21/09/2011 - bairros jornal semanário

4
Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 Bairros página 2 O orgulho gaúcho Morador do bairro Universitário exibe em sua residência um Galpão Crioulo de pura tradição na semana farroupilha. A VOZ DOS BAIRROS Esgotos continuam sendo problema nos bairros página 2 SOCIAIS DOS BAIRROS Imagens de quem prestigiou eventos da cidade página 4 NOEMIR LEITÃO Memória Juvenil: as histórias do Leão da Várzea nos anos 1950 página 3 ARQUIVO PESSOAL Pavimentação Ruas do Vila Nova e do Salgado recebem obras página 3 ALMIR DUPONT, DIVULGAÇÃO

Upload: jornal-semanario

Post on 25-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Edição 2757 - 21/09/2011 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 21/09/2011 - Bairros Jornal Semanário

Quarta-feira, 21 de setembro de 2011Bairros

página 2

O orgulho gaúchoMorador do bairro Universitário exibe em sua residência um Galpão Crioulo de pura tradição na semana farroupilha.

A VOZ DOS BAIRROS

Esgotos continuam sendo problema nos bairros

página 2

SOCIAIS DOS BAIRROS

Imagens de quem prestigiou eventos da cidade

página 4

NOEMIR LEITÃO

MemóriaJuvenil: as histórias do Leão da Várzea nos anos 1950

página 3

ARQUIVO PESSOAL

PavimentaçãoRuas do Vila Nova e do Salgado recebem obras

página 3

ALMIR DUPONT, DIVULGAÇÃO

Page 2: 21/09/2011 - Bairros Jornal Semanário

Na Vila dos Eucaliptos continua a reclamação dos mora-dores com relação a um buraco próximo a casa 285, da rua Ari da Silva. Já faz dois anos que este buraco existe próxi-mo a tubulação de esgoto. Algumas donas de casa ressaltam que já fizeram contato com os órgãos competentes sobre esse problema, mas até o momento nada foi solucionado. O buraco atingiu a parte do bueiro e o cheiro forte predomi-na, além da proliferação de insetos. A preocupação aumenta com as chuvas, já que existe a presença de ratos.

Os moradores da rua Claudino Provensi, no Licorsul, querem reformas nos esgotos que ficam no final da via. As pessoas que residem nas proximidades afirmam que existe uma água com mau cheiro que desce do barranco e preju-dica as famílias do lugar. Já foram feitos contatos com a secretaria de Meio Ambiente, mas ainda não ocorreu retor-no. Eles querem uma solução de imediato para o problema.

No bairro Santa Helena, no cruzamento da Silvio de Freitas com a Severo Giocomelli, os moradores estão reivin-dicando pavimentação, já que as residências próximas não suportam mais tanto poeira no período de verão. Além disso, há um banhado próximo que continua causando problemas para uma moradora. Ela afirma que, quando chove, a água acaba entrando na parte abaixo de sua residência. Este ba-nhado existe há muito tempo e uma limpeza já foi solicitada.

Na rua Luis Menegotto, no bairro Santa Helena III, os moradores querem um solução para a falta de pavimenta-ção. Muitas famílias que residem no local ressaltam que já ocorreram visitas de representantes do poder público vá-rias vezes, mas a rua continua com problema de esgoto e sem infraestrutura. Quando chove a água acaba alagando parte dos pátios. Nesta mesma rua há um grande fluxo de veículos, inclusive de ônibus.

No bairro Pomarosa I, a rua Recife necessita de pavi-mentação asfáltica para que haja melhoria em toda a área. Os moradores querem uma mudança no local, pois a rua é a principal ligação do bairro com os demais pontos da cidade. Há buracos em todo o seu prolongamento e muito fluxo de veículos. Os moradores já solicitaram junto aos ór-gãos competentes para que seja implantado asfalto, porém ainda não tiveram retorno.

A Avenida Presidente Costa e Silva, no Planalto, foi alvo de vandalismo. Algumas mudas de árvore que foram plan-tadas na calçada para embelezar o local foram quebradas e arrancadas. Os pedestres que fazem caminhadas todas as manhã querem uma ação mais rigorosa da Brigada Militar contra este tipo de atitude nos bairros da cidade. As mudas deverão ser replantadas e haverá uma fiscalização maior para que não haja este vandalismo contra a natureza.

Os moradores dos bairros Conceição e Juventude que-rem uma solução para o problema da falta de lixeira, prin-cipalmente nos locais de difícil acesso para a colocação do lixo orgânico. Muitos sacos abertos estão sendo colocados em barrancos, sem qualquer proteção, o que vem causando indignação por parte dos moradores mais próximos. Eles já sugeriram para os órgãos competentes que, novamente, haja a implantação de uma lixeira maior, que facilitará para toda a comunidade ter o controle do depósito do lixo.

Está faltando mais horários de ônibus para o bairro Santa Marta e Santa Helena no período noturno. Muitas pessoas que trabalham na parte da noite até mais tarde rei-vindicam ônibus em horários alternativos, já que eles es-tão fazendo o itinerário num espaço de uma hora e meia. Muitos usuários acreditam que, tendo mais horários como opções depois das 19 horas no sentido bairro/centro irá suprir esta demanda para quem realmente necessita do transporte urbano.

2 Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 Bairros

O galpão crioulo de João e Maria atrai vizinhos e amigos

FOTOS NOEMIR LEITÃO

Noemir Leitão

Especial

Morador mostra que honrar a cultura do sul não tem local nem hora

Gaúcho de tradição até na própria residência

Para quem nasceu no Rio Grande do Sul, o orgulho de

ser gaúcho fica estampado não somente nos jogos da dupla gre-nal contra equipes de fora, nem só quando se está nos GTGs dançando o saboreando um bom churrasco e tomando um chimar-rão. É justamente durante o 20 de setembro que gaudérios demons-tram o orgullho com maior força.

No bairro Universitário, um morador faz desta data a grande chance de mostrar seu gauchis-mo para quem o visita durante os festejos da semana farroupi-lha. O casal João Vitória, 77, e Maria Vitória, 76, aposentados, enfeitam a casa com toda a cul-tura gaúcha. João cria um verda-deiro galpão crioulo denomina-do “Galpão do João e Maria”, onde faz churrasco e carreteiro, curtindo muita música gaudéria e recebendo seus convidados, que ficam encantados com a paixão pelas coisas do Rio Grande. Até mesmo um pequeno curral arte-sanal e um banheiro nativo são construídos pelo morador.

Para João Vitória, o mais im-portante é fazer com que as pessoas se sintam bem no ran-cho que ele monta. Há uma co-zinha bem equipada, com todos os ingredientes que os galpões

A VOZ DOS BAIRROSNoemir Leitã[email protected]

gaúchos necessitam para fun-cionar. “Aqui recebo todos os meus amigos e vizinhos numa grande confraternização, pois quem chega no meu rancho gaú-cho não sai sem tomar um bom chimarrão, comer um pedaço de carne e saborear uma pinga cam-peira”, diverte-se.

A esposa Maria ajuda a prepa-rar o chimarrão, o carreteiro e as saladas, enquanto o churrasco fica assando no fogo de chão, tudo à moda campeira. “Isso sim mostra que somos acostumados a honrar nossa tradição”, salien-ta. Seu João ressalta que já faz um bom tempo que realiza esse trabalho na semana farroupilha e que, no ano passado, tomou uma boa dimensão, já que foi divulgado por diversos veículos de comunicação. “Estou feliz,

não por ter sido divul-gado, mas porque as pessoas conheceram um verdadeiro gaúcho sempre honrado e cul-tivando as tradições”, explica.

Decoração à moda gaúcha

Em toda a casa do aposentado, está es-tampada a cultura gaúcha. O vizinho

Guido Lagunas, 70, e a esposa Lourdes Lagunas, 67, ficam en-cantados com a receptividade do amigo de muitos anos. Para eles, a residência decorada mostra que o Rio Grande do Sul tem sua riqueza cultural divulgada nas mãos e na criatividade de quem realmente festeja a data.

João afirma que participa de atividades e do desfile farrou-pilha. “Sou gaúcho autêntico e cultivo as tradições do meu es-tado. A minha casa sempre será transformada num galpão criou-lo para receber meus amigos e vizinhos porque assim que deve-mos ser, não somente nesta data, mas sempre, como o verdadeiro povo hospitaleiro gaúcho é co-nhecido lá fora”, conclui.

[email protected]

Page 3: 21/09/2011 - Bairros Jornal Semanário

3Quarta-feira, 21 de setembro de 2011Bairros

Noemir Leitão

Memória Esportiva

Clube amador era conhecido como o Leão da Várzea e serviu de base para atletas que depois jogaram no Esportivo

Juvenil, famoso time do Centro

Em 6 de setembro de 1952, foi fundado o Grêmio

Atlético Juvenil, do bairro Cen-tro. Um time que fez história no futebol local e uma das primei-ras entidades esportivas ama-doras de Bento. Venceu diver-sos torneios e amistosos, além de conquistar por três vezes o campeonato varzeano, de 1958 a 1960. Além disso, conquistou diversos torneios e competições na cidade e no interior.

Foram inúmeras partidas inesquecíveis que o Juvenil realizou ao longo de sua exis-tência. O clube era conhecido como o Leão da Várzea, pois era uma máquina de fazer gols. Dessa equipe, muitas persona-lidades que hoje labutam como empresários, políticos, médicos e desportistas passaram pelo Juvenil. Nomes como os ex--prefeitos Darci Pozza e For-tunato Rizzardo, e de dirigen-tes conhecidos como Olmes Pertile, Gabriel Pompermayer (Pinga), Sergio Pozza, Walmor

Fritoli, Dolmires Vicentin Lu-nardi, Soly Pompermayer e An-tônio Carlos Carli (Geada).

O time do tricampeonato

O Grêmio Atlético Juvenil ti-nha um elenco que daria inveja a qualquer clube de hoje. Teve nomes importantes, como An-tônio Menegotto (dirigente), Walter Bertuol, Bartholomeu Pasquetti (Clésio), Dalcir Fon-tanella, Victório Flávio Fritolli

(Pinicilina), Alexandre Cusin, (Chandú), Caetano Valenti, Ri-cheto Treméa, Adelar Bertuol, Vasco Pompermayer (Técnico), Paulo Lindemayer, Normélio Neis, Valgir de Azevedo Pi-res, Odyr Bertani, Christiano Ziegler Neto (Avião), Eugênio Chiaparin (técnico). Também participaram atletas como Wal-ter Basso, Lucindo, Azir Biazin, Sérgio Marques, Chico, Sapinho, Alfeu, Toco, Aldo Carli, José Valduga, René Tesser, Edyr, Ivo

Gregol, Olir Schenatto, Trovão, Vanius Michelin, Hentz, Juarez, Baldo. Eles fizeram parte da equipe que iniciou uma campa-nha que veio a culminar com o tricampeonato de 1960.

Base para o Esportivo

Geada conta que num jogo realizado em fevereiro de 1962 diante do Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, o Juvenil jogou contra o time esmeraldino e

somente perdeu o jogo aos 39 minutos do segundo tempo, mas aquela partida foi funda-mental, já que um dirigente do Esportivo esteve no jogo e, após, alguns jogadores do Juve-nil fizeram parte do Esportivo, que havia encerrado suas ativi-dades esportivas desde 1958, retornando em 1969. “Naquele time do Juvenil, tínhamos um grande elenco, logo, muitos atletas nossos foram para o al-viazul”, disse.

Porém, o clube, depois de buscar várias façanhas e con-quistar títulos como o tricam-peonato da várzea, foi des-manchado, já que muitos de seus atletas, com a criação do amadorismo, tiveram novas ambições e incentivos de ou-tros clubes. Geada conta que, mesmo assim, o Juvenil sempre teve um prestígio muito grande no futebol varzeano de Bento Gonçalves, até porque neste tempo, dava prazer em jogar futebol”, conclui.

[email protected]

Time que iniciou série de vitórias com a campanha para o tricampeonato varzeano de 1960

ARQUIVO PESSOAL

VILA NOVA E SALGADO

Ruas recebem melhorias

Prefeitura já terminou a pavimentação da Arlindo Menegotto, que também recebeu drenagem pluvial

Duas ruas no bairro Vila Nova e outra no bairro Salgado estão recebendo melhorias realizadas pela secretaria de Obras e Viação. Nas ruas Ivalino Bonatto e Ar-lindo Menegotto, no bairro Vila Nova, foram realizadas obras de pavimentação basáltica e drena-

gem pluvial. “Com metragem de 2.420 metros quadrados e investimento de R$ 139.167, a rua Ivalino Bonatto já está com a pavimentação concluída” afir-ma representante da secretaria. O calçamento da rua Arlindo Menegotto está em andamento, serão 4.340 metros quadrados e um investimento de R$ 263.274.

Na sexta-feira, 16, teve início o asfaltamento da José Bene-detti, no Salgado, que também vai receber drenagem pluvial, no caminho de 325 metros entre o cruzamento com a rua Joana Guindani Tonello até a Igreja do Salgado.

[email protected]

Clarissa Dutra

ALMIR DUPONT, DIVULGAÇÃO

Page 4: 21/09/2011 - Bairros Jornal Semanário

4 Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 BairrosSociais FOTOS NOEMIR LEITÃO

Nataly da Rosa da Silva, de apenas 5 anos, já é um dos charmes infantis do bairro Conceição

Geltrude e Ivaldo Penso prestigiando eventos da comunidadeO jovem casal de namorados Bruna Bianchi e Renan Carvalho Picoli, em festa do realizada no Barracão

Luis Henrique Vieira, 4 aninhos morador do bairro Centro

Acelino Gheno e Ana da Silveira, gaúchos de tradiçãoAlunos da escola Noely Clemente de Rossi, apesar de pequenos, honrando a pátria

ARQUIVO PESSOAL