3159263 apostila fibra de vidro

Upload: jean-do-kite

Post on 14-Oct-2015

39 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    1/31

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    2/31

    ALM DAS SUAS INVENES

    TRABALHAR COM FIBRA DE VIDRO PODE LEVAR VOC PRODUO E CONSERTO DE:

    PERFIS, ISOLAMENTOS,

    ENFEITES, QUIOSQUESARTESANATOS, MVEISDECORAES, CAIXAS DGUABIJOUTERIAS OBJETOS DE ARTE

    PRANCHAS

    CARROCERIASPISCINAS,BANHEIRAS, CARROCINHASREVESTIMENTOS

    CAPACETESBARCOS

    E M U I T O M A I S

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    3/31

    O diferencial deste livro a simplicidade da linguagem .Transmite o assunto de maneira prtica permitindo ao leitor

    iniciar imediatamente eapresenta noes tericas suficientes para uma primeira

    aproximao com o assunto.

    Esta abordagem metodolgica facilita a aprendizagem profissionais de todas as reas.

    Muitos especialistas em reas diversas desejam conhecimentoprtico sobre fiber glass

    sem que para isto tenham que dominara teoria da qumica dos plsticos.

    ObsO leitor deve ler a apostila completa, mesmo que certas partes no sejamdo seu intersse, pois h detalhes tcnicos importantes para todas as reasexplicados em trechos especficos.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    4/31

    ndice

    introduo.....................................01fibra de vidro................................04organizao do espao..................06ferramentas e utenslios................08matria prima...............................09

    preparao do local e conserto.....10preparao da resina....................11

    moldes...........................................13orientaes ao projeto...................16recomendaes gerais................. .18mercado e vendas ........................22

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    5/31

    1

    INTRODUO AO PLSTICO

    Plsticos so materiais orgnicos sintticos , isto , so obtidosartificialmente. Embora sintetizados artificialmente eles fazem parte doscompostos orgnicos devido presena dos tomos de carbono. Os tomos decarbono formam com outros elementos como hidrognio , oxignio , nitrognioetc as molculas deste produto.

    So formados por arranjos de grandes molculas chamadas polmerosas quais so constituidas por mleculas bsicas chamadas monmeros.

    Os polmeros so obtidos por reaes chamadas de polimerizao ondeso agrupadas molculas contendo vrios monmeros que so as unidadesmoleculares.So divididos em trs categorias elastmeros (borrachas) , fibras e

    plsticos.O polmero utilizado no fiber glass o polister o qual produzido por

    mais de um tipo de monmero , podendo apresentar diferentes caractersticasqumicas e mecnicas apropriadas para aplicaes as mais diversas.

    Os plsticos so classificados em duas categorias quanto aos efeitos demudanas no estado fsico, quando submetidos ao calor : termoplsticos etermofixos.Os termoplsticos so os que podem ser fundidos e moldados outrasvezes, depois de j endurecidos . Enquanto que os termofixos no podem seramolecidos aps a sua cura. A resina polister um plstico do tipo termofixo,depois de endurecida no podem ser amolecida e moldada outra vez.

    O material utilizado em fiber glass na verdade um plstico reforadocom fibra de vidro PRFV.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    6/31

    2

    A Fibra de vidro ( fiber glass) um tipo de plstico reforadolargamente utilizado nas mais diversas aplicaes que possui caractersticas.como: alta resistncia mecnica e corroses, durabilidade , conserva suas

    propriedades mecnicas ao longo do tempo fcil aplicao , fcil reparao, leveza,

    cura rpida ,excelente aspecto , fcil acabamento, muita oferta de matria prima,permite inovao em aplicaes conforme a criatividade . A relao custo benefciodeste material excelente nas mais variadas aplicaes industriais.

    Utilizado para fabricar mveis, telhas, capacetes,pranchas , barcos ,carrocerias de automveis,objetos de decorao, piscinas,revestimentos , banheiras ,caambas, aero-modelos , prottipos , ornamentaes,orelhes,quiosques,balces,varadepesca, brinquedos, caiaques, orelhes,

    remos,enfeites de natal, dutos, calhas, mveis,guaritas,capotas,luminrias,placas,espreguiadeiras, parachoques ,painis, caixas, pias,lavatrios,mascotes,tubos,canoas etc etc etc .Em muitos casos insubstituvel ,seja por questes econmicas , pela facilidade de execuo ou por suascaractersticas como material de engenharia.

    Profissionais de engenharia e arquitetura vem utilizando fiberglass em reforos estruturais , isolamentos acstico , isolamento eltrico,aeronautica civil e militar, equipamentos comerciais e bancrios. Em setoresmdico odontolgico a fibra de vidro utilizada por exemplo em alguns tipos de

    prteses. H muitas pesquisas inovadoras desenvolvidas por estes profissionais.A tendncia de grande crescimento nestes setores.

    H grandes possibilidades para profisionais bem preparados nafabricao de objetos , na construo civil ou em reparaes. Este livro poder sero seu primeiro passo nesta jornada.

    Quem sabe voc leitor no venha a empreender pesquisas experimentaise surpreender o mercado com material diferenciado que responda adequadamentea requisitos ainda no satisfeitos. Tente , nem que seja aproveitando as sobras dematerial.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    7/31

    3

    Nosso objetivo levar ao leitor o conhecimento bsico sobre reparao elaminao em moldes , que lhe permitam comear neste ramo, supervisionarprofissionais ou participar de equipes em projetos.

    A linguagem muito simples e facilitar ao leitor entender.

    Alm do setor industrial de tecnologia , outro setor onde vem sendo muitoutilizada a fibra de vidro o de objetos de arte. So inmeras aplicaes nesteramo sendo uma excelente fonte de renda em trabalhos de altssima qualidade.

    Vitral, enfeites, chaveiros,fontes,esculturas,mosaicos, desenhos sobre fibra devidro,luminrias e muito mais. Aproveite bem este filo.Neste setor o trabalho pode ser com ou sem a manta de fibra.H casos em

    que apenas a resina preparada colocada nos moldes de borracha de silicone oude outro material adequado.Os moldes em geral so copiados em borracha desilicone a partir de outros objetos despejando-se a borracha de siliconecuidadosamente no modelo podendo ser diluda em leo de silicone (100%) commximo de 10% de leo. Entretanto podem ser comprados prontos.

    Para quem tem talento este setor muito promissor. Voc poder inovar

    criando objetos e aplicaes as mais diversas.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    8/31

    4

    FIBRA DE VIDRO

    o resultado da aplicao da resina poilister sobre o roving ,o tecido ,ou manta de fibra de vidro. A manta ou tecido so feitos com fios flexveis de vidroA resina um lquido viscoso misturado a um diluente , a esta mistura adiciona-seum catalisador e um acelerador.

    H tipos de resinas que so apropriados para aplicaes especiais, como

    resistncia a ataques de produtos qumicos etc .O tipo de resina mais comum chamada ortoftlica.Considere bem o tipo de aplicao a que se destina o objetoque vai produzir e informe-se no seu fornecedor sobre o tipo de resina maisadequado.

    As resina comum , uso geral , destina-se fabricao de mveis , tanques, barcos e muitas outras.Existem resinas especiais para aplicaes em que h riscode corroso qumica acentuado, outras para aplicaes sujeitas a exposioconstante luz solar , auto extnguivel , alto grau de distoro trmica etc.

    O diluente deixa a resina no ponto ideal de viscosidade enquanto ocatalisador faz com que as outras subsncias reajam quimicamente .O aceleradoraumenta a velocidade da reao .

    O processo de aplicao chamado de laminao e pode ser manual ou pistola.

    Na laminao empregamos uma ou mais camadas de manta, picada ouinteira, ou tecido de fibra de vidro conforme a espessura desejada. Na laminaomanual bate-se o pincel ou passa-se a esptula com resina. A laminao manual conhecida como hand lay-up, usada largamente em muitos processos industriais

    onde utiliza-se a manta inteira .

    Existem mantas e tecidos de diversas densidades e caractersticasmecnicas que aplicadas na quantidade de camadas especificada em tabelasfornecem a resistncia especificada em projeto. Visto que o nosso trabalho parainiciantes e voltado principalmente reparao, indicaremos alguns dados prticos.Recomendamos ao leitor no se envolver com trabalho em peas que sero

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    9/31

    5

    submetidas presses elevadas , como piscinas de grande porte etc sem a devidaorientao de engenheiros ou tcnicos.

    Espessuras mdiasrecomendveis

    Varia entre 1 a 5mm mais ou menos , de acordo com a resistncia que sedeseja .Carrocerias tero espessuras maiores em alguns casos,em geral usa-se de1 a 3 camadas de manta nas aplicaes comuns. Objetos que no sero submetidosa grandes esforos tero geralmente uma camada .

    Para maiores espesuras de laminado usam-se talco industrial e outrascargas misturado resina por questes de economia e rigidez.

    Alguns objetos podero ou devero ser fabricados com recheios demateriais tais como madeira, espuma de poliuretano e outros. Tanto com propsito

    estrutural quanto pelo aspecto econmico.

    Vai aqui uma dica prtica excelente

    V lojas que vendam estes objetos, observe os detalhes , pergunte sobrea espessura, resistncia , materiais, comportamento sob esforos , obtenha o tantode informaes que puder.

    Caso tenha acesso a objetos descartados retire deles todas as informaesque puder.E, se precisar, at os aproveite como moldes.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    10/31

    6

    ORGANIZAO DO ESPAO

    um conceito quase natural em todas as atividades humanas . Chamadotecnicamente de layout visa facilitar a realizao do servio e evitar desperdcio

    de tempo, cansao desnecessrio e acidentes.

    Embora seja natural ao ser humano a organizao do seu ambiente deatividade, observamos isto at em crianas brincando, necessrio que os quevo exercer atividades produtivas sejam muito cuidadosos quanto a isto.

    Matria prima , ferramentas , utenslios , bancadas devem estar em localseguro e de acesso fcil. Conserve todos os produtos segundo as normas dofabricante.Procure reunir prximos e na ordem de utilizao as suas ferramentas

    .Remova do caminho qualquer objeto que possa provocar acidentes.

    Separe um local apropriado para cada parte da sua atividade sempre quepossvel, exemplo: um local para laminao , outro para polimento e pintura, eassim por diante.

    Procure ganhar tempo mas sem correr riscos de acidentes e semdesperdcios.

    Em certos empreendimentos sero necessrios cavaletes, equipamentospara levantamento de cargas etc. Nas aplicaes mais comuns isto no ser toimportante. Uma boa bancada de trabalho ou mesmo uma mesa ser o bastante.

    Isto no excesso de zelo , se voc no organizar bem sua atividade termuitas perdas que poderiam ser evitadas. Todas estas perdas podem ser traduzidasem reais ou dlar.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    11/31

    7

    Lembre-se: quanto mais perto de voc estiver a sua ferramneta , em geral,mais render a sua produo. Avalie bem a situao , faa o melhor que puder eaperfeioe quando houver oportunidade.

    Trabalhe em local bem ventilado com o mximo de conforto eprodutividade que lhe seja possvel.

    Mantenha produtos qumicos e ferramentas longe de crianas.

    No comeo o cheiro da resina poder incomodar um pouco ,com o tempoa pessoa acostuma, mas o uso de mscara essencial em todo tipo e fases dotrabalho.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    12/31

    8

    FERRAMENTAS E UTENSLIOS

    01.chave de fenda - para abrir latas02.vasilha de metal (latas ) , ou de vidro - para preparar resina03.pincel - para aplicar resina (tamanho de acordo com o servio) pode usar rolode l , pistola ou esptula.04.balana ou copo medidor (com medidor muito prtico)05.lmina de serra tambm poder ser til.

    06.esptula - aplicar massa ou resina07.mscara de proteo ( cuidado com sua sade e dos empregados)08.rolo tira bolhas - remover bolhas do laminado ( plstico ou metlico)09.mquina de furar com lixadeira. (ou separados)10.pazinha para misturar .

    obs: trabalhos pesados exigiro lixadeira profissional.

    Empreendedores de maior porte precisaro de picotadeira, pistola para

    aplicao , lixadeira industrial , cavaletes , estufas e outros.

    Mantenha as ferramentas limpas , lave o pincel com thinner ao terminar o servio,deixando-o de molho para no endurecer.

    Uma faca pequena bem amolada pode ser til em muitos casos. recomendvel adquirir um medidor de espessuras o qual serve de gabaritopara confirmar a espessura recomendada. muito prtico.

    Para a pintura , pode-se tanto terceiriz-la quanto adquirir um compressoradequado . Para produes pequenas existem compressores e kits completos compreo bem acessvel . Podendo utilizar em certos casos tintas spray.

    De forma geral medir em recipientes graduados muito melhor do quepesar e muito mais ainda para os componentes em pequenas quantidades. Estesso medidos com conta gotas, pipetas ou calculando-se a quantidade direto dofrasco.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    13/31

    9

    MATRIA PRIMA

    01. resina polister para uso geral ou especfica para projetos especiais02. manta ou tecido (ou roving)03. acelerador ( diminui o tempo da cura)

    naftenato ou coato de cobalto04. catalisador - mek ( iniciar a reao)05. monmero de estireno ( diluente)06. gel coat ( resina com pigmento - cor , proteo , acabamento )

    pode comprar pronto07. carbonato de clcio ou talco industrial - fazer massa ( rigidez ,economia)08 .thinner ( limpeza em geral) ou acetona09 .desmoldante (PVAL spray , ceras , parafinas,celofane)

    obs : consultar o fornecedor sobre tipos mais apropriados de material paraaplicaes especiais , visando mais resistncia ou trabalho em condies especiais..

    Voc pode comprar o kit que vem completo para reparaode barcos , carros , bijouterias, carrocinhas, capacetes, piscinas , tanques , e muito

    mais.MATERIAL DE ACABAMENTOlixas, pastas de polimento, tintas etc

    o roving picado mais econmico , usado para moldes abertos de peas grandes, mas usado com pistola .

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    14/31

    10

    PREPARAO DO LOCAL E CONSERTO

    01. retirar os pedaos danificados e desbastar o contorno para facilitar a adernciado novo material.02. lixar o local aonde vai aplicar as camadas com lixa fina.03. limpar com pano, estopa , escova etc04. aplicar um pouco de thinner ou acetona para limpar a pea e deixar secar.05. providenciar um contra molde com desmoldante se houver furo.06. aplique um pouco de resina no local

    07. coloque um pedao de manta ou tecido08. coloque mais uma camada de resina09. repita as camadas de resina e manta at a espessura desejada.10. lixar11. fazer o acabamento com massa ou resina na cor desejada e polir

    Obs:01.pode-se usar gel coat no acabamento e se preciso aplicar antidesmoldante. 02 .se houver cavidade talvez precise empregar talco industrial misturado

    resina, use 30 % mais ou menos.Antes de preparar a resina prepare a pea que vai ser consertada e arranjeas ferramentas em local que fique ao alcance das mos. Pois a resina endurece em

    pouco tempo ficando viscosa e muito viscosa no serve para laminao. Noprepare quantidade muito grande de resina, mesmo que seja uma rea extensa delaminao a resina deve ser preparada em quantidade que seja utilizada antes decomear a endurecer.

    No se esquea do formato originaldas peas que for consertar , molde o

    formato com material resistente como papelo etc respeitando osdetalhes.Verifique se as curvaturas e detalhes da superfcie original seropreservados pela sua laminao de reparo e preencha o local de onde retirou a partedanificada do recheio se possvel com pedao do mesmo material ou outrocompatvel.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    15/31

    11

    Resina Demais componentes

    - 1% 3% 5% 10%

    100ml 1ml 3ml 5ml 10ml

    300ml 3ml 9ml 15ml 30ml

    500 g 5g 15g 25g 50g

    PREPARAO DA RESINAuso geral

    01. medir a quantidade de resina a ser usada ( pouca para no endurecer)02. colocar o monmero (de 3 a 10 %) misturar bem03. colocar o catalisador- mek (de 1 a 3 %) misturar bem04. colocar o acelerador - misturar ( 1 a 2 % )

    Exemplos de medidas de dosagem

    ml- mililitrog - grama

    Cuidado para no esquecer os componentes da frmula , aumente ou diminua umpouquinho ( dentro dos limites)alguns deles at chegar ao ponto. Atemperatura ambiente tambm influencia muito.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    16/31

    12

    para outras medidas use a proporo destas conforme a quantidade de resinapesada ou medida e a porcentagem dos demais componentes.

    Aconselho a iniciar pelas porcentagens menores e pela experincia prticaaumentar quando necessrio , mas dentro dos limites .

    Quando precisar colorir a camada que vai ficar visvel , acrescentar 10%de pigmento mais ou menos.Caso v pintar a pea utilizar pigmentao em pouca

    quantidade como base para pintura.Pode usar como acabamento gel coat , quefunciona como a resina pigmentada dando um excelente acabamento e proteo pea ou preparar a sua resina pigmentada.

    Se necessitar menor flexibilidade no laminado acrescentar talco industrial resina 20 a 30% ou outra carga na proporo adequada.

    Coloquesempreprimeiro a resina, depois acrescente um a um dos demaiscomponenetes mexendo bem um de cada vez.Consulte ao fornecedor sobre as dosagens pois as conentraes variam

    Existem resinas pr aceleradas nestas voc no deve misturar acelerador.

    Para artesanatos muito comum o uso de resina cristal pr acelerada qualmistura-se apenas o catalisador e pigmento se for o caso. O autor no se responsabiliza por nenhum dano ou prejuzo , recomendacautela e relembra a necessidade de consultar aos fornecedores sobre doses, riscos sade etc.

    Sendo indicada ainda busca de orientao sobre questes de segurana notrabalho junto mdicos , engenheiros ou tcnicos.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    17/31

    13

    MOLDES

    So fabricados de gesso ,madeira , metais , poliuretano , fibra de vidro eoutros materiais . Devem ser bem polidos na camada final e at envernizados senecessrio e apresentar condies que facilitem a retirada do molde tratando-sede moldes abertos .Existem tambm os moldes que ficam dentro da pea moldadacomo se fossem um recheio , so chamados sanduches .Muitos moldes para peas

    comuns podemos comprar prontos .Pode-se produzir moldes em fiber glass a partir de peas usadas, desde queadequadamente preparadas para isto. Estas peas devem ser reparadas e receberum excelente acabamento com uma boa camada de resina e polimento. precisoestar atento para as dimenses e caractersticas da pea a ser moldada analisandode que modo utilizar o seu molde.Ver preparao e consertos.

    Laminando moldes

    DEPOIS DE LIMPOS

    01. aplicar desmoldante para facilitar a retirada depois ,se for o caso.Algunsprojetos exigem aplicao de desmoldante em cera , polimento e s depois o spray02. aplicar resina pigmentada GEL COAT(camada externa) deixe secar03. aplicar uma mo de resina , h casos em que a manta vai primeiro.04. aplicar a primeira camada de fibra05. repetir as aplicaes de resina e fibra at a espessura necessria.06. terminar com resina cobrindo bem a manta07. deixar secar mais ou menos 4 horas ou mais conforme o projeto.08. retirar o molde com cuidado

    09. pode utilizar martelo de borracha , cunha etc10. remover rebarbas antes da cura total.11. fazer o acabamento.

    Observe a ordem da camada que ser a externa , o molde macho ou fmea. Verificar a camada que receber cor , para no gastarpigmento em camada queno ser visvel.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    18/31

    14

    Com criatividade voc poder fazer moldes , principalmente para pequenosobjetos . Talvez at aproveitar sobras de resina pronta e moldarartesanatos,bijouterias e outros. , despejando no molde a resina pronta.

    comum fazer moldes de objetos de fiber glass para reproduzi-los ,em pequenos objetos usa-se fazer moldes com borracha de silicone.

    Remova as bolhas utilizando o rolo tira-bolhas , observando sempre comcuidado a laminao que estiver executando.

    H projetos em que se faz uma camada com manta inteira (vu) e outrascom manta picada.

    preciso levar em considerao a maneira de retirada da forma. H casosem que ser preciso laminar por partes e uni-las antes do acabamento final.

    Podendo, em certos casos , cortar o objeto inacabado para permitir aretirada e depois unir as partes dando o acabamento.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    19/31

    15

    FORNECEDORES

    SiligelRua General Bruce n 260 - So Cristovo -Rio de Janeiro

    Leo glassav Santo Amaro 2102 S. Pauloav Pedro II -222 Rio de Janeiro

    Reforplsrua Bela 978 So Cristovo - Rio de Janeiro

    Casa do siliconerua Par 1670 Agua Verde - Curitiba

    Interplsrua Carvalho e Souza 98-A Madureira- Rio de JaneiroRomarrua Carvalho e Souza 73 Madureira - RJAerojet

    rua da paz 637 So Paulo

    Procurar nos centros comerciais industriais da sua regio, lojas de tintasbuscar nas pginas amarelas , e na internet . Comparar preos com ateno.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    20/31

    16

    PROJETOS

    Voc poder utilizar a resina polister combinada com outros materiais ,

    mas bom consultar seu fornecedor e outras fontes. Utilizei , no incio da dcadade 80 , resina misturada com p de serra para reparar furos em botes de fibra devidro que apresentavam furos no laminado e no material estrutural que era de

    madeira, deixando para aplicar resina com talco s na parte final , o que muitoeconmico pois o p de serra gratuito .As cargas minerais (talco e outras) reduzem o custo quando o projeto

    exige espessuras maiores . Basta adicion-la resina na proporo de 20% a30% aproximadamente.O talco industrial , ou outra carga , dever serempregado sempre que o projeto exija menor flexibilidade no laminado.

    Reforce os locais mais sensveis como curvas aplicando pedaos de

    manta transversais ao sentido de laminao.

    H produtos que precisam de reforo de outro material ,madeira , aoetc , outros precisam de maior espessura de laminado , certas pranchas de surf

    recebem reforos especiais.

    Existem produtos para aplicaes especiais .Ex: alguns que evitamescorrimentos ,tipos para secagem extra rpida , voc deve procurar conhecermais sobre este assunto.Pea catlogos de fabricantes , leia revistas sobre o

    assunto , tente entender as tabelas que indicam o tipo de material,sua densidadee seu uso para a resistncia e aplicao desejada.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    21/31

    17

    Tome cuidado com o custo final pois muitos produtos voltados paraaplicaes especiais so bem mais caros e podem inviabilizar suas vendas.

    As piscinas so fabricadas em vrias camadas com tipos diferentes demantas e tecidos e s devem ser fabricadas por tcnicos especializados .

    Corte a manta no tamanho adequado evitando perdas e guarde as sobrasem local no mido.

    A resina no pode ser aplicada sobre certos plsticos , mas depois da cura

    voc poder unir peas plsticas pea de fibra de vidro para enfeites eartesanatos , mas pergunte ao fornecedor a melhor maneira

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    22/31

    18

    RECOMENDAS GERAIS

    01. Comece por atividades simples , sem por em risco objetos caros e sem trabalharem projetos de muito risco.02. A resina pura , sem manta , pode ser utilizada na confeco de artesanatos.03. Tente experimentar outras combinaes de mistura com materiais slidos paramoldar objetos pequenos , mas consulte antes o fornecedor ou at o fabricante.04. No invente misturas com produtos qumicos pode ser muito perigoso.05. Cuidado, no misture catalisador com acelerador diretamente um sobre o outro.

    06. No utilize mantas midas pois certamente comprometero o seu projeto.07. Conforme o servio a manta picada ou em p pode ser melhor.Principalmentequando precisar fazer preenchimentos , considere esta possibilidade.08. Adquira para comear o KIT de fibra de vidro nas lojas comerciais do ramo ,ou monte o seu se compensar financeiramente. O kit completo e d para oiniciante treinar antes de fazer maiores investimentos.09. Retire manchas das peas com detergente .10. Pode usar acetona para limpeza das peas e diluio11. Voc pode improvisar um medidor graduado , mas no de plstico comum , s

    vidro , metal , ou fiber glass.12. Bijouterias usar 10 % de pigmento mais ou menos.13. O gel coat pode substituir a pintura em alguns casos14. A resina aquece quando preparada , a reao qumica faz liberar calor, voc

    poder usar uma lata para trabalhar .Pode colocar um cabo numa lata mas se tiverum suporte permanente que possa tirar e colocar latas com facilidade economizartempo.15. Em alguns projetos pode-se reforar reas crticas com colocao de pedaosde manta colocados de maneira que produzam melhor efeito de resistncia.Isto

    feito de modo a contrariar o efeito que seria prejudicial , sem prejudicar a aparnciaou funcionalidade do produto.16. A laminao s pode suportar esforos depois da cura completa.17. Em reparaes podem ser utilizados grampos , fitas , arames para prender apea at secagem , depois d um bom acabamento com resina , gel coat , epolimento removendo as falhas . Mas com cuidado para no deformar o seu objeto.Este tema muito rico e a cada dia surgem novidades, atualize-se.

    ............ ..............

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    23/31

    19

    MOS OBRA

    Grave bem as caractersticas dos materiais , faa pequenas variaesconforme o servio e v aprendendo na prtica , escolha o produto certo para

    cada aplicao.No se esquea .Fibra de vidro

    resina diluida em monmero , catalisador e acelerador , que so aplicados compincel batido ou rolo sobre mantas de fiberglass .Caso se deseje consistncia usa-

    se talco industrial ou outra carga,sendo que estes so utilizados tambm nosacabamentos . No faa muitas camadas molhadas umas sobre as outras masespere secar um pouco para continuar . H aplicaes que se usa resina sem amanta , algumas bijouterias por exemplo . Os acabamentos finos so feitos comgelcoat ( resina com pigmento) e que podem substituir a pintura. Caso queirafazer massa use a quantidade de talco at ao ponto geralmente prximo aoplastic e se for deixar uma certa quantidade pronta para uso futuro e s nocolocar antes , na resina, o catalisador , que ser colocado na hora e naproporo da quantidade a ser empregada. Veja com o fornecedor a quantidade

    em gotas para cumprir as dosagens POR CAUSA DA CONCENTRAO. possvel fazer objetos de madeira e outros materiais revestidos com

    uma camada de fiber glass e ter um produto mais barato. Mas cuidado para noprejudicar a qualidade do seu projeto E NEM SUA CLIENTELA . Analise bemsobre o peso final, custo e qualidade .

    Existem madeiras e tintas especiais para construo naval e outrossetores. A madeira balsa um exemplo. O revestimento no setor naval deve serde excelente qualidadee poder precisar de produtos e equipamentos muito especiais .

    O acelerador pode ser desnecessrio se dispuser de estufa .Atemperatura elevada diminui o tempo de cura.

    Quanto aos moldes de silicone deve-se aguardar sua cura total 24 horas.Secagemnatural.

    ..................

    Consulte sites como : casa do silicone e aerojet homepagefaa buscas nos sites de busca e leia sobre o assunto.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    24/31

    20

    O site aerojet homepage tem dicas para os que desejam trabalhar combijouterias , vitrais , pranchas e outras .O barracuda tem dicas excelentes sobre barcos e pranchas.

    No se esquea que voc poder faturar e muito tanto moldando quantofazendo consertos, podendo se for o caso montar sua equipe de reparaes.

    Passos essenciais1. Releia a apostila a fim de dominar o assunto.

    2. Ponha em prtica fazendo pequenos consertos em peas de pequeno valor oumesmo objetos descartados. Avalie os resultados , tome notas.3. Pratique a fabricao de pequenos objetos .4. Faa alguns moldes pequenos, pode ser de gesso ou silicone.5. Treine sua equipe ( pessoas de sua confiana ) voc pode montar umasimulao antes de gastar matria prima.6. Teste sua equipe , voc precisar de pessoas equilibradas, responsveis ,comcapacidade para encontrar solues e tomar decises. Observe as respostasprticas que daro aos problemas propostos.

    7. Ensine todas as noes de segurana , uso de mscara , no misturarcatalisador com acelerador diretamente etc.Boa Sorte

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    25/31

    21

    MERCADO E VENDAS

    Por mais simples que seja o negcio que se pretende iniciar , hinformaes essenciais de que no se pode abrir mo .

    Para obter tais informaes preciso um estudo de mercado para o tipode produto que se vai vender . Na falta de condies para contratar um

    profissional especializado para tal , o prprio leitor ter que realizar este estudo.Estas informaes dizem respeito ao consumidor , fornecedor ,

    concorrncia e potencial de vendas e so:

    Primeiro procurar conhecer bem a sua clientela1. Poder de compra - a forma como vo lhe pagar , etc2. Questes culturais - h costumes difceis de mudar , inovaes nem sempresero bem aceitas.3. Finanas.Conforme a condio do seu mercado consumidor , seria til voc fazer umaanlise mais profunda ( raio-x ) e chegar at ao consumidor final , at paraorientar o seu cliente que muitas vezes desconhece o potencial para certo tipo deproduto . Isto pode ser feito direta ou indiretamente , podendo experimentar

    alguns produtos especiais deixando-os em consignao por um prazo.

    Verificar se h outros fabricantes do produto naquela regioQual ser o seu diferencial em relao a eles - preo , prazo de pagamento ,

    prazo de entrega ,qualidade , garantias , emprstimo de suportes para exposiodo produto , cartazes, manuais etcAvaliar fornecedoresPreo , entrega , prazo , qualidade , atendimento , outros

    Potencial de Vendas

    avaliar o nvel de demanda pelo produto ( procura)e se h como incentivar aumento de demanda

    Sei por experincia que com gentileza , honestidade , pacincia ,qualidade e preo condizente sempre haver mercado. J aconteceu comigo,algumas vezes, de comerciantes que compravam em empresas de grande porteme concederem uma cota mensal ou passarem a revezar as compras .

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    26/31

    22

    30 de setembro de 2004

    Fibra de VidroLaminao e consertos na prtica

    A.Reis

    2004

    TOTALMENTE PROIBIDA A REPRODUO UMA APOSTILA MAS TOTALMENTE GARANTIDO

    O DIREITO AUTORALOutra obra do autor :FABRICAO DE VASSOURAS PASSO A PASSO

    www.loja.emcasa.nom.br

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    27/31

    23

    O AUTOR

    EXPERINCIA PRTICA EM REPARAO

    DE BOTES EM FIBRA DEVIDRO

    COM CRIAES

    APERFEIOAMENTOS E INOVAES

    POSTAS EM PRTICA.

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    28/31

    24

    FONTES DE CONSULTA

    01.MVEIS DE FIBRA DE VIDRO - SEBRAE

    02.APRENDA A MOLDAR EM PLSTICO E FAZER CONSERTOS -MANASSS BRITO - EDIOURO03. CECAE - USP04. SITE AEROJET04. SITE CASA DO SILICONE

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    29/31

    25

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    30/31

    26

  • 5/24/2018 3159263 Apostila Fibra de Vidro

    31/31

    27

    Exemplo de propriedades mecnicas

    Camadas Material Espessura R.trao R.flexo mduloelast peso

    mm Kg/cm Kg/cm Kg/cm Kg

    1 man ta 28%vidro

    600g/m 2,5 700 1300 62000 3,3

    1 man ta 47%vidro

    450g/m

    2,5 1750 2200 7800 0 4,4