2016 processo do trabalho para concursos de analista trt e mpu élisson miessa 4ª ed

930

Upload: laise-santos

Post on 20-Feb-2017

91 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

ÉLISSON MIESSA
Processo do TRABALHO Para os concursos de Analista do TRT e do MPU
2016
EDITORA fosPODIVM
www.editorajuspodivm.com.br
Rua Mato Grosso, 175- Pituba, CEP: 41830-151 -Salvador- Bahia Te I: (71) 3363-8617 I Fax: (71) 3363-5050 • E-mail: [email protected]
Copyright: Edições JusPODIVM
Conselho Editorial: Dirley da Cunha Jr., Leonardo de Medeiros Garcia, Fredie Didier Jr., José Henrique Mouta, José Marcelo Vigliar, Marcos Ehrhardt Júnior, Nestor Távora, Robério Nunes Filho, Roberval Rocha Ferreira Filho, Rodolfo Pamplona Filho, Rodrigo Reis Mazzei e Rogério Sanches Cunha.
Capa: Marcelo S. Brandão ([email protected])
Diagramação: Cendi Coelho (cendicae/[email protected])
Todos os direitos desta edição reservados à Edições JusPODIVM.
É terminantemente proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio ou processo, sem a expressa autorização do autor e da Edições JusPODIVM. A violação dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislação em vigor, sem prejufzo das sanções civis cabíveis.
A você, Luiza, por tudo
que representa na minha vida.
(Éiisson)
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
O objetivo da coleç2o é a preparação direcionada para os concursos de Técnico e Analista do TRT, TRE, TRF e Tribunais Superiores. Em todos os livros o candidato irá encontrar teoria específic.:. prevista nos editais, questões recentes comentadas e questões de concurso com gatarito fundamentado.
A ideia da coleção surgiu em virtude das reivindicações dos estudantes, que almejavam por obras direcionadas para os concursos de Técnico e Analista dos Tribunais. As apostilas específicas mostram-se, na maioria das vezes, insuficientes para o preparo adequado dos candidatos diante do alto grau de exigência das atu­ ais provas, o que ocorre também com as obras clássicas do direito, por abordarem inúmeras matérias diferentes ao concurso.
Nesta coleção, o candidato encontrará desde as cinco matérias básicas exigidas em todos os concursos, -:amo p::>rtuguês, raciocínio lógico ou matemática, informática, direito constitucional e administrativo, até as matérias específicas de outras áreas (arquivologia e administração :>ública) e todas as matérias dos diferentes ramos do direito. Portanto, com os livrm da coleção o candidato conseguirá uma preparação direcionada e completa para os concursos de Técnico e Analista do TRT, TRE, TRF e Tribunais Superiores.
O livro de Processo do Trabalho para Analista é direcionado para a preparação dos candidatos para o cargo de Analista do TRT e do TST e, também, pode ser usado por todos os interessados nos diversos institutos do direito processual do trabalho.
Além da linguagem clara utilizada, os quadrinhos de resumo, esquemas e gráficos estão presentes em todos os livros da coleção, possibilitando ao leitor a memorização mais rápida da matéria. Temos certeza de que esta coleção irá ajudá-lo a alcançar o tão sonhado cargo público ce Analista dos Tribunais.
Henrique Correia www.henriquecorreia.com.br
NOTA À 4a EDIÇÃO
Inicialmente, gostaríamos de agradecer ao leitor pela confiança na obra, tendo a 3• edição a mesma aceitação das edições anteriores.
A 4• edição, sem sombra de dúvida, é a que mais sofreu alterações desde o nascedouro desta obra. E isso se dá especialmente pela promulgação da Lei 13.105/2015, que instituiu o Novo Código de Processo Civil.
Considerando que o novel código é aplicável ao processo do trabalho, de forma supletiva e subsidiária (CLT, art. 769; NCPC, art. 15), a referida lei provocou diversos reflexos no direito processual do trabalho.
Nesse contexto, a presente edição atualizou todos os dispositivos que faziam referência ao CPC/73, além de analisar diversos temas impactados, citando, entre outros, os que seguem: princípio da primazia da decisão de mérito, princípio da cooperação, princípio da boa-fé, exclusão do princípio da identidade física do juiz, forma de alegação da incompetência relativa, conexão e continência, representa­ ção das pessoas jurídicas, atuação momentânea sem o instrumento de mandato, regularização da representação, benefício da justiça gratuita, litisconsórcio, deveres das partes e daqueles que participam do processo, litigância de má-fé, carta arbi­ tral, citação e intimação, inclusive eletrônica, prazos processuais, negócio jurídico processual, impugnação do valor da causa, cumulação de pedidos, aditamento, emenda e indeferimento da inicial, contestação, incompetência relativa, impedi­ mento e suspeição, distribuição dinâmica do ônus da prova, depoimento pessoal, incapazes, suspeitos e impedidos de depor, prova pericial, juízo de retratação, tutela provisória, juízo de admissibilidade recursal, poderes do relator, desistência do recurso, intempestividade ante tem pus, efeitos devolutivo, translativo e regres­ sivo dos recursos, meio de concessão de efeito suspensivo, reexame necessário, embargos de declaração, teoria da causa madura, agravo de instrumento, agravo interno, recurso extraordinário, incidente de resolução de demandas repetitivas, incidente de assunção de competência, reclamação, execução provisória, des­ consideração da personalidade jurídica, ordem da nomeação de bens, penhora, embargos à execução, embargos de terceiros, prescrição intercorrente, adjudica­ ção, arrematação, execução de obrigação de fazer e não fazer e ação rescisória.
Ademais, quando necessário indicamos o CPC de 1973 e as alterações provo­ cadas pelo Novo CPC, a fim de facilitar a evolução dos institutos e a memorização da matéria.
Embora aludida lei tenha sido a principal responsável pelas alterações desta edição, também incluímos outras, com o objetivo de atualizá-la e completá-la. Desse modo, tratamos dos seguintes temas, dentre outros: princípio do devido
9
PROCESSO DO TRABALHO - Élisson Miessa
processo legal, princípio do juiz natural, princípio da igualdade processual, princípio da inafastabilidade da jurisdição, princípio do contraditório e da ampla defesa, princípio da motivação das decisões judiciais, princípio da publicidade, princípio da duração razoável do processo, princípio dispositivo, princípio inquisitivo, princípio do duplo grau de jurisdição, princípio da instrumentalidade das formas, princípio da preclusão, atribuições do Ministério Público do Trabalho, competência originária e derivada, competência exclusiva e competência concorrente, critérios de modificação da competência, competência para julgar os empregados contrata­ dos sem concurso público antes da CF/88 que tiveram regime celetista convertido para o estatutário, competência para julgar as centrais sindicais, alterações da Lei 13.146/2015 quanto aos relativamente e absolutamente incapazes, divergências sobre a representação do empregado por outro empregado que pertença à mesma profissão, procuração de pessoa não alfabetizada, custas em recurso na fase de execução, recurso da decisão que indefere liminarmente a petição inicial, desis­ tência da reclamação, ônus da prova na equiparação salarial em cadeia, prova emprestada, pronunciamentos judiciais, princípio da dialeticidade, reembolso das custas à parte vencedora, Instruções Normativas do TST no 37 e 38, juros e correção monetária nos débitos da Fazenda Pública, correção monetária pela taxa TR dos débitos dos particulares, fraude contra credores e fraude à execução e efeito dos embargos à execução.
Aliás, atualizamos as súmulas alteradas no ano de 2015 e inserimos as questões das provas dos concursos de analista realizados no ano de 2015.
Diante das expressivas alterações promovidas nesta edição, percebe-se que ela foi integralmente reescrita, nascendo assim um novo livro.
Antes de finalizar não podemos deixar de dizer que as alterações promovidas pelo Novo CPC estão surgindo na doutrina nesse momento, não existindo, eviden­ temente, posicionamentos judiciais. Com efeito, em diversos pontos trouxemos nosso entendimento sobre os temas, sempre fundamentado e, quando existente, inserimos o posicionamento de outros doutrinadores. Nesse momento de transição, por óbvio, a obra não está imune a críticas. Pelo contrário, elas são de extrema importância para seu crescimento, de modo que ficamos abertos a recebê-las. Esperamos que, nesta nova edição, possamos continuar orientando-o e alcançar nosso objetivo que é ajudá-lo a obter o tão sonhado cargo público de analista judiciário.
Bons estudos e até a posse.
Élisson Miessa
2.3. Princípios do novo CPC....................................................................................... 42 2.3-1. Princípio da primazia da decisão de mérito......................................... 42 2.3.2. Princípio da cooperação......................................................................... 43 2.3.3. Princípio da boa-fé................................................................................. 44
2.2.6. Princípio da extrapetição ....................................................................... SI 2.2.7. Princípio da simplicidade....................................................................... SI
3- Legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 52
Capítulo 11 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO................................................................................. 55 I. Introdução..................................................................................................................... 55 2. Tribunal Superior do Trabalho ...................................................................................... 56
2.1. Corregedoria-Geral da justiça do Trabalho ....................................................... . 3. Tribunais Regionais do Trabalho .................................................................................. .
58 59 61 62 62 63 64 64 66 66 68 69
4. juízes do trabalho ........................................................................................................ .
5- 6.
7- 8.
Ingresso na carreira ..................................................................................................... . Garantias dos juízes ..................................................................................................... . Vedações dos juízes ..................................................................................................... . Serviços auxiliares da justiça do Trabalho .................................................................. . 8.1. Secretarias das varas do trabalho .................................................................... . 8.2. Secretarias dos tribunais ................................................................................... . 8.3. Serviços de distribuição de feitos ..................................................................... . 8.4. Oficiais de justiça avaliadores ........................................................................... .
9. Legislação relacionada ao capítulo .............................................................................. .
Questões CAPfTULOS I E 11 ..................................................................................................................... . 75 1. Questões com gabarito comentado.............................................................................. 75 2. Questões de concursos................................................................................................. 88 3- Gabarito......................................................................................................................... 93
Capítulo IV
2.2.1. Competência originária e derivada ....................................................... 107 2.2.1.1. Ação acessória ......................................................................... 108
2.2.2. Competência exclusiva e competência concorrente.............................. 108 2.2.3. Competência absoluta e relativa ........................................................... 108
2.2.3.1. Competência absoluta ............................................................. 108 2.2.3.2. Competência relativa............................................................... 109 2.2.3.3. Diferenças entre a competência absoluta e relativa.............. 111
3.3. Servidores da administração pública................................................................. 118 3.4. Competência trabalhista perante a greve......................................................... 120 3.5. Ações envolvendo sindicatos.............................................................................. 121 3.6. Mandado de segurança, habeas corpus e habeas data..................................... 122 3-7· Conflitos de competência................................................................................... 124 3.8. Ações de indenização por dano moral ou patrimonial..................................... 126
3.8.1. Ação de indenização por danos ocorridos nas fases pré e pós contratual.............................................................. 127
3.9. Ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização do trabalho.......................... 127
3.10. Execução, de ofício, das contribuições sociais das sentenças que proferir..... 128 3-11. Outras competências da justiça do Trabalho..................................................... 130
3.11.1. Complementação de aposentadoria...................................................... 130 3.12. Ações envolvendo o meio ambiente do trabalho.............................................. 132 3.13. Competência normativa...................................................................................... 132
fora do lugar aa celebraç~o do contrato .......................................................... 137 5-5· Competência Territorial na Ação Civil Pública.................................................... 138 5.6. Foro de eleição................................................................................................... 139
6. Súmulas e orientações jurisprudenciais do TST............................................................ 140 1· Legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 142
4. Capacidade postulatória e o jus postulandi ................................................................. 176
5. Representação por advogado ...................................................................................... 178 5.1. Substabelecimento.............................................................................................. 180
5.3. Mandato tácito.................................................................................................... 181
5·.6. Regularização da representação........................................................................ 185 6. Honorários advocatícios................................................................................................ 186
7.1. Benefício da justiça gratuita............................................................................... 189 p.1. Benefício da justiça gratuita ao empregador........................................ 193
10. Deveres das partes e daqueles que participam do processo..................................... 199 11. Litigância de má ·fé........................................................................................................ 200 12. Assédio processual........................................................................................................ 201
14. Legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 206
3.2.1. Início da contagem quando marcada audiência de julgamento........... 222 3.2.2. Contagem dos prazos no processo eletrônico ...................................... 223
3.2.3. Interrupção e suspensão........................................................................ 224 3-3· Prazos diferenciados ....................... :.................................................................. 225 3.4. Principais prazos processuais............................................................................ 227
4.1.3. Momento do recolhimento das custas................................................... 230 4.1.4. Isentos do pagamento das custas.......................................................... 231
4.2. Valor dos emolumentos...................................................................................... 232
7· Legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 240
Capítulo VIl NULIDADES PROCESSUAIS........................................................................................................ 279 1. Vícios processuais: class:ficação ................................................................................... 279 2. Princípios das nulidades processuais........................................................................... 280
Capítulo VIII COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA......................................................................................... 285 1. Introdução..................................................................................................................... 285 2. Composição da Comissão de Conciliação Prévia criada em âmbito da empresa....... 286 3. Necessidade de submeter a demanda à Comissão de Conciliação Prévia................. 287 4. Consequências da conciliação firmada perante a CCP ................................................ 287 5. Legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 289
Capítulo IX PETIÇÃO INICIAL...................................................................................................................... 291 1. Formas de reclamação.................................................................................................. 291 2. Requisitos da petição inicial......................................................................................... 292
2.2. Pedido···············-································································································ 294 2.2.1. Requisitos do pedido............................................................................. 295 2.2.2. Cumulação de pedidos........................................................................... 295
Questões CAPÍTULOS VIl A IX.................................................................................................................. 305 1. Questões com gabarito comentado.............................................................................. 305 2. Questões de concursos................................................................................................. 311 3. Gabarito......................................................................................................................... 314
Capítulo X AUDI~NCIAS............................................................................................................................ 315 1. Generalidades ............................................................................................................... 315 2. Atraso na audiência ...................................................................................................... 317 3. Fracionamento da audiência......................................................................................... 317 4. Comparecimento das partes......................................................................................... 318
5. Acordo judicial............................................................................................................... 323 6. Súmulas e orientações jurisprudenciais do TST............................................................ 326 7. legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 327
4.2.1. Equiparação salarial............................................................................... 378 4.2.1.1. Equiparação salarial em cadeia.............................................. 378
17
1.1. Distinção: Tutela de urgência e tutela de evidência.......................................... 426 2. Tutelas de urgência....................................................................................................... 428
2.1. Requisitos para concessão................................................................................. 430 2.2. Formas de requerimento.................................................................................... 431
2.2.2. Tutela cautelar requerida em caráter antecedente.............................. 433 3. Tutela de evidência....................................................................................................... 434
Capítulo XV PROCEDIMENTO SUMARfSSIMO E PROCEDIMENTO SUMÁRIO...................................................... 441 1. Procedimento Sumaríssimo........................................................................................... 441
1.1. Meios de impugnação......................................................................................... 475 1.2. Conceito de recurso............................................................................................ 476 1.3. Classificação........................................................................................................ 477
1.4. Princípios recursais............................................................................................. 481 1.4.1. Princípio do duplo grau de jurisdição.................................................... 481 1.4.2. Princípio da taxatividade (tipicidade).................................................... 482
1.8.1. Efeito obstativo ...................................................................................... . 1.8.2. Efeito devolutivo .................................................................................... . 1.8.3. Efeito suspensivo ................................................................................... . 1.8.4. Efeito translativo .................................................................................... . 1.8.5. Efeito regressivo .................................................................................... . 1.8.6. Efeito expansivo ..................................................................................... . 1.8.7. Efeito substitutivo .................................................................................. .
1.9. Reexame necessário .......................................................................................... . Recursos em espécie .................................................................................................... .
2.1. ~~~~rg~:t:o~~;:~~~.~.:~~.::;::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 2.1.2. Competência .......................................................................................... . 2.1.3. Prazo para interposição ........................................................................ . 2.1.4. Hipóteses de cabimento ........................................................................ . 2.1.5. Embargos de declaração com efeito modificativo ................................ . 2.1.6. Embargos de declaração contra decisão monocrática do relator ....... . 2.1.7. Embargos de declaração protelatórios ................................................. . 2.1.8. Embargos de declaração com efeitos prequestionatórios ................... .
2.2. Recurso ordinário .............................................................................................. . 2.2.1. Introdução .............................................................................................. .
512 512 512 515 516 517 517 518 519 521 521 521 521 522 522 524 527 528 529 529 529
19
2.5.
20
PROCESSO DO TRABALHO - Élisson Miessa
2.2.2. Hipóteses de cabimento ....................................................................... .. 2.2.3. juízo de retratação ............................................................................... .. 2.2.4. Teoria da causa madura ....................................................................... .. 2.2.5. Recurso ordinário no rito sumaríssimo ................................................ .. Agravo de petição .............................................................................................. . Recurso de revista ............................................................................................. . 2.4.1. Introdução .............................................................................................. . 2.4.2. Prazo ...................................................................................................... . 2.4.3. Competência para julgamento .............................................................. . 2.4.4. Pressupostos específicos de admissibilidade ....................................... .
2.4.4.1. Prequestionamento ................................................................ .. 2.4.4.2. Transcendência ........................................................................ .
2.4.5. Hipóteses de cabimento ........................................................................ . 2.4.5.1. Divergência jurisprudencial ................................................... .. 2.4.5.1.1. Incidente de uniformização trabalhista ................................. .. 2.4.5.2. Violação literal de disposição de lei fe jeral
ou afronta direta e literal à Constituiçã:) Federal ................ .. 2.4.6. Rito sumaríssimo ................................................................................... .. 2.4.7. Fase de execução .................................................................................. . 2-4.8. Quadro resumido das hipóteses de cabimento
do recurso de revista ........................................................................... .. 2.4.9. Recurso de revista de causas repetitivas ............................................ ..
2.4.9.1. Requisitos ............................................................................... .. 2.4.9.2. Processamento ........................................................................ . 2.4.9.2.1. Proposta de afetação ............................................................. . 2.4.9.2.2. Decisão de afetação ................................................................ . 2.4.9.2.3. Suspensão de outros recursos .............................................. .. 2.4.9.2.3.1. Requerimento de não suspensão
e prosseguimento do recurso ............................................... . 2.4.9.2.4. Colheita de informações e parecer do
Ministério Público do Trabalho ............................................... . 2.4.9.2.5. julgamento ............................................................................... . 2.4.9.3. Questão constitucional no julgamento
dos recursos repetitivos ......................................................... . Embargos no TST ................................................................................................ . 2.5.1. Introdução ............................................................................................. .. 2.5.2. Embargos infringentes ........................................................................... . 2.5.3. Embargos de divergência (embargos à SDI) ............ : ............................ .
2.5.3.1. Introdução ................................................................. : ............ ..
530 530 531 532 532 535 535 536 536 537 537 538 539 539 542
544 545 545
550
2.5.3.2. Prazo ........................................................................................ 555 2.5.3.3· Competência para julgamento................................................. 556 2.5.3·4· Prequestionamento .................................................................. 556 2.5.3.5· Hipóteses de cabimento.......................................................... 556 2.5.3.6. Embargos de divergência de
decisão proferida em agravo.................................................. 557 2.5.3.7- Embargos de divergência no rito suma:-íssimo ....................... 558 2.5.3.8. Embargos de divergência na fase executiva........................... 558 2.5.3.9. Antigo recurso de embargos de nulidade............................... 559
SUMÁRIO
2.1.1.1. juros e correção monetária para a Fazenda Pública.............. 647 2.1.1.2. Correção monetária pela taxa TR
dos débitos dos particulares................................................... 649 2.2. Liquidação por arbitramento.............................................................................. 650
2.3. Liquidação por artigos........................................................................................ 650 3- Impugnação da decisão de liquidação......................................................................... 651 4. Súmulas e orientações jurisprudenciais do TST............................................................ 653 5. Legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 655
7- Fraude contra credores e fraude à execução.............................................................. 672 7.1. Fraude contra credores...................................................................................... 672 7.2. Fraude à execução.............................................................................................. 673
8. Execução por quantia certa contra devedor solvente................................................. 676
22
8.5.1. Depositário.............................................................................................. 681 8.5.2. Penhora em dinheiro e bloqueio de
8.5.5.1. Impenhorabilidade do bem de família ................................... 689 8.6. Defesa na execução............................................................................................ 691
8.6.1. Embargos à execução............................................................................. 691 8.6.1.1. Natureza jurídica...................................................................... 691 8.6.1.2. Prazo ........................................................................................ 691 8.6.1.3. Competência............................................................................. 692 8.6.1.4. Matérias passíveis de alegação (objeto)................................ 693 8.6.1.5. Efeito Suspensivo dos embargos............................................. 693 8.6.1.6. Procedimento........................................................................... 694
8.7. Prescrição intercorrente..................................................................................... 698 8.8. Expropriação de bens......................................................................................... 700
8.11. Execução de prestações sucessivas................................................................... 708 9. Execução de obrigação de fazer e de não fazer......................................................... 708
9.1. Título judicial....................................................................................................... 708 9.2. Título extrajudicial............................................................................................... 710
12.1. Introdução........................................................................................................... 716 12.2. Precatório............................................................................................................ 718
s. Legitimidade ................................................................................................................. 777 6. Pressupostos processuais específicos.......................................................................... 778
1.1. Cabimento........................................................................................................... 801 1.2. Prazo para propositura...................................................................................... 802 1.3. Procedimento...................................................................................................... 803 1.4. Efeitos da sentença............................................................................................. 803
2.13. Despesas processuais e honorários advocatícios ............................................. 819 3. Ação rescisória.............................................................................................................. 819
3.1. Introdução........................................................................................................... 819 3.2. Competência ....................................................................................................... 820 3-3· Legitimidade........................................................................................................ 823 3.4. Pressuposto da ação rescisória ......................................................................... 824
3.4.1. Trânsito em julgado................................................................................ 824 3.4.2. Decisão de mérito ou decisão que, embora não seja
de mérito, impeça nova propositura da. demanda ou a admissibilidade do recurso correspondente................................ 825
3.5. Prazo para ajuizamento...................................................................................... 828 3.5.1. Recurso parcial....................................................................................... 829 3.5.2. Acordo homologado judicialmente ........................................................ 830
vencida e simulação ou colusão entre as partes para fraudar a lei ......... 834 3.6.4. Ofensa à coisa julgada............................................................................ 836 3.6.5. Violação manifesta de norma jurídica................................................... 838 3.6.6. Prova falsa.............................................................................................. 841 3.6.7. Obtenção de prova nova........................................................................ 841 3.6.8. Erro de fato............................................................................................. 843
4. Mandado de segurança ................................................................................................ 862 4.1. Conceito............................................................................................................... 862 4.2. Legitimidade........................................................................................................ 863
4.3. Competência....................................................................................................... 864 4·4· Modalidades....................................................................................................... 864 4·5· Cabimento........................................................................................................... 865 4.6. Ato ilegal ou abuso de poder............................................................................. 866 4.7. Direito líquido e certo......................................................................................... 866 4.8. Prazo para impetração....................................................................................... 869 4.9. Petição inicial...................................................................................................... 869 4.10. Despacho da petição inicial................................................................................ 870 4.11. Informações da autoridade coatora .................................................................. 871 4.12. Parecer do Ministério Público............................................................................. 871 4.13. jus postulandi....................................................................................................... 871 4.14. Honorários advocatícios .................................................................................... 871 4.15. Recurso ............................................................................................................... 871 4.16. Reexame necessário .......................................................................................... 872 4.17. Mandado de segurança coletivo........................................................................ 872 4.18. Súmulas e orientações jurisprudenciais do TST ................................................. 873
3.4. Disponibilidade e indisponibilidade do sistema................................................ 909 3.5. Recebimento de arquivos................................................................................... 911 3.6. Documentos......................................................................................................... 912
3.6.1. Prazo de preservação dos originais dos docunentos digitalizados..... 913 3.7. Consulta .............................................................................................................. 913
3.7.1. Segredo de justiça e do Sigilo................................................................ 914 3.8. Atos processuais................................................................................................. 914
3.8.2.1. Data da intimação e contagem dos prazos processuais........ 916
SUMÁRIO
3.8.4. Audiência................................................................................................. 918 3.8.5. Carta precatória...................................................................................... 918 3.8.6. Autos suplementares no segundo grau.................................................. 919
3-9· Implantação do P]e-]T nas fases de liquidação e execução.............................. 919 3.10. Administração do sistema .................................................................................. 920
3.10.1. Comitê gestor nacional da Justiça do Trabalho...................................... 920 3.10.2. Comitês gestores regionais .................................................................... 922 3.10.3. Administrador do sistema ..................................................................... 924 3.10.4. Equipe de teste....................................................................................... 924
4- Legislação relacionada ao capítulo............................................................................... 925
EDITAL SISTEMATIZADO (Para facilitar a pesquisa e otimizar seu estudo)
Com a finalidade de facilitar a pesquisa e otimizar o estudo do candidato ao
cargo de Analista Judiciário, verificamos os últimos editais desse concurso e fizemos
uma comparação dos editais com os tópicos estudados nesta obra, criando assim
este edital esquematizado.
"'PÁGINAS DO LIVRO
1. Da justiça do Trabalho: organização e competência. Cap.ll, 55·61
Itens 1 a 4
Cap.IV 105·146
2. Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho Cap.ll, 56·61
e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdição e competência. Itens 2 a 4
Cap.IV 105·146
3. Dos serviços auxiliares da justiça do Trabalho: das secre· Cap.ll,
ta rias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais 64-68 de justiça e oficiais de justiça avaliaddres.
Item 8
4. Do Ministério Público do Trabalho: organização. Cap. 111, 95·96 Item 2
5. Do processo judiciário do trabalho: princípios gerais do Cap. I 31·54 processo trabalhista (aplicação subsidiária do CPC).
6. Dos atos, termos e prazos processuais. Cap. VI, 212-227
Itens 1 a 3
Item 8.3
8. Das custas e emolumentos Cap.VI, Item 4 227-232
9. Das partes e procuradores: do jus postulandi; da substitui- Cap. V 170-193 ção e representação processuais; da assistência judiciária; Itens 2 a 7
dos honorários de advogado. Cap. V, Item 9 197
10. Das nulidades Cap.VII 279·284
11. Das exceções Cap. XI, 339-345 Item 3
29
.. ITENS DOS EDITAIS .. TÓPICO
.. PÁGINAS DO LIVRO
12. Das audiências: de conciliação, de instrução e de jul- Cap.X 315-325 gamento; da notificação das partes; do arquivamento do Cap. XI, processo; da revelia e confissão. Item 2.4 337
Cap. XII, 388
13. Das provas Cap.XII 369-412
14. Dos dissídios individuais: da forma de reclamação e Cap. IX, 291-304 notificação; da reclamação escrita e verbal; da legitimidade Cap. XI,
para ajuizar. item 2.1.2 332
15. Do procedimento ordinário e sumaríssimo Cap.XV 441-448
16. Dos procedimentos especiais: inquérito para apuração Cap. XX 801, 819, 862
de falta grave, ação rescisória e mandado de segurança e Itens 1, 3 e 4. antecipação da tutela. Cap. XIV 425-437
17. Da sentença e da coisa julgada; da…