2c26 impressionismo e museu d'orsay, paris, frança 2012

Download 2c26 Impressionismo e Museu D'Orsay, Paris, França 2012

If you can't read please download the document

Upload: wwwhistoriadasartescom

Post on 16-Apr-2017

4.567 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artstico que revolucionou profundamente a pintura e deu incio s grandes tendncias da arte do sculo XX. Este movimento considerado o marco inicial daarte moderna. O nome impressionismo deriva de uma obra de Monet chamadaImpresso, nascer do Sol(1872).Os autores impressionistas no mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou daacademia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produo pictrica no mais interessados em temticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. Aluze omovimentoutilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variaes de cores da natureza.

Principais caractersticas da pintura:

* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidncia da luz do sol.

* As figuras no devem ter contornos ntidos, pois a linha uma abstrao do ser humano para representar imagens.

* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impresso visual que nos causam, e no escuras ou pretas, como os pintores costumavam represent-las no passado.

* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo prximo a um violeta produz uma impresso de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro to valorizado pelos pintores barrocos.

* As cores e tonalidades no devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrrio, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. o observador que, ao admirar a pintura, combina as vrias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser tcnica para se ptica.

Impressionismo na msica

Msica impressionista o nome dado ao movimento da msica clssica europeia que surgiu no fim do Sculo XIX e continuou at o meio do Sculo XX. Originando-se na Frana, msica impressionista caracterizada por sugesto e atmosfera. Compositores impressionistas preferiam composies com formas mais curtas, tais como o nocturne, arabesque, e o preldio; alm disto, frequentemente exploravam escalas, como a escala hexafnica ou tambm chamada de tons inteiros.A influncia de impressionismo visual na sua contraparte musical bem discutida. Claude Debussy e Maurice Ravel so considerados, em geral, os maiores compositores impressionistas. Mas, Debussy no concordou com o termo, chamando-o de inveno dos crticos. Entre outros msicos impressionistas fora da Frana incluem-se obras de Ralph Vaughan Williams e Ottorino Respighi.

*

Impressionismo na literatura

O termo Impressionismo tambm usado para descrever obras de literatura nas quais basta acrescentar poucos detalhes para estabelecer as impresses sensoriais de um incidente ou cena. Literatura impressionista bem relacionada a simbolismo, entre os seus melhores exemplares podemos encontrar: Baudelaire, Mallarm, Rimbaud e Verlaine. Autores tais como Virginia Woolf e Joseph Conrad escreveram trabalhos impressionistas de modo que, em vez de interpretar, eles descrevem as impresses, sensaes e emoes que constituem uma vida mental de um carter.

Principais artistas impressionistas e suas obras:
-Claude Monet:Esturio do Sena, Impresso, Nascer do Sol, Ponte sobre Hve na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu, Mulheres no Jardim, Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.

-Edgar Degas:Retrato da famlia Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira bailarina.

-Pierre-AugusteRenoir:Mulher com sombrinha, O Camarote, Le Moulin de la Galette , Madame Georges Charpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e Alice de Anvers, A dana em Bougival, Mulher amamentando, As grandes banhistas, Menina com espigas, Menina jogando criquet, Ao piano, Odalisca, Retrato de Claude Renoir, Banhista enxugando a perna direita.

- douardManet:Os romanos, A decadncia, O bebedor de absinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet, O homem morto, A msica na Tulheiras, Rapaz em costume espanhol, Almoo na relva, Olympia, A ninfa surpresa, A leitura, O tocador de pfano, A execuo de Maximiliano, Retrato de mile Zola, Berthe Morisot de Chapu Preto

Principais msicos impressionistas e suas obras principais:

- Claude Debussy: Preldio Tarde de um Fauno, Estampes, Trois Images, La Mer, Sonata para Piano e Violino.

- Maurice Ravel: Jeux d'Eau, Bolero, Concerto para Piano em Sol Maior, Quateto de Cordas em F Maior, Rapsdia Espanhola.Principais pintores impressionistas brasileiros:

- Eliseu Visconti: Mamoeiro, Dia de Sol, Na Alameda Terespolis.

- Almeida Jnior: O Violeiro, Moa com livro, Arredores do Louvre, Fuga para o Egito, O descanso do modelo, Leitura, A Partida da Mono.

- Henrique Cavalleiro: A parisiense, Jardim de Luxemburgo e Nu.

- Vicente do Rego Monteiro: Vaso de Flores, Wilma, Dida, Mulher Sentada, Mulher com bola vermelha.

Galeria dos Grandes Mestres do ImpressionismoClaude Monet (1840-1926)Impressodo Sol Nascente 1873(Museu Marmottan, Paris)
Quadro de Claude Monet que deu incio ao
Movimento Impressionista

Les Alyschamps

Edouard Manet (1832-1883)Rosa e Azul - 1881
Quadro de Renoir
Museu MASPDanaem Bougival
Quadro de RenoirLa Promenade
Quadro de Renoir

Edouard Manet (1832-1883)Corridas emLongchampQuadro de ManetFlores no Vaso de CristalQuadro de Manet

Vincent Van Gogh (1853-1890)Auto Retrato com Chapu de Palha
Quadro de Van GoghLes Alyschamps
Quadro de Van Gogh

O Museu de Orsay (muse d'Orsay em francs) um museu na cidade de Paris, na Frana. Situa-se na margem esquerda do rio Sena no VII arrondissement. As colees do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do perodo compreendido entre 1848 e 1914. Entre outras, esto a presentes obras de Van Gogh, Monet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon.

O edifcio, que atualmente alberga o museu, era originalmente uma estao ferroviria, Gare de Orsay, construda para o Chemin de Fer de Paris Orlans (em portugus, Caminho de ferro de Paris a Orlees), no local onde se erguera at 1871 um antigo palcio administrativo, o Palais d'Orsay. Foi inaugurado em 1898, a tempo da Exposio Universal de 1900. O projeto foi do arquiteto Victour Laloux.

Em 1977, o Governo francs decidiu transformar o espao num museu. Foi inaugurado pelo presidente de ento, Franois Mitterrand, a 1 de Dezembro de 1986. Os arquitetos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsveis pela adaptao da estao.

ColeesAs colees do museu provm essencialmente de trs locais: do museu do Louvre, as obras de artistas nascidos a partir de 1820, ou que tenham emergido no mundo da arte com a Segunda Repblica; do museu do Jeu de Paume, as obras impressionistas desde 1947; e do museu de arte moderna de Paris, as obras mais recentes. Estas colees abrangem vrias vertentes das artes plsticas tais como a pintura, a escultura, a fotografia entre outras.

Pintores

Pierre Bonnard, Eugne Boudin, Gustave Caillebotte, Paul Czanne, Camille Corot, Gustave Courbet, Honor Daumier, Edgar Degas, Eugne Delacroix, Henri Fantin-Latour, Antoni Gaud, Paul Gauguin, Vincent van Gogh, Hector Guimard, entre outros,que em sua maioria so impressionistas.

Escultores

Franois Rude, Jules Cavelier, Jean-Baptiste Carpeaux, Auguste Rodin, Paul Gauguin, Camille Claudel e Honor Daumier.

"O Baile do Moinho de la Galette" , de Renoir, outra pea da coleo do Museu d'Orsay, tambm foi recebido com crticas negativas na poca. O sentimento de dissoluo das figuras e a temtica inovadora, que trata da vida contempornea em Paris, faz dessa tela uma das obras-primas do comeo do Impressionismo e um dos quadros mais conhecidos de Renoir.Principais Obras

Um dos quadros mais famosos do acervo do Museu dOrsay o "Almoo na Relva" , de Manet. Rejeitado pelo jri do Salo de 1863, o quadro foi exposto no Salo dos Recusados, onde se tornou a principal atrao, causando tanto riso quanto a indignao dos visitantes.Ele no realizou a transio tradicional entre o claro e o escuro, feita gradualmente. Manet preferiu contrastes brutos e excluiu do fundo da tela a noo de perspectiva e profundidade. Essas caractersticas so sinais da recusa do pintor em se sujeitar s convenes. Ele criou um estilo livre, que considerado um ponto de partida para a arte impressionista.

Bouguereau, William O Nascimento de VnusMonet, ClaudeMulheres no JardimMoreau, GustaveOrfeu

Van Gogh, VincentO Quarto de Van Gogh em ArlesVan Gogh, Vincent A Igreja de Auvers-sur-Oise

GRUPONOME: Daniel Ribeiro N:05 Matheus Lima 24 Matheus Ribeiro 25 Rodrigo Duarte 31

*