24 12 2017 natal, a sociedade em geral não fala no aniversariante? fala-se muito em pre-sentes, em...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 52 DATA: 24/12/2017 A expressão “Bom Velhinho” é sempre aplicada ao “Papai Noel”. A figura desse personagem é sempre associada a pre- sentes. Uma canção antiga dizia: “Como é que Papai Noel não se esquece de nin- guém?/ Seja rico, seja pobre, o velhinho sempre vem”. Aí está o grande engano que Satanás conseguiu imprimir na nossa sociedade, justamente na época mais solene, alegre e festiva do ano: O Natal. Exatamente quan- do se comemora o NATAL (Nascimento) DE CRISTO, aparece essa figura estranha, que nada tem a ver com o cristianismo, com Deus e com a Igreja. E ele não vem por si mesmo, mas é trazido pela mídia, pela tradição, para se intrometer de maneira mentirosa na vida das famílias. O velhinho é mesmo bom? Não, não é, porque Jesus declarou: “Bom só há um, que é Deus!” Se só Deus é bom, não há lugar para outro que seja bom. Homem al- gum nasce com a natureza de “bom”, pois todos nascem em pecado e são gerados em iniquidade. Que se dirá, então, de alguém que nem mesmo existe? Papai Noel é uma mentira, é uma far- sa. Ele não pode fazer nada, não pode dar presentes, ele não é bom. Para dizer a ver- dade, ele é mau: Ele é mau porque não dá, de verdade, presente a ninguém. Como, alguém que não existe, pode dar presentes a alguém? Não pode dar aos ricos nem aos pobres. Ele é mau porque prometendo ser bom para todos, chegado o Natal muitos rece- bem presentes, mas outros não têm nem o que comer. Papai Noel é mau porque usurpou um lugar que não é dele. Você já notou que, no Natal, a sociedade em geral não fala no aniversariante? Fala-se muito em pre- sentes, em descontos, em promoções, em vantagens de se comprar determinado pro- duto... e de Papai Noel. Ele tomou um lu- gar que não é dele. Ele é mau porque engana. É incrível como a natureza humana é propensa para o mal. Numa época de tanto esclarecimen- to, de tanto conhecimento; uma época em que as crianças “já nascem sabendo” de coisas que eram reservadas para uma ida- de mais adiante, sim - nessa mesma época de hoje, ainda há pessoas que acreditam em Papai Noel. Papai Noel não representa Deus em nenhum aspecto. Ele não é bom. E não é justo. E não é misericordioso. Ele não pro- move a paz. Ele não é conselheiro, não é maravilhoso, ele não é o Deus Forte (você precisa criar a sua figura, pendurá-la ou depositando-a em algum lugar) e, por úl- timo, ele nunca será o Pai da Eternidade. Esqueça Papai Noel. Ele simplesmente não existe. O Diabo o criou e com ele en- gana muita gente. LEMBRE-SE DE JESUS. Ele é o aniversa- riante, cujo aniversário é comemorado no dia 25 de dezembro, embora não se saiba ao certo a data do seu nascimento. Cele- bre e adore só a Jesus. Pr. João Leão BOM VELHINHO?

Upload: buicong

Post on 07-Oct-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 52 DATA: 24/12/2017

A expressão “Bom Velhinho” é sempre aplicada ao “Papai Noel”. A fi gura desse personagem é sempre associada a pre-sentes. Uma canção antiga dizia: “Como é que Papai Noel não se esquece de nin-guém?/ Seja rico, seja pobre, o velhinho sempre vem”.

Aí está o grande engano que Satanás conseguiu imprimir na nossa sociedade, justamente na época mais solene, alegre e festiva do ano: O Natal. Exatamente quan-do se comemora o NATAL (Nascimento) DE CRISTO, aparece essa fi gura estranha, que nada tem a ver com o cristianismo, com Deus e com a Igreja. E ele não vem por si mesmo, mas é trazido pela mídia, pela tradição, para se intrometer de maneira mentirosa na vida das famílias.

O velhinho é mesmo bom? Não, não é, porque Jesus declarou: “Bom só há um, que é Deus!” Se só Deus é bom, não há lugar para outro que seja bom. Homem al-gum nasce com a natureza de “bom”, pois todos nascem em pecado e são gerados em iniquidade. Que se dirá, então, de alguém que nem mesmo existe?

Papai Noel é uma mentira, é uma far-sa. Ele não pode fazer nada, não pode dar presentes, ele não é bom. Para dizer a ver-dade, ele é mau:

Ele é mau porque não dá, de verdade, presente a ninguém. Como, alguém que não existe, pode dar presentes a alguém? Não pode dar aos ricos nem aos pobres.

Ele é mau porque prometendo ser bom para todos, chegado o Natal muitos rece-

bem presentes, mas outros não têm nem o que comer.

Papai Noel é mau porque usurpou um lugar que não é dele. Você já notou que, no Natal, a sociedade em geral não fala no aniversariante? Fala-se muito em pre-sentes, em descontos, em promoções, em vantagens de se comprar determinado pro-duto... e de Papai Noel. Ele tomou um lu-gar que não é dele.

Ele é mau porque engana. É incrível como a natureza humana é propensa para o mal. Numa época de tanto esclarecimen-to, de tanto conhecimento; uma época em que as crianças “já nascem sabendo” de coisas que eram reservadas para uma ida-de mais adiante, sim - nessa mesma época de hoje, ainda há pessoas que acreditam em Papai Noel.

Papai Noel não representa Deus em nenhum aspecto. Ele não é bom. E não é justo. E não é misericordioso. Ele não pro-move a paz. Ele não é conselheiro, não é maravilhoso, ele não é o Deus Forte (você precisa criar a sua fi gura, pendurá-la ou depositando-a em algum lugar) e, por úl-timo, ele nunca será o Pai da Eternidade.

Esqueça Papai Noel. Ele simplesmente não existe. O Diabo o criou e com ele en-gana muita gente.

lemBre-Se De jeSuS. Ele é o aniversa-riante, cujo aniversário é comemorado no dia 25 de dezembro, embora não se saiba ao certo a data do seu nascimento. Cele-bre e adore só a Jesus.

Pr. João Leão

BOm VelhInhO?

Sementeira 02

Irmã Ina cumprImenta a IgrejaA irmã Ina enviou carta ao Pastor João Leão e um cartão à Igreja,

desejando bênçãos neste Natal e no Ano Novo. Ela conta de algumas viagens que fez, e que está se preparando para as comemorações do seu 90º aniversário, que ocor-rerá em maio do próximo ano. A irmã Ina mora em Aimorés e foi membro de nossa Igreja por vários anos. Foi uma membro ativa e participou do Coral que tínhamos naquela ocasião.

BaZar mISSIOnÁrIO agraDeceEm nome da equipe do BAZAR, quero agradecer de todo o coração as

doações mensais, as quais têm sido aplicadas integralmente para as necessi-dades do FMABJ. As doações recebidas são de grande relevância para manu-tenção e continuidade do trabalho missionário. O valor recebido de março a dezembro de 2017 foi de R$ 21.997,00. Toda glória seja dada a Deus!

E para 2018, queremos contar com o apoio, orações e doações de todos os irmãos e familiares da TIB. Feliz natal e um ano novo cheio de esperanças!

camInhO De DamaScO faZ um apelOJá faz vários anos que um grupo de homens de nossa Igreja tem dado

apoio à Casa de Recuperação “Caminhos de Damasco”. Essa cooperação tem sido possível com a contribuição da Igreja e de voluntários particulares, também membros da nossa Igreja.

Recentemente, esses irmãos tiveram a alegria de ver um membro de nossa Igreja se recuperando naquela casa. Esse nosso irmão, recém-convertido, já está de volta ao nosso meio e participando das atividades da Igreja.

Os irmãos que fazem este trabalho o fazem com muita alegria. Mas, agora, estão sentido o peso de terem o número de homens do grupo sendo reduzido, a maior parte por causa da idade e enfermidade.

Por isso, esses irmãos fazem um apelo aos homens mais jovens da Igreja: Venham se juntar a nós para ajudarmos ao caminho de Damasco. Se você, homem, tem carro e pode cooperar, coloque o seu veículo para uso do Senhor nesta Obra.

Os irmãos vão apenas uma vez por mês ao Caminho de Da-masco, levam ajuda em mantimento e realizam um culto que tem produzido muito resultado em conversões e reconciliações.

Sementeira 03

a Igreja agraDece

A nossa Igreja está agradeci-da e abençoada com as Cantatas apresentadas neste final de ano.

No final de novembro tivemos a apresentação da Cantata “Vento Livre” pelo Ministério de Louvor de nossa Igreja, cantata que será reapresentada no próximo do-mingo durante a vigília de passa-gem de ano.

Nos dias 10 e 17 de dezembro o Coral Evangélico, acompanhado de alguns músicos profissionais, apresentou a Cantata “Breve Ele Volta”. Os irmãos do Coral tive-ram bastante trabalho para tra-zer um louvor com alto nível de arte e unção, que abençoou a to-dos que participaram.

E, no último domingo, dia 17, foi a vez do Geração Vida apre-sentar a Cantata, “Musical Ce-lebrando Jesus”. Somos gratos a Deus pelo empenho, pelo tra-balho dedicado de cada um dos irmãos. Que o Senhor os abençoe e recompense abundantemente a cada um de vocês.

Agradecemos a Deus por estes três grupos com ministrações di-ferentes de louvor que trouxeram grande enlevo ao nosso coração e nos motivaram na adoração ao nosso Deus, a quem seja a glória para sempre.

Seja um OBreIrO preparaDO

A nossa ESCOLA PREPARA-TÓRIA DE OBREIROS (EPO) está com as inscrições aber-tas para o próximo ano.

Na EPO você aprende o melhor da doutrina cristã, para tornar você um(uma) obreiro(a) preparado(a) para servir à Igreja. Impor-tantes matérias são ensina-das, disciplinas que torna-rá você mais capacitado(a) para a Obra do Senhor.

Para fazer sua matrícula, procure a irmã MARÍLIA. Ge-ralmente ela está presente nos cultos de domingo pela manhã – ou ligue para a se-cretaria da Igreja.

As aulas são das 19h às 21h15, e você paga uma pe-quenina mensalidade.

Não deixe escapar esta oportunidade. Não demore mais.

Será uma bênção para sua vida!

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Que alegria! Os magos encontraram Jesus. Num rancho pobre, sim, mas uma noite linda! O céu iluminado e cheio de anjos! Cantando! Provavelmente, os magos nunca vi-ram algo igual. Logo se ajoelharam e o adoraram.

Você sabe que Jesus é o Filho de Deus, não é? No Natal, comemoramos o seu nascimento – mas, que pena! Muitas pessoas amam mais o Papai Noel! Comprar muitas coisas se tornou mais importante do que se lembrar de Jesus. Você, porém, pode fazer diferente. Como fazer isso?

- Ler a história de Natal para sua família.

- Sugerir cantar um hino de Natal para Jesus.

- Alegrar-se com os presentes e enfeites, mas lembrando que a alegria é para Jesus e não para o Papai Noel.

DIga nãO aO papaI nOel!

DIga nãO aO papaI nOel (mateuS 2.7-9)

OraçãO: Senhor Jesus, obrigado que hoje posso comemorar o teu aniversário. Hoje lembramos que tu nasceste na pequena cidade de Belém, para ser o nosso Salvador. Venha morar em nossa casa, em nossos corações. E que o Natal não seja somente hoje, mas para sempre em nossas vidas.

Sementeira 05

Em dois livros que li recentemente os autores fazem referência a como seus fi lhos se tornaram doadores. Nesta época de Natal é comum as pesso-as, especialmente as crianças, fi carem na expectativa de ganharem algum presente. Mas nessas duas experiências os escritores mostram suas crianças aprendendo a doar em vez de esperar receber. E em um dos casos, foi na época do Natal e a outra, dois meses antes.

Ser doador é algo que as crianças podem aprender desde cedo. No entan-to, a natureza humana tende a manifesta-se egoísta desde cedo. Não é raro observar crianças com difi culdade em repartir o que possui com outras.

Em um dos casos citados acima, os pais sugeriram que, no Natal, em vez de as crianças ganharem presentes, elas dariam presentes. A reação contrária foi imediata, mas depois que os pais explicaram o que isso queria dizer, os fi lhos aceitaram a idéia de dar a crianças necessitadas o que seria presente para eles. Algum tempo depois uma das meninas chegou-se ao pai e lhe entregou as suas economias, que vinha juntando o ano inteiro para serem enviadas para crianças necessitadas.

O desejo egoísta precisa ser quebrado nas crianças desde cedo, para que aprendam a serem crianças doadoras. É triste ver adultos com atitudes mesquinhas, que só querem receber e nunca estão dispostos a dar, contra-riando o que Jesus disse, “mais bem-aventurado é dar que receber”, e se conformando com o sistema do mundo.

E, nesse contexto é bom que as crianças aprendam também a não so-mente compartilhar seus bens com outras pessoas, mas também a serem dizimistas fi éis e ofertantes. É bom ver crianças indo ao altar com seus pais, e os pais fazendo questão de a própria criança depositar sua oferta no gazofi lácio.

Certa vez uma pessoa pediu oração a uma irmã de nossa igreja, para que Deus a fi zesse prosperar. A resposta foi que ela não iria orar, mas se a pessoa se tornasse dizimista, com certeza, Deus lhe daria prosperidade. Este é um princípio da Palavra de Deus, e quem ensina seus fi lhos a dar está tornando-os prósperos.

Pr. João Leão

crIançaS DOaDOraS

Sementeira 06

calenDÁrIO ecleSIÁStIcO

parar Ou nãO parar aS reunIÕeS nO perÍODODe fÉrIaS eScOlareS?

DeZemBrO

Dia 24• Teremos as programações nor-

mais com a EBD e o culto pela manhã e o culto noturno às 19h.

Dia 31• Vigília de Ano Novo (“Culto da

Virada”). Domingo às 21hEstamos chegando ao período das fé-rias escolares, que vai desde a segunda quinzena de dezembro até todo o mês de janeiro. Durante esse período, é comum muitos líderes encerrarem as reuniões das células e retornarem às suas atividades apenas em fevereiro. Isto tem causado algum questionamen-to por parte de alguns membros de cé-lulas, que não gostariam que as reuni-ões tivessem essa pausa tão longa.

Cremos que cada célula tem uma realidade diferente, por isso não pode-mos generalizar esse período de pausa. Porém, pensamos que um período mui-to longo sem reuniões pode prejudicar o retorno das atividades das células e demorar muito tempo para entrar no ritmo. Por outro lado, temos que con-siderar que os líderes e os anfi triões precisam de um tempo de descanso.

Pensamos o seguinte: Para as célu-las que querem um período mais curto de pausa, pode-se trocar o lugar das reuniões ou também deixar a célula na responsabilidade de uma pessoa idônea. O ideal é cada líder reunir com os membros de sua célula e deci-direm juntos como será esse período de pausa.

Miss. Vera Lúcia Rocha

no “ano das Boas novas” espalhe

as Boas novas do evangelho

janeIrO

Dia 1• Confraternização Universal (Fe-

riado).• Início de parte das férias do Pas-

tor Francinaldo, Pastor Jone e Missionária Vera Lúcia Rocha

Dia 21• Ceia do Senhor pela manhã e à

noite.

Sementeira 07

peDIDOS De OraçãO para a Semana

anIVerSarIanteS lOuVOr

pOrtarIa

IntrODutOreS (culto à noite)

anIVerSarIanteS De caSamentO

DIa pela Igreja pelO funDO pela patrÍa/OutrOS

24/12Dom

Agradeça pelo Natal. Pela vinda do Senhor Jesus ao mundo para nos salvar.

Ore pela Diretoria e Conse-lho Fiscal do Fundo Missio-nário.

Ore pelos seus vizinhos para que sejam alcançados para o Senhor Jesus

25/12Seg

Agradeça as boas apresen-tações do Coral Evangéli-co, Ministério de Louvor da Igreja e o Geração Vida

Agradeça pelos irmãos que serviram na Diretoria do FMABJ e não atuarão em 2018.

Ore pelos refugiados. Para que eles sejam alcançados primeiro pela Palavra de Deus.

26/12Ter

Agradeça que o Pastor Fran-cinaldo está tendo uma boa recuperação.

Ore por mais salvação de pessoas nos trabalhos do Fundo Missionário.

Ore pelos vizinhos da Igre-ja. Para que sejam alcança-dos para o Senhor Jesus.

27/12Qua

Agradeça a boa recupera-ção do irmão Ramiro.

Agradeça pelos irmãos que contribuíram para o FMABJ neste ano.

Ore pelo grupo de evange-lismo, que evangeliza aos domingos.

28/12Qui

Ore pelos irmãos que estão e estarão viajando nestas férias. Por segurança

Ore para que sejam levan-tados recursos e novas por-tas se abram para o minis-tério do Fundo Missionário.

Ore pelos irmãos que dão assistência à Casa de Recu-peração “Caminho de Da-masco”.

29/12Sex

Ore pela Diretoria da Igreja no próximo ano. Por unção e sabedoria.

Agradeça por este ano do Fundo Missionário, quando ele comemorou 50 anos.

Ore pelos candidatos que se apresentarão para as elei-ções de 2018.

30/12Sáb

Ore por um grande aviva--mento em nossa Igreja no ano de 2018.

Ore por um avivamento es-piritual nas missões do Fun-do Missionário.

Ore por um grande e pode-roso avivamento na Pátria Brasileira.

DIa 24/12 – Silmara Martins Pereira (CP)DIa 25/12 – Maria Natália Bertoldo Dutra (SAC)

Shirley de Paula Soares BacelarVitória Araújo Martins

DIa 26/12 – Paula NigriDIa 27/12 – Sebastião Evangelista

Lucas Daniel Silva MalaquiasGustavo Adriano Batista Santos (SM)Gustavo Oliveira Rocha

DIa 28/12 – Rosalina Ana Pereira (SAC)DIa 29/12 – Fátima Mendes dos Santos

Maria Honorata Pereira (SM)DIa 30/12 – Luciana Maria Leite (C)

DIa 27/12 – Lílian e José Raimundo Araújo (Gou) Luciene e Luciano A. de Miranda (Gou) Mª da Conceição e Marcos A. MesquitaDIa 28/12 – Nilce Lea e Vanderlei Ribeiro Pinto

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome” (Salmo 103.1).

hOje, DIa DIa 24/12/2017manhã: Luciana Mendes e Elbert noite: Deives

prÓXImO DOmIngO, DIa 31/12/2017manhã: Raquel Paula e Isabela noite: Maurício e Miriam Paula

hOje, DIa 24/12/2017manhã: Antônio Francisco

prÓXImO DOmIngO, DIa 31/12/2017manhã: Mário Lúcio

hOje, DIa 24/12/2017Adriana Rocha e Antônio Carlos

prÓXImO DOmIngO, DIa 31/12/2017Adriana Meireles e Cristiano

Sementeira 08

SeDe e SecretarIa:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

enDereçO para cOrreSpOnDÊncIa:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

templO:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

hOrÁrIO De atenDImentO Da SecretarIa:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atIVIDaDe permanenteS

DOmIngO:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

Quarta feIra:• 15h - União Feminina

tODO terceIrO DOmIngO:• Ceia do Senhor

QuInta-feIra:• 19h30 - Culto

SeXta feIra:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

SÁBaDO: • 19h30 - Culto Jovem

tODa ÚltIma 6ª feIra:• 19h30 às 24h - Vigília

funDO mISSIOnÁrIOachIlleS BarBOSa e jÚnIOrCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

mISSIOnÁrIOS:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Quando uma pessoa come-mora o seu aniversário, temos o costume de cantar parabéns, presenteá-la e enviar mensa-gens de felicitações, através de vários meios de comunica-ções. Fazemos uma festa de-dicada para essa pessoa. Sim, fazemos tudo isso...

Amanhã comemoraremos mais um aniversário do nosso amado Jesus, mesmo que não seja a data exata. E com Ele é diferente: Não O presentea-mos, porque damos presentes uns para os outros. A festa que a maioria das pessoas fazem, é para se embriagarem. Até co-locaram uma fi gura para tentar usurpar o lugar d’Ele. Muitas famílias nem cogitam o nome de Cristo.

Perdoe-nos Senhor Jesus. O Natal é seu, a festa é sua, os presentes, a ceia, tudo o mais... Não é uma árvore en-feitada que representa essa data comemorativa, mas a manjedoura em um estábulo, onde nasceu o Rei dos Reis, o nosso eterno Salvador.

Aguinaldo dos Santos

O natal É De jeSuS(lucaS 1.1-21)