01/02/2014 - empresas&empresários - edição 2998

8
MILENA SCHÄFER / CONCEITOCOM BRASIL Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 1º de fevereiro de 2014 Empresas Empresários & PROMOÇÃO LAZER POSSE Compras no O Boticário concorrem viagem para Foz do Iguaçu página 8 Sitracom realiza encontro proporcionando integração página 6 Nova diretoria do Sindmóveis assume direção páginas 4 e 5 FISCALIZAÇÃO Canteiros de obras terão vistorias intensificadas página 2 Pontual Imóveis festeja sucesso em vendas no empreendimento Notabile Os diretores Marcos Bertinatto (E) e Fábio Roberti (D) e a equipe de corretores da Pontual Imóveis afirmam que 2014 será um ano de muitos lançamentos página 3

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 17-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

MILENA SCHÄFER / CONCEITOCOM BRASIL

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 1º de fevereiro de 2014

Empresas Empresários&

promoçãolazerposseCompras no O Boticário concorrem viagem para Foz do Iguaçu

página 8

Sitracom realiza encontro proporcionando integração

página 6

Nova diretoria do Sindmóveis assume direção

páginas 4 e 5

fiscalizaçãoCanteiros de obras terão vistorias intensificadas

página 2

Pontual Imóveis festeja sucesso em vendas no empreendimento Notabile

Os diretores Marcos Bertinatto (E) e Fábio Roberti (D) e a equipe de corretores da Pontual Imóveis afirmam que 2014 será um ano de muitos lançamentos

página 3

Page 2: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

- Sábado, 1º de fevereiro de 20142Moradores locais admiram pontos turísticos

Empresas Empresários&

Passarelas improvisadas causam inúmeros acidentes. Obras terão fiscalização intensificada

Maria Fumaça é uma das maiores atrações de Bento Gonçalves

Comunidade aproveita oportunidade para apreciar o turismo local

Para reduzir os números de acidentes de trabalho nos can-teiros de obras, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG), irá intensificar as ativida-des de fiscalização.

A entidade vem atuando a três anos num projeto que visa conscientizar trabalhadores e empresários para a necessida-de de implantar todos os siste-mas de prevenção de acidentes que estão previstos na legisla-ção brasileira.

São planos que se forem im-plantados de acordo com as normas técnicas salvam vidas e evitam acidentes que deixam marcas nos trabalhadores e seus familiares.

Além disso, evitam ainda que a sociedade tenha que arcar com todos os custos produzi-dos pelos acidentes e mortes.

Somente em 2013, os técni-cos em segurança no trabalho do Sitracom BG realizaram mais de 450 vistorias em can-teiros de obras.

Neste trabalho o objetivo maior é sempre o de conscien-tizar e mostrar aos trabalhado-res e empreiteros onde estão as falhas na segurança. Posterior-mente os técnicos retornam ao local para nova vistoria.

Caso a situação permaneça é feita uma denúncia ao Mi-nistério Público do Trabalho que então toma as medidas ne-

A tradicional promoção destinada aos moradores das cidades para a Maria Fumaça que ocorre no mês de feverei-ro foi estendida esse ano até o final do mês de março - não valendo apenas para feriados e datas próximas.

Neste período a Giordani Turismo, operadora do passeio de trem, lança a promoção “Eu Sou Daqui” em que os ha-bitantes de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa po-derão fazer o passeio com um desconto especial.

De R$77, o ingresso passa a custar apenas R$35. Para par-ticipar, basta fazer a reserva, apresentando um comprovan-te de residência.

Além de se divertir com as atrações musicais e teatrais que se apresentam durante o pas-seio de trem e de degustar vi-nho e espumante, será possível também vivenciar o a história dos imigrantes italianos que povoaram a nossa região.

Está incluída na promoção “Eu Sou Daqui”, a visita ao Parque Temático Epopéia Italiana.

FOTOS DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Sitracom vai intensificar vistorias em obras

Em 2.000 metros de área construída, nove ambientes re-tratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente.

Com os efeitos especiais de som e luz, o espetáculo cê-nico, ganha uma maior dinâ-mica dando vida às réplicas e ambientes.

Parte do valor do ingresso será destinada a compra de alimentos que serão doados a instituições sociais dos três municípios.

Interessados devem realizar as reservas devem com an-tecedência. O contato pode ser efetuado pelo telefone 54. 3455.2788 e também pelo e--mail da empresa, [email protected].

Para mais informações acesse a fanpage da Giorda-ni Turismo, facebook.com/tremdovinho ou www.gior-daniturismo.com.br e confira mais detalhes sobre a promo-ção e ainda sobre o funciona-mento do passeio da Maria Fumaça e do Parque Temáti-co Epopéia italiana.

cessárias para que a obra seja enquadrada nas normas de se-gurança.

“O sindicato não tem o po-der de autuar, multar ou mes-mo embargar uma obra. Por isso temos uma parceria com o Ministério Público do Traba-lho e Ministério do Trabalho que têm o poder para isso”, disse o técnico em segurança, Vicente Kinalski.

Ele destaca que o setor da construção civil contrata tra-balhadores das mais diversas áreas e sem nenhuma especia-lização.

“Estas pessoas vão para os canteiros sem nenhum prepa-ro, muitos sem carteira assina-da. Não há comprometimento algum com treinamento por parte de quem os contrata”, analisa Kinalski. O resultado disso é um trabalho de risco iminente. “Na verdade, quan-do se constata que o trabalha-dor está em situação irregular, sem ter sequer sua carteira as-sinada, nada mais se pode es-perar em matéria de seguran-ça”, concluiu.

Para Ricardo Vargas, técnico integrante da equipe do Sitra-com BG, é preciso que haja mais rigidez nas penalidades.

“Diversas entidades realizam atividades para demonstrar e comprovar que investimento em segurança é uma obrigação de todos. Obras são embarga-das e multas são aplicadas, mas

ao retornar às atividades as coisas continuam na mesma”, reclama Vargas.

No final do ano passado os técnicos do Sitracom BG ga-nharam o reforço para encarar a dura luta contra a falta de segurança que foi a criação do Fórum Permanente de Saúde e Segurança do Trabalhador em Bento Gonçalves.

Através dele, entidades, em-presas e órgãos públicos estão se organizando para atacar o problema.

“A criação do Fórum foi um grande avanço. Ele vai possi-bilitar um aprofundamento na questão e dar maior visibilida-de às atividades de combate a insegurança”, disse o diretor de segurança do Sitracom BG, Ivo Vailatti.

Segundo ele, há empresas dispostas a mudar suas roti-nas, mas muitas ainda tentam de todas as maneiras burlar as regras e evitar o comprometi-mento com a segurança.

“Tem empresas que che-gam a subcontratar outras que como elas, não se enquadram nas normas apenas para tentar se livrar da responsabilidade pela segurança dos trabalha-dores”, denuncia Vailatti. Para ele, esta situação de desrespei-to a vida dos trabalhadores já foi longe demais. “Isto tem que acabar e a rigidez na fisca-lização tem que ser intensifica-da”, concluiu.

Page 3: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

3Empresas Empresários&- Sábado, 1º de fevereiro de 2014

IMAGENS REPRODUÇÃO

Prédio Notabile já está 50% vendidoA Pontual Imóveis se pre-

para para um ano de grandes lançamentos.

E o primeiro deles, o No-tabile, já entra em 2014 com 50% de seus apartamentos vendidos.

Com uma vista única para a cidade, localização privilegiada a duas quadras da Av. Planal-to, duas torres independentes, dois e três apartamentos por andar e pagamento diferencia-do de apenas 35% do valor do imóvel até o final da obra.

O empreendimento caiu no gosto dos consumidores, que buscam opções diferenciadas.

Com exclusividade de ven-das, a Pontual Imóveis dá su-porte ao comprador desde o

Notabile é o primeiro lançamento da Pontual Imóveis para 2014

O Notabile tem vista única privilegiada para a cidade

início da negociação até a en-trega da escritura, oferecendo toda assessoria necessária du-rante esse processo.

Segundo o diretor da Pon-tual Imóveis Fábio Roberti, a meta é a satisfação plena dos clientes.

“Atuamos com transparência para garantir a segurança que todos nossos clientes buscam em cada investimento feito em um imóvel”, destaca.

O Notabile é mais um em-preendimento da Construbel Construções, empresa cer-tificada pela ISO 9001:2008 e pela Norma de Gestão da Qualidade PBQP-H Nível A.

A preparação do terreno para o início da construção já

iniciou. As obras devem co-meçar nos primeiros meses de 2014 e a previsão de en-trega é de 36 meses a contar das fundações.

São duas torres totalmente independentes, com acessos e elevadores próprios, ambas com apenas oito pavimentos, um privilégio para quem dese-ja morar em um condomínio com poucas famílias.

A Torre 1, que fica de fren-te para a Goes Monteiro, com apenas 24 unidades, oferece apartamentos com um e dois dormitórios, este com suíte, sendo três unidades por andar.

Já a Torre 2 oferece somente 16 apartamentos de dois dor-mitórios com suíte e gabinete ou opção de terceiro dormitó-rio. São apenas dois por andar.

Praticamente todos os apartamentos do empreendi-mento dispõem de duas va-gas de garagem.

Nos apartamentos de dois e três dormitórios a lavan-deria é separada da cozinha, conferindo maior conforto aos moradores, que também dispõem de um amplo de Sa-lão de Festas.

Qualidade, estética e inova-

ção resumem o que o Notabile apresenta com um acabamen-to em porcelanato, piso lami-

nado, massa corrida, janelas de alumínio e PVC e churrasquei-ra individual.

Page 4: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

FOTOS EVANDRO SOARES

4 Empresas Empresários& - Sábado, 1º de fevereiro de 2014

Uma cerimônia festiva, mas pontuada pelos desafios do se-tor moveleiro, marcou a posse da diretoria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmó-veis) para o biênio 2014/2015, realizada na última terça-feira, 28, no Clube Aliança. Esti-veram presentes mais de 300 convidados, entre autoridades municipais e estaduais, repre-sentantes de entidades de clas-se e das indústrias associadas.

O novo presidente da entida-de, Henrique Tecchio, tem 35 anos e é executivo da Móveis Bentec. Graduado em Admi-nistração de Empresas e com MBA em Gestão Financei-ra, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, Tecchio é o mais jovem pre-sidente da entidade até hoje. Completam a diretoria o vice--presidente Alexandre Miche-lin (Bertolini); o diretor Finan-ceiro José Antônio Mossmann (Italínea); a diretora de Comu-nicação Vanessa Machado (Ci-nex); o diretor Internacional Luiz César Girardi (Todeschi-ni); o diretor de Infraestrutura Vinicius Benini (BRV); o dire-tor de Serviços Romeu Dalcin (Dalmobile) e a diretora do Prêmio Salão Design Cristia-ne Silveira (Obispa).

Em seu discurso de despedi-da, a empresária Cátia Scarton criticou a medida adotada pelo governo para frear a constante alta da inflação, apontando que

Sindmóveis empossa nova diretoria

as principais afetadas têm sido justamente as indústrias que investem em produção, como o setor moveleiro. Segundo ela, as indústrias que aposta-ram no aumento da capaci-dade produtiva em função do crescimento da demanda veem agora o potencial de consumo ameaçado pela elevação dos juros. “Ainda assim, o polo moveleiro de Bento Gonçal-ves encerrou 2013 com fatu-ramento de R$ 2,5 bilhões, o que representa quase a metade de todo o faturamento da in-dústria do município. Embora esse valor esteja decrescendo ano após ano, são mais de 300

empresas que geram nove mil empregos diretos, 43% de toda a mão de obra na indústria lo-cal”, pondera.

Tom agregador

O primeiro pronunciamento público de Henrique Tecchio como presidente do Sindmó-veis indicou o tom agregador do grupo empossado. Segun-do ele, o trabalho da nova di-retoria será pautado pela satis-fação da coletividade, levando em consideração não somente os interesses da entidade, mas também das empresas respon-sáveis por sua existência. Tec-

chio destacou que os próximos anos serão de intenso trabalho para manter a atratividade da Movesul Brasil e, simultanea-mente, repensar o modelo da Casa Brasil para 2015. “De-cisões terão que ser tomadas, por vezes com maior força e determinação, mas sempre buscando o ideal. Vamos res-gatar toda força e união que o polo moveleiro de Bento Gon-çalves sempre teve”, destaca.

O deputado estadual João Fischer, que representou a As-sembleia Legislativa, cumpri-mentou a nova diretoria salien-tando que os que trabalham devem ter voz ativa – e que

Henrique Tecchio, presidente mais jovem da história do Sindmóveis, empossado para a gestão 2014/2015

Na posse, os diretores, conselheiros e representantes do Sindmóveis junto à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - Fiergs

essa voz deve ecoar em todos os rincões, inclusive na esfera política. Já o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, enfatizou que, graças ao setor moveleiro, a economia local pode proporcionar o que proporciona a Bento Gonçal-ves e seus moradores. “É um transcorrer de gerações que faz o móvel bento-gonçalven-se ser lembrado e ser destaque. Para torná-lo mais competi-tivo, temos que buscar repre-sentatividade política, cobrar investimentos em infraestru-tura, fazer escoar nossa produ-ção e cobrar mudanças nos bu-rocráticos códigos tributário e trabalhista”, frisa.

O Sindmóveis representa o polo moveleiro de Bento Gonçalves, que sedia 38% da indústria moveleira do Rio Grande do Sul e tem uma par-ticipação de cerca de 70% da produção industrial local. São 300 indústrias que geram cerca de nove mil empregos diretos. Henrique Tecchio é o 16º pre-sidente da entidade, que em 2014 completa 37 anos de his-tória. Antes dele, já presidiram o sindicato os moveleiros Eli-no Periolo, Valnei Fiorin, Nel-to Scarton, Aldo Cini, Sérgio Manfrói, Astério José Grando, Eurico Benedetti, Jorge Luís Manfrói, Sérgio Dalla Costa, Marcos Lazzarotto, Alcides Pasquali Filho, Volnei Benini, Henrique José Bertolini, Gla-demir Ferrari e Cátia Scarton.

Page 5: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

Lideranças na posse do SindmóveisFOTOS CAROLINE PANDOLFO

5Empresas Empresários&- Sábado, 1º de fevereiro de 2014

Sérgio e Teresinha Dalla Costa, Vani e Eugênio Bergamin

Luili Scritori, Laudir Picolli, Gustavo Bertolini e Guilherme Fontanari

Apoio:

Salete Silveira, Samanta Guindani, Olde Mazzochin, Cristiano Garziera, Cristiane Silveira e Cristiano Gallina

César Modena, Renato Hansen, Noeli Marta Turcatel (Gestora do Sebrae), Fernando Bem, Renato Bernardi e Moisés Scussel

Henrique Tecchio, Ivo Cansan e Ademar Petry

Diego Panazzolo (Presidente ASCON), Nelto e Leda Scarton, Vanda e Cesar Scarton, Clerines e Álvaro Sandrin

Edson Pelicioli, Henrique Bertolini, Cláudio Ramos e Leandro Mazzoccato

Deputado Federal Jerônimo Goergen, Prefeito Guilherme R. Pasin, Presidente da Movergs Ivo Cansan e Deputado Estadual João Fischer

Page 6: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

6 Empresas Empresários& - Sábado, 1º de fevereiro de 2014

Mais de 600 pessoas estiveram no Centro de Lazer da entidade

O Domingo da Solidarieda-de realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) reuniu mais de 600 pessoas no Centro de Lazer da entidade.

O encontro foi realizado no último domingo, 19, pro-porcionando um momento de integração.

O evento destinado aos sócios e seus dependentes é mais uma forma de estimular a confrater-nização dos trabalhadores e seus familiares, oportunizando uma ampla utilização do centro.

Nesta edição do Domingo da Solidariedade a família Si-tracom organizou torneios es-portivos de futebol e voleibol para homens e mulheres.

Além disso, os associados ainda tiveram um excelente dia de sol e calor e puderam apro-veitar ao máximo os atrativos do centro.

O presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes fi-cou satisfeito com os resulta-dos do evento.

Sitracom BG promoveDomingo da Solidariedade

DIVULGAÇÃO

“Uma de nossas bandeiras é o lazer qualificado para os tra-balhadores e o nosso Centro de Lazer é a comprovação de que isso pode ser feito. Rece-bemos neste domingo cen-tenas de companheiros que participaram de uma grande confraternização que realça a integração desta grande fa-mília. E para melhorar ainda mais esta festa introduzimos as competições esportivas que abrilhantaram o evento”, co-mentou o presidente.

O Domingo da Solidarieda-de, organizado pelo Sitracom BG oferece aos associados transporte gratuito e almoço subsidiado.

“Viabilizando momentos como este, queremos fazer com que todos os componen-tes da família Sitracom pos-sam ampliar sua participação no Centro de Lazer e promo-ver os princípios de cidadania para todos”, finalizou o presi-dente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes.

Page 7: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

Presença dos casais Edes e Vania Raimondi, Danilo e Adelina Marini, Aldir e Maria Marini, da Bento Brasil Transportes, no jantar realizado pelo Sindibento. O evento reuniu associados e convidados no restaurante Mamma Gema

PAULA LARENTIS ZWIRTES

EDSON PEREIRA

CASSIANE OSÓRIO

CASSIANE OSÓRIO

7Empresas Empresários&- Sábado, 1º de fevereiro de 2014 Em [email protected]

A professora francesa Isabelle Dartigues (C), criadora e gerente de projetos e desenvolvimento internacional da Kedge Business School esteve recentemente em Bento Gonçalves, através do Instituto do Brasileiro do Vinho - Ibravin. Na ocasião, visitou a UCS - Campus Universitário da Região dos Vinhedos e, reuniu-se com os professores Fabiano Larentis e Ana Cristina Fachinelli Bertolini para futuras parcerias entre instituições

Os executivos da Bento Brasil Transportes, Marciana e Livanir Cenci, Joacir e Cleci Todescatto, Jones Todescatto e Letícia Slinioni, prestigiando evento realizado pelo Sindibento

O diretor comercial do Grupo Eiffel, Rodrigo Restelatto, realizou na última quinta-feira, 23, a entrega do Citroën C4 Lounge zero quilômetro ao vencedor da campanha Natal Hiper Mágico Iguatemi e Itaucard, Vinicius dos Santos Chiaradia. O ganhador recebeu as chaves do seu carro no Shopping Iguatemi Caxias

DIVULGAÇÃO

A nova diretoria da AEARV (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos), já iniciou suas reuniões semanais de planejamento para 2014. O presidente, Engenheiro Civil Matheus Vanni, tem como objetivo, juntamente com sua diretoria, dar continuidade aos projetos de valorização com cursos, palestras e eventos sempre agregando maior conhecimento e união dos profissionais

Page 8: 01/02/2014 - Empresas&Empresários - Edição 2998

8 Empresas Empresários& - Sábado, 1º de fevereiro de 2014

Promoção “Desejo de Banho Nativa SPA” reforça lançamento

O Boticário presenteia consumidores com viagem

O Boticário vai presentear seus consumidores com uma experiência encantadora e re-vigorante à beira de uma das sete maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu.

A promoção Desejo de Ba-nho Nativa SPA começou no dia 25 de janeiro e vai sortear 15 viagens com acompanhante para Foz do Iguaçu - Paraná.

Está incluído no passeio a hospedagem no Hotel das Ca-taratas, cinco estrelas instalado no próprio Parque Nacional do Iguaçu, bem ao lado das quedas d´água.

Além de toda a infraestru-tura do hotel, os ganhadores vão desfrutar das principais atrações do parque e da região, e de momentos revigorantes com produtos da linha de cui-dados pessoais Nativa SPA.

Até 16 de fevereiro, pode-rão participar da promoção os consumidores que adqui-rirem R$ 80 em produtos Na-tiva SPA.

No ato da compra, eles rece-berão um código que deve ser cadastrado no hot site www.

boticario.com.br/desejosde-banho ou ainda por meio do envio de SMS para o número 49202.

Uma das viagens será des-tinada exclusivamente para clientes das lojas Nativa SPA.

Podem ser cadastradas tam-bém compras feitas na loja virtual (www.boticario.com.br) ou por meio de revendedoras O Boticário.

A promoção Desejo de Ba-nho Nativa SPA é parte das iniciativas de O Boticário para o lançamento de duas novas

famílias de ingredientes para a linha Nativa SPA: Baobá & Tamanu e Castanha de Kukui & Tâmaras.

As matérias-primas reme-tem à sensação prazerosa de um banho revigorante e de poder sentir uma fragrância envolvente e um toque avelu-dado na pele.

As grandes vedetes dos lan-çamentos são os óleos corpo-rais que, por serem enxaguá-veis, são perfeitos para serem usados durante o banho e hi-dratar a pele intensamente.

DIVULGAÇÃO