21/09/2013 - jornal semanário - edição 2962

32
Museu do Imigrante BENTO GONÇALVES, SÁBADO, 21 DE SETEMBRO DE 2013 – ANO 47 – N°2962 – R$ 3,00 – www.jornalsemanario.com.br Página 13 Campus vai ter cursos de Engenharia Esporte de colecionador Debate vai ser em seminário UFRGS NA SERRA ANTIGOMOBILISMO Brilho de Bento em seleção TÊNIS DE MESA Farrapos vai a SP decidir seu futuro RÚGBI Página 19 Moradores esperam por área de lazer BAIRRO ZATT CAUSA ANIMAL Página 12 O resgate da história pede passagem Grupo de profissionais, formado por historiadores, arquitetos e produtores culturais, em parceria com o poder público, anuncia a retomada das obras do prédio que completa seu centenário de construção este ano e é um dos principais patrimônios da cidade Disputa por espaço mostra que os dois lados cometem imprudências e precisam ser reeducados SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO A eterna luta entre pedestres e motoristas Páginas 16 e 17 Página 10 JOSIANE RIBEIRO

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 13-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Museu do Imigrante

BENTO GONÇALVES, SÁBADO, 21 DE SETEMBRO DE 2013 – ANO 47 – N°2962 – R$ 3,00 – www.jornalsemanario.com.br

Página 13

Campus vai ter cursos deEngenharia

Esporte decolecionador

Debate vai ser em seminário

UFRGS NA SERRAANTIGOMOBILISMO

Brilho de Bento em seleção

TÊNIS DE MESA

Farrapos vaia SP decidirseu futuro

RÚGBI

Página 19

Moradores esperam por área de lazer

BAIRRO ZATT

CAUSA ANIMAL

Página 12

O resgate da história pede passagem

Grupo de profissionais, formado por historiadores, arquitetos e produtores culturais, em parceria com o poder público, anuncia a retomada das obras do prédio que completa seu centenário de construção este ano e é um dos principais patrimônios da cidade

Disputa por espaço mostra que os dois lados cometem imprudências e precisam ser reeducados

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

A eterna luta entre pedestres e motoristas

Páginas 16 e 17

Página 10

JOSIA

NE RIBEIRO

Page 2: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 20132 Opinião

A lição do PibinhoEDITORIAL ARTIGO

O tímido crescimento registrado pela economia de Bento Gonçalves em 2012, revelado em números pela 42ª edição da revista Panorama Socioeconômico, lançada esta semana pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CICBG), derruba a ilusão, alimentada há anos, de que a cidade seria uma ilha de prosperidade em meio à crise nacional e internacional. Mesmo que não apresente motivos para grande preocupação, os nú-meros, que apontam para um crescimento de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do município no ano passado, em relação aos resultados de 2011, permitem reflexões importantes.

O desempenho praticamente acompanhou o fraco resul-tado da economia do Brasil, que cresceu 0,9% no ano passa-do, mas superou o comportamento do Rio Grande do Sul, que no mesmo período registrou uma retração de 1,8%, em grande parte como consequência da forte estiagem que pro-vocou um desaquecimento do setor agrário. Mas é na com-paração consigo mesmo que os números de Bento chamam a atenção. O resultado é significamente inferior aos 4,7% de crescimento da riqueza registrados em 2011 na relação com 2010, que já foi um ano muito positivo, isso que os primeiros anos da década foram marcados pelas consequên-cias da crise internacional deflagrada em 2008 e que até hoje influencia a atividade produtiva no mundo todo.

No início do decênio, Bento conviveu com uma economia em franco crescimento, impulsionada pelos resultados da in-dústria e o pleno emprego. Pois, dois anos depois do início da década, é exatamente o resultado do setor industrial que puxa para baixo o desempenho da economia local. Enquanto o setor

de serviços segue liderando o crescimento no município, com um acréscimo de 3,5% do PIB setorial, seguido pelo comércio, que cresceu 2,4%, pela primeira vez no milênio a indústria de Bento registrou queda na geração de rique-zas. Ainda que moderada, o decréscimo de 0,3% do PIB acende o sinal de alerta e pro-voca questionamentos acerca

dos motivos que levaram ao resultado e sobre o que reserva o futuro da principal atividade econômica da cidade.

Se parece estar provado que o crescimento do PIB influen-ciado pelo incentivo à demanda interna não é sustentado, o baixo crescimento do PIB deve-se em grande parte devido a essa política adotada pelo governo brasileiro, com a redução do IPI para bens duráveis e redução dos preços em outras áreas, como energia. Porém, a estagnação dos preços inter-nacionais somada às condições do mercado de trabalho e ao baixo crescimento da produtividade, o que gera uma queda nas importações a preços baixos, é o que leva a esse pífio crescimento do PIB. O tema principal para o crescimento econômico de longo prazo é a infraestrutura, exatamente um dos fatores que ajudam a derrubar o PIB industrial, aliado a questões como a alta carga tributária e custos de produção.

Investir em infraestrutura gera custos no curto prazo, é certo, mas é ele que pode garantir um crescimento sustenta-do do PIB no longo prazo. Os impactos sobre o crescimen-to se dariam no aumento da produtividade e no mercado de trabalho. Enquanto o país não aprender esta lição básica, os reflexos locais terão continuidade. Além disso, é preciso estabelecer um ajuste fiscal, garantir a contenção de gastos do governo e realocação de recursos para os investimentos. Aqui, o que está em jogo é a continuidade de um sistema que emperra o crescimento impondo barreiras como a ine-xistência de modais de transporte de cargas mais eficientes, por exemplo, como a péssima condição das estradas, como as escorchantes tributações sobre a produção ou a ausência de políticas de longo prazo, que esboroam a competitividade das indústrias locais em relação tanto ao mercado nacional quanto no comércio mundial. O resultado é a estagnação.

Dois anos depois do início da década, é exatamente o resultado do setor industrial que puxa para baixo o desempenho da economia local

Libertação animal no BrasilLivro publicado nos anos 70 está no centro das atuais discus-

sões sobre bioética. O autor do livro intitulado Libertação Animal é PETER SINGER, filósofo australiano, nascido em Melbourne, que tem posições firmes sobre alguns dos mais controversos te-mas da atualidade como direitos dos animais, desobediência civil, eutanásia, aborto e mudanças climáticas.

Dentre esses temas focados pelo filósofo o que mais chama a atenção sem dúvida alguma, é o tema sobre os direitos dos ani-mais. Singer é defensor da expansão do princípio da igualdade na consideração da dor e do sofrimento para atender aos interesses e preferências tanto de humanos quanto de animais.

Para Singer, a sensibilidade ou a capacidade de sofrimento, as-sociada à consciência desse sofrimento (senciencia), é o critério de referência para identificar os seres sujeitos de interesse. E isto indica que estes seres têm interesse em receber um tratamento que os poupe de circunstâncias dolorosas.

O atual sistema de produção busca metas de crescimento cada vez mais altas e consequentemente, mais danosas à fisiologia ani-mal. Peter é contrário ao modelo de produção agroindustrial pro-jetado para o confinamento completo e intensivo. Isso significa que os animais são forçados a viver em gaiolas individuais ou baias coletivas projetadas para alojar o máximo de animais no mínimo de espaço físico.

Para os animais de produção ou de fazenda, são aceitas práticas que impõem dor e sofrimento (castração e corte de cauda sem anestesia, debicagem, limitação de movimentos devido à lotação, passam a vida toda em celas ou baias individuais, dentre inúmeras outras situações). Singer conclui: se os consumidores de produtos de origem animal conhecessem os locais, as condições e a forma como os animais são criados e mortos, será que continuariam a consumir os corpos, ou melhor, as carcaças desses animais?

Para finalizar esse tema, controverso na sua essência, destaco ainda dois fatos jurídicos. O primeiro trata da cassação da limi-nar feita pelo TRF/4 que até então proibia animais saudáveis em pesquisas, liberando a Universidade Federal de Santa Maria a usar novamente esses animais para fins didáticos em sala de aula e labo-ratórios. Para quem não lembra mais, essa ação foi proposta depois da divulgação de uma tese de doutorado, naquela Universidade, so-bre reconstrução mandibular feita em cães e gatos sadios. Alguns desses animais ficaram mutilados, muitos deles com mandíbulas quebradas após terem servidos de cobaias. O autor da ação (Mo-vimento Gaúcho de Defesa Animal) entende que a prática no bio-tério da Faculdade que viabiliza o uso de animais saudáveis como recurso pedagógico, configura a prática de maus tratos.

Segundo: a Promotoria de Justiça de Porto Alegre entrou com uma ação na Justiça contra FS devido a maus-tratos causados a um filhote de cão (40 dias) da raça poodle.

O MP pede à Justiça a fixação de uma compensação pelos da-nos morais coletivos, de caráter punitivo e pedagógico.

Como se vê, para prevenir prejuízos no campo científico, ani-mais saudáveis são sacrificados em nome da ciência e outros têm seus direitos garantidos.

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet A pergunta que não quer calar

“Sem plano de saúde eu estaria morta. Quem não tem plano morre” a afirmação foi feita pela cantora Beth Carvalho após um ano e um mês hospitalizada por causa de uma artrose no fêmur que a obrigou a

colocar pinos provisórios na base da coluna. Quem discorda da sambista?

Envie a sua sugestão de pergunta pelo e-mail [email protected]

Alceu [email protected]

Page 3: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 3Opinião

O que você achou da contratação do novo técnico

do Clube Esportivo?

TrêsPontos... “Espero que ele faça o melhor pelo clube e realize um bom tra-balho, pois já possui uma experiência e é conhecedor do futebol

gaúcho”. Fabiane Prigol, 31 anos, gerente de loja, moradora do bairro Maria Goretti.

“Acho que chega num momento certo para colocar o time entre os melhores do esta-do, assim eu espero, e que faça um excelente

trabalho, pois já tem experiência”. Vitalino De Villa, 64 anos, comer-ciante, morador do Centro.

“Achei interessante ser uma pessoa de fora do Rio Grande do Sul, pois o trabalho será diferente e o Esportivo terá uma nova dimensão nos pró-

ximos campeonatos”. Daiane Trevi-san, 29 anos, agente de turismo, mo-radora do Centro.

PainelO vereador Moacir Camerini (PT) enca-

minhou projeto a ser votado na Câmara de Vereadores sugerindo a isenção do IPTU para policiais civis e militares que atuam em Bento Gonçalves. A votação acontece na sessão da segunda-feira, 23.

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Nos dias 25, 26 e 27 de setem-bro acontece a etapa regional da 10ª MEP (Mostra de Edu-cação Profissional) promovi-da pela Secretaria Estadual de Educação, na Escola Estadual Santa Catarina, em Caxias do Sul. O evento terá a partici-pação dos alunos de estabe-lecimentos de ensino perten-centes às Coordenadorias de Educação de Bento Gonçal-ves, Caxias do Sul, Canoas e São Leopoldo. Os 47 traba-lhos científicos já foram sele-cionados por uma comissão julgadora e envolverão 180 estudantes, de diferentes ida-des, que durante os três dias estarão expondo as criações aos demais alunos da rede es-tadual mediante agendamento das escolas.

Na manhã da quarta-feira, 18, alunos do 4º ano da escola Maria Goretti participaram de uma blitz educativa na Campanha da Sema-na Nacional de Trânsito, em frente ao Corpo de Bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha. Orientados pelos agentes do DMT, os jo-vens entregaram aos motoristas folhetos in-formativos e mudas de flores simbolizando a vida. A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Viação e Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

O Grupo IcCrew foi premiado no 19º Santa Maria em Dança, obtendo o 2º lugar entre muitos participantes. A Coreografia “Ladies” categoria Infanto-Juvenil reuniu as meninas Carolini Araújo, Mirella Santana, Indiara Souza, Iasmin Silva e Tatiana Florkoski e na Coreografia “Contratempos”, categoria adulto reuniu os jovens Fabiano Lisboa e Fabrício Lisboa. Assim, o município teve uma representação exemplar neste evento, que contou com muitas academias de danças do Rio Grande do Sul.

O Sindicato dos Empregados em Es-tabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves deve definir na segunda--feira, 23, se os profissionais da cate-goria vão aderir a greve nacional que iniciou na quinta-feira, 19.

Fiscalização

MEP 2013

Blitz educativa

Grupo IC Crew é premiado em Santa Maria

HUMOR Moacir ArlanG

USTAVO

BOTTEG

A, D

IVULG

AÇÃ

O

[email protected]

Entre os dias 23 e 27 de setem-bro, agentes fiscais do Conse-lho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Sul (Crea-RS) realizarão um Programa Intensivo de Fiscalização (PIF) nos muni-cípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Prata, Carlos Barbosa, Guaporé e Serafina Corrêa. A abertura está pre-vista para às 11 horas do dia 23, na Inspetoria de Bento Gonçalves (Rua Visconde de São Gabriel, 392, sala 42). Esta fiscalização terá como foco as áreas industrial, ho-teleira, de construção civil, de segurança do trabalho e de postos de combustível. O objetivo da ação é averiguar a existência de Responsabi-lidade técnica pelo projeto e execução dos trabalhos, regis-tro da Anotação de Respon-sabilidade Técnica e Registro das Empresas de Engenharia, além da manutenção e instala-ção de equipamentos nos es-tabelecimentos.

O Dia do Gaúcho foi comemorado ontem, mas os festejos farroupilha conti-nuam até amanhã. Seja no Parque de Rodeios Municipal, no CTG, nos fundos de casa ou na churrasqueira do apartamento, o final de semana pede um bom e suculento churrasco. Honrando as tradições gaúchas, a turma do Herdeiros da Bombacha, da Sociedade Botafogo, comemorou a Semana Farroupilha fa-zendo um costelão na sede campestre do clube. De parabéns o patrão Jorge Vanderlei Protto, porque o assado está dando água na boca até pela fotografia.

IPTU zero para policiais

Greve dos bancos

RAFAEL FANTIN, O DENTINHO, FALANDO SOBRE O BOM RETORNO DO BENTO VÔLEI NO ESTADUAL

Sabemos que o Canoas é o time a ser batido

Dia de costelão

Page 4: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 20134 Opinião

Antônio [email protected]ônioFrizzo

ÚLTIMASPrimeira: Há luz no fim do túnel, afinal. O Mi-nistro do Supremo Tribunal Federal não “jogou para a torcida”, não se submeteu ao desejo da “grande imprensa”, seus pit bulls e partidos po-líticos, julgando o que lhe cabia com fundamen-to técnico e jurídico;Segunda: Da mesma forma que no ano passa-do, assisti ao seu pronunciamento e voto. Celso de Mello foi catedrático, isento. Ano passado condenou todos. Agora seu voto e de mais cinco possibilita aos réus o mais elementar dos direi-tos: o de ampla defesa;

Terceira: Celso de Mello não absolveu ninguém. Até penso que manterá as condenações após a apresentação dos embargos. Só o fato de permitir a defesa já foi uma grande coisa;

Quarta: Na verdade, os embargos preju-dicarão os petistas, já que o julgamento de vários processos contra alguns antipetistas não serão julgados ANTES das eleições, be-neficiando-os;Quinta: E o que foi a baixaria de alguns setores da imprensa? Declarações de “um corrupto a menos”, festejando a morte por câncer de Luiz Gushiken, que foi absolvido pelo STF, foram nauseabundas;Sexta: Já têm muitos políticos com as barbas de molho, depois da cassação do mandato de deputada carioca que recebia retorno de parte (68%) dos salários de seus funcionários;

Sétima: Há muitos políticos contratando fun-cionários com essa condição Brasil afora. Essa gentalha – ambos, porque corrupto é que recebe e quem paga – precisa ser erradicada. Denunciar é preciso;

Oitava: Já ouvi dizer que há funcionários que fazem empréstimos bancários em seu nome para antecipar o “retorno” a quem os emprega no serviço público. Será verdade?Nona: Alguém já percebeu as novas sinaliza-ções de trânsito em Bento? Recebi fotos. Até vasos e engradados são usados para “garantir vaga de estacionamento”.Décima: Não bastam cordões de calçada pin-tados de amarelo pelos “proprietários” das va-gas. Agora colocam esses objetos. E alguém sabe se as vagas para idosos e deficientes físicos estão sendo respeitadas e fiscalizadas?

Décima-primeira: Um motorista bento-gonçal-vense ligou dando uma sugestão: que o Departa-mento de Trânsito da prefeitura contrate a pessoa que sincronizou as sinaleiras de Caxias do Sul, já que em Bento não temos entendidos no assunto;

Décima-segunda: Sábado próximo teremos as eleições para renovação do Conselho Deli-berativo do Grêmio. Dia 16 encerrou a vota-ção pelo Correio, mesmo que muitos sócios não tenham recebido o envelope;Décima-terceira: Os que acompanham essas eleições constataram que não ficam a dever às eleições político-partidárias. Possuem todos os mesmos ingredientes;Décima-quarta: Com relação ao time do Grêmio, percebi grande número de gremistas que já entenderam que não conquistará nada neste ano. Dizem que o time não corresponde dos gastos e salários pagos. E hoje, às 21h, en-frenta o Vitória, em Salvador. Vencerá?

A HISTÓRIA DA “CRISE”...

Tenho lido coisas nos últimos doze meses que me deixaram preocupado e exigindo que fizesse consultas, pesquisas, análises e estudos. Afinal, “renomados economistas”, vários ligados aos grandes meios de comunicações – TVs, jornais, rádios e revistas – cuja credibilidade perante a população (não toda, é claro, porque ainda há vida inteligente fora da “opinião publicada”) leva muita gente a fazer afirmações “categóri-cas”. Como é hábito meu nunca acreditar no que leio, ouço ou vejo sem antes BUSCAR A CONFIRMAÇÃO de notícias ou informações, por vezes fiquei perplexo com o que li, vi e ouvi em vários momentos. Quanto se ouviu falar em “crise” nos últimos anos? Não a verdadeira crise, aquela que começou nos Estados Unidos e contaminou toda a Europa, levando países à quase falência. Pois é, mas essa quebradeira toda não conseguiu atingir o Brasil. O ex-presidente Lula disse que o tsunami da crise chegaria como uma “marolinha” (aquelas ondas pequeninas que batem nas praias em locais de mares não abertos). Obviamente, os “economistas experts” e políticos de oposição deitaram e rolaram na gozação ao ex-presidente.

...QUE NÃO CHEGOU...A economia de vários países foi destroçada, in-

clusive a dos Estados Unidos. O Brasil, apesar de tudo, conseguiu se manter uma tanto quanto distante da crise. Entretanto, a partir do segun-do semestre de 2012, os “economistas” da grande imprensa começaram um grande campanha “pró--crise” no Brasil. Suas previsões de aumento des-controlado da inflação exigiria aumento na Taxa de Juros (Selic) como elemento para mantê-la sob controle. Insistiram tanto que até alguns aumentos de preços sazonais – como o do tomate, por exemplo – foram utilizados como “vilões” da inflação e afir-mações de que “o governo não está agindo no seu controle” eram diárias. Encheram tanto o saco que a Taxa de Juros, que havia chegado ao mais baixo patamar da história do Brasil, passou a ter eleva-ções mensais. E insistiam eles na tal de “crise”. Não tivesse o governo sólidas diretrizes e teriam sucum-bido totalmente aos “interésses” dos “economistas”, os pit bulls da grande imprensa a soldo dos “donos do Brasil”. A inflação subiu um pouco além do teto da meta, chegando a percentual inferior a 50% do que estava em dezembro de 2002. Mas, era – e ain-da é, pelo menos até as eleições do ano que vem – necessário que a “crise” viesse forte, com recessão, desemprego, juros altos, economia estagnada. E aí?

...MAIS OU MENOS ASSIM:

Pois é, essa historinha que se tornou emblemá-tica nos negócios e nas administrações pública e privada se encaixou como uma luva de pelica no Brasil. Penso até enviá-la aos “experts” em eco-nomia e administração para que relembrem dela e se situem, antes de pagarem micos homéricos como têm acontecido. Leia-a, por favor, e cons-tate se não é exatamente o que está acontecendo. Eis a história:

“O HOMEM DO CACHORRO-QUENTE”

“O homem que vendia cachorros quentes à beira da estrada tinha problemas de audição por isso não ouvia rádio. Tinha problemas de visão e por isso não lia jornais nem via televisão. Mas o homem vendia bons cachorros quentes. Colocava sinais na estrada a indicar a sua barraca. Toda a gente gostava dos cachorros quentes do homem. Com o passar do tempo, ele com-prou uma barraca maior, e começou a andar pela região a ven-der os seus cachorros quentes, que toda a gente adorava e com-prava. Melhorou a receita dos seus cachorros quentes e ainda mais pessoas compravam os seus cachorros, porque toda a gente os adorava. Ao seu filho, que acabara a universidade há pouco tempo, o homem pediu para ajudá-lo no negócio, para vender mais cachorros, porque toda a gente gostava dos seus cachorros e ele não tinha mãos a medir. O seu filho, informado e educado virou-se para o pai e perguntou: Você não lê os jornais? Não vê televisão? Não ouve rádio? Não sabe que estamos à beira de uma depressão económica, que as pessoas estão perdendo seus empregos, há falta de dinheiro em todo lado? Não sabe que es-tamos vivendo uma recessão?”.

“O HOMEM DO CACHORRO-QUENTE” II

Seguindo os “abalizados” ensinamentos do filho – certa-mente um “expert” no assunto – o processo continuou: “...O homem acreditou no filho. Afinal, o filho tinha estudado na universidade e estava informado porque via televisão, lia jor-nais e ouvia rádio. O homem deu ouvidos ao filho e começou por vender a barraca que tinha comprado recentemente. Re-tirou os sinais da estrada a indicar a barraca de cachorros. Desistiu da nova receita de cachorros, pois tinha ingredientes especiais e mais caros. De um momento para o outro, o ne-gócio dos cachorros entrou em declínio. O homem deixou de vender tantos cachorros, começou a ter falta de dinheiro e teve de encerrar o negócio. O homem, virou-se para o seu filho e disse “Filho, tinhas razão. Estamos mesmo numa depressão. Agora vamos esperar que passe e pode ser que se volte a abrir a barraca dos cachorros quentes um dia.” Moral da histó-ria? O pensamento negativo é contagiante e leva as pessoas a tomar as piores decisões nos momentos mais críticos. Resta saber, portanto, quantos brasileiros acreditarão na “crise” e terão que encerrar seus negócios. Quem viver, verá!

A CRISE BENTO-GONÇALVENSEAqui, em Bento, vivemos também uma crise. A crise da impu-

nidade, da falta de fiscalização e de educação no trânsito. Pedes-tres, ciclistas, motociclistas e motoristas em grande quantidade – bem mais do que seria lícito se esperar – estão, simplesmente, ignorando leis, regras e formas de conduta basilares no trânsito. O número de vítimas, fatais ou não, já atingiu patamares into-leráveis. As infrações de trânsito são uma constante. Basta uma breve voltinha por aí para se constatar a total alienação desses elementos todos que compõem o trânsito. Pedestres andando sem o menor cuidado; ciclistas pedalando de uma forma que aparen-ta se julgarem indestrutíveis; motociclistas sem a noção devida de que seu para-choque é o próprio corpo e motoristas que fizeram autoescola e se julgam os “melhores motoristas do mundo” e, por isso, dispensados de obedecer as leis e resoluções que norteiam o trânsito. O resultado é o que se constata: atropelamentos, choques, batidas, quedas, mortos e feridos. Insisto, Prefeito Guilherme Pa-sin: o que Bento Gonçalves está precisando, com URGÊNCIA, é mais agentes de trânsito trabalhando e MENOS cargos de con-fiança (regiamente remunerados, diga-se). Ah, sim, sei: eu e o povo que nos danemos. Ninguém da Prefeitura dará explicações. Como sempre. E dê-lhe abusos, acidentes, mortes...

Page 5: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 5

Page 6: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

O presidente do CIC, Jor-dano Zanesco, acredita que há espaço para Bento investir na formação de uma nova feira, voltada ao setor de tecnologia da informação, na cidade.

As três maiores empresas do setor moveleiro do sul do pa-ís são de Bento Gonçalves, se-gundo o ranking das 500 maio-res empresas do Sul realizado pela consultoria PWC.

Na ordem, a Todeschini, a Uni-casa e a Bertolini ocupam as pri-meiras posições entre as empre-sas do estado, de Santa Catarina e do Paraná. Entre as 10 maiores, só uma não é da Serra Gaúcha.

Com um faturamento de R$ 280 milhões em 2012, a Viníco-la Salton ocupa a primeira posi-ção do setor no ranking das 500 maiores do Sul do país.

Até o final da década, a Sal-ton deve crescer mais: nos pró-ximos seis anos, a vinícola deve investir R$ 45 milhões na ex-pansão dos negócios em Santa-na do Livramento.

35 empresas das 500 des-tacadas pela pesquisa são da Serra Gaúcha. Entre as cinco maiores, dois municípios se des-tacam: caxias e Farroupilha.

As duas maiores empresas serranas são as caxienses Ran-don e Marcopolo. Depois, seguem a Grendene, a Tramontina e a Co-lombo, todas de Farroupilha.

A Todeschini, primeira de Bento no ranking, aparece como a sexta maior empresa da Serra.

A Embrapa Uva e Vinho pro-move na próxima semana o Se-minário do Programa Alimentos Seguros (PAS) Uva para Proces-samento, que vai apresentar os primeiros resultados do projeto piloto para qualificação da pro-dução da fruta e dos processos para elaboração de sucos, vinhos, espumantes e outros derivados.

A programação inclui deba-tes técnicos sobre segurança na produção vitícola e sobre gestão da segurança e da qualidade nas vinícolas. O lançamento nacional do PAS Uva para Processamento encerra o seminário.

Sábado, 21 de setembro de 20136 Opinião

Rogério Costa [email protected]

ARQ

UIV

O

Ponto

O lançamento da 42ª edição da Revista Pa-norama Socioecônomico de Bento Gonçalves pelo CIC esta semana apresentou dados que, se não preocupam, acendem um sinal de alerta sobre o cenário da economia local. Interrom-pendo uma sequência de crescimento relevan-te registrada na última década, o ano passado mostrou um resultado bem mais modesto: o Produto Interno Bruto (PIB) de Bento regis-trou um crescimento tímido de 0,8%, contra os 4,7% apontados na pesquisa anterior, relativa ao ano de 2011. O desempenho da economia de Bento equivale ao verificado no país, que viu seu PIB crescer 0,9%, e é maior que o do estado, que sofreu com uma retração de 1,8%, ocasionada principalmente pela forte estiagem. O problema é a queda em relação a si mesma, o que projeta um cenário bem menos otimista, confirma que a economia sente com mais força os reflexos das mazelas nacionais que reduzem a competitividade e mostra que Bento não está imune às crises.

O mais preocupante é que o resultado glo-bal da economia foi puxado para baixo exata-mente pelo setor produtivo mais importante do município, a indústria. Os números de 2012 mostram uma queda de 0,3% nas riquezas pro-duzidas pela atividade industrial, setor que gera mais empregos em Bento e é responsável por 66% do faturamento entre as empresas locais. Mesmo assim, o bolo do setor cresceu 5% em 2012, passando de R$ 4,9 bilhões em 2011 para R$ 5,1 bilhões ano passado. O ritmo também é menor: de 2010 para 2011, o aumento do fa-turamento era de dois dígitos. A diminuição da produção também pode ser comprovada pela performance da balança comercial, com uma queda das exportações em 4,6%. O resultado tem reflexos também na geração de empregos: as mais de mil indústrias da cidade abriram ape-nas 491 empregos formais em 2012.

O secretário de Finanças, Mar-cos Fracalossi, afirmou que já entrou em contato com o gover-no estadual para solicitar mudan-ças no percentual indicado para o rateio das receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Uma equipe está trabalhando para revisar os dados utilizados pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul para compor o índice da ci-dade. Ele acredita que existem erros nos cálculos sobre o valor

adicionado das empresas e deve solicitar a revisão do

índice até o dia 24, data que encerra o prazo para recursos. Caso o percen-tual seja mantido, Bento

terá uma redução de 2,7% nos repasses, o que repre-

senta quase R$ 2 milhões.

Mesmo que o governo insista em afirmar que o projeto apro-vado na Câmara de Vereadores de Bento esta semana não cria novos Cargos em Comissão (CCs), a repercussão é negativa. Isso porque, ao criar um novo padrão nos CCs, com salário de R$ 7,9 mil, no qual se enquadra o diretor do CTEC, o município verá aumentar suas despesas. Serão R$ 17 mil este ano, R$ 51 mil em 2015 e R$ 56 mil em 2015. A indignação não é pelo valor, mas pelo que representa. Para um governo que acaba de anunciar uma perda de recur-sos que pode chegar a quase R$ 2 milhões anuais por conta do rateio das receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que afirma a intenção de cortar gastos para não fechar o ano no vermelho, que desde que assumiu alardeia a crise financeira e um rombo de milhões de reais e que, por con-ta disso, ofereceu míseros 3% ao funcionalismo e até agora não cumpriu a promessa de revisões trimestrais, qualquer aumento de despesa gera, no mínimo, con-trovérsia.

Os CCs e a controvérsia

Cresce menos

Chapéu federal

OITO EM 500

O prefeito Guilherme Pasin esteve em Brasília esta semana para uma série de compromissos nos ministérios do Turismo e das Cidades, na Câmara dos Deputados e no Senado. Na pauta, o prefeito busca agilizar a liberação de recursos para projetos já cadastrados no PAC e convencer os parlamentares a des-tinarem emendas para a cidade. Pasin sabe que precisa com urgência liberar recursos para retomar obras paradas e iniciar outras, para que o ano termine de forma positiva. Até agora, o governo não conseguiu imprimir uma marca positiva, e precisa ini-ciar o segundo ano de mandato ao menos com melhores perspectivas.

O deputado estadual Alexandre Postal (PMDB) abriu o verbo na Assembleia Leg-islativa contra o que chamou de “descaso” e “vergonha” do governo estadual com a situ-ação de abandono da ERS-431, em Bento. Ele se referiu à promessa ainda não cum-prida de construir as cabeceiras da ponte erguida há quatro anos e que, até agora, liga nada a lugar nenhum. Para ele, o governo se omite e decreta um “monumento ao desper-dício”. Postal (foto) garantiu que tem solici-tado constantemente uma posição da Secre-taria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) do estado e do Daer para a continuidade das obras. Em agosto, a coluna cobrava

uma posição da autarquia so-bre a necessidade de corrigir a erosão provocada no local e a promessa de que a em-presa contratada iniciaria as obras em julho. Mais de um

mês depois, as promes-sas seguem no papel e a ponte continua ligando

nada a lugar nenhum.

NA PROMESSA

Oito empresas de Bento Gonçalves ocu-pam posição de destaque entre as 500 maio-res do sul do país, de acordo com uma pesquisa realizada há 23 anos que revela indicadores de mil empresas, apontando as maiores do Rio Grande do Sul, e que incluiu nesta edição os estados de Santa Catarina e do Paraná, utilizando como única fonte os balanços oficiais publicados pelas compa-nhias. A Todeschini é a principal empresa da cidade, ocupa a 70ª colocação no ranking ge-ral, é líder no segmento de móveis e a única empresa de Bento a fazer parte do grupo das 100 maiores do sul do país. A lista local é completada pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), em 114º, duas movelei-ras – a Unicasa, em 173º, e a Bertolini, em 229º –, duas vinícolas – a Salton, em 243º, e a Aurora, em 260º –, a automotiva Farina, em 439º, e a indústria do setor de plásticos Newsul, em 447º lugar.

Bento quermais ICMS

FOTO

S REPROD

UÇÃ

O

Page 7: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 7

Page 8: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 20138 Política

Mudanças sob análise dos vereadoresRegimento interno

Documento foi protocolado na Câmara na quarta-feira, 18. Após conferência do documento, proposta seguirá para votação

A lei

Art. 9° A eleição da Mesa far-se-á por votação aberta,observadas as seguintes normas:a) apresentação dos nomes dos candidatos para cada cargo, até

1 (uma) hora antesdo início da sessão, exigindo-se a autorização por escrito de ca-

da candidato;b) presença da maioria absoluta dos Vereadores;c) comunicação ao Plenário dos nomes das chapas concorrentes;d) processo de votação mediante a chamada nominal dos Verea-

dores presentes, de acordo com o registro no Livro de Presenças;e) proclamação do resultado da eleição;f) será eleito o candidato que obtiver o maior número de votos,

e havendo empate, o mais idoso;

Antes

FONTE: CÂMARA DE VEREADORES

Desde quarta-feira, 18, os vereadores de Bento

Gonçalves podem ter aces-so ao documento que deverá seguir para votação nas próxi-mas semanas que sugere uma série de mudanças no regi-mento interno da Câmara de Vereadores.

As sugestões de alteração começaram a ser elaboradas por uma comissão de verea-dores no início do mês de agosto, após algumas questões gerarem dúvidas entre os par-lamentares. Além disso, há a alegação de que muitos artigos do atual regimento não costu-

Fernando Levinski

[email protected]

mam ser cumpridos.Na época em que surgiu a

intenção de realizar as altera-ções no regimento, uma das razões foi a intenção por par-te de um vereador que dese-jou realizar a troca do horário da tribuna com um colega do mesmo partido, entretanto, esse pedido não foi autori-zado. Alguns parlamentares afirmam que essa questão está garantida, entretanto, como nunca havia acontecido, a per-missão foi negada.

Para o vereador Marcos Barbosa (PRB), que preside a comissão que elaborou as su-gestões de alteração, as modi-ficações proporcionarão mais

agilidade e produtividade du-rante as sessões legislativas. Um exemplo é quando algum projeto é rejeitado pela maio-ria dos parlamentares - com o regimento atual ele só poderia ser reapresentado em três me-ses. Um dos apontamentos fei-tos é para que o vereador autor do projeto de lei rejeitado, caso tenha interesse, consiga um número pré-determinado.

Outra parte que passou por modificação é a linguagem utilizada durante as reuniões parlamentares. Barbosa afirma que alguns termos utilizados já estavam em desuso.

Art. 9º - Na alínea “a“ foi alterado o prazo para que os candi-datos sejam apresentados ao Plenário. A alteração foi de 1 (uma) hora para 2 (duas horas), no mesmo artigo alínea “f” foi feito uma correção na frase para adequá-la ao que trata o Art.

Art. 27º. Cada Líder terá direito a uma comunicação urgente por sessão, podendo delegar a um dos liderados a incumbência de fazê-la, desde que se trate de assunto de interesse da Bancada.

Art. 27. Foi Incluido a figura do lider de Governo, o qual será in-dicado por meio de ofício, e dirigido a mesa diretora com o nome do vereador que a represente.

Art. 104. Projeto de lei é a proposição que se destina a regular matéria da competência do Município, sujeito à sanção do Prefeito.Parágrafo único. Os projetos para apreciação em regime de urgên-cia deverão dar entrada na Casa com 10 (dez) horas de antecedên-cia ao dia da Sessão, contados em horário de expediente, salvo se, houver alteração deste prazo solicitado pela maioria das Lideranças.

Art 104. parágrafo único os projetos para apreciação em regime de urgência, terão que dar entrada 24 horas antes do horário mar-cado para a sessão. Para que haja tempo para análise do mesmo.

Depois

Antes

Depois

Antes

Depois

Page 9: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 9

Page 10: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201310 Política

Obras de restauro vão sair do papelMuseu do Imigrante

Na segunda-feira, 23, prefeitura anuncia grupo de trabalho e retomada da captação de recursos para tocar o projeto até o fim

O estudante Iago Fossá espera que o patrimônio cultural da cidade esteja aberto o mais rápido possível

Funcionários iniciaram os trabalhos na quinta-feira, 19, no local

Inovação para acelerar reforma

O processo de restauro

2009 - O prédio do museu foi interditado por oferecer risco aos funcionários e visitantes. Estrutu-ras como piso, telhado estavam deteriorados.

2011 - No 1º semestre de 2011, com a verba do projeto ‘Patrimônio é Show 2010’, foi realizada a refor-ma completa do telhado, incluindo telhas, calhas, dutos e consertos na estrutura. Para dar sequência ao restauro, o valor gasto foi de R$ 55 mil. Foram feitas mais duas li-citações para as janelas do museu, mas não surgiu nenhuma empresa interessada. Em dezembro do mes-mo ano, foi feita a terceira licitação para a correção de valores. O valor do restauro ficou, aproximadamen-te, em R$ 370 mil. No início deste

Marcelo Maciel

[email protected]

FOTOS MARCELO MACIEL

Um dos principais símbolos da cultura de Bento Gon-

çalves deve, finalmente, começar a ser restaurado. O Museu do Imigrante terá sua restauração retomada de forma gradativa e com o objetivo de ser reaberto para a visitação do público. O anúncio oficial da retomada dos trabalhos será realizado na se-gunda-feira, 23, às 11h, no salão nobre da prefeitura.

Um grupo de profissionais, que conta com arquitetos, his-toriadores e produtores culturais vem se reunindo há mais de um mês e organizando, em parce-ria com o poder público, um novo projeto para que as obras sejam retomadas. O projeto de restauro tem a aprovação da Lei Rouanet para a captação de re-cursos. São necessários R$ 1,1 milhão para que todas as obras sejam realizadas. Desta forma, uma nova estratégia está sendo adotada para que o museu seja reaberto antes mesmo que todas as reformas sejam realizadas.

O restauro do museu será di-vidido em quatro etapas diferen-tes. Nesta primeira etapa, o gru-po de trabalho busca R$ 250 mil que são suficientes para garantir a reabertura do empreendimen-to. Com este valor, serão recupe-

radas as escadas e também o as-soalho do prédio. Também está prevista a pintura de paredes e reforma de alguns espaços. As etapas seguintes, que envolvem a colocação de um elevador no local, bem como equipamentos tecnológicos, devem ser realiza-das a partir do segundo semestre do ano que vem. Na quinta-fei-ra, 19, tapumes foram colocados ao redor do prédio. Além disso, serão construídas rampas de acesso para deficientes físicos e adequação do espaço dentro dos padrões de acessibilidade exigidos por lei.

A retomada das obras no museu, mesmo que de forma tímida, surpreenderam o estu-dante Iago Fossá, de 21 anos. Ele revela que a última vez que viu o museu aberto foi há mais de uma década, quando ainda era criança. O jovem destaca a importância do restauro do pré-dio, pois ele é um patrimônio cultural dos mais importantes de Bento Gonçalves. “Não po-demos deixar que nossa histó-ria fique esquecida. O museu promove este resgate cultural e, além disso, sempre foi um dos locais mais visitados pelos turis-tas. Perdemos esta identificação com o tempo”, lamenta Fossá.

Guardado a sete chaves, um novo projeto para viabilizar os R$ 1,1 milhão da restauração do museu será anunciado na segunda-feira, 23. Um dos inte-grantes do grupo de profissio-nais que irá auxiliar a prefeitura, que preferiu não ser identifica-do, adianta que o projeto é ino-vador e irá surpreender a todos. “Vamos trabalhar com um novo jeito de fazer captação, porém todos os detalhes serão apresentados na segunda-feira. Precisávamos era que alguém colocasse a mão na massa para que as obras do nosso museu fossem finalmente retomadas”, destaca o voluntário.

Um dos profissionais envol-vido no projeto está vindo dos Estados Unidos para apoiar a retomada dos trabalhos. Ele está no Rio de Janeiro desde quarta-feira, 18, contatando entidades culturais e agregan-do informações para auxiliar na busca dos recursos que fal-tam para que a obra não pare mais até sua conclusão. A pre-feitura está colocando uma equipe da secretaria de Obras para realizar todos os traba-lhos necessários e garantir a reabertura do museu.

ano foi protocolado o processo para abertura da licitação.

2012 - No mês de junho, o prefeito Roberto Lunelli chegou a assinar o edital de licitação para a retomada das obras do restauro. A previsão era que os trabalhos iniciassem até o final do ano, porém, com a crise fi-nanceira do município, o proje-to foi, mais uma vez, cancelado.

2013 - Um grupo de vo-luntários ligados à cultura se reúne com a prefeitura para a retomada das obras do mu-seu. Na segunda-feira, 23, no salão nobre da prefeitura, se-rão anunciados os detalhes do restauro e de que forma ele será realizado.

Page 11: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 11

Page 12: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201312 Geral

A primeira audiência públi-ca realizada pela Frente

Parlamentar em Defesa dos Animais esta semana na Câ-mara de Vereadores de Bento Gonçalves, serviu para conhe-cer mais de perto o trabalho que é realizado pela Secretaria Especial do Direito dos Ani-mais (Seda) de Porto Alegre, que é comandada pela primei-ra dama da capital, Regina Bec-ker. Ela falou sobre o anda-mento dos trabalhos na Seda.

Estiveram presentes no en-contro ONGs de Bento e Farroupilha, além do promo-tor do Ministério Público da cidade, Elcio Resmini de Me-neses, a assessora da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Assembleia Legis-lativa, Ana Maria Brenner e os vereadores que fazem parte da

Nesta semana a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o projeto de lei que institui o Programa Passe Livre Estudantil, que conce-de duas passagens de trans-portes intermunicipais para estudantes com renda de até um salário mínimo e meio.

Agora o projeto aguarda a sanção do governador Tarso Genro, a expectativa é de que isto aconteça até o final deste mês e o passe livre entre em vigor a partir de outubro.

Serão beneficiados estu-dantes da Região Metropo-litana de Porto Alegre, além das aglomerações urbanas do Litoral Norte, do Sul e do Nordeste.

São esperadas realizações de audiências públicas para deba-ter maneiras para subsidiar o transporte que, inicialmente, deverá ser feito pelo Estado. O governo destinará R$ 16 milhões, sendo que R$ 8 mi-

ESTUDANTES

Audiência pública

Primeira dama da capital esteve em Bento para falar do trabalho realizado. Debate sobre o assunto deve ser ampliado

Questões referentes a maus tratos e abandono foram abordados

Assembleia Legislativa aprova a lei do passe livre

Causa animal deve ganhar seminárioFernando Levinski

[email protected]

lhões serão utilizados para o passe livre dos estudantes que moram nas áreas beneficiadas pelo projeto de lei.

Outros R$ 8 milhões serão destinados para as prefeituras que estão fora das áreas do passe livre. Desta forma, ca-berá as administrações muni-cipais organizar a isenção do transporte aos estudantes.

Em um levantamento reali-zado pelo governo do Estado foi identificado que dos 428 mil estudantes universitá-rios, aproximadamente 120 mil estudam em instituições que não estão localizadas em aglomerados urbanos. Além disso, 40% destes alunos mo-ram em cidades distintas do local de estudo.

Dados do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) revelam que grande parte dos universitários utilizam transporte fretado para chegar ao local de estudo.

frente, Neilene Lunelli (PT), Leopoldo Benatti (PTB), Moi-sés Scussel Neto (PMDB) e Jo-celito Tonietto (PDT).

Para Neilene, que preside a frente, a audiência serviu para mostrar a necessidade da cria-ção de políticas públicas em Bento para tratar das ques-tões referentes ao abandono dos animais. A vereadora des-taca que é preciso criar algum departamento para tratar do assunto na cidade. “Penso que uma secretaria seja um pouco precipitado, porém, acredito que um departamen-to seja necessário para tratar especificamente do assunto na cidade”, analisa.

Uma reunião deverá aconte-cer entre os vereadores mem-bros da Frente para definir os próximos passos de trabalho. Neilene comenta a possibilida-de da marcação de um seminá-

rio para continuar tratando do assunto. “Vimos que muitas pessoas gostariam de ter fala-do durante a audiência, entre-tanto, tivemos que controlar o tempo. Portanto, penso que um seminário será uma boa oportunidade para continuar tratando do assunto”, analisa.

Opinião

Para Cassiana Baldasso Vaz, da ONG Patas e Focinhos, a audiência pública serviu para mostrar que o município tem condições de ser desta-que em ações relacionadas à causa animal. “Temos certe-za que Bento tem tudo para fazer um excelente projeto e se destacar nacionalmente e, quem sabe, mundialmente”, opina Cassiana.

A Patas e Focinhos está ela-borando um projeto de um lar

de passagem para funcionar em parceria com a prefeitura, onde animais em situação de perigo receberão algum trata-mento, principalmente castra-ções. De acordo com Cassiana

o projeto deverá ser finalizado até o final de setembro para ser apresentado ao poder Executi-vo durante o mês de outubro.

DIVULGAÇÃO

Page 13: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 13Geral

UFRGS na Serra

Campus terá cursos de Engenharia

O local do campus da Uni-versidade Federal do Rio

Grande do Sul (UFRGS) ain-da não tem local escolhido, mas já tem cursos definidos. O vice-reitor da universidade, Rui Oppermann, adiantou na quinta-feira, 19, que o campus serrano terá, prioritariamente cursos na área de Engenharia e Arquitetura. Esta foi a respos-ta da instituição de ensino ao ofício enviado no início da se-mana pela Associação dos Mu-nicípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

Para o presidente da Amesne e prefeito de Santa Tereza, Dio-go Segabinazzi Siqueira, havia a necessidade de um posiciona-mento da UFRGS. O vice-rei-tor foi categórico nas respostas. “Não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é bastante com-

Vice-reitor da universidade, Rui Oppermann, enviou ofício respondendo aos questionamentos feitos pela diretoria da Amesne

Negociações entre Amesne e UFRGS por campus na Serra acontecem há cerca de três anos

Fernando Levinski

[email protected]

plexa, pois temos que proceder de acordo com os princípios que norteiam nossa instituição e fazem dela a melhor univer-sidade do país”, destaca Oper-

mann no documento. No ofício, o vice-reitor revela

que o projeto está sendo elabo-rado pela universidade e, ainda este ano, deverá ser apresentado

à Amesne. A partir desta etapa, deverá ter início o processo de escolha da cidade que receberá o campus. Para Siqueira, não importa a cidade a ser escolhi-

da, pois, onde estiver o campus, toda a região será beneficiada. “Não estamos preocupados com o local, e sim com a con-cretização da obra”, afirma.

Manifestação em Caxias

Recentemente aconteceu uma movimentação em Caxias do Sul para que a cidade seja escolhida como o local para receber o cam-pus. A ação teria sido organizada por um vereador da cidade.

Para Siqueira, a mobilização é justa. “Mas não é por aí o ca-minho. Quem tem que definir onde será o campus é a universi-dade”, opina o presidente da As-sociação. Ele completa dizendo que o mais recomendado para se obter informações é recorrer diretamente a instituição.

ARQUIVO

Page 14: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201314 Geral

ENSINO

SANTA HELENASão Bento

Crianças aproveitam para se divertir na praça infantil durante a tarde

Candidatas de cinco comunidades se preparam para o concurso

Bento contará com cinco escolas no MEP

Escolha da Garota doBairro acontece hoje

A etapa regional da 10ª Mos-tra de Educação Profissional (MEP) inicia na quarta-feira, 25, e se estende até a sexta-fei-ra, 27, na Escola Santa Catari-na, em Caxias do Sul. O evento envolve alunos das Coordena-dorias de Educação de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Ca-noas e São Leopoldo.

A mostra reúne 47 trabalhos

A escolha da Garota do Bair-ro acontece hoje, 21, no Giná-sio do bairro Santa Helena. Serão escolhidas as represen-tantes dos bairros Imigrante, Fátima, Santa Marta, Santo Antão e Santa Helena. O even-to está previsto para iniciar às 20h, e após será realizado um baile da família.

A Praça Achyles Mincaro-ne está localizada entre

as ruas Xingu e Henry Hugo Dreher, porém apesar de ser uma área bonita, não possui ba-nheiros públicos. O local, que fica junto à igreja da Comuni-dade São Bento, é frequentado por diversas pessoas principal-mente nos finais de semana. Porém alguns frequentadores sentem a falta da disposição de banheiros públicos.

A moradora próxima à praça, Teresinha Pauletto relata que como frequenta o local acaba conhecendo muitas pessoas de outros bairros que passeiam pelo local. O público geral-mente aproveita o espaço para bater-papo, tomar chimarrão, passar a tarde, além das crian-ças brincarem no local. “As pessoas chegam a comentar a falta do banheiro. Seria uma boa ideia se fosse implantado, mas teria que ter alguém res-ponsável para ficar tomando conta porque não adianta ter um banheiro e não ter con-dições”, alerta. Como Teresi-nha reside próximo ao local comenta que durante a noite a praça acaba se tornando um ponto de encontro de jovens e que às vezes fazem xixi na saí- [email protected]

ESTEFANIA V. LINHARES

LIANE OLIVEIRA, DIVULGAÇÃO

Comunidade solicita banheiro para praçaÁrea de lazer Achyles Mincarone é frequentada por pessoas de várias idades

Estefania V. Linhares

da das residências próximas ou nos jardins.

Outra frequentadora, que preferiu não ser identificada, comenta que frequentemente leva os filhos para brincar na pracinha infantil. “Seria inte-ressante a instalação de um banheiro, pois aos sábados e domingos é bastante cheio de pessoas e é impossível que nin-guém queira usar um banhei-ro”, ressalta. Ainda, ela lembra que as crianças têm mais difi-culdades em esperar para fazer as suas necessidades.

A prefeitura de Bento Gon-çalves possui um projeto para que seja construído um ba-

nheiro destinado aos frequen-tadores da praça. Segundo o secretário de Meio Ambiente Luiz Augusto Signor, o projeto está sendo elaborado por uma arquiteta do Município. “Exis-te essa carência e estamos tra-balhando na proposta, porém isso acarreta em custos, pois além da construção é necessá-ria uma zeladoria, de vigilância, além dos produtos necessários para a manutenção”, explica. A ideia é que a estrutura seja construída futuramente. Para isso, é necessário que se tenha recursos disponíveis.

A seleção é coordenada pela União de Associações Comu-nitárias de Bairros (UACB) e a Associação de Bairros. A idade mínima das participantes é 16 anos. Já foram eleitas as rainhas dos bairros Vila Nova I e II e Municipal. A final da Mais Bela Comunitária está prevista para ocorrer no mês de novembro.

científicos selecionados e en-volvem 180 alunos que duran-te os três dias estarão expondo os trabalhos.

A 16ª Coordenadoria Regio-nal de Educação terá a partici-pação de cinco trabalhos sele-cionados das Escolas Cecília Meireles, Amantino Hoffman, José Chiochetta, Padre Colba-chini e Tiradentes.

Page 15: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 15Geral

Passeio ciclístico recebe a primavera

As flores já colorem o ro-teiro que aguarda ciclistas

de toda a região para o Passeio Ciclístico da Primavera, que ocorre amanhã, 22. O evento reúne profissionais e amado-res, de todas as faixas etárias, no Vale dos Vinhedos, e as ins-crições são gratuitas.

O trajeto de 5,3 km inicia às 9h, na sede da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), com duas paradas previstas e chegada no Hotel Villa Michelon.

O perfume das flores com-põem o trajeto que será per-corrido pelos participantes, com o ar puro e a beleza da estação sendo desfrutados a cada pedalada. O percurso re-serva as surpresas da nature-za e transforma o passeio em uma aventura cheia de novas descobertas.

Vale dos Vinhedos

Entre os participantes serão sorteados brindes e uma bicicleta

Saída dos ciclistas acontece na sede da Aprovale, amanhã às 9h. Será percorrido um trajeto de 5,3 km, com duas paradas previstasDIVULGAÇÃO

Após a saída, na Aprovale, os ciclistas percorrem a Estra-da do Vinho, em um passeio de diversão e inspiração pelo caminho cercado de vinhedos.

Para repor as energias ao longo do passeio, estão pre-

vistas duas paradas, com de-gustação de suco natural de uva. As pausas acontecem nas vinícolas Torcello e Al-maúnica e, em seguida, o grupo segue pedalando até o Hotel Villa Michelon, ponto

de chegada do trajeto.Nesta edição, o passeio ofe-

recerá prêmios para a família mais numerosa, o ciclista mais idoso, o ciclista mais jovem e ainda para o mais incremen-tado. O evento também irá sortear uma bicicleta, da Jamar Cia do Esporte, e diárias no Hotel Villa Michelon.

A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente no Hotel Villa Michelon, na Apro-vale, na Jamar Cia do Espor-te, ou ainda no local. Em caso de mau tempo, o passeio será transferido para o domingo, 29.

Ação

Além de diversão, esporte e lazer, o Passeio Ciclístico também será uma mobiliza-ção pela construção de uma ciclovia na ERS-444, o Vale dos Vinhedos. O projeto da

obra foi concluído ainda em 2010 e, na época, chegou a ser encaminhado à Central de Compras do Estado (Cecom), mas não foi homologado por falta de recursos retornando, assim, à Diretoria de Infraes-trutura Rodoviária do Depar-tamento Autônomo de Estra-das de Rodagem (Daer).

Conforme projeto, a pista para pedalada teria 8,25 km de extensão e a empresa vencedo-ra da licitação foi a EBS Cons-truções Ltda. O valor estima-do da obra é R$ 5,4 milhões, com recursos do Tesouro do Estado. Até agora, o Daer não tem condições de especificar o início das obras devido aos impasses financeiros. Recen-temente, um abaixo-assinado reivindicando a execução do projeto circulou na comuni-dade e região, com apoio da Aprovale.

Page 16: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201316 Geral

Via de mão dupla da imprudênciaSemana Nacional do Trânsito

Enquanto motoristas não respeitam o sinal, pedestres não aguardam o momento certo para travessia

A pedestre O motoristaCOM A PALAVRA...

Mais de seis mil infrações neste ano

De acordo com o diretor geral do Departamento Muni-cipal de Trânsito (DMT), Cló-vis Antônio Bedina, a palavra ideal para promover um conví-vio harmonioso é a conscien-tização. “A Semana Nacional de Trânsito é ideal para que os motoristas e população em ge-ral atuem com mais cidadania e educação no trânsito”, afirma.

Segundo o diretor, o municí-pio registrou, de janeiro a agosto deste ano, 6250 mil infrações de trânsito. No ano passado, o total de infrações foi de 4200 mil. Até setembro, 1600 mil boletins de danos materiais foram emitidos. Esse crescimento, para Bedina, se deve também ao aumento da fiscalização por parte do DMT. “Esse número, até o final do ano, tende a duplicar. O ideal seria ne-nhum registro, mas ainda temos muito a fazer. Nosso objetivo não é multar, mas conscientizar e orientar os motoristas”, destaca.

Conforme dados do DMT, as principais irregularidades estão

De um lado, motoristas irres-ponsáveis, passando pelo

sinal vermelho, desrespeitando sinalizações e os limites de velo-cidade. Do outro, a falta de cui-dado de pedestres que caminham no meio da rua e abusam da sor-te atravessando fora da faixa de segurança e em locais perigosos. Nesse congestionamento de im-prudências, ambos estão errados. A convivência pacífica e harmo-niosa ainda é um desafio, não só em Bento Gonçalves, mas em todo país. O reflexo da falta de respeito no trânsito, tanto de mo-toristas ou de quem anda a pé, são os altos índices de acidentes e infrações. Para tentar amenizar essa situação, medidas de cons-cientização e educação no trânsi-to, como a Semana Nacional de Trânsito, são fundamentais.

Josiane Ribeiro

[email protected]

Em um duelo diário, pedestres e motoristas disputam espaço nas ruas gerando um congestionamento de irregularidades sem fim

Na rua Saldanha Marinho, Simone Severo, 38 anos, corre para atravessar a rua com o filho Kaleu, 14 anos. Apesar do sinal fechado para pedestres e dos carros passando, a dupla não se intimida e passa para o ou-tro lado. A desculpa é a pressa. “A correria faz com que a gen-te atravesse mesmo com o sinal vermelho pra nós. O pessoal geralmente vê se não está vindo nenhum carro e procura atra-vessar correndo”, explica. Simo-ne afirma que enfrenta algumas dificuldades para conviver nas ruas de Bento e que a disputa é grande. “Apesar de ser uma ci-dade não muito grande, estamos em uma realidade de metrópole. Os carros geralmente só respei-tam a sinalização se há por perto um carro dos agentes de trânsito ou da Brigada Militar”, destaca.

O motorista Dorcelino Fra-

tini, 57 anos, reconhece que há muita irresponsabilidade por parte dos condutores. No entanto, o aposentado desta-que que o compromisso deve partir de ambas as partes. “Os dois lados da moeda devem ser levados em consideração, tan-to por pedestres quanto para motoristas. Tem muita gente que não olha para atravessar e quase ‘atropela’ o carro. A faixa não deixa o pedestre imune”, afirma. A saída, para Fratini, se-ria também a punição para os pedestres. “Quando o pedestre começar a colocar a mão no bolso e arcar por suas impuni-dades essa guerra no trânsito irá acabar”, aponta. A Semana Nacional do Trânsito aconte-ce até dia 25 de setembro com programação educativa.

“Acredito que a responsabilidade no trânsito se deve a ambos os lados, mas mais por parte dos motoristas. Me sinto segura em andar nas ruas de Bento, comparando a cidade às grandes capitais. Uma das ruas que pede socorro no município é a Guilherme Fasolo. A imprudência de motoristas e pedestres é muitas vezes causada pela correria e fal-ta de paciência. É importante que haja mais cons-cientização e abordagens educativas no trânsito”.

“Pedestres e motoristas possuem responsabili-dades iguais. Percebo que muitos pedestres cru-zam a rua no lugar errado ou, quando atraves-sam, são muito lentos, deixando o motorista sem paciência. A faixa de segurança não é um escu-do pro pedestre. Muitos motoristas também não respeitam a faixa ou passam pelo sinal vermelho, burlando a sinalização. Por isso acredito que de-vemos sempre agir com bom senso e prudência”.

Elisete Moreira Santos Dumont, 54 anos, artista plástica Marcos Coletti, 40 anos, recepcionista

FOTOS JOSIANE RIBEIRO

relacionadas à falta do uso do cinto de segurança, celular com direção, estacionamento rotativo e passagem em sinal vermelho. “A irregularidade não está apenas com os motoristas. Cerca de 70% de pedestres não respeita a sinali-zação. Assim como o motorista tem obrigação de parar na faixa, quem anda a pé tem o dever de atravessar a rua no local certo. Essa situação vai mudar quando o pedestre também for multado, o que é uma realidade em algu-mas outras cidades”, aponta.

Para Bedina, as ruas mais pro-blemáticas no município são Saldanha Marinho, Júlio de Cas-tilhos, Assis Brasil, Av. São Ro-que, Gomes Carneiro, Dr. Ca-sagrande, Olavo Bilac, Fortaleza e Florianópolis. “Os motoristas andam com a paciência esgota-da e os pedestres cada vez com mais pressa. É preciso que os motoristas respeitem a sinaliza-ção. O grande fluxo dessas vias acontece principalmente nos horários de pico”, afirma.

Page 17: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

CRIANÇAS ENGAJADAS

Município se destaca com ações de respeito às leis de trânsito

Sinal verde para a conscientização

Educação no trânsito para estimular de forma lúdica e prática a cidadania de crian-ças de educação infantil e das primeiras e segundas sé-ries do ensino fundamental. Esse é o objetivo do projeto Sinal Verde, do Sest Senat, que busca apresentar para as crianças valores como cida-dania plena, meio ambiente e obediência às leis de trânsito.

SEST SENAT

Exemplo de Carlos BarbosaEm 2010, Carlos Barbosa

implementou nas escolas mu-nicipais, o Programa Educação para o Cotidiano. Um dos ei-xos abordados pela iniciativa está na educação para o trân-sito. O projeto é desenvolvido com alunos do sexto ano a oi-tava série, com aulas semanais com enfoque na conscientiza-ção e aprendizado. De acordo com Vera Lúcia Padovani, as-sessora executiva da Secreta-ria Municipal de Educação de Carlos Barbosa e mentora do programa, a responsabilidade deve começar desde cedo – a escola é o principal meio para realizar esse trabalho. “A ideia é orientar essas crianças o quan-to antes para que elas possam se tornar motoristas conscien-tes ou pedestres responsáveis. Esse é um avanço super po-sitivo e um ganho para eles, pois todas as atividades estão relacionadas a questões do dia a dia”, explica a assessora.

Sábado, 21 de setembro de 2013 17Geral

FOTOS DIVULGAÇÃO

Uma mini pista totalmente sinalizada foi montada para orientar os pequenos motoristas

Dentro da temática Edu-cação para o Trânsito, sob orientação do instrutor e bombeiro Eduardo Carniel, os alunos desenvolvem uma barreira educativa com entre-ga de folders com o intuito de conscientizar os pedestres e motoristas desta problemá-tica. “A Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade para eles colocarem em práti-ca o que aprenderam ao longo

do ano”, destaca. No total, 25 turmas estão

envolvidas no programa que também aborda a drogadição, educação ambiental, gestão pú-blica e orientação sexual. “Para o próximo ano, o programa irá entrar oficialmente na rotina dessas crianças como compo-nente curricular nas escolas municipais. É um grande passo para formarmos condutores conscientes”, comenta Vera.

De acordo com Michel de Conto Pertile, técnico de for-mação profissional do Sest Senat, as atividades são dividi-das em dois momentos: uma oficina para informações, te-atros e contação de histórias; e um segundo momento com oficina prática, onde os alunos vivenciam o que exercitaram em aula através da condução de mini carros, motos e bici-

cletas. “O trajeto tem várias simulações com faixas de pedestre, placas de sinaliza-ção, semáforo e calçadas. A atividade é realizada duran-te todo o ano com a ideia é estimular e incentivar a edu-cação ainda quando eles são pequenos. O ensinamento que eles recebem com certe-za será repassado para pais e familiares”, afirma Pertile.

Page 18: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201318 Geral

Reta final do corredor literário em Bento

Henrique Augusto Possa-mai, seis anos, discute

com o pai em meio a centenas de possibilidades de livros. A briga saudável é para defi-nir qual título será escolhido. “Gosto muito dos livros de mágica, mas também quero levar um do Scooby Doo para pintar. Não sei qual escolher”, explica o pequeno, que visita pela primeira vez uma Feira do Livro. Para o pai Roberto Possamai a edição deste ano surpreendeu pela variedade de exemplares, bancas e espaço. “Estamos encontrando muitas opções, tanto para crianças, jo-vens e adultos. Os preços es-tão bem acessíveis, inclusive já garanti um livro espírita para mim”, afirma. De acordo com Possamai, a Via del Vino como local foi uma excelente escolha. “Achei que tudo ficou mais in-tegrado e próximo no público. Os descontos também são ou-tro atrativo da feira. Para mim, de todas que já visitei, essa está sendo a melhor”, destaca.

A 28ª Feira do Livro de Ben-to Gonçalves, que iniciou no dia 11 de setembro, contabiliza mais de 10 mil livros vendidos.

28ª Feira do Livro

Via del Vino se tornou o ponto de encontro dos livros durante 12 dias

O pequeno Henrique, seis anos, em dúvida entre tantas opções

Último final de semana

21/09 (sábado)10h: Apresentação da Banda Furiosa11h: Apresentação artística – Escola de Capoeira Água de Beber12h: Acústico com Diogo e Camila Farina (MPB/Rock)13h30 às 17h:Oficina de criação literária - Mangá. Local: Sesc14h: Apresentação Coral Vale dos Vinhedos15h: Apresentação Studio de Danças Aline Kirinus16h: Apresentação Patrícia Johnson Studio de Dança17h: Apresentação Ponto de Cultura de São Pedro18h: Acústico com Rodolfo Costa (MPB/MPG)

22/09 (domingo)14h: Apresentação Grupo de Dança Fênix Revolution15h: Apresentação Coral da Fundação Casa das Artes16h: Apresentação Banda Furiosa16h30: Apresentação da Orquestra de Acordeões de Santa Tereza18h: Encerramento da 28ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

Confira a programação:

Josiane Ribeiro

[email protected]

FOTOS JOSIANE RIBEIRO

Bal

aio

Lit

erár

io

Nos últimos dias da 28ª Feira do Livro, confira alguns destaques que separamos: todos os livros da edição possuem 15% de desconto

*PREÇO SUGERIDO

Crônicas de Gelo e Fogo - Volume 1Autor: George R. MartinEditora: Leya BrasilGênero: Ficção Valor: R$ 49,90*

InfernoAutor: Dan BrownEditora: ArqueiroGênero: FicçãoValor: R$ 39,90*

Bling RingAutor: Nancy Jo SaleEditora: IntrínsecaGênero: BiografiaValor: R$24,90*

Uma Longa JornadaAutor: Nicholas SparksEditora: ArqueiroGênero: Romance Valor: R$ 23,90*

Eunice Pigozzo, integrante da comissão organizadora, avalia como positiva a edição com destaque para a participação dos autores locais e grande nú-mero de visitantes. “O retorno para a área central faz com que a Feira volte a conquistar um grande público. Esse movi-mento impulsiona a venda de livros e a interação com a co-munidade. Todos os livreiros estão muito satisfeitos, assim como o público que visitou até agora”, afirma.

Eunice também ressalta a importância dos projetos literá-rios desenvolvidos nas escolas, oportunidade em que os escri-tores puderam compartilhar suas obras com seus leitores. “Além disso, a presença do pa-trono Remy Valduga foi bas-tante significativa. Com certeza o local foi aprovado pela popu-lação”, destaca. A Feira do Li-vro de Bento encerra amanhã, 22, às 18h.

28ª Feira do Livro de Bento encerra no domingo, 22

Page 19: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Obra de praça está em fase de licenciamento

Os usuários da Estratégia da Saúde da Família da comunida-de do Barracão estão sendo be-neficiados com um projeto que incentiva a parar de fumar atra-vés de uma abordagem cogniti-vo comportamental, com apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O tratamento é reali-zado em grupo e conta com au-xílio farmacológico conforme necessidade e a indicação.

A enfermeira Fabiane Con-zatti esclarece que primeira-mente os usuários inscritos passam por consulta médica, momento em que têm suas condições de saúde avaliadas individualmente. Após, são convidados a participar do gru-po que acontece semanalmente, no qual ocorre a troca de expe-riência que torna a abordagem mais eficiente. “Nesta edição, inclusive, a equipe de saúde está

As crianças do bairro Zatt estão aguardando a cons-

trução da praça para terem um local adequado para brinca-rem. Próximo ao local existe uma quadra de areia que é uti-lizada para jogos.

A obra está no processo de liberação do licenciamento do projeto. O secretário de Meio Ambiente, Luiz Augusto Sig-nor, esclarece que foram dadas preferências para a recuperação de praças que estavam destruí-das. “Estamos terminando de consertar os locais que precisa-vam de reparos, e vamos para as obras das novas praças”, explica.

No entanto, conforme o se-cretário, para a construção de novos centros é necessário re-cursos para investir nas áreas de lazer. Entre os bairros que precisam de reparos na praça está o Progresso. Segundo Sig-

Zatt

Após a recuperação de outras áreas de lazer, serão construídos novos locais

Usuários trocam experiências em encontros realizados semanalmente

Moradores sugerem que seja feita a terraplenagem do espaço

ESF organiza grupo antitabagismoBARRACÃO

Sábado, 21 de setembro de 2013 19Geral

Estefania V. Linhares

[email protected]

ESTEFANIA V. LINHARES

ESF BARRACÃO, DIVULGAÇÃO

nor, de imediato será iniciado o trabalho na Cohab, pois o projeto foi adequado.

Os moradores sugerem que seja ao menos realizada a ter-raplenagem para que as crian-ças tenham a oportunidade de brincar no local. “Se arrumas-sem apenas a terra as crianças poderiam começar a utilizar a área e deixar de brincar no

meio da rua”, ressalta a mora-dora do bairro, Maria da Silva. Ela relata que outro problema é que como corre água de en-canamentos na área onde será construída a praça, em dias quentes e à noite há muitos mosquitos, além do cheiro for-te de esgoto em dias de chuva.

bem satisfeita com o trabalho desenvolvido, visto que pratica-mente todos os usuários aban-donaram o hábito, de forma que a prevenção e recaída agora tem sido o foco principal”, ex-plica. Segundo a profissional, que normalmente em situações

estressantes o cigarro surge como a principal fonte de alí-vio, por isso o envolvimento de todos os profissionais da unida-de no tratamento é importante. Os interessados em conhece-rem o projeto podem procurar a unidade do Barracão.

Page 20: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201320 Geral

Sine como ferramenta do mercado

[email protected]

FOTOS JOSIANE RIBEIRO

Trabalho

No Sine, Elisiane encontrou uma vaga de emprego para seu perfil

Agência de Bento Gonçalves dispõe de mais de 250 vagas de emprego para diferentes áreas de atuação

Oportunidade para crescer e se qualificar

Elisiane Somensi Oliveira, 38 anos, procurava uma vaga de emprego melhor em Bento Gonçalves. A ideia de mudar ocorreu em agosto. No Sine, ela encontrou uma oportunida-de para mudar de área e crescer. “Eu trabalhava em Garibaldi, mas ir até lá estava sendo muito cansativo. Queria um trabalho aqui na cidade mesmo. Procurei o Sine para ver as vagas que eles estavam oferecendo e bem no dia a Rinaldi estava fazendo en-trevistas para pessoas interessa-das em trabalhar na produção”, conta. Ao se encaixar no perfil da empresa, Elisiane, contrata-da em setembro, comemora a agilidade do sistema e a grande oferta de vagas. “O Sine tem muitas vagas para todos os per-fis, inclusive pra quem não tem tanto estudo como eu. O segu-ro-desemprego é um dinheiro provisório, por isso é melhor

A unidade de atendimento do trabalhador do Sistema

Nacional de Emprego (Sine) de Bento Gonçalves colocou no mercado de trabalho, de janei-ro até o início deste mês, 574 trabalhadores, um desempenho 46,8% superior ao volume anual de 2012 que registrou 391 colo-cações. A marca também supera os números do mesmo período em 2012, com 244 interme-diações de mão de obra, o que corresponde a um crescimento de mais de 135%. Para o coor-denador do Sine no município, Eugênio Rizzardo, o retorno do trabalhador ao mercado de tra-balho é o principal desafio da agência. Mais do que encami-nhar pedidos de seguro-desem-prego, o Sine preocupa-se em inserir as pessoas novamente nos seus ramos de atividades ou, até mesmo, ofertar possibilida-des melhores de emprego. “O nosso objetivo é que essas pes-soas que chegam até o Sine pos-sam retornar ao meio emprega-tício, por isso o nosso empenho

Os números do Sine

Janeiro a setembro de 2012Colocações: 244 • Requisições de seguro-desemprego: 4662Janeiro a setembro de 2013Colocações: 574 • Requisições de seguro-desemprego: 4948Números gerais de 2012Colocações: 391 • Requisições de seguro-desemprego: 6701

Colocações e seguro-desemprego em Bento

FONTE: FGTAS/SINE BENTO GONÇALVES

Josiane Ribeiro

Número de colocações aumenta 135% em Bento. Marca supera registros de 2012 também para requisições de seguro-desemprego

em disponibilizar várias vagas na agência”, afirma.

Para isso, a rede de aten-dimento do Sine passou por mudanças no atendimento, com reforço de três novos funcionários e alteração na distribuição de fichas para en-caminhamentos de seguro-de-semprego. “A pessoa que vem até a agência para encaminhar o seguro não precisa ficar mais na fila. Todas são atendidas, sem limite de fichas. Isso faz com que o serviço seja mais rápido e eficaz. Além disso, um funcionário fica responsá-vel também pelas colocações de emprego e agendamento de entrevistas”, explica Rizzardo.

Hoje, o Sine de Bento possui mais de 250 vagas disponíveis no sistema com várias empresas parceiras. As principais ofertas são para as áreas de produção, serviços gerais e administração. De acordo com o coordenador, julho registrou recorde de in-termediações, com 132 coloca-ções. “O Sine também acompa-nha o crescimento econômico do município e essa inclusão só

faz com que a economia se for-taleça cada vez mais”, destaca.

Pedidos de seguro crescem

Apesar do grande aumento de colocações, o índice de encami-nhamento para pedidos de segu-ro-desemprego no período tam-bém foi elevado. Nos primeiros nove meses de 2012, 4662 mil requisições de seguro foram rea-lizadas. Em 2013, nesse mesmo período, esse número subiu 6%, com 4948 mil registros.

Conforme Rizzardo, essa marca não é tão expressiva, pois acompanha as oscilações do mercado, com destaque nos segmentos moveleiro e meta-lúrgico. “A tendência é que até o final do ano esse número cres-ça mais. Muitos ainda preferem ficar no seguro-desemprego a voltar ao mercado. Ressalto que o seguro não tem cunho inde-nizatório. É uma ajuda tem-porária para que o trabalhador possa se reestabilizar”, afirma.

estar trabalhando”, afirma.Segundo Lea Rodrigues Fra-

re, gerente de Recursos Huma-nos da Rinaldi, a empresa pos-sui parceria com o Sine há cinco anos. O serviço é utilizado para aproximar o trabalhador inte-ressado na vaga com o setor de recrutamento. “Duas vezes por semana realizamos entrevistas com candidatos diretamente no Sine. Com isso, conseguimos fazer com que haja uma maior agilidade e o candidato não se perca no caminho, devido a grande quantidade de vagas no mercado”, explica.

Na avaliação de Lea, o re-torno está sendo positivo. “O próprio Sine faz uma pré-sele-ção e nos encaminha os can-didatos. Além disso, a agência continua acompanhando o candidato e mantendo contato com a empresa, o que é muito importante”, destaca.

Page 21: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 21

Page 22: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Estudar e conhecer outra cultura

Para a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, professora Marilda Spindola, os estudantes que fazem in-tercâmbio apresentam uma satisfação na realização deste processo, apontando, sobre-tudo para a qualidade de en-sino ofertada na instituição de origem, no caso, a UCS. “Há uma revelação de que o nível de educação ofertado nas Ins-tituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras, no nível da graduação, equipara-se ao da nossa instituição”, avalia.

A professora Adilene Alva-res Mattia, da UCS- Campus Universitário da Região dos Vinhedos, destaca que sempre que se tiver uma oportunida-de, como a de fazer intercâm-bio, é necessário agarrá-la. “A partir do momento que você participa pela primeira vez nunca mais deixará de fazê--la novamente. Primeiramente temos que nos preparar para fazermos um intercâmbio, ini-

A universidade pressupõe a universalidade de cul-

turas. Um dos objetivos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é formar os cidadãos para mercados globais através do conhecimento. A troca de experiências vivenciada em in-tercâmbios vem a agregar mais cultura para alunos que parti-cipam dessa atividade. A ins-tituição de ensino possui mais de 180 acordos de cooperação bilateral e parceria com aproxi-madamente 190 instituições de ensino superior em 28 países

No momento atual é fun-damental que o cidadão tenha um curso superior e até mes-mo uma especialização para enfrentar o concorrido mer-cado de trabalho. Mas segun-do o Sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi/UCS), pro-fessor Miguel Ângelo Santin, também é muito importante os diferenciais realizados pelo acadêmico durante o seu curso e, um dos diferenciais é a reali-zação de intercâmbios. “Esse diferencial irá para o currículo do aluno e fará uma grande di-ferença no futuro”, afirma.

Para a coordenadora de Rela-ções Interinstitucionais e Inter-nacionais da UCS, professora Luciane Stallivieri, o foco do intercâmbio além de propor-cionar o contato com culturas e experiências diferentes, com es-tudantes de diferentes etnias, faz com que a pessoa seja mais tole-rante, flexível e solidário. “Para os que não viajam, ter o conta-to com intercambistas aqui no nosso campus faz com que eles conheçam valores diferentes, podendo mudar até a sua forma de pensar”, acrescenta.

Desenvolvimento Humano

O intercâmbio promove o desenvolvimento humano, o que a coordenadora do curso de Administração do Carvi/UCS, professora Nívia Tu-melero, acredita ser extrema-

Intercâmbio UCS

O foco desta atividade é proporcionar novas experiências aos estudantes, o que faz com que se tornem mais tolerantes e solidários

O Sub-reitor do Carvi/UCS professor Miguel Ângelo Santin

Diretor do CENT professor Odacir Deonisio Graciolli

Neste semestre cerca de 100 acadêmicos participam de intercâmbio no exterior. Em junho, eles participaram do encontro em Caxias do Sul

Troca de experiências e conhecimento

[email protected]

DANIELA SHIAVO, ESPECIAL

FOTOS PAULA LARENTIS, ESPECIAL

Kátia Casagrande

Sábado, 21 de setembro de 201322

mente necessário para os dias de hoje em virtude de termos que lidar com as diferenças nos ambientes que estamos in-seridos. Para ela, as principais mudanças percebidas nos alu-nos são a maior aceitação das diferenças que existem entre as pessoas, capacidade maior de realizar escolhas e aproveitam melhor as coisas que aconte-cem ao seu redor.

O diretor do Centro de Ciências Exatas da Natureza e de Tecnologia, da unidade universitária da UCS em Bento Gonçalves, professor Odacir Deonisio Graciolli, comenta que o aluno que tem oportuni-dade de fazer um intercâmbio entra em contato com ambien-tes socioculturais e científicos, que permitem desenvolver melhor a compreensão dos ce-nários cotidianos, não só em-presariais, mas também sociais. “Em geral, ele desenvolve so-luções inovadoras para pro-blemas. É uma experiência ex-tremamente mais significativa que uma viagem internacional de turismo”, destaca.

ciando com o aprendizado de uma língua estrangeira isto já é um crescimento pessoal e profissional”, adianta. Além de tornar a pessoa mais flexível, tolerante e adaptável caracte-rísticas que todas as empresas buscam nos profissionais hoje. “Além da fluência em uma lín-gua, a gente volta mais madura e preparada para a vida”, afirma.

Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informa-ção, professor Christian Zam-benedetti, a troca de experiên-cias e a persistência, aliadas ao conhecimento do idioma são a excelência do programa.

“Alunos do curso que coor-deno, e que participaram do programa de mobilidade inter-nacional relatam que no início a dificuldade é enorme, os pri-meiros meses são cruciais. Mas no entanto, o aprendizado, no decorrer da atividade, com aju-da de outros colegas de países diferentes, faz toda a diferença do intercâmbio”, relata.

Page 23: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Missão Acadêmica no Exterior

A espanhola Alexandra Jum-bo Romero, vinda da pequena cidade de Pamplona e estudan-te da Universidade Pública de Navarra, diz que sempre via-jou e se interessou em conhe-cer novos lugares e culturas. Ela está estudando Engenharia Eletrônica na UCS, e combinar os estudos com as viagens se tornou ainda mais gratificante. “Quando me deram a oportu-nidade de fazer intercâmbio, não hesitei por um momento”, descreve.

De acordo com Alexan-dra a bolsa escolheu o Brasil, para poder ter a oportunida-de de aprender uma nova lín-gua. “Esta é uma das culturas mais impressionantes em todo o mundo, e um país que está crescendo muito economica-mente”, destaca.

Ela está vivendo em Caxias do Sul, e uma vez por semana vem para Bento Gonçalves, no Campus Universitário da Re-gião dos Vinhedos -UCS. E,

Nesta segunda quinzena de setembro, o coorde-

nador do curso de Comércio Internacional do Carvi/UCS, professor Fabiano Laren-tis, e o diretor do Centro de Ciências Sociais e da Edu-cação, Fernando Ben, estão acompanhando alunos em uma missão acadêmica in-ternacional de estudos, que inclui aulas e visitas técnicas ao Panamá e Estados Unidos. “A missão também permite ao aluno contato com uma cultura estrangeira. No curso de Comércio Internacional se exige uma experiência inter-nacional, e esta viagem é uma das possibilidades”, comenta. Já na última semana de ou-tubro, ocorrerá uma missão para o Chile, sob coordena-ção da professora Simone Fonseca de Andrade.

Através da UCS, o que

Intercâmbio UCS

Em viagens de estudos, professores e alunos, do Carvi/UCS, conhecem universidades e outras instituições

Diretor do CCSE, professor Fernando Ben e acadêmicos do Carvi/UCS no consulado do Brasil em Chicago

A espanhola Alexandra, diz que foi muito bem recebida na Serra O estudante Leonardo afirma que foi um sonho realizado

Uma experiência única para toda a vida

Sábado, 21 de setembro de 2013 23

[email protected]

DIVULGAÇÃO

ANA CRISTINA PAULUS, ESPECIAL ARQUIVO PESSOAL

Kátia Casagrande

acontece não é exatamente um intercâmbio, mas uma modalidade acadêmica in-ternacional. Conforme o professor Fabiano Larentis, além das características de um intercâmbio, há a intera-ção com uma universidade

estrangeira parceira, na qual o aluno pode cursar créditos a serem aproveitados em sua graduação no Brasil.

O professor Fernando Ben afirma que a realização de uma missão acadêmica internacio-nal se constitui em uma opor-

tunidade de ampliar os hori-zontes do aluno, em virtude da visão de mundo experimenta-da. “Cada vez que retornamos de uma viagem, observa-se que os participantes tendem a valorizar ainda mais o que te-mos no Brasil, buscando a ex-

desde o primeiro dia, se sentiu muito bem-vinda, em Bento Gonçalves, onde todos a rece-beram muito bem. “Decidi vir para a Serra Gaúcha informan-do-me que é um local que está crescendo muito mais do ponto de vista industrial, que é o que eu estou estudando”, comenta.

Para o estudante de Enge-nharia Elétrica Leonardo Ce-

chet Moro, a oportunidade de estudar nos Estados Unidos foi a realização de um sonho. Ele foi para a cidade de Fuller-ton, localizada na Califórnia, onde estudou na Universidade Estadual da Califórnia. “No período de verão lá, entre ju-lho e agosto, também tive o privilégio de estudar na melhor universidade do mundo pela

Forbes a Universidade Stan-ford”, afirma.

Além de ter a oportunidade de praticar o inglês e de apren-der muito sobre a cultura ame-ricana, bem como entrar em contato com diversas culturas que estão inseridas num país multicultural, ele acrescenta que “cresci muito como pessoa. Academicamente, foi um gran-

de passo na minha vida, pois pude estudar em duas grandes universidades e abrir os hori-zontes para novas ideias e pro-jetos”, finaliza.

Ele retornou ao Brasil dia 20 de agosto, e está vendo ,aos poucos, os benefícios dessa nova etapa da sua vida. “Espe-ro colher bons frutos nos pró-ximos meses e anos”, finaliza.

celência através das vivências no exterior”, avalia.

Ressalta-se que estas ativida-des, promovidas pelo Centro de Ciências Sociais e da Edu-cação (CCSE) do Carvi-UCS, são realizadas anualmente, sendo a terceira Missão Aca-dêmica Internacional.

Visando proporcionar ex-periências para os acadêmi-cos, a UCS disponibiliza esse programa. A missão deste ano iniciou no Panamá, onde o grupo visitou o Canal do Panamá. Posteriormente, foram para os Estados Uni-dos, iniciando as atividades em Chicago, onde visitaram a Móveis Florense, entre outros lugares. Após, o gru-po se deslocou para Miami, onde visitaram a Agência de Promoções às Exportações (APEX) do governo brasilei-ro, a FedEx e a Promob USA.

Page 24: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201324 Economia

A vez do comércio e serviçosO crescimento real da eco-

nomia de Bento Gon-çalves em 2012 foi de 0,8%, levando em consideração o deflator usado pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). O desempenho praticamente acompanhou o do Brasil com 0,9%, enquan-to superou o comportamento do Rio Grande do Sul, que no mesmo período registrou uma retração de 1,8%. Serviços é o segmento que continua na liderança no município com 3,5%, seguido pelo comércio com 2,4%. Entretanto, a in-dústria decresceu 0,3%. Os dados fazem parte da 42ª Re-vista Panorama Socioeconô-mico apresentada pelo Cen-tro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) nesta terça-feira, 17, no Hotel Laghetto Vive-rone Bento Gonçalves.

Apesar de serviços ser o segmento que mais cresce, impulsionado pela indústria, é o que menos fatura. Os da-dos mostram que o percen-tual é de 14%, ao passo que o comércio representa 20% e a indústria 66%. Mesmo com esse panorama, Bento Gonçalves continua sendo a 14ª economia do estado. São 11.190 empresas, ou seja, uma empresa para cada 10 habitantes, com crescimento de 2% em relação a 2011. O maior número de empresas é de serviços com 5.668, segui-do por 3.216 estabelecimen-tos comerciais e 1.093 indús-trias, além de comércio com prestação de serviços, indús-tria com prestação de servi-ços, autônomos e outros. O

Panorama Socioeconômico

Apesar do tímido crescimento do PIB de 0,8%, números foram melhores que os da indústria, que decresceu 0,3% em 2012

Associados prestigiaram lançamento realizado no Salão de Eventos do CIC de Bento Gonçalves

Jordano Zanesco recebeu exemplar do coordenador Antônio Paludo

Panorama Socioeconômico 2012 - Faturamento Panorama Socioeconômico 2011 - Faturamento

Crescimento 2011/2012

5%8%

13%

Crescimento 2010/2011

10%12,5%23%

IndústriaComércioServiços

IndústriaComércioServiços

Faturamento 2012

R$ 5,14 biR$ 1,57 biR$ 1,10 bi

Faturamento 2011

R$ 4,90 biR$ 1,45 biR$ 1,01 bi

Número de empresas

1.0933.2166.881

Número de empresas

1.0703.0776.827

Geração de empregos

21,3 mil6,4 mil

14,7 mil

Geração de empregos

21,1 mil6,1 mil

11,1 milFONTE: REVISTA PANORAMA SOCIOECONÔMICO FONTE: REVISTA PANORAMA SOCIOECONÔMICO

JANQUIEL MESTURINI/CONCEITOCOM BRASIL, DIVULGAÇÃO

PIB per capita de quase R$ 30 mil é quase 20% superior à média estadual, assim como o valor do rendimento médio mensal por domicílio que é de R$ 3.524, 24% superior ao do Rio Grande do Sul.

Para o presidente do CIC/BG, Jordano Zanesco, a re-vista serve para gerar dados que são fundamentais para a gestão das empresas. “A Revista Panorama Socioeco-nômico expressa a realidade econômica do nosso municí-pio. São números transparen-tes que o CIC, como entidade que representa a indústria, o comércio e os serviços, quer dividir com seus associados, disponibilizando informa-ção útil na geração de novas políticas de gestão, tanto pri-vadas, quanto públicas e de representatividade”, destaca.

A pesquisa mostra que o

saldo de empregos formais gerados em 2012 chegou a 1,4 mil, com destaque para serviços com 579 vagas e a indústria de transformação com 491. Em 2012, eram 43.053 empregos formais na cidade, 40,2% da população do município e 70% da popu-lação economicamente ativa.

Outro dado a ser destacado se refere à frota de veículos na cidade, mostrando que houve um incremento de 6% na quantidade de automó-veis durante 2012, chegando a 69.181 unidades. O estudo também traz dados sobre as receitas totais do município que passaram de R$ 252 mi em 2011 para R$ 246,5 mi em 2012, reduzindo 2,2%. Em contrapeso, as despesas au-mentaram 3,8% indo de R$ 234,7 mi para R$ 243,6 mi.

Balança comercial

A diminuição da produção também pode ser comprova-da pela balança comercial com a queda das exportações em 4,6% e das importações tam-bém em baixa com redução de 18,3%. Mais da metade das exportações tem como desti-no Colômbia, Uruguai, Chile, Japão, África do Sul, Holanda, Peru e Argentina, sendo que 80% são bens de consumo. A venda para o mercado ex-terno movimentou US$ 113 mi. Já as importações, que registraram um movimento de US$ 83 mi, tiveram uma composição de 50,2% de bens intermediários e 43% de bens de capital, vindos, em 80%, de seis países: Argentina, Alema-nha, Itália, China, México e Estados Unidos.

Page 25: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Caixa inicia operações em Bento

A Caixa Federal está am-pliando as suas linhas de

crédito para o campo. O banco entrou com força no setor agrí-cola e agora está oferecendo aos produtores financiamentos através do crédito rural. Em Bento Gonçalves as negocia-ções já foram iniciadas e os pri-meiros contratos fechados.

Segundo o superintendente regional da Caixa, Ruben Val-ter Grams, inicialmente o ban-co não irá trabalha com produ-tores do Pronaf, aqueles com renda familiar até R$ 160 mil. As agências negociam, neste momento, com agricultores que estão na faixa do Progra-ma Nacional do Médio Produ-tor Rural (Pronamp) e também através do crédito livre.

Grams revela que a Caixa oferece uma alternativa mais simples de acesso a crédito, que é o Custeio Fácil. Com ele, o produtor tem mais agi-lidade para realizar projetos de até R$ 300 mil, em que os contratos podem ser analisa-

Crédito Rural

Agricultor ganha mais uma opção de financiamento na cidade e possibilidade de liberação de recursos de forma mais rápida

Superintendente Ruben Grams comemora a chegada da Caixa ao mercado de agronegócios

Presidente Antonio Longo espera uma feira ainda maior em 2014

Sábado, 21 de setembro de 2013 25Economia

Marcelo Maciel

[email protected]

MARCELO MACIEL

JULIANE PERIN, DIVULGAÇÃO

dos diretamente na agência, de forma rápida e fácil. O Crédito de Custeio Antecipa-do é disponibilizado caso o plantio de culturas ocorra no prazo de 270 dias a contar da data do financiamento, bas-tando apresentar orçamento simplificado, plano simples

ou projeto técnico. As opera-ções com valores acima de R$ 300 mil deverão conter plano e projeto técnico.

O superintendente destaca ainda a liberação de recur-sos através do investimento agrícola. Com ele, o produtor rural consegue recursos para

modernizar e ampliar o seu negócio, adquirir máquinas e equipamentos novos, assim como criar, ampliar e renovar lavouras e pastagens. Já com o investimento pecuário, pode adquirir animais e investir ain-da mais na sua produção. Essas linhas de crédito destinam-se a

aplicações em bens ou servi-ços cujo desfrute se estenda por vários períodos de produ-ção, bem como para a aquisi-ção de animais para cria, recria, engorda e de serviço.

O melhor de tudo, afir-ma Grams, é que o produtor pode financiar sua produção mesmo que sua fazenda não esteja localizada no municí-pio. Porém, por enquanto, a Caixa está financiando apenas as culturas de algodão, amen-doim, arroz, café, cana-de--açúcar, feijão, girassol, laran-ja, milho, soja, sorgo e trigo;

Taxas e prazos

As taxas de juros variam de 3,5% a 5,5% ao ano, depen-dendo da natureza e da loca-lização do empreendimento. Os prazos também variam. O custeio agrícola é de até 2 anos, e o pecuário, de até 1 ano. No caso dos investimen-tos agrícola e pecuário, de 6 a 12 anos.

O clima de otimismo e de oportunidades que antecedem a realização da Copa do Mun-do no Brasil, no ano que vem, deram o tom do lançamento oficial da Expoagas 2014 – 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados, na terça-fei-ra, 17. Em encontro no Hotel Deville, em Porto Alegre, a Associação Gaúcha de Super-mercados reuniu fornecedo-res de produtos, equipamen-tos e serviços para o varejo interessados em participar da próxima edição da feira, que ocorrerá de 19 a 21 de agosto de 2014 no Centro de Even-tos da Fiergs, na Capital.

Somando-se àqueles que já haviam garantido a reno-vação automática do espaço, os participantes preencheram 82% dos estandes no evento

Feira vende 82% dos espaçosEXPOAGAS 2014

de lançamento. “A maioria está retornando à feira, mas saudamos que parte dos ex-positores se renove. É a cer-teza de que mais pequenas empresas estão aproveitando as oportunidades deste even-to”, explica o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. De acordo com a executiva de contas da entidade, Tiova-na Bencke, a meta é de que 95% dos estandes sejam co-mercializados até dezembro. No encontro desta terça, cer-ca de 120 empresários e ges-tores de indústrias de todo o País aproveitaram as condi-ções especiais de preço e dis-putaram os espaços mais co-biçados da Expoagas. “Além disso, é mais uma oportuni-dade de contato entre varejo e indústria”, destaca Longo,

lembrando que alguns for-necedores conseguem fechar negócios e alavancar parce-rias nesta noite.

A Expoagas 2014 – Além de apresentar o vídeo oficial de divulgação da Expoagas 2014, o presidente da Agas anun-ciou as novidades da próxima edição do evento, que terá o tema “A melhor jogada para os bons negócios”, alusivo às oportunidades do ano da Copa do Mundo no Brasil. Buscando direcionar o foco do evento à feira de negócios, a entidade vai enxugar a pro-gramação do Centro de Aper-feiçoamento Técnico (CAT), que traz palestras à tarde. A intenção, segundo Longo, é permitir que os visitantes te-nham tempo de visitar todo o pavilhão da Expoagas 2014.

Page 26: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201326 ObituárioFaleceram em Bento

MARIA DA LUZ PEREIRA DO PRADO, no dia 13 de setembro de 2013. Natural de Lagoa Vermelha, RS, era filha de Manoel Antunes de Figueiredo e Anastacia Pereira de Figueiredo e tinha 92 anos.

ANCILLA OLIVA BETTONI BELLATTO, no dia 13 de setembro de 2013. Natural de Pinto Bandeira/Bento Gonçalves, RS, era filha de Henrique Bettoni e Italia Rinaldi e tinha 85 anos.

MARILIA ADELAIDE GOULART MORAES, no dia 13 de setembro de 2013. Natural de Bagé, RS, era filha de Gazi de Lima Goulart e Araci Pinheiro Goulart e tinha 66 anos.

ALCIDES LUIZ BORTOLINI, no dia 13 de setembro de 2013. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Angelo Terchiseo Bortolini e Genoveffa Torresan Bortolini e tinha 80 anos.

FABIANA ANA ROMAN, no dia 13 de setembro de 2013. Natural de Guaporé, RS, era filha de Luizinho Roman e Ana Maria Ghiggi Roman e tinha 38 anos.

MARIA NERCI RODRIGUES, no dia 14 de setembro de 2013. Natural de Tabaí, RS, era filha de Jardelino Rodrigues e Alzira de Quadros Rodrigues e tinha 66 anos.

GERALDO JOÃO BALDASSO, no dia 14 de setembro de 2013. Natural de Carlos Barbosa, RS, era filho de Constantino João Baldasso e Clotilde Canal Baldasso e tinha 79 anos.

LAUDELINO DE LIMA PIRES, no dia 15 de setembro de 2013. Natural de Santiago, RS, era filho de Marcondes de Bastos Pires e Amalia Conceição de Lima Pires e tinha 81 anos.

IRACY FERRARI BONDAN, no dia 15 de setembro de 2013. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filha de de Fiorello Ferri e Hortência Bianchi Ferrari e tinha 73 anos.

MARIA GUARNIERI PASINI, no dia 15 de setembro de 2013. Natural de Garibaldi, RS, era filha de Alduino Francisco Guarnieri e Arcelina Lazzari Guarnieri e tinha 61 anos.

JOSÉ PEDRO DA CONCEIÇÃO, no dia 16 de setembro de 2013. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Joana Maria da Conceição e tinha 58 anos.

THEREZA JOSEPHINA SPADER, no dia 16 de setembro de 2013. Natural de Chacabuco/Província de São Luiz, Buenos Aires/Argentina, era filha de Pedro Spader e Chatharina Picini e tinha 102 anos.

JOSÉ KOSLOWSKI, no dia 17 de setembro de 2013. Natural de Santa Tereza/Bento Gonçalves, RS, era filho de Ignacio Koslowski e Marta Mokwa e tinha 81 anos.

HILDA REBESCHINI CULAU MERLO, no dia 18 de setembro de 2013. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filha de Alberto Rebeschini e Tereza Favaretto e tinha 91 anos.

Page 27: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Colégio Medianeira faz encenações bíblicas

O mês de setembro che-ga trazendo a Primavera

em nosso hemisfério e junto o tema da Sagrada Escritura. Em setembro é comemorado o mês da Bíblia para a Igreja Ca-tólica. Com este propósito, no sábado, 14, o Colégio Nossa Senhora Medianeira foi palco das encenações dos textos bí-blicos, que teve a participação de toda a comunidade escolar.

O processo iniciou meses antes em sala de aula, com alunos e professores, onde puderam aprofundar o tema, lendo, estudando e refletindo as parábolas, através de dife-rentes atividades e dinâmicas, que terminou com belíssimas e emocionantes apresenta-ções que contaram com mú-sicas, diálogos, encenações e a participação dos pais. No Ano da Fé, esta foi a manei-ra que o Colégio encontrou para que os alunos aprofun-dassem seus estudos, com o objetivo de conhecer a pala-vra de Deus transformando-a em valores para suas vidas e para os dias atuais.

Outro importante momen-to do dia, foi a culminância do projeto “Sustentabilidade, você faz a diferença”, com apresentação dos trabalhos com material reciclado na

Educação

Com apresentação e trabalhos dos alunos instituição finaliza segundo trimestre

Alunos representaram passagens da Bíblia, após estudarem em sala

Na Feira de Ideias foram expostos os trabalhos com material reciclado

FOTOS DIVULGAÇÃO

Feira de Ideias, momento em que foram partilhados os trabalhos do trimestre como forma de dinamizar a aprendizagem, integran-

do experiências, atividades e acontecimentos. Para finali-zar a programação foram en-tregues aos pais, pareceres e notas do segundo trimestre.

Sábado, 21 de setembro de 2013 27Geral

Page 28: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201328 Polícia

Operação nas rodovias acontece no estado

Um caminhão Scania, pla-cas de Cristal, tombou no qui-lômetro 215 da RSC-470 por volta das 13h da quinta-feira, 19, quando trafegava no sentido Bento Gonçalves - Veranópolis.

O acidente aconteceu nas proximidades de um acesso secundário ao bairro Maria Goretti. O Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro ao motorista, que sofreu alguns ferimentos. Ele foi encami-nhado para o Hospital Tac-chini e passa bem.

A21ª Operação Viagem Se-gura do feriado Farroupi-

lha iniciou na quinta-feira, 19, em todas as vias do estado. Este ano ela acontece no mesmo pe-ríodo da Semana Nacional do Trânsito, que começou na quar-ta-feira, 18, e termina na próxi-ma quarta-feira, 25. Já a opera-ção, que iniciou às 23h59min da quarta-feira e termina a meia--noite de domingo, 22.

Segundo o sargento Zidelmar Petry do Grupo Rodoviário do Batalhão da Polícia Estadual de Bento Gonçalves, é preciso que exista uma conscientização das pessoas, principalmente dos motoristas que não respeitam as regras de trânsito ou sim-plesmente ignoram no momen-to de viajar com suas famílias. “Aliado a esta campanha esta-mos contando que nesta Ope-ração Viagem Segura, todos possam desfrutar sem que haja acidentes por imprudência dos nossos motoristas, e muitas ve-zes acabamos assistindo cenas tristes de mortes e colisões nas nossas rodovias”, opina.

Na saída do município para a rodovia RSC-470 os policiais rodoviários exibem faixas, car-ro batido e cruzes no cantei-

ACIDENTE

Feriado Farroupilha

Estradas são monitoradas desde a noite da quarta-feira, 18, até segunda-feira

Veículo ficou tombado no acostamento da rodovia

Cruzes e faixa foram colocadas para alertar de problemas no trânsito

Caminhão tomba na RSC-470

Noemir Leitão

[email protected]

A guerra dos Farrapos terminou em negociações com o governo, que aca-baram favorecendo os in-teresses dos proprietários rurais. Os outros movi-mentos, que ocorreram na mesma época, não tiveram a mesma sorte e foram violentamente reprimidos.

Depois desses aconteci-mentos, no dia 20 de setem-bro, comemora-se no Rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha que aconteceu de 1835 até 1845. A ques-tão econômica, sem dúvida alguma, se sobresaiu den-tre os principais motivos da Revolução Farroupilha.

O Rio Grande do Sul, era marcado pelas incessantes disputas caudilhas, caracte-rizadas como constantes brigas por terras para a prática da pecuária na área. A criação de gado era a base da economia gaúcha, que tinha como ponto forte a produção de carne de Charque (bovina, mas seca e salgada). O governo central, po-rém, passou a aumentar constantemente as taxas sobre este tipo de carne, assim como do couro e do sal, utilizados na produção do charque.

Desde 1824, postos aduaneiros foram criados nas fron-teiras do Rio Grande do Sul, para recolhimento do quinto real, um imposto sobre cada animal que cruzasse as divisas do estado. Além desta taxa, havia ainda os dízimos cobrados sobre o couro, o charque, o sebo e a gordura. Em 1830, no-vos impostos, tanto os produtores de charque (chamados de charqueadores) quantos aos estancieiros (criadores de gado). Além dos impostos existia a divida do governo Imperial.

A dedicação desse povo fazia parte de uma predestinação que os esmagava materialmente e ao mesmo tempo os engran-decia moralmente. Que o diga aquele que foi o maior de todos, sereno e justo mesmo na amargura revolucionária, o patriarca da Revolução: Bento Gonçalves da Silva. Foram queixas bem amargas as que formulou e lutou, o líder da Revolução Farrou-pilha expressando o pensamento do seu tempo.

Assim a Colônia Dona Isabel, criada em 1870 e na data da emancipação em 11 de outubro de 1890, passa a ser o Muni-cípio privilegiado a ter o nome do maior vulto histórico do Estado do Rio Grande do Sul:BENTO GONÇALVES.

A história que marcou a origem do sul do país “A guerra dos Farrapos” é muito mais que Coronéis, lugares e Perso-nalidades que disputaram numerosas terras, esta página da nossa história, deixou uma herança que perdura até hoje.

Bento Gonçalves da Silva, nasceu em 23 de setembro de 1788, em Bom Jesus do Triunfo. De personalidade forte, muito observador. Em 1811 iniciou sua vida militar. Sua lei-tura predileta era História Universal, Contemporânea e An-tiga. Faleceu em 18 de julho de 1847, com 58 anos, na casa de seu amigo José Gomes DeVasconcelos Jardim, em Pedras Brancas (Guaíba). Em 1900, os restos mortais foram entre-gues à Comissão Promotora do Monumento erguido ao he-rói na cidade de Rio Grande, onde permanece até hoje.

“O mito Farroupilha conquistou a imaginação dos Rio-Grandenses...E não a cruel realidade da guerra cívil.” Moacyr Flores

AssuntaDeParis

Você sabe porque o município chama-se Bento Gonçalves-RS

REPRODUÇÃO

NOEMIR LEITÃO

ro central com a intenção de alertar aos motoristas que vão viajar durante estes dias para os perigos do trânsito. O alerta do Grupamento Rodoviário de Bento Gonçalves é de que os motoristas não ultrapassem em locais proibidos, pois, segundo ele, este tem sido o principal motivo dos acidentes da região.

No feriado Farroupilha de 2012, 14 pessoas faleceram

no local do acidente em todo o estado. Considerando os 30 dias após o acidente, o núme-ro de vítimas fatais sobe para 33. Entretanto, considerando o número de vítimas fatais dos últimos anos ficou abaixo na comparação com 2012, com 2,8 mortes por dia e 2011 com quatro mortes por dia.

O veículo ficou tombado no acostamento da rodovia,

FONTE: REVOLUÇÕES BRASILEIRAS AS SAGAS DOS GUERREIROS DO RIO GRANDE.entretanto, o trânsito não foi interrompido.

FELIPE MACHADO, RÁDIO DIFUSORA/ESPECIAL

Page 29: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 29Polícia

Homem é preso em igreja no Aparecida

Na noite de terça-fei-ra, 17, por volta das

20h50min, um homem, de 34 anos foi preso ao tentar praticar um assalto em uma Igreja Evangélica, que fica localizada no bairro Apareci-da, em nossa cidade. O acu-sado chegou à porta e rendeu dois frequentadores do local e anunciou o assalto, pedindo o aparelho celular. Porém, ele não sabia que um deles era um policial militar do Pelo-tão de Operações Especiais POE do 3º Batalhão de Poli-ciamento em Áreas Turísticas (BPAT). Em seguida, o poli-cial militar disse que era da Brigada Militar, o assaltante não acreditou, pois o mesmo estava à paisana. O homem resistiu à ordem de prisão e começou a caminhar a passos largos, quando que no mes-mo momento, o policial mi-litar mantinha contado com a

Capturado

Ladrão foi surpreendido e preso quando tentou assaltar um policial militar

Arma de brinquedo foi apreendida com o acusado

Noemir Leitão

[email protected]

A música dos anos sessenta desliza que nem açúcar derre-tido. A meleca entra pelos ouvidos e sai pela boca, misturada à caipirinha, que cumpre sua missão: relaxar os músculos e destravar a língua. Mas a memória...

-Esse aí é o... o... o... Puta merda! Esqueci!De imediato vem o socorro:-O Dutra... O nome é... Altair... Altenor... Alcimar...Um terceiro, que chega atrasado, quer “sentar na janela”:-Olívio, cara! -Meu! Não confunda “c... com b...” – conclui o filósofo da

turma. A participação feminina é enérgica. Além dos princípios

ideológicos, estão em jogo os valores cristãos:-Ei, ei! Olha o nível! Pode ter criança por aí...E tem mesmo! Meninos e meninas dos anos dourados

prestes a dobrar o “Cabo das Tormentas”. -“Sentimental eu sou..., eu sou assim!” GENTE! Lembrei!

É o Altemar Dutra! Por falar nisso, ele morreu?-O baixinho não morreu, mas está mal de vida. Parece até

que anda de cadeira de rodas...-Então não anda! – conclui o filósofo. -Vocês estão falando do... do... do... do... do nanico... -Da “Ilha da Fantasia”? - pergunta uma voz feminina, en-

charcada de “cuba livre”.A resposta é de alguém de Marte, em barítono: -Ho, Ho, Ho! - -Do Papai-Noel? – ela, de novo. -He, he...-Do “face”? – ainda ela.Aí, alguém em condição de ouvinte, não se aguenta: -É o Nélson... Mas é atropelado antes de dizer o sobrenome:-Mandela?A resposta sensata também é da ala de Vênus:-Nélson Ned, gente! Vocês estão meio desmemoriados...

De repente vão dizer que “Cuando calienta el sol” é do Ag-naldo Timóteo!

-Ora, ora! Quem já não ronronou no cangote de uma gata “sientindo el cuerpo vibrar cerca de mi...” ? É o Agnaldo Silva!

Homens virando noveleiros ou sinapses neurais em crise? Talvez ambas as coisas... Causa e conseqüência...

-Pessoal, o almoço está servido! Vamos deixar essa “salada de frutas” pra sobremesa... se ainda lembrarmos...

-Tudo bem, mas eu entro com embargos infringentes...Isso promete. Da música para a política, é apenas um pulo...

e um risco. Assim inflamados, logo es-tarão ressuscitando Ulisses dos oceanos brasileiros e insta-lando-o na mitologia grega, ou vice-versa. Se bem que, pelo andar da carroça... e das garrafas, só Dionísio sobreviverá...

“El vin zê bon, lé un bel bicher, le méio la serva che un cavalet..”

DenisedaRé

“Vecchi, pórco can!”

[email protected]

sala de operações da Brigada Militar solicitando apoio de uma viatura.

O acusado foi preso nas proximidades do campo de futebol do 6º Batalhão de Comunicação (BCOM), no bairro São Roque. O homem foi levado para exames no PA 24h, em seguida para De-legacia de Polícia de Pronto

ANTÔNIO SÉRGIO DE OLIVEIRA, RÁDIO DIFUSORA/DIVULGAÇÃO

Atendimento-DPPA para la-vratura do flagrante. Com o acusado foi apreendido um simulacro de revólver 45, uma touca e uma mochila. Ele possui várias passagens pela polícia por furtos e rou-bos, e está a disposição da justiça no Presídio Estadual.

Menina sofre agressão em escola

Estudante é presa por uso de drogas

Pedestre assaltado em via pública

Um fato atípico ocorreu em uma escola do bairro Progresso. Na manhã de terça-feira, 17, a Briga-da Militar foi chamada para com-parecer no estabelecimento de ensino, por volta das 10h55min, onde a diretora informou que um aluno de 14 anos arremessou um apagador na cabeça de uma co-lega, de 11. A menina sofreu um corte na cabeça e foi encaminha-da ao Hospital Tacchini. O menor foi apreendido e encaminhado até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento-DPPA, e depois li-berado, com a chegada dos pais. Brigas e agressões em escolas são fatos incomuns na nossa co-munidade, porém já existe uma patrulha da BM que trabalha com a conscientização dos alunos para que este tipo de atitude não venha a ocorrer, pois sempre colocará em risco a integridade dos alunos em sala de aula.

Na manhã de quinta-feira, 19, a Brigada Militar que realiza trabalhos de ronda nas escolas do nosso município, deteve uma adolescente menor, próximo a uma escola do bairro Progresso. Ela portava consigo uma peque-na quantidade da droga. A estu-dante foi levada para a DPPA, e disse que era para seu uso pró-prio. Foi lavrado o boletim de ocorrência e a menor que apa-rentava ter 15 anos de idade, foi orientada a não praticar esse ato ilícito. A mãe da menor compare-ceu na DP e a menor foi liberada ainda pela manhã. Com a ron-da da patrulha da BM, muitos adolescentes têm sido flagrados com entorpecentes nas mochilas ou mesmo fazendo uso dos mes-mos, muitas vezes sem que os pais saibam do fato. Campanhas de conscientização vem sendo feito também nas escolas.

Na noite de terça-feira, 17, por volta das 21h, Policiais Militares deslocaram-se até o Bairro Apare-cida, em nossa cidade, pois uma mulher relatou que ao parar o veículo Scenic para realizar uma ligação telefônica, ela teria sido abordada por uma motocicle-ta tripulada por dois homens. O carona anunciou o roubo, sendo que a vítima desceu do carro, mo-mento em que um dos indivíduos arrancou-lhe o celular da mão e entrou no veículo da vítima, fu-gindo em direção ao bairro Santa Marta. Nenhum suspeito foi loca-lizado. Neste local, já virou rotina os assaltos a pedestres, envolven-do pessoas com motocicletas em período noturno. A Brigada Militar tem realizado rondas frequentes nesta área do bairro, porém os delitos vem ocorrendo em locais estratégicos utilizados pelos indi-vídiuos.

ARQ

UIVO

Page 30: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 201330 Variedades

Estudantes conhecem o melhor da música

O som de dois violinos e um violoncelo encanta alunos que acabam conhecendo a música clássica

Escritora interagiu com as crianças e recebeu homenagem

Escritora Marília Pirillovisita ponto de leitura

Josiane Ribeiro

[email protected]

FOTOS DIVULGAÇÃOCultura

Projeto Circuito Música Viva difunde estilo clássico nas escolas de Bento

Apenas trinta minutos são suficientes para que a

música conquiste a atenção de crianças e adolescentes. Dois violinos e um violoncelo fazem o papel de apresentar a arte para estudantes da rede pública e particular de Bento Gonçalves. O projeto gratuito Circuito Mú-sica Viva nas Escolas, idealizado pela Escola Armonia Som Edu-cação, busca difundir a música clássica entre os jovens além de incentivar qualidades como per-sistência e empenho.

A ideia começou a ganhar for-ma no início do ano com a ini-ciativa dos professores de músi-ca Giulia Ferreira Dall’Oglio e Wilian M. Baldasso. Até agora, cerca de cinco escolas já fizeram parte do circuito que começou em julho no município. “O nos-so objetivo é levar a música para o dia a dia das crianças e mostrar que com muito empenho tudo é possível. A apresentação é rá-pida e segue com um bate-papo sobre música, instrumentos e

dúvidas relacionadas à arte. O cenário da escola foi escolhido para termos um alcance maior de jovens”, explica Baldasso.

No repertório do trio de cor-das, clássicos como Beethoven e Mozart. Para conquistar a atenção trilhas de vídeo game, desenho animado, filmes, sé-ries, canções de roda e cantigas. “Procuramos sempre um reper-tório diversificado para atingir todas as idades. É uma oportu-nidade para a criança conhecer instrumentos diferentes e se identificar. A música possui uma linguagem universal, que alcan-ça todas as pessoas e conquista de formas diferentes”, destaca o músico.

A dificuldade de divulgação da arte e espaço para os artistas são pontos ressaltados por Bal-dasso. O Circuito Música Viva é uma forma de difundir a arte e conquistar espaço. “A músi-ca deixou de ser uma disciplina obrigatória e muitas gerações perderam esse contato. Mostrar o que é música de verdade é uma de nossas metas. Por isso o

projeto é oferecido a todas as es-colas, sejam elas públicas ou par-ticulares. O retorno dos alunos é muito gratificante e nos motiva a continuar”, complementa.

De acordo com Giulia, que é professora de musicalização in-fantil e técnica vocal, a música surge para trazer a criança para o presente. “É um momento para eles deixarem as preocupações de lado e pensarem apenas no hoje. Ela abre um lapso no pre-sente, em meio ao caos. A partir disso, só existe música, no agora não há medo”, afirma.

Giulia também destaca a tro-ca de experiências entre pro-fessores e alunos e a magia que existe na arte. “Esse momento de tranquilidade nas escolas é um aprendizado também para nós como professores e mú-sicos. A atenção dos alunos é total – quando eles se doam, re-cebemos o resultado na hora. A música produz uma mágica que não enxergamos, mas que abre muitas possibilidades”.

As risadas correram soltas nesse e em outros diálogos entre os educandos, atendidos pelo Projeto Educação e Trans-formação, e a escritora e ilustra-dora Marília Pirillo. A conversa com as crianças foi um dos mo-mentos da atividade, que é par-te da programação da 28ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, que aconteceu na manhã de quinta-feira, 12, nas dependên-cias da Biblioteca Circulista Da-vid Callegari, Ponto de Leitura do município.

O encontro reuniu, aproxi-madamente, 20 pessoas, entre crianças, adolescentes e pro-fissionais do Círculo Operário Bento-Gonçalvense. Marília contou sua história, falou sobre o começo da vida profissional como desenhista, sobre os seus trabalhos como ilustradora e so-bre a decisão de começar a es-crever. A gaúcha, que hoje vive no Rio de Janeiro, levou alguns exemplares do seu trabalho para mostrar aos alunos e doou o li-vro Papo de Papinho (de Gláu-cia de Souza, com ilustrações de Marília Pirillo) com dedicatória especial à biblioteca.

A segunda parte da visita

contou com uma apresenta-ção dos alunos, que narraram para a autora uma de suas his-tórias, Bonifácio, o Porquinho, encenando-a com personagens e livro de feltro. A história fala de um porquinho diferente, que não gosta de chafurdar na lama. Ao final da história, Marília fez uma ilustração do porquinho e anexou como dedicatória à úl-tima página do livro itinerante, que estará presente em dife-rentes momentos da Feira, nas atividades de contação de histó-rias do COBG.

Depois, os educandos fize-ram uma atividade de desenho com a participação da autora, quando relataram coisas que, assim como Bonifácio, não gostavam de fazer, e então es-creveram que atitude toma-riam para gerar mudanças nas situações que desenharam. A programação de visitas ao Pon-to de Leitura do COBG segue com a presença do Patrono da Feira, Remy Valduga, que acon-tece hoje, quarta-feira, às 15h, na sede do COBG. A comuni-dade está convidada a participar e a conhecer a Biblioteca Circu-lista.

CÍRCULO OPERÁRIO

Page 31: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

Sábado, 21 de setembro de 2013 31

Campanha da garrafa vazia

Passado histórico

Inauguração da rede d’água na Vila Conceição

Frutas nas mesas, colares, pulseiras e decoração típica: É a

noite do Havaí do Ipiranga

Promovida pelo Círculo de Pais e Mestres da Escola Polivalente, deverá desenvolver-se durante o próximo mês de outubro, a cam-panha da GARRAFA VAZIA, destinada a angariar fundos para a manutenção da escola que, no corrente ano, conta com uma ma-trícula de , aproximadamente quinhentos alunos. Para tal campa-nha, o Círculo de Pais e Mestres espera contar com a mais ampla colaboração de toda a comunidade, entidades sociais e clubes de serviços. Brevemente divulgaremos maiores detalhes sobre essa meritória campanha, que visa preservar o patrimônio monumental que a Escola Polivalente possui.

Precisamente há quarenta anos passados... Coroação da Rainha do Clube Aliança, srta. Yolanda Monaco. A contar da esquerda: Camilo Marotti; Hermano Mazotti; Carlos Dreher Neto; Ludovico Giovan-nini; Abyr Dihel; a Rainha (hoje Sra. Kroeff); Ernesto Dihel; Terilio Giacomazzi; José Fasolo; Antonio Baldi e Paulinho Bellomo F.º - to-dos membros da diretoria do ALIANÇA. Quatro deles ainda vivem: Marotti Giovannini, Fasolo e Bellomo. Os demais são falecidos

Com a presença do conjunto IMPACTO, um dos melhores grupos musicais do Estado, o Clube Ipiranga promove na noite de hoje, a partir das 23,00 horas, um baile denominado de “NOITE DO HAVAÍ”. Das mesas colocadas à venda, ao ir-risório preço de Cr$ 80,00 res-tam somente algumas. Portanto os interessados deverão procu-

rar logo a secretaria do clube.Uma decoração especial foi

inserida nas dependências do Ipiranga, motivada pela festa de logo mais: todas as mesas contarão com uma bende-ja repleta de frutas (abacaxis, ameixas, bananas...); o salão recebeu muitos coqueiros e palmeiras e, além disso, have-rá farta distribuição de colares

e pulseiras a todos. Tudo isso para que os bento-gonçalven-ses possam divertir-se muito, em uma noite totalmente exó-tica, que lembrará mar, calma e havaianas.

Forasteiros também poderão participar da promoção, me-diante pagamento de ingresso especial e apresentação de um sócio.

Capa da edição de 20 de setembro de 1975

Oito empresas de Bento entre as maiores do país. Dreher, a primeira

Oito empresas de Bento Gonçalves foram in-cluídas na pesquisa “Quem é Quem”, o maior levantamento sobre a economia brasileira rea-lizado anualmente pela revista “Visão”. Os da-dos relativos a 74, permitem uma análise global das 5000 maiores empresas, distribuídas em 76 setores de atividade. A Dreher S/A é a melhor posicionada no contexto geral, seu faturamento

de 74 garantiu-lhe um 571º lugar em todo o país sendo a 8ª indústria de bebidas do Brasil em pa-trimônio líquido (Cr$ 44.039.000,00). Por setor, o Curtume Fasolo S/A ocupa melhor posição entre todas as empresas de Bento Gonçalves, estando em 10ª como indústria de couros e pe-les. Tem um patrimônio de 19.098.000,00 e seu faturamento em 74 alcançou Cr$ 50.833.000,00.

O Prefeito Darcy Pozza inaugurou, às 13,00 horas do dia 12 de setembro a rede d’água da Vila Conceição. A obra, levada a efeito por convênio firmado entre a municipalidade e a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), beneficia a 90 economias daquele bairro. Ao ato estiveram presentes, além do chefe do Executivo, o Gerente da Corsan - Vitale Camilo, o Vice-prefeito - Jairo Fili-

ppon, o Secretário Fortunato Rizzardo - da Administração, o Diretor do Conselho Muni-cipal de Turismo - Jovino Nolasco de Souza, eo Vereador Carlinhos Ferrari, da Ferrari Ter-raplenagem. Na oportunidade expressou-se o Prefeito Darcy Pozza para dizer da importân-cia da obra inaugurada e dos benefícios con-sequentes, entre os quais da higiene e saúde. A foto registra a solenidade da inauguração.

Page 32: 21/09/2013 - Jornal Semanário - Edição 2962

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

BENTO GONÇALVES

Sábado21 DE SETEMBRO DE 2013ANO 47 N°2962R$ 3,00

72 páginasPrimeiro caderno .................... 32 páginasRegional ................................. 4 páginasEsportes .................................. 8 páginasEmpresas & Empresários .......... 8 páginasSaúde & Beleza ........................ 8 páginasCaderno S ............................... 12 páginas

Caderno S

CAPA S

O tradicionalismo da 1ª Prenda Janine Panno

Empresas&Empresários, 2

CONSTRUÇÃO CIVIL

Simmme atende as normas de sustentabildade

Página 24

PANORAMA SOCIOECONÔMICO

Crescimento em Bentofoi tímido no ano passado

A literatura se despede

Feira do Livro

Últimos dias de evento cultural na Via del Vino acontecem hoje e amanhã Página 18

EditorialA lição do pibinho comenta o tímido crescimento da economia bento-gonçalvense em 2012

ColunistasROGÉRIO COSTA ARANTES ANTONIO FRIZZO

Na promessa A história da criseDestaca o desabafo do deputado Alexandre Postal em relação ao descaso do Daer com a ERS-431

Fala sobre as previsões errôneas feitas pelos economistas sobre a situação financeira do Brasil

Em Debate / 6 Opinião / 4

JOSIA

NE RIBEIRO

JAN

QU

IEL MESTU

RINI/CO

NCEITO

COM

BRASIL, D

IVULG

AÇÃ

O