30/04/2016 - saúde - edição 3.228

8
Divulgação Bento Gonçalves Sábado | 30 de Abril de 2016 Esse tratamento vai além de cuidar somente da sua coluna Página 3 Os benefícios da quiropraxia Descubra porque esta estação do ano é favorável em tratamentos para manchas Página 4 Tratamentos faciais no inverno

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 29-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Divulgação

Bento GonçalvesSábado | 30 de Abril de 2016

Esse tratamento vai além de cuidar somente da sua coluna

Página 3

Os benefícios da quiropraxia

Descubra porque esta estação do ano é favorável em tratamentos para manchas

Página 4

Tratamentos faciais no inverno

Page 2: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Sábado, 30 de abril de 20162

Varizes: tatuagem nas pernas e seus riscos

Médico

Cézar de Moura

Fonte: personare.com.br

Divulgação - Selected

by Freepik

N O V O E N D E R E Ç O:Rua Dr. Casagrande, 466 Sala 203 | Fone: 3452.0399

Dra. Juliana Gasperin - CREMERS 25730 | RQE 16129

Dra. Mariane Stefani - CREMERS 26252 | RQE 19680

Dra. Ana Elisa Ioppi - CREMERS 30822 | RQE 25780

CLÍNICA DERMATOLÓGICA

N O V O E N D E R E Ç O:Rua Dr. Casagrande, 466 Sala 203 | Fone: 3452.0399

Dra. Juliana Gasperin - CREMERS 25730 | RQE 16129

Dra. Mariane Stefani - CREMERS 26252 | RQE 19680

Dra. Ana Elisa Ioppi - CREMERS 30822 | RQE 25780

CLÍNICA DERMATOLÓGICADoenças de pele, unhas, cabelos e pêlos

Toxina botulínica e preenchimentos faciais

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

Melhorias no caimento das roupas e na imagem pessoal refletida no espelho elevam a autoestima e autoconfiança, mantendo-lhe motivado na busca por mais saúde e mais beleza. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada reconhece a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e busca beleza, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada valoriza a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e deve ser buscada, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissionais da saúde.

Melhorar a autoestima e a auto confiança fortalece as sensações de conforto, segurança e bem estar, alimentos fundamentais para melhorar seu estado de saúde e vitalidade. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Gordura localizada pode ser tratada de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho, para tal busque motivação em melhorias no caimento das roupas e na imagem corporal e facial refletida no espelho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissional de saúde.

Dr. Maximiliano Cassilha Kneubilcremers 36430

título de mastologia pela sociedadebrasileira de mastologia

fellowship em reconstrução mamária pelo instituto europeu de oncologia

Particular - tacchimed

54. 3702-7965 | José Mário Monâco, 227 - Sala 1002

www.oncomama.com.br

[email protected]

Beleza humanizada é aquela que não retira a subjetivida-de do paciente, reconhecendo o fato de que o gosto que mais vale é o gosto de quem busca beleza com mais saúde, e não meramente o gosto da maioria ou o gosto da moda. Esta é a importância de conquistarmos a beleza de dentro para fora e, sempre que possível, sem cor-tes, sem cicatrizes e sem afas-tar do trabalho. A beleza hu-manizada pode ser conquistada com auxílio dos mais diversos profissionais da saúde. A beleza de um ser humano depende do conceito subjetivo individual, pois observe que existem pesso-as bonitas que se acham feia e vice versa. A beleza humaniza-da não valoriza somente a apa-rência física externa, pois sabe ser esta mera expressão de algo que parte lá do íntimo de cada um de nós. Sendo assim, não podemos conceituar beleza hu-mana como sendo, apenas, ter ângulos, traços e volumes capa-zes de ser adquiridos, somente, de fora para dentro com cortes, cicatrizes e cosméticos. O con-ceito de beleza humana pode ser traduzido na qualidade da

Beleza humanizada

autoestima, que gera a autocon-fiança, influenciando o estado das relações pessoais, emoções, pensamentos, atitudes, enfim, correspondendo a um estado de expressão pessoal, capaz de transmitir as necessidades do indivíduo ao meio ambiente, bem como as necessidades do ambiente em relação ao indi-víduo, nunca separado de sua subjetividade. Tal estado de comunicação pode ser repre-sentado pela qualidade das re-lações pessoais, familiares, so-ciais e profissionais. Tudo isto, compondo aquilo chamado de beleza humana. Beleza huma-nizada sabe a importância da autoestima para a saúde, sabe que fortalecer a sua autoestima serve de medicina preventiva contra a mercantilização da beleza e dificulta a medicaliza-ção do comportamento humano, pois a baixa autoestima con-funde o indivíduo em relação ao que é interesse individual,

seu, e o que é interesse, outro, capaz de transformar o pacien-te em objeto, representado pelo indivíduo que tem sua subjetivi-dade moldada por interesses cor-porativos e financeiros, interesse que gera informações usando a palavra saúde de maneira es-tranha, mais parecendo buscar, simplesmente, ampliar a gama de diagnósticos de doenças. As-sim, a beleza a ser buscada deve vir com mais saúde, deve ser um estado de beleza que respeite sua subjetividade, que não submeta sua beleza simplesmente ao gos-to da moda, ao gosto da maioria, caso contrário sua busca pode se transformar naquela busca por beleza inatingível, mantendo você sempre no mercado consu-midor da beleza. Saiba que bele-za humanizada é conquistada de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cica-trizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações busque um profissional da saúde.

O inverno está se aproximan-do e com ele as pessoas tendem a tomar menos banho. A ques-tão disto para o cabelo é aque-la desagradável experiência de ver os floquinhos brancos espa-lhados, pela roupa, camisa ou casaco. Na verdade, este é um sintoma de inflamação no cou-ro cabeludo e que se manifesta nesta forma de “caspas”.

Na realidade, caspas é con-siderada uma doença crônica a qual está relacionada a uma predisposição individual ou a fatores que podem modificar a produção de gordura pelas glândulas da pele. Este pro-blema ainda pode aparecer nos cílios, nas sobrancelhas, ou até mesmo nas orelhas.

Hoje sabemos que diversos distúrbios ou fatores externos podem acelerar a renovação das células do couro cabeludo. E quando a camada mais exter-na, formada por células mortas,

A oleosidade do cabeloacaba ficando mais grossa, as glândulas reagem, produzindo mais sebo. E aí segue: Sebo de-mais, células demais, que causa essa espécie de irritação. O cou-ro cabeludo tenta se defender do excesso, se descamando.

A caspa pode comprometer a saúde dos cabelos, se for muito intensa, pois todo esse exces-so de células é um prato cheio para os fungos e outras infec-ções bacterianas que passam a se instalar.

O fato de lavar o cabelo com água muito quente, não vai pro-vocar caspa, porém, para quem já tem a doença, pode aumentar a descamação da pele inflama-da.

Quando essa descamação aumenta, o couro cabeludo fica irritado e vermelho e desenca-deia um processo inflamatório, provocando a coceira.

Jamais se deve passar limão nesse local, pois o teor de aci-

dez desta fruta pode aumentar a irritação da pele ou provocar outros efeitos.

Não há uma relação direta entre a caspa e tipos de alimen-to, porém, parece que existe uma relação entre a produção das glândulas sebáceas e o in-testino grosso. Assim, dietas pobres em fibras, podem au-mentar a intensidade do pro-blema.

Tanto a caspa seca como na presença da caspa seborreia, quando há excesso de gordura, o tratamento deve ser o mesmo e deve ser feito com xampus adequados, à base de substân-cias que não dão trégua aos fungos (para isto consulte o seu médico). O médico pode ainda indicar o uso de antiflamatórios para serem aplicados direta-mente no couro cabeludo ou to-mados via oral.

Texto: Ivan SeibelFonte: Folha do Mate

Quem tem tendência ou histórico de varizes, precisa to-mar cuidado ao fazer tatuagem nas pernas. Muitas pessoas que possuíam tendência a varizes e fizeram tatuagem nas pernas, hoje possuem o problema, por causa dos desenhos, o tratamento é dificultado.

Além disso, quem tem problemas circulatórios nos membros inferiores e vasinhos procura, às vezes, fazer os desenhos com o objetivo de esconder as varizes. Essa nem sempre é uma op-ção acertada, pois o próprio ato de tatuar pode lesionar o vaso, já doente, e provocar uma inflamação do local ou da veia.

Para aquelas pessoas que têm varizes subdérmicas (que fi-cam ao nível da pele), o contato com a agulha da tatuagem vai provocar sangramento, podendo gerar flebites. A flebite é todo tipo de inflamação da parede das veias, tanto do sistema nervoso superficial, como o profundo, sendo mais frequente no superficial. Pode evoluir para outras inflamações mais graves.

Por isso o melhor a fazer é tratar primeiro as varizes e de-pois consultar seu angiologista sobre a possibilidade de fazer uma tatuagem nas pernas.

Page 3: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Reprodução

Sábado, 30 de abril de 2016

3

Rua Herny Hugo Dreher, 611 B. PlanaltoFone 54.3702-1574 | quiropraxiabiancapasabueno

|

A terapia que cuida da coluna e alivia a dor de cabeçaAssim como um carro, o cor-

po humano também tem uma mecânica. Para funcionar a todo vapor, ele deve estar bem alinhado. Se isso não acontece, o corpo acende o sinal vermelho e as dores aparecem. O papel da quiropraxia é justamente identificar problemas na coluna e resolver os sintomas do corpo causados por eles. Saiba mais sobre esse tipo de tratamento:

O que é quiropraxia?

É um tratamento que detec-ta e corrige problemas na colu-na vertebral. O quiropraxista usa as mãos para remover es-sas interferências por meio de ajustes na coluna, para que o corpo funcione de forma plena. A quiropraxia também atua de

Relaxamento e Paz:Os pacientes frequentemen-

te relatam sensação de paz e relaxamento depois de um ajus-te. Quando você está com dor ou desconforto em seu corpo, é difícil manter-se calmo, focado e produtivo.

Equilíbrio para o corpo:Quando você tem um desa-

linhamento em sua coluna, seu corpo está fora de equilíbrio. Depois de um ajuste, este pro-blema pode simplesmente desa-parecer.

Pulmões, coração, articu-lações e cérebro:

Uma vez que a coluna re-torna ao alinhamento ideal, os seus órgãos serão capaz de fun-cionar corretamente, e você vai se sentir melhor no todo.

Maior Qualidade de Vida:Após o ajuste, além do alivio

dos sintomas, os pacientes rela-tam mais disposição e energia no dia-a-dia e melhor qualidade do sono.

Benefícios

Quiropraxia

forma preventiva.

Qualquer idade pode fazer esse tratamento?

Qualquer pessoa pode se tra-tar com a quiropraxia. O que muda é a técnica que será de-terminada pelo quiropraxista para cada paciente.

Quanto tempo leva para a recuperação?

Como cada corpo responde de uma forma, é impossível prever um tempo exato de recuperação. No entanto, uma única sessão pode trazer grandes resultados.

Como é o tratamento?

É realizado por meio de ajus-tes específicos na coluna, com o objetivo de corrigir os desvios e remover os obstáculos que dificultam a chegada dos estí-mulos nervosos a certas partes

do corpo, como braços, pernas e órgãos.

Por que problemas na coluna provocam dor de

cabeça?

As atividades cotidianas, os movimentos repetitivos e a pos-tura incorreta podem fazer a co-luna cervical (região do pescoço) perder seu alinhamento. Isso provoca uma interferência na raiz dos nervos, impedindo que eles transmitam os estímulos nervosos normalmente. Como alguns nervos que saem da cer-vical se comunicam enxaqueca com estruturas da cabeça, é ela quem sofre as consequências e emite, como aviso, o sinal de dor.

Cuidado com os remédios!

Um erro comum dos pacien-tes com enxaqueca é tomar medicamentos em excesso. O uso contínuo de analgésicos en-

Fonte: mdemulher.com.brwww.ipquiropraxia.com.br

fraquece o sistema antidor do corpo, o que deixa o problema ainda mais crônico.

Rua Saldanha Marinho, 435. Centro. Galeria Solar. Sala 803Fones: 3454.4152 | 9993.0951

E-mail: [email protected]

Rua Saldanha Marinho, 435. Centro. Galeria Solar. Sala 803Fones: 3454.4152 | 9993.0951

E-mail: [email protected]

Page 4: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Inverno, nosso aliado nos tratamentos para manchas

Fisioterapeuta Crefito: 149.787-F

54.3451.4014

Bruna De Bacco

Sábado, 30 de abril de 20164

Na contramão da ameaça que um verão de excessos represen-ta para a pele, o inverno surge como o período redentor para apaziguar e tratar os efeitos no-civos causados pelo sol, cloro, sal e excesso de química do protetor solar. O motivo principal é a bai-xa incidência solar, já que alguns tratamentos estéticos removem a camada superficial da pele deixando-a vulnerável e sensível. Essa fragilidade, exposta ao sol, é suficiente para anular o trata-mento ou provocar complicações mais graves, como por exemplo, a produção desordenada de me-lanina durante um procedimento contra manchas, sendo estas o motivo de maior procura de tra-tamento nos consultórios esta época do ano.

Os dois tipos de manchas mais comuns, são as melanoses solares e melasmas. As melanoses sola-res são manchas de cor castanho--claro, escura ou negra. São cau-sadas devido à ação cumulativa do sol na pele, observadas geral-mente em pessoas mais claras. No tratamento, recomenda-se o uso constante de filtro solar de amplo especto (fator de proteção solar alto), várias vezes ao dia. Para tratar as manchas, várias técnicas poderão ser usadas como Peelings que tem por objetivo promover uma descamação, sen-do a luz intensa pulsada e o laser fracionado, os mais utilizados e

Divulgação - Selected

by Freepik

Divulgação

eficazes.Melasma tem como caracterís-

tica principal, manchas escuras na pele, que normalmente apare-cem no rosto, Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacio-nado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de an-ticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez (neste caso, chamamos de cloasma gravídicio). A maior parte das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacen-te. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença.

São diversos fatores que podem desencadear o surgi-mento do melasma, dentre eles:

•Exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos. Apenas uma pequena quantida-de de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne.

•Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou re-positores hormonais, além das endocrinopatias, como as do-enças da tireóide.

•Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar

os episódios de melasma.Para ajudar na remoção das

manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hi-droquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias. Em alguns casos, podemos também usar o recurso dos lasers e da luz pul-sada, porem deve ser muito bem avaliado, pois quando não indica-do, estes podem piorar o estado da mancha.

Após o tratamento, é de fun-damental importância o pacien-te seguir usando protetor solar, e com o passar do tempo, retor-nar ao consultório, pois conforme a exposição solar e/ou calor, as manchas podem aos poucos irem pigmentando novamente.

A biomédica e professora universitária Debroah Zan-forlin (ao centro da foto com colegas), natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é a responsável por desenvolver um dispositivo que promete avanços significativos no diag-nóstico precoce e tratamento efetivo do câncer. O projeto de Zanforlin é um chip que de-tecta 18 tipos de doenças em estágio inicial, através de um teste sanguíneo, e da o resul-tado ao paciente em apenas 15 minutos. Ouça a reportagem de Núbia Silva, da Rádio Jor-nal Caruaru:

Deborah viaja nesta quarta--feira (6) para Stanford, na

Pernambucana desenvolve chip que detecta 18 tipos de câncer em estágio inicial

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

Melhorias no caimento das roupas e na imagem pessoal refletida no espelho elevam a autoestima e autoconfiança, mantendo-lhe motivado na busca por mais saúde e mais beleza. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada reconhece a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e busca beleza, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada valoriza a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e deve ser buscada, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissionais da saúde.

Melhorar a autoestima e a auto confiança fortalece as sensações de conforto, segurança e bem estar, alimentos fundamentais para melhorar seu estado de saúde e vitalidade. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Gordura localizada pode ser tratada de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho, para tal busque motivação em melhorias no caimento das roupas e na imagem corporal e facial refletida no espelho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissional de saúde.

Fonte: radiojornal.ne10.uol.com.br

Exame dura 15 minutos, não libera radiação e permite o diagnóstico precoce da doença

Califórnia (EUA) , onde vai apresentar o chip na compe-tição internacional BioScikin, na categoria Life Sience. Ela conta que o biossensor mapeia marcadores sanguíneos libera-dos por células cancerígenas nos estágios iniciais da doen-ça. Isso permite o diagnóstico precoce do paciente, o que au-menta as chances de cura para 70%. Leia também: combate a endemias não deve se limitar a um Ministério, diz médico.

Outra vantagem do chip é que ele não libera radiação. Além disso, todo o sistema de exame é portátil e pode ser le-vado com facilidade para cida-des do interior, onde o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer é difícil. O equipamen-to, que alia rapidez e portabi-lidades, também permite que os testes sejam realizados com maior frequência, já que o in-tervalo entre as sessões deve ser de, no mínimo, seis meses.

Deborah não descarta que o chip possa ser utilizado para outros diagnósticos. “ O chip pode ser utilizado para outras doenças no futuro, mas eu es-tou a cerca de dois anos focada no diagnóstico e no tratamen-to do câncer”, ressalta. Um dos principais objetivos do proje-to, que vai ser apresentado na Califórnia nesta quinta-feira (7), é permitir que as pessoas deixem de ver o câncer como sentença de morte.

Page 5: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Como obter cálcio na Alimentação (sem leite ou derivados)

- Semente de Gergelim- Sardinha- Chia- Brócolis- Aveia- Amêndoas- Linhaça- Dente-de-leão- Couve- Quinoa e amaranto- Grão de bico

Fontes de cálcio

Fotos Reprodução

Sábado, 30 de abril de 2016

5

Fisioterapeuta Crefito 149.787 - F

Acnes | Manchas | CicatrizesLinhas de Expressão e Flacidez

R. José Mário Mônaco, 277, sala 601 | Fone: 3451.4014

Mastalgia atinge 70% das mulheres

Cálcio na alimentação sem leite e derivados

Médico MastologistaCREMERS-36430

(54) 3702.7965

Dr. MaximilianoCassilhaKneubil

A dor mamária ou mastalgia é uma causa frequente de con-sulta ao Mastologista, interfe-rindo na qualidade de vida e no cotidiano da mulher. Acarreta angústia e ansiedade, já que frequentemente é associada de forma equivocada ao câncer de mama.

Dados na literatura mos-tram que 65 a 70% das mulhe-res apresentaram um episó-dio de dor mamária em algum momento da vida, iniciando principalmente com o início da menstruação. Os fatores desen-cadeantes não são bem esta-belecidos, mas aparentemente apresenta influência marcante da flutuação hormonal habitual ocorrida durante o período do menacme, ou seja, período em a mulher apresenta ciclos mens-truais e diminui consideravel-mente após a menopausa.

Apesar de associação fre-quente pelas pacientes, o câncer de mama está pouco associado à dor mamária, em menos de 2% das vezes. A dor mamária pode estar associada ao uso de me-dicamentos, principalmente a terapia de reposição hormonal e anticoncepcionais hormonais, bem como um trauma mamário e mastite. Pode estar associada a causas não mamárias como dores osteomusculares, além

O cálcio é muito importante para a saúde e sempre é lem-brado quando se fala em leite e seus derivados. Mas hoje, sabe-se que o leite não é fun-damental e que existem diver-sos alimentos superiores em cálcio.

As pessoas estão buscando alternativas ao leite, seja devi-do à intolerância à lactose, ou por opção.

A importância do cálcio

O cálcio no organismo me-lhora a estrutura óssea e os dentes. Este mineral é impor-tante também para a condução nervosa, contração muscular, frequência cardíaca, coagula-ção sanguínea e produção de energia.

Mitos sobre o cálcio e o leite

Na crença popular, diz--se que os laticínios são os alimentos que contêm mais cálcio; que é o que melhor se absorve pelo corpo e que o con-sumo de leite está diretamen-te relacionado à prevenção da osteoporose. Além do cál-cio do leite não ser absorvido pelo corpo com eficiência, as sementes, leguminosas e ve-getais muitas vezes tem mais cálcio que o leite.

Está comprovado que o cál-cio que melhor se absorve é o das algas, seguido pelas horta-liças de folhas verdes, os fru-tos secos, as sementes oleagi-nosas, os cereais integrais e os legumes. Apenas depois vem o leite e seus derivados.

Por último, as pesquisas recentes demonstraram que diferentemente do que sem-pre se acreditou, o leite pode causar osteoporose se consu-mido durante toda a vida. Por exemplo, nos países onde mais se consome esse lácteo (Suíça, Finlândia, Suécia e Holanda) há mais casos desta doença que ataca os ossos. Nas nações onde menos se consome (Libé-ria, Camboja, Gana, Congo), a osteoporose é muito rara de encontrar.

Quantidade de Cálcio Recomendada

A quantidade diária de cálcio deve girar em torno de

de causas cardíaca, pulmonar e gástrica .

A dor mamária geralmente é um processo benigno e au-tolimitado, necessitando uma avaliação clínica detalhada, seu principal tratamento é a orientação verbal sobre seu caráter autolimitado e sobre a ausência de relação com o câncer de mama, resolvendo o problema em 90% das mu-lheres. Além do uso de anti-

-inflamatórios na fase aguda, mudanças comportamentais também influenciam de forma benéfica como o uso de sutiã esportivo, compressas frias, dieta livre de gorduras e exer-cícios físicos. Já o tratamento farmacológico preferencial nos casos excepcionais refratários consiste de um bloqueio hor-monal principalmente com o uso de tamoxifeno na dose de 10 mg/dia.

1200mg. Para depois da me-nopausa, a mulher precisa de 1500mg diariamente. Na ter-ceira idade, o ideal é consumir 1600mg por dia.

Por outro lado, há de se cui-dar com o excesso de cálcio (em particular a partir do uso ex-cessivo de suplementos). Isso pode levar a pedras nos rins, calcificação de tecidos moles e aumento do risco de doenças vasculares como acidente vas-cular cerebral e ataque cardí-aco. No entanto, o cálcio em qualquer forma é bom para seu corpo, desde que não ul-trapasse de forma exagerada a necessidade diária de seu or-ganismo.

Fonte: belezaesaude.com.br

Page 6: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Você sabe qual é o pior lugar para colocar o celular?

Sábado, 30 de abril de 20166

A Dra. Devra Davis, autora do livro “The Secret History of the War a Cancer” (A História Secreta da Guerra contra o Cân-cer), tem investigado os perigos das radiações emitidas pelos te-lefones celulares já faz um bom tempo.

Como muitas pessoas, a Dra. Davis simplesmente não acredi-tava na possibilidade de que os telefones celulares fossem perigo-sos – até que resolveu estudar o caso.

E agora, com as evidências cientificas que têm, está tentando fazer com que as pessoas enten-dam que os celulares não são só perigosos, mas também podem ser mortais.

A Dra. Davis está convicta que o celular é extremamente nocivo, pois interfere no DNA.

Um caso interessante que pode servir como exemplo do potencial destruidor dos telefones celulares é de uma jovem mulher que não tinha fatores de predisposição ao câncer.

Ela se cuidava, fazia exercí-cios, tinha uma vida tranquila.

Mas mesmo assim um câncer de mama a atingiu.

O caso está documentado na revista americana Environmen-tal Health Trust.

Os médicos então descobri-ram que a jovem mulher tinha o “curioso” hábito de colocar o apa-relho celular junto dos seios, no sutiã.

O interessante é que o câncer de desenvolveu exatamente no lugar onde a mulher costumava colocar o telefone.

Dois especialistas em câncer, os doutores Robert Nagourmey e John West, concluíram que é muito forte a tese de que o celular foi a causa do câncer dessa mu-lher.

Mesmo sem poder garantir 100%, eles entendem que o caso deve servir de alerta não só para as mulheres que colocam o celu-lar no sutiã, como para todas as pessoas que colocam o aparelho

em outros locais, como bolso de calça ou camisas.

Talvez não existam provas “concretas” de que o celular cause câncer.

Mas existem sim muitos estu-dos correlacionando o celular a sérios problemas de saúde.

Por exemplo, segundo pes-quisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unidos, deixar o celular no bolso da calça pode contribuir para a infertilidade masculina.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram dez pes-quisas, que incluíam 1.492 amos-tras de espermas cedidas por clí-nicas de fertilização e centros de pesquisas.

As amostras que tinham sido expostas à radiação do celular apresentam redução de 8% na motilidade e de 9% na viabilidade dos espermatozoides.

Ou seja, houve uma redução na atividade e no percentual de espermatozoides vivos.

Além de exporem o esperma à radiação, celulares no bolso tam-bém podem elevar a temperatura da região do testículo, o que po-deria comprometer a qualidade dos espermatozoides .

Outro estudo, realizado na Su-écia, mostrou que o uso prolon-gado desse tipo de aparelho au-mentam em 240% o risco de desenvol-vimento de tumores no cérebro.

O estu-do analisou 2.200 pacientes com câncer e 2.200 usuários saudáveis, em busca de alguma conexão entre o uso de aparelhos celulares e o desenvolvimento de tumores ce-rebrais.

Segundo Kjdell Mild, líder do grupo, o uso dos celulares aumen-tou em 240% o risco de câncer no lado da cabeça onde o celular é mais usado.

Verdade que o estudo fala de

uso prolongado, mesmo assim é preocupante, pois muita gente fica horas no celular e alguns dor-mem até como aparelho ao lado da cabeça.

Há muitos outros estudos co-nectando o celular com doenças, poderíamos escrever páginas e mais páginas sobre eles.

No entanto, o mais importante é orientar você para minimizar os riscos dessa tecnologia na sua vida.

Claro que, num mundo onde a quantidade de aparelhos móveis caminha para superar a de pesso-as, é impossível ficar livre da po-luição eletromagnética causada por esses aparelhos.

Mas existem sim medidas que atenuam a ação negativa da on-das eletromagnéticas do celular.

Veja algumas:

- Use fones de ouvido ou viva--voz.

- Não deixe o telefone ligado perto do corpo.

- Não fale em lugares aperta-dos e onde o sinal fica fraco, como carros e elevadores.

- Cuidado com gadgets que prometem proteger contra a ra-diação, pois a maioria piora a ra-diação e força o celular a transmi-tir com mais potência.

- Oriente seus filhos para que en-viem mais men-sagens (SMS ou Whatsapp) em vez de ligações.

- Grávidas de-vem manter o celu-

lar longe da barriga.- Homens devem evitar carre-

gá-lo no bolso, pois a radiação do aparelho pode prejudicar a ferti-lidade.

- Mulheres devem evitar colo-car o aparelho no sutiã, junto aos seios, pois como vimos aumenta o risco de câncer de mama.

- Se tiver de deixá-los no bol-so (se for a única maneira), vire o lado do teclado para seu corpo, pois as antenas, onde há maior radiação, ficam na parte de trás.

- Não durma nunca com o apa-relho ao lado do seu corpo; o ideal é desligá-lo e colocar em outro cô-modo, e não no quarto.

Este é um blog de notícias so-bre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Con-sulte sempre seu médico.

Fonte: curapelanatureza.com.br

Usar fones de ouvido ou viva-voz atenua a ação

negativa das ondas eletromagnéticas do celular.

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

Melhorias no caimento das roupas e na imagem pessoal refletida no espelho elevam a autoestima e autoconfiança, mantendo-lhe motivado na busca por mais saúde e mais beleza. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada reconhece a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e busca beleza, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada valoriza a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e deve ser buscada, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissionais da saúde.

Melhorar a autoestima e a auto confiança fortalece as sensações de conforto, segurança e bem estar, alimentos fundamentais para melhorar seu estado de saúde e vitalidade. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Gordura localizada pode ser tratada de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho, para tal busque motivação em melhorias no caimento das roupas e na imagem corporal e facial refletida no espelho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissional de saúde.

Fone: (54) 3455-4121 - www.tacchimed.com.br

O Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Tacchini foi instituído em 28 de outubro de 1981. Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas com vistas à máxima redução possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Entende-se por infecção hospitalar aquela adquirida no hospital e que não estava presente ou em estágio de incubação quando da admissão do paciente. Ela pode manifestar-se durante a internação ou mesmo após a alta e pode estar relacionado a procedimen-tos cirúrgicos. Atualmente o termo infecção hospitalar tem sido substituído por Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).

Quais os agentes causadores da Infecção Hospitalar e como se transmite?A infecção é causada por microrganismos como bactérias, fungos e vírus. Para que ela ocorra, é necessário uma fonte (reservatório), um hospedei-ro susceptível (porta de entrada) e um modo de transmissão do agente infeccioso. Entende-se por reservatórios humanos, os pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde. Os microrganismos podem ser trans-mitidos de pessoa para pessoa, especialmente pela falta de higiene das mãos. Há, também, outras maneiras de transmissão, como água e alimentos contaminados; gotículas que saem da boca quando falamos; pelo ar, quando respiramos pó e poeira que contém microrganismos.São fatores de risco individuais para Infecção Hospitalar os recém-nascidos e idosos, bem como obesos, desnutridos, diabéticos, fumantes e usuários de medicamentos. Além dos fatores relacionados ao paciente, outros fatores podem contribuir e aumentar a chance de infecções, como por exemplo, o tempo de permanência do paciente nos serviços de saúde (pois quanto maior o tempo de internação, maior o risco de se adquirir infecções), a necessidade de procedimentos invasivos (como o uso de sondas e cirurgias) e o uso excessivo de antibióticos, favorecendo a quebra de proteção do organismo.Também encontram-se expostos ao risco de infecção hospitalar as pessoas com câncer e transplantados, pois estes possuem alterações em seu sistema de defesa contra os microrganismos.

O que pode ser feito para minimizar a Infecção Hospitalar?- A higienização das mãos com água e sabão líquido ou álcool gel antes e após contato com o paciente é fundamental por parte dos profissionais da saúde e visitantes.- Pessoas resfriadas, gripadas e crianças menores de 12 anos não devem visitar pacientes internados.- Esteja informado sobre sua doença, fazendo perguntas relacionadas ao tratamento;- Envolva alguém de sua família para acompanhar o tratamento;- Comunique à equipe de saúde qualquer alteração relacionada ao cateter ou curativo, se for o caso;- Evite tocar olhos, nariz e boca;- Se for fumante, tente suspender o fumo;- Vacine-se anualmente contra gripe.- Lembre-se que não é permitida a entrada de flores e chimarrão na nossa instituição conforme recomendações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

fonte: Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Programa de Controle de Infecção Hospitalar do

Hospital Tacchini

Celular x câncer

Page 7: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Reprodução

Franciele SassiPsicóloga Especialista

em Teoria, Pesquisa e Intervenção

em Luto e PerdasCRP 07/24082

Telefone 9934.1643

O sonho pode ser muitas ve-zes interpretado como absurdo, mas segundo a psicanálise, que toma como base os trabalhos de Sigmund Freud, os sonhos sempre têm um sentido lógico e emocional. A partir deste prin-cípio, ao longo dos anos foram apontadas e estudadas diferen-tes interpretações, levando em consideração a prática clínica e inúmeros desenvolvimentos te-óricos.

Segundo especialistas, não existe apenas um tipo de sonho. De acordo com um discípulo de Freud, existem quatro tipos:

- O primeiro indica um tipo de sonho tipicamente consciente, de um evento ou situação vivido no dia anterior;

- O segundo advém de um conflito entre a posição do cons-ciente e a posição do inconscien-te;

- O terceiro significa a forma com que determinados conteú-dos inconscientes interferem na consciência, a fim de modificá-la;

- O quarto é mais raro, são os chamados de ‘grandes sonhos’. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos.

Afinal, o que dizem os sonhos?

É possível atribuir significa-dos específicos para os sonhos, que são comuns para a maioria das pessoas. Sonhar que os den-tes estão caindo, por exemplo, pode ser interpretado como um recomeço em algum aspecto da vida, de crescimento e modifi-cação. São, em geral, sonhos an-gustiantes, que nos falam sobre desafios que temos que enfren-tar. Como estes, existem muitos outros que podem ser recorren-tes e ter aspectos significativos comuns.

E se o mesmo sonho se repetir por muitos anos?

Isto pode nos dizer que exis-

O luto pode ser um importante fator para a predisposição de sin-tomas físicos, depressão ou ansie-dade. Muitas vezes, observa-se que o contexto clínico confunde o luto com reações características da depressão, em razão da seme-lhança entre os sintomas emer-gentes em ambos. Daí a impor-tância de tratar sobre a distinção entre o processo e a doença, para o correto diagnóstico, a fim de que as intervenções terapêuticas também sejam adequadas e efica-zes. É essencial lembrar sempre que, enquanto a depressão é uma doença, o luto pelas perdas se re-fere a um processo. Importa, so-bretudo, ampliar a compreensão dos dois conceitos.

Luto consiste em uma respos-ta emocional diante da perda, seja ela real ou simbólica, envol-vendo períodos de adaptação ou transformação de caminhos antes conhecidos para novos meios, pe-los quais o enlutado precisa atra-vessar, em virtude de tratar-se de uma experiência que requer mudanças, para a reestruturação física e emocional. Esta vivência envolve uma série de quadros clí-nicos que se intercalam e se subs-tituem em reações emocionais (choque, tristeza, raiva, culpa, ansiedade, solidão, alívio, tor-por), físicas (vazio no estômago, aperto no peito ou nó na gargan-ta, fraqueza muscular, cansaço), cognitivas (não acreditar no que

Sábado, 30 de abril de 2016

7

Cia do esporte

Av. Osvaldo Aranha, 225 Sala 101 | www.jamar.esp.br | Fones: 3055.2675 | 3451.2675

Neste Dia das Mães, dê a elas equipamentos para manter a saúde e a boa forma

elas estão cada dia mais lindas, modernas e ousadas. Gostam de se cuidar.

Mães...

Rua General Osório, 238, centro | Fone: 3055.4405Rua General Osório, 238, centro | Fone: 3055.4405

Res

p. T

éc. D

ra. A

ndre

ssa

Pau

letto

- C

RE

ME

RS

30.

142

Res

p. T

éc. D

ra. A

ndre

ssa

Pau

letto

- C

RE

ME

RS

30.

142

Descontos especiais para você e sua mãe!

Descontos especiais para você e sua mãe!

Faça sua mãe se sentir tão especial como ela merece

Faça sua mãe se sentir tão especial como ela merece

Luto e depressãoQual o significado dos seus aconteceu, confusão, preocupa-

ção, sensação de presença da pes-soa perdida) e comportamentais (alterações no sono e no apetite, isolamento, sonhos com o faleci-do, evitamento de locais ou mes-mo outras pessoas que possam lembrá-lo).

Verifica-se que o luto contem-pla diversos sintomas similares aos da depressão, que incluem a tristeza, insônia, falta de apetite, perda de peso, desinteresse pelas questões sociais, apatia, senti-mentos de desespero, desamparo e exaustão física e psicológica. Entretanto, é possível identificar os pontos-chave que diferenciam tais situações. Enquanto a expe-riência do luto gera sentimentos de vazio pela perda, com reações que oscilam durante o dia, emer-gindo, sobretudo, diante das lem-branças da pessoa perdida, na depressão o humor deprimido persiste, pois não está relacio-nado a uma situação específica, podendo incapacitar a pessoa de antecipar momentos prazerosos ou felizes, pois há um sentimen-to de inutilidade associado. Além disso, a agitação e a inquietação são característicos do processo de luto, pois há a necessidade de buscar e retomar aquilo que

foi perdido. Em contraposição, o quadro depressivo é caracteriza-do, principalmente, pela falta de energia.

Entende-se o desafio em traba-lhar com tais questões, uma vez que o luto está mais acessível para a recepção de conforto e amparo, em virtude da dor ser consequ-ência da perda, ao passo que na depressão, as perdas da vida aca-bam sendo negadas, pois parecem ainda mais intangíveis à socieda-de. Às vezes, a busca pelo auxílio de um profissional é importante, pois torna-se um meio de suprir dúvidas e entender as distinções entre a depressão como doença, que tem tratamento, e o luto como um processo que tem início, meio e fim. O cuidado e bem-estar são fatores fundamentais para a qua-lidade de vida nos dias atuais.

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

Melhorias no caimento das roupas e na imagem pessoal refletida no espelho elevam a autoestima e autoconfiança, mantendo-lhe motivado na busca por mais saúde e mais beleza. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada reconhece a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e busca beleza, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada valoriza a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e deve ser buscada, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissionais da saúde.

Melhorar a autoestima e a auto confiança fortalece as sensações de conforto, segurança e bem estar, alimentos fundamentais para melhorar seu estado de saúde e vitalidade. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Gordura localizada pode ser tratada de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho, para tal busque motivação em melhorias no caimento das roupas e na imagem corporal e facial refletida no espelho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissional de saúde.

tem situações emocionais impor-tantes que precisamos elaborar, que ainda não conseguimos dar conta ou resolver internamen-te. Pode ser uma experiência de abandono, de agressão, ou de culpa, por exemplo. O sonho é uma ferramenta interessante que fala de nossa vida mental e emocional. Portanto, se estiver-mos atentos a eles e os levarmos a sério, possivelmente teremos um indicador importante sobre as situações que estão nos afe-tando.

Com qual frequência nós sonhamos?

Apesar de nem sempre nos lembrarmos, sonhamos todas as noites. Isso porque, ao dormir, realizamos uma espécie de faxi-na em nossa mente, necessária para mantermos nosso equilí-brio mental e emocional.

Lembrar do que é sonhado com frequência requer prática. É preciso cultivar, pois pode se tornar um hábito. Os sonhos são nossa criação, nos falam de nós mesmos, do que estamos vivendo, das nossas tarefas do momento, de nossas angústias e de nossos planos. Portanto, lembrar-se deles é sempre inte-ressante e importante, pois, sem dúvidas, é uma possibilidade de comunicação com os aspectos inconscientes de nós mesmos, o que é determinante de nossa vida.

Fonte: mdemulher.com.br

sonhos?

Page 8: 30/04/2016 - Saúde - Edição 3.228

Reprodução

Sábado, 30 de abril de 20168

Uma pergunta muito fre-quente que os cirurgiões plásti-cos recebem é”: “quando está in-dicada uma cirurgia estética?”, ou “determinada cirurgia serve para mim?”.

A resposta à essas perguntas deve considerar essencialmen-te, a maneira como a Organiza-ção Mundial da Saúde define a saúde de um ser humano.

Segundo essa entidade, saúde é um estado de bem estar físico, mental e social. É comum, até mesmo entre a comunidade mé-dica, pensar em saúde como a ausência de doenças físicas. Essa tendência diminui a importância do estado psíquico/emocional de cada pessoa e da sua boa convi-vência com seu meio social.

Uma cirugia plástica estética é por vezes encarada como algo fútil. É claro que cirurgias “ne-cessárias” são aquelas realiza-das por motivo de doença física. São cirurgias que salvam vidas. Não se deve desconsiderar po-rém, a importância psicológica de uma cirurgia para dar ao corpo, ou uma parte dele, uma forma que traga maior sensação de bem estar ou adequação so-cial à pessoa.

Evidente que existem exa-geros em tratamentos estéticos, seja por parte do paciente como de quem o trata. Existem pes-soas que procuram correções de problemas físicos que, na verda-de, não existem - são distúrbios de auto-imagem ou têm a ânsia de resolver um relacionamento

Será que uma cirurgia plástica é adequada para mim?

Dicas para dormir mais rápido

pessoal mal sucedido através de uma cirurgia, por exemplo. Assim como profissionais que ‘super-indicam’ cirurgias para determinada alteração corporal que nem é incômodo para o pa-ciente. Para evitá-los, são fun-damentais o bom-senso, tanto do médico como do paciente; a procura, por parte do paciente, de um profissional confiável, com capacitação pertinente; e a aceitação, por parte do pacien-te, de uma eventual negativa de tratamento por parte do médico.

Imagine, no entanto, a im-portância psicológica de um tra-tamento de ‘orelhas de abano’, para alguém que sofre constran-gimentos em virtude da posição das suas orelhas, ou que passa a usar cabelos compridos, sim-plesmente para não mostrá-las. Ou da diminuição das mamas volumosas de um homem que nunca tira sua camisa, mesmo na praia ou piscina, por sentir constrangimento por tê-las com volume grande. Frequentemen-te algumas alterações físicas que parecem irrelevantes aos outros, significam grande restri-ção à qualidade de vida de quem, de fato, as têm. Em muitos des-ses casos, o questionamento a respeito da “necessidade” de um tratamento estético vindo de pa-rentes ou amigos, soa até insen-sível ou egoísta.

Apenas aqueles que tem a vida limitada por qualquer que seja a causa, que convivem com constante vergonha por alguma

alteração física ou simplesmen-te procuram alguma melhora na forma física para melhor adequação ao seu meio, dimen-sionam a importância de uma cirurgia estética.

Toda a pessoa que não se sente bem por uma alteração física, seja nariz grande, mama pequena ou muito volumosa ou abdome flácido após gestação deve ter respeitado o seu direito de sentir-se melhor. É justo que cada um possa se sentir “nor-mal”, ou “não diferente”, ou por que não, um pouco mais bonito.

É claro que se deve pesar qual

a real motivação da procura pela cirurgia, se o foco da queixa é o real incômodo, se o paciente apresenta condições físicas e psicológicas de ser submetido a uma cirurgia e à recuperação pós-operatória e se a expectati-va de resultado é realista. Logi-camente, essas questões devem ser avaliadas por um médico devidamente capacitado. Como escolher seu médico também é assunto logo, que trataremos em uma próxima edição.

Defirnir horários: Man-ter um horário regular para se deitar é uma ótima forma de descansar com mais faci-lidade. A cada hora dormida antes da meia-noite, equiva-le a duas horas após, ou seja, o ser humano foi criado para dormir enquanto está escu-ro. Fisiologicamente, o sono antes desse horário é mais saudável.

Longe de eletrônicos: Desligar o celular ou deixá-lo longe. Isso é indicado porque o uso desse tipo de aparelho pode “afastar” o sono. Além disso, de todas as dicas, essa é a mais importante.

Alimentação: Evitar co-mer pouco antes de dormir é importante. Procure fazer a última refeição com alimen-tos leves algumas horas an-tes de ir para a cama. Assim, a digestão estará completa no momento em que se dei-tar.

Problemas: Procure pen-sar somente em coisas boas e deixe as preocupações fora do seu quarto. Não tente re-solver problemas antes de deitar, pois o cérebro não é uma máquina que você clica e ele desliga. Após as 20h, procurar ler somente coisas boas e descompromissadas.

Ambiente: Escurecer bastante o quarto é um hábi-to simples e eficaz, pois é no escuro que a glândula pineal é ativada e consegue produ-zir o sono. Use cortinas com blackout para vedar a luz ex-terna e tente utilizar a cama somente para dormir, pois fará com que o cérebro sem-pre associe ao sono;

Pratique exercícios fí-sicos: Pratique pelo menos 30 minutos diários de exer-cícios, mas que não sejam depois das 19 horas;

Banho: A água morna aju-da a relaxar a musculatura e ajuda a pegar mais fácil no sono, aplicar óleos com essên-cias calmantes no corpo, após esse banho também é benéfico.

Felipe De BaccoCirurgião Plástico - CREMERS 30072 RQE 23209

Rua Carlos Flores, 259 sala 302- Ed Viverone Planalto | Fones: 3055.0490|3055.0498

Antonio M. Prestes Jr. CRO/RS 13397Mestre em Implantodontia • Esp. Prótese Dentária

Com uma clínica moderna e tecnologia de ponta, a Implantcenter busca o sorriso perfeito para seus pacientes

Ver você feliz, é o nosso maior prazer!

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Rua Saldanha Marinho, 695 sl 703 | Fone: 3055.2510

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Dr. Cezar de Moura

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

Cremers 22547

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

C. Beleza Sem Cortes

Melhorias no caimento das roupas e na imagem pessoal refletida no espelho elevam a autoestima e autoconfiança, mantendo-lhe motivado na busca por mais saúde e mais beleza. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada reconhece a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e busca beleza, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Beleza humanizada valoriza a subjetividade individual do paciente, conceitua beleza sob foco de dentro para fora e deve ser buscada, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissionais da saúde.

Melhorar a autoestima e a auto confiança fortalece as sensações de conforto, segurança e bem estar, alimentos fundamentais para melhorar seu estado de saúde e vitalidade. Busque isto de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque um profissional de saúde.

Gordura localizada pode ser tratada de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho, para tal busque motivação em melhorias no caimento das roupas e na imagem corporal e facial refletida no espelho. Para mais informações sobre beleza humanizada, busque profissional de saúde.

Fonte: saudedicas.com.br