5 dicas para diminuir custos em desenvolvimento de softwares

8
5 dicas para diminuir custos em desenvolvimento de softwares

Upload: ebix-latin-america

Post on 15-Apr-2017

48 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

5 dicas para diminuir custos em desenvolvimento de softwares

Para manter a competitividade grandes companhias têm adotado tecnologias disruptivas com o intuito de aprimorar e automatizar serviços e processos internos com objetivo de fazer melhorias de infraestrutura ou automatização de setores. Para isso, as empresas contam com diversos fornecedores para o desenvolvimento de softwares e aplicativos, além das suas equipes internas de tecnologia.

Justamente por isso há de se considerar a importância da validação da qualidade dos códigos desenvolvidos que é frequentemente feita de maneira manual, como por exemplo, as verificações de duplicadas de centenas de códigos são feitas à olho nu, estando vulneráveis a erros. E neste caso todo cuidado é pouco, pois o erro impacta diretamente no cronograma, e, consequentemente, no aumento do custo do projeto. Estima-se que em 2002 foram gastos cerca 20 bilhões de dólares apenas com softwares que não passaram nos testes de qualidade das empresas, conforme estudo da NIST. Outra pesquisa, de Santhanam e Hailpern, do mesmo ano, aponta que de 50 a 75% do custo de desenvolvimento envolve verificação, teste e depuração.

De lá pra cá, este cenário mudou. Principalmente grandes companhias vêm adotando novas metodologias para diminuir os impactos de atrasos de entrega, por exemplo. Mas há ainda outras medidas que os empresários devem estar atentos para gastar apenas o necessário no processo de desenvolvimento de um software.

Confira a seguir 5 dicas para sua empresa diminuir os custos com desenvolvimento de softwares.

1

Preste atenção na qualidade dos códigos!Algumas soluções de ALM disponíveis no mercado fazem um ótimo trabalho de verificação de duplicadas nos códigos, e é fundamental que também sejam capazes de aferir a qualidade dos códigos desenvolvidos, garantindo que a padronização esteja de acordo com as premissas de desenvolvimento estabelecidas pela empresa. Imagine um bug em uma plataforma de vendas online que tira o site do ar por causa de um código mal desenvolvido? Isso geraria impactos diretos no faturamento da empresa.

2A importânciada conformidade dos códigosO grande investimento em tecnologia traz a necessidade de contratar times externos para atuarem em paralelo às equipes internas da área de TI da empresa. A descentralização de desenvolvimento, com diferentes tipos de ferramentas e times não integrados impactam diretamente na padronização dos códigos e na qualidade de entrega do projeto de um modo geral. Por esse motivo, é importante sempre assegurar a conformidade dos códigos desenvolvidos e definir padrões de arquitetura para garantir a segurança dos softwares.

3

Antes de implantar um novo software, é necessário que o mesmo passe por uma série de testes para verificar se o projeto está coerente com o solicitado e se permite integração com os outros softwares e plataformas que a empresa trabalha. Neste momento, é fundamental uma boa verificação da qualidade de entregas, caso contrário significa o retorno do projeto para equipe de desenvolvimento que terá que conferir novamente todo o trabalho. Isso impacta nos prazos estipulados para entrega, em projetos não lançados conforme o planejado, em diversos problemas para o gestor responsável e mais gastos no projeto.

Fique atento à qualidade de entrega

É possível estruturar uma equipe de TI de qualidade, trabalhando em sinergia e com boa performance. Escolher fornecedores de outsourcing que possuem alto padrão de exigência profissional é fundamental para o sucesso do projeto.A estruturação dos times internos e externos de desenvolvimento deve ser feita com cuidado e os desenvolvedores envolvidos devem estar cientes do objetivo e escopo do projeto, pois mais transparência resulta em menos gargalos, melhor integração entre os desenvolvedores, mais autonomia e, consequentemente, maior produtividade no projeto.

Estruture times de alto desempenho

4

5

Contrate uma plataforma robustaUse ferramentas robustas de integração contínua, que garantam a execução das operações dos sistemas de maneira mais ágil e transparente para a empresa. Opte por softwares que tenham a capacidade de gerenciar e supervisionar, desde a criação dos códigos, até a instalação das aplicações. Um exemplo de plataforma de integração contínua reconhecido no mercado segurador é o IPS - Integration Platform Suite, que é capaz de antecipar problemas reduzindo a margem de erros por meio dos feedbacks automáticos sobre os erros encontrados no código. O IPS foi desenvolvido para manter em conformidade os padrões da empresa, garantindo qualidade e agilidade na entrega de projetos, o que permite ao gestor do projeto dar mais autonomia e visibilidade no processo de construção, para todos os níveis, garantindo rastreabilidade, diminuindo gargalos no processo e reduzindo o tempo de implantação.

ALM

[email protected]

www.wdev.com.br