5ª ed. the paulista news

8
O 1º JORNAL DO LITORAL NORTE PE THE PAULISTA NEWS Ano I- Edição nºV- www.thepaulistanews.com.br GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO POLO PAULISTA-PE (JANGA) FONE: 3438-2100 O Abandono do Ademir da Cunha. Pág 2 Culinária com Dany Mergulhão. Pág 7 MP do Futebol e as novas exigências. Pág 5 Dicas de saúde para enfrentar o Trânsito. Pág 7

Upload: thepaulistanews

Post on 21-Jul-2016

612 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O 1ª jornal do litoral norte Em destaque nesta edição o complicado trânsito em Paulista, o abandono do Estádio Ademir da Cunha.

TRANSCRIPT

Page 1: 5ª Ed. The Paulista News

O 1º JORNAL DO LITORAL NORTE PE

THE PAULISTA NEWSAno I- Edição nºV- www.thepaulistanews.com.br

GRADUAÇÃOPÓS-GRADUAÇÃO

POLO PAULISTA-PE(JANGA)

FONE: 3438-2100

O Abandono do Ademir da Cunha.

Pág 2

Culinária com Dany Mergulhão.

Pág 7

MP do Futebol e as novas exigências.

Pág 5

Dicas de saúde para enfrentar o Trânsito.

Pág 7

FREE RESOURCE

Page 2: 5ª Ed. The Paulista News

The Paulista News www.thepaulistanews.com.br Pág. 02

EXPEDIENTE:The Paulista News Cnpj:18.357.122/0001-03Jornalista responsável e editor: Luiz Mala Muniz DRT-BA 1281*

FONE: 81-9123-7121/9246-5186

E d i t o r i a �

MTudo num só lugar!

FONE: 81-3434-2105/ 8545-

7319

ENTREGAS EM DOMICILIO

ACEITAMOS TODOS OS

CARTÕES

MAZELAS DE PAULISTA

Sou morador do janga e gosto muito, mas ainda não vi nenhuma campanha contra o lixo na praia, tipo distribuição de sacos e conscientização aos banhistas sobre o impacto ambiental do lixo nas praias.Outra coisa que me preocupa e me deixa irritado são alguns condutores de motos que circulam em nosso calçadão, pondo em risco a vida de pessoas que caminham e ciclistas como eu. Estou esperançoso que pode ser feito algo. Alan Leal

O Estádio Ademir Cunha, em Paulista, que já foi cenário de j o g o s d o s c a m p e o n a t o s P e r n a m b u c a n o e a t é d o Brasileiro das' séries C e D está e m c o m p l e t o a b a n d o n o , segundo denúncia feita pelo eleitor do TPN. Visterlino Júnior morador de Maranguape II, contou que foi levar sua filha que estuda no Colégio Fernando Ferrari para participar dos ensaios da Paixão de Cristo, que será encenada no Ademir Cunha, e ficou horrorizado com o descaso dos administradores com o estádio. ¨A grama virou um matagal, não existe mais as traves e o portão principal se encontra em estado lastimável. Inclusive, durante os ensaios havia um grupo de pessoas f u m a n d o m a c o n h a n a s arquibancadas, demonstrando o total desprezo dos gestores que não se preocupam com a segurança do patrimônio do município, comentou Visterlino, que aprove i tou para t i ra r algumas fotos e enviá-las para nossa redação.

Abandono totalA mobilidade urbana no Brasil é o grande desafio dos gestores de todas as esferas públicas. Governos federal, estadual e municipal estão sendo cobrados por milhões de pessoas que necessitam se deslocar com mais mobilidade e eficiência, para evitarem longas e intermináveis horas no caótico trânsito em praticamente toda região do país. Antes, o problema era nas grandes metrópoles, hoje a confusão se instalou até em cidades do interior. Na região metropolitana do grande Recife o deslocamento de carros, veículos de cargas e transporte público deixam motoristas e passageiros nitidamente irritados e cobrando atitude dos administradores do estado e dos municípios. Em Paulista não é diferente das demais cidades que compõem a região metropolitana. Uma das principais vias de acesso aos bairros que fazem parte da orla marítima, a Avenida Dr. José Cláudio Gueiros que vai do Janga a Maria Farinha é um exercício enorme de paciência. Uma enorme fila de veículos que às vezes chega a mais de cinco quilômetros, logo no começo da manhã deixa todo mundo mal humorado. Muitos motoristas, demonstrando total falta de civilidade e egoísmo, utilizam o acostamento para ultrapassar quem já está há mais de 40 minutos, aguardando pacientemente para chegar a estreita e desgastada ponte do Janga. Não há policiamento de trânsito no local, o que torna o trajeto mais complicado no sentido Maria Farinha Janga. Existe um projeto para duplicar os 14 quilômetros da via, inclusive com a construção de outra ponte e a reforma da antiga. Há informações de que as obras dos primeiros cinco quilômetros até a ponte terão início No próximo mês. É ter mais paciência ainda e esperar a boa vontade do poder público.

CARTA DO LEITOR

EDUCAÇÃO INFANTIL

ENS. FUNDAMENTAL I E II

ENSINO MÉDIOPRÉ- VESTIBULAR(TARDE E NOITE)

FREE RESOURCE

Page 3: 5ª Ed. The Paulista News

The Paulista News Pág. 03

PATETAS NO VOLANTE DE PAULISTA

Foto: Narciso Lins

Foto: Narciso Lins

"O homem comum é uma criatura de hábitos estranhos e

peculiares", diz o narrador do desenho animado "Pateta no Trânsito

- Senhor Volante", que Walt Disney lançou nos anos 1950. O

Senhor Walker, por exemplo, protagonista do filmete, é

"considerado um bom cidadão e de inteligência razoável" () "mas

quando ele pega no volante acontece um fenômeno estranho. O

senhor Walker se deixa levar pela sensação de poder. Sua

personalidade muda completamente".

Como no clássico "O Médico e o Monstro" (de Robert L.

Stevenson), no comando do carro, Walker assume uma nova

personalidade, a do Senhor Wheeler, agressivo condutor que

buzina, xinga, faz manobras perigosas e acelera para chegar ao

seu destino. Os nomes fazem um sentido especial em inglês:

"walker" é quem anda a pé; "wheeler", quem tem rodas...

Qualquer semelhança com a nossa realidade não é mera

coincidência. Infelizmente, o Brasil está cheio de Patetas no

trânsito. Como o senhor Wheeler, acreditam que podem se portar

feito animais violentos porque gastam uma fortuna em impostos e,

portanto, merecem correr o quanto podem pelo asfalto que

pagaram. O mau comportamento se espraia por todas as classes.

Os carros de qualquer tipo e valor desrespeitam igualmente as leis

de trânsito.Por isso, o índice de acidentes e mortes provocados pelo trânsito por aqui não é de todo surpreendente, embora insuportável.Além de imprudente, o Pateta motorizado paulistense é barbeiro. Não bastasse a violência cotidiana, ele também provoca 110 multas diárias em média. Ou seja, basta entrar num carro que o "homem cordial" semelhante ao Sr. Walker se torna uma besta agressiva, que buzina, xinga e pode até bater por causa do tráfego, como o Sr. Wheeler. No afã de gastar dinheiro em obras, os governantes brasileiros economizam em zeladoria, restringindo o policiamento de tráfego a números reduzidos quando a experiência em vários paises (USA,Europa) mostra que a onipresença de guardas de trânsito, 24 horas por dia, provoca um maior respeito às regras e aos sinais.A prefeitura, que pouco anda fazendo, poderia também zelar pelos "walkers". visto que no Janga é comum os motoristas usarem o acostamento, pondo em risco os pedestres. Antes das 06:00 até por volta das 07:30 nunca vemos a fiscalização na Pe001, e quando v e m o s fi c a m e m p o n t o s r o t i n e i r o s ( c o l e g i o S a n t a Joana,Bompreço), sendo assim fácil para os barbeiros evitarem os mesmos.

Engarrafamento diário

FREE RESOURCE

Page 4: 5ª Ed. The Paulista News

The Paulista News www.thepaulistanews.com.br Pág. 04

FREE RESOURCE

Page 5: 5ª Ed. The Paulista News

The Paulista News Pág. 05

Paulista é o município que se destaca também nas artes. Poetas, artistas plásticos, compositores e bandas de vários gêneros habitam a cidade que quer ser conhecida como a capital do litoral norte. A Banda DEF composta pelos vocalistas Wagner Fernandes e Patricía Falcão, o tecladista Fábio Barolly, o baterista Duca Gomes e o guitarrista Fred Cavalo é uma das mais solicitadas para eventos. Com um excelente repertório da MPB e até tocando músicas de outros gêneros, a DEF vai animar a festa do luau do Restaurante Marina do Pontal, em Maria Farinha, na noite do dia 4 de abril, sábado de aleluia. A reportagem do TPN curtiu uma apresentação da banda no próprio restaurante da Marina do Pontal, e aprovou a sintonia musical dos integrantes do grupo, cujo telefone para shows é 88814163. É só conferir galera.

LUAU DO PONTAL DE MARIA FARINHA

A medida provisória sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes de futebol estabelecendo contrapartidas para o refinanciamento das dívidas públicas dos times das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, agradou os dirigentes das equipes do Sport, Santa Cruz e Náutico, mas não deve melhorar em nada as receitas dos endividados. Os três principais times de Pernambuco tem dívida tributária que soma mais de R$ 105 milhões, e terão entre 120 e 240 meses para quitar os débitos com a União. Mas, não é só pagar e achar que está tudo bem. Os dirigentes dos clubes, que sempre gastaram acima da receita e acabam deixando dívidas imensas para seus sucessores, agora vão responder criminalmente, e não poderão mais antecipar receitas, como sempre aconteceu com os contratos nas cotas de TV. Os clubes terão que se adequar a uma nova fórmula de administração, utilizando apenas 70% da receita coma folha salarial do futebol profissional, e não atrasar salários e direito de imagem dos atletas. Caso haja descumprimento da contrapartida, os clubes perderão o acordo do refinanciamento e ainda poderão ser rebaixados. Os clubes brasileiros devem quase R$ 4 bilhões, e os mais endividados são as grandes equipes cariocas, que devem ser também as mais beneficiadas pela MP do futebol. Equipes como o Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense recebem cotas milionárias das cotas de TV, e podem muito bem cumprir as exigências da MP, assim como os clubes do eixo Sul-Sudeste, agora os times do Norte e Nordeste, que não costumam receberem sequer um terço dos patrocínios e cotas, vão penar para cumprir as metas determinadas pela MP. Hoje, o Norte-Nordeste só tem uma equipe na série A que é o Sport, e caso não haja mudança na divisão das cotas, para minimizar a situação de quase falência dos clubes de nossa região, vai haver falência de muitas equipes de tradição no futebol brasileiro. Haja coração torcedor.

MP DO FUTEBOL

Aproveitando o Dia Mundial da Água a Escola municipal de Paulista Professor Salvador Dimech, professores e alunos realizaram um ato de conscientização racional da água, exibindo faixas e cartazes com dizeres sobre a importância de preservar e proteger o recurso natural importante para a sobrevivência do ser humano e do planeta. A gestora da escola, professora Cintya Albânia comentou que esta atitude pedagógica contou com a participação dos 25 funcionários e dos 312 alunos matriculados do infantil ao 5º ano do ensino fundamental I. A garotada monitorada pelos professores e demais funcionários, ficaram portando as faixas e cartazes na Rua Poeta João Neves, em Mané Pá no Janga, com o auxilio de integrantes da guarda de trânsito para que não houvesse incidente. ¨O Brasil é o país que dispõe da maior quantidade de água potável boa para consumo no mundo. Um terço desse elemento fundamental para vida humana está em nosso país, e precisamos conscientizar nossas crianças e adolescentes da importância de economizar. Hoje, estamos em constante estado de alerta pela falta do precioso líquido, por isso decidimos mobilizar os alunos para que eles aprendam a preservar e levar a lição aos familiares e amigos. Não desperdiçar água e não jogar lixo nos rios e canais já vai ajudar muito na preservação, concluiu a gestora Cintya Albânia.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

FREE RESOURCE

Page 6: 5ª Ed. The Paulista News

PÁSCOA DE OFERTAS

DA EMPÓRIO KARLA

Preços imbatíveis para você!

Arroz tio João parb.1kg

R$2,15 flocão nordestino 500g

R$0,85

Papel hig personal c/4 neutro 30mt

R$ 2,16

HIDRATANTE VASENOL 200ML

R$5,99

ABS ALWAYS BAS SECO C/8

R$2,99

MUCILON REFIL 230GDIVERSOS SABORES

R$3,45

VODKA SYN ICE 300ML

R$1,96

MACARRAO PILAR NINHO 500G

Apenas

R$2,18

LEITE CAMPONESA

INT 200G

R$3,25ACÚCAR

OLHO D’AGUA 1KG

R$1,55

LEITE ZERO DESN. VIT.

1LT

R$2,85

Creme de leite bom gosto 200g

SOMENTER$1,06

PROMOÇÕES VÁLIDAS DE 01 À 31 DE ABRILOU ENQUANTO DURAR O ESTOQUE

FREE RESOURCE

Page 7: 5ª Ed. The Paulista News

The Paulista News Saúde e Variedades Pág. 07

O litoral de Paulista é um atrativo para quem gosta de saborear pratos típicos de frutos do mar. A água quente do mar paulistense proporciona banhos saudáveis, e o que é pescado produz vários pratos saborosos da tradicional culinária nordestina. Então vamos preparar junto um apetitoso arroz de polvo. Ingredientes; Um polvo grande, quatro copos com arroz, uma cebola grande, um dente de alho, folhas de manjericão, um tomate, um pimentão, duas pimentas de cheiro, três colheres (sopa) de extrato de tomate, 250 ml de leite de cocô, uma caixinha de creme de leite, dois cubos de caldo de camarão ou peixe, sal e azeite a gosto. Modo de preparar; lave bem o polvo com limão ou vinagre, e coloque numa panela de pressão com dois litros de água e uma cebola grande cortada ao meio, e deixe cozinhar por 40 minutos. Quando a carne estiver macia corte em pedacinhos e reserve. Refogue todo tempero em uma panela com azeite e um pouco de água, depois adicione o polvo e deixe cozinhar por oito minutos para engrossar o caldo. Coloque depois o arroz já cozido (faça o arroz em papa), acrescente o leite de cocô e o creme de leite, depois é só degustar.

Arroz de polvoPor: Dany Mergulhão

O trânsito congestionado das grandes cidades está acabando com a nossa saúde. A demora no trajeto e também o risco de ficar exposto a ataques, assaltos e roubos. O sistema de alerta do corpo fica ativado. O cérebro avisa à glândula adrenal que há risco, quer seja real ou imaginário. Adrenalina e cortisol começam a ser liberados em grandes quantidades por essas glândulas. A pressão arterial começa a se acostumar com níveis mais altos. O sistema imunológico começa a titubear. O estômago, a queimar.Estamos também levando tempo demais para nos locomover. Disputando palmo a palmo cada trecho de rua, cada vaga de estacionamento. O trânsito virou uma guerra urbana, barulhenta e poluída. Essa forma absolutamente inadequada de se locomover por ruas e avenidas (existentes para tráfego de 40 anos atrás) está nos matando em vida. Portanto, mal nutridos, sedentários, impacientes, intolerantes, agressivos e mal educados no trânsito, nossa saúde nem sequer passa por perto, sociedade doente e pessoas doentes. Difícil é estar livre de gastrites, diabetes, enxaquecas, hipertensão, câncer e neuroses/psicoses.Pesquisamos algumas dicas que pode ajudar as pessoas a manterem a calma nesse trânsito cada vez mais fora de ordem:Aprenda uma língua diferente: Escute CDs com aulas de alguma língua que ache interessante.Pense, com quarenta minutos de “aula” por dia, em seis meses a pessoa consegue aprender o básico de uma nova língua.Trabalhe o alongamento/relaxamento muscular: Realize uma automassagem. Pressione de maneira suave seus ombros, pescoço. Alongue seu pescoço, para frente e depois para os lados. Alongue as mãos (para cima e para baixo), os braços, e os pés. Esses exercícios ajudam a evitar dores musculares depois de muito tempo em um congestionamento.

Dicas de saúde para enfrentar o TrânsitoPor: Cecilia Padua

Programe seus horários: Esta dica é para evi tar o congestionamento. Sair com 15 minutos de antecedência faz diferença. É melhor chegar antes do que atrasado e, caso você esteja muito adiantado, pare para tomar um café ou outra coisa que achar interessante.Esperamos que assim a sua ida ao trabalho ou sua volte para casa se torne uma experiência um pouco mais agradável.

FREE RESOURCE

Page 8: 5ª Ed. The Paulista News

FREE RESOURCE