27/2014- saude - edição 3.091

4
Bento Gonçalves :: Sábado :: 27 de dezembro de 2014 REPRODUÇÃO A ceia do ano novo Página 4 Os alimentos que não podem faltar na mesa dos supersticiosos Inicie 2015 com o pé direito Pensamentos e atitudes positivas irão ajudar você a ser mais feliz Página 3

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

27/2014- Saude - Edição 3.091 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 27/2014- Saude - Edição 3.091

Bento Gonçalves :: Sábado :: 27 de dezembro de 2014

REPRODUÇÃO

A ceia do ano novo

Página 4

Os alimentos que não podem faltar na mesa dos supersticiosos

Inicie 2015 com o pé direitoPensamentos e atitudes positivas irão ajudar você a ser mais feliz

Página 3

Page 2: 27/2014- Saude - Edição 3.091

2 Sábado | 27 de dezembro de 2014

Rituais de sorte para iniciar 2015 com o pé direito

Tudo o que alimenta os sentidos, audição, visão, paladar, ajuda a marcar uma transição.

REPRODUÇÃO

Fonte: bolsademulher.com

Um ano tem 365 meias--noites. Tem gente que passa a maior parte delas dormindo, outros lendo ou vendo televi-são, namorando, trabalhando, lutando contra a insônia. A ver-dade é que, na maioria das ve-zes, esse encontro noturno dos dois ponteiros do relógio passa completamente despercebido e banalizado. No entanto, ao menos em uma meia-noite do ano, o zerar dos cronômetros simboliza muito mais do que a razão de uma festa. O ano muda, mas, se quisermos, tudo continuará lá, como se, para nós do calendário gregoriano, do dia 31 ao dia primeiro ape-nas mais um dia tivesse se pas-sado. As mudanças se operam dentro de nós graças aos fogos, à contagem regressiva, aos abraços e ao tim-tim do cham-panhe. Essa é a importância dos rituais de passagem no fim de ano que, a um olhar mais descrente, podem parecer grandes bobagens, mas, afinal, nos ajudam a renovar fôlegos, promessas e esperanças.

Pequenos hábitos e mesmo

orações e simpatias ajudam muita gente nesse processo. Ou será que a virada do ano teria tanta importância sem vestir branco – e ver todo mundo igual –, tomar champanhe e pular sete ondinhas?

Por isso, comemoramos o ano novo com comida, música e fogos para assinalar o começo de uma nova fase, de um novo ciclo. Nosso dia-a-dia está pon-tuado por rituais de passagem.

Quem nunca, numa noite, re-cebeu um telefonema com um convite para um programa e ne-gou porque já estava de pijama? A rigor, esse fato não impede nada, basta trocar de roupa e ir pra rua. Mas colocar o pijama é um ritual de passagem, da hora de estar acordado, sair, fazer coisas, para a hora de ir dor-mir. Já imaginou uma festa de aniversário sem o “Parabéns”? Os rituais de passagem que possibilitam supor um começo renovado, melhor do que o dia de hoje, são sempre marcados por festejos e estímulos senso-riais. Tudo isso ajuda a fincar transformações, mudanças. E já que tudo isso só depende de nós mesmos, que tal começar a passagem renovando a certeza de que nunca vamos deixar de comemorar? Feliz ano novo!

Page 3: 27/2014- Saude - Edição 3.091

3Sábado | 27 de dezembro de 2014

Renove os pensamentose o seu espírito

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Natal, Réveillon, calen-dário novo em folha, férias, verão... Entenda

como o clima de festa e reno-vação desse período recom-pensa o seu organismo.

Dez Mandamentos De Fim De Ano

Comece o novo ciclo de sua vida com o pé direito — e a mente em seu favor.

1. Fuja do bombardeio de “obrigações” dessa época. Faça apenas o que lhe der sa-tisfação, sem regras rígidas. Reedite boas experiências de anos anteriores.

2. Admita que as confra-ternizações de Natal e Ré-veillon interferem na sua vida independentemente de sua vontade e aprenda a ex-trair o melhor delas. Fonte: saude.abril.com.br

3. Planeje-se antes de en-trar no furacão de afazeres e compromissos da segunda quinzena de dezembro. Esta-beleça prioridades e respeite seus limites.

4. Mande cartões de fi m de ano com mensagens genu-ínas a quem ama. De prefe-rência, escreva-os a mão. Se o mercantilismo da data o in-comoda, construa os presen-tes que vai dar.

5. Reserve um dia com a família para montar a árvore de Natal, com calma e sem celulares tocando. Use esse pretexto para exercer sua es-pontaneidade.

6. Recupere os valores que dão sentido à sua vida. Vascu-lhe na sua própria existência os princípios que nortearam seu caminho até aqui e seja você mesmo.

7. Aproveite o espírito de

confraternização para exercer a fraternidade. Procure sorrir e ser mais amoroso com as pes-soas. Cumprimente os vizinhos.

8. Celebre as festas sem culpa, beba e coma o que tiver vontade. Só evite os excessos para manter-se presente em cada momento desse período tão especial.

9. Perdoe-se pelos erros que cometeu. Evite julgar-se e so-frer mais que o necessário. Em vez disso, encare os equívocos da vida como oportunidades para se corrigir e amadurecer.

10. Faça uma lista de me-tas para o ano que começa, mas assegure-se de que todas estão a seu alcance. Vale des-de escovar os dentes quatro vezes por dia até viajar pelo menos uma vez por mês para praias ou montanhas.

Page 4: 27/2014- Saude - Edição 3.091

4 Sábado | 27 de dezembro de 2014

A ceia de ano novo traz muitos significados em sua comida e seu modo

de servir. A começar pela imensa quantidade de comida que ge-ralmente encontramos à mesa nessa ocasião, que reflete não só um momento de abundância e felicidade, mas o desejo de que as mesmas se repitam em todo o ano que está por vir.

Romã

A romã é símbolo de fartura e fertilidade. Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância.

No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia--noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira

Fonte: brasilcultura.com.br

e envolto em papel branco.

Champanhe

Essa bebida também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de ano novo. O champa-nhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pu-reza e qualidade são reconheci-das no mundo todo. O único pro-blema é que essa é uma bebida cara, mas você pode substituí-la por espumantes nacionais ou im-portados, de quase igual quali-dade e mais baratos.

Arroz

O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundân-cia e a fertilidade. Coréia, Ja-pão, Líbano e Dinamarca acre-ditam que esse é um alimento que traz muita sorte. O Líbano

tem ainda uma outra curiosida-de, é costume desse povo co-mer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.

Uvas

A uva é a fruta mais conheci-da por trazer boa sorte no ano novo. Para isso, você deve co-mer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pe-dido para cada uma que comer.

Lentilhas

A lentilha é sinal de boa sor-te, principalmente para os ita-lianos. No Brasil e no Chile, al-gumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coi-sa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

Carne de porco

O porco está sempre andan-do e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.

Vinho

O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam um signifi-cado positivo e otimista. Na pas-sagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.

São muitas as superstições que envolvem os alimentos da ceia de ano novo

Superstições envolvendo a ceia do ano novo