23/11/2012 - empresas & empresários - edição 2980

8
VANESSA BRUINSMA Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 23 de novembro de 2013 Empresas Empresários & POSITIVO INTERNACIONAL IMAGEM CIC teve alta aprovação da comunidade Identidade Homem Moda Masculina apresenta opções para festividades página 8 Sucos Sulavan são oferecidos em voos internacionais página 6 INVESTIMENTO Movelsul Brasil garante négocios para o exterior página 2 página 5 Os consultores de vendas, Carlos Moraes, Darlan Masutti, Gustavo Bolivar, Bernadete Festa e o Gerente Comercial, Marcos Raimundi (C), preparados para mostrar a novidade da Renault Página 3 Chegou o novo Logan na DRSUL Bento

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 18-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

23/11/2012 - Empresas & Empresários - Edição 2980 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

VANESSA BRUINSMA

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 23 de novembro de 2013

Empresas Empresários&

positivo internacional imagemCIC teve alta aprovação da comunidade

Identidade Homem Moda Masculina apresenta opções para festividades

página 8

Sucos Sulavan são oferecidos em voos internacionais

página 6

investimentoMovelsul Brasil garante négocios para o exterior

página 2 página 5

Os consultores de vendas, Carlos Moraes, Darlan Masutti, Gustavo Bolivar, Bernadete Festa e o Gerente Comercial, Marcos Raimundi (C), preparados para mostrar a novidade da Renault

Página 3

Chegou o novo Logan na DRSUL Bento

Movesul divulgada na Rússia

- Sábado, 23 de novembro de 20132

Rodada de negócios com investidores da África

Empresas Empresários&

O Sindimóveis divulgou du-rante essa semana, entre os dias 18 a 22, a Movesul Brasil 2014 na Mebel Moscou. O evento é a maior feira de móveis e o princi-pal encontro anual da indústria na Rússia e na Europa Oriental.

A participação em eventos internacionais integra a estra-tégia de divulgação da Movel-sul, mas essa é a primeira ação realizada na Rússia. A Mebel está em sua 25ª edição e reúne as principais marcas globais de mobiliário, incluindo fabrican-tes, designers e decoradores. A feira apresenta lançamentos em dormitórios, salas de jantar, salas de estar, cozinhas, além de sofás e poltronas, acessó-rios, materiais de acabamento e vários itens de decoração.

De acordo o diretor Inter-nacional do Sindmóveis, César Envie seus comentários e/ou sugestões para

[email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

Adelgides stefenon, Msc.

negócios

eMpresAs&

Se não está no Google, não existe.Com esta frase começo este artigo objetivando tecer al-

guns comentários acerca do mundo que nos cerca hoje, a vida das empresas e das pessoas e o que realmente é impor-tante para todos.

Fala-se que se digitarmos alguma palavra no Google e não aparecer nada é porque isto não existe tanta é a importância que este veículo de comunicação digital tem no mundo atual. É um pouco forçado mas é quase isto. É uma ferramenta fantástica, quando bem utilizada, e muito problemática quando mal usada. Aliás, quase todos os meios digitais via internet tem esta carac-terística, bons quando bem usados, maus quando mal usados.

A internet mudou o mundo e o Google é um dos ícones desta geração digital.

A internet mudou tanto o mundo que até os meios de co-municação tradicionais tiveram que aderir a este mecanismo de informação. Nos países desenvolvidos, onde a internet é mais barata, mais rápida, possui um desenvolvimento maior e maior número de usuários ( proporcionalmente à população total ), ela é usada para tudo há muito tempo. Isto faz com que todas as mídias tradicionais ( jornais, televisões, revistas, rádios....) te-nham uma influência menor lá do que em países em desenvol-vimento ( ou subdesenvolvidos ) como o Brasil.

Por aqui, se não sai na Globo não existe.Por aqui, o poder da televisão é muito grande por diversas

razões. Pouca leitura, as dificuldades do ler e escrever, a circu-lação dos jornais e revistas é mais ampla em centros maiores, a cultura da população de sentar na frente da televisão ainda está bem presente, principalmente à noite, o grande apelo do fute-bol, a gratuidade das televisões contra a onerosidade dos jornais e revistas, explicam um pouco esta realidade.

Porém, o que eu quero dizer aqui não é somente em relação a Globo. Se a televisão é importante, o que elas dizem torna-se uma realidade absoluta, ou uma quase realidade absoluta. Sei que o acesso a jornais e outros meios está aumentando mas ainda devagar. O rádio mostra-se firme neste contexto.

Temos no país 4 grandes canais de televisão aberta ( gratuita ). Globo, Bandeirantes, SBT e Record. Somente quatro, sendo a Globo a grande poderosa. Quanto maior for o monopólio da fonte de comunicação sobre o receptor, maior será o poder desta fonte sobre quem recebe a informação.

E as prioridades? Bem, as prioridades de muitos brasileiros é conduzida pela grande imprensa. Uma vitória do Brasil contra a Argentina no futebol ( sim, porque nos outros esportes nin-guém sabe e quase nem é noticiado ) vira assunto prioritário uma semana. Mais de 50.000 homicídios até agora em 2013, no Brasil, não interessa para ninguém, acredito, pois nem é noticia-do ou muito pouco. Com os mais de 40.000 mortos em aciden-tes chegamos a quase 100.000 pessoas que morreram ou foram mortas neste país somente em homicídios e acidentes de trânsi-to. Reforma tributária, redução de impostos, nível de educação, acesso às universidades, salário dos professores e policiais, quais as causas das desigualdades, qualidade de vida, inovação, novas tecnologias, situação das estradas, quantidade de automóveis, falta de saneamento básico em muitas cidades, pouco ou quase nunca aparecem.

Por isso é que afirmo que esta estrutura da comunicação tam-bém precisa ser rompida para um maior desenvolvimento deste país. Enquanto isto não acontecer, quase todos serão manipula-dos ou influenciados pelos interesses de poucos.

Pense nisso e sucesso.

Nepomuceno, a participação na feira russa é importante para apresentar a indústria moveleira do Brasil e a Movelsul. Como um dos países emergentes inte-grante do BRICS, a Rússia ofe-rece oportunidades de merca-do para o Brasil e também está localizada em uma região que concentra diversos países com potencial de consumo ainda não acessado pela indústria movelei-ra do Brasil. “Esperamos com a participação desta feira divulgar a Movelsul tanto para visitantes como expositores, não deixan-do de captar novos contatos para futuras edições do Projeto Comprador”, projeta.

País com aproximadamen-te 145 milhões de habitantes, a Rússia é uma das maiores eco-nomias emergentes do mundo. Tem o oitavo maior PIB mun-

dial, uma posição atrás do Brasil. De 2002 a 2012, o PIB per ca-pita do país cresceu a uma taxa média anual de 5%. Em 2012, a Rússia foi o 11º maior im-portador de móveis do mundo, com aproximadamente US$ 2,5 bilhões. No período de 2007 a 2012, o crescimento da impor-tação de móveis teve uma média anual de 14,2%, uma das maio-res do mundo. Espera-se que o país se torne em 2017 o sétimo maior consumidor de móveis, tapetes e revestimentos para pisos do mundo, atingindo um valor superior a US$ 26 bilhões.

A Movelsul Brasil 2014 será de 24 a 28 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçal-ves, reunindo mais de 300 fabri-cantes de móveis e acessórios. Acesse o site do evento, www.movelsul.com.br.

Uma ação do Comitê In-ternacional voltada exclusiva-mente às empresas associadas, nos dias 25 a 29 de novembro, promove um Projeto Com-prador em Bento Gonçalves com importadores do norte da África. A iniciativa é resultado de uma série de estudos que o comitê vem realizando no in-tuito de identificar novos mer-cados para os móveis do polo.

As exportações da indústria moveleira de Bento Gonçal-ves vivem seu pior momento desde a crise internacional de 2009, acumulando queda de 7,9% entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Um estudo apresentado aos associados no mês de outu-bro mostrou oportunidades de negócio em países do norte da África, em especial Argélia, Egito e Marrocos. Atualmen-te, nenhuma das indústrias do polo mantém negócios sig-nificativos na região, embora esse tenha sido um mercado bastante ativo até 2008. Cin-co importadores com perfil de consumo dos móveis pro-duzidos em Bento Gonçalves foram convidados a conhecer indústrias locais e participar de

rodadas de negócios com em-presas interessadas.

Uma das empresas que já demonstrou interesse em par-ticipar da ação é a Unicasa. O percentual de exportações da empresa gira em torno de 3% da produção, sendo os princi-pais os países da América La-tina. Segundo o supervisor de Exportações da empresa, Cle-dson Stello, o grupo pretende diversificar mercados e os pa-íses da África têm apresenta-do as melhores previsões de crescimento para os próximos anos. “Sempre que falamos de Norte da África, temos que le-var em consideração a cultura árabe destes países, que reve-lam muito sobre os gostos e as práticas na negociação, mas creio que o principal desafio ainda seja o reconhecimento do Brasil como um produtor de móveis com bom custo--benefício”, avalia.

O grupo Todeschini também participará da ação por meio da marca Italínea. O supervi-sor de Exportação Luiz César Girardi defende a diversifica-ção de mercados para o cres-cimento sustentável. Segundo ele, é preciso compreender as reais oportunidades do Nor-

te da África, levando-se em consideração não somente as demandas dos importadores, mas os nichos não explorados atualmente. “As informações que possuímos hoje sobre esse mercado não são consistentes para dizermos que ele possui todas as características de um mercado de maior relevância. Entretanto, vem-se notan-do um nível de oportunidade crescente e em diversos seto-res relacionados ao moveleiro, o que aumenta o interesse pela região”, analisa Girardi.

O diretor Internacional do Sindmóveis, César Boeira Ne-pomuceno, explica que a equi-pe internacional do Sindmóveis estará disponível para os as-sessoramentos necessários. “A China detém aproximadamente 70% das importações daquele mercado, mas os móveis con-sumidos se assemelham muito aos produzidos em Bento Gon-çalves. Por isso, consideramos essa uma boa oportunidade para o polo”, afirma.

As rodadas de negócios acon-tecerão no Hotel Laghetto Vi-verone na manhã da terça-feira, dia 26. Nos demais dias, os im-portadores cumprirão agenda de visitas a empresas locais.

o google e A gloBo

MARCELO MACIEL

3Empresas Empresários&- Sábado, 23 de novembro de 2013

Novo carro foi conhecido pela comunidade durante coquetel oferecido pela DRSUl

DRSUL de Bento Gonçalves apresenta o novo Logan

“Pode acreditar. É o novo Logan”. Foi com essa inscri-ção que o gerente da DRSUL de Bento Gonçalves, Marcos Raimundi, recepcionou convi-dados para apresentar o novo carro da Renault, na noite de terça-feira, 19.

A curiosidade dos presen-tes em torno do novo carro foi tão grande que a equipe da DRSUL não mediu esforços em atender a todos.

Mas não ficou somente nisso, os demais carros da montado-ra, que estavam em exposição, também chamaram a atenção do público pelo design, ver-satilidade e a tecnologia que apresentam. Após as devidas atenções, a equipe da DRSUL brindou os presentes com um concorridíssimo coquetel.

Todeschini vence Top de Marketing 2013

Aconteceu na quarta-feira, 13, na capital gaúcha, o anún-cio dos vencedores do 31º Top de Marketing. Esse prêmio é promovido pela ADVB/RS desde 1982.

Uma das maiores fabricantes de móveis planejados da Amé-rica Latina, a Todeschini foi agraciada nas categorias: “Seg-mento de Mercado – Comu-nicação Digital”, com o case “Projeto Identidade na Cozi-nha do Brasil”, e “Segmento de Mercado – Indústria Nacio-nal”, com o “Reposicionamen-to de Marca”.

A empresa também se sa-grou campeã na categoria “Top Inovação em Produtos ADVB/RS”, com as frentes da Linha DNA produzidas em OSB, um aglomerado de madeira que, por meio de um processo inédito de fabrica-ção dá origem a elementos singulares, formados pela sobreposição do material, o padrão Aço Cortain, que re-mete a beleza do aço enfer-rujado e oxidado, e o reves-timento Tricot, que lembra o consagrado tramado de linhas e que, produzido em laminado plástico (alta pres-são) aplicado sobre o MDF, é sensível ao toque.

Todos os produtos destaca-dos na premiação fazem par-te da Coleção Identidade, que retrata o DNA da construção étnica do Brasil, índios, negros e portugueses, e apresenta a miscigenação de raças, culturas e cores originárias do País.

Lançados na primeira quin-

zena deste ano, eles inovam pela tecnologia de ponta com a qual foram desenvolvidos.

Esse fator é um dos princi-pais motivos pelos quais obti-veram excelente aceitação por parte do mercado consumidor.

Maior e mais significativa premiação do marketing da Região Sul, o Top de Marke-ting consagra anualmente as empresas que se destacam em seus segmentos, utilizando es-tratégias e ferramentas de ma-rketing para a divulgação de seus produtos e serviços.

“Todo o trabalho desenvol-vido pela Todeschini é concei-tuado em alguns importantes pilares, como a dedicação, o empenho, o envolvimento e a paixão”, destaca o presidente da empresa, João Farina Neto. Ele ainda completa, “e é atra-vés dessa base forte que temos conquistado resultados posi-tivos que fortalecem a nossa ideia de que estamos levando a marca para o lugar certo”.

Na quarta-feira, 27, será re-alizada a cerimônia oficial de premiação dos vencedores.

A festa, que reunirá impor-tantes nomes do empresariado e do cenário político gaúcho, acontecerá no Teatro do Bour-bon Country, em Porto Alegre.

A empresa é uma das maio-res fabricantes de móveis pla-nejados da América Latina.

A Todeschini se destaca pelo desenvolvimento de mo-biliário e complementos para ambientes personalizados, di-recionados para residências, empresas e hotelaria.

O carro

O novo Logan surpreen-de pelas suas qualidades. Um sedan para a família que se destaca pela elegância e ain-da oferece espaço, estilo e praticidade. Ele é espaçoso e confortável como um grande carro deve ser.

Tecnologia que facilita o dia a dia, com equipamentos pen-sados para a família moderna. Sistema multimídia Media Nav 1.2, com tecnologia touchscre-en, ar-condicionado automáti-co, piloto automático, sensor de estacionamento, indicador de troca de marcha, linhas mais dinâmicas e fluídas na carroce-ria, faróis com duplo refletor, linhas laterais aerodinâmicas, entre outros.

Neste sábado, 23, e domin-go, 24, a DRSUL estará pro-movendo um feirão de fábri-ca, e o feirão Auto Caixa, para clientes da Caixa Econômica Federal. Só neste final de se-mana o IPVA será gratuito para todos os carros em es-toque da concessionária, com opção de financiamento em 48 meses, com juro Zero, sendo que a entrada varia de 50% a 60%. E alguns veícu-los com mega bônus de fábri-ca. No sábado, a loja atenderá das 9h às 16h30min e domin-go, das 13h às 18h.

A DRSUL está localizada na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 618. Também entre em contato através tele-fone 54. 3449.0700. Agende seu test drive.

LUCINARA MASIERO / CONCEITOCOM BRASIL

CIC de Bento sedia encontro da Federasul

4 Empresas Empresários& - Sábado, 23 de novembro de 2013

Bento Gonçalves recebeu nesta quarta-feira, 20, repre-sentantes e lideranças de toda a região na Reunião Regional Serra, da Federasul. O encon-tro ocorreu na sede do Cen-tro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) e debateu impor-tantes questões para o desen-volvimento da região. Mudan-ças no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) para facilitar a aprovação de projetos também foram anun-ciadas durante o evento.

“Estamos otimizando e des-burocratizando o processo, o que permite realocar profissio-nais para algo mais importante que é pensar a cidade”, decla-rou o prefeito Guilherme Pa-sin, que foi um dos palestran-tes no encontro.

No novo procedimento, o cumprimento das especifica-ções da área interna da cons-trução ficará por conta dos responsáveis pela obra. Esta nova forma de condução deve diminuir em até 70% o tempo de espera para aprovação de

Paulo Menzel (E), Simone Leite, Prefeito Pasin e Jordano Zanesco

DireitoEmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

“ ”

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 |[email protected]

Acompanho perplexa o desfecho (pelo menos é o que dizem) da prisão dos “mensaleiros”. Enquanto uns se posicionam favo-ráveis, outros se posicionam contrários, outros não se posicio-nam e eles, queridos, riem da nossa cara.

Quando falo “nossa” me refiro a nós, relés contribuintes, aque-les pobres mortais que pagam em dia seus impostos, que traba-lham alucinadamente, que nada ganham e ainda suportam a carga tributária que incide sobre todos os produtos de primeira necessi-dade, sejam eles alimentícios, medicamentos ou vestuários.

Não me reporto aqui à isenção do IPI que tem beneficiado muitas pessoas, porque isso de comprar a casa, de comprar o carro, o fogão e a geladeira, os móveis e eletrodomésticos, não é uma necessidade diária, ao contrário do que ocorre com alimen-tos, medicamentos e roupas.

É engraçado, para não usar outro termo, ver esses verdadeiros ladrões, reclamando de terem que usar algemas, ao passo que um ladrão de galinhas tem que usar e ficar quieto para não apanhar. É engraçado ver eles serem transportados num jatinho, enquanto la-drões de galinha andam amontoados em camburões. É engraçado saber que estão tomando banho frio e reclamando das condições do presídio, enquanto em muitos outros lugares os presos convi-vem com ratos, baratas, lixo e, mais ainda, que muitas famílias de bem não têm condições de tomar um banho quente...

Mas, o que mais chama a atenção e nos deixa verdadeiramen-te indignados é a contradição de opiniões. Enquanto o ex-pre-sidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista à Agência EFE, conforme publicado no portal de notícias Terra afirma que “A Justiça começa a se fazer”, referindo-se à detenção de 11 dos 25 condenados pelos escândalos de corrupção do mensa-lão, a excelentíssima presidente Dilma Roussef, que inicialmente havia dito que não se manifestaria a respeito, compartilhou em rede social, de acordo com o colunista de Veja, Lauro Jardim, um protesto da página do PT contra a decisão do Supremo Tri-bunal Federal (STF).

Palavras da Presidente, retiradas do site de Veja, na página do colunista Lauro Jardim: “Vejam o tamanho da força do Partido dos Trabalhadores. A tentativa de criminalizar nossos compa-nheiros, por meio de julgamento injusto e nitidamente político do STF, provocou a reação imediata e espontânea dos brasilei-ros. Entre sexta-feira e domingo, após a execução das penas de José Dirceu e José Genoino, a procura por filiações ao partido aumentou 2.613”.

E aí, caros amigos leitores. A que conclusão podemos chegar? Eu, sinceramente, não sei mais o que pensar, não sei mais o que dizer. Na verdade, acho até que sei: primeiro, ao que parece, o “povo” (sem generalizar, é claro), realmente é burro, como dizem por aí; segundo, quanto mais se rouba, mais prestígio se tem; e, finalmente, o ditado que diz “Aqui se faz, aqui se paga”, é uma utopia.

E que venham as festas, e que venha 2014, e que venha a Copa do Mundo, para que os brasileiros se foquem nela e esqueçam do resto, porque assim, acredito, diminuirão os casos de depressão. Melhor assistir futebol do que ter que conviver com essas barbáries.

É engraçado, para não usar outro termo, ver esses verdadeiros

ladrões, reclamando de terem que usar algemas

Aqui se faz. Aqui se paga?

um projeto. Outra vantagem é que com a otimização do tem-po, os técnicos do Ipurb pode-rão se dedicar a outras ques-tões maiores da cidade, como o planejamento urbano.

O diretor da Divisão de In-fraestrutura e Logística da Federasul, Paulo Menzel, que também foi palestrante no evento, abordou os custos da falta de infraestrutura e de um sistema logístico adequado no estado e no país, fazendo um comparativo com os países

desenvolvidos. “Estamos pa-gando três vezes o custo que o produto deveria ter por pro-blemas de logística”, destacou.

Na área de segurança, o co-mandante do 5º Comando Re-gional de Bombeiros (5º CRB), Ricardo França, detalhou a im-plantação do Sistema Integra-do de Gestão da Prevenção de Incêndio (SIGPI), criado em 2005, e os problemas enfren-tados pela corporação após o incidente da boate Kiss, em Santa Maria, em janeiro.

CIC de Bento obtém 8,4 pontos de aprovaçãoDIVULGAÇÃO

Fórum avaliou a situação da saúde do trabalhador

5Empresas Empresários&- Sábado, 23 de novembro de 2013

Atendimento, comunicação, serviços e representatividade foram alguns quesitos avalia-dos pelos associados do Cen-tro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) em pesquisa rea-lizada no primeiro semestre deste ano. Os resultados fo-ram apresentados na segunda--feira, 11, em reunião de dire-toria da entidade.

A nota geral apontada pela análise foi de 8,4 pontos de satisfação dos associados. Atendimento e comunicação lideraram a pesquisa com me-lhores índices de aprovação. Dos serviços oferecidos pela entidade, a maior adesão foi em reuniões-almoço/jantar

promovidas pela entidade, com participação de 71,4% dos entrevistados.

A pesquisa realizada pela internet foi aplicada entre as-sociados da indústria (50%), comércio (42,5%), e servi-ços (7,5%). As dimensões avaliadas apontaram médias consideráveis voltadas para o trabalho desenvolvido pela entidade representativa.

Uma das médias mais altas foi em relação à satisfação dos associados com o atendimen-to, 8,8 pontos. A comunicação obteve média 8,5; os produtos e serviços oferecidos foram avaliados com média 8,3; e a representatividade resultou na média 8,3. De maneira geral, a

satisfação ficou em 8,4 pontos.“Ficamos felizes com os

resultados, que também se-rão úteis para realizarmos as melhorias necessárias”, afir-ma o presidente do CIC/BG, Jordano Zanesco. Dentre os serviços oferecidos pelo CIC/BG, a porcentagem de adesão entre os entrevistados foi de 71,4% para as reuniões--almoço/jantar, promovidas ao longo do ano; 62,9% para as palestras trazidas pelo CIC de Bento; 60% para os cursos oferecidos; e 34,3% para a ExpoBento.

Comentários dos participan-tes da pesquisa também foram apresentados e serão levados em consideração pela entidade.

Sitracom realiza Fórum Saúde do Trabalhador

A organização das ativida-des do Fórum Sindical Saúde do Trabalhador (FSST) para 2014 começou a ser avalia-da no encontro realizado no Centro de Lazer do Sindicato dos Trabalhadores nas Indús-trias da Construção do Mo-biliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG).

O Fórum, formado por um grupo de diretores sindicais foi formado em 2006 com o objetivo de discutir e priorizar a saúde do trabalhador.

Desde então foram orga-nizados seminários para in-formar e debater questões importantes sobre saúde e previdência no País.

Os integrantes do FSST querem agora, organizar con-ferências macrorregionais que irão preparar a pauta para os debates da conferência esta-dual que está prevista para o junho de 2014.

Muitos aspectos preocupam o FSST, mas a tônica dos tra-balhos para o próximo ano deverá se manter em cima das condições a que estão expos-tos os trabalhadores. “São al-tíssimos os índices de doenças originárias do trabalho, entre LER DOT (lesões por esfor-ços repetitivos) e a que mais cresce que é a doença men-tal”, observa Alfredo Elenar Rodrigues Gonçalves, dirigen-te do Sindicato dos Trabalha-dores Metalúrgicos de Porto Alegre e um dos coordenado-res do fórum.

O FSST também quer que a Previdência Social passe a jo-

gar no lado dos trabalhadores e universalizar o acesso ao Sis-tema Único de Saúde. “Este é um ministério de cunho social e tem que estar ao lado do povo e zelar pela sua saúde. Os médicos dos SUS não in-vestigam as causas das doen-ças dos trabalhadores. Eles só observam os sintomas e o tra-balhador volta no dia seguinte para o mesmo lugar insalubre. Isso tem que mudar”, con-cluiu Alfredo.

Para 2014 o FSST quer me-lhorar sua forma de atuação interiorizando suas ativida-des. “Concluímos que é ne-cessário aprofundar a comu-nicação com os trabalhadores para que os encaminhamen-tos tomados no Fórum che-guem ao seu destino. Temos certeza de que somente com a mobilização da classe afeta-da pelas doenças é que vamos ter força para mudar este quadro”, disse Paulo Rodol-fo Pacheco Ribeiro, dirigente do Sindicato dos Aeroviários que integra o FSST.

O diretor de educação do Sitracom BG, Ivo Vailatti, in-tegrante do Fórum, ficou sa-tisfeito com os resultados do encontro no Centro de Lazer. “Recebemos aqui, pessoas ab-negadas que lutam por uma causa nobre que é a saúde do trabalhador. Enquanto o capital investe contra a nos-sa saúde, temos gente que está interessada apenas em resguardá-la para que o traba-lhador possa viver com digni-dade”, explicou Vailatti.

Batuca é a nova agência nacional da Croasonho

DIVULGAÇÃO

6 Empresas Empresários& - Sábado, 23 de novembro de 2013

Fernando Massutti, Helena Ben e Andre Lima

Contem tambem embalagem prontas para presentear

A agência Batuca, localizada em Bento Gonçalves, conquis-tou a conta nacional da rede de franquias Croasonho. Fundada em 1997, a Croasonho é desta-que no segmento gastronômi-co com 48 unidades nas Regi-ões Sul, Sudeste e Nordeste do país. A Croasonho deve encer-rar o ano com faturamento de R$ 60 milhões.

A agência já está trabalhando na campanha de final de ano da rede. “Comemoramos em julho um ano de Batuca. Mes-mo sendo uma agência nova, nesse tempo já conquistamos vários resultados e um portfó-lio de clientes como Ortobras, Unicasa Móveis, Banco Mo-neo (braço financeiro do gru-po Marcopolo), Fiema, Super-marcas.com, Soprano, Telasul entre outros. Nossa expectati-va é crescer cerca de 30% em 2014”, afirma André Lima um dos co-fundadores da agência que conta também com Hele-

“Cor amarelo claro, com bor-bulhas miúdas, formando um belo colar”. É dessa forma que começa a descrição do espuman-te Conde de Foucauld Branco Brut, da Vinícola Aurora, na Re-vista Adega. A publicação nacio-nal especializada em vinhos deu 89 pontos ao espumante, que fez com que ele fosse conside-rado uma das melhores relações qualidade-preço do mercado.

A nota é considerada excelente, igual à concedida a outros exem-

Conde de Foucauld entre os melhoresplares de alta qualidade e custo superior ao Conde de Foucauld.

“Aromas de frutas amarelas, doces com ligeiro toque de flo-ral de acácias, muito interessan-te, além de notas de mel”, expli-ca a descrição da revista e que ainda conclui: “A acidez tem um papel muito importante, com o paladar frutado intenso. Muito distinto e agradável”. Os espu-mantes estão nas versões: Bran-co Brut, Branco Demi-séc, Rosé Brut e Rosé Demi-séc.

Suco Suvalan nos voos internacionaisVoando alto e longe, os Sucos

Suvalan são oferecidos em to-dos os voos da TAP que saem de Porto Alegre com destino a Lisboa. Nos voos são oferecidos os sabores Maçã e Laranja. Os passageiros têm a oportunidade de harmonizar suas viagens para com a qualidade de um suco ela-borado no Vale dos Vinhedos.

Conforme o gerente comer-cial dos Sucos Suvalan, Vlademir Grechi, a escolha é resultado do reconhecimento da qualidade

superior e segurança alimentar alcançado pela marca diante da conquista de certificados inter-nacionais de qualidade, inclusive pelo Food and Drug Adminis-tration (FDA).

Únicos na embalagem longa vida que não possuem a adição de açúcar, os Sucos se diferen-ciam por não conter conservan-tes e corantes, sendo 100%. As embalagens trazem conceito di-ferenciado e praticidade devido à tampa com rosca.

FOTOS DIVULGAÇÃO

na Ben e Fernando Massutti a frente do negócio.

“Nossa região possui empre-sas referências nacionais e in-ternacionais em diversos seg-mentos - indústrias moveleiras,

metalúrgicas, calçadistas e viní-colas. A Batuca chega para ser referência em comunicação e aproveitar esse potencial. A resposta do mercado tem sido extremamente positiva”, diz.

Enulsa Canever e Leandra Michelon Cristofoli, representantes da Rede Imobiliária de Bento Gonçalves, durante o 15º Censo Imobiliário

A equipe da Pomzan recepcionou profissionais da arquitetura, na última quarta-feira, para apresentação da nova loja de fábrica. No registro Ana Paula Braghini, Valéria Genovesi Pompermayer, Renata Tosi, Sandra Benvenutti e Sinara Nichetti

JOSIANE RIBEIRO

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, irá anunciar nesta segunda-feira, 25, as empresas vencedoras do Carrinho AGAS 2013. Os vencedores serão conhecidos às 10 horas, na sede da entidade em Porto Alegre (RS), durante uma coletiva de imprensa. A premiação será entregue em cerimônia oficial no dia 2 de dezembro, também em Porto Alegre. A 30ª edição do Prêmio vai homenagear organizações e personalidades do segmento que se destacaram em prol do crescimento do setor no Estado.

7Empresas Empresários&- Sábado, 23 de novembro de 2013 Em [email protected]

ANDRÉIA DE DEUS

ANDRÉIA DE DEUS

O Grupo Eiffel promoverá neste sábado e domingo, 23 e 24, mais um Feirão com seus veículos seminovos multimarcas. A ação será realizada nas lojas da Eiffel, que possui sede em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. Além da Eiffel Multimarcas, a Eiffel Citroën também estará atendendo com comercialização de carros zero km. O horário de funcionamento das lojas do Grupo em Caxias do Sul, Bento e da Eiffel Gramado no sábado será das 9h às 17h e no domingo das 14h às 17h.

Armando Piletti, administrador do Hospital Tacchini, Dr. Cássio Zottis Grapiglia, neurocirurgião, Padre Francisco Andognini (Padre Chico), Vereador Clemente Mieznikowski e Dr. Aderbal Cagol, na inauguração do consultório de neurocirurgia do Dr. Cássio

O saudável encontro dos empresários Sadi Vignatti, Edgar Roman Zandonai, José Bortolo Balestrin e Jairo Antônio Alberici

KÁTIA CASAGRANDE

DIVULGAÇÃO

8

Farroupilha apresenta o Festival do Moscatel

Empresas Empresários& - Sábado, 23 de novembro de 2013

Na Identidade Homem Moda Masculina as melhores opções de roupas para comemorar

De 29 de novembro a 1º de dezembro, o requinte da enogastronomia, em ambien-te aconchegante e com boa música, acontecerá durante o festival enogastronômico, que será no Parque Cinquentená-rio, em Farroupilha.

O evento acontece com a proposta de servir à vontade cardápios diferenciados, ela-borados pelos Chefs da Esco-la de Gastronomia da UCS, e bebidas de excelência, muitas delas premiadas internacio-nalmente, fornecidas pelas vinícolas da Associação Far-roupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin).

O ingresso no valor de R$ 80 dá direito ao cardápio e às bebidas, servidos à vontade, e a uma taça personalizada do evento. Crianças até seis anos têm entrada franca, de sete a

Comemorar a formatura com estiloA maior parte do nosso

tempo é consumida buscan-do aprimoramento de nossas aptidões. Enquanto crianças, a escola é a exteriorização das nossas casas, ainda muito pro-tegidos, aprendemos a abrir mão do nosso instinto para sobreviver melhor em socie-dade. Mais uns anos se passam e nossos talentos vão fican-do mais evidentes. Nessa fase a escola passa a ter um papel importante no aprimoramento das relações humanas, nem tão crianças, tão pouco adultos. Um período meio ingrato para escolher o que se quer fazer para o resto de nossas vidas.

Mas, sem dúvidas, é hora de comemorar. Festejar por mais uma etapa vencida. A festa de formatura representa um divi-sor de águas. Hora de crescer. Invista na sua formatura de 2º grau. Muito de você, a partir de agora, será uma lembrança.

E para que estudar tanto? A faculdade ainda é um está-gio para a rotina de um adulto. Agora, mais adulto que crian-ça. E a necessidade de estudar fica mais clara e o sonho de poder trabalhar com o que se gosta está mais perto de se rea-

lizar. Estudar para desenvolver talentos e habilidades. Estudar para ser o melhor naquilo que escolheu. Estudar para desen-volver as relações humanas. Estudar para ganhar dinheiro. Estudar para ajudar os outros. Estudar para mudar o mundo. Estudar e continuar estudando para tudo na vida.

E de novo é hora de celebrar. Festejar nossos esforços. Mos-

trar para todos que nos torna-mos um adulto capaz de fazer a diferença. Novamente, in-vista na sua formatura, chame familiares e amigos para curtir esse momento com você. Afi-nal, o “status” mudou para su-perior completo.

E depois desta festa, você vai querer mais. Estudar mais. E outras solenidades virão. Os cuidados com a imagem devem

ser no mínimo equivalentes ao conteúdo que conquistamos. Só existe uma coisa capaz de captar tão bem nossos olhares, a ima-gem. “Vale mais que mil pala-vras” ou “A primeira impressão é a que fica”, ditados desse tipo são bem comuns e nem por isso, menos verdadeiros. Ela faz par-te do nosso futuro profissional e pessoal. Desperte nos outros o interesse por si mesmo.

A Identidade Homem Moda Masculina, situada na Rua Jú-lio de Castilhos, nº 361, pode auxiliar na melhor escolha para estar bem vestido e causar uma bela impressão em cada come-moração e em cada novo de-safio. “Não improvise. Impres-sione.” Um slogan tão simples que diz muito.

“O traje ainda é a opção mais adequada para registrar esses momentos. É importante ob-servar o grau de formalidade que se projetou em cada festa. Respeitamos a idade e as parti-cularidades de cada um.” Obser-va Samantha Paz, proprietária da empresa. Ela ainda faz uma ressalva, “é você que deve levar a roupa e não a roupa levar você”.

Construímos o nosso pró-prio valor, a partir de um con-junto de fatores. O sentir-se bem com o que se está usando e em comunhão com o mo-mento fazem parte desta obra. Invista, use e arrase.

A loja atende de segunda a sexta – feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 19h. Aos sábados das 9h às 12h e das 13h ás 17h. Confira as novidades no face-book, www.facebook.com/Iden-tidadeHomemModaMasculina.

11 anos pagam o valor de R$ 30 e de 12 a 17 pagam R$ 60. Os ingressos são limitados e estão disponíveis para com-pra antecipada, junto à Secre-taria Municipal de Turismo do municípo.

O Festival do Moscatel tem por objetivo promover em âmbito nacional o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor brasileiro de uvas moscatéis, utilizadas na elaboração de vinhos finos e espumantes.

A iniciativa também faz par-te das ações que visam à fu-tura indicação de procedência para o município, projeto que a Afavin desenvolve junto à Embrapa Uva e Vinho.

Para mais informações confira a Fan Page do Festi-val do Moscatel, acessando o link facebook.com/festival-domoscatel.