5 a 11 de dezembro de 2014 - edição 140 - ano 6 luzes, arte...

8
DA PREFEITURA 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Divulgação OBRAS SAÚDE CIDADES SUSTENTÁVEIS Página 3 Página 6 Página 5 Luzes, arte e inclusão: é a magia natalina Gustavo Garbino Conheça as 15 demandas eleitas na primeira rodada Vila Natal tem mais três ruas asfaltadas Todos podem ajudar na prevençãoda dengue Informações da gestão garantem prêmio a Canoas Projeto sustentável gera renda, enfeita a cidade e oferece arte e cultura à comunidade Página 8 Arquivo

Upload: others

Post on 13-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

D A P R E F E I T U R A5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6

Divulgação

OBRAS

SAÚDE

CIDADES SUSTENTÁVEIS

Página 3

Página 6

Página 5

Luzes, arte e inclusão:é a magia natalina

Gustavo Garbino

Conheça as 15 demandas eleitas na primeira rodada

Vila Natal tem mais três ruas asfaltadas

Todos podem ajudar naprevençãoda dengue

Informações da gestão garantem prêmio a Canoas

Projeto sustentável gera renda, enfeita a cidade e oferece arte e cultura à comunidade Página 8

Arquivo

Page 2: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

2Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6D A P R E F E I T U R A

O , começou semáforo no cruzamento da Rua República com a Rua José Veríssimo, no Bairro Harmoniaa funcionar no sábado, 29 de novembro. O equipamento foi instalado pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, que também implantou sinalização com pintura no asfalto e placas.

Prefeito na Estação

PARTICIPE DAS DECISÕES DA

PREFEITURAInstrumentos de Participação Popular e Cidadã

Dia 11 de dezembro

Quinta-feira - 6h30 - Estação Fátima

Dia 18 de dezembro

Quinta-feira - 6h30 - Estação Niterói

Dia 10 de dezembro - 14h

Tema: Diversidade e inclusão

Dia 8 de dezembro - segunda-feira - 14hGabinete do Prefeito (entrega de fichas às 7h30)

Dia 15 de dezembro - não haverá

Audiências Públicas

com o prefeito

Prefeitura na Rua

Dia 6 - sábado - 9hPraça Teotônio VilelaRua Edgar Fritz MüllerBairro Rio BrancoQuadrante Sudoeste

3Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6

Em busca de novos conhecimentos, seis catadores de materiais recicláveis de Canoas participaram da 5ª edição da Expo Catadores, em São Paulo, de 1º a 3 de dezembro. O grupo representou a Central de Cooperativas de Reciclagem de Canoas (Copercan), que agrega cinco entidades.

Sem barro e sem póPara a dona de casa Elda Winke Jacobsen, a pavimentação da Rua dos Colonos, local onde vive há 13 anos, representa a conquista de um sonho antigo no Orçamento Participativo, que resulta em mais saúde para a sua família. "Tenho três crianças em casa, com 5, 3 e 1 ano, e elas vão conviver com menos poeira. Antes, eu limpava a casa três vezes ao dia.

Agora melhorou cem por cento", comemorou.

Saiba mais Pavimentação das Ruas dos Colonos, dos Operários e Sino da União 630 metros Extensão total: R$ 424,25 mil Investimento: (recursos do Município)

A Lei Municipal 5883/2014, que institui o programa “Calçada Cidadã”, foi sancionada na segunda-feira (1º) e vai vigorar a partir de janeiro de 2015. O texto estabelece padrões na construção e recuperação de calçadas na cidade, contribuindo para a qualidade de vida dos canoenses. A lei, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, resultou de um amplo debate com conselhos municipais e privilegia, principalmente, a acessibilidade.

A nova legislação prevê que os projetos de edificações apresentados para análise e aprovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação deverão contemplar calçada com piso tátil e rampas de acesso (quando necessário), sinalização de trânsito com indicação de cotas, faixas, níveis, materiais, acessibilidade, arborização e mobiliário urbano.

Informe-se A Lei Municipal 5883/2014 está publicada no www.canoas.rs.gov.br/Diário Oficial

Modelo de padronização: www.canoas.rs.gov.br/portaldo desenvolvimento

VILA NATAL

Mais três ruas pavimentadasO

s três anos do Território de Paz Mathias Velho/Harmonia e os dois anos da Patrulha Maria da Penha

foram comemorados na edição 227 do Prefeitura na Rua, na manhã de sábado, 29 de novembro, na Vila Natal. Na ocasião, foram entregues à comunidade as pavimentações das ruas dos Colonos, dos Operários e da União, conquistadas no Orçamento Participativo.

Antes dos atendimentos aos moradores, representantes dos projetos Mulheres da Paz, Justiça Comunitária e do Centro de Referência das Juventudes cantaram a música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito a bolo.

CALÇADA CIDADÃ

Lei começará a valerem janeiro de 2015

Canoas mantém a dengue sob controle Luiz Roese

Os agentes de combate a endemias, da Vigilância em Saúde do Município, trabalham o ano inteiro, mas no verão o alerta é

constante. As chuvas mais intensas e o calor contínuo favorecem muito a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em novembro, os agentes percorreram os chamados pontos estratégicos, como oriculturas, cemitérios e borracharias. Esses locais são visitados a cada 15 dias e coletadas larvas de mosquito para análise. A quantidade de larvas determina as ações a serem adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Mas a população deve aumentar o apoio, 60% não permitem inspeção

Identificados com coletes verdes e crachás, os agentes também visitam residências a cada 15 dias. Em 60% delas, porém, os moradores não permitem a inspeção. Na primeira quinzena de novembro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAA) apontou índice de 0,34%, considerado satisfatório. No inverno, o índice chegou a 1,93%, o que representa situação de alerta.Em 2014, Canoas teve três casos importados de dengue, ou seja, transmitidos por pessoas que viajaram para outras cidades ou estados e lá foram picadas pela fêmea do Aedes, infectada pelo vírus da dengue.

A Semana do Skate de Canoas começou com uma assembleia de skatistas no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, na segunda-feira (1°). A Coordenadoria da Juventude apresentou os projetos do Skate Park Canoas, da reforma das pistas na Avenida Inconfidência, nas praças Primeiro de Maio, Cinco Colônias e Sargento Rosa. Também foram tratadas regras para a prática de skate na Praça da Emancipação, no Centro. O projeto do Skate Park Canoas foi aprovado por todos os jovens presentes, que também apresentaram sugestões.

Pontos de encontroMorador do Centro, o estudante Guilherme Moura, 15 anos, é skatista há três. "Nunca imaginei que teríamos essas novas pistas. É muito bom saber que realmente isso vai acontecer. Serão locais de encontro com os amigos. Vou utilizar a pista da Inconfidência e o Skate Park", adiantou.

Veja a programação no www.canoas.rs.gov.br

SEMANA DO SKATE

Projetos daspistas sãoaprovadospor skatistas

Fonte Ministério da SaúdeAs dificuldades, oportunidades, avanços e desafios das pessoas com deficiência foram abordados no 1º Seminário Inclusão e Acessibilidade: Sensibilizando e Humanizando, realizado nos dias 2 e 3, na Ulbra. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrada em 3 de dezembro. Participaram estudantes, professores e gestores públicos.Na abertura do evento, jovens da Associação Legato - Centro Inclusivo de Artes apresentaram o espetáculo "Circo - A história dos Palhaços". Profissionais da área da Educação Especial e do Direito expuseram suas experiências, provocando os participantes a reetir sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade inclusiva.

Inclusão eacessibilidadeem debate

Recuperado trecho da Rua PrimaveraO asfalto da Rua Primavera, uma das principais do Bairro Rio Branco, está sendo recuperado no trecho entre a Avenida Irineu de Carvalho Braga e o acesso à BR-448, numa extensão de 2,5 quilômetros. A equipe da Secretaria Municipal de Obras realiza a fresagem (retirada da pavimentação danificada) e colocação de nova camada asfáltica. O asfalto é produzido pela usina do Município. O trabalho deverá ser concluído em 60 dias úteis.

Revitalização de ViasDesde 2009, a SMO realiza o Programa de Revitalização de Vias, com a fresagem, escavação e posterior aplicação de novo pavimento. O asfalto danificado é 100% reutilizado, substituindo a brita na manutenção de ruas ainda não pavimentadas. Com isso, a Prefeitura economiza R$ 140 mil por ano na compra de 5,2 toneladas de brita.

Pavimentações 2009-2014quilômetros concluídos 65,8

11,3 quilômetros em execução

Processo de fresagem retira pavimentação danificada e material é reaproveitado em vias não asfaltadas

Pa

ula

Vin

ha

s

Tony Capellão

Page 3: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

2Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6D A P R E F E I T U R A

O , começou semáforo no cruzamento da Rua República com a Rua José Veríssimo, no Bairro Harmoniaa funcionar no sábado, 29 de novembro. O equipamento foi instalado pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, que também implantou sinalização com pintura no asfalto e placas.

Prefeito na Estação

PARTICIPE DAS DECISÕES DA

PREFEITURAInstrumentos de Participação Popular e Cidadã

Dia 11 de dezembro

Quinta-feira - 6h30 - Estação Fátima

Dia 18 de dezembro

Quinta-feira - 6h30 - Estação Niterói

Dia 10 de dezembro - 14h

Tema: Diversidade e inclusão

Dia 8 de dezembro - segunda-feira - 14hGabinete do Prefeito (entrega de fichas às 7h30)

Dia 15 de dezembro - não haverá

Audiências Públicas

com o prefeito

Prefeitura na Rua

Dia 6 - sábado - 9hPraça Teotônio VilelaRua Edgar Fritz MüllerBairro Rio BrancoQuadrante Sudoeste

3Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6

Em busca de novos conhecimentos, seis catadores de materiais recicláveis de Canoas participaram da 5ª edição da Expo Catadores, em São Paulo, de 1º a 3 de dezembro. O grupo representou a Central de Cooperativas de Reciclagem de Canoas (Copercan), que agrega cinco entidades.

Sem barro e sem póPara a dona de casa Elda Winke Jacobsen, a pavimentação da Rua dos Colonos, local onde vive há 13 anos, representa a conquista de um sonho antigo no Orçamento Participativo, que resulta em mais saúde para a sua família. "Tenho três crianças em casa, com 5, 3 e 1 ano, e elas vão conviver com menos poeira. Antes, eu limpava a casa três vezes ao dia.

Agora melhorou cem por cento", comemorou.

Saiba mais Pavimentação das Ruas dos Colonos, dos Operários e Sino da União 630 metros Extensão total: R$ 424,25 mil Investimento: (recursos do Município)

A Lei Municipal 5883/2014, que institui o programa “Calçada Cidadã”, foi sancionada na segunda-feira (1º) e vai vigorar a partir de janeiro de 2015. O texto estabelece padrões na construção e recuperação de calçadas na cidade, contribuindo para a qualidade de vida dos canoenses. A lei, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, resultou de um amplo debate com conselhos municipais e privilegia, principalmente, a acessibilidade.

A nova legislação prevê que os projetos de edificações apresentados para análise e aprovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação deverão contemplar calçada com piso tátil e rampas de acesso (quando necessário), sinalização de trânsito com indicação de cotas, faixas, níveis, materiais, acessibilidade, arborização e mobiliário urbano.

Informe-se A Lei Municipal 5883/2014 está publicada no www.canoas.rs.gov.br/Diário Oficial

Modelo de padronização: www.canoas.rs.gov.br/portaldo desenvolvimento

VILA NATAL

Mais três ruas pavimentadasO

s três anos do Território de Paz Mathias Velho/Harmonia e os dois anos da Patrulha Maria da Penha

foram comemorados na edição 227 do Prefeitura na Rua, na manhã de sábado, 29 de novembro, na Vila Natal. Na ocasião, foram entregues à comunidade as pavimentações das ruas dos Colonos, dos Operários e da União, conquistadas no Orçamento Participativo.

Antes dos atendimentos aos moradores, representantes dos projetos Mulheres da Paz, Justiça Comunitária e do Centro de Referência das Juventudes cantaram a música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito a bolo.

CALÇADA CIDADÃ

Lei começará a valerem janeiro de 2015

Canoas mantém a dengue sob controle Luiz Roese

Os agentes de combate a endemias, da Vigilância em Saúde do Município, trabalham o ano inteiro, mas no verão o alerta é

constante. As chuvas mais intensas e o calor contínuo favorecem muito a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em novembro, os agentes percorreram os chamados pontos estratégicos, como oriculturas, cemitérios e borracharias. Esses locais são visitados a cada 15 dias e coletadas larvas de mosquito para análise. A quantidade de larvas determina as ações a serem adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Mas a população deve aumentar o apoio, 60% não permitem inspeção

Identificados com coletes verdes e crachás, os agentes também visitam residências a cada 15 dias. Em 60% delas, porém, os moradores não permitem a inspeção. Na primeira quinzena de novembro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAA) apontou índice de 0,34%, considerado satisfatório. No inverno, o índice chegou a 1,93%, o que representa situação de alerta.Em 2014, Canoas teve três casos importados de dengue, ou seja, transmitidos por pessoas que viajaram para outras cidades ou estados e lá foram picadas pela fêmea do Aedes, infectada pelo vírus da dengue.

A Semana do Skate de Canoas começou com uma assembleia de skatistas no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, na segunda-feira (1°). A Coordenadoria da Juventude apresentou os projetos do Skate Park Canoas, da reforma das pistas na Avenida Inconfidência, nas praças Primeiro de Maio, Cinco Colônias e Sargento Rosa. Também foram tratadas regras para a prática de skate na Praça da Emancipação, no Centro. O projeto do Skate Park Canoas foi aprovado por todos os jovens presentes, que também apresentaram sugestões.

Pontos de encontroMorador do Centro, o estudante Guilherme Moura, 15 anos, é skatista há três. "Nunca imaginei que teríamos essas novas pistas. É muito bom saber que realmente isso vai acontecer. Serão locais de encontro com os amigos. Vou utilizar a pista da Inconfidência e o Skate Park", adiantou.

Veja a programação no www.canoas.rs.gov.br

SEMANA DO SKATE

Projetos daspistas sãoaprovadospor skatistas

Fonte Ministério da SaúdeAs dificuldades, oportunidades, avanços e desafios das pessoas com deficiência foram abordados no 1º Seminário Inclusão e Acessibilidade: Sensibilizando e Humanizando, realizado nos dias 2 e 3, na Ulbra. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrada em 3 de dezembro. Participaram estudantes, professores e gestores públicos.Na abertura do evento, jovens da Associação Legato - Centro Inclusivo de Artes apresentaram o espetáculo "Circo - A história dos Palhaços". Profissionais da área da Educação Especial e do Direito expuseram suas experiências, provocando os participantes a reetir sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade inclusiva.

Inclusão eacessibilidadeem debate

Recuperado trecho da Rua PrimaveraO asfalto da Rua Primavera, uma das principais do Bairro Rio Branco, está sendo recuperado no trecho entre a Avenida Irineu de Carvalho Braga e o acesso à BR-448, numa extensão de 2,5 quilômetros. A equipe da Secretaria Municipal de Obras realiza a fresagem (retirada da pavimentação danificada) e colocação de nova camada asfáltica. O asfalto é produzido pela usina do Município. O trabalho deverá ser concluído em 60 dias úteis.

Revitalização de ViasDesde 2009, a SMO realiza o Programa de Revitalização de Vias, com a fresagem, escavação e posterior aplicação de novo pavimento. O asfalto danificado é 100% reutilizado, substituindo a brita na manutenção de ruas ainda não pavimentadas. Com isso, a Prefeitura economiza R$ 140 mil por ano na compra de 5,2 toneladas de brita.

Pavimentações 2009-2014quilômetros concluídos 65,8

11,3 quilômetros em execução

Processo de fresagem retira pavimentação danificada e material é reaproveitado em vias não asfaltadas

Pa

ula

Vin

ha

s

Tony Capellão

Page 4: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

Projeto desenvolvido em Canoas desde 2009 envolve geração de renda, cultura e sustentabilidade.

4Informativo Semanal5 de dezembro de 2014

Edição 140 - Ano 6D A P R E F E I T U R A

O debateu, no dia 26 de novembro, o estudo da 1º Encontro das Relações Étnico Raciais de Canoashistória e da cultura afro-brasileira nas escolas municipais de Ensino Fundamental. A atividade integrou a 2ª Semana da Consciência e Cultura Negra de Canoas, na programação do Novembro Negro.

Opinião

Qual o significado do "Natal da Transformação" para você?

"É uma ideia muito boa. A existência do artesanato gera empregos, evita que o lixo esteja nas ruas e embeleza a cidade. É muito bom esse projeto.»

Claudete Teresinha da Silva Machado36 anos,cozinheira

"O ato de transformar lixo em arte é uma iniciativa muito boa. Considero inteligente utilizar a reciclagem de materiais como decoração para o Natal, que é uma data muito importante."Antonio Renato de Ávila Santos53 anos, advogado

"Achei uma ideia excelente. Sou de Porto Alegre e me chamou a atenção todo esse trabalho artesanal. O resultado ficou lindo.»

Ione Silva de Sousa76 anos,aposentada

"É muito interessante o que é feito no Natal da Transformação. Os gastos são menores por utilizar materiais reciclados na confecção dos enfeites. É muito válido."Maurício Fernandes Tejada16 anos,estudante

Fotos Tony Capellão

5Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6

A Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial realizou, em 25 de novembro, o 2º Seminário de Saúde para a População Negra, no auditório Sady Schiwitz. O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Mário Dhein, afirmou que, atualmente, o Município tem uma atenção maior à saúde da população negra.

SEGURANÇA PÚBLICA

Gratificação da Prefeiturajá beneficia 150 policiais

Mais 70 policiais – 13 lotados na Delegacia de Furtos e Roubos

de Veículos, da Polícia Civil, e 56 na Companhia de Operações Especiais, da Brigada Militar, passaram a receber gratificação mensal do Município, no valor de R$ 450,00. A bolsa-auxílio da Prefeitura é uma forma de valorizar e incentivar a atividade. Desde 2011, 80 policiais que atuam no Policiamento Comunitário e Delegacia de Homicídios e Desaparecidos já são beneficiados. A partir deste mês, o investimento mensal na gratificação aos policiais chega a R$ 67,5 mil. O anúncio foi feito durante a 83ª Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC).

R$ 52 milhões para a segurança em 2015Canoas já conseguiu sair da lista das cidades mais violentas do Estado, em função das políticas públicas de segurança. Em 2015, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania terá o quarto maior orçamento: R$ 52 milhões. Com metas semestrais de redução da criminalidade, quando estas são alcançadas, os policiais ganham gratificação mensal. Um dos focos do trabalho na segurança é a prevenção: a cidade tem 120 câmeras e até o primeiro trimestre do próximo ano, mais 80 serão instaladas. A SMSPC também concluiu a instalação de GPS em 58 viaturas da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Fiscalização de Trânsito, que agilizam o despacho das ocorrências.

Bolsa-auxílio mensal de R$ 450,00 é concedida a policiais civis e militares como forma de valorização e incentivo

Votação digital temaprovação popular

Quadrante Sudeste

Microrregião Niterói Construção de prédio para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)

Microrregião João de Barro/ Recanto Ferrari Aquisição de área e estudo para construção de uma escola de Ensino Fundamental na Vila João de Barro

Quadrante Sudoeste

Microrregião Rio Branco Regularização fundiária de lotes do Parque São Jorge e da Rua Boa Vista

Microrregião Fátima Construção de um centro de convivência para idosos

Microrregião Mato Grande Construção de UBS no Central Park

Quadrante Nordeste

Microrregião Estância Velha Pavimentação das ruas das Marés, Maremoto, Alto Mar e das ruas da ocupação Cheiro da Terra

Microrregião Guajuviras Pavimentação das ruas Bela Vista, Maria Madalena, Vista do Sol, Vista Alegre, Estados Unidos, Denise Ossuna, Sorte de Oliveira, Canarinho, Nelson Marchezan e Dorival Pacheco, na Vila Nancy Pansera

Microrregião Igara Instalação de câmeras de monitoramento nos bairros Marechal Rondon, Cidade Nova e Moinhos de Vento

Quadrante Noroeste

Microrregião Getúlio Vargas Pavimentação nas Ruas 9 de Outubro, União, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, São Mateus Evangelista e Nova Esperança

Microrregião Santo Operário Pavimentação das ruas Santo Dias da Silva, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Luís do Maranhão e Biscateiros

Demandas eleitas na primeira rodada

Ronaldo Botelho

O5º ciclo do Orçamento Participativo de Canoas foi marcado por um processo de

votação mais rápido e pelo controle popular aprimorado. No período entre 12 de novembro e 3 dezembro, 3.477 pessoas cadastraram-se para participar das assembleias do OP 2014-2015 nas 15 microrregiões da cidade, que elegeram 131 delegados. Nos encontros, o prefeito prestou contas sobre o andamento das obras já eleitas. O OP é uma das 13 ferramentas do Sistema de Participação Popular e Cidadã de Canoas, implantado a partir de 2009.

“Mais rápido e preciso”A votação digital, por meio de tablets, que permitiu o acompanhamento dos resultados no local da assembleia, teve aprovação popular. “Facilitou bastante para o pessoal, é mais rápido e preciso", avaliou o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Atlântico, na Microrregião Estância Velha, Manoel Rocha Tramontin.

Os canoenses elegeram 15 obras prioritárias, que serão executadas a partir de 2015. As outras cinco demandas mais votadas pelos moradores de cada microrregião irão para votação na segunda rodada de assembleias microrregionais, em março de 2015, quando também será escolhida a obra da cidade, no OP Digital.

A cada ano, o Município investe R$ 16 milhões em obras eleitas pelos cidadãos – R$ 15 milhões para as microrregiões e R$ 1 milhão na obra da cidade. Os delegados eleitos acompanham e fiscalizam a execução das obras.

O comandante interino do 15º Batalhão da Polícia Militar, major Daniel Duarte, avalia que a bolsa-auxílio concedida pela Prefeitura é um incremento importante para a valorização profissional, além de contribuir para melhorar a situação financeira dos policiais. “Com o incentivo, os policias ficam mais focados em suas atividades. A bolsa ajuda a diminuir a necessidade de buscarem outra atividade para complementar o salário”, afirma.

“Mais focados nas atividades”

Paula Vinhas

Gustavo Garbino

Paula Vinhas

Rio Branco: 102 votos por regularização, maior votação da rodada

Guajuviras: asfaltamento de seis ruas na Vila Nancy Pansera foi vencedora

http://goo.gl/JPdnph Confira galeria de fotos

Brenda GarnizePaula Vinhas

Getúlio Vargas: comunidade aprovou pavimentação de seis ruas

João de Barro/Fernando Ferrari: escola de Ensino Fundamental

Gestão integradaOutra importante contribuição do Município para o controle da criminalidade são as reuniões do GGI-M, realizadas periodicamente, com representantes dos órgãos policiais e do Município, para definição de estratégias.No encontro do dia 3, o delegado Marco Antônio Guns apresentou uma balando dos dois anos de funcionamento da Delegacia de Homicídios de Canoas. Destacou que, nesse período, foram instaurados 538 inquéritos, dos quais 224 foram encaminhados ao Poder Judiciário. “Tivemos uma media de dez inquéritos por mês”, destacou Guns. Antes da especializada, instalada em outubro de 2012, foram 40 inquéritos no mesmo período.

Até o primeiro trimestre de 2015, mais 80 câmeras serão instaladas

Ireno Jardim

GPS já foi instalado em 58 viaturas da BM, Polícia Civil, Guarda e Trânsito

Page 5: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

Projeto desenvolvido em Canoas desde 2009 envolve geração de renda, cultura e sustentabilidade.

4Informativo Semanal5 de dezembro de 2014

Edição 140 - Ano 6D A P R E F E I T U R A

O debateu, no dia 26 de novembro, o estudo da 1º Encontro das Relações Étnico Raciais de Canoashistória e da cultura afro-brasileira nas escolas municipais de Ensino Fundamental. A atividade integrou a 2ª Semana da Consciência e Cultura Negra de Canoas, na programação do Novembro Negro.

Opinião

Qual o significado do "Natal da Transformação" para você?

"É uma ideia muito boa. A existência do artesanato gera empregos, evita que o lixo esteja nas ruas e embeleza a cidade. É muito bom esse projeto.»

Claudete Teresinha da Silva Machado36 anos,cozinheira

"O ato de transformar lixo em arte é uma iniciativa muito boa. Considero inteligente utilizar a reciclagem de materiais como decoração para o Natal, que é uma data muito importante."Antonio Renato de Ávila Santos53 anos, advogado

"Achei uma ideia excelente. Sou de Porto Alegre e me chamou a atenção todo esse trabalho artesanal. O resultado ficou lindo.»

Ione Silva de Sousa76 anos,aposentada

"É muito interessante o que é feito no Natal da Transformação. Os gastos são menores por utilizar materiais reciclados na confecção dos enfeites. É muito válido."Maurício Fernandes Tejada16 anos,estudante

Fotos Tony Capellão

5Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6

A Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial realizou, em 25 de novembro, o 2º Seminário de Saúde para a População Negra, no auditório Sady Schiwitz. O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Mário Dhein, afirmou que, atualmente, o Município tem uma atenção maior à saúde da população negra.

SEGURANÇA PÚBLICA

Gratificação da Prefeiturajá beneficia 150 policiais

Mais 70 policiais – 13 lotados na Delegacia de Furtos e Roubos

de Veículos, da Polícia Civil, e 56 na Companhia de Operações Especiais, da Brigada Militar, passaram a receber gratificação mensal do Município, no valor de R$ 450,00. A bolsa-auxílio da Prefeitura é uma forma de valorizar e incentivar a atividade. Desde 2011, 80 policiais que atuam no Policiamento Comunitário e Delegacia de Homicídios e Desaparecidos já são beneficiados. A partir deste mês, o investimento mensal na gratificação aos policiais chega a R$ 67,5 mil. O anúncio foi feito durante a 83ª Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC).

R$ 52 milhões para a segurança em 2015Canoas já conseguiu sair da lista das cidades mais violentas do Estado, em função das políticas públicas de segurança. Em 2015, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania terá o quarto maior orçamento: R$ 52 milhões. Com metas semestrais de redução da criminalidade, quando estas são alcançadas, os policiais ganham gratificação mensal. Um dos focos do trabalho na segurança é a prevenção: a cidade tem 120 câmeras e até o primeiro trimestre do próximo ano, mais 80 serão instaladas. A SMSPC também concluiu a instalação de GPS em 58 viaturas da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Fiscalização de Trânsito, que agilizam o despacho das ocorrências.

Bolsa-auxílio mensal de R$ 450,00 é concedida a policiais civis e militares como forma de valorização e incentivo

Votação digital temaprovação popular

Quadrante Sudeste

Microrregião Niterói Construção de prédio para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)

Microrregião João de Barro/ Recanto Ferrari Aquisição de área e estudo para construção de uma escola de Ensino Fundamental na Vila João de Barro

Quadrante Sudoeste

Microrregião Rio Branco Regularização fundiária de lotes do Parque São Jorge e da Rua Boa Vista

Microrregião Fátima Construção de um centro de convivência para idosos

Microrregião Mato Grande Construção de UBS no Central Park

Quadrante Nordeste

Microrregião Estância Velha Pavimentação das ruas das Marés, Maremoto, Alto Mar e das ruas da ocupação Cheiro da Terra

Microrregião Guajuviras Pavimentação das ruas Bela Vista, Maria Madalena, Vista do Sol, Vista Alegre, Estados Unidos, Denise Ossuna, Sorte de Oliveira, Canarinho, Nelson Marchezan e Dorival Pacheco, na Vila Nancy Pansera

Microrregião Igara Instalação de câmeras de monitoramento nos bairros Marechal Rondon, Cidade Nova e Moinhos de Vento

Quadrante Noroeste

Microrregião Getúlio Vargas Pavimentação nas Ruas 9 de Outubro, União, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, São Mateus Evangelista e Nova Esperança

Microrregião Santo Operário Pavimentação das ruas Santo Dias da Silva, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Luís do Maranhão e Biscateiros

Demandas eleitas na primeira rodada

Ronaldo Botelho

O5º ciclo do Orçamento Participativo de Canoas foi marcado por um processo de

votação mais rápido e pelo controle popular aprimorado. No período entre 12 de novembro e 3 dezembro, 3.477 pessoas cadastraram-se para participar das assembleias do OP 2014-2015 nas 15 microrregiões da cidade, que elegeram 131 delegados. Nos encontros, o prefeito prestou contas sobre o andamento das obras já eleitas. O OP é uma das 13 ferramentas do Sistema de Participação Popular e Cidadã de Canoas, implantado a partir de 2009.

“Mais rápido e preciso”A votação digital, por meio de tablets, que permitiu o acompanhamento dos resultados no local da assembleia, teve aprovação popular. “Facilitou bastante para o pessoal, é mais rápido e preciso", avaliou o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Atlântico, na Microrregião Estância Velha, Manoel Rocha Tramontin.

Os canoenses elegeram 15 obras prioritárias, que serão executadas a partir de 2015. As outras cinco demandas mais votadas pelos moradores de cada microrregião irão para votação na segunda rodada de assembleias microrregionais, em março de 2015, quando também será escolhida a obra da cidade, no OP Digital.

A cada ano, o Município investe R$ 16 milhões em obras eleitas pelos cidadãos – R$ 15 milhões para as microrregiões e R$ 1 milhão na obra da cidade. Os delegados eleitos acompanham e fiscalizam a execução das obras.

O comandante interino do 15º Batalhão da Polícia Militar, major Daniel Duarte, avalia que a bolsa-auxílio concedida pela Prefeitura é um incremento importante para a valorização profissional, além de contribuir para melhorar a situação financeira dos policiais. “Com o incentivo, os policias ficam mais focados em suas atividades. A bolsa ajuda a diminuir a necessidade de buscarem outra atividade para complementar o salário”, afirma.

“Mais focados nas atividades”

Paula Vinhas

Gustavo Garbino

Paula Vinhas

Rio Branco: 102 votos por regularização, maior votação da rodada

Guajuviras: asfaltamento de seis ruas na Vila Nancy Pansera foi vencedora

http://goo.gl/JPdnph Confira galeria de fotos

Brenda GarnizePaula Vinhas

Getúlio Vargas: comunidade aprovou pavimentação de seis ruas

João de Barro/Fernando Ferrari: escola de Ensino Fundamental

Gestão integradaOutra importante contribuição do Município para o controle da criminalidade são as reuniões do GGI-M, realizadas periodicamente, com representantes dos órgãos policiais e do Município, para definição de estratégias.No encontro do dia 3, o delegado Marco Antônio Guns apresentou uma balando dos dois anos de funcionamento da Delegacia de Homicídios de Canoas. Destacou que, nesse período, foram instaurados 538 inquéritos, dos quais 224 foram encaminhados ao Poder Judiciário. “Tivemos uma media de dez inquéritos por mês”, destacou Guns. Antes da especializada, instalada em outubro de 2012, foram 40 inquéritos no mesmo período.

Até o primeiro trimestre de 2015, mais 80 câmeras serão instaladas

Ireno Jardim

GPS já foi instalado em 58 viaturas da BM, Polícia Civil, Guarda e Trânsito

Page 6: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

6Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6

Serv

iço

Cerca de 2,5 mil pessoas participaram da na manhã de domingo (30). 65ª procissão de Nossa Senhora das GraçasOs fiéis saíram da Praça da Bandeira e caminharam até a igreja de Nossa Senhora das Graças. O trajeto foi marcado por canções e orações, com a coordenação do pároco, padre Flávio Steffen.

Frutas e verdurasAumente e varie o consumo de frutas e verduras. É recomendado consumir pelo menos três tipos de frutas e dois tipos de verduras ao dia, pois contêm vitaminas e sais minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Cada fruta e verdura tem uma diferente composição nutricional. Por isso, tente colocar no cardápio diferentes cores, o que aumenta as chances de consumir as vitaminas e sais minerais que o corpo necessita. Anelise Siviero Ribeiro – nutricionista do Programa de Aquisição de Alimentos

V Miver elhor

7Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6D A P R E F E I T U R A

O Projeto Cidadania e Leitura realizou Piquenique Literário no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, no domingo, 30 de novembro. A atividade teve interação com o público, contação de histórias e outras ações relacionadas ao livro e à leitura. Em cinco meses de atividades, o projeto já atendeu 150 entidades civis de Canoas e de Esteio.

Lugares

PreferidosGustavo Garbino

A "Casa dos Wittrock", localizada na Rua Domingos Martins, 440, Centro, foi tombada como patrimônio histórico da cidade, em abril de 2010. O prédio é

considerado referencial pelos canoenses, conforme a pesquisa “Canoas Bairros”, encomendada pelo Município ao Unilasalle. A casa foi construída por Henrique

Witrock no Capão das Canoas, no fim do século 18.

bairromelhor

Oito projetos poderãoreceber parte do IPTU

Boletos na internet Os boletos para pagamento em cota única e a escolha do projeto estarão disponíveis no site da Prefeitura a partir do dia 20 de dezembro.

O Projeto Bairro Melhor, que permite aos contribuintes canoenses destinarem até 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para obras e ações de interesse social e de uso coletivo, tem oito projetos habilitados.Inscreveram-se no projeto 25 entidades de vários bairros da cidade e 13 apresentaram projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura, educação e lazer. As lideranças participaram de oficinas preparatórias com a Secretaria Municipal das Relações Institucionais e agora sensibilizam as comunidades em favor dos seus projetos.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) realiza inscrições para conclusão do Ensino Fundamental até , em 6 de fevereiro de 201517 escolas da rede municipal de ensino. São oferecidas 2.980 vagas para pessoas acima de 15 anos. Atualmente, são oferecidos EJA Regular, EJA Educação Cidadã e EJA Juventude Cidadã (diurno). www.canoas.rs.gov.br Veja lista de escolas com EJA no site 3427 1289 Informações: (Secretaria Municipal de Educação/EJA)

A emissão de Carteiras de Trabalho será interrompida a partir de segunda-feira (9) e retomada no dia 2 de janeiro em todas as agências do Ministério do Trabalho e nos postos de atendimento, como a Central do Cidadão de Canoas. Conforme o Ministério do Trabalho, nesse período o sistema será aperfeiçoado para reduzir o tempo de entrega das novas carteiras, que têm identificação digital.

As carteiras já encaminhadas poderão ser retiradas normalmente na Central do Cidadão, localizada na , Centro. Telefone .Rua Ipiranga, 120 0800 510 1234

Emissão da Carteira de Trabalhosuspensa até janeiro

EJA abre inscrições

O concurso público para 650 vagas de professores, especialistas e técnicos da Educação Básica tem 8.681 inscritos, o que representa 41,7% a mais do que na seleção realizada pela Prefeitura em 2011, quando houve 6.126 inscrições. O concurso é organizado pela Fundação La Salle.A prova objetiva está marcada para . Horário 14 de dezembro, domingoe local são informados diretamente aos candidatos pela internet.

Lista preliminar dos inscritos, bibliografia e outras informações estão no www.fundacaolasalle.org.br

EDUCAÇÃO

Inscrições em concursocrescem mais de 40%

As campanhas de vacinação infantil contra a poliomielite e da tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, foram prorrogadas até 12 de dezembro. Inicialmente, ocorreriam até 28 de novembro.

As doses estão disponíveis nas 26 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vacinação prorrogada até o dia 12

CENTRAL DO CIDADÃO

A Praça Biriri, localizada na Rua Miramar, esquina com Capão da Canoa, no Bairro Estância Velha, ganhou a 33ª academia pública ao ar livre, em novembro. Um monitor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) realiza atendimento aos usuários às quintas-feiras, das 14h30 às 17h30. A academia é um prêmio ao Quadrante Nordeste pela vitória nos Jogos Interbairros de 2013, realizados pela SMEL.

33ª academia ao ar livrefica na praça Biriri

O projeto “Cidades da Solda - Canoas RS” vai abrir inscrições para 200 vagas, ainda este

mês, no curso de solda em eletrodo revestido. Poderão realizar a capacitação, gratuita, homens e mulheres, entre 18 e 59 anos. No dia 2, Prefeitura, Petrobras, Instituto Integrar e Senai assinaram convênio para garantir a continuidade do projeto, desenvolvido

Cidades da Solda vaiabrir mais 200 vagas

pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Na edição anterior, 85% das vagas foram preenchidas e dois terços dos alunos foram empregados. O curso ocorre em espaço próprio, na Rua Hermes da Fonseca, 332, Bairro Rio Branco, montado com a participação de várias empresas parceiras.

Canoas foi um dos quatro municípios vencedores do Prêmio Cidades Sustentáveis, entregue na quarta-feira (3) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A promoção é do Programa Cidades Sustentáveis, com a parceria da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios. Concorreram 57 cidades de 15 estados e Canoas ganhou na categoria “Médias Cidades”.

A finalidade do prêmio é estimular gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus municípios, que reúnam indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

ObservatórioCanoas aderiu ao Programa em 2012 e criou um Observatório que reúne informações qualificadas da gestão pública. O conteúdo é disponibilizado em um site com livre acesso. Trata-se de uma fonte de informação para o planejamento, gestão e tomada de decisão da administração pública. O Observatório promove a transparência, o acompanhamento e a fiscalização por toda a sociedade, além de contribuir para o fortalecimento da democracia.

Canoas ganha prêmioCidades Sustentáveis

Ireno Jardim Tony Capellão

Tony Capellão

Paula Vinhas

Ireno Jardim

Page 7: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

6Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6

Serv

iço

Cerca de 2,5 mil pessoas participaram da na manhã de domingo (30). 65ª procissão de Nossa Senhora das GraçasOs fiéis saíram da Praça da Bandeira e caminharam até a igreja de Nossa Senhora das Graças. O trajeto foi marcado por canções e orações, com a coordenação do pároco, padre Flávio Steffen.

Frutas e verdurasAumente e varie o consumo de frutas e verduras. É recomendado consumir pelo menos três tipos de frutas e dois tipos de verduras ao dia, pois contêm vitaminas e sais minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Cada fruta e verdura tem uma diferente composição nutricional. Por isso, tente colocar no cardápio diferentes cores, o que aumenta as chances de consumir as vitaminas e sais minerais que o corpo necessita. Anelise Siviero Ribeiro – nutricionista do Programa de Aquisição de Alimentos

V Miver elhor

7Informativo Semanal

5 de dezembro de 2014Edição 140 - Ano 6D A P R E F E I T U R A

O Projeto Cidadania e Leitura realizou Piquenique Literário no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, no domingo, 30 de novembro. A atividade teve interação com o público, contação de histórias e outras ações relacionadas ao livro e à leitura. Em cinco meses de atividades, o projeto já atendeu 150 entidades civis de Canoas e de Esteio.

Lugares

PreferidosGustavo Garbino

A "Casa dos Wittrock", localizada na Rua Domingos Martins, 440, Centro, foi tombada como patrimônio histórico da cidade, em abril de 2010. O prédio é

considerado referencial pelos canoenses, conforme a pesquisa “Canoas Bairros”, encomendada pelo Município ao Unilasalle. A casa foi construída por Henrique

Witrock no Capão das Canoas, no fim do século 18.

bairromelhor

Oito projetos poderãoreceber parte do IPTU

Boletos na internet Os boletos para pagamento em cota única e a escolha do projeto estarão disponíveis no site da Prefeitura a partir do dia 20 de dezembro.

O Projeto Bairro Melhor, que permite aos contribuintes canoenses destinarem até 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para obras e ações de interesse social e de uso coletivo, tem oito projetos habilitados.Inscreveram-se no projeto 25 entidades de vários bairros da cidade e 13 apresentaram projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura, educação e lazer. As lideranças participaram de oficinas preparatórias com a Secretaria Municipal das Relações Institucionais e agora sensibilizam as comunidades em favor dos seus projetos.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) realiza inscrições para conclusão do Ensino Fundamental até , em 6 de fevereiro de 201517 escolas da rede municipal de ensino. São oferecidas 2.980 vagas para pessoas acima de 15 anos. Atualmente, são oferecidos EJA Regular, EJA Educação Cidadã e EJA Juventude Cidadã (diurno). www.canoas.rs.gov.br Veja lista de escolas com EJA no site 3427 1289 Informações: (Secretaria Municipal de Educação/EJA)

A emissão de Carteiras de Trabalho será interrompida a partir de segunda-feira (9) e retomada no dia 2 de janeiro em todas as agências do Ministério do Trabalho e nos postos de atendimento, como a Central do Cidadão de Canoas. Conforme o Ministério do Trabalho, nesse período o sistema será aperfeiçoado para reduzir o tempo de entrega das novas carteiras, que têm identificação digital.

As carteiras já encaminhadas poderão ser retiradas normalmente na Central do Cidadão, localizada na , Centro. Telefone .Rua Ipiranga, 120 0800 510 1234

Emissão da Carteira de Trabalhosuspensa até janeiro

EJA abre inscrições

O concurso público para 650 vagas de professores, especialistas e técnicos da Educação Básica tem 8.681 inscritos, o que representa 41,7% a mais do que na seleção realizada pela Prefeitura em 2011, quando houve 6.126 inscrições. O concurso é organizado pela Fundação La Salle.A prova objetiva está marcada para . Horário 14 de dezembro, domingoe local são informados diretamente aos candidatos pela internet.

Lista preliminar dos inscritos, bibliografia e outras informações estão no www.fundacaolasalle.org.br

EDUCAÇÃO

Inscrições em concursocrescem mais de 40%

As campanhas de vacinação infantil contra a poliomielite e da tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, foram prorrogadas até 12 de dezembro. Inicialmente, ocorreriam até 28 de novembro.

As doses estão disponíveis nas 26 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vacinação prorrogada até o dia 12

CENTRAL DO CIDADÃO

A Praça Biriri, localizada na Rua Miramar, esquina com Capão da Canoa, no Bairro Estância Velha, ganhou a 33ª academia pública ao ar livre, em novembro. Um monitor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) realiza atendimento aos usuários às quintas-feiras, das 14h30 às 17h30. A academia é um prêmio ao Quadrante Nordeste pela vitória nos Jogos Interbairros de 2013, realizados pela SMEL.

33ª academia ao ar livrefica na praça Biriri

O projeto “Cidades da Solda - Canoas RS” vai abrir inscrições para 200 vagas, ainda este

mês, no curso de solda em eletrodo revestido. Poderão realizar a capacitação, gratuita, homens e mulheres, entre 18 e 59 anos. No dia 2, Prefeitura, Petrobras, Instituto Integrar e Senai assinaram convênio para garantir a continuidade do projeto, desenvolvido

Cidades da Solda vaiabrir mais 200 vagas

pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Na edição anterior, 85% das vagas foram preenchidas e dois terços dos alunos foram empregados. O curso ocorre em espaço próprio, na Rua Hermes da Fonseca, 332, Bairro Rio Branco, montado com a participação de várias empresas parceiras.

Canoas foi um dos quatro municípios vencedores do Prêmio Cidades Sustentáveis, entregue na quarta-feira (3) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A promoção é do Programa Cidades Sustentáveis, com a parceria da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios. Concorreram 57 cidades de 15 estados e Canoas ganhou na categoria “Médias Cidades”.

A finalidade do prêmio é estimular gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus municípios, que reúnam indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

ObservatórioCanoas aderiu ao Programa em 2012 e criou um Observatório que reúne informações qualificadas da gestão pública. O conteúdo é disponibilizado em um site com livre acesso. Trata-se de uma fonte de informação para o planejamento, gestão e tomada de decisão da administração pública. O Observatório promove a transparência, o acompanhamento e a fiscalização por toda a sociedade, além de contribuir para o fortalecimento da democracia.

Canoas ganha prêmioCidades Sustentáveis

Ireno Jardim Tony Capellão

Tony Capellão

Paula Vinhas

Ireno Jardim

Page 8: 5 a 11 de dezembro de 2014 - Edição 140 - Ano 6 Luzes, arte ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/354860/jornal_5...música "Sol", do Jota Quest e o "parabéns", com direito

EXPEDIENTE FALE COM A SECOM: 3428 3797 Canoas, 5 de dezembro de 2014Prefeito: Vice-prefeita: Secretária de Comunicação: Secretário Adjunto: Jairo Jorge Beth Colombo Lurdes Nascimento Luciano do Monte RibasDiretora de Jornalismo: Editora: Edição Gráfica: Ana Rita Marini Eloá da Rosa Marco Leite - Produzido pela equipe de Jornalismo da SecomImpressão: Tiragem: Periodicidade: Jornal da Prefeitura Canoas RBS - Zero Hora 90 mil exemplares semanal Registrado na folha 13 do livro B1, sob o número de ordem 43 no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Canoas/RSD A P R E F E I T U R A

Stanley Jordan emociona

O talento do guitarrista norte-americano Stanley Jordan emocionou o público na última noite de shows do 4º Canoas Jazz, no sábado, 29 de novembro. Mais de três mil pessoas assistiram ao espetáculo no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Acompanhado pelos músicos brasileiros Duda Lima (baixo) e Ivan "Mamão" Conti (bateria), o jazzista mostrou por que é considerado

um dos mais importantes músicos do gênero. A noite de boa música foi aberta com chorinho. As irmãs Corina (auta), Elisa, (bandolim) e Lia (violão), integrantes do trio Choro das 3. Acompanhadas pelo pai, Eduardo Ferreira (pandeiro e percussão), interpretaram choros clássicos e músicas próprias. O 4º Canoas Jazz, promovido pela Prefeitura, começou em 19 de novembro, com apresentações nas estações da Trensurb e oficinas na Casa das Artes Villa Mimosa.

Evento reúne12 mil pessoas

A 6ª Parada Livre de Canoas, uma ação do projeto “Canoas Preconceito Zero”, da Coordenadoria Municipal de Políticas das

Diversidades e Comunidades Tradicionais, defendeu a proteção e garantia dos direitos da população LGBT e o

respeito à diversidade. O evento, no dia 30 de novembro, no Parque Esportivo Eduardo Gomes, reuniu mais de 12 mil pessoas. A principal atração foi a cantora Ellen Oléria, vencedora do primeiro The Voice Brasil, em 2012. Ela foi antecedida por 40 atrações, performances de artistas canoenses e de outros locais. No evento, foram anunciadas a parceria do Município com a UniRitter para ajuizar ações de identidade social em conito com o nome de registro de transexuais e travestis e a assinatura de convênio para a constituição do Conselho Municipal LGBT. A instituição receberá R$ 300 mil (verba federal de emenda parlamentar) para comprar equipamentos e produzir pesquisa.

A cantora Elza Soares, que fará show no dia 14, domingo, no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, manifestou-se feliz ao conhecer o projeto Natal da Transformação, assim como participar do evento, que considera “um momento de luz e de felicidade”. Ela reconhece que as mulheres que lutam para chegar a algum lugar precisam de apoio, “senão fica muito difícil”. Elza, que promete fazer uma apresentação

«inesquecível, garante estar com a garganta

»maravilhosa .

“Momento de luz e de felicidade”

Ouça entrevista com a cantora http://goo.gl/5AsmVN

ELZA SOARESDecoração sustentávelO Paço ganhou um painel gigante com a figura de um anjo feito com garrafas PET. Na Praça da Emancipação, ficam o presépio, com figuras com mais de dois metros de altura, o totem com uma guirlanda onde o público pode tirar fotos, além de iluminação e enfeites em todas as árvores. Também foram decoradas e iluminadas a Praça do Avião, as passarelas da Praça do Avião e da Praça da Bíblia e a rodoviária.O Natal da Transformação é um projeto de qualificação profissional, que gera renda para pessoas em vulnerabilidade social, valoriza o conceito de sustentabilidade e promove eventos culturais. A coordenação é da Secretaria de Projetos Especiais, Captação e Inovação.

Confira a programação cultural no

www.canoas.rs.gov.br

As luzes do 6º Natal da Transformação

foram acesas na noite de segunda-feira (1º), em frente ao Paço Municipal, na Praça da Emancipação e na Praça do Avião. Artesãos da Cooperativa Casulo transformaram 90 mil garrafas PET e 600 sacos de lixo fundido em cenário natalino, que pode ser apreciado até 6 de janeiro. Na abertura do evento, 80 estudantes da rede municipal participaram de uma Caminhada Luminosa. Eles levaram velas em castiçais feitos com PETs. Também houve apresentação do Circo Girassol.

Luzes e cores enfeitam a cidade

4

F E S T I V A L

Público assistiu ao acendimento das luzes...

...que teve espetáculo do Circo Girassol

Confira galeria de fotos http://goo.gl/xN8plj

Confira galeria de fotos http://goo.gl/6309ru

Confira galeria de fotoshttp://goo.gl/Gn9z2s

Fotos Gustavo Garbino

Paula Vinhas Paula Vinhas

Divulgação