2ª série em - questões para a exame final ef 2017...

9
2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL – EF 2017 – PORTUGUÊS TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES TERCETOS Olavo Bilac Noite ainda, quando ela me pedia Entre dois beijos que me fosse embora, Eu, com os olhos em lágrimas, dizia: "Espera ao menos que desponte a aurora! Tua alcova é cheirosa como um ninho... E olha que escuridão há lá fora! Como queres que eu vá, triste e sozinho, Casando a treva e o frio de meu peito! Ao frio e à treva que há pelo caminho?! Ouves? é o vento! é um temporal desfeito! Não me arrojes à chuva e à tempestade! Não me exiles do vale do teu leito! Morrerei de aflição e de saudade... Espera! até que o dia resplandeça, Aquece-me com a tua mocidade! Sobre o teu colo deixa-me a cabeça Repousar, como há pouco repousava... Espera um pouco! deixa que amanheça!" - E ela abria-me os braços. E eu ficava. 01. Cite duas características formais que filiam este poema ao estilo parnasiano. 02. Apesar de parnasiano, este poema também apresenta características de outro estilo artístico. Qual é esse estilo? Cite uma dessas características. 03. Pela leitura do poema, percebe-se que há uma decisão a ser tomada como ponto crucial da compreensão do texto. Qual é essa decisão? Quem a toma? TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES (...) Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e, enfim, No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito: (...) Assim procedo. Minha pena Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena, Serena Forma! (...) 04. A qual estilo de época pertencem esses versos? 05. Qual o objeto de devoção do poeta neste poema? Transcreva um verso que comprove sua resposta. 06. Leia o seguinte texto, que faz parte de um anúncio de um produto alimentício: EM RESPEITO A SUA NATUREZA, SÓ TRABALHAMOS COM O MELHOR DA NATUREZA Selecionamos só o que a natureza tem de melhor para levar até a sua casa. Porque faz parte da natureza dos nossos consumidores querer produtos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, confiáveis. www.destakjornal.com.br, 13/05/2013. Adaptado. Procurando dar maior expressividade ao texto, explique como o anúncio explora a polissemia e cria o sentido do texto.

Upload: dinhkien

Post on 25-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL – EF 2017 – PORTUGUÊS TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES

TERCETOS Olavo Bilac

Noite ainda, quando ela me pedia Entre dois beijos que me fosse embora, Eu, com os olhos em lágrimas, dizia: "Espera ao menos que desponte a aurora! Tua alcova é cheirosa como um ninho... E olha que escuridão há lá fora! Como queres que eu vá, triste e sozinho, Casando a treva e o frio de meu peito! Ao frio e à treva que há pelo caminho?! Ouves? é o vento! é um temporal desfeito!

Não me arrojes à chuva e à tempestade! Não me exiles do vale do teu leito! Morrerei de aflição e de saudade... Espera! até que o dia resplandeça, Aquece-me com a tua mocidade! Sobre o teu colo deixa-me a cabeça Repousar, como há pouco repousava... Espera um pouco! deixa que amanheça!" - E ela abria-me os braços. E eu ficava.

01. Cite duas características formais que filiam este poema ao estilo parnasiano. 02. Apesar de parnasiano, este poema também apresenta características de outro estilo artístico. Qual é esse estilo? Cite uma dessas características. 03. Pela leitura do poema, percebe-se que há uma decisão a ser tomada como ponto crucial da compreensão do texto. Qual é essa decisão? Quem a toma? TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES (...) Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e, enfim, No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito: (...) Assim procedo. Minha pena Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena, Serena Forma! (...) 04. A qual estilo de época pertencem esses versos? 05. Qual o objeto de devoção do poeta neste poema? Transcreva um verso que comprove sua resposta. 06. Leia o seguinte texto, que faz parte de um anúncio de um produto alimentício:

EM RESPEITO A SUA NATUREZA, SÓ TRABALHAMOS COM O MELHOR DA NATUREZA Selecionamos só o que a natureza tem de melhor para levar até a sua casa. Porque faz parte da natureza dos nossos consumidores querer produtos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, confiáveis.

www.destakjornal.com.br, 13/05/2013. Adaptado.

Procurando dar maior expressividade ao texto, explique como o anúncio explora a polissemia e cria o sentido do texto.

Page 2: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

07. Examine a tirinha e responda ao que se pede. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra e explique por que a indicou. b) A tirinha visa produzir não só efeito humorístico mas também efeito crítico. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

08. Por homonímia entende a tradição: “propriedade de duas ou mais formas, inteiramente distintas pela significação ou função, terem a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas, dispostos na mesma ordem e subordinados ao mesmo tipo de acentuação; como exemplo: “um homem são”; “São Jorge”; “são várias as circunstâncias”. Ela é possível sem prejuízo da comunicação em virtude do papel do contexto na significação de uma forma, como sucede com “são” nos exemplos dados.

(Evanildo Bechara. Moderna gramática portuguesa, 2009. Adaptado.)

a) Em qual tira o efeito de humor decorre, em larga medida, deste fenômeno linguístico? Justifique sua resposta. b) Elabore duas frases nas quais apareçam dois

termos que, com significados diferentes, tenham a mesma forma gráfica e fônica (utilize termos diferentes daquele explorado pela tira e daquele citado pelo gramático Evanildo Bechara). Texto 01 - Mas, afinal, o que é língua padrão? Já sabemos que as línguas são um conjunto bastante variado de formas linguísticas, cada uma delas com a sua gramática, a sua organização estrutural. Do ponto de vista científico, não há como dizer que uma forma linguística é melhor que outra, a não ser que a gente se esqueça da ciência e adote o preconceito ou o gosto pessoal como critério. Entretanto, é fato que há uma diferenciação valorativa, que nasce não da diferença desta ou daquela forma em si, mas do significado social que certas formas linguísticas adquirem nas sociedades. Mesmo que nunca tenhamos pensado objetivamente a respeito, nós sabemos (ou procuramos saber o tempo todo) o que é e o que não é permitido... Nós costumamos "medir nossas palavras", entre outras razões, porque nosso ouvinte vai julgar não somente o que se diz, mas também quem diz. E a linguagem é altamente reveladora: ela não transmite só informações neutras; revela também nossa classe social, a região de onde viemos, o nosso ponto de vista, a nossa escolaridade, a nossa intenção... Nesse sentido, a linguagem também é um índice de poder. Assim, na rede das linguagens de uma dada sociedade, a língua padrão ocupa um espaço privilegiado: ela é o conjunto de formas consideradas como o modo correto, socialmente aceitável, de falar ou escrever. FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: língua portuguesa para nossos estudantes. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 30 Texto 2 – canção: CUITELINHO Cheguei na bera do porto onde as onda se espaia. As garça dá meia volta, senta na bera da praia. E o cuitelinho não gosta

que o botão de rosa caia. Quando eu vim de minha terra, despedi da parentaia. Eu entrei no Mato Grosso,

Page 3: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

dei em terras paraguaia. Lá tinha revolução, enfrentei fortes bataia. A tua saudade corta

como aço de navaia. O coração fica aflito, bate uma, a outra faia. E os oio se enche d'água que até a vista se atrapaia.

*Cuitelinho - pequeno cuitelo ou beija-flor (Cantiga popular brasileira de Paulo Vanzolin) 09. Como o autor se posiciona diante da língua e suas variações? Justifique e comprove com citações do texto. 10. De acordo com o posicionamento do texto 1, como podemos analisar o texto 2? (Use trechos da canção para comprovar sua resposta). TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 5 QUESTÕES Entretanto, a chuva cessou completamente, o sol reapareceu, como para despedir-se; andorinhas esgaivotaram no ar; e o cortiço palpitou inteiro na trêfega alegria do domingo. Nas salas do barão a festa engrossava, cada vez mais estrepitosa; de vez em quando vinha de lá uma taça quebrar-se no pátio da estalagem, levantando protestos e surriadas. A noite chegou muito bonita, com um belo luar de lua cheia, que começou ainda com o crepúsculo; e o samba rompeu mais forte e mais cedo que de costume, incitado pela grande animação que havia em casa do Miranda. Foi um forrobodó valente. A Rita Baiana essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada! divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade! Também cantou. E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio. E o Firmo, bêbedo de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano como línguas finíssimas de cobra. Jerônimo não pôde conter-se: no momento em que a baiana, ofegante de cansaço, caiu exausta, assentando-se ao lado dele, o português segredou-lhe com a voz estrangulada de paixão: - Meu bem! se você quiser estar comigo, dou uma perna ao demo!

Aluísio Azevedo. O CORTIÇO. São Paulo: Abril Cultural, 1981.

11. Neste trecho do livro, percebe-se a presença de três personagens fundamentais para o desenvolvimento do enredo do livro: Rita Baiana, Jerônimo e Firmo, explique resumidamente qual a relação que se estabelecerá Rita e Jerônimo no decorrer da narrativa. 12. Explique como a relação correta citada por você na questão anterior contribui para o desfecho trágico da história. 13. Ainda sobre o trecho anterior, menciona-se outro personagem, Miranda. Qual a contraposição que este personagem e o lugar em que mora estabelece no livro? 14. A filha do Miranda terá um final surpreendente por se relacionar com um personagem com o qual não parece combinar no livro. Cite o nome da filha e do personagem com quem ela se casará no livro. 15. No fragmento de O CORTIÇO, de Aluísio Azevedo (1857-1913), há um trecho em que se observa uma das posturas cientificistas do Naturalismo, o zoomorfismo. Tal postura consiste em fazer com que os traços físicos de um personagem estejam em estreita relação com características animalescas no ambiente narrativo. Levando em consideração este comentário, transcreva uma passagem do trecho que mostre o zoomorfismo em Rita Baiana. A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico. 16. Retire do texto exemplos correspondentes às classes morfológicas indicadas abaixo: a) 4 substantivos: b) 4 adjetivos: c) 2 advérbios: d) 1 locução adjetiva:

Page 4: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

e) 3 preposições: 17. Como o anúncio consegue criar a ideia de que a impressora oferece um serviço rápido? Explique os recursos de linguagem usados pelo texto para sugerir essa ideia. 18.

Cultivar amizades, semear empregos e preservar a cultura fazem parte da nossa natureza. Reescreva a frase, transformando os verbos CULTIVAR, SEMEAR e PRESERVAR em substantivos. Faça as adaptações necessárias. 19. Explique qual a relação entre os verbos CULTIVAR, SEMEAR e PRESERVAR e o substantivo NATUREZA? Que sentido eles atribuem ao texto? 20. Encontra-se, a seguir, a transcrição de parte de uma transmissão de jogo de futebol, trecho de uma canção e uma manchete de notícia. TEXTO 1 Na marca de 36 minutos do primeiro tempo do jogo, pode abrir o marcador o time da Itapirense. A Esportiva precisa da vitória. Tomando posição o camisa 9 Juary. É a batida de penalidade máxima. Faz festa a torcida. Fica no centro do gol o goleiro Cléber. Partiu Juary com a bola para a esquerda, tocou, é gol. Gol da Esportiva! E o Mogi Mirim tem posse de bola agora, escanteio pela direita. 39 minutos, Juan na cobrança do escanteio para o Mogi Mirim, chutou, cruzou, cabeceia Anderson Conceição e é gol. Foi aos 39 minutos do primeiro tempo, Juan pra cobrança do lado direito, subiu, desviou de cabeça o zagueiro Anderson Conceição, bola pro fundo da rede do goleiro Brás da Itapirense. Cutucou pro fundo da rede Anderson Conceição, camisa 4. Transcrição adaptada de trecho da transmissão da partida entre Mogi Mirim Esporte Clube e Itapirense em 04/10/2008. Disponível no Podcast "Mogi Mirim Esporte

Clube", em www. mogimirim.com.br

TEXTO 2 "Cotidiano" (Chico Buarque) Todo dia ela faz Tudo sempre igual Me sacode Às seis horas da manhã Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca De hortelã (...) TEXTO 3 "Presidente visita amanhã a Estação Antártica"

Imprensa Nacional, em www.in.gov.br, 15/02/2008.

a) Nos três textos ocorrem verbos no tempo presente. Entretanto, seu uso descreve as ações de formas diferentes. Compare o uso do presente nos textos 1 e 2, e mostre a diferença. Faça o mesmo com os textos 2 e 3. Explique. b) O encadeamento narrativo do texto 1 é construído pela alternância entre verbos no presente e no passado. Justifique a presença exclusiva do passado no último parágrafo, considerando que se trata de uma transmissão de jogo de futebol. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES Alguns minutos depois vejo encaminhar-se para mim uma cara, que não me pareceu desconhecida. Conhecia-a, fosse donde fosse. Imaginem um homem de trinta e oito a quarenta anos, alto, magro e pálido. As roupas, salvo o feitio, pareciam ter escapado ao cativeiro de Babilônia; o chapéu era contemporâneo do de Gessler. Imaginem agora uma sobrecasaca, mais larga do que pediam as carnes, - ou, literalmente, os ossos da pessoa; a cor preta ia cedendo o passo a um amarelo sem brilho; o pêlo desaparecia aos poucos; dos oito primitivos botões restavam três. As calças, de brim pardo, tinham duas fortes joelheiras, - enquanto as bainhas eram roídas pelo tacão de um botim sem misericórdia nem graxa. Ao pescoço flutuavam as pontas de uma gravata de duas cores, ambas desmaiadas, apertando um colarinho de oito dias. Creio que trazia também colete, um colete de seda escura, roto a espaços, e desabotoado. - Aposto que me não conhece, Sr. Doutor Cubas? disse ele.

Capítulo 59 – Um encontro. Memórias póstumas de Brás Cubas

Page 5: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

21. Existe um personagem na obra Memórias póstumas de Brás Cubas que faz parte de outra obra muito importante de Machado de Assis. Sobre ele, responda: qual o seu nome e como ele é caracterizado no primeiro momento na história? 22. Ao encontrar com Brás Cubas pela primeira vez depois da infância, este personagem roubou-lhe um objeto. Que objeto foi e qual a transformação ocorrida com o personagem ao encontrar-se novamente com Brás? Explique essa transformação. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO “Uma semana depois, Lobo Neves foi nomeado presidente de província. Agarrei-me à esperança da recusa, se o decreto viesse outra vez datado de 13; trouxe, porém, a data de 31, e esta simples transposição de algarismos eliminou deles a substância diabólica. Que profundas que são as molas da vida!”

Capítulo CX de Memórias Póstumas de Brás Cubas, que significativamente tem o título de “31”

23. Que episódio anterior deve ser levado em conta para se entender o trecho “Agarrei-me à esperança da recusa, se o decreto viesse outra vez datado de 13”? 24. Associe cada uma dos trechos abaixo a uma personagem com quem Brás Cubas manteve relacionamento durante sua vida. a) “A voz e as saias pertenciam a uma mocinha morena, que se deteve à porta, alguns instantes, ao ver gente estranha. Era a Flor da Moita. ” b) “...amou-me durante quinze meses e onze contos de réis. ” TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto.

(Machado de Assis, MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS)

25. Explique resumidamente o que era o "emplasto" e por que deveria ter trazido celebridade a Brás Cubas. 26. Sobre a predicação dos verbos, observe o sentido do verbo continuar nos exemplos abaixo:

O pai continuou preocupado com seu filho. A discussão continuou até a madrugada.

Qual a diferença sintática do verbo “continuar” nos dois exemplos? (Continuam com a mesma transitividade?) Explique. Leia a tirinha abaixo e responda o que se pede.

27. No 2º quadrinho, observe os trechos abaixo destacados. i.Os gibis tratam de sérios assuntos do dia. ii.Os super heróis de hoje encaram dilemas morais difíceis. Indique a classificação (transitividade) dos verbos das orações acima. Indique e classifique seus complementos.

No 3º quadrinho, Calvin chega a algumas conclusões sobre os gibis: “Os gibis não são uma fantasia de escape. Eles são críticas sociais sofisticadas.” 28.Observe que a estrutura sintática das duas orações é a mesma. Assim, que tipo de predicado essas orações apresentam? Justifique sua classificação.

Page 6: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

Ensino público

Ensino privado

Privado de ensino

29. Os três primeiros versos de "Cálice" apresentam a mesma estrutura sintática, cujos elementos constitutivos são, na sequência, Pai, afasta de mim esse cálice! Pai, afasta de mim esse cálice! Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue. Como beber dessa bebida amarga, Tragar a dor, engolir a labuta, Mesmo calada a boca, resta o peito,

Silêncio na cidade não se escuta. De que me vale ser filho da santa, Melhor seria ser filho da outra, Outra realidade menos morta, Tanta mentira, tanta força bruta. ......................................................

(In: www.uol.com.br/chicobuarque/)

Faça a análise sintática do verso “Pai, afasta de mim esse cálice!” (indique o sujeito, tipo de verbo, se há ou não objetos, dentre outros.) 30.Interprete a charge de Edgar Vasques e responda: a) Há, na charge, o uso de uma expressão fundamental para a construção de sentido do texto. Identifique este termo, dê sua classificação e indique qual sua diferença (sintática e semântica) em relação aos demais termos da charge b) Indique como o uso deste termo contribui com a construção de sentido da charge. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES

A FLOR E A NÁUSEA Preso à minha classe e a algumas roupas, vou de branco pela rua cinzenta. Melancolias, mercadorias espreitam-me. Devo seguir até o enjôo? Posso, sem armas, revoltar-me? Olhos sujos no relógio da torre: Não, o tempo não chegou de completa justiça. O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera. O tempo pobre, o poeta pobre fundem-se no mesmo impasse. Em vão me tento explicar, os muros são surdos. Sob a pele das palavras há cifras e códigos.

(...) "Uma flor ainda desbotada ilude à polícia, rompe o asfalto. Façam completo silêncio, paralisem os negócios, garanto que uma flor nasceu. Sua cor não se percebe. Suas pétalas não se abrem. Seu nome não está nos livros. É feia. Mas é realmente uma flor. É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio."

31. Observando-se o estilo e a temática deste poema, responda: A que fase da carreira de Drummond ele pertence? Diga o nome da fase e explique-a sucintamente. 32. A partir da observação da segunda coluna do trecho do poema A flor e a náusea de Drummond, responda: O que o nascimento da flor representa? Explique TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

PROCURA DA POESIA Não faças versos sobre acontecimentos. Não há criação nem morte perante a poesia. Diante dela, a vida é um sol estático, não aquece nem ilumina.

As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam. (...) Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Page 7: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário. Convive com teus poemas, antes de escrevê-los. (...) Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave?

33. Observando-se o teor dos versos de Procura da poesia, de Drummond, percebe-se um determinado tipo de poesia. Qual é? Justifique. TEXTOS PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES TEXTO 1 O herói vivia sossegado. Passava os dias marupiara na rede matando formigas taiocas, chupitando golinhos estalados de pajuari e quando agarrava cantando acompanhado pelos sons gotejantes do cotcho, os matos reboavam com doçura adormecendo as cobras os carrapatos os mosquitos as formigas e os deuses ruins. De-noite Ci chegava rescendendo resina de pau, sangrando das brigas e trepava na rede que ela mesmo tecera com fios do cabelo. Os dois brincavam e depois ficavam rindo um pro outro. Ficavam rindo longo tempo, bem juntos. Ci aromava tanto que Macunaíma tinha tonteiras de moleza. - Puxa! como você cheira, benzinho! que ele murmuriava gozado. E escancarava as narinas mais. Vinha uma tonteira tão macota que o sono principiava pingando das pálpebras dele. Porém a Mãe do Mato inda não estava satisfeita não e com um jeito de rede que enlaçava os dois convidava o companheiro pra mais brinquedo. Morto de soneira, infernizado, Macunaíma brincava pra não desmentir a fama só, porém quando Ci queria rir com ele de satisfação: -Ai! que preguiça!... que o herói suspirava enfarado. E dando as costas pra ela adormecia bem. Mas Ci queria brincar inda mais... Convidava convidava... O herói ferrado no sono. Então a Mãe do Mato pegava na txara e cotucava o companheiro. Macunaíma se acordava dando grandes gargalhadas estorcegando de cócegas. - Faz isso não, oferecida! - Faço! - Deixa a gente dormir, meu bem. - Vamos brincar. - Ai! que preguiça!... E brincavam mais outra vez. TEXTO 2 De vez em quando Macunaíma parava pensando na marvada... Que desejo batia nele! Parava tempo. Chorava muito tempo. As lágrimas escorregando pelas faces infantis do herói iam lhe batizar a peitaria cabeluda. Então ele suspirava sacudindo a cabecinha: 34. Ambos os trechos acima foram retirados do livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Sabendo disso, responda: no texto 2, como se caracteriza fisicamente Macunaíma? Tendo em vista a história do herói, diga qual é a origem dessas características. 35. Cite qual a palavra presente no texto 1 que melhor representa o paradoxo físico de Macunaíma presente no texto 2. Explique o sentido desta palavra na obra. 36. Leia o trecho: “Fermentação e destilação são as duas únicas receitas para se fabricar o álcool que pode ser bebido” (Superinteressante, São Paulo: Abril, 2000, p. 36) a) De acordo com o contexto, todo álcool pode ser bebido? Justifique. b) Qual a classificação da oração “que pode ser bebido”? Classifique sintaticamente o pronome relativo e indique seu termo antecedente. Classificação da oração “que pode ser bebido” - _____________________________________________ Classificação do conectivo “que” - _________________________________________________________ Termo antecedente do conectivo “que” - ____________________________________________________ Classificação sintática do conectivo “que” na oração - _________________________________________ 37.Observe os enunciados abaixo: Os parentes ainda não sabem se o paciente está bem. Os parentes ainda não sabem que o paciente está bem.

Page 8: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

Qual dos enunciados é mais favorável ao paciente? Justifique sua resposta e classifique sintaticamente as orações destacadas. 38. Leia um trecho da canção de Legião Urbana, “meninos e meninas” e responda: Quero me encontrar, mas não sei onde estou Vem comigo procurar algum lugar mais calmo Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita Tenho quase certeza que eu não sou daqui A oração destacada é muito frequente em diversas variantes da Língua Portuguesa. Porém, de acordo com a Gramática Tradicional, há um desvio gramatical no emprego da oração subordinada substantiva. Identifique e explique o desvio. Depois, reescreva o trecho conforme as orientações da norma padrão. 39. Observe as orações abaixo: É importante que vocês tenham uma rotina de estudos. A rotina de estudos que o professor ensinou produziu resultados positivos. Observe que os dois enunciados apresentam o conectivo “que”. Qual a classificação de cada um deles? Explique como você chegou a essa conclusão. 40. Observe que, no trecho abaixo, a ordem que foi dada às palavras, nos enunciados, provoca efeitos semânticos (de significados) estranhos. Está fazendo sucesso com sua nova clínica, a psicóloga Iracema Leite Ferreira Duarte, localizada na rua Campo Grande, 159. Diga qual é a interpretação “estranha” que o trecho apresenta, explique por que ocorre esta interpretação e reescreva-o de forma a evitar o problema.

Orientações:

1. A avaliação de EXAME FINAL será composta por 10 questões, retiradas desta lista de 40 questões. Não haverá necessidade de realização de trabalho complementar. 2. A média necessária para aprovação nas Avaliações de EXAME FINAL será 5,0 (cinco) pontos. 3. O aluno que NÃO atingir a média necessária nas Avaliações de EXAME FINAL será encaminhado para a realização da PROGRESSÃO PARCIAL durante o ano letivo de 2018. 4. Os resultados do EXAME FINAL serão divulgados no dia 26 de janeiro, a partir das 15h; 5. O calendário abaixo poderá sofrer alterações por razões técnicas ou pedagógicas.

Page 9: 2ª série EM - Questões para a EXAME FINAL EF 2017 …sistema.deltacolegio.com.br/upload/0301201812133_2aserieEM-RF-Exam... · A filha do Miranda terá um final surpreendente por

Calendário EXAME FINAL 1ªs e 2ªs séries - EM - 2017

24/01/2018

14h

FILOSOFIA SOCIOLOGIA

REDAÇÃO

BIOLOGIA PORTUGUÊS

FÍSICA INGLÊS

MATEMÁTICA GEOGRAFIA

QUÍMICA HISTÓRIA