27/01/2015 revista dna

29
DNA revista

Upload: lekhue

Post on 06-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 27/01/2015 Revista DNA

DNA

revis

ta

Page 2: 27/01/2015 Revista DNA

Linha Legale Bortolinio mobiliário que se adapta à sua vida.

Page 3: 27/01/2015 Revista DNA

Revista Bortolini DNA - Edição 02Esta é uma publicação da Bortolini Indústria de Móveis Ltda. RSC-453 | Rota do Sol | Km 90 | Z. Industrial - C. Postal 57 CEP 95720-000 | Garibaldi | RS | Brasil. Tel. +55 (54) 3433-2500 [email protected] | www.bortolini.com.br

CoordenaçãoNúcleo de Comunicação e MKT da Bortolini

Editora responsável Irene Marcondes

FotografiasPaulo Dias, do Estúdio de Inovação & Design Bortolini/ID Bortolini

Criação, projeto gráfico e execuçãoFattore Comunicação AvançadaGráfica Serafinense

mobiliáriomultifuncional

Linha multifuncionalUm mesmo produto pode compor bibliotecas, home-offices e estações de trabalho.

Rogério Bortolini, diretor executivo; Ademar Bortolini, diretor administrativo financeiro e Antônio Bortolini, diretor industrial (da esq. para a dir.)

Nosso maior objetivo como corporação é fazer com que as pessoas sintam-se felizes no desempenho de suas funções. Como consequência, buscamos oferecer aos nossos clientes soluções que possam transformar o ambiente de trabalho. Este objetivo é que nos move e nos dá a verdadeira motivação para avançarmos em busca de novas conquistas, inovando em processos e produtos.

O mundo dos negócios move-se rapidamente. Estamos atentos a esta revolução de atitudes e tecnologias que modificam a cada momento o modo como vemos e atuamos em nosso trabalho. A adaptabilidade, a sofisticação e, principalmente, a simplificação são conceitos que nos desafiam e nos fazem pensar mais longe. Os cases de clientes apresentados nesta edição são a prova concreta do nosso trabalho e de nossa preocupação com o usuário, nossa fonte de inspiração.

Como bem ilustrado na matéria exposta nesta revista – “Trans-escritórios” - é por meio do Estúdio de Inovação e Design da Bortolini que investimos fortemente na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços que se adequem ao novo modo de viver das pessoas. Isso é a demonstração de que estamos atentos à transformação e à conexão com a nova realidade. Demonstramos, através de entrevistas e opiniões, a preocupação que temos com as pessoas, com a ergonomia no ambiente de trabalho e com o nosso compromisso em oferecer produtos de alta qualidade.

Temos orgulho da realização da parceria com a Interstuhl que, assim como nós, avança para voos mais altos, mas com os pés firmes nos propósitos e princípios traçados. Nesse mesmo sentido, firmamos mais uma parceria internacional com o intuito de tornar a Bortolini cada vez mais completa. Estamos falando da Euro Seating, uma das maiores fabricantes de poltronas de auditório da Europa. Estas e outras ações têm o objetivo máximo de oferecer ao mercado soluções inovadoras e de atender às expectativas de nossos clientes e colaboradores.

Convido vocês a fazerem uma boa leitura.

Rogério BortoliniDiretor Executivo

Editorial

Page 4: 27/01/2015 Revista DNA

Trans-escritórios10Novos produtos18

Entrevista24

Notas curtas22

Opinião27Ambientes executivos28

Cases34

Novaparceria32

Identidadevalorizada44Showroom46Inovadora por natureza50Turismo52Showrooms53

mobiliárioversátil

Mude, monte e desmonte Racks, estantes, nichos e mesas integradas, que permitem composições dinâmicas.

Page 5: 27/01/2015 Revista DNA

Agregue valor à sua empresa e utilize nossas linhas produzidas a partir de madeira de florestas com manejo ecologicamente adequado, certificadas pelo FSC . Consulte-nos para conhecer as linhas certificadas.

mobiliárioecoeficiente

Eco LegaleOpção com reaproveitamento de material com certificação ambiental.

Kaza Top 100Evento nacional Kaza Top 100 foi um sucesso e contou com a Bortolini como apoiadora oficial desta ediçãoO lounge da Bortolini, montado nesta edição do Kaza Top 100, foi ponto de encontro entre arquitetos, designers de interiores e lojistas de todo o Brasil. No evento, todos puderam conhecer a poltrona FIT, da alemã Interstuhl, e o premiado Sistema Legale, da Bortolini, que foram novidades em 2013. “A nossa participação no evento proporcionou uma ampla visibilidade da marca junto aos melhores profissionais de arquitetura de interiores do Brasil”, destaca José Braga, gerente comercial da Bortolini. “A edição deste ano esteve repleta de excelentes e reconhecidos profissionais. Em nosso lounge algumas centenas deles, que demonstraram grande interesse nos produtos expostos”, comenta. Quem participou da dinâmica do Puzzle Bortolini, montado no lounge da marca, concorreu a prêmios exclusivos, como a Poltrona Fit e a cadeira Goal, ambas da marca Interstuhl, e módulos da linha Legale Bortolini. “Agradecemos a todos que prestigiaram nosso espaço”, diz Braga.

Acesse o QrCode, confira o vídeo do

Sistema Legale e surprenda-se com sua

versatilidade.

08

Page 6: 27/01/2015 Revista DNA

Como desenvolvedora e fabricante de móveis para escritório, o principal parâmetro da Bortolini para a criação de produtos é compreender a influência das pessoas nos ambientes de convívio e trabalho.É colocando as pessoas como foco principal que a empresa cria soluções materiais que visam aumentar a eficiência do trabalho realizado. Já as questões técnicas como matéria-prima, possibilidades fabris, requisitos estéticos, ergonômicos, preços e concorrência de mercado ficam submetidos ao entendimento de como as pessoas se apropriarão dos produtos desenvolvidos pela empresa para resolverem necessidades geradas por seus modos de trabalhar e viver contemporâneos.Atualmente, a humanidade experimenta amaior revolução tecnológica da sua história.Com a introdução de variados tipos de dispositivos computadorizados conectadosem rede, o modo de trabalhar e viver das pessoas está sendo alterado gradativamente, levando a novas definições sobre o que

se entende por “ambiente de trabalho humano”.Para tanto, a ideia do “ambiente de trabalho” não está mais restrita ao seu conceito físico que é o “escritório”. Agora ela tornou-se mais uma ATITUDE do que um ambiente físico. Ou seja, para trabalhar basta estar em qualquer lugar onde seja possível estar conectado, pois a maioria das atividades administrativas são processos digitais online. O escritório convencional, visto como uma área física exclusivamente destinada à execução de trabalhos seriados, está migrando para o modelo de TRANS-ESCRITÓRIO, uma espécie de organismo de múltiplos ambientes (corporativos ou não) úteis ao encontro das pessoas a fim de realizarem atividades e negociações baseadas em interação humana (virtual, inclusive). Neste novo ambiente, o mobiliário gradativamente abandona a ideia de posto de trabalho rígido e centralizador, e passa a ser um pulsor de interação entre as pessoas.

Trans-escritóriosPaulo Dias

ilustração

10 11

Page 7: 27/01/2015 Revista DNA

O layout de escritórios sofreu intensa evolução durante o século XX. As primeiras adequações do tradicional escritório foram através do modelo do Taylorismo, que influenciou o Fordismo e sua ideia de eficiência das tarefas (linha de montagem). A partir deste período, o escritório assume diversos conceitos e se torna um dos principais símbolos da sociedade contemporânea.No infográfico abaixo, é possível constatar a evolução dos principais dispositivos eletrônicos usados nos atuais processos de trabalho.Nos quadros ao lado são exibidos os principaisavanços dos escritórios, em cada época.

12 13

Escritórios do passado e presente

Conceito Bullpen / Taylorismo - 1900-1950

Layout tipo linha de montagem seguindo aarquitetura; Cronometragem do tempo das tarefas; Separação hierárquica: chefes em salasfechadas nas laterais e funcionários staff no centro.

Conceito escritório panorâmico (Bürolandschaft) - 1950-1960

Layout livre que obedece os fluxos de comunicação e não a arquitetura; Espaços abertos livres de interferências, comoparedes, divisórias, armários e corredores; Arquivamento localizado longe dos postos detrabalho (mobiliário ainda não integrado).

Conceito escritório planta livre (Open Plan Office) 1970-1990

Integração entre divisórias/biombos com omobiliário, permitindo a criação de sistemas delayouts tipo “baia”; Flexibilidade de mudanças no layout; Integração do arquivamento com os postos detrabalho e biombos.

Conceito escritórios universais territoriais meados de 1990/2000 até hoje

Mobiliários com tipologias e tamanhospadronizados para diferentes cargos/funções; Vantagem de alteração das equipes e/oufunções sem a necessidade de mudar o layout; Implantação das plataformas lineares detrabalho com tamanhos compactos e menor usode componentes (biombos e pés, por exemplo).

BABY BOOMERS

1º PC (computador pessoal) com CPU/monitor/teclado

1977

ARPANET1969

1º telefone celular comercial1983

1º player - loja de arquivos rodável em

um dispositivo não PC2001

Conceito de navegador para leitura de arquivos

hipermedia1991

1º dispositivo não PC conectado a um

player - loja online2001

1º tablet com tela de toque

2010

20102000‘90‘80‘70‘60‘50

1º smartphone com tela de toque

2007

1º notebook1986

GERAÇÃO X GERAÇÃO Y GERAÇÃO Z

Trans-escritórios A transformação dos escritórios

Page 8: 27/01/2015 Revista DNA

TRANS-ESCRITÓRIOS:O TRABALHO EMQUALQUER LUGAR, A QUALQUER HORA

bench/bancada

plataforma compartilhada

ilha interativa

O ambiente corporativo convencional, dotado de mesas ergonômicas para cada funcionário, computadores, armários, salas de reunião e regido por horários fixos de funcionamento, está deixando de ser, gradativamente, o principal lugar onde as pessoas podem trabalhar.Com a popularização dos dispositivos portáteis de acesso à internet, como os smartphones, notebooks e tablets, bem como a transferência da maioria das tarefas técnico-administrativas para plataformas digitais, as pessoas podem trabalhar praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora, tornando-se trabalhadores itinerantes.Desta forma, muitos espaços que não foram, inicialmente, projetados para o trabalho acabaram tornando-se oportunos para esse fim, tais como uma mesa de lanchonete, uma poltrona no aeroporto, um sofá de recepção, viajando de carro, avião ou ônibus.O ambiente de trabalho, portanto, passa a ser diversificado, efêmero e transitivo. A ideia da posição de trabalho passa a ser uma atitude e não mais um local definido.Os trabalhadores itinerantes deixam de depender integralmente do posto de trabalho fixo, ou seja, podem

trabalhar de forma remota, inclusive em deslocamento, perde-se, porém, a vantagem do escritório moderno que é a integração dos funcionários e uma sinérgica “noção corporativa”. Embora seja prático, o encontro não dispensa a necessidade de uma base apta a promover a interação física entre as pessoas para dividirem experiências, estratégias e valores da empresa.Juntando a possibilidade do trabalho remoto com a necessidade de corporativismo dos funcionários, o escritório “físico-territorial” de uma empresa está mudando para novos formatos flexíveis que, por exemplo, dão ênfase a ambientes de relacionamento dotados de suportes para reuniões rápidas, mesas de uso compartilhado e sofás integrados a mesas para conversas confortáveis e trabalhos em dispositivos portáteis. O uso compartilhado das estações de trabalho é feito pela alternância de horários entre funcionários, ou seja, enquanto uns estão em trânsito ou trabalhando em seus home-offices, outros ocupam as estações compartilhadas da empresa em períodos pré-agendados. Neste contexto, também surge o coworking, que é a locação de

postos de trabalho em escritório coletivo. Denominamos estes novos formatos de “TRANS-ESCRITÓRIOS”, ou seja, “além do escritório”. Assim, o espaço de trabalho não é mais dominado por uma grande quantidade de mesas padronizadas de trabalho e salas de reunião isoladas. Os novos ambientes estão ficando mais aconchegantes: possuem ILHAS INTERATIVAS com tecnologias e mobílias para reuniões online e/ou presenciais dispostas em diversos pontos do escritório para uso rápido, bem como PLATAFORMAS COMPARTILHADAS para funcionários itinerantes que precisam trabalhar pouco tempo na empresa e necessitam de estações temporárias para tarefas executivas, além da tradicional BENCH DESK (bancadas) para funcionários fixos.

Abaixo, apresenta-se a PLATAFORMA LINEAR MULTIFUNCIONAL que integra ilhas interativas, plataformas compartilhadas e bench (mesões), proposta pelo designer Paulo Dias, do Estúdio ID BORTOLINI.

Ilhas interativasPara reuniões rápidas entre funcionários presentes na empresa e funcionários remotos (online)

Trans-escritórios

Bench desks(bancadas)

Plataformas compartilhadas

Ilhas interativas

Funcionários fixos Funcionários itinerantes Funcionários presentes e online

14 15

Page 9: 27/01/2015 Revista DNA

1716

Pessoas

Principais características: Disciplina Trabalho como expressão pessoal Ênfase na carreira Chefe por hierarquia Estratégia/planejamento Gestão de empresa Engajamento político Acumulação de bens

Principais características: Busca/consumo da informação Busca o sentido do trabalho Pragmatismo Chefe por competência Liberdade/independência Empreendedorismo Apatia política Ecoativismo

Principais conquistas dos Baby Boomers: Revolução cultural Esta geração foi a primeira a contestar regras culturais, incorrendo em amplas mudanças de comportamento e educação no mundo.

Grandes corporações globalizadas Após a 2ª Guerra Mundial, os Baby Boomers foram os principais responsáveis pela criação de um mercado global dominado por grandes multinacionais e pela reconstrução da Europa.

Principais conquistas da Geração X: Ativismo ecológico Pela primeira vez, uma geração inteira discutiu e protestou contra a destruição ambiental.

Implantação da internet Embora criada nos porões militares da Guerra Fria, a internet foi comercialmente introduzida através do empreendedorismo da Geração X.

Principais características: Informação imediata Trabalho-mercadoria (fidelidade a quem paga mais) Chefe por capacidade técnica ou por criatividade Cognição multitarefa Gestão de inovação Respeito à diversidade Conectividade constante

Principais conquistas da Geração Y: Respeito às diversidades Grandes manifestações pelos direitos civis de pessoas com cultura, credo e opção sexual diversas. Foram promovidas basicamente pela Geração Y.

Redes sociais virtuais A Geração Y criou as primeiras grandes redes sociais mundiais baseadas na internet, mudando a maneira das pessoas se relacionarem.

Pessoas são o foco da Bortolini. Compreender quais são as principais gerações que estão trabalhando juntas nos atuais escritórios e como estão se relacionando é pré-requisito para a criação de produtos com maior eficiência, seja ela estética ou funcional, de acordo com as expectativas genéricas de cada uma. Atualmente, três gerações compõem esse cenário:

Geração Baby Boomer (1946-1964 aproximadamente)

Geração X (1965-1983 aproximadamente) Geração Y (1984-1994 aproximadamente)

Trans-escritórios

Richard Branson

Page 10: 27/01/2015 Revista DNA

Novos produtosLançamento mundial da alemã Interstuhl, representada com exclusividade no Brasil pela Bortolini, a EVERYis1 é a síntese de um novo conceito de cadeira de escritório, acessível e inovador. A Interstuhl acredita que o bom design e o alto conforto deveriam estar disponíveis em todo o lugar para todas as pessoas. EVERYis1 incorpora isto: ela é perfeita para o escritório do futuro, no qual ambientes de trabalho tornam-se cada vez mais móveis, adaptáveis, modulares e informais. Em resumo, a EVERYis1 é uma cadeira verdadeiramente Interstuhl em termos de design, ergonomia, qualidade e aspectos sustentáveis. Ela oferece, como padrão, ajuste automático de peso, mecanismo sincronizado e materiais de alta qualidade. A forma dinâmica, clara e transparente de EVERYis1 se integra perfeitamente ao ambiente interno e oferece muitas soluções criativas para o planejamento de espaços, sejam eles clássicos ou contemporâneos, escritórios ou residências. EVERYis1 é para todos.

Diferenciais• EVERYis1 é dotada do sistema

Autolift. A tensão do encosto se adapta flexivelmente ao peso do usuário durante o movimento de reclinar com ajuste fino de +/- 5 kg. O mecanismo pode ser ajustado em três ângulos de assento.

• O encosto é coberto por uma malha leve e respirável com máxima ergonomia. Como opção, a EVERYis1 pode conter ajuste de altura do apoio lombar, ajuste de profundidade do assento, inclinação do assento e apoio de braços 2D e 4D.

• Além de um grande número de cores disponíveis para o assento, a malha está disponível em preto ou branco. A base de alta qualidade combina com a cor da malha, podendo ser também em alumínio polido ou prata brilhante.

EVERYis1Design: ID AID, Sven Von Boetticher

18

Page 11: 27/01/2015 Revista DNA

Diferenciais• Mesa de reunião a ser

utilizada dentro do gabinete principal, onde as reuniões da empresa são realizadas.

• Forma escultórica direcionada para os gabinetes de decisão, não apenas para uso em salas de reunião. Destaque para os chanfros e ângulos justapostos com linhas retas que proporcionam formas com mais “força” e possibilidade de arranjos tonais com dupla cor.

• Aspectos ergonômicos, de acessibilidade e soluções de cabeamento estão inseridos no produto em vários pontos - itens irrevogáveis atualmente.

Novos produtos

TriariiDesign: Paulo Dias

20

Nas pesquisas que a equipe do Estúdio de Inovação & Design Bortolini realiza, são observados os ambientes de trabalho a fim de identificar necessidades e, consequentemente, criar novos produtos capazes de atendê-las. Esta é a rotina.Entretanto, fugindo do cotidiano, por vezes criamos produtos como propostas para instigar novos hábitos, não somente para cobrir as necessidades observadas.A TRIARII é uma dessas propostas. Pensamos em um mobiliário para gabinetes amplos, aconchegantes, onde as formas dos produtos fossem desenhadas para serem apreciadas. Não é um hábito colocar uma mesa de reunião grande dentro de gabinetes executivos. Geralmente estas mesas vão para salas específicas que ficam vizinhas, mas atualmente observa-se que os principais diretores estão constantemente em reuniões. Deste modo, propomos que a equipe mais decisória venha até ele e desfrute do seu espaço. A inspiração para se criar a TRIARII HEDRON veio da arquitetura contemporânea brasileira, especificamente do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A mesa é composta de uma estrutura prismática angulada, desenhada para elevar com graciosidade uma estrutura robusta.

Page 12: 27/01/2015 Revista DNA

Anywhere, anytimeO título da palestra “TRANS-OFFICE – o escritório em qualquer lugar a qualquer hora (anywhere anytime)” revela a temática que o designer Paulo Dias, do Estúdio ID Bortolini, abordou nos eventos realizados em Campinas, entre os dias 10, 11 e 12 de setembro. Ele debateu sobre o impacto que as novas tecnologias digitais causam nas três gerações que estão trabalhando juntas atualmente (baby-boomers, X e Y) e a visualização de novos conceitos do design de mobiliário para escritório capazes de atender demandas contemporâneas pós-crise econômica mundial de 2008. “O tema

é extremamente rico e, ainda, muito instável por estar em franco processo inicial, mas entraremos nesta zona de incertezas que é a discussão do impacto das novas tecnologias digitais sobre os modelos de escritórios, o modo de se trabalhar e a reconfiguração do mundo após a crise econômica iniciada em 2008”, comenta Paulo Dias, para os alunos de arquitetura da PUC Campinas/SP e profissionais arquitetos e decoradores do Polo ARQDEC. Os eventos contaram também com o apoio da fábrica e do Showroom Bortolini de Campinas.

Bortolini é Bicampeã Brasileira do SESIEm agosto, no Rio de Janeiro, o time de futsal da Bortolini conquistou os Jogos Nacionais do SESI pela segunda vez, tornando-se a primeira equipe bicampeã brasileira da modalidade. “Empenho, determinação e vontade de vencer são algumas das qualidades do grupo de colaboradores que vestiram a camisa da Bortolini nos Jogos Nacionais do SESI e trouxeram, para nossa alegria, o bicampeonato brasileiro”, destaca o diretor financeiro da Bortolini, Ademar Bortolini.

Excelência em ergonomia Lançada no Brasil pela Bortolini Móveis na Office Solution 2012, realizada em São Paulo, a cadeira MOVYis3 da alemã Interstuhl acaba de conquistar um dos mais respeitados prêmios de excelência ergonômica da Inglaterra e da Europa. O FIRA Ergonomics and Excellence Award submeteu a cadeira MOVYis3 aos mais rigorosos testes ergonômicos, estruturais e de segurança. O certificado concedido à Interstuhl atesta que os testes realizados com a MOVYis3 não só atenderam aos pré-requisitos como também comprovaram níveis de excelência nos itens analisados pelo FIRA. “A Bortolini sente-se orgulhosa e parabeniza a Interstuhl por mais esta premiação. Isto atesta, efetivamente, a capacidade e a responsabilidade desta grande empresa no desenvolvimento de produtos com excelência mundial. Como parceiros, temos a honra de disponibilizar este produto comprovadamente ergonômico e com design reconhecido a todo mercado, aliado a eficiência de nossa rede de representantes”, declara Rogério Bortolini, diretor executivo da Bortolini Móveis.

Convenção emCartagenaO diretor executivo da Bortolini Móveis, Rogério Bortolini, e o Gerente de Assentos, Daniel Letti, participaram da 1ª Convenção dos Distribuidores Interstuhl da América Latina, realizada em Abril, em Cartagena, na Colômbia. Além dos distribuidores da Interstuhl na América Latina, participaram também membros da Interstuhl da Espanha e Alemanha.

AirPad na Casa Cor ESO Showroom Bortolini ES participou da mais importante mostra de decoração do País, a Casa Cor 2013, no ambiente Escritório do Advogado, dos arquitetos Rodrigo Martinelli, Eduardo Trigo e Luiza Tosi. O destaque foi para a cadeira alemã AirPad, da Interstuhl - uma exclusividade Bortolini no Brasil. O ambiente projetado pelo trio levou os prêmios de “Melhor Ambiente da Casa Cor Office” e “Projeto mais Sustentável”. Vale lembrar que a AirPad possui um índice de reciclabilidade de 98%.

Nova parceria no Rio de JaneiroA Bortolini, representante oficial da Interstuhl no Brasil, estabeleceu uma nova parceria no Rio de Janeiro, com a WWorks Office. A capital carioca possui também um Showroom Exclusivo Bortolini, comandado por Ronaldo e Monica Bortolini. Para oficializar esta parceria, a WWorks Office, em conjunto com a Bortolini e a Interstuhl,

ofereceu um brunch especial no dia 17 de setembro para receber arquitetos e designers convidados. O chef Ecio Cordeiro de Mello cuidou dos quitutes e a curadoria foi da 3Plus. Duas cadeiras da marca alemã foram sorteadas e os arquitetos Mario Santos e Juliana Neves de Castro levaram os presentes para casa.

Notas curtas

Legale vira filmeDifícil quem não tenha visto a movimentação de câmeras de filmagens, tripés, tablado, produtores e colaboradores na fábrica montando e desmontando uma sequência de projetos com o Sistema Legale, acompanhada de cadeiras Interstuhl. É que o departamento de Marketing da Bortolini preparou uma campanha completa deste produto premiado iF Design Award, destacando a sua versatilidade e facilidade de montagem. Acesse nosso canal no youtube: BortoliniMoveis

Cenário de comercialA fábrica da Bortolini, que exibe uma arquitetura sustentável e premiada, foi escolhida pela Produtora Zeppelin Filmes, de Porto Alegre, para ser cenário de uma importante campanha publicitária de veiculação nacional.

Confira o comercial

acessando o QrCode ao lado.

22 23

Page 13: 27/01/2015 Revista DNA

Cristiane Nonemacher Cantele

24

Revista DNA – Cristiane, a ergonomia faz parte da vida das pessoas mesmo quando elas não se dão conta. Você pode dar exemplos cotidianos da ergonomia presente em nossas vidas do menor objeto a mais incrível solução? Cristiane – Sim, a ergonomia pode ser descrita resumidamente como a adaptação do trabalho ao homem, sempre prezando pelo conforto, bem estar e produtividade. Ou seja, ela é uma ciência preocupada em facilitar os materiais e recursos que cercam o ser humano em todos os contextos possíveis. A ergonomia possui diversos segmentos e inúmeras áreas de pesquisa, comumente não percebermos, mas a ergonomia faz parte de diversas situações do nosso dia a dia.

Revista DNA – Acredito que desenhar produtos ergonômicos deve ter sido algo intuitivo na história da humanidade. Você tem exemplos remotos da ergonomia presente em objetivos primitivos e assim por diante?

Cristiane – Como o objetivo principal da ergonomia fundamenta-se em adaptar o trabalho ao ser humano, visto que esta é uma tendência natural, sempre estamos em busca de conforto. Quem nunca levou um travesseiro/almofada em uma viagem para torná-la mais confortável?A ergonomia é um processo contínuo e estamos sempre em evolução, pois estudamos o ser humano, portanto com foco em ergonomia objetos e ferramentas sempre estão sendo modificados, melhorados, adaptados para as necessidades dos usuários. Podemos recordar de alguns exemplos: poltronas de automóveis com diversas regulagens, objetos que com o passar do tempo tornaram-se mais leves, máquinas mais acessíveis, postos de trabalho adaptados, ferramentas elaboradas com materiais de maior durabilidade e facilmente ajustáveis, processos fabris que otimizam o trabalho sem comprometer a saúde de seus trabalhadores...

Revista DNA – Quando é que a ergonomia passou a ser um assunto discutido nos meios acadêmicos, nas empresas, entre os designers?

Cristiane – Academicamente as pesquisas na área se intensificaram a partir da década de 70 que, influenciadas pelo pesquisador francês Alain Wisner, se iniciaram as primeiras abordagens ergonômicas. Sabe-se que as primeiras vertentes de implantação da ergonomia no Brasil ocorreram junto aos programas de engenharia e design. Pode-se afirmar que a origem da ergonomia no Brasil possui duas abordagens metodológicas: inicialmente de origem francesa e posteriormente a de origem anglo-saxônica.

Consequentemente, após a divulgação de pesquisas e com forte influência europeia, as empresas passaram a interessar-se pela ergonomia principalmente a partir da década de 90. Revista DNA – Hoje ela está intimamente relacionada com bem-estar, qualidade de vida... Diria até que se trata de um assunto de saúde pública, correto?

Cristiane – Sim, com absoluta certeza. Uma boa ergonomia, ou seja, a realização/ execução de uma ergonomia de qualidade baseada em pesquisa e na busca de evidências traz resultados surpreendentes, tais como: prevenção de doenças ocupacionais, promoção de saúde, produtos confortáveis adequados às atividades para as quais foram projetados, prevenção de acidentes...

Revista DNA – Como você traçaria um panorama da ergonomia no mundo? Quais países estão mais à frente? Como você vê o Brasil dentro desse cenário?

Cristiane – Mundialmente a ergonomia vem cada vez mais sendo utilizada na concepção de projetos industriais e de produto e a tendência mundial é aumentar cada vez mais. Como pioneira cito a França como referência, porém países como Alemanha, Portugal e Estados Unidos possuem fortes centros de pesquisa. No Brasil possuímos bons programas de pós-graduação na área, linhas de pesquisas voltadas a diversas áreas da ergonomia, programas de mestrado e doutorado. Possuímos a ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) que busca regulamentar a nossa profissão com um minucioso processo de certificação, neste contexto, atualmente possuímos aproximadamente 150 profissionais certificados que buscam exercer uma ergonomia de qualidade. Além dos programas de pós-graduação, os eventos em ergonomia, principalmente os organizados pela ABERGO, constituem-se como importantes difusores de produção técnica e científica em ergonomia no país. Neste sentido vejo que a ergonomia está cada vez mais evoluindo e buscando alçar o seu espaço. Infelizmente, em contrapartida, ainda existem profissionais pouco qualificados, que buscam na ergonomia uma forma quase que “milagrosa” de solucionar diversos problemas. Porém, sabemos que, para que realmente seja realizada uma boa ergonomia, faz-se necessário muito estudo, pesquisa e dedicação.

Revista DNA – Vamos focar mais no mobiliário, que é a nossa expertise. A ergonomia no móvel quer dizer o quê? Pode ser percebida como?Cristiane – O móvel deve ser universal, ou seja, todas as pessoas devem ter acesso

25

Lançamento mundial da Interstuhl, a EVERYis1 oferece como padrão ajuste automático de peso, mecanismo sincronizado e materiais de alta qualidade: pré-requisitos para um excelente design ergonômico.

A cadeira Hero, também da Interstuhl, apresenta o exclusivo sistema Autofit que permite uma regulagem personalizada de acordo com o peso de cada usuário, podendo variar de 45 kg até 120 kg.

A linha Verità de callcenter da Bortolini, projetada pelo designer Mauro Barros, atende aos mais rigorosos critérios ergonômicos estabelecidos pela NR17.

Convidamos a especialista em ergonomia Cristiane Nonemacher Cantele para nos falar deste assunto que é um dos mais atuais nos dias de hoje, seja para projetar um ambiente corporativo ou até mesmo para escolher a cadeira que vai estar no seu home-office. Formada em Fisioterapia e pós-graduada em Fisioterapia do Trabalho, Cristiane é também Ergonomista certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia e atua especificamente no desenvolvimento e concepção de produtos ergonômicos, e presta assessoria para a Bortolini na área de ergonomia. Entre tantas respostas que valem

uma leitura cuidadosa, pode-se resumir a essência desta entrevista nesta citação: “Uma empresa que investe em produtos ergonômicos realiza um grande investimento em seus colaboradores. Produtos verdadeiramente ergonômicos, ou seja, aqueles que são fundamentados em pesquisas nessa área, proporcionam mais conforto, produtividade e bem estar ao usuário. Tais fatores contribuem para que as pessoas trabalhem melhor, mais dispostas e com uma maior qualidade de vida nas atividades que desempenham”.

Page 14: 27/01/2015 Revista DNA

a ele, sejam altas ou baixas e possuam biótipos diferentes. Portanto, é importante que o mesmo seja projetado com base em estudos antropométricos e que, preferencialmente, possua regulagem de altura de fácil acionamento. Além de possuir características multifuncionais, bordas arredondadas, material de revestimento fosco ou com pouco brilho, cores neutras, mesas com profundidade suficiente para que o monitor e teclado sejam dispostos de modo que os antebraços permaneçam apoiados e apoio para o monitor com regulagem de altura. Também deve possuir profundidade suficiente para que os usuários, ao sentarem, permaneçam com as pernas confortavelmente posicionadas, além de conter espaço adequado para que haja livre movimentação de membros superiores e inferiores. Caso o móvel possua gavetas, estas devem ser posicionadas em local onde não atrapalhe a movimentação, bem como alturas diversificadas que facilitem a sua utilização.

Revista DNA – Você pode citar os benefícios das empresas e de seus colaboradores quando os móveis adotados são ergonômicos?

Cristiane – Os benefícios são inúmeros! Uma empresa que investe em produtos ergonômicos realiza um grande investimento em seus colaboradores. Produtos verdadeiramente ergonômicos, ou seja, aqueles que são fundamentados em pesquisas nessa área, proporcionam condições de boa postura, prevenindo, desta forma, desconfortos, desvios posturais e, consequentemente, proporcionando mais conforto, produtividade e bem-estar ao usuário. Tais fatores contribuem para que as pessoas trabalhem melhor, mais dispostas e com uma maior qualidade de vida nas atividades que desempenham.

Revista DNA – No Brasil quais são os critérios e órgãos certificadores que garantem os quesitos ergonômicos de um móvel?

Cristiane – As estações de trabalho convencionais estão fundamentadas na Norma Regulamentadora NR17- Ergonomia. Esta norma, resumidamente, nos direciona de tal forma que os móveis sejam projetados ou adaptados respeitando as áreas de alcance, com espaço adequado e boa visualização. As cadeiras devem possuir regulagem de altura, bordas arredondadas, bases retas nos assentos e encostos com forma levemente adaptável para a coluna lombar. A norma apresenta dois anexos: o anexo I diz respeito a postos de trabalho de Check Out e o anexo II refere-se a postos de callcenter. Em relação à certificação do profissional ergonomista, destacamos que os mesmos são certificados pela ABERGO e estão habilitados à realização

26

A confecção de um mobiliário de escritório ergonômico é muito mais do que seguir um projeto ou uma receita que conduz a um produto final. Na realidade criar um produto com ergonomia é uma fórmula que poucos sabem. Como especificador e docente, posso afirmar, que a Bortolini conhece muito bem esta fórmula, e a tem aprimorado cada vez mais. O fato de uma empresa estar comprometida de maneira profunda e ética em proporcionar um produto que atenda às normas nacionais e internacionais de ergonomia, transmite aos especificadores e clientes finais uma segurança muito grande. Quando projetamos um ambiente de trabalho corporativo, assumimos tecnicamente e eticamente uma grande responsabilidade. Diversas pessoas irão usar este espaço, e se não houver um estudo cuidadoso da ergonomia, a capacidade de produção, a motivação e principalmente a saúde do usuário pode ser comprometida. Isso por sua vez, tem um efeito cascata, trará diversos transtornos que afetarão significativamente o empreendimento. Neste sentido, vale ressaltar que grande parte do fator de um ambiente ser ou não ergonômico depende do mobiliário especificado. Além disso, é muito admirável uma indústria, cuja matéria prima principal é procedente da madeira, buscar uma certificação internacional, como o FSC, o que demonstra o seu comprometimento com o meio ambiente. Se avançarmos no campo filosófico da ergonomia, é possível entender que o meio ambiente precisa proporcionar ao ser a sobrevivência em condições humanas. Portanto posso afirmar que a preocupação socioambiental é uma visão em estágio superlativo e avançado da ergonomia.Assim a Bortolini, através de sua linha de produtos certificados pela ABNT, FSC e que atendem rigorosamente os quesitos da NR 17, diante do ponto de vista de uma respeitável profissional da Ergonomia, a senhora Cristiane Cantele, oferece ao mercado toda a segurança e credibilidade que se possa esperar de uma empresa referência nacional na confecção de mobiliários corporativos para escritórios.

PROFESSOR MSC FLORISVAL SALLES JuNIORArquiteto e urbanistaDesign de Ambientes CorporativosEspecialista Lato-sensu em ErgonomiaMestre em EducaçãoProfessor de Graduação e Pós-Graduaçãoe-mail: [email protected]

Opinião

27

de análises ergonômicas dos produtos e processos. Nesta análise, o profissional possui competência para determinar se os itens da norma NR-17 estão contemplados nos produtos ou processos observados.

Revista DNA – Na Bortolini desenvolvemos uma linha de mesas com tampo ajustável ao usuário, a SOLI, e possuímos diversas cadeiras da alemã Interstuhl com prêmios de ergonomia e com tecnologia de ajustes para os mais diversos biótipos. Essa possibilidade de ajustar o produto respeitando cada indivíduo é o futuro da ergonomia nos ambientes corporativos?

Cristiane – Com certeza. O produto deve ser universal, ou seja, ser acessível a todos os usuários. Para isso, o item deve possuir características de regulagens e ajustes que proporcionem esta adaptação. Acredito que a principal tendência da ergonomia em relação a produtos sejam mesas e cadeiras com o maior número de regulagens possíveis.

Revista DNA – O modo de trabalhar das pessoas está mudando a cada dia. A entrada dos tablets, smartphones entre outras plataformas deixou tudo mais dinâmico. Isso está contra ou a favor da ergonomia?

Cristiane – Depende da maneira de utilização. É importante, por exemplo, que o usuário

encontre um equilíbrio, respeitando seu próprio limite em relação à utilização dos aparelhos. Todos nós precisamos de horários de lazer e momentos de descanso e, muitas vezes, quando lançamos mão destes produtos em excesso, ultrapassamos o limiar do consumo dos mesmos. Desta forma, nosso bem-estar e, muitas vezes, até mesmo a nossa saúde - através de manifestações de stress podem ser prejudicados.

Revista DNA – Existem outros caminhos dentro dos estudos ergonômicos que apontam novos rumos no modo de se trabalhar? São promissores?

Cristiane – Sim, estamos em pesquisa sobre esses espaços. Para fins ergonômicos, o home-office pode ser caracterizado com um conceito multifuncional, com objetivos distintos conforme a necessidade de cada usuário. De maneira geral, as pessoas buscam conciliar trabalho no conforto de sua residência e atualmente, com recursos como a internet, pode-se realizar todas as tarefas de um escritório na comodidade residencial. A otimização do tempo e a facilidade logística, principalmente nas grandes cidades, também são benefícios encontrados nesse segmento que está em constante crescimento.

O foco desta linha SOLI é a extrema solução ergonômica em confluência com inovadoras soluções de conexão. Criada pelo Estúdio ID Bortolini, significa investimento na saúde e conforto do cliente pelo fato de poder regular a altura da mesa de acordo com o biótipo de cada pessoa.

Page 15: 27/01/2015 Revista DNA

Ambientes executivosNas configurações atuais, os ambientes executivos acompanham as transformações em curso nos espaços de trabalho, e têm o desafio de integrar as novas tecnologias e os modelos de gestão a esses espaços. Além da sua função hierárquica, se configuram em centros de decisões e de gestão estratégica das empresas contemporâneas. Devido à importância institucional desses espaços, o mobiliário deve transmitir os valores da organização. Os aspectos funcionais dos móveis para Ambientes Executivos também são cruciais para que suas características facilitem a rotina deste profissional, cunhada na concentração e na necessidade de uma interação seletiva que lhe dê liberdade para decidir os momentos para reuniões.

VICTORIS é o próprio ícone da mesa clássica. Suas pernas em forma de pórtico sustentam

um tampo em pontos recuados para dar a ideia de flutuação, ou seja, uma base forte que sustenta um plano flutuante.

Com estes traços, a linha VICTORIS é ideal para diretores que buscam estéticas mais

contemporâneas para seus escritórios sem, entretanto, abandonar o desenho

clássico de uma boa mesa de trabalho. A possibilidade de se aplicar diversos materiais como o vidro laminado, o alumínio, lâminas de madeira e couro, tornam a VICTORIS um produto versátil para se personalizar, pois o

desenho icônico permite compor diversos materiais sem pesar na sua aparência.

VictorisDesign: Mauro Barros

28 29

Page 16: 27/01/2015 Revista DNA

TRIARII era a terceira linha de ataque da antiga Legião Romana. Era formada pelos comandantes e soldados mais experientes que empurravam a infantaria adiante e não a deixava recuar ou desistir. Um ditado romano dizia que era árdua a batalha que chegava ao “triário”. Sendo assim, TRIARII é a linha que caracteriza a audácia, a perspicácia, a prática. Com desenho caracterizado por chanfros e ângulos contundentes, sua aplicação é destinada para gabinetes contemporâneos, criativos e práticos.

TriariiDesign: Paulo Dias

30

Premium é a linha mais tradicional da Bortolini. Seu desenho foi concebido para apresentar uma mesa de diretoria com traço tradicional, baseado na sobriedade acima de tudo. Entretanto, para não incorrer em formas pesadas, são utilizados recursos estéticos como o tampo curvilíneo e chanfros em 45º que deixam o produto mais leve e sofisticado. É uma linha indicada para diretores e presidentes que desejam passar uma imagem de solidez.

PremiumDesign: Sidinei Luis Sbeghen.

31

Page 17: 27/01/2015 Revista DNA

Bortolini, cada vez mais completaCom a proposta de oferecer ao mercado soluções inovadoras e cada vez mais completas, a Bortolini amplia o seu mix de produtos por meio de uma parceria com a empresa espanhola Euro Seating, trazendo ao Brasil uma ampla linha de poltronas para auditórios, entre outros ambientes coletivos deste segmento.

A Euro Seating, uma empresa que iniciou a sua atividade comercial em 1994, já conta com projetos realizados em mais de 108 países e possui um parque fabril com área total de 55 mil m², localizado na cidade de Ezcaray, na zona de La Rioja, na Espanha. Desde o início, esta empresa espanhola aposta na inovação, lançando poltronas com as mais recentes tecnologias, dotadas de design e materiais revolucionários; sendo que hoje soma mais de 60 patentes de produtos e sistemas exclusivos. Com essa filosofia de negócio, tornou-se uma referência no seu segmento, comprovando a capacidade para proporcionar uma vasta e diversificada gama de soluções para poltronas de qualidade excepcional. “Essa parceria recém-firmada pela Bortolini reforça o nosso compromisso em atender às necessidades dos nossos clientes com as melhores soluções e produtos da mais alta qualidade. Parcerias assim são duradouras e trazem benefícios para ambas as empresas, mas quem realmente

ganha é o cliente que pode contar com produtos e soluções de alto desempenho e inovação”, declara Rogério Bortolini, diretor executivo da Bortolini Móveis.A Euro Seating é a única fabricante de cadeiras que conta com a certificação AENOR de Ecodesign ISO 14006, que atesta que em todo o processo de design e desenvolvimento foram considerados os aspectos ambientais do produto, contribuindo deste modo de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável. Além de desenvolver produtos ECO, a Euro Seating possui uma fábrica inteira voltada à gestão sustentável, contando também com a ISO 9001, ISO 14001, Selo FIRA, e certificado AIDIMA. Estas importantes certificações contam com criteriosos respaldos técnicos realizados pela empresa como ensaios de resistência e durabilidade, estudos acústicos, e certificações de laboratórios independentes, normalmente atingindo pontuação máxima em vários testes.

32 33

Colégio Alemán - Medellín/Colômbia

Auditório em Puertollano - Ciudad Real/Espanha

Page 18: 27/01/2015 Revista DNA

Cases

34

Page 19: 27/01/2015 Revista DNA

Pore parum ut earit aut veliqui remperum dolorum que volupturit quia estiusam volupta tempore pelessimint optatur, volupta ecuptio bla istio. Epelenditi net rest od excea eossundae re persperspera sus, odis volorisint, alique accaect atquam, optiam ne num esto que quo officta nimi, cus demquat volecte quas et est, occusda nditiatium dio bearibus delecerunt ut reruptatem nissitatur?Event voluptatur si solumqui cum aut volupta cuptatur? On nimaio. Itas et fugita dolupta tessusaeptae odistibus

GaldermaLíder mundial em dermatologia, a Galderma está presente em 70 países e conta com duas unidades no Brasil, em Hortolândia e São Paulo. Para sua nova sede administrativa na capital paulista, em projeto realizado pelo escritório MW arquitetura, sob o comando de Moema Wertheimer, foram utilizadas as plataformas de trabalho Legia, que possibilitam ampla área de trabalho a cada usuário com otimização dos espaços. Esta plataforma tem a estrutura necessária para receber toda estrutura de TI, com amplas calhas para passagem de cabeamento e tampos deslizantes para acesso às redes elétrica e lógica e organização dos cabos. Foram utilizados também painéis divisórios baixos, o que favorece a interação e a comunicação - características importantes para as equipes de trabalho. O arquivamento foi dimensionado conforme o uso e armários baixos foram intercalados entre as estações para rápido acesso a documentos, sem perder a amplitude visual do ambiente. A harmonia entre o mobiliário e demais elementos foi atingida, resultando em um ambiente ideal para alto desempenho das equipes.

FICHA TÉCNICA• Cliente: Galderma• Local: São Paulo - SP• Área total: 1457,84 m²• Postos de trabalho: 94 postos• Projeto: Arquiteta Moema Wertheimer• Execução: Showroom Bortolini São Paulo

Foto

s div

ulga

ção/

MW

Arq

uite

tura

36

Page 20: 27/01/2015 Revista DNA

Pore parum ut earit aut veliqui remperum dolorum que volupturit quia estiusam volupta tempore pelessimint optatur, volupta ecuptio bla istio. Epelenditi net rest od excea eossundae re persperspera sus, odis volorisint, alique accaect atquam, optiam ne num esto que quo officta nimi, cus demquat volecte quas et est, occusda nditiatium dio bearibus delecerunt ut reruptatem nissitatur?Event voluptatur si solumqui cum aut volupta cuptatur? On nimaio. Itas et fugita dolupta tessusaeptae odistibus

Bahia Harley-DavidsonA “Bahia Harley-Davidson” é a primeira concessionária Harley-Davidson do estado da Bahia. Construída em um terreno de 1000 m² e com cerca de 1800 m² de área útil distribuída em quatro pisos, a primeira concessionária do estado chega para marcar uma nova fase no motociclismo baiano. Projetada pelos arquitetos da Harley-Davidson dentro dos padrões mundiais da marca, a “Bahia Harley-Davidson” oferece aos seus clientes a venda de motocicletas, acessórios, roupas, presentes e serviços de oficina, tudo de forma harmônica, clara e com o clima consagrado desta marca centenária e lendária. “Além dos produtos comercializados, uma das características mais marcantes em uma concessionária Harley-Davidson de qualquer parte do mundo é o clima de amizade e família”, explica Davidson Botelho, Diretor da marca na Bahia. Por isso, todo o projeto, que conta com mobiliário Bortolini, foi muito bem pensado para proporcionar a descontração e o conforto desejado.

FICHA TÉCNICA• Cliente: Bahia Harley-Davidson• Local: Salvador - BA• Área total: 1800 m²• Postos de trabalho: diretoria, sala de reunião, sala de treinamento, setor administrativo, salão de vendas, financeiro e showroom• Projeto: Davidson Botelho e Showroom Bortolini Salvador • Execução: Showroom Bortolini Salvador

Foto

s div

ulga

ção/

Alex

Dan

tas

38

Page 21: 27/01/2015 Revista DNA

LituceraA Litucera possui uma completa linha de serviços nas áreas de limpeza e engenharia para atender as necessidades da iniciativa pública e privada. Modernidade, funcionalidade e elegância são as características-chave deste projeto que compõe o escritório central da empresa, situado em Vinhedos-SP. Nas áreas operacionais, a comunicação e integração da equipe foram premissas que levaram à utilização de plataformas da linha Legia, resolvendo a equação de concentração e comunicação. Os tons escuros na base e madeirados nos tampos evidenciam o estilo moderno, mas sem excessos. As cadeiras Yourope, da linha Prosedia, complementam o conjunto e oferecem conforto e ergonomia para trabalhos de alto rendimento. Seguindo os preceitos de conforto e elegância, foi escolhida a linha Victoris para compor as salas diretivas e de reuniões, harmonizada com os demais elementos pela escolha da lâmina natural. Também foram escolhidas para este projeto as cadeiras AirPad, da Interstuhl, reconhecidas mundialmente pela tecnologia e conforto deixando os usuários à vontade para tomada de decisões.

FICHA TÉCNICA• Cliente: Litucera• Local: Vinhedos - SP• Área total: 600 m²• Postos de trabalho: 55 postos• Projeto: Raquel Vaz- Designer de Interiores• Execução: Showroom Bortolini Campinas

Foto

s div

ulga

ção

Davi

d Sa

ntos

Juni

or

40

Page 22: 27/01/2015 Revista DNA

Sicredi SerranaQuando este cliente desenvolveu o briefing do seu projeto ao lado do escritório de arquitetura a+ arquitetura e urbanismo, estava claro que o conceito minimalista, marcado pelos espaços amplos e integrados com poucos móveis e cores neutras, definiria as bases do projeto. Como resultado final, a sede e superintendência Regional da Sicredi Serrana RS, localizada em Garibaldi, RS, apresenta uma proposta mais sóbria, com toques de modernidade. “O objetivo do cliente para elaboração do projeto partiu do desejo da criação de um espaço onde os colaboradores e associados pudessem se sentir à vontade, priorizando um atendimento mais personalizado e servindo como modelo para as demais sedes”, detalha a arquiteta Ana Pauline Mombach, que desenvolveu o layout ao lado da arquiteta Débora Aimi Meneguzzi. O uso da madeira foi bem dosado com o intuito de aquecer o ambiente e torná-lo aconchegante. Para ampliar e integrar os espaços, fez-se uso de divisórias de vidro incolor, garantindo um resultado estético e funcional.

FICHA TÉCNICA• Cliente: Sede e Superintendência Regional – Sicredi Serrana RS • Local: Carlos Barbosa - RS• Área total: 1165 m²• Postos de trabalho: 44 postos• Projeto: Arquiteta Ana Pauline Mombach• Execução: Fábrica Bortolini

Foto

s div

ulga

ção

Fábi

o Bo

rtol

ini

42

Page 23: 27/01/2015 Revista DNA

Com mais de 30 showrooms em todo o Brasil e diversas representações internacionais, a Bortolini consolida-se como uma das mais importantes marcas de mobiliário corporativo da América Latina. A criação de uma nova logomarca em 2008 trouxe consigo uma evolução na expressão da identidade da empresa. A preocupação permanente com a melhoria contínua e com a inovação levou a Bortolini a desenvolver um amplo projeto de padronização dos pontos de venda,liderado pelo escritório de arquitetura a+ arquitetura e urbanismo, de Garibaldi, RS. Sempre localizados em pontos estratégicos que permeiam todo o território nacional e algumas capitais estrangeiras, os Showrooms

Bortolini apresentam o completo mix de produtos da marca, que possui um dos maiores portfólios do mercado. Somados às linhas que já são referência no segmento corporativo, o cliente encontra também os lançamentos em mobiliário e as cadeiras da alemã Interstuhl. Eleita a segunda maior fabricante de assentos da Europa, a Interstuhl é representada no Brasil com exclusividade pela Bortolini. O atendimento altamente capacitado das equipes de venda dos Showrooms Bortolini é outro importante diferencial que reforça a perfeita união entre estrutura física e serviços qualificados – marcas registradas da Bortolini Móveis.

Identidade valorizada

44

Page 24: 27/01/2015 Revista DNA

Salvador Piracicaba

O Showroom Bortolini de Salvador reuniu cerca de cem convidados entre clientes, arquitetos, amigos e familiares que prestigiaram a ampliação e lançamentos de novas linhas de produtos da marca, em abril de 2013. “O evento abriu um leque de oportunidades, fortalecido pela divulgação das novas linhas nos canais de comunicação e pela presença de grande parte dos empresários, que estiveram no evento”, conta Paula Guedes, gerente de relacionamento do Showroom Bortolini de Salvador. Linhas como Triarii, para ambiente executivo, Sistema Legale, para gerência & staff e cadeiras da alemã Interstuhl foram apresentadas aos convidados do evento. “Nosso foco agora é intensificar as visitas, buscar os grandes negócios e fortalecer ainda mais a nossa marca”, destaca Paula.

O Showroom Bortolini Piracicaba conta com um espaço de mais de 260 m² de área, onde boa parte do portfólio de produtos Bortolini está representada. Os sócios Joana e Adilson Amorim, proprietários do showroom, realizaram uma festa de inauguração para mais de cem pessoas entre arquitetos, designers e empresários da capital paulista, no ano de 2012. “O cliente que visita o Showroom de Piracicaba tem a oportunidade de conhecer as principais linhas da marca, desde os ambientes executivos até as plataformas de gerencia e staff e salas de reunião, entre tantas outras possibilidades que a marca oferece”, explica Amorim. Ele destaca ainda que a visita conta com a assessoria especializada da equipe de vendas do Showroom Bortolini Piracicaba.

46 47

Page 25: 27/01/2015 Revista DNA

Belo Horizonte Recife

Com potencial econômico cada vez mais pujante, o estado pernambucano conta com um representante Bortolini exclusivo em Recife, capital localizada no litoral de Pernambuco. O showroom, que possui uma equipe de consultores especializados, é comandado pelo representante Nunes Filho e Ana Paula Nunes. O amplo espaço apresenta de forma impecável o mobiliário da marca e as cadeiras Interstuhl. “Estamos atentos aos novos negócios que surgem na região, seja na área pública ou privada, e que não param de crescer com os investimentos no Porto de Suape e com a descentralização do desenvolvimento da região”, comenta Nunes Filho. O amplo Showroom Bortolini Recife desempenha papel decisivo na busca de novos clientes e no fortalecimento da marca no Estado.

O Showroom Bortolini de Belo Horizonte está localizado em uma das regiões mais privilegiadas e prestigiadas da cidade, onde se concentram os melhores restaurantes, prestadores de serviços de alta qualidade e um pujante comércio. “Estamos próximos à Praça da Liberdade, cartão postal da cidade, na rua Sergipe nº 1308, que é uma das mais charmosas ruas da Savassi”, conta Sandra Girão, representante Bortolini em Belo Horizonte. O Showroom tem uma área de mais de 200m², idealizado num conceito despojado e alegre, com espaços generosos, linguagem contemporânea e maior integração entre as pessoas. “A nossa proposta é receber o cliente num ambiente tranquilo e aconchegante e para quem chega tem sempre cafezinho e pão de queijo quentinho”, conta. Um dos destaques do espaço é a exposição do artista plástico mineiro, JB Lazarini, que na beleza de suas obras, com cores vivas e formas alegres, complementa o conceito do Showroom Bortolini BH.

48 49

Page 26: 27/01/2015 Revista DNA

50

Inovadora por natureza É daqui deste moderno e altamente tecnológico parque fabril que saem os móveis com a marca Bortolini. A busca pela qualidade total abrange desde sistemas produtivos avançados com a racionalização do uso de matérias-primas e energia, até a utilização de máquinas de ponta e uma equipe de mais de 120 colaboradores altamente qualificados. Tudo isso abraçado por uma arquitetura sustentável e premiada, que exibe as mais eficientes soluções ambientalmente corretas. Iluminação autônoma nas áreas externas, lajes com cobertura vegetal, tetos com claraboias, ventilação cruzada, reciclagem dos resíduos industriais, entre tantos outros critérios sustentáveis, tornam a fábrica da Bortolini um local de trabalho agradável e saudável. Tanto investimento reverte em benefícios concretos para todos - da fábrica ao consumidor final. A conquista da mais importante certificação ambiental do mundo, o FSC®, para diversas linhas de produtos Bortolini, é um bom exemplo. Este modelo de gestão colocou a Bortolini entre as 10 maiores fábricas de Garibaldi – uma região industrial de importância reconhecida na economia nacional. A mesma filosofia pautada pela administração familiar e socialmente engajada é compartilhada pela segunda maior fabricante de cadeiras da Europa, a alemã Interstuhl. Esta gigante encontrou na Bortolini o parceiro certo para a comercialização de suas cadeiras com exclusividade no Brasil. Inovadora por natureza desde a sua fundação, em 1948, a Bortolini é geradora de conceitos e por isso possui um Estúdio de Inovação & Design, o ID Bortolini, comandado pelo designer Paulo Dias Baptista Junior. De dentro deste núcleo pulsante saem móveis com design ecofieciente e premiado, como o Sistema Legale, que conquistou o mais importante prêmio alemão, o iF Design Award, e o prêmio nacional, o Planeta Casa. A inovação que está no DNA da Bortolini pode ser percebida nos mínimos detalhes até os maiores projetos.

50

Page 27: 27/01/2015 Revista DNA

AmapáBortolini MacapáAv. PE Julio Maria Lombaerd, 2915 - Complemento C,D B. Santa Rita - Macapá - AP(96) [email protected]

Amazonas Bortolini ManausAv. Costa e Silva, 520 - B. CrespoCEP 69073-040 - Manaus - AM(92) [email protected]

Bahia Bortolini Salvador Av. Manoel Dias da Silva, 980 - B. Pituba CEP 41940-660 - Salvador - BA(71) [email protected] [email protected]

Bortolini Salvador Lucaia, 256 - B. Rio VermelhoCEP 41940-660 - Salvador - BA (71) [email protected] [email protected]

CearáBortolini [email protected]

Distrito Federal Bortolini BrasíliaConjunto Comercial Solar de Brasilia, QC 2, Lote 04,Bloco A, Sala 203 B. Jardim BotânicoCEP: 71680-349 (61) [email protected]

Espírito SantoBortolini Vitória Av. Vitória, 1225 - Lj 01 - RomãoCEP 29041-405 - Vitória - ES (27) [email protected]

GoiásBortolini Goiâ[email protected]

Maranhão Bortolini São Luis Av. dos Holandeses - Qd. H - Lote 1 - Lj 05 - B. CalhauCEP 65071-380 - São Luis - MA(98) [email protected]

Mato Grosso Bortolini Cuiabá Av. Presidente Marques, 905 - B. Centro CEP 78045-100 - Cuiabá - MT(65) 3624-4091 - Fax (65) 3624-4091 [email protected]

Minas Gerais Bortolini Belo HorizonteSergipe, 1308 - Savasi CEP 30110-935 - Belo Horizonte - MG (31) 2555-5384 [email protected]

Bortolini uberlândia Nicodemos Alves dos Santos, 322 CEP 38408-032 - uberlândia - MG (34) 3214-3779 [email protected]

ParaíbaBortolini Paraíba Marechal Esperidião Rosas, 56 - Sl. A - B. ExpedicionáriosCEP 58041-070 - João Pessoa - PB(83) 3225.2188 [email protected] [email protected]

ParanáBortolini Curitiba Desembargador Westphalen, 2045 - Sl 02 - B. RebouçasCEP 80220-030 - Curitiba - PR(41) [email protected]

PernambucoBortolini RecifeAv. Eng. Antonio de Goes, 172 - B. PinaCEP 51010-000 - Recife - PE(81) 3326-8429 - (81) [email protected]

Rio de JaneiroBortolini Rio de Janeiro Rua do Passeio, 70 - 2º andar - B. Centro CEP 20021-290 - Rio de Janeiro - RJ(21) 2215-2100 - Fax (21) 2215-2100 [email protected]

Rio Grande do NorteBortolini NatalAv. Jerônimo Câmara, 1446 - B. CandeláriaCEP: 59063-100 - Natal - RN(84) [email protected]

Rio Grande do SulBortolini Caxias do Sul [email protected]

Bortolini Garibaldi General Osório, 406 - B. CentroCEP 95720-000 - Garibaldi - RS(54) 3462-3221 - Fax (54) 3462.3221 [email protected]

Bortolini Novo HamburgoJosé do Patrocínio, 455 - B. Rio BrancoCEP 93310-240 - Novo Hamburgo - RS(51) 3065-7355 [email protected]

Bortolini Porto Alegre Vicente da Fontoura, 2544 - B. Rio Branco CEP 90640-000 - Porto Alegre - RS (51) 3377-2599 - (51)[email protected] PiauíBortolini TeresinaAv. Pedro Almeida, 60 - Sl 14 - Baloon Center - B. São Cristovão - CEP 64052-280 - Teresina - PI (86) [email protected]

Santa CatarinaBortolini NavegantesAv. Santos Dumonts, 274 - B. CentroCEP 88375-000 - Navegantes - SC(47) [email protected]

São PauloBortolini São Paulo Av. Pacaembu, 1311 - B. Pacaembu CEP 01234-002 - São Paulo - SP(11) 3668-6777 [email protected]

Bortolini [email protected] Bortolini Campinas Maria Monteiro, 786 - 8º Piso - Sl. 81CEP 13025-151 - Campinas - SP(19) 3251-4276 - Fax (19) [email protected]

Bortolini Piracicaba Av. Carlos Botelho, 552 - B. AlemãesCEP 13416-145 - Piracicaba - SP(19) [email protected]

Bortolini Ribeirão [email protected]

Bortolini São Paulo – SP02Av. Ipanema, 5570 - Cond. Golden Park Quadra D4, Rua 9 CEP 18071-801 - Sorocaba - SP(11) [email protected]

Bortolini São Paulo - SP03Av. Benedito Manoel dos Santos nº 1091 - Conj. 08 - Bairro CaputeraCEP 07428-205 – Arujá - SP(11) [email protected]

SergipeBortolini Aracaju Av. Gonçalo Prado Rolembergue, 1705 - B. São José CEP 49015-230 - Aracaju - SE(79) 3211-2470 - Fax (79) [email protected]

Representações internacionais

Chile Bortolini Santiago de Chile Av. Del Parque, 4160, oficina 401 - Ciudad EmpresarialHuechuraba - Santiago de Chile [email protected]@bortolini.com.br

PeruBortolini Lima – Nogal Muebles de OficinaAv. Republica de Panama 3530 - B. San IsidroLima - PE(51) [email protected]

ParaguayBortolini Asunción Domingo Portillo 1182 C/Cap Zubizarreta - B. V. Guarani Asunción - PY(595) [email protected]

uruguaiBortolini Montevideo – SPM TiernoAv. Canelones, 2028 - B. Centro Montevideo - uY(598) [email protected]

VenezuelaBortolini Maracay Av. Las Delicias, Local N A-231-1 - urb El Bosque90000000 - Maracay - VE(58) [email protected]

Para conhecer o Showroom Bortolini RecifeAv. Engenheiro Antônio de Góes | 172 | Pina (81)3326.8429 | www.bortolini.com.br

Restaurante LeitePraça Joaquim Nabuco | 147 | Santo Antônio(81) 3224.7977 | www.restauranteleite.com.br

Oficina BrennandPropriedade Santos Cosme e Damião | Várzea(81) 3271.2466 | www.brennand.com.br

Barchef Mercado GourmetAv. Dezessete de Agosto | 1893 | Poço(81) 3204.8500 | www.barchef.com.br

Marco ZeroPraça Rio Branco, no Bairro do Recife e arredores.

Foto

s div

ulga

ção/

Inte

rnet

Turismo

Recife é destaque na rota das grandes empresas e do melhor turismo nacional

A capital pernambucana atrai investimentos nacionais e internacionais e consolida o “boom” econômico vivido no Estado na última década. Por isso mesmo, gastronomia, cultura e lazer estão cada vez mais efervescentes.

Sol, praias, boa comida e povo caloroso. Essas são algumas das características que levam turistas do país inteiro a viajarem ao Nordeste brasileiro em busca de dias de descanso. Porém, há pelo menos 10 anos, os hotéis pernambucanos não estão cheios apenas de turistas em férias. O turismo de negócios só faz aumentar e, cada vez mais, empresas de outras regiões do País voltam seus olhares para Pernambuco - Estado que cresce economicamente acima da média nacional nos últimos anos. Os representantes exclusivos da Bortolini em Pernambuco, Nunes Filho e Ana Paula Nunes, elegeram os restaurantes e as programações imperdíveis para quem vem a trabalho e só tem algumas horas livres na capital. Confira as dicas:

Para almoçar- Restaurante LeiteFundado em 1882, é o restaurante mais antigo em funcionamento do Brasil. Tradicionalmente conhecido pelo autêntico bacalhau, especialidade da casa, o Restaurante Leite continua com reservas disputadíssimas e tem como destaques do cardápio ainda os peixes e frutos do mar.

Para passear- Bairro do Recife e Oficina BrennandO Bairro do Recife, ou Recife Antigo como também é conhecido, reúne

diversos encantos. Além de lá estar localizado o Marco Zero da cidade, na Praça Rio Branco, um ponto turístico obrigatório. O bairro reúne prédios históricos como o da Bolsa de Valores; a Sinagoga Kahal Zur Israel, primeira sinagoga das Américas, fundada pela comunidade judaica; Centro de Artesanato de Pernambuco; centros culturais como os dos Correios, da Caixa Econômica e do Banco Santander e as famosas pontes que fazem da cidade a Veneza brasileira. Outro passeio imperdível é a visita à Oficina de Cerâmica do artista plástico Francisco Brennand, que possui obras espalhadas por todo o Estado. A antiga fábrica de tijolos e telhas do pai do artista, onde funciona a oficina, é um espaço de exposições com uma grande área ao ar livre, onde é possível acompanhar a criação de Francisco e, até mesmo, encontrar com ele em dias de sorte. “Um exemplo inesquecível da capacidade artística do povo pernambucano”, resume Ana Paula.

Para um happy hour - Barchef Mercado GourmetO Barchef é um happy hour agradável para aliviar o estresse do dia. Localizado num casarão com diversos ambientes, conta com um restaurante italiano, bar de tapas, vinoteca, pub e uma deli, que funciona durante todo o dia como um mercado gourmet. Imperdível!

Showrooms

52 53

Page 28: 27/01/2015 Revista DNA

Cotidiano Bortolini

Iluminação autônoma, formada por células fotovoltaicas, garante uma energia limpa e totalmente sustentável à fábrica da Bortolini.É no crepúsculo, quando elas acendem, que o espetáculo começa...

Page 29: 27/01/2015 Revista DNA

www.bortolini.com.br