3ª série - pré-vestibular gyn - biologia - fabrício ... · o sentido das setas indica o...

22
Biologia 01. Observe a figura abaixo, que representa o emparelhamento de duas bases nitrogenadas. Indique a alternativa que relaciona corretamente a(s) molécula(s) que se encontra(m) parcialmente representada(s) e o tipo de ligação química apontada pela seta. 02. Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem a) a passagem de DNA através da membrana celular. b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA. c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA. d) cortar DNA onde ocorrem seqüências específicas de bases. e) modificar seqüências de bases do DNA. 03. Células-tronco são células indiferenciadas que têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares. Para que ocorra tal diferenciação, as células-tronco terão necessariamente que alterar: a) o número de cromossomos. b) a quantidade de genes nucleares. c) a quantidade de genes mitocondriais. d) o padrão de atividade dos genes. e) a estrutura de genes específicos por mutações.

Upload: nguyentuyen

Post on 09-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Biologia

01. Observe a figura abaixo, que representa o emparelhamento de duas bases nitrogenadas.

Indique a alternativa que relaciona corretamente a(s) molécula(s) que se encontra(m) parcialmente representada(s) e o tipo de ligação química apontada pela seta.

02. Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem a) a passagem de DNA através da membrana celular. b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA. c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA. d) cortar DNA onde ocorrem seqüências específicas de bases. e) modificar seqüências de bases do DNA.

03. Células-tronco são células indiferenciadas que têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos

celulares. Para que ocorra tal diferenciação, as células-tronco terão necessariamente que alterar: a) o número de cromossomos. b) a quantidade de genes nucleares. c) a quantidade de genes mitocondriais. d) o padrão de atividade dos genes. e) a estrutura de genes específicos por mutações.

Biologia – Fabrício

2

04. No esquema abaixo, está representada uma via metabólica; o produto de cada reação química, catalisada por uma enzima específica, é o substrato para a reação seguinte.

Num indivíduo que possua alelos mutantes que levem à perda de função do gene a) A, ocorrem falta do substrato 1 e acúmulo do substrato 2. b) C, não há síntese dos substratos 2 e 3. c) A, não há síntese do produto final. d) A, o fornecimento do substrato 2 não pode restabelecer a síntese do produto final. e) B, o fornecimento do substrato 2 pode restabelecer a síntese do produto final.

05. O anúncio do seqüenciamento do genoma humano, em 21 de junho de 2000, significa que os cientistas

determinaram: a) a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos. b) todos os tipos de proteína codificados pelos genes humanos. c) a seqüência de aminoácidos do DNA humano. d) a seqüência de aminoácidos de todas as proteínas humanas. e) o número correto de cromossomos da espécie humana.

06.

Teste de DNA confirma paternidade de bebê perdido no tsunami Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um bebê encontrado após o tsunami que atingiu a Ásia, em dezembro, obteve a confirmação do fato através de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como "Bebê 81" por ser o 81º sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindicado por nove casais diferentes.

Folhaonline, 14/02/2005 (adaptado). Algumas regiões do DNA são seqüências curtas de bases nitrogenadas que se repetem no genoma, e o número de repetições dessas regiões varia entre as pessoas. Existem procedimentos que permitem visualizar essa variabilidade, revelando padrões de fragmentos de DNA que são “uma impressão digital molecular”. Não existem duas pessoas com o mesmo padrão de fragmentos com exceção dos gêmeos monozigóticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e metade, de seu pai. Com base nos padrões de fragmentos de DNA representados abaixo, qual dos casais pode ser considerado como pais biológicos do Bebê 81?

07. No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente. No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é a) U C A U U A G U C. b) A G T A A T C A G. c) A G U A A U C A G. d) T C A T T A G T C. e) T G T T T T C T G.

Exercícios Complementares

3

08. A introdução de uma cópia de um gene humano no genoma do pronúcleo masculino de um zigoto originou uma ovelha transgênica. Se essa ovelha for cruzada com um macho não-transgênico, que porcentagem de descendentes portadores do gene humano esperaobter? a) Zero. b) 25 %. c) 50 %. d) 75 %. e) 100%.

09. Por recomendação médica, uma pessoa deve fazer, durante um curto período, dieta alimentar que lhe

garanta um mínimo diário de 7 miligramas de vitamina A e 60 microgramas de vitamina D, alimentando-se exclusivamente de um iogurte especial e de uma mistura de cereais, acomodada em pacotes. Cada litro do iogurte fornece 1 miligrama de vitamina A e 20 microgramas de vitamina D. Cada pacote de cereais fornece 3 miligramas de vitamina A e 15 microgramas de vitamina D. Consumindo x litros de iogurte e y pacotes de cereais diariamente, a pessoa terá certeza de estar cumprindo a dieta se a) 6015y20x e 7y3x b) 6015y20x e 7y3x c) 6015y3x e 7y20x d) 6015y3x e 7y20x e) 6020y3x e 7y15x

10. Na vitória-régia, mostrada na figura abaixo, os estômatos localizam-se na superfície superior da folha, o

que acontece também em outras plantas aquáticas.

Fonte: Arquivo da Banca Elaborada.

a) Considerando o ambiente em que a vitória-régia ocorre, seus estômatos passam a maior parte do

tempo abertos ou fechados? Justifique sua resposta. b) Liste o que entra e o que sai do estômato aberto de uma folha.

11. Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres. a) Sistema vascular, semente, flor. b) Sistema vascular, flor, semente. c) Semente, sistema vascular, flor. d) Semente, flor, sistema vascular. e) Flor, sistema vascular, semente.

12. As afirmações abaixo referem-se a características do ciclo de vida de grupos de plantas terrestres: musgos,

samambaias, pinheiros e plantas com flores. I. O grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura do que fase diploide. II. Todos os grupos com fase diploide mais duradoura do que fase haploide apresentam raiz, caule e folha

verdadeiros. III. Os grupos que possuem fase haploide e diploide de igual duração apresentam, também, rizoides,

filoides e cauloides (ou seja, raiz, folha e caule não verdadeiros). Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

Biologia – Fabrício

4

13. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação tradicional das plantas em algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. a) Qual(is) desses grupos de plantas independe(m) da água para a fecundação? Que estrutura permite o

encontro dos gametas, em substituição à água? b) As briófitas, primeiro grupo de plantas preponderantemente terrestre, têm tamanho reduzido. As

pteridófitas, surgidas posteriormente, são plantas de grande tamanho, que chegaram a constituir extensas florestas. Que relação existe entre o mecanismo de transporte de água e o tamanho das plantas nesses grupos?

14. As moléculas de glicídios produzidas a partir da fotossíntese são utilizadas no local da produção ou

transportadas, pelo floema, para utilização em outras partes da planta; são, ainda, convertidas em substância de reserva, que é armazenada. Aponte a alternativa que, corretamente, descreve o processo de transporte e o local de armazenamento dessas substâncias na planta.

15. Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinada quantidade de

gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Com o passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos. Considere as seguintes moléculas: I. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores. II. Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada

pelos produtores. III. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas. IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores. Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I, II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

16. Para se obter a ramificação do caule de uma planta, como a azaléia por exemplo, deve-se:

a) aplicar adubo com alto teor de fosfato na planta, de modo a estimular a síntese de clorofila e maior produção de ramos.

b) aplicar hormônio auxina nas gemas laterais, de modo a estimular o seu desenvolvimento e conseqüente produção de ramos.

c) manter a planta por algum tempo no escuro, de modo a estimular a produção de gás etileno, um indutor de crescimento caulinar.

d) cortar as pontas das raízes, de modo a evitar seu desenvolvimento e permitir maior crescimento das outras partes da planta.

e) cortar as pontas dos ramos, de modo a eliminar as gemas apicais que produzem hormônios inibidores do desenvolvimento das gemas laterais.

Exercícios Complementares

5

17. No gráfico abaixo, uma das curvas representa a entrada e a outra, a saída de água em uma árvore da mata atlântica, ao longo de 12 horas, num dia ensolarado.

a) Considerando que, em uma planta terrestre, a transpiração é realizada majoritariamente pelos

estômatos, identifique a curva que representa a transpiração e a que representa a absorção de água. b) Explique como os processos da transpiração e da absorção de água nas plantas se relacionam

fisiologicamente. c) Na página de resposta, há o esquema de um estômato aberto. Nas quatro barras pretas, coloque setas

indicando a direção do fluxo da água entre as células estomáticas, para manter o estômato aberto. 18. Os esquemas representam cortes transversais de regiões jovens de uma raiz e de um caule de uma planta

angiosperma. Alguns tecidos estão identificados por um número e pelo nome, enquanto outros estão indicados apenas por números.

Com base nesses esquemas, indique o número correspondente ao tecido a) responsável pela condução da seiva bruta. b) responsável pela condução da seiva elaborada. c) constituído principalmente por células mortas, das quais restaram apenas as paredes celulares. d) responsável pela formação dos pêlos absorventes da raiz.

Biologia – Fabrício

6

19. A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:

Caule

xilema

e parênquima

Periderme,

dôneaMonocotile

dôneaEudicotilee)

ramoou Caule

floema

e parênquima

Periderme,

dôneaMonocotile

dôneaEudicotiled)

ramoou Cauleparênquima

e EpidermedôneaMonocotilec)

Ramo

xilema

e parênquima

Epiderme,

dôneaEudicotileb)

Caule

floema

e parênquima

Periderme,

dôneaEudicotilea)

retirado

foi anel o

qual do Órgão

anel no

retiradas

Partes

planta

de

Tipo(s)

20. No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte

vermelha e suculenta. Cada uma dessas estruturas resulta, diretamente, a) da fecundação do óvulo pelo núcleo espermático do grão de pólen. b) do desenvolvimento do ovário, que contém a semente com o embrião. c) da fecundação de várias flores de uma mesma inflorescência. d) da dupla fecundação, que é exclusiva das angiospermas. e) do desenvolvimento do endosperma que nutrirá o embrião.

21. Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações

diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.

A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é: a) I, II e III. b) II, III e I. c) III, I e II. d) II, I e III. e) III, II e I.

Exercícios Complementares

7

22. O DNA extranuclear (ou seja, de organelas citoplasmáticas) foi obtido de células somáticas de três organismos: uma planta, um fungo e um animal. Na tabela, qual das alternativas cita corretamente a procedência do DNA extranuclear obtido desses organismos?

23. A produção de insulina humana para o tratamento do diabetes pode ser feita, inserindo-se, em bactérias, a

sequência de nucleotídeos correspondente à cadeia polipeptídica desse hormônio. a) Por que é possível sintetizar uma proteína humana, a partir de sequência de nucleotídeos específica

humana, utilizando a maquinaria da bactéria? b) Para a produção de insulina, a sequência de nucleotídeos inserida na bactéria pode ser idêntica à do

gene humano, contendo íntrons e éxons? Justifique sua resposta. 24. Bactérias do grupo das rickétsias são consideradas células procarióticas incompletas, que não possuem

capacidade de multiplicação independente da colaboração de células eucarióticas, que elas parasitam. Existem organóides das células cuja origem evolutiva é atribuída a parasitas intracelulares semelhantes às rickétsias. a) Que organóide, presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem? b) Cite uma característica desse organóide que fundamenta essa explicação para sua origem.

25. Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu

interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2).

O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente a) à desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos. b) ao que acontece com as hemácias, quando colocadas em solução hipertônica. c) ao processo de pinocitose, que resulta na entrada de material numa ameba. d) ao processo de rompimento de células vegetais, quando em solução hipertônica. e) ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos.

Biologia – Fabrício

8

26. A lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que a) o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação

das leveduras são a água e o gás carbônico. b) o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa

fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação. c) a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos

necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação. d) a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça energia

para as etapas posteriores, que são anaeróbicas. e) o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se completar,

para que as leveduras realizem respiração aeróbica. 27. A sequência de fotografias abaixo mostra uma célula em interfase e outras em etapas da mitose, até a

formação de novas células.

Considerando que o conjunto haploide de cromossomos corresponde à quantidade N de DNA, a quantidade de DNA das células indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4 é, respectivamente, a) N, 2N, 2N e N. b) N, 2N, N e N/2. c) 2N, 4N, 2N e N. d) 2N, 4N, 4N e 2N. e) 2N, 4N, 2N e 2N.

28. Qual das alternativas se refere a um cromossomo?

a) Um conjunto de moléculas de DNA com todas as informações genéticas da espécie. b) Uma única molécula de DNA com informação genética para algumas proteínas. c) Um segmento de molécula de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica. d) Uma única molécula de RNA com informação para uma cadeia polipeptídica. e) Uma seqüência de três bases nitrogenadas do RNA mensageiro correspondente a um aminoácido na

cadeia polipeptídica. 29. Considere o processo de divisão meiótica em um homem heterozigótico quanto a uma característica de

herança autossômica recessiva (Hh). O número de cópias do alelo h nas células que estão no início da intérfase (A), nas células que estão em metáfase I (B) e naquelas que resultam da segunda divisão meiótica (C) é

Exercícios Complementares

9

30. A figura mostra etapas da segregação de um par de cromossomos homólogos em uma meiose em que não ocorreu permuta.

No início da intérfase, antes da duplicação cromossômica que precede a meiose, um dos representantes de um par de alelos mutou por perda de uma seqüência de pares de nucleotídeos. Considerando as células que se formam no final da primeira divisão (B) e no final da segunda divisão (C), encontraremos o alelo mutante em: a) uma célula em B e nas quatro em C. b) uma célula em B e em duas em C. c) uma célula em B e em uma em C. d) duas células em B e em duas em C. e) duas células em B e nas quatro em C.

31. Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C.

Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C? a) 4, 4 e 4. b) 4, 4 e 2. c) 4, 2 e 1. d) 2, 2 e 2. e) 2, 2 e 1.

32. Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo e de

compartimentos membranosos. Com base nessas observações, ele concluiu que a célula pertence a: a) uma bactéria. b) uma planta. c) um animal. d) um fungo. e) um vírus.

Biologia – Fabrício

10

33. Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que

A representa a energia captada pelos produtores; B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos; C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos. A relação entre A, B e C na biosfera está representada em: a) A < B < C. b) A < C < B. c) A = B = C. d) A = B + C. e) A + C = B.

34. Num campo, vivem gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos. Estes

são predados por gaviões. Essas quatro populações se mantiveram em números estáveis nas últimas gerações. a) Qual é o nível trófico de cada uma dessas populações? b) Explique de que modo a população de plantas poderá ser afetada se muitos gaviões imigrarem para

esse campo. c) Qual é a trajetória dos átomos de carbono que constituem as proteínas dos gaviões desde sua origem

inorgânica? d) Qual é o papel das bactérias na introdução do nitrogênio nessa cadeia alimentar?

35. Determinada planta do cerrado abriga formigas, cigarrinhas, predadores e parasitas de cigarrinhas e

também herbívoros que causam dano foliar. Os gráficos abaixo mostram os resultados de estudo sobre relações entre os animais e entre eles e a planta. Gráfico I: Número médio de cigarrinhas, em plantas com e sem formigas, ao longo de duas semanas. Gráfico II: Número médio de predadores e parasitas das cigarrinhas, em plantas com e sem formigas,

ao longo de duas semanas. Gráfico III: Porcentagem de dano foliar em plantas com e sem associação entre formigas e cigarrinhas.

Com base nos resultados representados nos gráficos, responda: a) A associação entre formigas e cigarrinhas é benéfica ou é prejudicial para alguma dessas populações

de insetos? Cite o(s) gráfico(s) que permite(m) tal conclusão. b) A associação entre formigas e cigarrinhas é benéfica ou prejudicial para a planta? Justifique sua

resposta. 36. Considere dois estágios, X e Y, de um processo de sucessão ecológica.

No estágio X, há maior biomassa e maior variedade de nichos ecológicos. No estágio Y, há maior concentração de espécies pioneiras e a comunidade está sujeita a variações mais intensas. a) Qual dos dois estágios representa uma comunidade clímax? b) Em qual dos estágios há maior biodiversidade? Justifique sua resposta. c) Descreva o balanço entre a incorporação e a liberação de carbono nos estágios X e Y.

Exercícios Complementares

11

37. A figura abaixo mostra o esquema de um ovo de galinha, contendo um embrião, após 13 dias de incubação.

a) Explique a importância da casca do ovo e da bolsa amniótica para o sucesso do desenvolvimento da

ave. b) Na semente das angiospermas, existe um tecido cuja função é equivalente à do conteúdo do saco

vitelínico. Identifique esse tecido vegetal e explique sua função. 38. O esquema representa um corte transversal do corpo de um embrião de cordado em estágio de nêurula.

Assinale a alternativa que indica a fase da embriogênese imediatamente anterior à nêurula e a estrutura que se originará da porção embrionária apontada pela seta.

a) mórula, tubo digestivo b) blástula, sistema nervoso central c) gástrula, tubo digestivo d) blástula, tubo digestivo e) gástrula, sistema nervoso central

39. Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos

telolécitos? a) Número de folhetos embrionários formados. b) Presença ou ausência de celoma. c) Presença ou ausência de notocorda. d) Tipo de segmentação do ovo. e) Modo de formação do tubo neural.

40. O esquema abaixo representa o coração de um mamífero.

Indique, com os números correspondentes, a) as câmaras do coração em que o sangue apresenta maior concentração de gás carbônico; b) as câmaras do coração às quais chega sangue trazido por vasos; c) o vaso que sai do coração com sangue venoso; d) a câmara da qual o sangue arterial sai do coração.

Biologia – Fabrício

12

41. A atividade das enzimas é influenciada pelo pH do meio. O gráfico abaixo mostra a velocidade de reação de duas enzimas que atuam na digestão humana, pepsina e tripsina.

S.S. Mader. Biology, 2010. Adaptado.

Para identificar se um frasco rotulado “Enzima” contém pepsina ou tripsina, foi planejado um experimento com quatro tubos de ensaio: dois tubos teste e dois tubos controle. a) Complete o quadro da página de resposta, indicando como deve ser montado cada um dos quatro

tubos de ensaio do experimento. Para cada tubo, devem ser indicadas três condições: adição de enzima ou água esterilizada; tipo de substrato (proteína, amido ou gordura); valor de pH.

b) Qual é o resultado esperado em cada tubo de ensaio, caso o frasco contenha apenas pepsina? c) Em que órgão(s) do sistema digestório humano atuam a pepsina e a tripsina?

42. Considere as informações abaixo, relativas a mulheres e homens saudáveis.

Tempo de viabilidade do óvulo, após sua liberação pelo ovário: 24 horas. Tempo de viabilidade do espermatozoide no corpo de uma mulher, após a ejaculação: 72 horas. Período fértil: período do ciclo sexual mensal feminino em que a mulher apresenta maiores chances de

engravidar. Com base nessas informações, a) no calendário da página de resposta, assinale com X os dias que correspondem ao período fértil de

uma mulher que tenha ovulado no dia 15 do mês; b) considerando as taxas dos hormônios luteinizante (LH), folículo_estimulante (FSH) e progesterona no

sangue, indique aquele(s) hormônio(s) que atinge(m) seu nível mais alto no período fértil da mulher. 43.

As figuras abaixo mostram os ciclos ovariano e uterino e as variações dos hormônios hipofisários relacionadas com esses ciclos, na mulher. Em cada figura, a representação dos eventos se inicia em tempos diferentes.

A. Ciclo ovariano

B. Ciclo uterino: desenvolvimento do endométrio

Exercícios Complementares

13

C. Hormônios hipofisários

a) Nas linhas horizontais abaixo das figuras A e B, indique, com a letra M, o início da menstruação. b) Na linha horizontal abaixo da figura C, indique, com a letra O, o momento da ovulação. c) Na gravidez, o que ocorre com a produção dos hormônios representados na figura C?

44. O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante

que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.

Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis: I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue. II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua. III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo. Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

45. Em mamíferos saudáveis, a concentração de excreta nitrogenada difere na urina de herbívoros comedores

de grama e de carnívoros estritos. a) Que excreta nitrogenada está presente na urina dos animais de cada um desses grupos? b) Em qual desses grupos de animais a concentração de excreta nitrogenada é maior? Justifique sua

resposta.

Biologia – Fabrício

14

46. A reação da pessoa, ao pisar descalça sobre um espinho, é levantar o pé imediatamente, ainda antes de perceber que o pé está ferido.

Analise as afirmações: I. Neurônios sensoriais são ativados, ao se pisar no espinho. II. Neurônios motores promovem o movimento coordenado para a retirada do pé. III. O sistema nervoso autônomo coordena o comportamento descrito. Está correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas.

47. Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a

pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris a) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder

refrativo do cristalino. b) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder

refrativo do cristalino. c) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder

refrativo do cristalino. d) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder

refrativo do cristalino. e) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder

refrativo do cristalino. 48. O sangue transporta o gás oxigênio (O2) para os tecidos e remove deles o dióxido de carbono (CO2),

produto residual do metabolismo. a) Cada molécula de hemoglobina nas hemácias pode transportar até quatro moléculas de O2. Ordene os

vasos sanguíneos – veia pulmonar, artéria pulmonar e capilares da circulação sistêmica, de acordo com a concentração de hemoglobina saturada de O2 neles encontrada, da maior para a menor concentração. Justifique sua resposta.

b) Cerca de 5% do CO2 produzido nos tecidos é transportado em solução, no plasma sanguíneo. Como o restante do CO2 é transportado dos tecidos para os pulmões?

49. Um indivíduo é heterozigótico em dois locos: AaBb. Um espermatócito desse indivíduo sofre meiose.

Simultaneamente, uma célula sangüínea do mesmo indivíduo entra em divisão mitótica. Ao final da interfase que precede a meiose e a mitose, cada uma dessas células terá, respectivamente, a seguinte constituição genética: a) AaBb e AaBb. b) AaBb e AAaaBBbb. c) AAaaBBbb e AaBb. d) AAaaBBbb e AAaaBBbb. e) AB e AaBb.

50. O casal Fernando e Isabel planeja ter um filho e ambos têm sangue do tipo A. A mãe de Isabel tem sangue

do tipo O. O pai e a mãe de Fernando têm sangue do tipo A, mas um outro filho deles tem sangue do tipo O. a) Com relação ao tipo sanguíneo, quais são os genótipos do pai e da mãe de Fernando? b) Qual é a probabilidade de que uma criança gerada por Fernando e Isabel tenha sangue do tipo O?

Exercícios Complementares

15

51. Os genes que condicionam a visão para cores e a síntese da enzima G6PD (desidrogenase da glicose‐6‐fosfato) estão localizados no cromossomo X humano. O alelo recessivo d determina o daltonismo e o alelo recessivo g, a deficiência da enzima G6PD No heredograma ao lado, o homem I-1 é daltônico e tem também deficiência da enzima G6PD. Sua mulher I-2 é homozigótica, com visão normal para cores, não tendo deficiência de G6PD. A filha II-1 desse casal casou‐se com o homem II-2, que possui visão normal para cores e não tem deficiência de G6PD. Os quatro filhos desse casal (III-1, 2, 3 e 4) diferem entre si quanto aos fenótipos em relação à visão para cores e à síntese de G6PD.

Com relação a essas características, a) quais são os genótipos de I-1 e I-2? b) quais são os genótipos de II-1 e II-2? c) que fenótipos e respectivos genótipos os filhos de II-1 e II-2 podem ter? d) explique como III-1, 2, 3 e 4 podem ter herdado genótipos diferentes.

52. Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz

substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos. Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que a) essas substâncias surgiram para evitar que as plantas sofressem a ação danosa da radiação UV. b) a radiação UV provocou mutações nas folhas da araucária, que passaram a produzir tais substâncias. c) a radiação UV atuou como fator de seleção, de maneira que plantas sem tais substâncias eram mais

suscetíveis à morte. d) a exposição constante à radiação UV induziu os indivíduos de araucária a produzirem substâncias de

defesa contra tal radiação. e) a araucária é um exemplo típico da finalidade da evolução, que é a produção de indivíduos mais fortes

e adaptados a qualquer ambiente. 53. No gráfico abaixo, a curva mostra a porcentagem do gás oxigênio (O2) na atmosfera terrestre, ao longo do

tempo, em relação ao nível atual. Nessa curva, os pontos I, II, III e IV representam o surgimento de grupos de seres vivos: I. Eucariontes unicelulares II. Organismos multicelulares III. Cordados IV. Angiospermas

a) Que grupos de seres vivos, surgidos depois do ponto II e antes do ponto IV da curva, contribuíram para o aumento do O2 atmosférico?

b) Depois de que ponto assinalado na curva surgiu o cloroplasto? c) Que tipos de respiração apresentam os animais que surgiram a partir do ponto III da curva?

Biologia – Fabrício

16

54. O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas: I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado

ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.

II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.

III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) I e II, apenas. d) I, apenas. e) III, apenas.

55. Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:

I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células. II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal. III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo. Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III. b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I. c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I. d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II. e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

56. Os seres humanos são hospedeiros de uma grande diversidade de microrganismos.

a) Existem microrganismos que fazem parte da microbiota normal dos humanos. Entre esses

microrganismos, encontram-se espécies de bactérias do gênero Staphylococcus, aeróbias ou anaeróbias, que conseguem resistir à escassez de água, e espécies do gênero Neisseria, aeróbias obrigatórias, que não resistem ao ressecamento. Considerando a pele, as vias respiratórias e o intestino grosso, preencha o quadro abaixo, indicando com um X qual(is) ambiente(s) não oferece(m) condições favoráveis à colonização por essas espécies de bactérias.

b) As bactérias do gênero Helicobacter vivem em ambientes com pH ao redor de 2; as do gênero

Enterococcus, num pH ao redor de 4, e as bactérias do gênero Escherichia vivem em ambientes com pH próximo de 7. Considerando essas informações, preencha o quadro abaixo, indicando com um X o órgão em que é mais provável encontrar cada um desses gêneros de bactérias.

57. Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos

biológicos, é correto afirmar que essa aproximação a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que

à das plantas. b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais. c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da

encontrada nas plantas. d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas. e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.

Exercícios Complementares

17

58. Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos a) répteis ou nematelmintos. b) platelmintos ou anelídeos. c) moluscos ou platelmintos. d) anelídeos ou nematelmintos. e) anelídeos ou artrópodes.

59. Presença de celoma, hermafroditismo e sistema circulatório fechado são características que ocorrem

conjuntamente em apenas um dos animais abaixo. Quais? a) caracol b) minhoca c) formiga d) lombriga e) planária

60. Considere anelídeos, artrópodes e cordados quanto à embriogênese e à metameria (divisão do corpo em

uma série de segmentos que se repetem – os metâmeros). a) No desenvolvimento do tubo digestório, a abertura originada pelo blastóporo é caraterística que

permite classificar anelídeos, artrópodes e cordados em um mesmo grupo? Justifique sua resposta. b) Nos anelídeos, os metâmeros podem mudar de forma ao longo do corpo. Isso ocorre também nos

artrópodes adultos? Justifique sua resposta. 61. A figura mostra uma árvore filogenética dos grandes grupos de animais invertebrados.

Poríferos Platelmintos Moluscos Anelídeos Artrópodos

NematelmintosCnidários

PseudocelomaCorpo

segmentadoBoa cavidade

corporal Celoma

Simetria bilateral

Tecidos verdadeiros

Existe um filo animal, pouco mencionado nos livros de textos, chamado Gnathostomulida, cujos representantes atuais vivem entre os grãos de areia de certas praias oceânicas. Os animais desse grupo não apresentam corpo segmentado nem cavidade corporal, mas certas espécies têm tubo digestivo completo, com boca e ânus. Tais características sugerem que os gnatostomulídeos se separaram do tronco principal da árvore filogenética entre os grupos de: a) poríferos e cnidários. b) cnidários e platelmintos. c) platelmintos e nematelmintos. d) nematelmintos e moluscos. e) moluscos e anelídeos.

Biologia – Fabrício

18

62. Atualmente, os seres vivos são classificados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Todos os eucariotos estão incluídos no domínio Eukarya, e os procariotos estão distribuídos entre os domínios Bacteria e Archaea. Estudos do DNA ribossômico mostraram que os procariotos do domínio Archaea compartilham, com os eucariotos, sequências de bases nitrogenadas, que não estão presentes nos procariotos do domínio Bacteria. Esses resultados apoiam as relações evolutivas representadas na árvore

a)

b)

c)

d)

e)

63. Uma pessoa tem alergia a moluscos. Em um restaurante onde são servidos “frutos do mar”, ela pode

comer, sem problemas, pratos que contenham: a) lula e camarão. b) polvo e caranguejo. c) mexilhão e lagosta. d) lula e polvo. e) camarão e lagosta.

64. Boca e sistema digestivo ausentes, cabeça com quatro ventosas musculares e um círculo de ganchos,

cutícula permeável a água e nutrientes e que protege contra os sucos digestivos do hospedeiro, sistema reprodutor completo e ovos com alta tolerância e variações de pH. O texto descreve adaptações das: a) lombrigas ao endoparasitismo. b) tênias ao endoparasitismo. c) lombrigas ao ectoparasitismo. d) tênias ao ectoparasitismo. e) tênias ao comensalismo.

65. Na história evolutiva dos metazoários, o processo digestivo

a) é intracelular, com hidrólise enzimática de moléculas de grande tamanho, a partir dos equinodermas. b) é extracelular, já nos poríferos, passando a completamente intracelular, a partir dos artrópodes. c) é completamente extracelular nos vertebrados, o que os distingue dos demais grupos de animais. d) passa de completamente intracelular a completamente extracelular, a partir dos nematelmintos. e) passa de completamente extracelular a completamente intracelular, a partir dos anelídeos.

Exercícios Complementares

19

GABARITO: 01. A 02.D 03.D 04.C 05.A 06.C 07.D 08.C 09.A 10.

a) Os estômatos passam a maior parte do tempo abertos, pois, tratando-se de uma planta aquática, a reposição hídrica é constante, e isso compensa as perdas de vapor d’água.

b) Entra: CO2; sai: O2 e vapor d’água. Observação: A rigor, pode-se dizer que, no estômato aberto, entra ar e sai ar.

11. A 12. D 13.

a) Os grupos das gimnospermas e das angiospermas. A estrutura que permite o encontro de gametas é o tubo polínico.

b) Nas briófitas, o transporte de água é lento, de célula em célula, o que limita seu tamanho. Nas pteridófitas, a presença de vasos condutores possibilita uma reposição rápida da água perdida pela planta, permitindo um maior porte.

14. C 15. E 16. E 17.

a) A curva II representa a transpiração e a curva I, a absorção de água. b) As folhas perdem água para a atmosfera por meio da transpiração; isso leva ao transporte de água

pelo xilema desde a raiz, que tem como consequência a absorção de água do solo.

c)

18.

a) O tecido responsável pela condução de seiva bruta é o lenho ou xilema (2). b) O tecido responsável pela condução de seiva elaborada é o líber ou floema (1). c) O tecido constituído por células mortas, principalmente, das quais restam apenas as paredes celulares

é o lenho ou xilema. Obs.: o lenho contém células vivas (parênquima lenhoso) e células mortas (vasos lenhosos) (2).

d) O tecido responsável pela formação dos pêlos absorventes da raiz é a epiderme (5). Os pêlos absorventes são prolongamentos celulares que se formam nas células epidérmicas da raiz (entre a zona lisa ou meristemática e as raízes secundárias).

19. A 20. B 21. C 22. E 23.

a) Devido à universalidade do código genético. b) Não. As bactérias não apresentam o equipamento proteico para a remoção dos íntrons, isto é, das

regiões não codificantes do DNA (splicing). 24

a) Mitocôndria. b) Esse organoide possui DNA, capacidade de auto - duplicação e ribossomos.

25. E 26. A 27. D 28. B 29. B 30. B 31. E 32. A 33. D

Biologia – Fabrício

20

34. a) • Plantas – produtores;

• Gafanhotos – consumidores primários (C1); • Pássaros – consumidores secundários (C2); • Gaviões – consumidores terciários (C3).

b) Se muitos gaviões imigrarem para esse campo, aumentará a predação sobre os pássaros. Assim, vai aumentar o número de gafanhotos (sem a predação dos pássaros). O aumento do número de gafanhotos provocará um declínio da população de plantas (poderá ocorrer uma devastação na população de produtores).

c) A forma inorgânica do carbono citado na pergunta corresponde ao CO2 . Este carbono é absorvido no processo fotossintético dos produtores e incorporado sob a forma de compostos orgânicos (proteínas, carboidratos, lipídeos). Estes compostos orgânicos passam através da cadeia alimentar, por C1 , C2 e chegam aos gaviões sob a forma de alimento. A digestão das proteínas no gavião libera aminoácidos, os quais são absorvidos pela circulação e levados às células. Nestas, o código genético do gavião se encarrega de orientar a formação de suas proteínas.

d) Há três tipos de bactérias que são importantes na introdução do nitrogênio nessa cadeia alimentar: • bactérias fixadoras das raízes de leguminosas, que absorvem nitrogênio (N ) 2 do ar, produzem amônia e a cedem às plantas. • bactérias decompositoras (do solo): decompõem a matéria orgânica (animal e vegetal), liberando amônia para o solo. • bactérias nitrificantes : transformam a amônia em nitritos e nitratos. Estes constituem a principal forma absorvida pelas plantas. Uma vez nas plantas, o nitrogênio é incorporado às moléculas orgânicas e segue para os demais níveis tróficos.

35.

a) Essa associação é benéfica para as cigarrinhas, de acordo com os gráficos I e II. b) Essa associação é benéfica às plantas. Sem a associação entre formigas e cigarrinhas, um maior

número de plantas sofre maior dano foliar (superior a 50%), de acordo com o gráfico III. 36.

a) O estágio X. b) Em X, pois a maior variedade de nichos é resultado da maior biodiversidade. c) Em X as taxas de respiração (liberação de CO2) e de fotossíntese (incorporação do carbono)

praticamente se equivalem, já em Y a taxa de fotossíntese é maior que a de respiração. 37.

a) A casca do ovo e a bolsa amniótica são anexos embrionários com a função de proteger o embrião contra desidratação (desenvolvimento embrionário terrestre).

b) Nas angiospermas, o endosperma (3n) possui, assim como o saco vitelínico, a função de armazenamento de nutrientes para o embrião em desenvolvimento.

38. E 39. D 40.

a) 7 e 8 b) 4 e 8 c) 3 d) 6

41.

a)

b) De acordo com os dados do quadro acima tem-se:

Tubo 1 - haverá digestão das proteínas, pois o pH 2 é ideal para a ação da pepsina. Tubos 2 e 4 – não haverá digestão, pois não há enzima (tubos controles). Tubo 3 – não haverá digestão, pois o pH 8 não é ideal para a ação da pepsina.

c) A pepsina atua no estômago e a tripsina, no intestino delgado.

Exercícios Complementares

21

42.

a)

b) Os hormônios são o luteinizante (LH) e o folículo-estimulante (FSH).

43.

a) A. Ciclo ovariano

B. Ciclo uterino: desenvolvimento do endométrio

b) C. Hormônios hipofisários

c) Na gravidez, os hormônios FSH e LH têm suas concentrações reduzidas a níveis mínimos, devido à

inibição de sua secreção. 44. C 45.

a) Os mamíferos dos dois grupos excretam, principalmente, a ureia. b) A concentração de ureia é maior nos mamíferos carnívoros estritos, devido à ingestão de maior

quantidade de proteínas. 46. B 47. B 48.

a) Veia pulmonar — capilares da circulação sistêmica — artéria pulmonar. Veia pulmonar: conduz sangue rico em oxigênio (arterial) dos pulmões ao coração. Capilares da circulação sistêmica: distribuem o oxigênio aos tecidos, empobrecendo-se gradualmente desse gás. Artéria pulmonar: conduz sangue pobre em oxigênio (sangue venoso) do coração aos pulmões.

b) A maior parte do CO2 restante é transportada pelo plasma, sob a forma do íon bicarbonato (3

HCO ); o que sobra é transportado combinado à hemoglobina.

49. D 50.

a) Ambos apresentam genótipo IAi

b) A probabilidade é de 6

1

Biologia – Fabrício

22

51. a) D

GDG

dg XX :I.2 ;YX :1.I

b) YX II.2 ;XX :1.II DG

dg

DG

c) Os filhos 1,2,3 e 4 da geração III podem ser: YX:1.III DG (normal para duas características);

YX2.III dg (daltônico e deficiente em relação à enzima G6PD); YX:3.III D

g (visão normal e deficiente em

relação a enzima G6PD) e YX:4.III dG (apenas daltônico)

d) Durante a gametogênese materna, ocorreu permutação (crossing-over) entre os cromossomos X, formando quatro tipos distintos de gametas, a saber: d

gDG X;X (parentais) e d

GDg X;X (recombinates ou

gametas que sofreram crossing-over). 52. C 53.

a) Algas pluricelulares, briófi tas, pteridófi tas e gimnospermas. b) Os cloroplastos devem ter surgido depois do ponto I. c) Os mecanismos de trocas gasosas existentes nos animais, a partir do ponto III, são: branquial,

cutânea e pulmonar. 54. A 55. C 56.

a) Staphylococcus resiste à escassez de água e sobrevive em condições aeróbias e anaeróbias; pode sobreviver em todos os ambientes citados.

b) Dos órgãos citados, é mais provável encontrar Helicobacter no estômago (que apresenta pH em torno

de 2) e Escherichia no intestino grosso (pH próximo de 7). Enterococcus pode ser encontrado em parte do duodeno (sujeito a uma mudança de pH de ácido para básico).

57. C 58. D 59. B 60.

a) Não, porque em anelídeos e artrópodes o blastóporo origina a boca (protostômios), enquanto que nos cordados o blastóporo origina o ânus e a boca forma-se posteriormente (deuterostômios).

b) Não. Nos artrópodes adultos o exoesqueleto quitinoso impede a mudança de forma dos metâmeros, pois atua como uma barreira física (mecânica e rígida).

61. C 62. B 63. E 64. B 65. D