21-06-2014 - jornal semanário - edição 3039

28
BENTO GONÇALVES sábado 21 DE JUNHO DE 2014 ANO 47 N°3038 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Corpus Christi UPA Educação Páginas 14 e 15 Página 10 Página 6 Trânsito As obras da Unidade de Pronto Aten- dimento (UPA) devem ser retomadas até o dia 30 deste mês. O mesmo prazo é dado para o início da reforma da UBS do bairro Cohab. Devoção dos fiéis sobre os tapetes Obras serão retomadas até o dia 30 Fenavinho deve ganhar escola Páginas 16 e 17 Soluções para o congestionamento FOTOS CRISTIANO MIGON Projeto sobre o tráfego de veículos está parado há cinco anos na prefeitura

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 10-Mar-2016

285 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

BENTO GONÇALVESsábado

21 DE JUNHO DE 2014ANO 47 N°3038

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Corpus Christi

UPA

Educação

Páginas 14 e 15

Página 10

Página 6

Trânsito

As obras da Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA) devem ser retomadas até o dia 30 deste mês. O mesmo prazo é dado para o início da reforma da UBS do bairro Cohab.

Devoção dos fiéis sobre os tapetes

Obras serão retomadas até o dia 30

Fenavinho deve ganhar escola

Páginas 16 e 17

Soluções para o congestionamento

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N

Projeto sobre o tráfego de veículos está parado há cinco anos na prefeitura

Page 2: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

O descaso com as soluçõesEditorial

O trânsito de Bento Gonçalves – e seu efeito negativo sobre a qualidade de vida de todos os seus moradores – pode ser traduzido numa marca recém-atingida pela ci-dade: mais de 75 mil veículos circulando por suas ruas, média de dois veículos para cada três habitantes com mais de 18 anos. É de arrepiar. Na última década, a frota bento-gonçalvense aumentou 2,5 vezes mais do que a própria população. Além de roubarem de cada cidadão horas que jamais serão recuperadas, os congestio-namentos prejudicam a economia e quei-mam milhões de litros de combustível.

Mais do que isso é saber que nossos ad-ministradores, ao longo dos anos, prati-camente viraram as costas para a questão que envolve a mobilidade urbana. Basta olhar para as ruas da nossa cidade você vê as mesmas vias de antigamente. Algumas mudaram apenas pela colocação de asfalto e nada mais do que isso. Ao que tudo indica faltou atitude e coragem para tocar obras desta envergadura.

Para piorar, não há nem como a prefeitura incentivar o transporte coletivo ou o uso de bicicletas. A ideia das fai-xas seletivas de ônibus seriam uma boa ideia, caso conti-nuassem com uma maior extensão. O poder público, infe-

É triste saber que existe um projeto para solucionar o trânsito de Bento que é ignorado há

cinco anos

lizmente, se rendeu à pressão e não deve levar este projeto adiante. Por isso, o bento-gonçalvense prefere perder tem-po dentro de seu carro do que dentro do ônibus. A utiliza-ção de bicicletas em uma cidade com um terreno inviável para isso acabaria se tornando piada pronta rapidamente. Além disso tudo, todos nós queremos estacionar o carro

na frente da loja onde vamos comprar, ca-minhar o menos possível.

Embora esses sejam alguns entraves, é triste saber que houve um empenho para que uma solução para o nosso trânsito fos-se apresentada. Ela existe há cinco anos, porém, não foi levada a sério pelo poder público. São mudanças gradativas, porém necessárias que, pelo jeito não interes-sam a nenhum governante. Lunelli tomou conhecimento do fato e deixou passar. A administração Pasin também recebeu CDs com o detalhamento do projeto mas, pas-

sados um ano e meio de seu governo, também não deve utilizá-lo.

Uma pena, porque estamos caminhando a passos largos para termos um colapso no trânsito de Bento Gonçalves. A cada dia que passa as ruas estão mais espremidas de tan-tos veículos. Onde vamos parar? Só Deus sabe.

Sábado, 21 de junho de 20142 Opinião

Lei da Copa: uma afronta ao ordenamento jurídico brasileiro A Lei Geral da Copa é um afronte ao povo brasileiro. O judici-

ário brasileiro deveria ter exigido respeito às regras e leis já exis-tentes na Constituição Federal que garantem ao povo brasileiro direitos, deveres e soberania. Gostamos de futebol e o país po-deria realmente ter realizado esta Copa. Contudo, não precisava alterar temporariamente, nosso ordenamento jurídico com uma republiqueta de bananas de terceiro mundo para que a FIFA aqui realizasse os jogos. Não se demonstrou seriedade política alguma; se as leis podem ser silenciadas, suspensas ou alteradas para atender a uma intuição futebolística, como considerar este um país sério e seu ordenamento jurídico eficaz?

Esta lei tornou-se um documento uma coletânea de leis de ex-ceção editadas em todos os níveis federativos do país, visando à execução deste evento de forma a garantir o lucro da FIFA, de seus patrocinadores e de seus parceiros nacionais e internacio-nais, ampliando o canal de repasse de verbas públicas a particula-res, flexibilizando de leis e cerceando o espaço público brasileiro.

A Lei Geral da Copa “é uma afronta ao ordenamento jurídico nacional” porque, longe de proteger o interesse público, tem por base contratos e compromissos particulares, ou seja, interesses privados que vêm suspendendo leis vigentes no país durante o evento para que seus organizadores obtenham lucros além do que permitem as leis do Brasil. Além disso, a nova regra fere a Constituição Federal ao comprometer o direito de ir e vir dos brasileiros que residem nas proximidades dos estádios e serão obrigados a possuírem credenciais para chegarem as suas casas.

Segundo a Constituição Federal, quanto ao direito de ir e vir, “É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, per-manecer ou dele sair com seus bens”. A mesma Lei Geral da Copa avança sobre “leis de segurança”, “leis de isenção fiscal”, “leis de restrição territorial”, “lei penal”, “artigos sobre libera-ções de visto”, estabelecendo procedimentos judiciais, crimina-lizando atos e estabelecendo urgência para julgá-los, com vali-dade de vigência e eficácia, mediante representação da FIFA, um verdadeiro absurdo conforme transcrito a seguir:

Art. 36. Os tipos penais previstos neste Capítulo terão vi-gência até o dia 31 de dezembro de 2014.

Além disso, o artigo 13-A do Estatuto do Torcedor, que pro-íbe “em todo o território nacional o porte de bebidas alcoóli-

cas em eventos esportivos”, foi suspenso até o final da Copa para que o patrocinador possa vender bebidas nos jogos. Isso é uma afronta ao estatuto do torcedor e a soberania nacional.

O Governo está permitindo que a FIFA mande e desmande, desrespeitando e humilhando o povo brasileiro. A Lei Geral da Copa está no centro de todo este processo e consolidará uma Copa do Mundo excludente e com graves prejuízos ao povo brasileiro. Veja-se que, inclusive, o artigo 19 determina que sejam concedi-dos, sem qualquer restrição, nacionalidade, raça ou credo, vistos de entrada no Brasil. Portanto, a FIFA impõe obrigações ao Bra-sil afrontado a lei de fronteiras e de concessão de visto. É mais um absurdo legal, colocando a União em posição de submissão à FIFA, impondo-lhe, inclusive, a responsabilidade por quaisquer danos e prejuízos em um evento privado (artigos 22, 23 e 24).

Outro descalabro restringe a liberdade de expressão e a cria-tividade brasileira, pois nada que envolva a Copa pode ser feito sem a autorização da FIFA. Qualquer um que utilizar os sím-bolos da Copa, até a imprensa, pode ser processado. Trata-se de uma afronta transformar o INPI (Instituto Nacional de Pro-priedade Industrial) em uma espécie de “bolsa de negócios pri-vado”, abrindo caminho para abusos nas reservas de patente.

O Brasil tem que ter muito cuidado com esta nova lei por-que, embora supostamente transitória, poderá incorporar-se definitivamente em nosso direito, já que este governo não en-frenta a FIFA e pode aproveitar-se deste momento de mudan-ça e flexibilização das leis para perpetuá-las e perpetuar-se no poder. São leis casuísticas e perigosas. Será que nas Olimpía-das haverá novas alterações nas leis?

Exigimos respeito às regras e às leis já existentes na Constitui-ção Federal que garantem ao povo brasileiro direitos e soberania. Onde está o Ministério Público cuja função precípua é fiscalizar as leis e proteger a Constituição que não se opõe a este absurdo?

Artigo

O texto para esta seção deve conter aproximadamente 2.500 caracteres, incluindo os espaços, e ser enviado para o endereço de e-mail [email protected]

JOÃO CLAIR SILVEIRAAdvogado

Page 3: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 3

Reforma da UBS do Cohab

Acidente com morte no Progresso

Curta e comente na página do Semanário no Facebook. Seu comentário pode ser publicado aqui.

www.fb.me/jornalsemanario

Nossa!!! Devia ser começada do início por este preço e não uma reforma na de lata.

Angela Maria Fontoura

Mais um jovem que se vai. Lamentável.

Janaína Nardini

Até quando vamos ver nossos filhos morrendo nas estradas e rodovias. É preciso mais controle dos pais na hora de entregar os carros para estes jovens, que se mostram cada vez mais imprudentes, achando que estão acima do bem e do mal.

Rogério Rodrigues Macedo

AD

EMIR BACCA

, DIVU

LGA

ÇÃO

Painel

Pesquisa feita em São Paulo revela que 52% dos brasileiros acham que a economia piora após a copa. E você?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail [email protected]

A pergunta que não quer calar

Semáforo

PARE!

ATENÇÃO

SIGA!

A estupidez de alguns motoristas que pensam poder tudo no trânsito.

Para o atendimento dos casos de do-enças respiratórias no PA 24 Horas.

A construção de academias de saúde nos bairros, para a reali-zação de atividades físicas.

Aurora na Bélgica

São João em festa

Elvis Top 10

Helicóptero na procissão

Avaliação de Dilma piora

Palestra sobre a NR-18

A Vinícola Aurora é a campeã em vendas de vinhos brasileiros para a Bélgica, respon-sável por 45% das exportações de vinhos brasileiros destinados ao país. A Bélgica é o segundo país no ranking das exporta-ções do Wines of Brasil. As vendas da Aurora para o mercado belga tripli-caram no primeiro quadrimestre deste ano. O país absorveu 22% das vendas externas da Vinícola no período, e gerou uma receita de US$ 460 mil, referentes ao embarque de 130 mil garrafas. Em 2013, as exportações para lá somaram US$ 150 mil.

A Aurora está presente no mercado belga com sua linha de exportação Brazilian Soul no off trade e com a linha Aurora no on trade. Os espumantes Brazilian Soul Moscato Bran-co e Brazilian Soul Moscato Rosé estão nas lojas da Delhaize, rede de supermercados top da Bélgica.

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff registrou queda em junho em re-lação a março, segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 19, pela Confederação Nacional da In-dústria (CNI). O percentual da população que con-sidera o governo ótimo ou bom recuou de 36% em março para 31% em junho, queda de cinco pontos percentuais. O percentual dos que avaliaram como ruim ou péssimo passou de 27% para 33%. A queda foi maior nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste. A Região Nordeste apresenta o maior percentual de ótimo ou bom: 42%.

A aprovação da forma como a presidente Dilma go-verna também registrou queda: passou de 51%, em março, para 44%, em junho. A confiança na presidenta caiu entre março e junho. Do total, 41% responderam confiar na presidenta e 52%, não confiar. Em março, os percentuais eram de 48% e 47%, respectivamente.

Causou estranheza entre os devotos a presença de um helicóp-tero da Brigada Militar (BM) durante a celebração de Corpus Ch-risti na Igreja de Santo Antônio. O barulho gerado pela aeronave foi o motivo das reclama-ções. A presença do heli-cóptero, que participava de uma operação do Pe-lotão de Operações Espe-ciais (POE) da BM, para zelar pela segurança do evento havia sido previa-mente combinado com a paróquia.

“Foi estranho por ser a primeira vez que ocor-re este apoio aéreo. Mas como um todo não che-gou a atrapalhar. Talvez possamos combinar ou-tras orientações, pois o barulho tirou um pouco da atenção. Principal-mente quando o helicóp-tero ficou parado tão pró-ximo da igreja. Porém, após realizar esta visto-ria, a aeronave seguiu seu rumo e não houve prejuízos para a mis-sa, para a procissão ou para celebração como um todo”, afirmou o padre Izidoro Bigolin.

Ocorre neste domingo, 22, a festa em honra a São João Batis-ta, no bairro São João. O evento terá missa festiva, às 10h30min, e ao meio dia, o tradicional almo-ço festivo no salão da comunida-de com o seguinte cardápio: sopa de capeletti, lesso, recheio, fran-go, churrasco de gado, pão e sa-ladas diversas. Os festeiros deste ano são os casais: Antônio e Ivani Mazetto, Amauri e Jurema Ales-si, Laerto Locatelli e Lovani Me-yer, Giovani e Juliana Rossi. Para o almoço de domingo, os ingres-sos custam R$ 30 por pessoa.

Recentemente, a comunida-de esteve reformando toda a fachada de entrada do salão co-munitário, mudanças que irão acomodar a presença de muitas pessoas para as festividades, além de reformas que foram fei-tas na igreja do bairro.

A Norma Regulamentadora 18 (NR-18) trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e estará em pauta na quarta-feira, 25, às 18h30min, no Salão de Eventos do CIC/BG. A palestra será ministrada por Vanius João Corte, ge-rente regional do Ministério do Trabalho de Caxias do Sul a convite da Ascon Vinhedos.

Durante o evento serão abordadas informações ligadas a NR-18. De acordo com o presidente da As-con Vinhedos, Diego Panazzolo, essa é uma forma para que os empreendedores tirem dúvidas, no sen-tido de buscar mais conhecimento sobre a norma. “Nossos associados precisam ter muito claras todas as determinações da NR-18, ampliando, dessa for-ma, a segurança nas obras”, destaca.

Jonas Iunes, o Johnny Presley, foi eleito um dos 10 melhores co-vers do Rei do Rock da Amé-rica Latina em evento reali-zado em São Paulo.

HUMOR Moacir Arlan

Page 4: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 20144 Opinião

[email protected]

Chute no traseiro! De quem?

Há algum tempo o Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, falou alto, claro e bom som que “alguém deveria levar um chute no traseiro”, em entrevista em que foi questionado sobre o andamento das obras da Copa do Mundo no Brasil, des-tacando o atraso das mesmas. A grande imprensa, comprometida politicamente até as entranhas, deitou e rolou com essa declaração de Jérôme. Boa parte dela in-centivou sobremaneira a “tchurma” do “não vai ter Copa” e essa declaração veio a calhar para suas intenções sub-reptí-cias. Mas, o Secretário da FIFA não dis-se “no traseiro de quem” o ou os chutes deveriam ser dados pelo flagrante atraso nas obras. E é isso que questiono agora, baseado no histórico das obras no Brasil. No traseiro de QUEM, mesmo, o chute deveria ser dato!

A história é claraSim, claríssima, escancaradamente cla-

ra. Gostaria muuuuiiiiitooooo de saber QUAL obra pública foi iniciada e CON-CLUÍDA dentro do prazo, nos últimos 500 anos, no Brasil. Se alguém souber, por favor, gentileza informar a coluna. Terei imenso prazer em divulgar a rari-dade. Por enquanto farei um exercício de memória – e sei que ela pode me trair – para falar sobre isso. O que é muito co-mum - diria até “normal”- acontecer é o atraso em obras públicas e PRIVADAS também. Obras públicas atrasam siste-maticamente TODAS e sabemos que, em muitas delas, é para que se assinem ADI-TIVOS com aumento dos valores contra-tados. Criaram até uma leia que permite esses aditivos, visando, talvez, “diminuir o prejuízo” de quem executa a obra. Nor-malmente, os reajustes chegam a 25%. “Normal” isso! As obras da UPA de Bento estão atrasadas também. Mas isso é as-sunto para a semana que vem.

AntônioFrizzo ÚLTIMASPrimeira: Por mais absurdo,

inacreditável, surreal que pos-sa parecer, uma das “manifes-tações” que acontecem em São Paulo são do “Movimento Passe Livre”. Esses “sem noção” que-rem ônibus DE GRAÇA! Morro e não vejo tudo;

Segunda: Mas, já que eles se julgam no direito de querer pas-sagens de ônibus GRÁTIS, acho que poderei começar um movi-mento visando “cafezinho livre”, onde todos possam tomar seu cafezinho SEM PAGAR. Que tal?

Terceira: Estive pesquisando a legislação municipal, pontual-mente o Código de Edificações e o Código de Posturas. Li, reli, mas resolvi consultar pessoas mais afeitas à exegese e hermenêutica, já que, à primeira vista, me pare-ceu que essas leis são letra morta por aqui. Voltarei ao assunto;

Quarta: Sem dúvidas, as lâm-padas de LED iluminaram mais o centro da cidade. Mas, da mesma forma que houve questionamen-tos quando da substituição das antigas pelas lâmpadas de vapor de sódio, necessário se torna fa-zê-los agora: as atuais lâmpadas terão que destino?

Quinta: Cabe salientar que nunca houve informações por parte da prefeitura sobre as an-tigas lâmpadas. Mas, agora, com a Lei da Transparência, creio que será possível se saber;

Sexta: Definitivamente, não há mais “HORA DO PICO” no trân-sito do centro de Bento. Há, sim, um recrudescimento preocupante no número dos “sem noção” que param em fila dupla, passam si-nais vermelhos, desobedecem a sinais de trânsito, não sinalizam manobras, etc. Quem colocará um paradeiro nessa zona toda?

Sétima: Os “não vai ter Copa” devem estar com as barbas de molho e roendo as unhas. Ou não? Aliás, não só o Brasil “com-prou” a Copa. Além de outros er-ros de arbitragens, favorecendo seleções, a Itália, ontem, não teve um pênalti escandaloso marcado contra si. A Itália também “com-prou” a Copa. Pior é que há quem acredite nisso;

Oitava: O advogado Getúlio Lucas de Abreu, a quem pedi “so-corro” na semana passada sobre o Decreto 8243, atendeu meu pedi-do e na semana que vem publica-rei seu entendimento a respeito.

As obras da copaBem, se atrasam TODAS as obras

que não têm prazo fatal para serem concluídas, seria lícito se esperar que aquelas em que há um prazo, cujo não cumprimento coloca em che-que algum evento, tivessem dedica-ção especial para seu término, não é mesmo? Ledo engano! As obras da Copa até os paralelepípedos irregu-lares da rua Ângelo Salton, no Bair-ro Progresso, sabiam que deveriam estar prontas até meados de maio de 2014, certo? Pois é, mas até as obras privadas não foram concluídas den-tro do prazo previsto. As reformas do Beira-rio deveriam estar prontas em dezembro de 2013. Em junho de 2014, em plena Copa, ainda há muito a ser feito. Se no Beira-rio aconteceu isso, é fácil imaginar o que ocorreu com as obras PÚBLICAS.

Qual o problema, afinal?

Sim, já está mais do que na hora de se questionar as razões pelas quais tantas obras públicas e privadas atrasam tanto, ao ponto do Secretá-rio Geral da FIFA dizer que deverí-amos “levar um chute no traseiro”. Seria porque as empresas responsá-veis pelas obras atrasam proposital-mente, visando obter vantagens de preços com os aditivos? Seria boico-te político-partidário, já que politiza-ram a Copa do Mundo ao extremo, beirando a insanidade? Ou, talvez, incompetência dos executores des-sas obras? Não sei, mas que deveria haver uma forte e profunda investi-gação a respeito, isso eu sei. O que não pode mais é a coisa continuar desse jeito. Então, penso que cabe a pergunta: no traseiro de QUEM de-vemos dar chutes? Particularmente, gostaria muito de saber. E você?

E por falar em obras...Pois é, em se tratando de rodovias, no Rio

Grande do Sul, penso que chegamos ao limite do descaso. Domingo passado fui para Caxias do Sul, utilizando a RS-453 – Bento/Farroupi-lha – e depois a RS-122, aquela em que o Brito havia enfiado um pedágio ridículo nos usuários da rodovia. A RS-453, certamente em boa parte por causa das chuvas, estava virada num chapéu velho. Buracos, crateras de tamanho assustador povoavam a rodovia. Não sei se já foram tapa-dos, mas no domingo não deveriam estar ali, em nenhuma hipótese. Havia, inclusive, um desnível criminoso na ponte do Rio Buratti, com a rodovia mais baixa ao ponto de provocar tremendo impacto na suspensão dos veículos. Já na RS-122, cujo pedágio for eliminado pelo governador Tarso Genro, cumprindo promessa de campanha, a situação estava um pouco me-lhor, mas longe do que seria lícito esperar-se. A pergunta é: SERÁ QUE NINGUÉM VÊ ESSAS COISAS? Será que é descaso, incompetência ou boicote, também? O que todos sabem é que as-sim não dá para continuar.

Educação para quem?Dia desses ouvi uma nota oficial da Universi-

dade FEDERAL de Santa Maria informando que o acesso a ela deveria acontecer somente através do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Pensei com meus botões: Que coisa boa! Acabar com os famigerados vestibulares era tudo o que eu sempre imaginei que um dia iria acontecer. Há algumas décadas pensei num acesso à uni-versidade pelo histórico escolar, notas obtidas e tudo o que gira em torno de um aluno. Mas, veio o ENEM e com ele uma série de benefícios que possibilitaram até mesmo os menos favorecidos poderem cursar o ensino superior. Mas, pouco depois, ouço algo que me surpreendeu: entida-des empresariais de Santa Maria manifestaram contrariedade e insatisfação diante da medida. Por que seria, hein? Protestos dos abonados que podem pagar cursinhos para os filhos? Protesto dos que sempre tiveram “reserva de mercado” para usufruir do ensino superior gratuito, em detrimento dos menos favorecidos? Não sei, ainda, mas vou procurar essas informações.

Page 5: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 5

Page 6: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 20146 Geral

LicitaçõesAta de 11/04Licitação para Construção da Subestação de Energia do

Complexo de Saúde do TrabalhadorA concorrência foi vencida pela Instaladora Elétrica Líder, com

proposta de orçamento no valor de R$ 194.500,00.

Ata de 30/05Licitação para Conclusão da UPA III e Construção da

Fossa Séptica e Filtro Anaeróbico do Complexo de Saú-de do Trabalhador

A concorrência foi vencida pela Analuza Construções, com pro-posta de orçamento no valor de R$ 682.059,68.

Ata de 18/06Licitação para Conclusão da Construção da Unidade de

Internação do Complexo de Saúde do TrabalhadorA concorrência foi vencida pela Analuza Construções, com pro-

posta de orçamento no valor de R$ 192.892,28.

Ata de 18/06Licitação para Reforma da UBS do bairro CohabA concorrência foi vencida pela Febeal Construtora, com pro-

posta de orçamento no valor de R$ 154.331,35.

Após 20 meses de abandono, obras da UPA III devem ser retomadas

Unidades de saúde

Meta é retomar obras até dia 30Após a definição dos vencedores das licitações, apenas trâmites legais adiam o início dos trabalhos na UPA III e na UBS Cohab

Leonardo [email protected]

Aparentemente, a popula-ção de Bento Gonçalves

finalmente verá a conclusão das estruturas que prometem elevar o nível de atendimento em saúde no município. Para-lisadas desde 2012, as obras da nova Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA), no bairro Bo-tafogo, e da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Cohab devem ser retomadas ainda este mês. Esta é a meta com a qual trabalha a prefeitura.

Com uma capacidade de atendimento para uma popu-lação de 200 a 300 mil habi-tantes, a conclusão da UPA de porte III foi dividida em três licitações. A Analuza Constru-ções, empresa de Bento Gon-çalves, venceu as concorrências das obras de conclusão da UPA III e construção da fossa séptica

e filtro anaeróbico do Complexo do Trabalhador (CST), no dia 30 de maio com orçamento de R$ 682.059,68, e da construção das unidades de internação, na quarta-feira com uma proposta de R$ 192.892,28. A terceira licitação foi vencida pela Insta-ladora Elétrica Líder, ainda no dia 11 de abril, com a proposta de orçamento no valor de R$ 194.500,00.

Após quase um ano e seis meses de revisões de proje-tos e um processo licitatório desgastante, o secretário mu-nicipal de Finanças, Marcos Fracalossi, afirma que o final feliz da UPA III está para che-gar. “Agora basta as empresas apresentarem as garantias e ocorrer a assinatura dos con-tratos. A meta é que no dia 30 sejam retomadas as obras na UPA”, explica.

O secretário relata que as primeiras impressões das em-preiteiras é de que as obras são simples e devem ser entregues em um prazo de dois ou três meses. Os equipamentos e mo-biliários necessários da estru-tura já estariam em posse da prefeitura e guardados no CST, de forma a prevenir sua dete-rioração, prontos para instala-ção e uso.

Ou seja, se novos desdobra-mentos não surgirem nesta novela que teve seu primeiro capítulo no dia 7 de junho de 2011, com o lançamento do edital de construção, a celebra-da UPA III finalmente atende-rá a população em meados de setembro deste ano.

“UBS de lata” encaminhada

Também na quarta-feira, 18, foi definida a empresa responsável pela reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab. O posto será a única entre as discutidas “UBSs de lata” que atenderá a população.

A concorrência foi vencida pela Febeal Construtora, com uma proposta de orçamento de R$ 154.331,35. A intenção da prefeitura é assinar a ordem de serviço junto da população durante o evento Cidadania em Movimento, em 28 de junho.

Para conseguir a permissão para utilização da 5ª Coorde-nadoria Regional da Saúde, as paredes da edificação precisa-rão ser revestidas com gesso acartonado. A licitação tam-bém prevê a substituição de portas e janelas e a instalação de rede elétrica e hidráulica. Com a reforma anunciada, a UBS da Cohab totalizará um investimento de R$ 716.552,19.

A outra “UBS de lata” que teve sua estrutura levantada, antes da paralisação das obras da prefeitura em outubro de 2012, será demolida. A unida-de no bairro Fenavinho será refeita em alvenaria.

Os projetos das UBS’s dos bairros Tancredo Neves e Vila Nova também está sendo refei-to em alvenaria. As licitações destas três obras estão em fase de análise e negociação com a Caixa Federal e não tem prazo para publicação dos editais.

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Page 7: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 7

Page 8: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 20148 Geral

FRAN

CINE BO

IJINK, A

RQU

IVO

Giovanella orienta o público a prestar queixa

Filas nas agências

Mais de 30 minutos de esperaBancos na cidade não cumprem lei que determina tempo para atendimento e as queixas dos usuários são constantes

Silvia [email protected]

Em uma das agências ban-cárias de Bento Gonçalves,

um dia antes do feriado de Cor-pus Christi, uma cliente entra às 12h50, retira uma senha para o caixa e aguarda na fila. Somente 35 minutos depois, ela é finalmente atendida. Em vários locais da agência, estão penduradas folhas com a lei municipal 4.284 de 2008, que determina o tempo de espera para atendimento – 15 minu-tos em dias normais, 20 antes ou depois de feriados e 25 em dias de pagamento.

A cena se repete em vários bancos da cidade e as reclama-ções dos usuários são constan-tes. Mesmo assim, a lei não é cumprida pelas instituições.

“Em dias de pagamento, eu demoro sempre mais de 30 minutos. Uma vez, no Brades-co, nem sequer me orientaram direito e no Banrisul a fila já chegou até a porta. Na fila pre-ferencial também demora, às vezes até mais”, diz o agente fis-cal do tesouro do estado, Lino Lazzarotto, 65 anos. Segundo ele, mesmo operações simples no pronto atendimento são dí-ficeis de realizar por causa do número de pessoas na fila.

No Banco do Brasil, a auxi-liar de escritório Bruna Grazie-li dos Santos, 23, comenta que a situação é a mesma sempre que precisa ir à agência. “Sem-

Em dias normais, o tempo de espera não pode passar de 15 minutos. Em dias de pagamento, 25 minutos é o tempo limite para o atendimento

pre ultrapassa meia hora. Eles dizem que demora, pois todo mundo vem no mesmo horá-rio, mas o tempo que tenho para vir é durante o meio-dia, não adianta. Aí chego atrasa-da no trabalho e é descontado, não tem o que fazer”, lamen-ta. “Já nem olho mais para o relógio e também nunca pres-tei queixa porque sei que não

adianta”, complementa.O Semanário conseguiu con-

tato com uma das agências e, através de uma nota, a asses-soria de imprensa do Banco do Brasil respondeu: “O Banco do Brasil prima pela excelência no atendimento e pelo cumpri-mento das determinações le-gais (seja em âmbito nacional, estadual ou municipal), sempre

buscando se adequar à realida-de das comunidades onde está inserido. Em todos os municí-pios do Estado, todos os esfor-ços são empreendidos para que o tempo de permanência nas filas das agências seja o menor possível – sempre dentro do determinado pela lei munici-pal. Para gerenciar o atendi-mento, são utilizados aparelhos

dispensadores de senhas, o que facilita e agiliza a chama-da dos clientes para as mesas do atendimento e para os gui-chês de caixa. Como alternati-va de atendimento o Banco do Brasil disponibiliza terminais de autoatendimento, internet (www.bb.com.br) e a Central de Atendimento (CABB) pelo tele-fone 0800-7290001”.

“Tem que prestar queixa, isso é muito desrespeito”Embora as reclamações sejam cons-

tantes nas filas das agências bancá-rias, elas não se resultam em queixas registradas no Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Segundo o assessor de políticas pú-blicas do consumidor do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanel-la, é dever dos usuários procurar o órgão para denunciar o banco. “Isso gera muita indignação pelo desres-peito das agências, a impressão que fica é que elas veem as pessoas ape-nas como mais um número. Às vezes o cliente é obrigado a ficar até uma hora esperando na agência. Isso é inadmissível”, salienta.

Giovanella orienta aos usuários que,

O que diz a lei 4.284/2008

O tempo de espera para atendimento é de:

até 15 minutos em dias normais; até 20 minutos em dias de pico*, vésperas e até dois dias após os fe-riados; até 25 minutos nos dias de pagamento de funcio-nários públicos e empresas.

*São considerados dias de pico:

A véspera ou dia pós-fe-riado,

O último dia útil do mês Do dia 1 ao dia 10 de ca-

da mês.

SILVIA DA

LMA

S

depois de serem atendidos no caixa, devem pedir para a atendente carim-bar o horário de saída no bilhete com a senha. A ficha serve como prova para registrar queixas no órgão. Depois de registrada, a queixa é encaminhada para o Ministério Público que notifica-rá a instituição bancária. “Pode rece-ber multa e já houve casos de processo também”, comenta.

Giovanella ainda ressalta que é im-portante denunciar bancos que não forneçam senha para atendimento. “A gente ouve muitas reclamações, mas se o pessoal não denunciar, não pode-mos fazer nada. Em nenhum momen-to é deixado de dar prosseguimento a isso”, finaliza.

Page 9: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 9Geral

Sinal verde para asfalto no interior

O projeto de asfaltamento das estradas do interior de Bento

Gonçalves ganhou mais um sinal verde do governo federal e pode sair do papel no segundo semes-tre de 2015. Na quarta-feira, 18, integrantes da prefeitura apre-sentaram ao Grupo Técnico da Secretaria de Assuntos Interna-cionais, em Brasília, o Programa de Desenvolvimento do Turismo e Transformação Social do Inte-rior (Prodettrans). Trata-se de um financiamento internacional orçado em R$ 65 milhões e que irá asfaltar 65,5 km de estradas nos quatro distritos do município.

O projeto é semelhante ao im-plantado em Caxias do Sul pelo ex-prefeito José Ivo Sartori. Os recursos utilizados na obra na cidade vizinha também foram financiados pelo Banco de De-senvolvimento da América La-

Turismo

Governo Federal apoia projeto da prefeitura que será financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina

Marcelo [email protected] Os trechos

Faria Lemos: Trecho A: Estrada da Vindima,

ligação com o Vale dos Vinhedos. Trecho B: Vale Aurora/Eulália Bai-xa. Trecho C: Eulália Alta. Trecho D: Linha Alcântara até acesso ao Vale Aurora. Trecho E: estrada Ferro Velho, na Eulália Baixa. Tre-cho F: estrada que liga as locali-dades de Imaculada, São Valentim 96, Linha Ferri e São Luiz.

Vale dos Vinhedos:Trecho A: Linha 40 da Gra-

ciema até a sede da comunida-de Trecho B: Linha Santa Lúcia.

São Pedro: Trecho A: Estrada de acesso à Casa do Tomate e ao Ate-lier Bez Batti. Trecho B: VRS-855, principal ligação com o município de Pinto Bandeira. Trecho C: Rua Ân-gelo Luchese, no Barracão. Trecho D: Via dos Imigrantes, no Barracão.

Tuiuty:Trecho A: Estrada que inicia

no entroncamento com a RSC-470 (km 200), em Veríssimo de Matos, até o entroncamento com a linha Ferri. Trecho B: prolonga-mento da rua Mário Salton até as proximidades da empresa Sucos Menoncin. Trecho C: Rua Fiorin-da Pedrotti Cainelli, até o campo da Sociedade Grêmio Tuiuty.

tina. De acordo com o prefeito Guilherme Pasin, o asfaltamen-to no interior irá beneficiar di-retamente sete mil pessoas de mais de 40 comunidades, além do benefício indireto aos cerca de 500 mil turistas que visi-tam as rotas turísticas. “Esta é uma demanda recorrente das comunidades do interior. Ape-nas 10% das estradas rurais são pavimentadas. A má qualidade das vias gera problemas para o escoamento da produção, au-mentando o custo e requerendo manutenção constante na épo-ca da safra”, comenta.

As obras não terão grande im-pacto ao meio ambiente, já que não haverá corte de árvores e movimentação de terra, uma vez que ocorrerá no leito da estrada existente/consolidada, na largu-ra de sete metros. Para todos os trechos será executada a devida drenagem com o objetivo de pro-teger as margens das estradas.

Page 10: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201410 Geral

Fenavinho terá uma nova escola

A Escola Fenavinho deve ga-nhar um novo espaço físico

em 2015. A prefeitura está com um projeto para a construção de um novo estabelecimento de ensino no bairro, desativan-do a atual instalação da escola. O poder público já dispõe do terreno para a obra e aguarda aprovação do projeto no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a Secretária de Educação, Iraci Vasques, a prefeitura incluiu no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) – Plano de Ações Articula-

Educação

Prefeitura irá construir prédio do projeto FNDE, que prevê 12 salas de aula e capacidade para receber mais de 400 alunos

Projeto da nova escola prevê 12 salas, laboratório e quadra esportiva

Marcelo [email protected]

das (PAR), a construção de uma nova escola no bairro. O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o Distri-to Federal devem fazer para um período de quatro anos.

Com a publicação da lei 12.695, o FNDE passou a utili-zar um termo de compromisso para executar a transferência direta para a implementação das ações pactuadas no PAR. Além disso, o fundo disponi-biliza aos municípios projetos padrão para a construção de escolas do modelo “Espaço Educacional Urbano”.

O projeto padrão do FNDE para 12 salas de aula é o mais

completo oferecido pela institui-ção. Seu layout é constituído por três blocos com quatro salas de aula cada, podendo ser adapta-do de acordo com a necessidade das cidades para apenas dois blocos, quadra poliesportiva, dois pátios internos, um deles coberto e com palco, bloco ad-ministrativo e dois prédios tec-nológicos, com sala de informá-tica, laboratório, sala de grêmio, biblioteca e auditório, além de um estacionamento. Iraci afir-ma que a obra irá permitir que a Escola Fenavinho receba até 400 alunos confortavelmente. Atualmente, a escola recebe cer-ca de 200 estudantes dos bair-ros Fenavinho e Eucaliptos.

REPROD

UÇÃ

O

Page 11: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 11Geral

Copa do Mundo é tema de pesquisa

Os alunos e professores da Escola Estadual Imaculada

Conceição, em Bento Gonçal-ves, estão engajados no projeto Copa do Mundo. A coordena-ção escolar e a orientação peda-gógica propuseram que fossem realizados trabalhos interdisci-plinares durante todo o período da competição que é disputada no Brasil.

Os resultados das atividades estão expostos e podem ser conferidos nos corredores da instituição de ensino. A dire-tora da escola, Rose Mary Mo-reira, explica que os estudantes estão pesquisando todos os paí-ses que disputam o campeona-to mundial. No dia da estreia Seleção Brasileira, as crianças e adolescentes foram estimula-dos a irem para o educandário com roupas e acessórios nas co-res verde e amarelo.

Conceição

Projeto sobre o Mundial de Futebol proporciona o aprendizado dos estudantes através de atividades interdisciplinares

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Comunidade escolar usou roupas nas cores verde e amarelo na estreia Alunos do 4º ano se empenharam para decorar a sala de aula

Estefania V. [email protected]

Durante todo o período da Copa do Mundo serão realiza-das ações como gincanas e apre-sentações de danças da cultura dos países envolvidos, o que irá culminar com uma avalia-ção do projeto. “São realizados trabalhos interdisciplinares na qual cada professor desenvol-ve em sua disciplina do Ensino Fundamental e Médio”, revela. São abordados, por exemplo, as

questões referentes a geografia, geometria, história, cultura, história do futebol e as cores. “É um trabalho bem interessante e eles estão empolgados”, afirma.

Segundo a vice-diretora, Ma-risa da Silva, será realizada a es-colha do mascote mais bonito, o Fuleco. “Os estudantes irão elaborar paródias e será eleita a melhor ornamentação de sala de aula”, afirma. As ruas próxi-

mas ao colégio também serão pintadas nas cores da Seleção.

A expectativa da equipe di-retiva é que o trabalho tenha um resultado positivo junto aos estudantes. A diretora Rose Mary esclarece que na área de matemática são estudadas as escalas, as tabelas de jogos, a porcentagem e os custos das obras dos estádios. “Eles tam-bém pesquisaram quem foram

os artilheiros de cada Copa do Mundo”, pondera. Todas as bandeiras dos países partici-pantes estão expostas no hall de entrada da escola. Na área de ciências, é possível aprender sobre a massa corporal, peso e a altura. A Escola Conceição atende em dois turnos cerca de 900 estudantes dos bairros Conceição, Vista Alegre, Juven-tude e Tancredo.

Page 12: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201412 GeralCRISTIA

NO

MIG

ON

Outros projetos em votação na sessão de segunda-feira, 23:Projeto de Lei 73/2014: propõe a contratação administrativa,

emergencial e temporária de Engenheiro Civil, Arquiteto, Assisten-te Social, Educador de Escola Infantil, Professor — Anos Iniciais - Ensino Fundamental, Professor — Anos Finais – Ensino Funda-mental — Artes e Professor — Anos Finais - Ensino Fundamen-tal — Educação Física.

Projeto de Lei 74/2014: altera a Lei Municipal 5.684/2013 e autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 267.802,24 para a realização da obra do muro de contenção do Ginásio de Esportes da Comunidade do bairro Santa Helena.

Projeto de Lei 76/2014: autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 400 mil na Secretaria Municipal de Edu-cação, para pagamento dos Encargos Patronais.

Projeto de Lei Ordinária 77/ 2014: autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 144.187,98 na Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social.

Projeto de Lei Ordinária 78/2014: autoriza o município a fir-mar convênio com o Serviço Social do Transporte (Sest), visando à cedência de um oftalmologista, servidora pública municipal, para atuar junto ao Sest. Em contrapartida, o Sest disponibilizará para seu consultório oftalmológico para consultas via SUS.

Projeto de Lei Ordinária 81/2014: autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 19.937,56 na Secretaria Mu-nicipal de Educação, para aquisição de equipamentos e mobiliário para Escola Municipal Infantil Recanto Alviazul.

Projeto de Lei Ordinária 82/ 2014: autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 19.937,56, na unidade or-çamentária da Secretaria Municipal de Educação. A proposta da abertura do crédito especial, é adquirir equipamentos e mobiliá-rio para Escola Municipal Infantil Paulo Freire.

Projeto de Lei Ordinária 85 /2014: autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 75.100,00, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para utilização de recursos do Fundo Munici-pal de Gestão Compartilhada, para fins de limpeza do Lago Fasolo.

Projeto de Resolução 17/2014: concede Portaria de Lou-vor e Agradecimento a Todeschini SA, pelos 75 anos de história.

Educação

Nova escola para o Bertolini O projeto para a construção da creche será votado na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 23

Silvia [email protected]

Será votado na sessão da Câ-mara de Vereadores de se-

gunda-feira, 23, o projeto para a abertura de crédito especial de R$ 885.252,99 para a Se-cretaria de Educação. A verba federal será utilizada na cons-trução da Escola Municipal de Educação Infantil Bertolini, que ficará localizada no lotea-mento Bertolini, na rua José Possamai (no terreno em fren-te à Escola Municipal de Edu-cação Infantil Paulo Freire).

Os recursos serão repassados pelo Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação (FNDE/MEC), no âmbito do PAC 2.

A escola terá capacidade

Escola infantil será construída na rua José Possamai (foto). Já existe recurso para outra creche no Santa Fé

para atender 120 crianças de 0 a 3 anos. Além desta, tam-bém já existe recurso para a construção de outra creche no loteamento Santa Fé, que fica-rá localizada na rua Romualdo Basso. A escola também terá capacidade para 120 crianças de 0 a 3 anos e o valor total da obra será de A R$ 884.741,73.

Segundo a secretária de Edu-cação, Iraci Luchese Vasques, a demanda por novas escolas era grande. “Sentimos muita necessidade, é crescente a pro-cura por vagas em creches”, destaca.

Ela estima que, se aprovado o projeto, o início das obras da escola Bertolini devem iniciar ainda no segundo semestre desse ano. “Assim que cadas-

Jogo da Seleção Brasileira antecipa sessãoEm função do jogo da Se-

leção Brasileira contra Ca-marões, que inicia às 17h, a Sessão Ordinária da Câmara na segunda-feira, 23, foi an-tecipada para às 14h.

Na ordem do dia, também serão votados outros 10 pro-jetos (veja quadro ao lado).

Entre eles, está a contratação emergencial e temporária de engenheiro civil, arquiteto, as-sistente social, educador de es-cola infantil e professores.

Também há projetos para abertura de crédito para a Se-cretária de Educação, visando melhorias e aquisição de brin-

quedos para outras escolas do município. Do vereador Márcio Pilotti (PMDB), foi encaminhado o projeto que concede Portaria de Louvor e Agradecimento a Todeschini SA, pelos seus 75 anos de his-tória em Bento Gonçalves e pelos serviços à comunidade.

trarmos todos os documentos, realizaremos a licitação e, acre-dito que em torno de 40 a 60 dias, a construção iniciará”.

Iraci também comenta que Bento Gonçalves foi a única cidade entre os 33 municípios da região da Associação dos Municípios da Encosta Supe-rior do Nordeste (Amesne) que conseguiu contemplar dois ter-renos para a construção de es-colas. “Eles avaliam vários de-talhes, como as especificações do terreno, se é plano e se tem a metragem determinada, e também os arredores, se é zona de vulnerabilidade ou não. Ca-dastramos vários terrenos e es-ses dois foram aprovados. Foi muito importante para nós”, comemora a secretária.

Page 13: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 13Geral

Pavimentação começa em 10 dias

Foi concluída na quarta--feira, 18, a licitação para

asfaltamento da rua Senador Alberto Pasqualini. A empresa Pavimentadora e Terraplana-gem Alves foi a vencedora e as obras devem iniciar em até 10 dias. O edital ainda prevê a drenagem e contenção do trecho compreendido entre os cruzamentos com as ruas Atí-lio Pompermayer e Cuiabá. O valor da obra é de aproxima-damente R$ 460 mil.

Essa é a primeira etapa para a construção do “Corre-dor SOS” e faz parte do Pla-no de Mobilidade Urbana. De acordo com o secretário mu-nicipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, a obra é importante

Alberto Pasqualini

Essa é a primeira etapa para a construção do “Corredor SOS” que ligará a UPA do bairro Botafogo ao Hospital Tachini

para a qualidade de vida do cidadão, já que ligará a Uni-dade de Pronto Atendimento

(UPA), no bairro Botafogo, ao Hospital Tacchini, no Centro. “Isso trará mais agilidade na

locomoção de pacientes. Es-tamos dando prioridade ao cidadão e isso trará melhor

resultado no atendimento aos pacientes, melhorando a qua-lidade de vida dos moradores e a eficiência do serviço”.

A previsão para a conclusão das obras é de 60 dias após a assinatura da ordem de ser-viço, que deve sair em até 10 dias. “Só falta a assinatura do prefeito”, diz Moro.

Moro cita que o plano de Mobilidade Urbana terá vá-rias etapas que serão realiza-das num prazo de até 30 anos. “Vários cruzamentos pre-cisam de intervenções para melhorar o fluxo, como o da Saldanha Marinho com a 13 de Maio. A cidade tam-bém precisa de viadutos e túneis, mas isso deve ser executado a longo prazo, não pode ser plano de uma só administração”, salienta o secretário.

Projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município para construção do Corredor SOS

Silvia [email protected]

REPROD

UÇÃ

O

Page 14: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201414 Geral

Tapetes coloridos e procissões para celebrar a Eucaristia

Os fiéis católicos de Bento Gonçalves não se importa-

ram com as baixas temperatu-ras e foram cedo às Paróquias São Roque e Cristo Rei. Nos dois locais, a programação foi composta de missa seguida de procissão, além dos tradicio-nais tapetes.

Na paróquia São Roque, a missa campal teve início às 9h30min. As pessoas ficaram em torno dos tapetes e, na se-quência, seguiram em procissão. Na paróquia Cristo Rei a missa começou às 9h e também teve procissão. Já na paróquia Santo Antônio as celebrações ficaram para a tarde: a missa ocorreu às 15h e a procissão pelas ruas cen-trais ocorreu em seguida.

O Padre Celso Luis Cioconet-to celebrou a missa e disse que o principal objetivo do dia é va-lorizar a eucaristia. “A eucaristia é o ponto alto da vida cristã, o dia de Corpus Christi celebra o corpo e o sangue de Cristo, um dos principais símbolos da nossa igreja, por isso devemos tratá-lo com tanto respeito”, ex-plica. O pároco disse que após as celebrações, ele espera que as pessoas vão para casa com a fé renovada, com paz e sabendo da importância da eucaristia.

Pelas mãos da comunidade

Os tradicionais tapetes de ser-ragem foram feitos pela comu-nidade. O agricultor Ambrosio Jaroceski disse que na noite de terça-feira, 17, em torno de 30 pessoas se reuniram para compor as obras. “Eu já alcancei muitas graças com a ajuda do Senhor, por isso tento ajudar no que posso”, relata. Ele diz que além de ajudar a sua comunidade, ele também se sente mais perto de Cristo.

“Parece que eu estou con-tinuando a missão que Jesus começou aqui na terra. Prepa-rando os tapetes me sinto mais perto dele”, explica.

Tradição que é repassada

Os avós Nadir e Zélia Demari agasalharam bem os dois netos e os levaram para a celebração na Igreja São Roque. Dona Zélia diz

Corpus Christi

Nas três paróquias de Bento Gonçalves, a quinta-feira, 19, foi de caminhada. Milhares de bento-gonçalvenses foram às missas e seguiram os padres que carregavam o Santíssimo Sacramento no Centro, no Cidade Alta e no bairro São Roque

Vitória [email protected]

que é preciso mostrar a religio-sidade para os jovens, ensinar o que foi ensinado para ela mesmo que, mais tarde, eles optem por seguir outra igreja ou tenham

Tapetes, confeccionados na terça e quarta-feira pelos fiéis, também foram feitos na frente da Igreja São Roque

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N

Os tradicionais tapetes de serragem colorida pintaram o chão em frente à igreja Santo Antônio. As obras foram feitas pela comunidade

pensamentos diferentes.“O Gabi estava acordado antes

de nós, ele queria ver os tapetes e como eram feitos. Eu fico mui-to feliz com isso, porque é um

sinal que a tradição do Corpus Christi vai permanecer na nossa família”, conta dona Zélia.

Gabriel, de sete anos, em pou-cas palavras diz que não sabe

todos os significados dos dese-nhos nos tapetes, mas que o que importa mesmo é rezar pela paz. “Eu gosto de vir e rezar pra Je-sus”, ele diz.

Quem foi a missa da Pa-róquia Cristo Rei não viu os tapetes coloridos feitos com serragem. O caminho que leva à porta da Igreja foi tri-lhado com cobertores, rou-pas e fraldas recebidas de doação.

Segundo a vice coordena-dora da Assistência Social da Paróquia, Nádia Frá, a inicia-tiva foi dos párocos da Cristo Rei. “É o segundo ano que fazemos o caminho com doa-ções porque é a forma que en-contramos de divulgar nosso projeto e pedir que as pessoas doem mais”, afirma.

A entidade auxilia famílias dos bairros próximos da igre-ja, segundo ela, são 85 famí-lias beneficiadas. “As famílias vêm nos pedir ajuda, então

Feriado para lembrar a solidariedade

Ao invés de serragem colorida, na Paróquia Cristo Rei, o caminho foi traçado com cobertores, roupas e fraldas recebidas de doações

fazemos uma visita para ava-liar qual é a situação e depois realizamos as doações”, ex-plica. Aproximadamente 40 famílias recebem doação de fraldas geriátricas.

Cecília Anceski é voluntária há sete anos na Assistência Social e diz que na igreja, há muitas outras ações benefi-centes além de promover os ensinamentos da Bíblia.

“O inverno está chegando e nós não podemos deixar nossos irmãos passando frio, precisamos de doações para poder continuar nosso tra-balho”, aponta. Mesmo após o feriado, as doações podem continuar sendo feitas em dois postos: na Secretaria de Assistência Social e na secre-taria da paróquia.

Após a missa na Paróquia Santo Antônio, os fiéis seguiram os párocos que conduziram a procissão pelas ruas centrais do município

Page 15: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Tapetes coloridos e procissões para celebrar a EucaristiaNas três paróquias de Bento Gonçalves, a quinta-feira, 19, foi de caminhada. Milhares de bento-gonçalvenses foram às missas e seguiram os padres que carregavam o Santíssimo Sacramento no Centro, no Cidade Alta e no bairro São Roque

Sábado, 21 de junho de 2014 15Geral

Em torno de duas mil pessoas participaram da procissão da Cristo Rei. A caminhada com o Santíssimo Sacramento durou cerca de 25 minutos

A missa campal em frente à Igreja São Roque reuniu centenas de fiéis ao lado dos tapetes de serragem colorida, na manhã de quinta-feira, 19

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N

Page 16: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201416 Geral

Uma cidade congestionada

Está cada vez mais difícil dirigir no Centro de Bento

Gonçalves nos horários de mais movimento. Em abril, 75,8 mil veículos foram registrados no município pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dena-tran). O número, se dividido entre toda a população, resulta em um carro a cada 1,5 habi-tante da cidade, ou seja, dois carros a cada três pessoas. En-tretanto, se forem excluídos os jovens menores de 18 anos e os idosos com mais de 95 anos, a média fica em um carro por pessoa.

De acordo com o responsá-vel pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), Gerson Vivan, o número de emplacamentos de veículos teve uma pequena queda com relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, ele afirma que isso não significa que menos carros estarão cir-culando por Bento. “Não po-demos estimar o número de carros pelo número de empla-camentos, já que muitos carros que são emplacados em outras cidades circulam aqui, e vice versa”, aponta Vivan.

Ele diz que após o retorno da cobrança do Imposto Sobre Pro-dutos Industrializados (IPI), a tendência era de que menos car-ros novos fossem emplacados, mas as concessionárias estão investindo em promoções. “A tendência é manter o número de emplacamentos”, destaca.

Sem solução a curto prazo

O secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Moro, diz que a estrutura urbana do Centro de Bento não é de uma grande cidade, mas já enfrenta os mes-mos problemas que um grande centro tem. Ele afirma que as políticas para a tomada de medi-das são complicadas e que resul-tados só serão possíveis a longo prazo, em torno de dez anos.

Moro contesta o uso do car-ro diariamente e diz que um primeiro passo para descon-gestionar o trânsito seria a mudança de cultura dos ben-to-gonçalvenses. “As pessoas usam seus carros como único meio de transporte, todos nós

Trânsito

Bento Gonçalves registra mais de 75 mil veículos em circulação, o que representa um carro para cada pessoa apta a dirigir

CRISTIAN

O M

IGO

N

Vitória [email protected]

Nos horários de pico, o Centro da cidade fica praticamente parado

temos que mudar nossa cultu-ra, precisamos utilizar ônibus ou andar de bicicleta”, afirma.

O secretário diz que não res-tam muitas alternativas para a mudança do sistema viário de Bento, se não a retirada de estacionamentos. Além disso, outras medidas maiores, como a construção de vias perime-trais, levariam muitos anos. “Uma das alternativas é a ex-clusão dos estacionamentos do Centro e a construção de pré-dios de estacionamento, essa é uma medida que estamos estu-dando”, explica o secretário.

Um dos principais fatores que impedem a mudança do sistema viário, segundo o se-cretário, é a burocracia. “É di-fícil administrar um problema tão grande, o nosso sistema pensa individualmente e não coletivamente, por isso qual-quer medida a ser tomada vai levar anos, não existe medida a curto prazo que não seja usar menos os carros”, destaca.

Moro diz que não há nenhum plano de conscientização para usar menos carros no município. Ele salienta que as medidas têm que partir do governo federal.

Frota segmentada por veículo

FONTE: DENATRAN

VeículosCarrosCaminhãoCaminhoneteMicro-ônibusMotoMotonetaÔnibusReboqueSemireboque

Frota47,8 mil

5,3 mil8,5 mil

2948,1 mil3,8 mil

3291,2 mil1,1 mil

Crescimento anual da frota de veículos

FONTE: DENATRAN

Ano20072008200920102011201220132014

Veículos 51,2 mil

54,6 mil 58,1 mil 61,6 mil 65,3 mil

69 mil 72,5 mil 75,8 mil

Emplacamentos em Bento Gonçalves

FONTE: CRVA

Abril Maio2013 438 novos 404 novos2014 372 novos 321 novos

Page 17: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Na primeira fase do plano, o objetivo é promover uma entrada e saída de Bento pela Pipa Pórtico, fa-zendo com que a maioria das vias sejam binárias até a chegada no Hotel Dall’Onder. A medida sugere a ins-talação de alguns semáforos no decorrer deste cami-nho para maior segurança. Outras três sugestões são oferecidas, como: o alargamento da última quadra da rua Xingú, a conclusão da duplicidade da rua Dante Larenti até a via Visconde de São Gabriel e completar a ligação da 10 de Novembro com a Fernandes Vieira.

Um plano de mudança no sistema de circulação viário de Bento Gonçalves está pronto desde 2009. Oscar Biasin, es-tudioso de trânsito, fez uma ra-diografia do tráfego de veículos no município e descreveu sete planos de mudança necessá-rios para uma diminuição dos congestionamentos e melhora no fluxo de carros. O plano foi entregue à prefeitura em julho de 2009 e também no início do novo governo, mas nenhum re-torno foi dado a Biasin.

“Eu apresentei o projeto em julho de 2009 para 44 represen-tantes de entidades da cidade e da prefeitura, na ocasião, o ex--prefeito, Roberto Lunelli não se fez presente, mas mais tarde apresentei para ele diretamente, aguardei um retorno e nada foi feito”, relata Biasin. Ele diz que após a posso do prefeito Gui-lherme Pasin, ele entregou no-vamente o projeto na prefeitura. “Mais uma vez não tive retorno, não sei em que pé anda”, explica.

O projeto está dividido em sete planos que visam a melhora do trânsito, desde medidas simples como a implantação de semáforos, até a construção de túneis de aces-so ao Centro e a implementação de uma rodoferrovia. “O plano é divi-dido assim e pode também ser rea-lizado por partes, não vamos parar todo o centro e fazer uma obra só, as medidas devem ser executadas uma a uma e o resultado aparecerá conforme as mudanças vão sendo feitas”, salienta.

O último plano visa a ativação de uma rodoferro-via, onde seria utilizada a ferrovia que corta Bento Gonçalves de Norte a Sul como transporte coletivo de pessoas. A medida diminui o fluxo de pessoas que utilizam ônibus no centro da cidade e melhora o fluxo. Como a ferrovia não corta o Centro da cidade, nas paradas haveria ônibus que fariam translados até o centro com a tarifa inclusa.

O plano seis sugere a construção de três vias sub-terrâneas que sevem para a entrada e saída do Cen-tro. O primeiro liga a RSC-470 com a Barão do Rio Branco, o segundo liga a RSC-470 com a escadaria da Marechal Floriano Peixoto. O terceiro conecta a avenida Assis Brasil até a Castelo Branco, nos fun-dos do Fórum Municipal.

O quinto plano apresenta três entradas para o Centro da cidade partindo da Pipa Pórtico, e três saídas tendo como referência a praça Vico Barbieri. O plano é dividido em veículos leves, veículos pesa-dos e ônibus. Para isso, apenas algumas mudanças de sentido nas vias seriam necessárias.

O quarto plano prevê a ligação da rodoviária e a Zona Norte à praça Vico Barbieri, onde seria construí-do o Terminal Central Urbano (TCU). Nesta medida, é necessária uma nova abertura de vias entre a Guilher-me Fasolo e a rua Hawaii. É citada a possibilidade de entrada para o bairro Progresso por sistema binário nas ruas Amazonas e Benjamin Pozza, além do alar-gamento da última quadra da rua Júlio de Castilhos.

A terceira fase visa a melhor mobilidade da Pipa até a rodoviária. Para isso, o plano visa um melhor raio de giro para os ônibus de turismo que saem da Maria Fu-maça, além da duplicação da Dante Larenti e a sua ade-quação até a Osvaldo Aranha. Mudança que também deve ser feita da Benjamim Constante até a Osvaldo Aranha com alargamento da rua Guaíba. O trecho da Tupanciretã fica em dois sentidos até a rodoviária.

Na segunda fase, o objetivo é o trajeto da Pipa Pór-tico até o cruzamento da linha férrea nas ruas Nel-son Carraro e Fortaleza. Para isso, a mão única pre-cisa ser implantada na rua Florianópolis, mas para que o sistema binário possa ser eficiente, novas vias precisam ser abertas: uma que ligue a Visconde de São Gabriel com a 10 de Novembro e uma que ligue a 10 de Novembro com a 13 de Maio.

Plano 7 - Rodoferrovia

Plano 6 - Túneis

Plano 4 - TCU

Plano 3 - Rodoviária

Plano 2 - Linha férrea Plano 5 - Veículos

Plano 1 - Entrada e saída

Plano do sistema viário parado há cinco anos

FOTO

S REPROD

UÇÃ

O

Sábado, 21 de junho de 2014 17Geral

Page 18: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201418 Geral

Condições de estradas preocupam moradores

Pinto Bandeira

Via liga a Linha Brasil e a 5ª Seção das Antas a sede do município

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Roque De Toni afirma que é necessária mais manutenção

Celino Manara reclama da poeira gerada por caminhões

Valdemir Debastiani, morador da 5ª Seção das Antas Alta

Os moradores que utilizam frequentemente a estrada

que liga a 5ª Seção das Antas e a Linha Brasil até a sede do município de Pinto Bandei-ra estão descontentes com a manutenção da via dada pelo Poder Público Municipal. Ou-tra reivindicação é a alteração no processo de contratação de horas máquinas.

O produtor Valdemir Debas-tiani relata que é raro quando a patrola realiza trabalhos pela estrada pertencente a 5ª Seção das Antas. O acesso é utilizado principalmente para o escoa-mento da safra. Ele revela que apenas uma vez foi patrolada a estrada localizada em frente a sua propriedade. “Não mudou nada ainda ser emancipado de Bento Gonçalves. Ao menos eram feitas duas vezes ao ano o serviço”, afirma. Segundo o agricultor, é preciso pensar em alternativas de acesso ao mu-nicípio de Veranópolis como a instalação de uma balsa para fazer a travessia do rio tendo em vista que a cidade é uma grande compradora de frutas.

Estefania V. [email protected]

“O que nós tivermos para ven-der na colônia eles compram”, afirma. Para Debastini se não se consegue fazer a pavimen-tação asfáltica que sejam fei-tas ferrovias, pois elas duram mais. “Os recursos existem, o que não existe são políticas”, ressalta.

O tráfego intenso de cami-nhões que carregam resíduos até a sede da Proamb é um dos motivos apontados pelo morador Celino Manara para a precariedade da via. “O que mais precisamos são das es-tradas”, pondera. “Além disso tem a poeira que entra nas ca-sas. Tem dias que não se pode nem lavar roupa e estender no varal fora de casa”, comen-ta. O viticultor comenta que a Secretaria de Agricultura tem oferecido a hora máquina. “Os produtores pagam 60% de seis horas e isso ajuda um pouco”, avalia.

O morador Roque De Toni analisa que a manutenção dada a estrada não é compa-tível com a demanda de veí-culos que utilizam o local. “É feito o trabalho e chove e abre as panelas tudo novamente. Daí demora para que seja rea-

lizado um novo reparo”, re-vela. Para ele, foi feita pouca coisa, até chegam a arrumar, mas dura cerca de 15 dias. Ele pondera que existe uma lei municipal que proíbe o tráfe-go de caminhões em dias de chuva. “Quando o tempo lim-pa chega a passar 40 ou 50 ca-minhões”, afirma. Apesar das placas apontando a velocidade os veículos andam acima do permitido.

O agricultor De Toni relata que há alguns dias não se ti-nha como ir até a sede do mu-nicípio. E já esta na hora de fazer um reparo. De Toni tam-bém comenta que o prazo para o requerimento de horas má-quinas oferecido pela prefei-tura não compensa. “Tem que se inscrever e depois de vários dias é feito o trabalho. É mais viável contratar direto e pagar pelo serviço”, avalia. Tentei no ano passado, e ela veio depois que as minhas coisas já ha-viam sido feitas. O secretário de Obras, Saneamento e Trân-sito Danio Nichetti, esclarece que nos próximos dias serão realizados melhoramentos nestas vias, porém é necessá-rio que o tempo esteja bom.

A Escola Municipal Roman Ross desde março deste ano atende dois dias por semana em turno integral seus alu-nos. No turno da manhã, os alunos frequentam a aula e no turno da tarde participam das atividades do Programa Mais Educação que atua em quatro macrocampos: esporte e lazer, agroecologia, cultura, artes e

Monte Belo do Sul

Escola Roman Ross promove atividades em turno integral

DIVU

LGA

ÇÃO

Estudantes participam de ações realizadas no contraturno escolar

educação, todos com acompa-nhamento pedagógico.

A receptividade da comuni-dade escolar está superando as expectativas da direção do colégio que está planejando aumentar o atendimento para o próximo ano. O envolvimen-to de todos é notável e já vem demonstrando resultados nos níveis pedagógicos.

Um mês inteiro para fazer compras. A Associação do Co-mércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa reali-za anualmente a Feira de Com-pras, paralela do Festiqueijo, e este ano o evento contará com a participação de 31 exposito-res, nos segmentos de acessó-rios, agroindústria, artesanato, artigos decorativos, artigos es-portivos, gastronomia, vestuá-rio, entre outros. A 18ª edição da feira acontece de 3 a 27 de julho na estrutura montada na Rua Coberta (ao lado da Igreja Matriz), em Carlos Barbosa, e tem entrada gratuita.

A tradicional Feira de Com-pras deve movimentar a eco-

Carlos Barbosa

Feira de Compras da ACI acontece em julho

nomia barbosense durante o mês de julho. “Esperamos que o clima seja favorável e que a Feira de Compras da ACI seja um sucesso, como em edições anteriores”, destaca o presi-dente da entidade, Fabiano Ferrari.

A comissão organizadora da feira espera que em 2014 a Feira de Compras tenha um aumento de 10% nas vendas, em relação a 2013. “Estamos pensando em uma feira para vender, e para atrair todos os moradores de Carlos Barbosa e os turistas que estarão no mu-nicípio”, destaca a coordena-dora da feira, Graziela Freitag Cichelero.

Page 19: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 19Geral

Cinco medalhas para a educação

Há quem não goste de nú-meros, mas estes alunos

não só adoram a ciência numé-rica, como, também, foram pre-miados por causa dela. Cinco estudantes da rede municipal de Bento Gonçalves receberam ontem, 20, em Porto Alegre, medalhas de bronze pelos re-sultados na Olimpíada Brasi-leira de Matemática das Esco-las Públicas – OBMEP 2013 e outros 20 alunos do município receberam menções honrosas.

De acordo com a diretora da EMEF Anselmo Luigi Picolli, Andrea Mello Deconto, a reali-zação da Olimpíada de Matemá-tica, nas escolas, é um estímulo necessário para que os estudan-tes tenham seu desempenho es-colar reconhecido. “Essa compe-

Matemática, sim!

Estudantes da rede municipal de Bento Gonçalves mostram à população que não é impossível gostar de matemática

CRISTIAN

O M

IGO

N

Para o estudante Vinícius, a matemática é pura lógica.

Luana M. [email protected]

tição é ótima, também, para que o aluno busque sempre superar a si mesmo, para que ele se es-force sempre”, destaca. Andrea ainda acrescenta que cada vez mais alunos procuram partici-par da OBMEP. “Quando um aluno compete e é reconhecido, os amigos enxergam isso e sen-tem vontade de competir, tam-bém. E isso é excelente”, come-mora a diretora.

Com apenas 13 anos, Vinícius Trevelo Longo, estudante da EMEF Anselmo Luigi Picolli, é um dos ganhadores do prêmio. O jovem cursa o oitavo ano e é apai-xonado por exatas. “Matemática sempre foi minha matéria prefe-rida. Porque não existe mais de uma resposta possível. É questão de lógica”, explica. Para o aluno, este prêmio representa seu esfor-ço nos estudos e espelha as boas notas em seu boletim. Além de

acrescentar seu currículo, já que Vinícius pensa em seguir os ca-minhos da Engenharia.

O que confirma o pensamento do professor Ênio Luis Frandolo-so, que lecionou matemática na EMEF Dr. Tancredo Neves para Fernando Poletto, outro ganha-dor do prêmio. De acordo com o professor, a OBMEP incentiva o estudo da matemática, acarre-tando a apreciação à disciplina e, consequentemente, da enge-nharia. “O mundo precisa de engenheiros bem qualificados. É bom que os jovens percebam que a matemática não é um bicho de sete cabeças”, acrescenta.

Além de Vinícius e Fernando, mais três alunas também ganha-ram medalhas ontem. Amanda Eduarda Reschke, pela EMEF Ernesto Dorneles, Erika Dal Magro, da EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali e Gabriela Erthal,

da EMEF Professora Vânia Me-deiros Mincarone. Amanda, 13, conta que estudou bastante para conseguir a premiação. Assim como os outros quatro, ela tam-bém gosta muito de matemática. “Sempre fui incentivada a estu-dar. Esta medalha significa mui-to pra mim. É a recompensa pela minha dedicação”, explica.

Para a estudante Gabriela, 14, receber o prêmio pela OBMEP foi uma honra. “Embora minha grande paixão seja o balé clássico, sempre gostei mais de matemá-tica do que das outras matérias da escola, então me sinto muito satisfeita com a minha medalha”, conta. Segundo a estudante, que cursa o oitavo ano, a escola foi uma grande incentivadora na participação da Olimpíada. “Re-cebi muito apoio. Tanto dos pro-fessores como da administração da escola”, finaliza.

Page 20: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201420 Geral

Curto em rede deixa 200 sem luz no Centro

Uma sobrecarga de ener-gia ocorrida na manhã desta sexta-feira, 20, é o principal motivo apontado para o in-cêndio em uma caixa de dis-tribuição localizada ao lado do prédio da prefeitura. Cerca de 200 consumidores da RGE fi-caram sem luz. A situação foi normalizada somente durante a noite.

O sinistro aconteceu por volta do meio dia, quando uma explosão provocou a correria de funcionários da prefeitura até a rua. Rapi-damente, um fogo intenso e muita fumaça começaram a sair da caixa de distribuição.

Susto na prefeitura

Sobrecarga na caixa de distribuição provocou princípio de incêndio que agitou a população

CARIN

A FU

RLAN

ETO/PREFEITU

RA M

UN

ICIPAL, D

IVULG

AÇÃ

O

Fogo e fumaça assustaram quem passava pela Via Del Vino

Marcelo [email protected]

O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as cha-mas. O incêndio provocou a suspensão das atividades no prédio da prefeitura. Tam-bém ficaram sem funcionar durante a tarde as secreta-rias de Agricultura, Adminis-tração, Governo, Turismo e a Ouvidoria 0800.

A empresa responsável pela manutenção do sistema foi co-municada e trabalhou duran-te todo o dia para solucionar o problema. Funcionários da RGE atuaram no local dando apoio. Por medida de segu-rança, a empresa desligou a energia de 200 consumidores. Várias lojas e restaurantes fi-caram sem luz durante todo o horário comercial.

Page 21: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 21Geral

Compras online

Procon tem 388 sites suspeitosÓrgão orienta consumidores a verificarem a credibilidade do portal e sempre suspeitar dos preços muito baixos

Silvia [email protected]

Compras pela internet vêm crescendo cada vez mais,

principalmente pela praticida-de e possibilidade de comprar produtos importados por um valor abaixo do preço. Alguns dos sites mais populares são os de e-commerce da China, que oferecem desde maquiagem a roupas por US$ 1 e a maioria com frete grátis. Além disso, grandes promoções, como a Black Friday, estimulam ainda mais o consumidor a optar por esse tipo de compra. A expan-são da renda dos brasileiros e das conexões de internet tam-bém são grandes responsáveis pelo aumento.

Porém, na mesma propor-ção que crescem as compras, aumentam as reclamações do consumidor. Na impulsivida-de de adquirir produtos muito abaixo do valor, o cliente pode acabar pagando caro se não realizar uma pesquisa inicial no site.

O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Pro-con) mantém uma lista com sites que devem ser evitados. Em 2013, havia 73 endereços nela. Hoje, o número já chega a 388 (a lista está disponível online). “Foi uma surpresa até mesmo para nós, pois o aumento realmente foi gran-de”, diz o assessor de políticas públicas do consumidor, Ma-ciel Giovanella.

Ele comenta que a orienta-ção do Procon ao consumidor é sempre ter o máximo de cuida-do com a credibilidade do site: “Muitas vezes, pelo valor bai-xo, o pessoal acaba comprando

Dentro do mercado move-leiro, as compras online tam-bém tem aumentado. Para Ivo Cansan, presidente da As-sociação de Indústria de Mó-veis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), as compras pelos e-commerce tem bene-ficiado bastante o setor. “A indústria vem trabalhando fortemente nesse mercado. Mesmo as pequenas empre-

sem verificar se é um portal sério. Isto é, que informe seu CNPJ, com um espaço para telemarketing e um 0800 que funcione de fato, que esclareça bem as suas ofertas e que pos-sua um endereço físico”.

Segundo ele, a principal “ar-madilha” desses portais são os baixos valores. “Um celular que aqui custa R$ 1.000 às vezes é vendido por R$ 150. É claro que isso pirata, que não é confiável. Depois o consumi-dor é lesado e não tem nem se-quer o telefone desse site”.

Hoje, Maciel comenta que existem canais que orientam sobre a qualidade dos portais, basta colocar o nome do e--commerce no google. “Quanto mais garantias o site fornece, mais fácil reverter o caso, se o cliente for prejudicado. Muitas vezes, através do Procon, ele

Dicas para compras onlineProcure comprar em lojas previamente conhecidas ou indicadas

por amigos e parentes, além de pesquisar sobre sua idoneidade nos órgãos de defesa do consumidor e em sites especializados nos quais outros usuários fazem comentários sobre as empresas.

Faça contato telefônico prévio com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fa-zenda.gov.br. Clique no link “Onde Encontro”, depois em “CNPJ/CGC” e “Emissão de Comprovante de Inscrição de Situação Ca-dastral”. Se o resultado for “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

Verifique se o site possui certificado de segurança. Basta olhar se o endereço começa com “https://” e se o cadeado está ativa-do (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

Antes de comprar, verifique os procedimentos para reclamação, devolução e troca do produto, prazo para entrega, garantia, as-sistência técnica, entre outros.

Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, pois o produto pode envolver falsificação, roubo, sonegação de impos-tos ou estelionato.

Grave no computador ou imprima todos os passos da compra, tais como e-mails trocados com o fornecedor, pedido e confirma-ção da compra, cópia das ofertas, etc.

Mantenha seu computador protegido com um antivírus atuali-zado e procure não inserir dados de pagamentos em computado-res públicos como os de lan houses.

O consumidor tem o direito de se arrepender da compra no pra-zo de sete dias a contar do recebimento do produto. Isto só é vá-lido para compras não presenciais, ou seja, efetuadas através da internet ou telefone.

Exija sempre nota fiscal.

consegue”.Outra dica do assessor é fa-

zer contato telefônico prévio com a loja, verificar os pro-cedimentos para reclamação, devolução e troca, e gravar no computador todos os passos da compra.

Importante também se aten-tar nos impostos. Remessas no valor total de até US$ 50 estão isentas – desde que transpor-tadas pelo serviço postal e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. O va-lor máximo dos bens a serem importados como tributação simples é de US$ 3 mil. Livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impos-tos. Medicamentos, desde que transportados pelo serviço postal, e destinados a pessoa física, cuja liberação é feita me-diante receita médica.

Tendência no setor moveleirosas, já estão se mobilizando, pois é uma grande oportunidade e vantagem para eles. Isso em produtos prontos, claro, não nos móveis planejados”, avalia.

Segundo ele, os clientes pre-ferem fazer a pesquisa online, mas, antes de finalizar a com-pra, comparecem às lojas pes-soalmente. “Mas claro, é preciso comprar em revendas autori-zadas, como o site Submarino,

Americanas, entre outros”, aconselha.

O que ainda é um desa-fio no setor, de acordo com o presidente, é em relação ao serviço. “Na entrega e na montagem ainda temos al-guns empecilhos, mas vem melhorando. Sobre as garan-tias, quem tem que assegurar é o site em parceria com a fá-brica”, comenta.

Vendas vem aumentando, assim como reclamações de consumidores

CRISTIAN

O M

IGO

N

FONTE: PROCON

Page 22: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201422 ObituárioFaleceram em Bento

ALAIDE VRIELINK, no dia 05 de Junho de 2014. Natural de Barão, RS, era filha de Adelmo João Veifenberg e Elvira Veifenberg e tinha 52 anos.

DOMINGOS CAPELARI, no dia 08 de Junho de 2014. Natural de Garibaldi, RS, era filho de Ricardo Capelari e Elisa Angela Bortolozzo Capelarie tinha 79 anos.

ÉRICO ALVES FIGUEIRA, no dia 11 de Junho de 2014. Natural de Cruz Alta, RS, era filho de Francisco Alves Figueira e Etelvina Tobias e e tinha 71 anos.

MARIA DE LOURDES POLETTO PIEROZAN, no dia 12 de Junho de 2014. Natural de Vista Alegre do Prata, RS, era filha de Valentin Americo Poletto e Elvira Tressino Poletto e tinha 60 anos.

FABRICIO ARALDI, no dia 12 de Junho de 2014. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Orlando Araldi e Irene Bombassaro Araldi e tinha 35 anos.

JOELSON AZEVEDO DE SOUZA, no dia 14 de Junho de 2014. Natural de Crissiumal, RS, era filho de Clecio Neves de Souza e Zenaide Azevedo de Souza e tinha 20 anos.

GENTIL CECÍLIA PELLIZZER FLAMIA, no dia 15 de Junho de 2014. Natural de Faria Lemos/Bento Gonçalves, RS, era filha de Sebastião Pellizzer e Thereza Legnani e tinha 85 anos.

AMANDA DA ROSA PASE, no dia 15 de Junho de 2014. Natural de São Luiz Gonzaga, RS, era filha de Jauri de Souza Pase e Sônia Mara Monteiro da Rosa e tinha 12 anos.

DORVINA CAINELLI, no dia 15 de Junho de 2014. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filha de Revilio Cainelli e Antonietta Valcarenghi Cainelli e tinha 81 anos.

FLÁVIO GABRIEL DE OLIVEIRA, no dia 15 de Junho de 2014. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Joceli de Oliveira e tinha 6 dias.

LUIZ JACOB ZANETTI, no dia 16 de Junho de 2014. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Pedro Zanetti e Leonilda Matevi Zanetti e tinha 73 anos.

NELCI BORDIGNON BAPTISTI, no dia 16 de Junho de 2014. Natural de Muçum, RS, era filha de Angelo Bordignon e Adelaide Versetti Bordignon e tinha 73 anos.

NILSA MARIA MORELIATO SCOTTON, no dia 17 de Junho de 2014. Natural de Garibaldi, RS, era filha de Aurélio Morellato e Silvia Miorelli Morellato e tinha 63 anos.

Page 23: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 23Publicações Legais/Obtituário

Festival do Quentão espera 2 mil pessoas

A Sociedade 15 da Graciema espera por mais de duas

mil pessoas hoje à noite, quan-do realiza a 18ª edição do seu Festival do Quentão. O evento ocorre a partir das 20h30min e é considerado um dos mais di-versificados da Serra Gaúcha.

Para quem ainda não adquiriu seu ingresso, é preciso correr. Até o meio dia, o valor dos in-gressos custará R$ 25, e podem ser adquiridos no Posto Zam-bom, Mundi Calçados, Merca-do Splendor Vale dos Vinhedos

Eventos

Festa é uma das mais tradicionais da região, com três pistas para dançar

MA

RCELO M

ACIEL

Os salões da Sociedade 15 da Graciema devem estar completamente lotados na noite de hoje

Marcelo [email protected] Serviço do evento

O que: Festival do Quentão;Onde: Sociedade 15 da

Graciema;Quando: Hoje, a partir das

20h30min;Quanto: R$ 25, antecipado;Atrações: Banda Danúbio

Azul, DJs, quentão, pipoca, amendoim, grostoli e pinhão.

(Bento Gonçalves) e Ortafrutti Comércio de Alimentos (Gari-baldi). A entrada dá direito ao participante consumir quentão a vontade, além de pipoca, pi-nhão, grostoli e amendoim.

Para dançar, três pistas com músicas para todos os gostos. Na principal, a banda Danúbio Azul garante a animação. No espaço alternativo, o DJ Ma-theus Carbonera vai colocar todos para dançar ao som de muito sertanejo universitário. Na terceira pista, os amantes da música eletrônica terão a oportunidade de beber energé-tico gratuitamente.

Page 24: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 24Segurança

Em 2014, a BM rea-lizou 34 autos de infra-ção por embriaguez, com 18 motoristas pre-sos com nível de álcool acima de 0,33 mg/l

Imprudência no trânsito

Falta de cuidado explica acidentesRepresentantes dos órgãos de segurança relatam que negligência dos motoristas criam situações de risco no trânsito

Leonardo [email protected]

As estatísticas de mortes no trânsito não condizem com a

imprudência dos motoristas em Bento Gonçalves. Esta foi a con-clusão confidenciada pelos re-presentantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ao secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita.

Em uma recente visita, os ser-vidores de outras regiões se im-pressionaram com cenas consi-deradas corriqueiras para quem dirige na Capital do Vinho. Tro-cas de pista arriscadas, má utili-zação do pisca alerta, motociclis-tas que se antecipam ao tempo do semáforo e o uso da buzina sem critério. “Todos sabemos que temos limitações no trânsito da cidade e, apesar dos estudos para tentar melhorar o fluxo, há sérias restrições que não nos per-mitem mudar muita coisa. Então o que precisamos ter é uma mu-dança de cultura, um pouco mais de tolerância e educação. Enten-der que não tem mais horário de pico em Bento. Que não vamos conseguir ter fluidez plena nas principais vias na cidade, como tínhamos há 20 anos”, argumen-ta Mesquita.

Os representantes da Brigada Militar (BM) também apontam a imprudência como maior mo-tivador de acidentes na cidade. Segundo o tenente Zildo Alves da Silva, comandante do 1º e 2º pelotão do 3º Batalhão de Po-liciamento de Áreas Turísticas

(3º BPAT), as pessoas têm por hábito cobrar muito dos outros motoristas e não prestam aten-ção no seu modo de conduzir. “Falta cuidado na hora de dirigir. Os motoristas não prestam aten-ção no trânsito, nas condições da via ou nas normas de segurança. Todos querem levar vantagem, avançar o mais rápido possível, independentemente se suas ma-nobras irão pôr em risco outros motoristas”, avalia.

O trânsito lento e as ruas es-treitas só elevariam as situações de risco, segundo o tenente Zildo. “O nosso trânsito está limitado, porém, quando as vias estão pra-ticamente travadas, o cuidado precisa ser redobrado. Em qualquer desvio de atenção pode ocorrer um acidente. Nestas situações aumentam os flagrantes de desres-peito, com motoristas falando no celular, reali-zando trocas de pistas arriscadas e querendo entrar em qualquer espaço que aparece antes dos ou-tros”, argumenta.

Outra característica do trânsito de Bento Gonçalves diagnostica-da pela BM é o aumento de aci-dentes quando chove. O tenente Zildo explica que a chuva poten-cializa os riscos desta falta de cui-dado dos motoristas da cidade.

Questão cultural e educativa

O secretário adjunto Vander-lei Mesquita reitera a opinião de

que Bento Gonçalves precisa de uma mudança cultural, porém relata dificuldades no processo. O melhor exemplo seria o pro-grama Balada Segura, imple-mentado no município há dois meses. “Tivemos muita repulsa, principalmente de donos de bares e de vinícolas. É uma quebra de paradigmas que é muito mais di-fícil de implantar aqui do que em qualquer outro lugar. Está na cul-tura beber o vinho, que as nossas festas precisam ter bebida. E as pessoas só sentem a importância destas fiscalizações quando ocor-re a perda de uma pessoa próxi-ma. Antes disso só pensam no es-torvo que proporcionam”, afirma.

Sobre as críti-cas que recebe, desde uma su-posta indústria da multa até sobre o tempo de duração e a localização das

fiscalizações do Balada Segura, o secretário adjunto apresenta os números das fiscalizações (qua-dro ao lado) para explicar que o principal interesse é educar os motoristas. “Está ocorrendo uma blitz por semana, pois ainda es-tamos nos adequando e identifi-cando a melhor forma de realizar a operação na cidade. Pode per-ceber que o número de autuações não é alto. O interesse principal destas ações é educativo, de estar nas ruas e formar esta cultura de fiscalização. Aos poucos o progra-ma irá se intensificando conforme a necessidade”, garante.

Balada Segura em Bento1ª Intervenção – 16/04Local: Rua Xingú Abordagens: 52Resumo:1 autuação de crime1 autuação administrativa (álcool)5 autuações diversas

2ª Intervenção – 25/04Local: Rua Herny Hugo Dreher Abordagens: 62Resumo:0 autuações administrativas (álcool)3 autuações diversas

3ª Intervenção – 9/05Local: Rua Silva Paes Abordagens: 555 autuações administrativas (álcool)3 autuações diversas

4ª Intervenção – 18/05Local: Av. Pres. Costa e Silva Abordagens: 810 autuações administrativas (álcool)10 autuações diversas

5ª Intervenção – 1º/06Local: Rua Silva Paes Abordagens: 352 autuações administrativas (álcool)10 autuações diversas

Colisão de Peugeot contra poste, no dia 13, vitimou Vinicius Pereira

ANTONIO SERGIO DE OLIVEIRA/RÁDIO DIFUSORA, DIVULGAÇÃO

Page 25: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201425 Segurança

Uma mulher de 51 anos ficou ferida durante assalto a um

estabelecimento comercial no bairro Cidade Alta nesta quar-ta-feira, 18. Ela teria reagido ao crime quando o assaltante cole-tava o dinheiro do caixa.

Segundo informações da Bri-gada Militar, por volta das 17h, um jovem de capuz verde e bermuda entrou em uma pape-laria localizada na rua Fernan-des Vieira e anunciou o assalto. Quando o assaltante roubava o dinheiro do caixa, uma funcio-nária da loja teria reagido e se-gurado a arma na mão do indi-víduo, que então efetuou pelo menos um disparo que atingiu a mão da mulher.

O acusado fugiu com a quan-tia de dinheiro que estava no caixa e não foi localizado. O estabelecimento é credencia-do para receber pagamento de títulos de uma rede bancária. O crime será investigado pela Polícia Civil.

“Não reagir emhipótese alguma”

O caso fez as autoridades de segurança pública relembra-rem aquela velha orientação

Cidade Alta

Mulher leva tiroao reagir a assaltoFuncionária de papelaria tentou desarmar assaltante e acabou ferida

Leonardo [email protected]

Um assalto a motorista com tentativa de roubo de carga foi registrado em Garibaldi na manhã de quinta-feira, 18. Segundo in-formações da Brigada Militar, por volta das 8h20min, um homem de 30 anos conduzia uma Fiorino pela rua Olavo Bilac em Bento Gonçal-ves, próximo da Vinícola Aurora, quando foi abordado por um indi-víduo moreno, alto e armado com uma pistola. O assaltante assumiu a direção do veículo e levou a víti-ma até uma rua deserta no bairro Tamandaré em Garibaldi, onde havia outro veiculo esperando. O assaltante tentou retirar a carga de cigarros, porém não conseguiram abrir a porta do baú do veículo. O assaltante fugiu roubando R$ 550.

Motorista assaltado é levado a Garibaldi

Na noite desta quinta-feira, por volta das 23h, uma denúncia informou a Brigada Militar que um veículo Chevette havia esta-cionado na rua Carlos Gomes, no bairro São Roque, e dois homens teriam pulado um muro para acessar o estacionamento de es-tabelecimento comercial no lo-cal. Ao verificar a denúncia, poli-ciais militares encontraram uma mulher e uma criança dentro do veículo suspeito. Quando ques-tionada sobre os outros ocupan-

São Roque

Dois detidos por invasão de propriedade privada

Na madrugada de sexta-feira, 20, por volta das 3h10min, um homem caminhava pela rua Augusto Gaisel, no bairro Juventude, quando foi abordado por um individuo armado com uma faca que anunciou o assal-to e levou seu par de tênis e o valor de R$ 10. O assaltante foi descrito como moreno claro com casaco azul. A Brigada Militar realizou buscas na região, porém não localizou o suspeito.

Roubo a pedestre registrado no Juventude

Um roubo a estabelecimento comercial foi registrado na manhã desta sexta--feira, 20, no bairro Cidade Alta. Segundo as informações da Brigada Militar, por volta das 10h, um individuo de pele clara, estatura média, vestindo mole-tom de capuz cor escura, entrou em uma fruteira na Travessa Silva Paes e sacou uma faca da cintura anunciando o assalto. O assaltante desferiu uma facada na mão direita da atendente. O homem fugiu do local após roubar R$ 100.

Fruteira é assaltada no Cidade Alta

Policiais Militares estiveram presentes para registro da ocorrência

BRUN

O M

EZZOM

O/G

RUPO

RSCOM

, DIVU

LGA

ÇÃO

para as vítimas de assaltos não reagirem em hipótese alguma. “Apesar dos nossos esforços e disposição do efetivo no poli-ciamento, a Brigada não é oni-presente. Então, quando forem vítimas destas situações, a dica é para as pessoas manterem a calma, responder o mínimo possível ao delinquente, e, em hipótese nenhuma a vítima deve reagir ou perseguir estes criminosos”, afirma o capitão Evandro José Flores, coman-

dante da 1º Companhia do 3º BPAT.

Outro conselho do capitão Evandro é que as vítimas pres-tem atenção nas características dos criminosos (cor dos olhos, cabelo, roupas e acessórios) e a forma e direção da fuga para relatar aos policiais militares que atenderem a ocorrência. “Lembrando que bens mate-riais nós conseguimos recupe-rar, mas uma lesão pode ficar para o resto da vida”, relata.

Uma loja de vestidos de noiva foi arrombada na madrugada desta quinta-feira, 19. O estabe-lecimento fica na rua Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro Licorsul. Os ladrões retira-ram um vidro lateral da porta de acesso para conseguir entrar no estabelecimento comercial. Fo-

R$ 10 mil de prejuízo

Loja é arrombada durante a madrugada no Licorsul

Instituto Geral de Perícias esteve presente para colher impressões digitais

ram levados cerca de R$ 10 mil em joias, roupas e calçados. Não há pistas dos autores do furto.

A Brigada Militar registrou a ocorrência na manhã de quin-ta. Um servidor do Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local para colher impres-sões digitais dos suspeitos.

MA

RCELO M

ACIEL

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Bento Gonçal-ves, em conjunto com a Dele-gacia de Homicídios de Caxias do Sul, cumpriram na manhã de quarta-feira, 18, dois man-dados de busca e apreensão na rua Luiz Tomedi, bairro Ju-ventude, em Bento. O objetivo era localizar uma arma de fogo utilizada em uma tentativa de homicídio no município.

A arma não foi encontrada, porém, um homem de 28 anos foi preso em flagrante por trá-fico de drogas. Em posse do detido, a polícia apreendeu 10

LEON

ARD

O LO

PES

Operação prende homem por tráfico de drogas

Foram apreendidas 10 pedras de crack e R$ 65 com o indiciado

Juventude

pedras de crack e R$ 65 em dinheiro, suficiente para confi-gurar tráfico de entorpecentes.

tes do Chevette, a mulher infor-mou que “eles haviam saído, mas que já voltariam”. Durante as buscas no local, dois indivíduos foram avistados deitados em baixo de um caminhão. Porém, ao perceberem a abordagem, os suspeitos tentaram fugir, sen-do localizados em um matagal próximo. Os dois homens foram conduzidos para a delegacia por invasão de propriedade privada. O veículo também foi recolhido para averiguação.

Page 26: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 201426

[email protected]

DenisedaRé

Profissão de RiscoMinha casa até que está bem posicionada geografi-

camente, mas perde pelas que se instalaram no último andar do aclive – ou declive, dependendo do ponto de vista. Estas são privilegiadas. Além da paisagem aos seus pés, elas têm a Lei da Gravidade ao seu favor: todo excesso de água escorre para baixo.

Por causa disso, o gramado dos fundos está sempre en-charcado e, furando o bloqueio da mureta, um riozinho de origem duvidosa avança pelo pátio e lambe a escada pelo ângulo da inclinação.

Na tentativa de minimizar os efeitos dessa “aguada” toda, estou tentando uma solução politicamente correta, sem me incomodar nem desacomodar os outros. Sim-plesmente finquei na terra duas promessas de salguei-ros-chorões, que têm fama de beber todas, e desde então venho acompanhando o seu desenvolvimento.

A natureza é pródiga. Na segunda semana, a seiva ex-plodiu em brotos, que logo viraram tenras folhinhas. Mas, numa noite, algo aconteceu: os galhos ficaram to-talmente depenados. Pelo meu conhecimento empírico, deduzi que os larápios seriam formigas cortadeiras. Fi-quei “pê da vida”. Por que cargas d’água elas tinham que escolher justamente dois projetos de árvore para suprir as despensas subterrâneas, com tanta erva daninha em-pesteando a grama?

Urgiam providências. Enrolei plástico na base dos ga-lhos nus para impedir a escalada das gatunas, e esperei eles se recuperarem. Coisa que não demorou. Numa ma-nhã, ao abrir a porta... Surpresa! Não restava uma folhi-nha sequer para contar a história.

É óbvio que não entreguei a rapadura. Seguindo os conselhos da doadora dos ramos, forrei a parte inferior deles com algodão, que, em tese, bloquearia a passagem das saúvas. E outra vez a natureza colaborou salpicando de verde o marrom dos galhos. Então... Vocês já sabem: voltaram a ficar totalmente desnudos.

Já desanimada, fui orientada a fazer uma sainha de polietileno, capaz de desafiar as habilidades de subir das bandidinhas. E tudo se repetiu: brotos, folhas e... formi-gas. Driblando o inferno astral, reforcei a armação com mais uma anágua e... Bom, o placar está em 5x0.

De uma forma meio caricata, essa minha experiência serve para representar a luta do agricultor, especialmen-te do pequeno, no seu dia a dia. Reporta à vulnerabilida-de de uma atividade que está sujeita ao humor do tempo, às preferências dos fungos e pragas e, pra piorar a situ-ação, da chegada de dois “moleques” muito arteiros: El Niño e La Niña.

Decididamente, trabalhar na terra é uma profissão de risco.

Itacyr Luiz Giacomello | [email protected] | n° 1.929

Laço Velho – 57 anos de existência

O desenvolvimento do tradicionalismo em nosso meio tem evidenciado um passado his-tórico que ainda hoje é lembrado pelos gran-des feitos que marcaram a bandeira, o senti-mento e o despertar do espírito gaúcho fruto da cultura oriunda das raízes, ensinamentos e paixão por este Rio Grande do Sul. Basta dizer que o tradicionalismo através de suas entidades vai além das fronteiras. E aqui em Bento Gonçalves não deixa de ser diferente!

Mantendo as tradiçõesO CTG Laço Velho-Centro de Eventos-

-Gaúcho Mesmo Longe da Querência- foi fundado em 29 de agosto de 1957e com ele a força de manter viva a chama do tradicio-nalismo, sua cultura e raízes deste amado rincão gaúcho. Para comemorar festivamen-te a grande efeméride a patronagem do CTG Laço Velho liderada pelo patrão Sergio Bas-so e equipe promovem no dia 23 de agosto 2014, às 20h o Jantar Baile de Aniversário animado pelo Grupo Manotaço e cuja expec-tativa é das maiores. Por outro lado é preciso destacar e reconhecer o trabalho de outrora quando verdadeiros baluartes do tradiciona-lismo deram ao CTG Laço Velho as dimen-sões e grandeza que hoje desfruta junto aos seus associados e a comunidade. Parabéns!

O caminho da responsabilidade

O ser humano precisa de respostas! Res-postas claras, objetivas e fundamentadas na verdade! Verdade que possa dirimir dúvidas quanto a responsabilidade do próprio ser humano onde muitas vezes e de forma invo-luntária pode causar transtornos a própria sociedade. Diante disso a palavra respon-sabilidade parece assustar todo e qualquer vivente deste Planeta menos aqueles cuja idoneidade com personalidade e altivez res-pondem por seus atos sem subterfúgios. O verdadeiro ser humano –trabalhador e ho-nesto- e acima de tudo inteligente é o que tem como vocação e princípios éticos a cha-ma da responsabilidade. E para ser respon-sável nesta vida e sem floreios basta apenas ser o que se é, sem inveja e vaidade-. Ser solidário e respeito mútuo - palavras chaves para uma vida alegre e feliz - . Acredite, pois ser responsável também é uma virtude!

A confraria na ExpoBento

A Confraria In Vino Veritas liderada pelo presidente Marcos Antonio Valduga foi recep-cionada na noite de 09 de junho na 24ª EX-POBENTO no Parque de Eventos – pelo pre-sidente Rafael De Toni e membros diretivos. O encontro festivo aconteceu com a presença dos confrades e após visita á feira e seus exposito-res alvos dos melhores elogios pela qualidade e linha de produtos apresentados. A confraterni-zação aconteceu na ala gastronômica no Res-taurante Canta Maria e recepcionados por seus

proprietários Paulo Geremia, Camilo Geremia e Emiliano Castaman. Vinhos apreciados: Valmarino, Aurora, Lídio Carraro e Salvatti. O presidente da In Vino Veritas agradeceu a amabilidade da confraternização, o presiden-te da EXPOBENTO 2014 confrade Rafael De Toni e diretoria pela organização da feira que alcançou pleno sucesso. Valeu!

ExpoAgas 2014 – feira de negócios

GARANTA a sua vaga no time titular e par-ticipe da EXPOAGAS 2014 na FIERGS em Porto Alegre RS de 19 a 21 de agosto próximo na 33ª Convenção Gaúcha de Supermerca-dos a grande oportunidade de bons negó-cios. Segundo o presidente da AGAS Antonio Cesa Longo a programação é de alfo nível as-sim como a linha de palestrantes renomados como: Clovis de Barros Filho, Janer Costa, Clovis Tavares, João Carlos Martins, Max Gehringer entre outros. EXPOAGAS 2014 - Uma Feira de Negócios - abrindo caminhos para o futuro! Inscreva-se a partir de 1º de julho (51) 2118.5200 e faça parte deste time de vencedores! Fica o registro!

Proamb e Fiema agradecem

REGISTRAMOS com alegria o recebimen-to da seguinte correspondência: Caro Itacyr: É com imensa satisfação que a Fundação Proamb e Fiema Brasil chegam até vossa se-nhoria para agradecer o trabalho, empenho e dedicação demonstrada em sua coluna, como um excelente formador de opinião, visando às causas da sustentabilidade. Somos pequenos diante de um Universo, mas acreditamos que pequenos passos, num longo e árduo cami-nho, possam gerar um grandioso efeito. E para isso precisamos contar com o apoio de pes-soas especiais. Muito obrigado. B. Gonçalves, 02/06/2014 - Neri Gilberto Basso - Presidente Fundação Proamb. Gratos pelas palavras e re-ferência! Contem com a gente! A Mãe Nature-za agradece! Valeu gente amiga!

São Bento – Caminho de fé...

DEPOIS de muito trabalho, preparativos e intensa programação com apoio da comunida-de, acontece, no dia 6 de julho 2014 a tradicio-nal festa em honra ao padroeiro São Bento e protetor dos vinhateiros. Tríduo preparatório nos dias 2, 3 e 4 de julho – respectivamente com procissão de Velas, Palestra do Pe. Eze-quiel e Terço com apresentação de Coral convi-dado com horário das 18h30min – 19h30min e 19h. Fica o convite da Comissão de festeiros. O resultado da festa será aplicado na limpeza dos vitrais, pintura interna, externa e reparos no telhado da Igreja São Bento. Participe!

IGVariedades

A FRASEQUE a vida é agitada ninguém pode

negar! Mas ninguém também pode ne-gar que a falsidade e prepotência são ainda maiores! (.)

REPROD

UÇÃ

O

Page 27: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

Sábado, 21 de junho de 2014 27

UESB escolhe a mais bela estudante

Sarandi realiza sua primeira semana

Bento conta com Posto de Polícia Rodoviária

Brinque neste São João com cuidado

Festas Juninas iniciam hoje

A manifestação da fé

A festa de Santo Antônio, foi uma manifestação de fé dos devotos que levam que levam em seu interior e na sua vida cotidiana uma maneira profunda de reconhecimento de que a vida ESPIRITUAL é uma forma de todos nós buscarmos LUZ para seguir CAMINHOS, DIFICULDADES, SUPERAR OBSTÁCULOS... E SEGUIR AS ESTARDAS DA VIDA...

Somos um povo que caminha... que busca, que agrade-ce e que não esquece os princípios básicos que recebemos dos nossos antepassados, na crença de que somos o povo de DEUS, que ALGUÉM esta a nossa FRENTE.

Entre os SANTUÁRIOS do mundo, está aprovado há muitos séculos a importância da Basílica dedicada a Santo Antônio em Pádova; nela como todos sabem, conserva-se o corpo do grande pregador e dramaturgo SANTO ANTÔNIO DE LISBOA e venerado com o nome de “SANTO ANTÔNIO DE PÁDOVA”; lá ocorrem em peregrinação numerosas mul-tidões da Itália, da Europa e de todas as partes do mundo. Assim declarado SANTUÁRIO INTERNACIONAL a basíli-ca em Pádova ITÁLIA dedicada a DEUS em louvor de Santo Antônio, sacerdote e Doutor da Igreja.

A Basílica de Santo Antônio é uma das grandes metas de DEVOÇÃO e peregrinação do mundo. Os que visitam a Basí-lica, tem como prioridade a REFLEXÃO SOBRE A ESPIRI-TUALIDADE, A ORAÇÃO, A COMTEMPLAÇÃO, A VIDA, E... A BUSCA DA REALIZAÇÃO PESSOAL, independente Dio credo e do segmento mundo ESPIRITUAL...

SANTO ANTÔNIO semeou através do evangelho e do exemplo de simplicidade e de JUSTIÇA. Felizes os que cap-taram a mensagem do EVANGELHO de Santo Antônio...

“Que a nossa terra continue germinando as sementes do evangelho e seus ensinamentos em nossas famílias, em nossas comunidades, em nossas sociedades, em nossas instituições sociais e em todas as pessoas que administram pessoas”.

“Que a humildade e a sabedoria de Santo Antônio seja LUZ para que nossas comunidades continuem caminhan-do nas estradas da VIDA, COM FÉ, ESPERANÇA, PAZ E TRABALHO e com a continuidade de progresso. Que este povo que caminha iluminado por esta LUZ tenha acima de tudo A VERDADE, A VIDA, A JUSTIÇA E A FRATER-NIDADE...”

Somos um povo que crê, que reza e ESPERA... E que con-tinuamos com esta caminhada de um povo que se reúne e busca uma RESPOSTA aos nossos anseios...

AssuntaDeParis

REPR

OD

ÃO

Festa de Santo Antônio - 1990

A União dos Estudantes Secundários de Ben-to estará festejando com programação elaborada, hoje e amanhã, seus 20 anos. A Entidade, atual-mente presidida por Jovino de Souza, em baile pro-gramado para logo mais no Clube Ipiranga, elegerá sua nova soberana que sucederá Maisa Variani.

Sarandi, que neste ano festeja seus 35 anos de emancipação política, realiza, a partir de hoje a sua I.a. SEMANA, com uma extensa programa-ção, contando ainda com um baile com escolha da “Senhorita Sarandi”.

Bento Gonçalves já consta com um posto de Polícia Rodoviária, a qual pas-sou a patrulhar a estrada São Vendelino e outras estradas estaduais. Para melhor orientar a população sobre as finalidades da existência do Posto de Polícia Rodo-viária, o Comandante do Posto, Sargento Bittencurt, recebeu o apoio da Prefeitura Municipal para realizar palestras e cursos aos principais colégios do muncicípio.

Inúmeros são os perigos que representam as brincadeiras com fogos de artifício durante as festas juninas, incluindo a queima de ba-lões. Na capital do estado foram organizadas diversas campanhas a fim de conscientizar a população do risco. Segundo os médicos, o risco é maior com as bombas, pois a garotada inventa diversas formas para conseguir maior poder de detonação. Os pais devem ter muita atenção nestes dias de festas, pois a garota-da podem tentar fugir das recomendações e submeterem-se a riscos.

Seguanda-feira, dia 24 é dia de São João e este fim de semana marca o início das festas juninas com muitas fogueiras, espoucar de fo-gos, jogos e diversões. Festejat São João é uma tradição que vai caindo e a utilização de fogos e artifícios vem sendo limitada ao máximo. Ha-vendo inclusive campanhas para a sua proibi-ção pelo perigo que pode representar aos usu-ários. Mas, em algum lugar e de alguma forma, São João é festejado, o Colégio Medianeira fará sua festa amanhã, já a Escola de Enologia tem sua programação Junina marcada para o dia 29, os outros educandários não promoverão.

Embaixador Italiano visitou Bento Gonçalves

O Embaixador italiano no Brasil, Sr. Carlo Enrico Giglioli, que esteve em nosso Estado durante uma semana,

fez uma visita ao nosso Município no último sábado. O Embaixador, que veio acompa-nhado de sua Esposa, Sra. Ivone Giglioli, do Consul e Consulesa da Itália no RGS, Sr. Renato Rabby, e do Adido Cultural Domenico Gardello, foi recepcionado pelo Prefeito Darcy Pozza. Seu programa em nosso Município constou também de uma visita à Pozza Móveis , onde o embaixador manifestou sua satisfação de ver máquinas de fabricação italiana, e uma visita à Dreher S/A., onde dis-se que se sentia como em sua própria terra. Na noite de sábado, S. Excia. foi recepcionado com um jantar ofere-cido pela Municipalidade, presentes autoridades do Município.

Edição de 22 de junho de 1974

Page 28: 21-06-2014 - Jornal Semanário - Edição 3039

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

BENTO GONÇALVES

Sábado21 DE JUNHO DE 2014ANO 47 N°3038R$ 3,00

64 páginas

Primeiro caderno .................. 28 páginasCaderno S ............................ 12 páginasEsportes ................................. 8 páginasEmpresas & Empresários ......... 8 páginasSaúde & Beleza ....................... 8 páginas

EditorialO descaso com as soluções fala sobre a falta de ousadia dos administradores

Desrespeito continuaConsumidor segue tendo que esperar por muito tempo para ser atendido nas agências bancárias da cidade Página 8

Bancos

Copa do Mundo

“Gringos” de Bento que secam o Brasil

Caderno de Esportes

Downhill

ADHV disputa etapa do gaúcho amanhã

Caderno de Esportes

Compras na internet

Os cuidados antes de adquirir produtos

Página 21

SILVIA DA

LMA

S