335$ 3urjudpdgh3uhyhqomrgh5lvfrv$pelhqwdlv

37
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais 2021 / 2022 Empresa: Pet Center Comércio e Participações S.A. - São José dos Campos Validade: 18/01/2021 a 17/01/2022 Revisão: 00001.0 Esse documento pode ser validado através do QRCode abaixo ou acessando o link https://www.vidacare.com.br/info/vc.asp?v=ZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA Pet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16 São José dos Campos

Upload: others

Post on 18-Mar-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais 2021 / 2022

Empresa: Pet Center Comércio e Participações S.A. - São José dos Campos Validade: 18/01/2021 a 17/01/2022 Revisão: 00001.0

Esse documento pode ser validado através do QRCode abaixo ou acessando o link https://www.vidacare.com.br/info/vc.asp?v=ZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS

1. DA EMPRESARazão SocialPet Center Comércio e Participações S.A.EndereçoAV JORGE ZARUR, 100 - LOJA 1373 EXTRA S.J.C COLINAS LUC 1001 - VILA EMA - São José dos Campos - SPCNPJ18.328.118/0068-16

CNAE Principal47.89-0 - Comércio varejista de outros produtos novos não especificados anteriormente

CNAE Secundária47.81-4 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios

Grau de Risco1

Homens Mulheres Menores Total de Funcionários4 16 0 20

ObservaçõesO local onde são desenvolvidas as atividades possuem as seguintes características:

CENTRO ESTÉTICO: Piso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 3,50 metros. Ventilaçãoartificial por meio de equipamentos condicionadores de ar. Iluminação natural e artificial por meio de lâmpadas de fluorescentes.

CONSULTÓRIO VETERINÁRIO: Piso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 3,00 metros.Ventilação artificial por meio de equipamentos condicionadores de ar. Iluminação artificial por meio de lâmpadas de fluorescentes.

ADMINISTRATIVO: Piso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 3,50 metros. Ventilaçãoartificial por meio de equipamentos condicionadores de ar. Iluminação artificial por meio de lâmpadas de fluorescentes.

LOJA: Piso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 7,00 metros. Ventilação natural eartificial por meio de equipamentos condicionadores de ar. Iluminação natural e artificial por meio de lâmpadas fluorescentes.

2. INTRODUÇÃO A Portaria nº25, de 29 de dezembro de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE aprovou o texto da Norma Regulamentadora 9, queestabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores comoempregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob responsabilidade do empregador, com aparticipação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependente das características dos riscos e das necessidades de controle.

O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dostrabalhadores, devendo estar articulado com o dispositivo nas demais NR, especialmente com o Programa de Controle Medico de SaúdeOcupacional – PCMSO previsto na NR-7.

A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança eem Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto naNR-9.

3. OBJETIVOS

O objetivo deste programa é a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação econsequentemente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração aproteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Baseia-se na avaliação das atividades desenvolvidas pelos empregados no exercício de suas funções, identificando possíveis exposições a agentesnocivos, com potencialidade de causar prejuízo a saúde ou à integridade física, em conformidade com os parâmetros estabelecidos na legislaçãovigente, e realizadas através de inspeções nos locais de trabalho.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 2 de 37

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os agentes ambientais que possam causar risco a saúde dos trabalhadores;realizar monitoramentos periódicos da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho;Manter sob controle todos os agentes ambientais com adoção de medidas de controle;Preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

4. DEFINIÇÕES

4.1 AGENTES NOCIVOS

Entende-se por agentes nocivos aqueles que possam trazer ou ocasionar danos à saúde ou integridade física do trabalhador nos ambientes detrabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição.

4.2 RISCOS AMBIENTAIS

Consideram-se riscos ambientais, os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza,concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. 4.2.1 AGENTES FÍSICOS

Consideram-se Agentes Físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressõesanormais, temperaturas externas, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, bem como infrassom e ou ultrassom.

4.2.2 AGENTES QUÍMICOS

Consideram-se Agentes Químicos, as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas depoeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza de atividades de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelosorganismos através da pele ou por ingestão.

4.2.3 AGENTES BIOLÓGICOS

Consideram-se Agentes Biológicos, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

4.3 GRUPOS HOMOGÊNEOS DE EXPOSIÇÃO (GHEs)

Considera-se Grupo Homogêneo de Exposição, um grupo de trabalhadores que experimentam exposições semelhantes de forma que, o resultadofornecido pela avaliação de exposição de qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmogrupo. 4.4 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Consideram-se Equipamentos de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado aproteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 4.5 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA

Considera-se Equipamento de Proteção Coletiva todo equipamento ou sistema de âmbito coletivo, destinado a preservação da integridade física eda saúde dos trabalhadores.

4.6 LIMITE DE TOLERÂNCIA

Limite de Tolerância é a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que nãocausará dano à saúde do trabalhador, durante sua vida laboral.

4.7 NÍVEL DE AÇÃO

Nível de ação é o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentesambientais ultrapassem os limites de exposição.

Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme determina a NR-9.

a. Para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional adotados pela legislação vigente;b. Para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%) conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I.

5. DIRETRIZES DE ELABORAÇÃO DO PPRA

5.1 ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DO PPRA

O documento-base foi elaborado conforme exigência da norma, com a seguinte estrutura:

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 3 de 37

a. Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;b. Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;c. Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

O PPRA inclui as seguintes etapas:

a. Antecipação e reconhecimento dos riscos;b. Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;c. Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;d. Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;e. Monitoramento da exposição aos riscos;f. Registro e divulgação dos dados.

5.1.1 ANTECIPAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS Esta etapa envolve a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho ou modificação dos já existentes, visandoidentificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação. 5.1.2 Reconhecimento dos Riscos Ambientais

O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis: a sua identificação; a determinação e a localização daspossíveis fontes geradora; a identificação das possíveis trajetórias, e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho; a identificaçãodas funções e determinação de numero de trabalhadores expostos; a caracterização das atividades e do tipo de exposição; a obtenção de dadosexistentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; os possíveis danos à saúde relacionados aosriscos identificados, disponíveis na literatura técnica; e a descrição das medidas de controle já existentes.

5.1.3 AVALIAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS Avaliação quantitativa ocorrerá sempre que necessária para:

a. Comprovar o controle da exposição ou inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento;b. Dimensionar a exposição dos trabalhadores;c. Subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

ESTRUTURA DO PPRA

5.1.4 CONTROLE DOS RISCOS AMBIENTAIS E AVALIAÇÃO DE SUA EFICÁCIA

Envolve a adoção de medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais sempre que foremverificadas uma ou mais das seguintes situações:

a. Identificação, na fase de antecipação, de risco potencial à saúde;b. Constatação, na fase de reconhecimento, de risco evidente à saúde;c. Quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR – 15

ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH – American Conference Of Govemmental IndustrialHigyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critériostécnicos-legais estabelecidos;

d. Quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo casual entre danos observados na saúde dos trabalhadores e asituação de trabalho a que eles ficam expostos.

As medidas de controle a serem implantadas obedecerão a seguinte ordem hierárquica:

a. Medidas de controle coletivo;b. Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;c. Utilização de equipamento de proteção individual.

O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva obedecerão à seguinte hierarquia:

a. Medidas que eliminam ou reduzem a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;b. Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;c. Medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

A implantação de medidas de caráter coletivo será acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a suaeficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.

5.1.5 MONITORAMENTO DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS

O monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle, envolve uma avaliação sistêmica e repetitiva da exposição a um dadorisco, visando à introdução ou modificação das medidas de controle, sempre que necessário.

5.1.6 REGISTRO E DIVULGAÇÃO DE DADOS

O empregador ou instituição manterá um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 4 de 37

desenvolvimento do PPRA, por um período mínimo de 20 anos. O registro de dados estará sempre disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes.

Os trabalhadores interessados terão o direito de apresentar propostas e receber informações e orientações a fim de assegurar a proteção aos riscosambientais identificados na execução do PPRA.

Os empregadores informarão os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais detrabalho sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.

5.2 INTEGRAÇÃO COM A CIPA

O documento-base e suas alterações e complementações serão apresentados e discutidos na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com aNR-5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta comissão.

6. DEFINIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES

6.1 DO EMPREGADOR

a. Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa;b. Informar os trabalhadores sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para

prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos;c. Oferecer um ambiente de trabalho seguro;d. Cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;e. Manter o documento-base disponível ao acesso das autoridades competentes.

6.2 DOS TRABALHADORES

a. Colaborar e participar na implantação e execução do PPRA;b. Seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;c. Informar ao superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos a saúde dos trabalhadores.

6.3 DA EQUIPE DE SUPERVISÃO DA EMPRESA

a. Assegurar permanentemente que as atividades associadas à empresa sejam realizadas com elevados padrões de segurança;b. Exigir que seus subordinados executem as tarefas atendendo aos requisitos de segurança, propondo soluções de eliminação ou minimização

dos riscos potenciais;c. Orientar a execução das tarefas com segurança, mantendo os equipamentos, ferramentas e instalações em bom estado de conservação;d. Certificar-se que suas equipes de trabalho utilizem todos os equipamentos de proteção individual requeridos para suas atividades.

6.4 DA EQUIPE DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

a. Assessorar as gerencias na elaboração de diretrizes, indicadores e procedimentos aplicáveis de Segurança do Trabalho e SaúdeOcupacional, bem como orientar e zelar pelo cumprimento destas;

b. Executar inspeções periódicas em todas as áreas da empresa, com finalidade de identificar irregularidades a condições inseguras de trabalhoe recomendar medidas de prevenção e correção, quando necessárias;

c. Orientar e assessorar todos os empregados quanto às suas obrigações legais relativas à prevenção de acidentes;d. Identificar os riscos ambientais e propor medidas de controle e/ou eliminação;e. Manter as gerencias informadas sobre a ocorrência de qualquer acidente envolvendo pessoas e/ou equipamentos nas suas áreas de

responsabilidade;f. Ministrar treinamento aos empregados da empresa, com finalidade de prover nível de conhecimento que possibilite a exceção dos trabalhos

nos padrões definidos pela Área de Segurança do Trabalho;g. Promover, proteger e recuperar a saúde dos empregados, coordenando a aplicação de técnicas e métodos específicos na prevenção das

doenças profissionais;h. Atuar na avaliação de locais e processos de trabalho que possam oferecer riscos à integridade física e psíquica dos empregados,

recomendando as correções necessárias;i. Elaborar programas, campanhas e planos de ação para melhorar as condições de saúde dos empregados.

7. ANALISE GLOBAL DO PPRA

Será efetuada, sempre que necessário, e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento erealização dos ajustes e estabelecimento de novas metas e prioridades.

8. CRONOGRAMA DE METAS

O cronograma indicará claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e cumprimento das metas do PPRA.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 5 de 37

9. CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIA DO RISCO

Para efeito deste documento, adotamos a classificação de riscos American Industrial Hygiene Association - AIHA

CLASSIFICAÇÃO DO RISCO CATEGORIA SIGNIFICADO

GRADUAÇÃO DA EXPOSIÇÃO GRADUAÇÃO DOS EFEITOS À SAÚDE

0 Desprezível Não há exposição. Não há contato com oagente.

Efeitos reversíveis e pequenos que seoriginam do desconhecimento ou da

suspeita dos efeitos adversos a saúde.

1 Baixo Eventual contato com o agente a baixaconcentração ou intensidade. Efeitos reversíveis á saúde

2 ModeradoFrequente contato com o agente a baixa

concentração/intensidade e eventualcontato com o agente a baixa

concentração/intensidade.

Efeitos severos e reversíveis á saúde.

3 Alto ou sério Frequente contato com o agente a altaconcentração/intensidade. Efeitos irreversíveis á saúde.

4 Muito alto oucrítico

Frequente contato com o agente a muitoalta concentração/intensidade.

Ameaça a vida, efeito incapacitante oudoença.

10. Planejamento e Coordenação A organização e execução desse PPRA foram coordenadas pela administração da empresa, que auxiliou nas etapas de planejamento, antecipação ereconhecimento dos riscos e elaboração do documento base, bem como na análise da adequação das medidas de controle administrativas e deengenharia adotadas para cada situação de risco. 10.1 Desenvolvimento do PPRA

A análise preliminar para antecipação e reconhecimento de riscos ambientais foi conduzida através de trabalho de campo, em todos os postos detrabalho e contou com a participação de gerencia e funcionários. 10.1.1 DADOS DA AVALIAÇÃO

No dia 18/12/2020 foram realizadas avaliações qualitativas e quantitativas dos agentes físicos, químicos e biológicos existentes em cada posto detrabalho. A metodologia e os equipamentos empregados então abaixo descritos.

PERITO E ACOMPANHANTE DA EMPRESA TÉCNICO RESPONSÁVEL: PAULO ROGERIO VIEIRA MARQUES RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA NA LOCALIDADE: Responsável não Informado, Função não Informada e Departamento Não InformadoDETALHES AVALIAÇÃO

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 6 de 37

10.1.2 RELAÇÃO DE DEPARTAMENTO/CARGO/DESCRIÇÃO

DEPARTAMENTO CARGO DESCRIÇÃO

Loja Gerente de Loja

Garantir a entrega dos resultados operacionais (Perdas,faturamento e rol) esperados para sua loja, medianteexecução e controle de todos os seus processosoperacionais (Check list e nps), segundo as diretrizesestabelecidas pelo departamento de operações através daelaboração e execução de planos de ação adequados.Contribuir para a motivação da equipe de loja por meio damanutenção de um ambiente de trabalho positivo, segundoos valores da empresa. Assegurar a excelência noatendimento aos clientes da loja, por meio de treinamentoconstante das equipes de trabalho/Manter o time de lojainformado e alinhado com as metas operacionais da loja, pormeio da realização de reuniões diárias com a equipe.Contribuir para a formação de sua equipe de loja, como líderservidor, trazendo informação e inovação, através detreinamentos técnicos e específicos do segmento pet.Assegurar a baixa rotatividade de pessoal de sua loja, pormeio de um bom processo de seleção, contratação depessoas que sejam aderentes ao perfil da cia e retenção depessoas. Zelar pelo patrimônio da empresa nas lojas pormeio da orientação constante da equipe quanto a utilizaçãodos bens da empresa. Realizar feedbacks para seuscolaboradores, por meio de acompanhamento diário de suaperformance. Garantir que os processos administrativossejam executados nos prazos estabelecidos por meio doacompanhamento das atividades diariamente. Garantir que aabertura e o fechamento da loja seja concretizado segundoos procedimentos estabelecidos por meio da capacitaçãodas equipes responsáveis e acompanhamento dasatividades. Contribuir com a integração das áreas deserviços e produtos por meio do acompanhamento, visitasaos setores técnicos e diálogo constante.

Negocios Veterinarios Médico(a) Veterinário

Cumprir com a qualidade no atendimento técnico, Assegurarque o paciente encontra-se em condições favoráveis e quefoi devidamente assistido, solicitar exames complementarespara aperfeiçoar o diagnóstico, esclarecer o cliente de todaspossíveis dúvidas e ou novas orientações seja de manejo,bem estar, prescrição ou qualquer fator relacionado a áreatécnica, trabalhar em equipe para que haja uma troca deplantão harmoniosa e convívio favorável, respeitar as normasestabelecidas pela gerencia técnica, vigilância e CRMV,participar da rotina de internação.

Loja Atendente Jr 1

Responsável pela excelência no atendimento ao cliente epela execução das rotinas operacionais da loja, visandogarantir o encantamento do cliente, criando valor em suainteração com animais de estimação, e criando referênciapara a empresa em seu segmento de atuação.

Limpeza Auxiliar de Limpeza Jr 1Responsável pela limpeza e conservação das instalações daloja, visando garantir a higiene e bem estar dos clientesexternos e internos da loja.

Loja Operador(a) de Caixa Jr 1

Responsável pela correta venda de produtos da loja noscaixas, por meio de um atendimento ao cliente excelente eágil, visando garantir seu pleno encantamento e criando valorem sua interação com os apaixonados por animais deestimação.

Loja Supervisor(a) de Loja Jr 1

Responsável pela supervisão da equipe operacional da loja,visando garantir a excelência no atendimento aos clientesexternos e internos, bem como contribuir para a entrega dosresultados operacionais esperados pela empresa para sualoja.

Loja ASSIS ADM JR 1 Executar o fechamento financeiro diário da loja por meio dosprocessos estipulados pela área de tesouraria. Executar aclassificação de nfs de entrada de fornecedores diretos e docd por meio da utilização do sistema integrado. Executar asjustificativas de ponto eletrônico diariamente, por meio dautilização do sistema integrado e sob supervisão gerencial.Executar os pedidos de consumo da loja, uniformes e epi por

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 7 de 37

meio do sistema integrado e/Ou e-Mail, bem como controlarseu estoque e a entrega adequadamente e sob supervisãogerencial. Apoiar o trabalho do gerente da loja, através dacompilação de dados em documentos e planilhas. Garantir ocorreto envio de informações e documentos doscolaboradores das lojas para a área de recursos humanospor meio de triagem e confirmação. Executar os processosde troca e devoluções de produtos a clientes, por meio doacesso ao sistema integrado, bem como outras orientaçõesde pós venda necessárias ao bom atendimento ao cliente.

Aprendiz Aprendiz Varejo

Auxiliar os profissionais do setor de atuação; Auxiliar a áreanos processos da unidade quanto a organização eatendimento; Atender demanda diária conforme orientaçãodo superior imediato.

Centro de Estética Esteticista 1

Organizar o ambiente de trabalho, por meio da vistoria docentro de estética e separação dos equipamentos deproteção individual; Verificar a agenda do dia, por meio dachecagem no sistema para identificar a programação detrabalho; Realizar a avaliação do animal, por meio daobservação de cada necessidade, e preenchimento do checklist, e informar ao cliente os serviços que precisam sercontratados, e quando houver necessidade, disponibilizartermo de responsabilidade para assinatura de acordo com asespecialidades; Realizar o banho de cães, gatos demaisanimais atendidos, por meio da utilização dos produtos eprocedimentos adequados de cada pet; Realizar o processode secagem, escovação e finalização do pet, utilizando osutensílios e equipamentos corretamente, e de acordo com aorientação do cliente, quando houver; Realizar a tosahigiênica, desembolo e hidratações, quando contratados pelocliente, através dos instrumentos disponibilizados no centrode estética.

Centro de Estética Esteticista 2

Organizar o ambiente de trabalho, por meio da vistoria docentro de estética e separação dos equipamentos deproteção individual; Verificar a agenda do dia, por meio dachecagem no sistema para identificar a programação detrabalho; Realizar a avaliação do animal, por meio daobservação de cada necessidade, e preenchimento do checklist, e informar ao cliente os serviços que precisam sercontratados, e quando houver necessidade, disponibilizartermo de responsabilidade para assinatura de acordo com asespecialidades; Realizar o banho de cães, gatos demaisanimais atendidos, por meio da utilização dos produtos eprocedimentos adequados de cada pet; Realizar o processode secagem, escovação e finalização do pet, utilizando osutensílios e equipamentos corretamente, e de acordo com aorientação do cliente, quando houver; Realizar a tosahigiênica, desembolo e hidratações, quando contratados pelocliente, através dos instrumentos disponibilizados no centrode estética.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 8 de 37

10.1.3 AMBIENTES DE TRABALHO (GHE/GES)

NOME DEPARTAMENTOS FUNÇÕES TOTAL

GHE 01 - Loja / Administrativo

Aprendiz Aprendiz Varejo 1

Loja

ASSIS ADM JR 1 1Atendente Jr 1 6

Gerente de Loja 1Operador(a) de Caixa Jr 1 4Supervisor(a) de Loja Jr 1 1

GHE 02 - Centro de Estética Centro de Estética Esteticista 1 3Esteticista 2 1

GHE 03 - Negócios Veterinários Negocios Veterinarios Médico(a) Veterinário 1GHE 04 - Limpeza Limpeza Auxiliar de Limpeza Jr 1 1

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 9 de 37

10.2 METODOLOGIA 10.2.1 AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO

Procedimentos de avaliação da exposição ocupacional ao ruído são estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional da FUNDACENTRO – NormaNHO 01 e na NR-15, anexos 1 e 2. Estes procedimentos determinam a dose equivalente de ruído recebida pelo trabalhador exposto, adequadas aosparâmetros escolhidos.

A avaliação ocupacional constante na NR-15, anexos 01 e 02 e na NR-09 item 9.3.6.2, define que a prevenção deve ser realizada a partir do nível deação. Ou seja, quando a dose de ruído for maior que 0,5 ou 80 dB(A).

10.2.1.1 LIMITES PARA O NÍVEL DE RUÍDO EM dB(A)

A NR-15 define como ruído contínuo ou intermitente aquele que não seja de impacto. No anexo 01, o nível de ruído em dB(A) e o tempo máximodiário permitido de exposição conforme a tabela 01 a seguir:

TABELA 1

NÍVEL DE RUÍDO dB(A)

ESTRUTURA DO PPRA

Nível de Ruído

dB(A)Máxima Exposição

Diária Permissível

85 8 horas86 7 horas87 6 horas88 5 horas89 4 horas e 30 minutos90 4 horas91 3 horas e 30 minutos92 3 horas93 2 horas e 40 minutos94 2 horas e 15 minutos95 2 horas96 1 hora e 45 minutos98 1 hora e 15 minutos100 1 hora102 45 minutos104 35 minutos105 25 minutos106 25 minutos108 20 minutos110 15 minutos112 10 minutos114 8 minutos115 7 minutos

OBS: Não é permitida a exposição a níveis de ruído superior a 115 decibéis para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

10.2.1.2 METODOLOGIA EMPREGADA

Nos locais onde os trabalhadores ficam expostos ao agente ruído foi realizada avaliação pontual com equipamento Medidor de pressão sonora,fabricado pela Instrutherm, Modelo THDL 400, Número de série 150227013166, com certificado de calibração 257/2020. 10.2.2 AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A AGENTES BIOLÓGICOS

Avaliação qualitativa observando as atividades descritas no Anexo 14 da NR-15 da Portaria 3.214/78 do Mtb.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 10 de 37

Trabalho ou operações, em contato permanente com:

pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados;carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose,brucelose, tuberculose);esgotos (galerias e tanques); elixo urbano (coleta e industrialização).

Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em:

hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados dasaúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso dessespacientes, não previamente esterilizados);hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenasao pessoal que tenha contato com tais animais);contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos;laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico);gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico);cemitérios (exumação de corpos);estábulos e cavalariças; eresíduos de animais deteriorados.

10.2.2.1 METODOLOGIA EMPREGADA

Nos locais onde os trabalhadores ficam expostos a agentes biológicos foram realizadas avaliações qualitativas.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 11 de 37

10.3 QUADRO DE ANTECIPAÇÃO E RECONHECIMENTO DE RISCOS

A avaliação de campo preliminar, visando identificar riscos potenciais, observando as instalações, métodos e processos de trabalho, indicou apresença dos agentes físicos, químicos e biológicos identificados nos quadros de antecipação e reconhecimento de riscos abaixo.

GHE 01 - Loja / AdministrativoDEPARTAMENTOS FUNÇÕES EXPOSTOS

Aprendiz Aprendiz Varejo 1

Loja

ASSIS ADM JR 1 1Atendente Jr 1 6

Gerente de Loja 1Operador(a) de Caixa Jr 1 4Supervisor(a) de Loja Jr 1 1

Descrição do Ambiente de TrabalhoPiso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 7,00 metros. Ventilação natural e artificial por

meio de equipamentos condicionadores de ar. Iluminação natural e artificial por meio de lâmpadas fluorescentes.Máquinas e Equipamentos

Balcão de atendimento, computador e telefone.

Jornada de Trabalho

8 horas

AVALIAÇÕES AMBIENTAIS

AUSÊNCIA DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS

OUTROS RISCOS RELEVANTES (ACIDENTES E ERGONÔMICOS)

Atividades Medidas de Controle/Observações

Risco de queda por desnível Sinalizar locais onde há risco de quedas

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 12 de 37

GHE 02 - Centro de Estética

DEPARTAMENTOS FUNÇÕES EXPOSTOS

Centro de EstéticaEsteticista 1 3Esteticista 2 1

Descrição do Ambiente de TrabalhoPiso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 3,50 metros. Ventilação artificial por meio de

equipamentos condicionadores de ar. Iluminação natural e artificial por meio de lâmpadas de fluorescentes.Máquinas e Equipamentos

Secador, soprador, bancadas.

Jornada de Trabalho

8 horas

AVALIAÇÕES AMBIENTAIS

FÍSICOS

Agente Ruído contínuo ou Intermitente

Fonte Geradora/Ocorrência Secador e soprador / Atividade de Banho e Secagem dos Animais.

Trajetória/Meios de Propagação Via Aérea

Classificação de Risco 1

Caracterização da Exposição Intermitente

Resultado da Avaliação 81 dB(A)

Técnica Utilizada Pontual

Limite de Tolerância 85 dB(A)

Possíveis Danos à SaúdePerda auditiva; hipertensão arterial; fadiga; perda de memória; diminuição da atenção e

concentração; irritabilidade; alteração do ritmo cardíaco; dilatação pupilar; vertigem;transtornos no sono; ansiedade; estresse; diminuição do peristaltismo intestinal

Dados Existentes na Empresa, Indicativos de PossívelComprometimento da Saúde Decorrente do Trabalho ou

Alteração da Qualidade do Meio AmbienteNão há registro

Medidas de Controle já Existentes Protetor Auditivo Tipo Concha (CA: 07166)

Medidas de Controle Recomendadas Monitoramento, treinamento quanto ao uso dos EPI's

BIOLÓGICOS

Agente Bacilos, Bactérias, Fungos, Parasitas, Protozoários e Vírus

Fonte Geradora/Ocorrência Atividades laborais envolvendo cuidado dos animais.

Trajetória/Meios de Propagação Via respiratória/contato dermal

Classificação de Risco 1

Caracterização da Exposição Eventual

Resultado da Avaliação Avaliação Qualitativa

Técnica Utilizada Avaliação Qualitativa

Limite de Tolerância Avaliação Qualitativa

Possíveis Danos à Saúde Infecções

Dados Existentes na Empresa, Indicativos de PossívelComprometimento da Saúde Decorrente do Trabalho ou

Alteração da Qualidade do Meio AmbienteNão há registro

Medidas de Controle já Existentes Máscara descartável (CA: 8356) Luva para procedimentos não Cirúrgicos (CA: 27785)

Medidas de Controle Recomendadas Monitoramento, treinamento quanto ao uso dos EPI's

Ê Í

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 13 de 37

AUSÊNCIA DE RISCOS QUÍMICOSOUTROS RISCOS RELEVANTES (ACIDENTES E ERGONÔMICOS)

Atividades Medidas de Controle/Observações

Levantamento e transporte manual de cargas ou volumes Treinamentos ergonômicos específicos. Elaboração de AET (Análise Ergonômica doTrabalho)

Animais domésticos/Risco a acidentes de ataque EPI's e o animal tratado sempre utilizar a focinheira.

Risco de queda por desnível Sinalizar locais onde há risco de quedas

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 14 de 37

GHE 03 - Negócios Veterinários

DEPARTAMENTOS FUNÇÕES EXPOSTOS

Negocios Veterinarios Médico(a) Veterinário 1

Descrição do Ambiente de TrabalhoPiso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 3,00 metros. Ventilação artificial por meio de

equipamentos condicionadores de ar. Iluminação artificial por meio de lâmpadas de fluorescentes.Máquinas e Equipamentos

Ferramentas Cirúrgicas Manuais, Tesouras, Pinças, Bisturis entre outros Instrumentais Cirúrgicos

Jornada de Trabalho

8 horas

AVALIAÇÕES AMBIENTAIS

BIOLÓGICOS

Agente Bacilos, Bactérias, Fungos, Parasitas, Protozoários e Vírus

Fonte Geradora/Ocorrência Atividade laborais envolvendo cuidado dos animais

Trajetória/Meios de Propagação Via respiratória/contato dermal

Classificação de Risco 1

Caracterização da Exposição Habitual

Resultado da Avaliação Avaliação Qualitativa

Técnica Utilizada Avaliação Qualitativa

Limite de Tolerância Avaliação Qualitativa

Possíveis Danos à Saúde Infecções

Dados Existentes na Empresa, Indicativos de PossívelComprometimento da Saúde Decorrente do Trabalho ou

Alteração da Qualidade do Meio AmbienteNão há registro

Medidas de Controle já Existentes Luva para procedimentos não Cirúrgicos (CA: 27785) Máscara descartável (CA: 8356)

Medidas de Controle Recomendadas Monitoramento, treinamento quanto ao uso dos EPI's

AUSÊNCIA DE RISCOS FÍSICOS E QUÍMICOS

OUTROS RISCOS RELEVANTES (ACIDENTES E ERGONÔMICOS)

Atividades Medidas de Controle/Observações

Levantamento e transporte manual de cargas ou volumes Treinamentos ergonômicos específicos. Elaboração de AET (Análise Ergonômica doTrabalho)

Animais domésticos/Risco a acidentes de ataque EPI's e o animal tratado sempre utilizar a focinheira.

Risco de queda por desnível Sinalizar locais onde há risco de quedas

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 15 de 37

GHE 04 - Limpeza

DEPARTAMENTOS FUNÇÕES EXPOSTOS

Limpeza Auxiliar de Limpeza Jr 1 1

Descrição do Ambiente de TrabalhoPiso revestido em cerâmica. Cobertura em laje com Forro de Gesso. Pé direito de aproximadamente 7,00 metros. Ventilação natural e artificial por

meio de equipamentos condicionadores de ar. Iluminação natural e artificial por meio de lâmpadas fluorescentes.Máquinas e Equipamentos

Carrinho de limpeza, vassoura, produtos de limpeza domésticos

Jornada de Trabalho

8 horas

AVALIAÇÕES AMBIENTAIS

BIOLÓGICOS

Agente Bacilos, Bactérias, Fungos, Parasitas, Protozoários e Vírus

Fonte Geradora/Ocorrência Limpeza e higienização de vasos sanitários

Trajetória/Meios de Propagação Contato Dermal

Classificação de Risco 1

Caracterização da Exposição Intermitente

Resultado da Avaliação Avaliação Qualitativa

Técnica Utilizada Avaliação Qualitativa

Limite de Tolerância Avaliação Qualitativa

Possíveis Danos à Saúde Infecções

Dados Existentes na Empresa, Indicativos de PossívelComprometimento da Saúde Decorrente do Trabalho ou

Alteração da Qualidade do Meio AmbienteNão há registro

Medidas de Controle já Existentes Luva de Latex (CA: 15532) Sapato Elástico sem Bico (CA: 29675)

Medidas de Controle Recomendadas Monitoramento, treinamento quanto ao uso dos EPI's

AUSÊNCIA DE RISCOS FÍSICOS E QUÍMICOS

OUTROS RISCOS RELEVANTES (ACIDENTES E ERGONÔMICOS)

Atividades Medidas de Controle/Observações

Risco de queda por desnível Sinalizar locais onde há risco de quedas

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 16 de 37

10.4 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)

Protetor Auditivo Tipo Concha - CA:07166 X - -Óculos de Segurança - CA:15649 X - -Luva de Latex - CA:15532 - - XAvental Branco - CA:21208 X - -Crocs - CA:27921 X - -Sapato Elástico sem Bico - CA:29675 - - XLuva para procedimentos não Cirúrgicos - CA:27785 X X -Máscara descartável - CA:8356 X X -

10.5 PLANEJAMENTO ANUAL

10.5.1 METAS

1. Implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambiemtais no Prazo previsto no Cronograma de ações;2. Realizar campanhas, treinamentos e palestras educativas com foco na segurança, saúde e meio ambiente de trabalho;3. Prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

10.5.2 PRIORIDADES

1. Fazer cumprir o cronograma de ações deste documento;2. Conscientizar os colaboradores a seguir as orientações recebidas nos treinamentos.

GH

E 0

2 -

Cen

tro

de

Esté

tica

GH

E 0

3 -

Neg

ócio

s V

eter

inár

ios

GH

E 0

4 -

Lim

pez

a

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 17 de 37

10.5.3 CRONOGRAMA DE AÇÕES

ITEM ATIVIDADES SETOR PRIORIDADE RESPONSÁVEL

CRONOGRAMAEXECUTADO

2021 2022

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN SIM NÃO

1Análise Global do

PPRA eAtualização do

Documento Base

Todos 1 ✔ ✔ ✔ ✔

2Apresentação do

PPRA para osfuncionários

Todos 1 ✔ ✔ ✔ ✔

3

Realizardiariamente a

higienização dolocal e dos

equipamentos,utilizar os EPIsadequados aorisco durante oatendimentoveterinário aoanimal doentee/ou infectado.

NegociosVeterinarios 1 ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔

4

Realizartreinamento deprocedimentos

corretosERGONÔMICOS.

Todos 1 ✔ ✔ ✔

5

Utilizar focinheiranos animais paraevitar acidentescausados por

mordidas.

Centro deEstética 1 ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔

6

Utilizar protetorauricular e

supervisionarquanto ao uso naárea operacional.Treinamentos de

uso econservação dos

mesmos.

Centro deEstética 1 ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔

10.6 ANÁLISE GLOBAL DO PPRA

Realizada análise dos levantamento contidos na última revisão do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, com a finalidade de verificar sehouve mudança nos riscos aos quais os colaboradores estão expostos.

11 CONCLUSÂO

Este documento contém as informações sobre a exposição ocupacional a que estão sujeitos os colaboradores do estabelecimento São José dosCampos

É responsabilidade da empresa Pet Center Comércio e Participações S.A. informar sobre quaisquer alterações no layout do estabelecimento,assim como nos métodos e processos de trabalho.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 18 de 37

12 RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO

São Paulo, 18 de Janeiro de 2021

_____________________________________________

PAULO ROGERIO VIEIRA MARQUES Técnico de Segurança do Trabalho

SSST/MTB n° 0060736 NIT 12677357897 Responsável pela elaboração

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 19 de 37

13 DOCUMENTAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PPRA

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 20 de 37

14 ENGENHEIRO RESPONSÁVEL PELO PPRA

_____________________________________________ Daniel Henrique de Oliveira

CREA n° 5063202064 NIT 1274331477-1

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 21 de 37

ANEXOS - CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO EQUIPAMENTO DE PRESSÃO SONORA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 22 de 37

ANEXOS - CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO EQUIPAMENTO DE PRESSÃO SONORA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 23 de 37

ANEXOS - CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO EQUIPAMENTO DE PRESSÃO SONORA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 24 de 37

ANEXOS - CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO EQUIPAMENTO DE PRESSÃO SONORA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 25 de 37

ANEXOS - CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO EQUIPAMENTO DE PRESSÃO SONORA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 26 de 37

ANEXOS - CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO EQUIPAMENTO DE PRESSÃO SONORA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 27 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 8.356 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 25/02/2022 Nº. do Processo: 46000.006803/2018-14Produto: NacionalEquipamento: RESPIRADOR PURIFICADOR DE AR TIPO PEÇA SEMIFACIAL FILTRANTE PARA PARTÍCULAS PFF1Descrição: Respirador purificador de ar tipo peça semifacial filtrante para partículas PFF1, classe S, sem válvula de exalação,confeccionada em quatro camadas, sendo: camada externa de fibra sintética de polipropileno; camada meio de fibra sintéticaestrutural; camada filtrante de fibra sintética com tratamento eletrostático; camada interna de fibra sintética de contato facial.Com tirantes de cabeça de elástico para sustentação da peça facial e tira metálica para ajuste sobre o septo nasal. ESTEEQUIPAMENTO DEVERÁ APRESENTAR O SELO DE MARCAÇÃO DO INMETRO.

Aprovado para: PROTEÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS DO USUÁRIO CONTRA POEIRAS E NÉVOAS (PFF1).Observação: I) EQUIPAMENTO CERTIFICADO JUNTO AO INMETRO COM BASE NA PORTARIA Nº 561, DE 23 DEDEZEMBRO DE 2014. II) Para a adequada utilização do equipamento de proteção respiratória, devem ser observadas asrecomendações da FUNDACENTRO contidas na publicação intitulada "Programa de Proteção Respiratória - recomendações,seleção e uso de respiradores", além do disposto nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. III)Verifique a manutenção da certificação junto ao INMETRO no link: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/busca.asp,utilizando como parâmetro de busca o CNPJ da empresa detentora do CA e a referência do EPI indicada no campo referênciadeste CA.

Marcação do CA: Na face externaReferências: 10.01Cores: AzulNormas técnicas: ABNT NBR 13698:2011Laudos:Nº. Laudo: Certificado de Conformidade nº BR31438002Laboratório: OCP: Bureau Veritas Certification - BVQI Empresa: KSN - PROTECAO RESPIRATORIA EIRELI

CNPJ: 68.176.544/0001-42 CNAE: 3292 - Fabricação de equipamentos e acessórios para segurança e proteção pessoal eprofissional

Endereço: ESTADOS UNIDOS 1300Bairro: JARDIM AMERICA CEP: 13324220Cidade: SALTO UF: SP

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 28 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 7.166 VÁLIDO

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 17/10/2023 Nº. do Processo: 46017.005352/2018-19Produto: NacionalEquipamento: PROTETOR AUDITIVODescrição: Protetor auditivo circum-auricular, constituído por conchas de material plástico, moldado anatomicamente. Concharevestida internamente de espuma e material plástico, sendo encaixada à borda uma almofada, igualmente de material plástico.Arco injetado em plástico flexível, revestido por uma almofada, também de material plástico, dispondo de recursos nasextremidades, que proporcionam a articulação das conchas, permitido adaptação adequada à cabeça e, sob pressão dos doisabafadores, aos respectivos pavilhões auriculares humanos.

Aprovado para: PROTEÇÃO DO SISTEMA AUDITIVO DO USUÁRIO CONTRA NÍVEIS DE PRESSÃO SONORASUPERIORES AO ESTABELECIDO NA NR 15, ANEXOS I E II, CONFORME TABELA DE ATENUAÇÃO ABAIXO.Marcação do CA: Na conchaReferências: ARSTamanhos: Único Cores: Preta; Amarela; Azul; Branca; VermelhaNormas técnicas: ANSI S12.6 - 2016 - Método BLaudos:Nº. Laudo: REAT-052-2018-ALaboratório: LAEPI - LABORATÓRIO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO NDIVIDUAL Empresa: AGENA INDUSTRIA DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO LTDA

CNPJ: 33.181.926/0001-80 CNAE: 3292 - Fabricação de equipamentos e acessórios para segurança e proteção pessoal eprofissional

Endereço: SARGENTO AQUINO 311Bairro: OLARIA CEP: 21021640Cidade: RIO DE JANEIRO UF: RJ

Tabela de AtenuaçãoFrequência (Hz): 125 250 500 1000 2000 3150 4000 6300 8000 NRRsfAtenuação db: 16 22 28 34 31 0 39 0 40 24Desvio Padrão: 4 5 3 3 3 0 4 0 3 0

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 29 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 10.464 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 01/11/2024 Nº. do Processo: 14021.103941/2019-89Produto: NacionalEquipamento: LUVA PARA PROTEÇÃO CONTRA AGENTES MECÂNICOSDescrição: Luva de segurança tricotada em quatro fios de algodão, pigmentos antiderrapantes de PVC na palma e face palmardos dedos.

Aprovado para: PROTEÇÃO DAS MÃOS DO USUÁRIO CONTRA AGENTES ABRASIVOS, ESCORIANTES, CORTANTESE PERFURANTES.Restrições/Limitações: EPI NÃO APROVADO PARA USO EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM E PROCESSOS SIMILARES.Observação: I) O EPI obteve resultado de níveis de desempenho 1241X para BS EN 388, com valores variando de 1 (um) a 4(quatro) para abrasão, rasgamento e perfuração e 1 (um) a 5 (cinco) para corte, sendo 1 (um) o pior resultado, em que: 1 -resistência à abrasão; 2 - resistência ao corte por lâmina; 4 - resistência ao rasgamento; 1 - resistência à perfuração porpunção; X - resistência ao corte TDM (ensaio adicional previsto na norma EN ISO 13997, com valores variando de A a F, sendoF o melhor resultado). II) O código X indica que o EPI não foi ensaiado para a aplicação correspondente. III) Para a seleção eco r re ta u t i l i zação do equ ipamen to , ve r i f i ca r o d i spos to no Comun icado XL , d i spon íve l no l i nk" "h t tps : / /en i t . t raba lho.gov.br /por ta l / index.php/seguranca-e-saude-no- t raba lho/ss t -menu/ss t -ep i /ss t -ep i -comunicados?view=default".

Marcação do CA: Na etiqueta.Referências: G60ANPIGTamanhos: 7/8 Cores: Bege.Normas técnicas: BS EN 420:2003 + A1:2009, BS EN 388:2016Laudos:Nº. Laudo: EPI 9474/19Laboratório: IBTEC - INSTITUTO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DO COURO, CALCADO E ARTEFATOS Empresa: INDUSTRIA TEXTIL TSUZUKI LTDACNPJ: 71.902.548/0001-75 CNAE: 1311 - Preparação e fiação de fibras de algodãoEndereço: JORGE BEI MALUF 843Bairro: VILA MALUF CEP: 08686000Cidade: SUZANO UF: SP

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 30 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 15.532 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 13/04/2021 Nº. do Processo: 46017.001265/2016-12Produto: ImportadoEquipamento: LUVA PARA PROTEÇÃO CONTRA AGENTES MECÂNICOS E QUÍMICOSDescrição: Luva de segurança confeccionada em borracha natural, revestimento interno em algodão flocado, antiderrapante napalma e face palmar dos dedos, punho com virola.

Aprovado para: PROTEÇÃO DAS MÃOS DO USUÁRIO CONTRA AGENTES ABRASIVOS, ESCORIANTES, CORTANTESE PERFURANTES E CONTRA RISCOS DE ORIGEM QUÍMICA.Restrições/Limitações: LUVA COM BAIXA PROTEÇÃO QUÍMICA.Observação: I) O EPI obteve resultado de níveis de desempenho 0010 para BS EN 388:2003, com valores variando de 0(zero) a 4 (quatro) para abrasão, rasgamento e perfuração e 0 (zero) a 5 (cinco) para corte, sendo 0 (zero) o pior resultado, emque: 0 - resistência à abrasão; 0 - resistência ao corte por lâmina; 1 - resistência ao rasgamento; 0 - resistência à perfuração porpunção. II) Desempenho apresentado para a EN 374, com valores variando de 1 a 6, sendo 6 o melhor resultado: 6 - Metanol; 0- Acetona; 0 - Tetrahidrofurano; 5 - Hidróxido de Sódio 40%; 0 - Ácido Sulfúrico 96%. II) Para a seleção e correta utilização doequipamento, verificar o disposto no Comunicado XXX, disponível no link http://portal.mte.gov.br/seg_sau/comunicados-importantes.htm

Marcação do CA: No punhoReferências: DA-299Tamanhos: 7, 8, 9 e 10 Cores: AmarelaNormas técnicas: BS EN 388:2003, EN 374-2: 2003, EN 374-3:2003, BS EN 420:2003 + A1:2009, BS EN 374-1:2003Laudos:Nº. Laudo: 1 074 981-203/2015Laboratório: IPT/FRANCA - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS Empresa: DVS EQUIPAMENTOS DE PROTECAO INDIVIDUAL LTDA

CNPJ: 58.533.209/0001-09 CNAE: 4693 - Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos oude insumos agropecuários

Endereço: SAO DOMINGOS DO PRATA 200Bairro: VILA BARROS CEP: 07193160Cidade: GUARULHOS UF: SP

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 31 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 15.649 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 10/09/2023 Nº. do Processo: 46000.004398/2018-91Produto: NacionalEquipamento: ÓCULOSDescrição: Óculos de segurança com armação e visor confeccionados em um única peça de policarbonato disponível nascores incolor e cinza, ponte e apoio nasal injetados do mesmo material, hastes tipo espátula confeccionadas do mesmo materialdo visor e fixadas por meio de parafusos metálicos.

Aprovado para: PROTEÇÃO DOS OLHOS DO USUÁRIO CONTRA IMPACTOS DE PARTÍCULAS VOLANTES; CONTRARAIOS ULTRAVIOLETAS (U6), NO CASO DO VISOR INCOLOR; CONTRA RAIOS ULTRAVIOLETAS (U6), LUZ INTENSA(L3), NO CASO DO VISOR CINZA.Observação: I) Os óculos de visor INCOLOR possuem proteção contra radiação ultravioleta (U6), não sendo destinados àproteção contra Infravermelho (R), Luz Intensa (L) e Soldagem e Processos Similares (W). II) Os óculos de visor CINZApossuem proteção contra radiação ultravioleta (U6) e Luz Intensa (L3), não sendo destinados à proteção contra Infravermelho(R) e Soldagem e Processos Similares (W). III) EPI aprovado para a resistência a alto impacto, devendo apresentar a marcação"+" segundo a norma técnica ANSI/ISEA Z87.1-2015. Os óculos possuem essa marcação. IV) Demais especificações técnicasdo EPI deverão ser obtidas junto ao fabricante.

Marcação do CA: Na hasteReferências: 3M VirtuaTamanhos: Único Cores: Armação, visor e hastes nas cores cinza e incolor.Normas técnicas: ANSI/ISEA Z87.1-2015Laudos:Nº. Laudo: 1 101 734-203/2018Laboratório: IPT/FRANCA - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS Empresa: 3M DO BRASIL LTDACNPJ: 45.985.371/0062-20 CNAE: 2099 - Fabricação de produtos químicos não especificados anteriormenteEndereço: RAPOSO TAVARES S N KM 171Bairro: INDUSTRIAL CEP: 18203340Cidade: ITAPETININGA UF: SP

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 32 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 21.208 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 11/01/2023 Nº. do Processo: 46000.008454/2017-86Produto: NacionalEquipamento: VESTIMENTA TIPO AVENTALDescrição: Avental de segurança confeccionado em trevira (poliéster revestido de PVC em ambas as faces), quatro ilhoses edois cordões para ajustes.

Aprovado para: PROTEÇÃO DO TRONCO DO USUÁRIO CONTRA RISCOS DE ORIGEM QUÍMICA E CONTRA UMIDADEPROVENIENTE DE OPERAÇÕES COM USO DE ÁGUA.Restrições/Limitações: EPI NÃO APROVADO PARA USO CONTRA AGROTÓXICOS E AGENTES METEOROLÓGICOS(CHUVA).Observação: I) EPI aprovado para Tipo PB(6) - Vestimenta de proteção parcial química com proteção limitada contra líquidosquímicos, para a ISO 16602:2007. II) Desempenhos apresentados: a. Nível "2" no ensaio de resistência ao rasgamentotrapezoidal, que varia de 1 a 6, sendo 6 o melhor resultado; b. Penetração a Líquidos: 3-Ácido Sulfúrico 30%, 3-Hidróxido deSódio 10%, 3-Butanol, 3-O-Xileno; Repelência a Líquidos: 3-Ácido Sulfúrico 30%, 3-Hidróxido de Sódio 10%, 3-Butanol, 3-O-Xileno, que variam de 0 a 3, sendo 3 o melhor resultado. III) Demais especificações técnicas do EPI deverão ser obtidas juntoao fabricante.

Marcação do CA: Na etiquetaReferências: 700.00211Tamanhos: 1,20 x 0,70 m Cores: AmarelaNormas técnicas: ISO 16602:2007 + A1:2012, BS 3546:1974Laudos:Nº. Laudo: 1 095 488-203/2017Laboratório: IPT/FRANCA - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS Empresa: PLASTCOR DO BRASIL LTDA

CNPJ: 04.704.457/0001-38 CNAE: 3292 - Fabricação de equipamentos e acessórios para segurança e proteção pessoal eprofissional

Endereço: CRISTIANO GREVE 281Bairro: JD. SENADOR VERGUEIRO CEP: 13482380Cidade: LIMEIRA UF: SP

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 33 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 27.785 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 04/06/2021 Nº. do Processo: 46000.004526/2017-16Produto: ImportadoEquipamento: LUVA PARA PROCEDIMENTOS NÃO-CIRÚRGICOSDescrição: Luva para procedimento não cirúrgico, látex, lisa, ambidestra, não estéril, com pó, marca Medix Brasil. ESTEEQUIPAMENTO DEVERÁ APRESENTAR O SELO DE MARCAÇÃO DO INMETRO.

Aprovado para: PROTEÇÃO DAS MÃOS DO USUÁRIO CONTRA AGENTES BIOLÓGICOS.Restrições/Limitações: NÃO UTILIZAR PARA PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS.Observação: I) EQUIPAMENTO CERTIFICADO JUNTO AO INMETRO COM BASE NA PORTARIA Nº 332, DE 26 DE JUNHODE 2012, E PORTARIA Nº 451, DE 31 DE AGOSTO DE 2012. II) Verifique a manutenção da certificação junto ao INMETRO nolink: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/busca.asp. III) Para consulta dos Certificados no site do INMETRO, utilizarcomo parâmetro de busca o CNPJ da empresa detentora do CA e a referência do EPI indicada no campo referência deste CA.

Marcação do CA: No punhoReferências: Luva para procedimento não cirúrgico com póTamanhos: PP, P, M, GNormas técnicas: NBR ISO 11193-1:2009Laudos:Nº. Laudo: Certificado de Conformidade nº 04417/2017Laboratório: OCP: Instituto Falcão Bauer de Qualidade - IFBQ Empresa: MEDIX BRASIL PRODUTOS HOSPITALARES E ODONTOLOGICOS LTDACNPJ: 10.268.780/0001-09 CNAE: 4644 - Comércio atacadista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinárioEndereço: PARANA 1791Bairro: CENTRO CEP: 85812010Cidade: CASCAVEL UF: PR

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 34 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 27.921 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 12/11/2023 Nº. do Processo: 46000.004425/2018-26Produto: NacionalEquipamento: CALÇADODescrição: Calçado ocupacional tipo tamanco, confeccionado em EVA na cor preta, azul marinho, branca, verde medicina,ameixa (lilás), rosa, vermelha e azul royal, com solado de borracha antiderrapante, resistente ao escorregamento em pisocerâmico com solução de detergente e em piso de aço com solução de glicerol, resistente ao óleo combustível e à absorção deenergia na região do salto.

Aprovado para: PROTEÇÃO DOS PÉS DO USUÁRIO CONTRA RISCOS DE NATUREZA LEVE, CONTRA AGENTESABRASIVOS E ESCORIANTES E CONTRA UMIDADE PROVENIENTE DE OPERAÇÕES COM USO DE ÁGUA.Restrições/Limitações: NÃO UTILIZAR EM OPERAÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO.Observação: I) Calçado com absorção de energia na área do salto (calcanhar) (E) e com resistência ao escorregamento empiso de cerâmica contaminado com lauril sulfato de sódio (detergente) e piso de aço contaminado com glicerol (SRC). II) Soladoresistente ao óleo combustível (FO).

Marcação do CA: No soladoReferências: BB60

Tamanhos: 33/34 ao 43/44 Cores: Preta; Azul marinho; Branca; Verde medicina; Ameixa(lilás); Rosa; Vermelha; Azul royal.

Normas técnicas: ABNT NBR ISO 20347:2015Laudos:Nº. Laudo: 1 093 091-203; 1 093 093-203; 1 093 090-203; 1 093 088-203; 1 093 089-203; 1 093 086-203; 1 093 092-203; 1 094258-203Laboratório: IPT/FRANCA - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS Empresa: SOFT WORKS EPI CALCADOS LTDACNPJ: 00.218.308/0001-08 CNAE: 1531 - Fabricação de calçados de couroEndereço: TRISTAO DE ALMEIDA 3771Bairro: DISTRITO INDUSTRIAL ANTONIO DELLA - TORRE CEP: 14406105Cidade: FRANCA UF: SP

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 35 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 28.509 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 11/11/2020 Nº. do Processo: 46000.007791/2015-94Produto: NacionalEquipamento: CALÇADO TIPO BOTINADescrição: Calçado ocupacional de uso profissional tipo botina, fechamento em elástico, confeccionado em couro na cor pretacurtido ao cromo, palmilha de montagem em material sintético montada pelo sistema strobel, biqueira para conformação, soladode poliuretano bidensidade com propriedades antiderrapantes injetado diretamente no cabedal, resistente à absorção deenergia na região do salto e ao óleo combustível.

Aprovado para: PROTEÇÃO DOS PÉS DO USUÁRIO CONTRA RISCOS DE NATUREZA LEVE E CONTRA AGENTESABRASIVOS E ESCORIANTES.Observação: I) Calçado com absorção de energia na área do salto (calcanhar) (E) e com resistência ao escorregamento empiso de cerâmica contaminado com lauril sulfato de sódio (detergente) (SRA). II) Solado resistente ao óleo combustível (FO).

Marcação do CA: Na lateral do soladoReferências: 98USE6Tamanhos: 33 ao 46 Cores: PretaNormas técnicas: ISO 20347:2012Laudos:Nº. Laudo: 1 074 447-203/2015Laboratório: IPT/FRANCA - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS Empresa: BSB PRODUTORA DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO INDIVIDUAL S.A.CNPJ: 10.472.968/0009-21 CNAE: 1531 - Fabricação de calçados de couroEndereço: BR 163 KM 38 S/NBairro: CENTRO CEP: 79970000Cidade: ELDORADO UF: MS

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 36 de 37

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO - CA Nº 29.675 VÁLIDO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - DSST

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Validade: 01/09/2021 Nº. do Processo: 46000.005284/2016-05Produto: NacionalEquipamento: CALÇADO TIPO SAPATODescrição: Calçado ocupacional de uso profissional, tipo sapato, fechamento em elástico, confeccionado em couro curtido aocromo, palmilha de montagem em material sintético montada pelo sistema strobel, com biqueira de conformação, soladopoliuretano bidensidade injetado diretamente no cabedal, com sistema de absorção de energia no salto e resistente ao óleocombustível, para uso eletricista.

Aprovado para: PROTEÇÃO DOS PÉS DO USUÁRIO CONTRA RISCOS DE NATUREZA LEVE, CONTRA AGENTESABRASIVOS E ESCORIANTES E CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS.Observação: I) Calçado com absorção de energia na área do salto (calcanhar) (E) e com resistência ao escorregamento empiso de cerâmica contaminado com lauril sulfato de sódio (detergente) (SRA). II) Solado resistente ao óleo combustível (FO).

Marcação do CA: Na lateral do soladoReferências: 90HLS6ITamanhos: 33 ao 46 Cores: PretaNormas técnicas: ABNT NBR 12576:1992, ABNT NBR ISO 20344:2015, ABNT NBR ISO 20347:2015Laudos:Nº. Laudo: 6265/16 - 2ª ViaLaboratório: IBTEC - INSTITUTO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DO COURO, CALCADO E ARTEFATOS Empresa: BSB PRODUTORA DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO INDIVIDUAL S.A.CNPJ: 10.472.968/0002-55 CNAE: 1531 - Fabricação de calçados de couroEndereço: GOVERNADOR ROBERTO DA SILVEIRA 751Bairro: VILA SAO CARLOS CEP: 86800520Cidade: APUCARANA UF: PR

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRAPet Center Comércio e Participações S.A. - CNPJ: 18.328.118/0068-16

São José dos Campos

Vida Care Clínica e Medicina do Trabalho Ltda - EPP - CNPJ: 08.584.147/0001-88Rua Gomes de Carvalho, 1510 - CEP: 04547-005 - São Paulo - São Paulo

Certificação DigitalZG9jdW1lbnRvXzAwMDAwNl8wMDMwNTJfMDAwMjkwXzE4LzAxLzIwMjJfMTguMzI4LjExOC8wMDY4LTE2

Página 37 de 37