21- os pobres na igreja ministério do amor ellen g white pr. marcelo carvalho

43
21- OS POBRES NA IGREJA 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Ministério do Amor Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

Upload: luca-carmona-castel-branco

Post on 07-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

21- OS POBRES NA 21- OS POBRES NA IGREJAIGREJA

Ministério do Ministério do AmorAmor

Ellen G WhitePr. Marcelo Carvalho

Page 2: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

Gálatas Gálatas 6.106.10

Page 3: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

3

Há diferença entre ajudar os Há diferença entre ajudar os pobres em virtude da pobres em virtude da

guarda dos mandamentos guarda dos mandamentos de Deus e ajudar os de Deus e ajudar os blasfemadores que blasfemadores que

pisoteiam os mandamentos pisoteiam os mandamentos divinos, recusando-se a divinos, recusando-se a

amar e obedecer ao nosso amar e obedecer ao nosso Criador.Criador.

Page 4: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

4

1. Que pessoas, 1. Que pessoas, pertencentes à pertencentes à

nossa família da nossa família da fé, temos fé, temos

responsabilidaderesponsabilidadepessoal de cuidar? pessoal de cuidar?

(175:1- 4).(175:1- 4).

Page 5: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

5

Nosso amor a Deus deve Nosso amor a Deus deve expressar-se na prática de expressar-se na prática de boas obras em favor dos boas obras em favor dos necessitados e sofredores da necessitados e sofredores da família da fé, cujas família da fé, cujas necessidades venham ao necessidades venham ao nosso conhecimento e nosso conhecimento e reclamem nosso cuidado.reclamem nosso cuidado.

Page 6: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

6

Cada alma está sob Cada alma está sob especial obrigação para especial obrigação para com Deus de observar os com Deus de observar os Seus pobres dignos com Seus pobres dignos com especial compaixão. Sob especial compaixão. Sob nenhuma consideração nenhuma consideração devem eles ser passados devem eles ser passados por alto.por alto.

Page 7: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

7

Em sentido especial, Cristo Em sentido especial, Cristo colocou sobre Sua igreja o dever colocou sobre Sua igreja o dever de cuidar dos necessitados dentre de cuidar dos necessitados dentre seus próprios membros. Ele seus próprios membros. Ele consente que Seus pobres se consente que Seus pobres se encontrem nos limites de todas as encontrem nos limites de todas as igrejas. Devem achar-se sempre igrejas. Devem achar-se sempre entre nós, e Ele dá aos membros entre nós, e Ele dá aos membros da igreja uma responsabilidade da igreja uma responsabilidade pessoal quanto a cuidar deles.pessoal quanto a cuidar deles.

Page 8: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

8

Como os membros de uma Como os membros de uma verdadeira família cuidam uns verdadeira família cuidam uns dos outros, tratando dos doentes, dos outros, tratando dos doentes, sustentando os fracos, sustentando os fracos, ensinando os ignorantes, ensinando os ignorantes, exercitando os inexperientes, exercitando os inexperientes, assim cumpre aos que pertencem assim cumpre aos que pertencem à "família da fé" atender aos seus à "família da fé" atender aos seus necessitados e inválidos.necessitados e inválidos.

Page 9: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

9

2. Que duas 2. Que duas classes de pobres classes de pobres

há dentro da há dentro da igreja e que igreja e que

sempre estão sempre estão conosco? conosco? (175:5)(175:5)

Page 10: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

10

Há duas classes de pobres as Há duas classes de pobres as quais temos sempre dentro de quais temos sempre dentro de nosso alcance: os que se nosso alcance: os que se arruínam a si mesmos por sua arruínam a si mesmos por sua própria conduta independente e própria conduta independente e prosseguem em sua prosseguem em sua transgressão e os que por amor transgressão e os que por amor à verdade têm sido levados a à verdade têm sido levados a uma situação de angústia.uma situação de angústia.

Page 11: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

11

Devemos amar a nosso Devemos amar a nosso próximo como a nós próximo como a nós mesmos, e assim por mesmos, e assim por ambas essas classes ambas essas classes devemos adotar o devemos adotar o procedimento certo sob a procedimento certo sob a orientação e conselho de orientação e conselho de sã sabedoria.sã sabedoria.

Page 12: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

12

3. Como devem ser 3. Como devem ser ajudados os pobres ajudados os pobres do Senhor? (176:1)do Senhor? (176:1)

Page 13: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

13

Nada há que questionar a respeito Nada há que questionar a respeito dos pobres do Senhor. Devem eles dos pobres do Senhor. Devem eles ser ajudados em todos os casos que ser ajudados em todos os casos que forem para o seu bem. Deus deseja forem para o seu bem. Deus deseja que o Seu povo revele a um mundo que o Seu povo revele a um mundo pecaminoso que Ele não deixou os pecaminoso que Ele não deixou os pobres a perecer. Especial interesse pobres a perecer. Especial interesse deve ser dedicado em ajudar aqueles deve ser dedicado em ajudar aqueles que por amor à verdade são lançados que por amor à verdade são lançados fora do seu lar e deixados a sofrer.fora do seu lar e deixados a sofrer.

Page 14: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

14

Haverá cada vez mais necessidade de Haverá cada vez mais necessidade de corações abertos, grandes e corações abertos, grandes e generosos, que se negarão a si generosos, que se negarão a si mesmos para cuidar dos casos mesmos para cuidar dos casos desses mesmos a quem o Senhor desses mesmos a quem o Senhor ama. Os pobres entre o povo de Deus ama. Os pobres entre o povo de Deus não devem ser deixados sem não devem ser deixados sem provisão para suas necessidades. provisão para suas necessidades. Deve ser encontrado algum caminho Deve ser encontrado algum caminho pelo qual possam obter o seu pelo qual possam obter o seu sustento.sustento.

Page 15: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

15

Alguns terão de ser ensinados a Alguns terão de ser ensinados a trabalhar. Outros que trabalham trabalhar. Outros que trabalham duramente e se esforçam ao extremo duramente e se esforçam ao extremo para o sustento de suas famílias para o sustento de suas famílias necessitarão assistência especial. necessitarão assistência especial. Devemos tomar interesse nesses Devemos tomar interesse nesses casos e ajudá-los a conseguir casos e ajudá-los a conseguir emprego. Deve haver um fundo de emprego. Deve haver um fundo de auxílio para socorrer famílias pobres auxílio para socorrer famílias pobres dignas que amam a Deus e guardam dignas que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos.os Seus mandamentos.

Page 16: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

16

4. A quem cabe 4. A quem cabe instruir as famílias instruir as famílias e fortalecer a igreja e fortalecer a igreja para cuidar de seuspara cuidar de seuspróprios enfermos e próprios enfermos e

pobres? (178:3)pobres? (178:3)

Page 17: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

17

O pastor deve instruir as O pastor deve instruir as diferentes famílias e fortalecer a diferentes famílias e fortalecer a igreja para que cuide de seus igreja para que cuide de seus próprios enfermos e pobres. Deve próprios enfermos e pobres. Deve ele pôr em operação as ele pôr em operação as faculdades dadas por Deus ao faculdades dadas por Deus ao povo, e se uma igreja está povo, e se uma igreja está sobrecarregada neste particular, sobrecarregada neste particular, outras igrejas devem vir em seu outras igrejas devem vir em seu auxílio.auxílio.

Page 18: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

18

Exerçam os membros da igreja Exerçam os membros da igreja tato e habilidade em cuidar destes, tato e habilidade em cuidar destes, o povo do Senhor. Neguem-se a si o povo do Senhor. Neguem-se a si mesmos luxo e adornos mesmos luxo e adornos desnecessários, a fim de poderem desnecessários, a fim de poderem prover conforto aos enfermos e prover conforto aos enfermos e necessitados. Assim procedendo necessitados. Assim procedendo praticam o que manda o capítulo praticam o que manda o capítulo 58 de Isaías, e a bênção ali 58 de Isaías, e a bênção ali pronunciada será deles.pronunciada será deles.

Page 19: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

19

5. Há diferença 5. Há diferença para Deus entre para Deus entre

ajudarmos os ajudarmos os pobres da igreja e pobres da igreja e

os pobresos pobresde fora da igreja? de fora da igreja?

(176:2)(176:2)

Page 20: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

20

É necessário exercer cuidado para É necessário exercer cuidado para que os recursos necessários para que os recursos necessários para este trabalho não sejam desviados este trabalho não sejam desviados para outros canais. Há diferença para outros canais. Há diferença entre ajudarmos os pobres que em entre ajudarmos os pobres que em virtude da guarda dos mandamentos virtude da guarda dos mandamentos de Deus são reduzidos a penúria e de Deus são reduzidos a penúria e sofrimento e negligenciarmos esses sofrimento e negligenciarmos esses para ajudar aos blasfemadores que para ajudar aos blasfemadores que pisoteiam os mandamentos de Deus.pisoteiam os mandamentos de Deus.

Page 21: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

21

E Deus considera a diferença. Os E Deus considera a diferença. Os guardadores do sábado não guardadores do sábado não devem passar por alto os devem passar por alto os sofredores e necessitados do sofredores e necessitados do Senhor, para tomar sobre si a Senhor, para tomar sobre si a tarefa de sustentar os que tarefa de sustentar os que persistem na transgressão da lei persistem na transgressão da lei de Deus, que são instruídos a de Deus, que são instruídos a procurar auxílio daqueles que procurar auxílio daqueles que desejam sustentá-los.desejam sustentá-los.

Page 22: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

22

Esta não é a qualidade Esta não é a qualidade conveniente de trabalho conveniente de trabalho missionário. Não está missionário. Não está em harmonia com o em harmonia com o plano do Senhor.plano do Senhor.

Page 23: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

23

6. Como fazer 6. Como fazer para identificar para identificar em nosso meio em nosso meio

aqueles que aqueles que estão em estão em

necessidade? necessidade? (180:1)(180:1)

Page 24: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

24

Vossos bons desejos, nós Vossos bons desejos, nós vo-los agradecemos, mas os vo-los agradecemos, mas os pobres não se podem manter pobres não se podem manter em conforto, com bons em conforto, com bons desejos apenas. Precisam de desejos apenas. Precisam de provas tangíveis de vossa provas tangíveis de vossa bondade, em forma de bondade, em forma de alimento e vestuário.alimento e vestuário.

Page 25: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

25

Deus não pretende que nenhum de Deus não pretende que nenhum de Seus seguidores mendigue o pão. Seus seguidores mendigue o pão. Ele vos deu abundância, a fim de Ele vos deu abundância, a fim de que possais suprir-lhes as que possais suprir-lhes as necessidades que pela necessidades que pela industriosidade e economia não industriosidade e economia não são capazes de suprir. Não são capazes de suprir. Não espereis até que chamem vossa espereis até que chamem vossa atenção para as suas atenção para as suas necessidades.necessidades.

Page 26: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

26

Agi como fazia Jó. Aquilo Agi como fazia Jó. Aquilo que não sabia, ele que não sabia, ele investigava. Ide a um giro investigava. Ide a um giro de inspeção e verificai o de inspeção e verificai o que é necessário, e como que é necessário, e como melhor pode ser suprido.melhor pode ser suprido.

Page 27: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

27

7. Quem, dentre 7. Quem, dentre os pobres do os pobres do Senhor, deve Senhor, deve receber nossa receber nossa

especial atenção?especial atenção?(180:3)(180:3)

Page 28: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

28

Em nosso trabalho de beneficência Em nosso trabalho de beneficência deve dar-se especial atenção aos deve dar-se especial atenção aos que, pela apresentação da verdade, que, pela apresentação da verdade, convencem-se e se convertem. convencem-se e se convertem. Devemos manifestar apreço pelos Devemos manifestar apreço pelos que têm a coragem moral de aceitar que têm a coragem moral de aceitar a verdade, e assim perdem sua a verdade, e assim perdem sua posição e não conseguem trabalho posição e não conseguem trabalho com que sustentar suas famílias.com que sustentar suas famílias.

Page 29: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

29

Deve fazer-se provisão para Deve fazer-se provisão para ajudar os que são dignamente ajudar os que são dignamente pobres, e prover emprego aos pobres, e prover emprego aos que amam a Deus e guardam os que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos. Não devem Seus mandamentos. Não devem ser deixados sem ajuda, a fim de ser deixados sem ajuda, a fim de que não venham a sentir que que não venham a sentir que precisam trabalhar no sábado ou precisam trabalhar no sábado ou passar fome. passar fome.

Page 30: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

30

Os que assumem posição ao lado Os que assumem posição ao lado do Senhor devem ver nos do Senhor devem ver nos adventistas do sétimo dia um povo adventistas do sétimo dia um povo cordial, abnegado, altruísta, que cordial, abnegado, altruísta, que alegremente e com prazer alegremente e com prazer ministram a seus irmãos em ministram a seus irmãos em necessidade. É especialmente necessidade. É especialmente desta classe que o Senhor fala desta classe que o Senhor fala quando diz: "E recolhas em casa quando diz: "E recolhas em casa os pobres desterrados." Isa. 58:7.os pobres desterrados." Isa. 58:7.

Page 31: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

31

8. Há uma classe que, 8. Há uma classe que, embora pertença à embora pertença à igreja, não pode ser igreja, não pode ser

consideradaconsideradacomo "os pobres do como "os pobres do Senhor". Como agir Senhor". Como agir nesse caso? (182:2)nesse caso? (182:2)

Page 32: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

32

Alguns nada sabem do que seja renúncia e economia para se manterem livres de dívidas, e juntarem um pouco para uma ocasião de necessidade. Se a igreja devesse ajudar tais pessoas em vez de deixá-las contar com os próprios recursos, isto afinal as prejudicaria; pois olham à igreja, e esperam receber auxílio dela, e não exercem abnegação e economia quando estão bem providas.

Page 33: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

33

E se não receberem auxílio de E se não receberem auxílio de cada vez, Satanás as tenta e cada vez, Satanás as tenta e ficam suspeitosas, e muito ficam suspeitosas, e muito escrupulosas por seus irmãos, escrupulosas por seus irmãos, temendo que eles deixem de fazer temendo que eles deixem de fazer tudo quanto é seu dever para com tudo quanto é seu dever para com elas. O erro está de seu próprio elas. O erro está de seu próprio lado. Acham-se enganadas. Não lado. Acham-se enganadas. Não são os pobres do Senhor.são os pobres do Senhor.

Page 34: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

34

9. Quais são as 9. Quais são as três classes de três classes de pobres que a pobres que a igreja tem o igreja tem o

"soleníssimo" "soleníssimo" dever de cuidar? dever de cuidar?

(183:2)(183:2)

Page 35: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

35

Os mais capazes devem sempre Os mais capazes devem sempre desempenhar uma nobre e generosa desempenhar uma nobre e generosa parte em seu trato com os irmãos parte em seu trato com os irmãos mais pobres, e dar-lhes também mais pobres, e dar-lhes também bons conselhos, e deixá-los então bons conselhos, e deixá-los então combater o combate da vida. Foi-me combater o combate da vida. Foi-me mostrado, porém, que repousa mostrado, porém, que repousa sobre a igreja um soleníssimo dever sobre a igreja um soleníssimo dever de cuidar especialmente das viúvas de cuidar especialmente das viúvas pobres, dos órfãos e dos inválidos.pobres, dos órfãos e dos inválidos.

Page 36: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

36

10. Há o perigo de 10. Há o perigo de negligenciarmos a negligenciarmos a obra missionária obra missionária

enquanto enquanto cuidamoscuidamos

dos pobres? dos pobres? (183:3; 184:1 e 2)(183:3; 184:1 e 2)

Page 37: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

37

Cristo não nos ordena que Cristo não nos ordena que dediquemos aos pobres todo o dediquemos aos pobres todo o nosso serviço e dons. Temos um nosso serviço e dons. Temos um trabalho a realizar em favor dos trabalho a realizar em favor dos que estão cumprindo a Sua que estão cumprindo a Sua ordem: "Ide por todo o mundo, e ordem: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda pregai o evangelho a toda criatura." Mar. 16:15. O criatura." Mar. 16:15. O crescimento ministerial exige crescimento ministerial exige investimentos. ...investimentos. ...

Page 38: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

38

Quando gastardes dinheiro Quando gastardes dinheiro considerai: "Estou considerai: "Estou encorajando a encorajando a prodigalidade?" Quando prodigalidade?" Quando derdes aos pobres e derdes aos pobres e desamparados, indagai-vos: desamparados, indagai-vos: "Estou ajudando-os ou "Estou ajudando-os ou prejudicando-os?" ...prejudicando-os?" ...

Page 39: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

39

Pensai nas necessidades do Pensai nas necessidades do nosso campo missionário em nosso campo missionário em todo o mundo. ... O tempo todo o mundo. ... O tempo presente está carregado de presente está carregado de interesses eternos... Deus interesses eternos... Deus convida os homens a se convida os homens a se reunirem sob a bandeira reunirem sob a bandeira ensangüentada de Cristo,ensangüentada de Cristo,

Page 40: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

40

... a dar a Bíblia ao povo, a ... a dar a Bíblia ao povo, a multiplicar reuniões multiplicar reuniões campais em diferentes campais em diferentes localidades, advertir as localidades, advertir as cidades, e enviar cidades, e enviar advertência longe e perto, advertência longe e perto, nos caminhos e valados do nos caminhos e valados do mundo.mundo.

Page 41: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

41

A responsabilidade de A responsabilidade de cuidar dos pobres cuidar dos pobres dentro da igreja é dentro da igreja é

pessoal. Não devemos pessoal. Não devemos transferir a terceiros transferir a terceiros

aquilo que nos foi aquilo que nos foi confiado por Deus.confiado por Deus.

Page 42: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

42

Cada família deve ser Cada família deve ser instruída em como usar instruída em como usar seus dons nesta direção. seus dons nesta direção. E não devemos esperar E não devemos esperar que os necessitados nos que os necessitados nos busquem, mas devemos busquem, mas devemos

ir a eles.ir a eles.

Page 43: 21- OS POBRES NA IGREJA Ministério do Amor Ellen G White Pr. Marcelo Carvalho

43

Senhor, usa meu lar Senhor, usa meu lar para o Teu trabalho.para o Teu trabalho.

FADMinasFADMinas