2016-02-19 - escala diatonica maior - 7 shapes...

4
ESCALA DIATÔNICA MAIOR - 7 SHAPES (3 NOTAS POR CORDA) 19/02/2016 1 DIEGO SENA é guitarrista, professor, sideman e músico de estúdio no Rio de Janeiro. Além de Shows e Workshops, dedica-se à divulgação do CD Believe in a Miracle (Independente), lançado em 2013 e a produção do seu segundo CD. www.diegosena.com.br Salve. Tudo em paz? Hoje abordarei um assunto de extrema importância para todos que desejam um desenvolvimento completo no instrumento. Eu falo da Escala Diatônica Maior, ou simplesmente, Escala Maior, com três notas por corda. Muitos alunos me perguntam: “como faço para conseguir improvisar”, “como eu monto um solo”, quero desenvolver meu fraseado”, “desenvolver minha técnica”, etc. A resposta é muito simples: Vai estudar! E o melhor caminho pra começar, certamente, é buscar o conhecimento pleno das ferramentas básicas na música. Imagine um escritor. Certamente ele não nasceu sabendo escrever. Ele estudou. O alfabeto, sílabas, palavras, frases, orações, conjugação de verbos, acentuação, desenvolvimento de narrativa, sintaxe. Com essas ferramentas já fixadas em sua mente, ele deixa a criatividade fluir, vai escrevendo, escrevendo, escrevendo. Da mesma forma, nós, músicos, devemos aprender as ferramentas necessárias para nossa dia-a-dia. Técnica, Escalas, Arpeggios, Pentatônica, Slide, Hammer on, Pull off, Harmônicos naturais e artificiais, Pinch harmônico, Salto de cordas, Tapping, Campo harmônico, Harmônica em blocos, Anacruse, Leitura, Divisão rítmica, Re- harmonização, Inversões, Drops, Tríades abertas e fechadas e mais uma infinidades de outros assuntos, que bem estudados, certamente nos levarão a um outro nível musical. A Escala Maior, é à base de tudo. Ela nos mostra o caminho a seguir, onde podemos tocar, em qual região, os desenhos, nos mostra as possibilidades primárias para compreensão dos solos e improvisação. A partir dela, formamos os modos gregos e outras escalas, fazendo pequenas alterações em sua estrutura. Aqui não abordarei ainda o aspecto teórico. Quero que você se dedique a aprender os shapes de tal forma que não precise utilizar a folha para lembrar os 7 shapes. Tem que estar na cabeça e nos dedos. Cada Shape (desenho) é gerado a partir de uma das sete notas da escala. Eles serão os mesmos utilizados em todas as outras escalas maiores, respeitando as notas que cada uma delas tem individualmente. Em um momento futuro explicarei como transpor esses desenhos para outros tons.

Upload: ngothien

Post on 27-Jul-2018

780 views

Category:

Documents


33 download

TRANSCRIPT

ESCALA DIATÔNICA MAIOR - 7 SHAPES (3 NOTAS POR CORDA) 19/02/2016

1

DIEGO SENA é guitarrista, professor, sideman e músico de estúdio no Rio de Janeiro. Além de Shows e Workshops, dedica-se à divulgação do CD Believe in a Miracle (Independente), lançado em 2013 e a produção do seu segundo CD.

www.diegosena.com.br

Salve. Tudo em paz? Hoje abordarei um assunto de extrema importância para todos que desejam um desenvolvimento completo no instrumento. Eu falo da Escala Diatônica Maior, ou simplesmente, Escala Maior, com três notas por corda. Muitos alunos me perguntam: “como faço para conseguir improvisar”, “como eu monto um solo”, “quero desenvolver meu fraseado”, “desenvolver minha técnica”, etc. A resposta é muito simples: Vai estudar! E o melhor caminho pra começar, certamente, é buscar o conhecimento pleno das ferramentas básicas na música. Imagine um escritor. Certamente ele não nasceu sabendo escrever. Ele estudou. O alfabeto, sílabas, palavras, frases, orações, conjugação de verbos, acentuação, desenvolvimento de narrativa, sintaxe. Com essas ferramentas já fixadas em sua mente, ele deixa a criatividade fluir, vai escrevendo, escrevendo, escrevendo. Da mesma forma, nós, músicos, devemos aprender as ferramentas necessárias para nossa dia-a-dia. Técnica, Escalas, Arpeggios, Pentatônica, Slide, Hammer on, Pull off, Harmônicos naturais e artificiais, Pinch harmônico, Salto de cordas, Tapping, Campo harmônico, Harmônica em blocos, Anacruse, Leitura, Divisão rítmica, Re-harmonização, Inversões, Drops, Tríades abertas e fechadas e mais uma infinidades de outros assuntos, que bem estudados, certamente nos levarão a um outro nível musical. A Escala Maior, é à base de tudo. Ela nos mostra o caminho a seguir, onde podemos tocar, em qual região, os desenhos, nos mostra as possibilidades primárias para compreensão dos solos e improvisação. A partir dela, formamos os modos gregos e outras escalas, fazendo pequenas alterações em sua estrutura. Aqui não abordarei ainda o aspecto teórico. Quero que você se dedique a aprender os shapes de tal forma que não precise utilizar a folha para lembrar os 7 shapes. Tem que estar na cabeça e nos dedos. Cada Shape (desenho) é gerado a partir de uma das sete notas da escala. Eles serão os mesmos utilizados em todas as outras escalas maiores, respeitando as notas que cada uma delas tem individualmente. Em um momento futuro explicarei como transpor esses desenhos para outros tons.

ESCALA DIATÔNICA MAIOR - 7 SHAPES (3 NOTAS POR CORDA) 19/02/2016

2

Por uma questão didática e de facilitação, montei os 7 shapes na escala de Dó maior. Cada nota partindo de uma das notas da escala (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI). Sendo assim, teremos o Shape 1 partindo da nota Dó, o Shape 2 da nota Ré, e assim por diante. As notas em vermelho são a tônica (nota que dá nome) da escala. Nesse caso, todas elas serão a nota Dó.

ESCALA DIATÔNICA MAIOR - 7 SHAPES (3 NOTAS POR CORDA) 19/02/2016

3

ESCALA DIATÔNICA MAIOR - 7 SHAPES (3 NOTAS POR CORDA) 19/02/2016

4

Pratique bastante. Semana que vem teremos novidades.

Qualquer dúvida entre em contato pelo email [email protected]. Me sigam nas redes sociais.

/DiegoSenaMusic. Acessem meu site www.diegosena.com.br onde sempre teremos novidades. Bons estudos!