2º dia um coração que aprende

2
Congregação dos Irmãos de São Vicente de Paulo TRÍDUO VOCACIONAL EM PREPARAÇÃO À PROFISSÃO PERPÉTUA A profissão religiosa significa que uma pessoa faz pública «profissão» de que quer viver os conselhos evangélicos (pobreza, obediência e castidade) numa comunidade religiosa, comprometendo-se por toda a vida, e é aceito pelos superiores da mesma, em nome da Igreja. O rito da profissão perpétua tem o seu lugar dentro da Missa, depois da Liturgia da Palavra. Se a categoria do dia o permite, usam-se os textos da Missa própria da profissão perpétua. 1. Saudação 2º dia : UM CORAÇÃO QUE APRENDE Dirigente: Reunimo-nos hoje para celebrar, com muita alegria e disposição, o segundo dia do tríduo vocacional em preparação aos Votos Perpétuos dos religiosos de São Vicente de Paulo: Irmão Gilson Feliciano, s.v. e Irmão João Maria Paulo da Silva, s.v. Aqueles que buscam a vida religiosa não somente fazem ver melhor certos aspectos do mistério de Cristo que os inspira, mas também certos aspectos do mistério da Igreja na qual respiram. Voltados à Caridade perfeita, através dos conselhos evangélicos praticados em comum, os religiosos manifestam que a Igreja é, antes de tudo, um mistério de amor. Para vivenciar com retidão a radicalidade do amor de Deus através dos votos de pobreza, castidade e obediência é necessário que se tenha um coração aberto para a aprendizagem dos conselhos evangélicos. É isto que queremos refletir nesta celebração e, se necessário, transformar o nosso coração, a fim de que ele seja humilde o suficiente para acolher, entender e viver a mensagem de Cristo. E, nesta motivação, iniciemos, cantando: 2. Canto Senhor se Tu me chamas, eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: eis-me aqui. 1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmastes sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê Senhor, aqui estou. D/: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 3. Oração D./ Oremos: Ó Deus, nós vos pedimos que estes vossos servos vivam a fidelidade e o Amor, honrando a cada dia a marca que Cristo deixa em suas vidas através da consagração religiosa e do dom total de si mesmos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. 4. Palavra de Deus Salmo de Meditação Sl 127 (128) Evangelho Mt 11, 28-30 5. Aclamação ao Evangelho ESCUTA ISRAEL, JAVÉ, TEU DEUS QUER FALAR (2X) FALA SENHOR JAVÉ: ISRAEL QUER TE ESCUTAR (2X) 6. Partilha da Palavra de Deus com o Pe. Le Prevost Carta de Le Prevost n° 266 No meu pensamento, são nossos todos aqueles que, em quaisquer condições, no mundo ou fora dele, dão tudo a Deus pelo coração, que obstáculos podem reter, mas cuja vontade não tem reservas. São os corações generosos, os homens do absoluto,

Upload: irmao-feliciano-sv

Post on 20-Jul-2015

1.539 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2º dia um coração que aprende

Congregação dos Irmãos de São Vicente de

Paulo

TRÍDUO VOCACIONAL EM PREPARAÇÃO À

PROFISSÃO PERPÉTUA

A profissão religiosa significa que uma pessoa faz pública «profissão» de que quer viver os conselhos evangélicos (pobreza, obediência e castidade) numa comunidade religiosa, comprometendo-se por toda a vida, e é aceito pelos superiores da mesma, em nome da Igreja.

O rito da profissão perpétua tem o seu lugar dentro da Missa, depois da Liturgia da Palavra. Se a categoria do dia o permite, usam-se os textos da Missa própria da profissão perpétua.

1. Saudação

2º dia : UM CORAÇÃO QUE APRENDE

Dirigente: Reunimo-nos hoje para celebrar, com muita alegria e disposição, o segundo dia do tríduo vocacional em preparação aos Votos Perpétuos dos religiosos de São Vicente de Paulo: Irmão Gilson Feliciano, s.v. e Irmão João Maria Paulo da Silva, s.v. Aqueles que buscam a vida religiosa não somente fazem ver melhor certos aspectos do mistério de Cristo que os inspira, mas também certos aspectos do mistério da Igreja na qual respiram. Voltados à Caridade perfeita, através dos conselhos evangélicos praticados em comum, os religiosos manifestam que a Igreja é, antes de tudo, um mistério de amor. Para vivenciar com retidão a radicalidade do amor de Deus através dos votos de pobreza, castidade e obediência é necessário que se tenha um coração aberto para a aprendizagem dos conselhos evangélicos. É isto que queremos refletir nesta celebração e, se necessário, transformar o nosso coração, a fim de que ele seja humilde o suficiente para acolher, entender e viver a mensagem de Cristo. E, nesta motivação, iniciemos, cantando:

2. Canto

Senhor se Tu me chamas, eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: eis-me aqui. 1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem

temor. Seus passos tu firmastes sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê Senhor, aqui estou.

D/: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

3. Oração

D./ Oremos: Ó Deus, nós vos pedimos que estes vossos servos vivam a fidelidade e o Amor, honrando a cada dia a marca que Cristo deixa em suas vidas através da consagração religiosa e do dom total de si mesmos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

4. Palavra de Deus

Salmo de Meditação Sl 127 (128) Evangelho Mt 11, 28-30

5. Aclamação ao Evangelho

ESCUTA ISRAEL, JAVÉ, TEU DEUS QUER FALAR (2X) FALA SENHOR JAVÉ: ISRAEL QUER TE ESCUTAR (2X)

6. Partilha da Palavra de Deus com

o Pe. Le Prevost

Carta de Le Prevost n° 266

“No meu pensamento, são nossos todos aqueles que, em quaisquer condições, no mundo ou fora dele, dão tudo a Deus pelo coração, que obstáculos podem reter, mas cuja vontade não tem reservas. São os corações generosos, os homens do absoluto,

Page 2: 2º dia um coração que aprende

do verdadeiro e puro amor. Esses se entendem pelo coração e se correspondem; formam o corpo de elite e a milícia escolhida. Eles são, numa palavra, os verdadeiros, os fiéis amigos de Deus. Este os encontrará na provação, de corpo e alma, totalmente seus. É para este verdadeiro e sincero amor que devemos nos dirigir, caro amigo, e, se encontrarmos algum obstáculo entre Deus e nós, sem hesitar devemos destruí-lo. Esse é o espírito de nossa obra, tenho a doce confiança nisso”. (...)

7. Preces

D./ Roguemos a Deus nosso Senhor, que derrame suas bênçãos sobre seus servos que se consagrarão ao Senhor

T./ Senhor, ensinai-nos a amar!

1) É o próprio Cristo que, pelo Espírito Santo, dá à sua Igreja a graça de ser Una, Santa, Católica e Apostólica. Para que nós, Igreja viva, em comunhão com o Papa Bento XVI, sejamos corajosos para aceitar o convite a realizar cada uma dessas qualidades, rezemos. 2) Todo cristão é chamado à santidade e à missão de evangelizar o mundo. Para que o Senhor envie sempre mais operários para a sua messe e confirme cada um em sua vocação específica, rezemos. 3) O religioso se sente chamado a um amor intenso, que corresponde à sua pertença especial a Deus. Para que os Irmãos Gilson Feliciano, sv e João Maria, sv, confirmem a cada dia a entrega de suas vidas como oblação em prol do Reino, rezemos.

8. Oração pelas Vocações

Senhor da messe, Vós que chamais os operários do Evangelho, nós vos rogamos: Abri os corações dos vossos jovens à Fé e à Caridade, inspirai-lhes o desejo de consagrar-vos a sua vida. Que, no seguimento de Jean-Léon Le Prevost, muitos se empenhem em fazer conhecer o vosso nome aos pequenos e pobres. Aumentai em nós o espírito de zelo e de Caridade, a fim de que, pelo dom total de nós mesmos, sejamos verdadeiras testemunhas do vosso amor. Nós vos suplicamos, Pai: suscitai corações generosos para torná-los, nas vossas mãos, dóceis

instrumentos de misericórdia. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Pai nosso...

D./ Deus Onipotente, atendei nossos pedidos, abrindo assim nossos ouvidos para a escuta da tua Palavra e dai-nos sempre mais a certeza de teu carinho e atenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(PAUSA)

D./ Maria, serva fiel, totalmente consagrada ao serviço de Deus, apressa-se em cumprir os desígnios divinos da salvação: Ela glorifica a Deus, e, no serviço da caridade, é reconhecida como Mãe do Senhor, pois quer anunciar que os tempos messiânicos se cumpriram.

1. Canto à Maria

1-Uma entre todas foi a escolhida/foste tu Maria, serva preferida/Mãe do meu Senhor/Mãe do meu Salvador. Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com seu povo, nossa mãe sempre serás (bis) 2-Roga pelos pecadores desta terra/Roga pelo povo que em teu Deus espera/Mãe do meu Senhor/Mãe do meu Salvador.

2. Intercessão de Maria

D./ “Maria é o tipo e o modelo de todas as almas que querem generosamente se oferecer a Deus.” (Pe. Le Prevost). Portanto, peçamos que a Virgem Maria, modelo de pureza, proteja a vocação destes nossos irmãos:

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!

Pres.: O Senhor esteja conosco. Ass.: Eles está no meio de nós. Pres.: Que Cristo, Rei do Universo, nos dê ouvidos atentos para a escuta dos conselhos evangélicos.

Ass.: Amém. Pres.: Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. Ass.: Amém.

Pres.: Glorifiquemos o Senhor com a nossa vida. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.