muito comum no oriente. Um leproso era etimologicamente 1 aquele que foi ferido por Deus. A lepra era vista como um castigo de Deus e a pessoa leprosa era considerada como uma pecadora. Havia uma proibição aos leprosos de terem acesso ao templo ou à sinagoga. Os leprosos não podiam freqüentar a praça pública e não podiam viver dentro da urbe . Assim, os dez leprosos foram atrás de Jesus fora da cidade. Sendo impuro o leproso não podia se aproximar de ninguém, porque era pecador (Lv 13.4S) Para saber sobre as Leis da época quanto à lepra, leia o Livro de Levítico nos seus capítulos 13 e 14. Os dez leprosos vieram pedir a ajuda de Jesus e, quando o chamaram o reconheceram como Mestre. Dez foram os curados, mas somente um voltou para agradecer! Assim também acontece no dia a dia com muitas pessoas, que quase sempre se esquecem de agradecer. Poucos são os agradecidos que louvam a Deus por sua misericórdia. Jesus curou os dez leprosos e mandou que eles se apresentassem ao sacerdote para declarar a cura da lepra efetuada por Jesus. O samaritano voltou para agradecer porque conheceu a verdadeira cura que vai além do que qualquer ritual. O samaritano mostra, através de seu gesto de gratidão, o verdadeiro reconhecimento do senhorio do homem a quem chamou de mestre . Também em nossos dias, muitas pessoas chamam Jesus de Mestre, mas poucas são as que realmente demonstram o reconhecimento deste senhorio em seus atos e vida. Os outros nove também desejavam apenas a cura física, por isso, chamaram a Jesus de "Mestre", apenas por formalismo ou para agradá-lo a fim de obter dEle as suas intenções de cura. A verdadeira cura espiritual gera sintomas na vida do curado. Tais são: 1) Observam as bênçãos reais de Deus em suas vidas (v.15); 2) Glorificam o nome do Senhor (v.15); 3) Devota uma vida aos pés de Jesus em 1 etimologia – do Lat. etymologia - Gr. Etymologia - parte da gramática que trata da origem e formação das palavras

Upload: luizluizrev2240

Post on 06-Feb-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

quaresma

TRANSCRIPT

Page 1: 5º Domingo Bolerim

A Cura da Lepra da Alma

Lucas 17-11-19

Na Bíblia a Lepra era uma doença muito comum no oriente. Um leproso era etimologicamente1 aquele que foi ferido por Deus. A lepra era vista como um castigo de Deus e a pessoa leprosa era considerada como uma pecadora. Havia uma proibição aos leprosos de terem acesso ao templo ou à sinagoga. Os leprosos não podiam freqüentar a praça pública e não podiam viver dentro da urbe . Assim, os dez leprosos foram atrás de Jesus fora da cidade. Sendo impuro o leproso não podia se aproximar de ninguém, porque era pecador (Lv 13.4S) Para saber sobre as Leis da época quanto à lepra, leia o Livro de Levítico nos seus capítulos 13 e 14.

Os dez leprosos vieram pedir a ajuda de Jesus e, quando o chamaram o reconheceram como

Mestre. Dez foram os curados, mas somente um voltou para agradecer! Assim também acontece no dia a dia com muitas pessoas, que quase sempre se esquecem de agradecer. Poucos são os agradecidos que louvam a Deus por sua misericórdia.

Jesus curou os dez leprosos e mandou que eles se apresentassem ao sacerdote para declarar a cura da lepra efetuada por Jesus. O samaritano voltou para agradecer porque conheceu a verdadeira cura que vai além do que qualquer ritual.

O samaritano mostra, através de seu gesto de gratidão, o verdadeiro reconhecimento do senhorio do homem a quem chamou de mestre .

Também em nossos dias, muitas pessoas chamam Jesus de Mestre, mas poucas são as que realmente demonstram o reconhecimento deste senhorio em seus atos e vida. Os outros nove também desejavam apenas a cura física, por isso, chamaram a Jesus de "Mestre", apenas por formalismo ou para agradá-lo a fim de obter dEle as suas intenções de cura. A verdadeira cura espiritual gera sintomas na vida do curado. Tais são: 1) Observam as bênçãos reais de Deus em suas vidas (v.15); 2) Glorificam o nome do Senhor (v.15); 3) Devota uma vida aos pés de Jesus em gratidão. A Lepra espiritual não curada gera os seguintes sintomas: 1) Uma visão deturpada de Jesus - Um provedor de necessidades físicas; 2) Ausência de gratidão na vida cúltica e devocional; 3) Observância das necessidades físicas em detrimento aas espirituais e etc. Que Deus nos dê sintomas de curas espirituais em nossos dias.

No temor do SENHOR,

Rev. Luiz Cláudio de Oliveira.

1 etimologia – do Lat. etymologia - Gr. Etymologia - parte da gramática que trata da origem e formação das palavras